Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

ARMANDO TENTA ATRAIR APOIO DE SINDICATOS LIGADOS AO PT

O aval dos sindicatos estaduais, em sua maior parte ligada ao PT, tem um peso importante na decisão da sigla entre optar pela candidatura própria ou apoiar o senador Armando Monteiro (PTB) ao governo do estado. Ciente disso, o petebista tem investido em conversas com dirigentes sindicalistas para quebrar a resistência a seu nome e a uma aliança entre as duas legendas nas eleições deste ano.

No PTB, ninguém fala abertamente sobre essas reuniões. As únicas declarações dão conta apenas de que o senador não dormiu no ponto e iniciou a costura política com os sindicatos há bastante tempo e que a acolhida tem sido positiva. O silêncio sobre dia, horário e o teor dos encontros virou lei para que nenhuma informação vazada atrapalhe um possível acerto.

Fontes do PTB afirmam que o fato de grande parte dos sindicatos estaduais ser ligada ao senador Humberto Costa e ao deputado federal João Paulo, simpatizantes da aliança, torna a persuasão mais fácil. H algumas resistências, mas as conversas estão sendo”, reconhece Humberto.

Historicamente, Armando é ligado ao patronato. Essa questão, porém, é minimizada pela presidente estadual do PT, Teresa Leitão.”As pessoas têm que entender que o partido vai apoiar um candidato a governador e não um patrão”, falou. O vice-presidente estadual da legenda, Bruno Ribeiro, mostra confiança no acerto.”Alguns sindicatos precisam se entender quanto a questões programáticas da candidatura de Armando. Mas não é uma questão pessoal até porque as pessoas já votaram nele para senador junto com Humberto”, explicou.

Sindicatos

Os dirigentes da Fetape e da CUT-PE, bastante ligados ao PT, negam qualquer tipo de acerto com algum dos pré-candidatos ao governo estadual.”Armando e Paulo Câmara (secretário da Fazenda, pelo PSB) estão na mesma condição, pois não têm uma trajetória no campo social. Então, temos que pensar com os pés no chão. Mas não quero me antecipar, pois só finalizaremos essa discussão em maio”, informa o presidente da Fetape, Doriel Barros.

O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, também afirma que tudo está em aberto.”Nossos sindicatos estão fazendo plenárias para construir uma plataforma trabalhista para entregar a todos os candidatos. Queremos apenas ter autonomia perante qualquer governo para poder continuar fazendo a defesa dos sindicalistas”, declarou.

PROJEÇÕES APONTAM OS CANDIDATOS CAMPEÕES DE VOTO PARA CÂMARA FEDERAL

Pelos cálculos que circulam na bancada federal, os deputados mais votados nas eleições deste ano serão Eduardo da Fonte -foto ( PP), e Marinaldo Rosendo, do PSB. Também devem sair com expressivas votações o Pastor Eurico, Danilo Cabral, Fernando Bezerra Filho, Gonzaga Patriota, Mendonça Filho e Tadeu Alencar. Ainda segundo a mesma projeção, o PT só deve eleger dois federais.(Anchieta Santos)

GOVERNO DO ESTADO LANÇA PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ‘MEU IMÓVEL LEGAL’

Mais 450 famílias com a escritura definitiva nas mãos. Na noite desta quarta-feira (12/03), o governador Eduardo Campos esteve na comunidade de Roda de Fogo, acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do secretário das Cidades, Danilo Cabral. A ocasião serviu de lançamento do programa Meu Imóvel Legal, que vai viabilizar a regularização fundiária a quase 30 mil famílias do Estado. O evento aconteceu na Escola Lauro Vilares. Para o governador, o programa representa a conquista de um sonho para muitas famílias.

“Mais de 30 mil famílias vão receber sua escritura. É um sonho de muitos anos, as pessoas construíram suas casas e nunca tiveram o direito a legalizar essa posse. Esse trabalho envolve a prefeitura, a Justiça do Estado, diversos cartórios e a secretaria das Cidades. A próxima etapa é continuar fazendo o levantamento para as áreas sem regularização fundiária”, disse Eduardo.

 Já Danilo Cabral ressaltou o trabalho de toda equipe da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e da Pernambuco Participações e Investimentos S.A (Perpart), fundamentais para a concretização do processo. “Sem esse time nada teria acontecido. Esse é um ato de celebração e afirmação da cidadania, numa data muito especial do Recife. Roda de Fogo é um exemplo de uma população que luta pelo direito à moradia nesse País”, destacou o secretário, lembrando que mais de 5 milhões de brasileiros hoje vivem sem moradia própria.

