Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

CANDIDATURA DE INOCÊNCIO IMPLODE O PR

A decisão do deputado Inocêncio Oliveira (PR), de recuar da decisão de vestir o pijama e disputar a reeleição para a Câmara Federal, não chegou ainda, oficialmente, ao seu sobrinho, o deputado estadual Sebastião Oliveira (PR), escolhido por ele próprio para sucedê-lo. Também não chegou ao presidente do Porto do Recife, Rogério Leão (PR), escolhido para disputar a vaga de Sebastião na Assembleia Legislativa de Pernambuco em comum acordo com Inocêncio.

Contudo, a chefe de gabinete do dirigente na capital pernambucana, Juliana Galvão, foi autorizada pelo próprio Inocêncio para ligar para todos os prefeitos aliados comunicando sua decisão de tentar um novo mandato, o que leva Sebastião e Rogério a viver dias de angústia e indefinição.

Isso porque, caso Sebastião aceite sair candidato à reeleição de estadual, quem sobra é Rogério, que vai ficar no prejuízo, porque já assumiu muitos compromissos e argumenta que não teria como recuar da sua candidatura.

O PR, entretanto, não elegeria dois estaduais numa mesma área de atuação, no caso, o Sertão do Estado, região onde se concentra a base eleitoral de Sebastião e Rogério. O que pode ocorrer, após Inocêncio confirmar oficialmente a decisão de ir à reeleição, ainda está no campo da imprevisibilidade. Afinal, da mesma forma que não dá para eleger dois estaduais, para federal, Sebastião não se elegeria com Inocêncio candidato.

O caldo engrossou. “Eu sou candidato de todo jeito”, disse Rogério Leão há pouco, adiantando que está sendo informado da disposição de Inocêncio apenas por aliados do Sertão. O próprio Inocêncio, embora tenha dado o sinal verde para sua secretária comunicar que é candidato, ainda não assumiu. (Blog do Magno Martins)

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA MAIS 348 CASAS PARA FAMÍLIAS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

O Governo do Estado entregou mais 348 casas às vítimas das enchentes de 2010. Ontem (13/03), 248 famílias da cidade de Gameleira e outras 100, do município de Jurema, realizaram seu sonho de casa própria. A maioria dessas famílias perdeu todos os seus pertences levados pelas águas que atingiram 68
municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco naquele ano. “O Governo do Estado está cumprindo o compromisso de entregar moradias dignas para mais de 15 mil famílias. Até o final de março chegaremos à marca de 10 mil casas entregues e as 5 mil restantes estão a caminho”, explica o chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti coordenador da Operação Mata Sul.

A construção dos habitacionais é uma ação da Secretaria das Cidades, através da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) em parceria com a Caixa Econômica por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. Em Gameleira, o total de casas contratadas é de 315. Em abril serão entregues as 67 restantes. Já em Jurema serão 1008 famílias beneficiadas. Duzentas famílias já receberam suas novas moradias, somando as 100 moradias do habitacional Sítio Salobro que receberam suas chaves hoje. Até dezembro
devem ser entregues mais 808.

Além das moradias, o conjunto possui uma quadra esportiva, uma praça, além de dois quiosques. Jurema possui mais três empreendimentos contratados pela Operação Mata Sul. O conjunto Laje dos Caroços com 100 unidades já entregues, o habitacional Sítio Antônio das Queimadas com 304 unidades e o Lagoa do Padre que beneficiará 504 famílias. Estes dois últimos serão entregues até dezembro deste ano.

Em Jurema, a entrega das casas ocorreu no próprio habitacional e contou com a presença do coordenador estadual de Defesa Civil, Ten Cel. Cassio Sinomar, do Superintendente Regional da Caixa Econômica, Denis Matias e do Prefeito Agnaldo Inácio.

Já em Gameleira, o Governo do Estado foi representado pelo Secretário das Cidades, Danilo Cabral e a Caixa pelo Superintendente Regional, Denis Matias. Também estiveram presentes o secretário executivo de Defesa Civil da Casa Militar, Cel Carlos Alberto D’Albuquerque, o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Flávio Figueiredo, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa e a prefeita Yeda Augusta.

As unidades habitacionais dos empreendimentos da Operação Mata Sul possuem 41,30m² de área, com dois quartos, banheiro, cozinha, sala, área de serviço, com marco divisório de lotes e foram construídas contemplando todos os serviços de infraestrutura urbana, tais como: pavimentação das vias, drenagem de águas pluviais, sistema de esgotamento sanitário com estação de tratamento de esgoto, sistema de abastecimento de água com reservatório elevado, energização e iluminação pública. Também possuem
áreas destinadas para a construção de equipamentos públicos de assistência social, à saúde, à educação e outros serviços. (Fonte: Secretaria da Casa Militar de Pernambuco – Foto:  Ascom/Casa Militar)

CONGRESSO PERNAMBUCANO DE MUNICÍPIOS

Começa nesta segunda feira (17) o Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A abertura oficial será às 10h no Auditório Tabocas e contará com a presença do governador Eduardo Campos e diversas autoridades.

