Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

PAULO CÂMERA VISITA TCE E PASSAGEM GERA POLÊMICA

A vida dupla do ainda secretário estadual da Fazenda e pré-candidato do PSB ao governo, Paulo Câmara, começa a gerar estremecimentos. Ontem, após reunião administrativa no Tribunal de Contas do Estado (TCE), circulou um texto apócrifo lamentando o fato de Câmara “tirar proveito do tribunal” em uma suposta investida eleitoreira.
O texto, assinado por “servidores indignados”, foi rebatido pelo TCE e pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (Sindicontas-PE), Márcio Santana. Ambos por meio de nota.
O TCE informou que a agenda do secretário estava marcada muito antes da escolha de Paulo Câmara como candidato e que foi de “finalidade essencialmente técnica”. “O TCE é um órgão técnico, imparcial, e tem, entre outras atribuições, o dever e a tradição de receber regularmente todas as autoridades, estaduais e municipais, que o procuram”, reforçou a nota.
Frisando o apartidarismo da entidade que preside, Márcio Santana acrescentou a visita não se mostrou “destinada a um palanque eleitoral” e lançou dúvidas sobre a legitimidade do texto apócrifo. “O Sindicontas-PE não possui os meios para atestar se os autores da nota são, de fato, servidores do TCE”, ponderou.
Além de Câmara, estiveram presentes pelo governo os secretários de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, e da Controladoria-Geral, Djalmo Leão. O encontro teve como objetivo apresentar o novo sistema de acompanhamento das receitas do Estado.
Desde 2001 o TCE cobrava um melhor controle do que entrava no cofre estadual, de arrecadação de impostos a convênios e repasses federais. Somente ano passado, o governo estruturou a ferramenta.
PRÉ-CAMPANHA – Ainda ontem, Câmara seguiu para Petrolina, no Sertão, onde, novamente, teve agenda dupla. À tarde, fez visita em tom de despedida à equipe de fazendários da diretoria regional localizada naquela cidade. E depois seguiu no começo da noite para encontro com DNA de campanha organizado pelo candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), em uma unidade do Senai.

ARMANDO MONTEIRO: “O PSB TENTA EXIBIR O TROFÉU”

Um dia após o apoio do prefeito de Abreu e Lima, pastor Marcos José (PT), ser anunciado com pompas pelo palanque socialista ao governo do Estado, o pré-candidato de oposição e senador Armando Monteiro (PTB) disparou que “há uma tentativa muito grande de exibir troféu”. “O problema é o seguinte: está havendo agora uma cobrança de exposição. Mas eu posso dizer que estamos atuando no outro plano, sem querer expor, respeitando a iniciativa das pessoas, deixando para que elas se manifestem de forma espontânea. Sem cobrar posicionamento nem fotos”, completou o senador.
Mal foi anunciada, a candidatura do secretário estadual da Fazenda ao Palácio do Campo das Princesas, Paulo Câmara (PSB), já conta com um amplo leque de partidos na sua órbita, incluindo, aqueles que nacionalmente são aliados históricos do PT, como o PDT e o PCdoB. A mais recente adesão ao palanque do PSB foi a do PPS.
O senador disse estar tranquilo, pois o seu “campo preferencial de alianças está preservado”, que são o PT, o PROS, o PP e o PSC. Perguntado sobre a situação do PDT, Armando Monteiro não escondeu a expectativa de que o partido feche com a sua candidatura. Em seguida, fez muitos elogios ao deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT), que tem sido uma voz dissidente entre os pedetistas e sinaliza em favor do petebista.
Bastante próximo do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, Armando Monteiro afirmou que vai tentar trazer o líder-mor do PT para Pernambuco ainda em abril. “Vou tentar trazer o ex-presidente logo no primeiro momento. Acho que o mês de abril seria um bom momento”, destacou.

INGRESSO DO DEM NO PALANQUE DO PSB PODE CAUSAR DISSIDÊNCIAS

Um dos decanos da Assembleia Legislativa, reconhecido pela fidelidade partidária e assumidamente um político de direita, o deputado Maviael Cavalcanti (do Democratas, que um dia já foi PFL, PDS e Arena) enfrenta a maior “encruzilhada” da longa carreira política de mais de 40 anos. Único parlamentar do DEM que resta na Alepe, Maviael – que antecipou o apoio pessoal ao pré-candidato ao governo Armando Monteiro Neto (PTB) – aguarda a quase certa adesão do partido ao pré-candidato do PSB, Paulo Câmara, para decidir se tentará novamente a reeleição ou se encerrará a vida pública.