 O líder comunitário Vicente Albuquerque falou em nome dos moradores. “São 27 anos de luta aqui, e hoje estamos recebendo aquilo pelo qual tanto lutamos, o título de posse dos lotes de Roda de Fogo. Hoje somos donos daquilo que a gente tanto quis. A partir deste momento Roda de Fogo não será mais a mesma: pertence agora à comunidade”, declarou Vicente Albuquerque.

 Comemoração – Antes de ir a Roda de Fogo, o governador Eduardo Campos esteve no Bairro do Recife para participar das celebrações oficiais pelos 477 anos da Capital pernambucana. As festividades aconteceram na Praça do Arsenal, ao som de samba, frevo e maracatu. Mais de 3 mil porções de bolo de chocolate em potes foram entregues à população. (Fotos:Raul Buarque/SEI)

PERNAMBUCO É “PRIORIDADE PESSOAL” DE LULA

Ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante disse com todas as letras ao deputado federal Eduardo da Fonte que “Pernambuco é prioridade pessoal” do ex-presidente Lula. Como a coluna cantou a pedra, os dois foram à mesa, anteontem, em Brasília. O ministro, porta-voz do PT para questões políticas, foi explícito sobre interesse em ter os progressistas na aliança com os petistas, no Estado governado por Eduardo Campos. Eduardo da Fonte, entretanto, não vinha demonstrando inclinação a apoiar o senador Armando Monteiro Neto na corrida pelo Palácio das Princesas. “Não é questão de o PP estar animado ou não estar animado. A questão é ver o empenho do presidente Lula”, ponderou o dirigente do PP. Em 2012, ele apoiou a candidatura de Humberto Costa à Prefeitura do Recife, também construída sob promessas de reforço da artilharia de Lula, mas o ex-presidente acabou não aparecendo na capital. De pronto, Mercadante garantiu que Lula terá uma agenda em abril no Estado.
Por: Renata Bezerra – Folha Política

DEPUTADO JULIO CAVALCANTI CRITICA MÁ CONSERVAÇÃO DA BR-232 E REFORMA IMPORTÂNCIA DE NOVAS OBRAS

O deputado Júlio Cavalcanti (PTB) ressaltou, durante pronunciamento realizado na tarde desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a sua preocupação com as más condições de preservação da BR – 232, considerada a principal rodovia de Pernambuco. Além de ser fundamental para o desenvolvimento dos municípios do Interior, a estrada é muito usada no transporte de carga entre o Recife e os estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Oeste da Bahia. 
“Desde o início do meu mandato, defendo não só obras de conservação da estrada, como também a duplicação da BR no trecho que corta os municípios de São Caetano e Cruzeiro do Nordeste, distrito de Sertânia. A obra na área citada, que tem aproximadamente 96 quilômetros de extensão, é essencial para aumentar a segurança dos motoristas e garantir melhores condições na atração de investimentos industriais para o Interior”, destacou o parlamentar.
Além de cobrar mais uma vez a obra, Júlio Cavalcanti defendeu ações de preservação do trecho já duplicado. “Transito semanalmente na 232 e, a cada viagem, comprovo a falta de compromisso do Governo com os motoristas e o patrimônio dos pernambucanos. Corremos o risco de perder o que já foi construído”, disse. Ele também comentou sobre uma reportagem, divulgada por uma emissora de televisão nessa terça-feira (11), que denunciava as péssimas condições da rodovia.
“Buracos, ou melhor, verdadeiras crateras ocupam o tamanho de uma placa inteira de concreto, colocando em risco a vida de todos que trafegam na estrada. As câmeras da TV mostraram que muitos motoristas só percebem os buracos quando estão bem perto, e não têm tempo de desviar. Pneus estourados e problemas mecânicos nos carros são rotineiros. Esses têm conserto, mas as vidas dos condutores não podem ser recuperadas”, afirmou o parlamentar, mencionando também a falta de iluminação e segurança na rodovia. Os assaltos são constantes. Entre as vítimas, ônibus de turismo e que transportam os sacoleiros que viajam para comprar roupas em Caruaru e Toritama.
Na reportagem exibida ontem pela emissora, o diretor de operações do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco, José Carlos Antunes, afirmou que está em andamento a elaboração de um programa de manutenção e abertura de licitação para recuperação da 232. “Torço pela concretização da promessa, já que a estrada não vem recebendo a atenção devida”, disse.
Júlio  Cavalcanti também falou sobre a conversa recente que teve com o pré-candidato ao Governo, o senador Armando Monteiro,  sobre a importância de ampliar a duplicação da BR-232 e investir na manutenção da estrada. “Tive a felicidade de receber como resposta do futuro candidato que a rodovia está entre as prioridades da sua gestão, caso seja eleito. Uma boa notícia para quem aguarda há tempo pela obra. Acredito e defendo que a duplicação da BR por completo, até o município de Salgueiro, deve ser prioridade de todos os governantes, independentemente de interesses políticos”, concluiu. 

GOVERNADOR ENTREGA 500 ESCRITURAS DEFINITIVAS PARA MORADORES DA COMUNIDADE CHIÉ

Dona Teresinha de Lima Santos, de 85 anos, e outros 499 cidadãos da Comunidade do Chié, localizada no bairro recifense de Campo Grande, tiveram um dia de festa nesta quarta-feira (12/03). Eles receberam as escrituras definitivas de suas casas. O evento marcou a entrega das certidões aconteceu pela manhã, com a presença do governador Eduardo Campos e do prefeito do Recife, Geraldo Julio. Os investimentos foram de R$ 636 mil, e a iniciativa das gestões estadual e municipal também contou com o apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Além das 500 escrituras iniciais, o Governo de Pernambuco vai distribuir outras três mil à população de Santo Amaro, Santa Terezinha e Ilha do Joaneiro. “Esse ato representa um ciclo de muitos anos de luta concluído. O Recife é uma cidade muito mais construída pela luta do povo do que pelos arquitetos e engenheiros. Muita gente foi tangida pela seca em busca de melhorar a vida, não só do Interior de Pernambuco, mas de outros Estados do Nordeste”, afirmou Eduardo.

Para o governador, o papel da Prefeitura do Recife foi fundamental para blindar o processo de gentrification, termo técnico utilizado para caracterizar a retirada de populações de baixa renda em áreas urbanas que passam por forte valorização imobiliária. “O Estado não fez pelo povo e o povo fez do jeito que pode. Só pudemos fazer isso aqui hoje pela decisão da Prefeitura de fazer dessa uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Esse aqui é o símbolo de nosso compromisso pela luta pela moradia”, ressaltou o governador.

Há 70 anos no Chié, Dona Teresinha comemorou muito a escritura definitiva que recebeu das mãos do governador. “É uma conquista que deve ser valorizada, uma luta antiga da comunidade. Agora poderei cuidar de minha família com a segurança de ter uma casa própria em meu nome”, afirmou Teresinha. “Isso é fruto da resistência do povo. Quando o povo está precisando, temos que arranjar um jeito, um caminho para fazer”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

SAÚDE – Ainda pela manhã, o governador Eduardo Campos participou da inauguração da Upinha 24 Horas Professor Doutor Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. O investimento municipal foi de R$ 2,6 milhões, R$ 400 mil só de equipamentos. Essa foi a segunda do tipo inaugurada no Recife, que oferece à população atendimento de consultas e pequenas urgências. São seis consultórios e sala odontológica com três equipes, além de salas de vacinação, nebulização e curativos. (Fotos: Aluisio Moreira/SEI)

AGRESTE: R$ 7,62 MILHÕES PARA TERRA PRONTA E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES

Com investimentos de R$ 7,62 milhões, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), lança o Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes para o Agreste, na próxima quinta-feira (13/03), às 10h, no Parque de Exposição Dr. Delamario Borba, em Bom Conselho. A ação beneficiará cerca de 130 mil agricultores.

A solenidade contará com as presenças do governador Eduardo Campos, do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Genil Gomes, do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA, Francisco Lopes, do prefeito de Bom Conselho, Danilo Godoy, além de outros da região.

No Agreste, serão preparados 37,42 mil hectares para o plantio, beneficiando 37,42 mil agricultores, com recursos de R$ 4,49 milhões. Além disso, serão distribuídas 910,9 toneladas de sementes selecionadas de milho e feijão, beneficiando 92 mil agricultores, com investimento de R$ 3,13 milhões.

MISSA DE 7º DIA DE SÉRGIO GUERRA SERÁ NESTA QUARTA

Os familiares do deputado federal Sérgio Guerra (PSDB) convidam para missa de sétimo dia do seu falecimento, que será realizada nesta quarta-feira (12), às 18h, na capela da Imaculada Conceição, na oficina cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea.

O parlamentar faleceu na última quinta-feira (6) vítima de complicações respiratórias decorrentes de um câncer. O deputado federal foi presidente nacional do PSDB de 2007 a 2013 e há quase um ano presidia o Instituto Teotônio Vilela, órgão do PSDB.

Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), ressaltou a intensa militância do deputado Sérgio Guerra na vida pública, uma dedicação que “nem mesmo a doença foi capaz de abater”.