Com entendimentos adiantados, o DEM deve anunciar a adesão ao pré-candidato socialista e à base de apoio do governo estadual. O caminho é o oposto do defendido por Maviael, que reuniu-se com o presidente do partido no Estado, deputado federal Mendonça Filho, sem chegarem a um acordo. Um novo encontro será marcado, quando o DEM deve revelar como será a coligação com o PSB. “Vamos voltar a nos reunir para definir. Infelizmente, sou só eu e Priscila (Krause, vereadora do Recife). Espero que o presidente (Mendonça) pense também nos deputados estaduais, não só nos federais”, cobrou Maviael.

A preocupação do democrata é que, além do apoio à candidatura majoritária do PSB, o DEM se incorpore ao chapão proporcional socialista, dificultando suas chances de reeleição. Ele reconhece que antecipou o apoio a Armando Monteiro e entende que a posição está agora ameaçada. Sendo a opção proporcional do DEM o chapão, Maviael pode desistir da disputa.

“De fato, apoiei Armando. Vou voltar a falar com ele para saber o que decido da vida, e preciso saber do DEM que coligação será feita para conhecer a oportunidade de eleição. Minha tendência é continuar com Armando, mas não tenho definição”, analisou Maviael. (Ayrton Maciel-JC)

BRUNO ARAÚJO ASSUME PRESIDÊNCIA INTERINA DO PSDB

O PSDB pernambucano passa por mudanças. Nesta segunda-feira (10), o deputado federal Bruno Araújo assumiu a presidência interina do partido no lugar do ex-deputado federal ex-presidente estadual da legenda Sérgio Guerra, que faleceu na última quinta-feira aos 66 anos de idade.

Além da liderança provisória de Bruno Araújo, o deputado estadual Daniel Coelho ficou com a primeira vice-presidência. No comando local do Instituto Teotônio Vilela, a deputada estadual Terezinha Nunes sai de cena e dá lugar ao prefeito de Jaboatão Elias Gomes.

Havia a possibilidade de Helena Guerra, filha de Sérgio Guerra, assumir a presidência estadual do PSDB, mas a iniciativa foi descartada. “Ela fez uma série de reflexões e decidiu não ir para o partido agora”, afirmou Bruno Araújo.

A presidência interina não tem data para acabar. Bruno Araújo pode ficar no cargo até as próximas eleições internas, mas a Executiva Estadual irá se reunir nos próximos dias para decidir que rumo seguir.

DILMA SE REÚNE COM CÚPULA DO PMDB NO PLANALTO PARA TENTAR PÔR FIM À CRISE

Um dia após se reunir com o vice-presidente Michel Temer para tentar conter a crise entre PT e PMDB, a presidente Dilma Rousseff voltou a se reunir nesta segunda-feira (10) com líderes peemedebistas. O encontro começou por volta de 9h40 e terminou às 12h48.

No primeiro compromisso do dia no Palácio do Planalto, Dilma recebeu o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O encontro foi agendado para tentar colocar um fim aos desentendimentos entre o governo e o PMDB. A reunião com Renan também foi acompanhada pelo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), além de Temer e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

(Observação: inicialmente, com base em informações fornecidas pela assessoria da Presidência, esta reportagem afirmou que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também havia participado da reunião entre Dilma e os peemedebistas do Senado. No entanto, a assessoria da ministra informou que ela não estava presente)

Por volta das 10h40, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp(RR), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se juntaram aos demais peemedebistas no gabinete presidencial. Uma hora depois, os três senadores do PMDB deixaram a reunião, e o encontro passou a tratar exclusivamente das demandas da Câmara.

As reuniões foram acertadas no domingo (09), durante encontro que Dilma teve com o vice-presidente da República, uma das principais lideranças do PMDB. Nesta segunda, a petista ficou de discutir a formação de alianças regionais nas eleições de outubro. Alguns peemedebistas alegam “falta de diálogo” sobre os palanques nas campanhas deste ano.