EDUARDO INAUGURA FÁBRICA E AUTORIZA RESTAURO DE PE-095, EM LIMOEIRO

“A decisão política de descentralizar os investimentos em Pernambuco não foi singela, mas hoje o povo colhe os frutos desse novo direcionamento”. Foi o que disse o governador Eduardo Campos, nesta terça-feira (11/03), durante a inauguração da nova fábrica da Milet, em Limoeiro, no Agreste. A antiga planta da empresa de sorvetes funcionava em Boa Viagem, no Recife. Ainda em Limoeiro, Eduardo anunciou a restauração da PE-095, no trecho do entroncamento da PE-050, até o entroncamento da BR-104, em Caruaru, também no Agreste. Por sua vez, em Feira Nova, Eduardo inaugurou o loteamento do sistema de abastecimento de água do Loteamento Jabes Gonzaga.
 De acordo com Eduardo, o Governo de Pernambuco tem oferecido todo o apoio para novas e antigas empresas se estabelecerem. “Hoje, nós anunciamos um investimento de R$ 58 milhões para o restauro de uma rodovia essencial para o desenvolvimento da região, ou seja, intervenção que dialoga diretamente com a economia”, completou o chefe do Executivo de Pernambuco.
 
A nova unidade da Milet triplicou a capacidade de produção, gerando 1,8 milhão de litros por ano. Além disso, o número de funcionários dobrou de 50 para 100. Para erguer a nova fábrica, os empresários do Grupo investiram R$ 4 milhões. “Aqui em Limoeiro vamos ter espaço para expandir, pois o terreno tem dois hectares, com apenas 4.4 mil metros quadrados de área construída”, disse o empresário Silvio Milet, fundou a empresa em 1987.
O prefeito do município, Ricardo Teobaldo, lembrou que o terreno da nova fábrica foi doado pela Prefeitura de Limoeiro. “A nossa intenção é proporcionar o crescimento das empresas”, disse Ricardo, durante a abertura da fábrica. Sobre o restauro da rodovia PE-095, o prefeito classificou como um “mais um passo para receber novas empresas”. A obra terá duração de 12 meses.
  
FEIRA NOVA – Em Feira Nova, município do Agreste Setentrional com 20 mil habitantes, o governador visitou a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Marilene Chaves de Santana, que foi transformada em unidade de referência em dezembro de 2013. A estrutura do colégio foi totalmente reformada e abriga 780 estudantes das Zonas Urbana e Rural. Os investimentos foram da ordem de R$ 1,7 milhão. “Faz parte de uma aposta do governo no ensino integral. Esse investimento vai se refletir diretamente  na vida desses jovens e no futuro do Estado”, explicou o secretário da Educação, Ricardo Dantas.

 

Eduardo inaugurou ainda o loteamento do sistema de abastecimento de água do Loteamento Jabes Gonzaga, que vai beneficiar quase 7 mil moradores. “A questão da falta de água tem sido prioritária nessa gestão. O Governo de Pernambuco tem investido, através da Compesa, mais de R$ 3,4 bilhões em abastecimento d’água desde 2007. Aqui nesse loteamento construímos uma caixa de água para equilibrar a pressão, e será possível ampliar o abastecimento ainda para outras 1.600 casas que venham a ser construídas no local”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.(Fotos: Aluisio Moreira, Eduardo Braga/SEI)

GOVERNO DO ESTADO GARANTE MAIS INVESTIMENTOS PARA MATA NORTE

Em Glória do Goitá, na Mata Norte pernambucana, o governador Eduardo Campos, anunciou, nesta terça-feira (11/03), mais investimentos no Distrito Industrial do município. Durante a inauguração da nova linha de produção da empresa WHB, o governador assinou ordem de serviço para a construção do sistema viário de acesso ao loteamento industrial de Glória do Goitá. O Governo do Estado investiu R$ 2 milhões na intervenção, que será finalizada no segundo semestre deste ano.
 “A nossa preocupação é proporcionar mais desenvolvimento para as indústrias que aqui se instalam. A ampliação do Distrito Industrial vai contribuir para a chegada de novos empreendimentos e a manutenção das marcas que já estão instaladas”, comentou o governador, destacando que o incentivo na produção industrial está alterando a atividade econômica da região. 
Antes da solenidade, o governador visitou as instalações e conheceu a nova linha de produção da WHB Brasil, que funciona desde 2012 em Glória do Goitá. Até o momento, a unidade pernambucana já recebeu investimentos da ordem de R$ 110 milhões e gerou cerca de 270 empregos, diretos e indiretos. Até 2017, a unidade pernambucana vai gerar mais de dois mil postos de trabalho.
Durante a visita, o governador destacou a importância do investimento no Interior do Estado. “Para garantir a presença de novas empresas em Pernambuco, nós tivemos que criar uma Lei de Incentivo Fiscal, que garante menos impostos para as empresas que se instalarem no Interior do Estado”, lembrou Eduardo, ressaltando que a estratégia teve o objetivo de promover a criação de novos polos industriais. (Fotos: Eduardo Braga/SEI)