Entre os estados em que há maior divergência entre PT e PMDB no lançamento de candidatos a governador estão Rio de Janeiro, Paraná e Ceará.

Antes de se reunir com Dilma, Temer conversou no Palácio do Jaburu com o presidente da legenda, senador Valdir Raupp (RO), o líder do partido no Senado, Eunício Oliveira (CE), e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A “reunião prévia” serviu para alinhar o discurso da cúpula do PMDB e assinalar a principais reivindicações da legenda.

Após se encontrar com Dilma, Temer retornou ao Palácio do Jaburu para relatar a conversa com a presidente aos colegas peemedebistas. De acordo com informações das autoridades que participaram do encontro, as conversas para melhorar a relação entre o governo e o PMDB vão continuar.

O objetivo da primeira reunião deverá ser debater as reivindicações do partido no Senado. O segundo encontro, mais delicado, deverá tratar da relação entre PMDB e Planalto na Câmara – foco da crise.
Sete partidos da base aliada, liderados pelo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), criaram o chamado “blocão”, grupo para pressionar o Palácio do Planalto e ampliar o poder de negociação com o Executivo.

A maior dificuldade do Executivo é a relação tumultuada com Cunha. O deputado tem conseguido apoio da oposição e de partidos governistas para evitar a votação de projetos de interesse do Executivo, como o Marco Civil da Internet.

Na última semana, a crise com a sigla se aprofundou quando Cunha postou em sua conta no microblog Twitter que “está cada vez mais convencido” de que o PMDB precisa “repensar” a aliança com o PT.

A fala foi uma resposta a uma suposta declaração dada pelo presidente do PT, Rui Falcão, no sambódromo do Rio, de que a insatisfação do PMDB da Câmara se daria por não ser atendido na reforma ministerial.

ARMANDO MONTEIRO: ‘PERNAMBUCO PRECISA E VAI EXIGIR MAIS’

 
 Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) e o prefeito de Surubim, Túlio Vieira (PT)
Ao lado do senador Humberto Costa (PT), o senador Armando Monteiro (PTB) circulou no encerramento do Carnaval de Surubim com o prefeito do município, Túlio Vieira (PT), neste domingo (09). Antes de cumprimentar os foliões na rua e também de cima do trio elétrico, Armando foi recebido por lideranças de mais de 20 municípios do Agreste em almoço na casa da presidente do PTB de Surubim, Joana Leal. Marcaram presença os deputados federais Silvio Costa (PSC) e José Augusto Maia (PROS), o deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), além de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores dos mais diversos partidos.
Em entrevista à imprensa local, Armando voltou a defender que a população de Pernambuco está mais exigente em relação ao futuro, porque ela viu que é preciso ter um governador que conduza os destinos do estado, mas alguém também capaz de fazer parcerias com o governo federal. “Capacidade de articulação nacional, diálogo com o Congresso e possibilidade de ampliar as parcerias com o Governo Federal e com o empresariado para a atração de investimentos são características que o pernambucano quer para ampliar as conquistas para o futuro”, aponta o senador.
Armando voltou a defender a interiorização do desenvolvimento como um dos grandes desafios do estado para os próximos anos. “Pernambuco ainda é um estado que tem desníveis de renda inaceitáveis. A renda do pernambucano do Sertão e do Agreste ainda é um terço da renda do pernambucano da região metropolitana”, reforçou.
O senador Humberto Costa e o prefeito Tulio Vieira disseram concordar com a opinião de Armando sobre a importância de se pensar os novos desafios para o futuro de Pernambuco. Humberto lembrou que PT e PTB já deram grandes contribuições ao Estado, ao lado de Lula e Dilma Rousseff, e ainda tem muito mais a realizar. “Somos parte do sucesso do atual governo com vários projetos. Eu, por exemplo, fui secretário das Cidades e trabalhei em projetos importantes na área de habitação, transporte e mobilidade”, lembrou Humberto. Já Túlio Vieira disse que Pernambuco precisa, a partir dos próximos anos, de uma aliança liderada por alguém com experiência política, visão empreendedora e prestígio nacional.

O QUE DISSE EDUARDO EM LISBOA

Mais influente jornal português depois do  “Diário de Notícias”, o “Público”, de Lisboa, enviou um repórter ao Recife para entrevistar o governador Eduardo Campos e extraiu dele as seguintes opiniões: a) “O que a gente percebe hoje é que a base que sustenta o governo (Dilma) tem uma hegemonia claramente conservadora, de partidos que nunca estiveram envolvidos na construção democrática”; b) “Até o PMDB progressista está fora desse processo”; c) “Eu sou um socialista que sabe fazer o serviço público funcionar”, d) “Nós somos um Estado pobre, mas temos mais alunos em escolas de tempo integral do que São Paulo”; e) “Somos o único Estado do Brasil no qual os indicadores de violência melhoraram ininterruptamente nos últimos sete anos”; e) “O programa ‘Luz para Todos’, lançado pelo presidente Lula, foi tocado aqui por Miguel Arraes”; f) “O programa ‘Bolsa Família’ já existia em Pernambuco com o nome de ‘Chapéu de Palha’”.

Por: Inaldo Sampaio

DISSIDENTE

Mesmo sendo filiado ao PSDB, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho-foto, não apoiará a candidatura de Paulo Câmara (PSB). Vai marchar com o prefeito Júlio Lossio (PMDB) em defesa da candidatura do senador Armando Monteiro (PTB). (Fogo Cruzado)

PPS OFICIALIZA APOIO A PAULO CÂMARA

A direção estadual do Partido Popular Socialista (PPS) decidiu, neste domingo (9) à tarde, durante reunião realizada no Hotel Mercure, na Ilha do Leite, firmar aliança com a frente Popular e apoiar a candidatura de Paulo Câmara ao governo de Pernambuco nas eleições deste ano. Depois de um debate interno, os pós-comunistas votaram por este caminho, contanto apenas com 5 abstenções e cinco votos contra.

Ao término da Plenária, a direção pós-comunista entregou a Paulo Câmara, que chegou ao evento do PPS acompanhado do seu candidato a vice-governador, o deputado federal Raul Henry (PMDB), e do pré-candidato ao Senado, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), as propostas do partido para a campanha estadual. Os pós-comunistas desejam que sejam priorizadas a competitividade e a descentralização econômica de Pernambuco, as melhorias da educação, a atenção ao semiárido, a ampliação de ofertas de serviços públicos nas cidades e os investimentos na economia verde.

A presidente do PPS de Pernambuco, Débora Albuquerque, explicou que a discussão sobre a possibilidade de apoio ao PSB no nível estadual vinha acontecendo desde que o partido aderiu à aliança nacional para apoiar a candidatura do governador Eduardo Campos a presidente da República.

“Tivemos uma votação quase que unânime nesta reunião, para caminharmos com o PSB também no Estado. Foi uma decisão democrática, como é da cultura do PPS. Abrirmos espaço para que todos pudessem se manifestar”, afirmou. “Tenho certeza de que vamos fazer um belo trabalho juntos. Iremos avançar rumo ao melhor caminho para Pernambuco, com foco no desenvolvimento econômico, mas sem esquecermos o social”, pregou ela.

O vereador do Recife Raul Jungmann (PPS) destacou que o partido está seguindo na direção correta ao apostar em uma nova alternativa e também ressaltou que não espera nada em troca dos aliados. “Não queremos e nem pedimos nada ao PSB. Não estamos atrás de cargos. Fizemos esta escolha por razões políticas, que passam pelos princípios da ética e da responsabilidade com a sociedade”, ressaltou.

Último a falar no encontro, Câmara disse que ficou contente com essa escolha do PPS e que está confiante na campanha. “Desde o dia 24 de fevereiro, quando fui anunciado como pré-candidato, estou feliz e motivado. A adesão do PPS só fez aumentar minha motivação e minha alegria. Vamos trabalhar unidos em prol de melhorias para o nosso estado”, discursou.

MENSAGEM DO DEPUTADO RODRIGO NOVAES PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Parabéns a todas as mulheres, de toda raça, cor e credo, que encantam o mundo com seu afeto, solidariedade e beleza. 
Meu desejo é de que continuem ocupando cada dia mais espaços, e emprestando ao mundo mais cor.
Feliz dia da mulher!
Deputado Rodrigo Novaes