O público já poderá ter acesso aos stands a partir das 8h30, onde, além da feira de municípios e produtos haverá diversas apresentações culturais. Todos os dias, se revezarão no palco ritmos como frevo, maracatu, xaxado, caboclinhos, coco e ciranda. O cantor Maciel Melo se apresenta às 17h do dia 18.

Os gestores participarão ainda de diversas palestras e oficinas com temas da administração pública. No dia 17, os economistas Tânia Bacelar e Sérgio Buarque abrem o ciclo com o tema “Cenário Econômico e o desenvolvimento dos municípios”, às 14h. No mesmo dia, Paul Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) falará sobre a Pauta Municipalista e o Pacto federativo, contando com a participação do senador Armando Monteiro e Renildo Calheiros, representando a Frente Nacional de Prefeitos.

Dia 17 de março 2014
HORA
08h30
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
10h00
ABERTURA OFICIAL
Presidente da AMUPE – José Coimbra Patriota
Governador Eduardo Henrique Accioly Campos
e demais autoridades
12h00
INTERVALO
14h00
Tema: Cenário Econômico e o Desenvolvimento dos Municípios
Palestrantes:
·         Tânia Bacelar –CEPLAN
·         Sérgio Buarque – UPE
Moderador:
·         José Patriota – AMUPE
15h00
Tema: Pauta Municipalista e Pacto Federativo
Palestrantes:
·         Paulo Ziulkoski – CNM
·         Renildo Calheiros –FNP
·         Senador Armando Monteiro
Moderador:
·         José Patriota – AMUPE
16h00
Apresentação das Práticas Inovadoras de Gestão
17h30
Apresentações Culturais

Experiências de gestão compartilhada com os consórcios, regimes próprios de previdência, meio ambiente, saúde, profissionalização e modernização da gestão, captação de recursos, políticas de prevenção à violência contra a mulher estão entre os diversos temas que serão debatidos. No painel Educação como base do desenvolvimento sustentável, os debatedores serão: a presidente da Undime Nacional, Cleuza Repulho, o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, o deputado federal Raul Henry e Edla Soares, da Undime-PE e pelo Ministério da Educação, Binho Marques.

Não ficarão de fora temas polêmicos como “A voz das ruas, a gestão pública e as eleições 2014”, com os jornalistas Magno Martins, Jamildo Melo e o economista Maurício Romão, do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau. No último dia, a programação se encerra às 13h, ainda haverá palestras sobre o papel do legislativo com Guilherme Uchôa, Raul Jungmann, Fernando Bezerra Coelho e Severino Farias; o papel dos conselhos municipais; ações integradas de cidadania e as políticas públicas do Estado e o desenvolvimento dos municípios, com o vice-governador João Lyra Netto.

Práticas inovadoras – O Congresso será também oportunidade do público conhecer as práticas diferenciadas, inovadoras que os gestores estão fazendo em seus municípios. Os participantes do evento serão os julgadores que elegerão as melhores para premiação no último dia do evento. Foram inscritos 79 projetos, vindo a maior parte da Região Agreste (28), seguido pelo Sertão (25), RMR (15) e Matas Sul e Norte (11). Foram selecionadas 33 práticas nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Cultura, Segurança Pública, Geração de Trabalho e Renda e Gestão Pública. No site da Amupe o público pode conferir todos os municípios e as práticas selecionadas.

PARA SE TORNAR CONHECIDO, PAULO CÂMARA “ENTRA” NAS ONDAS DO RÁDIO

O pré-candidato governista ao Palácio do Campo das Princesas, Paulo Câmara (PSB), escolheu as ondas do rádio para se fazer conhecido no interior do Estado. O ainda secretário da Fazenda gravou “entrevistas” onde apresenta seu currículo de servidor público e de integrante do núcleo duro da gestão Eduardo Campos (PSB). Dividida em quatro sonoras, a “conversa”, que será oferecida a cerca de 80 emissoras Pernambuco afora, aposta em moldar a imagem de Câmara como a de um gestor focado no atendimento das demandas financeiras e sociais dos municípios. E traz frases que já ganham status de futuros jargões como “sei como as coisas funcionam” e “vamos ter condição de assumir o Estado em 2015 fazendo mais e melhor”.
Na artilharia focada nas cidades, Paulo Câmara fala que, na Secretaria da Fazenda, procurou “ajudar os municípios levando investimentos, possibilidade de emprego, levando acima de tudo, condições para que melhorem saúde, educação e a segurança de todos os pernambucanos”.
Tecnicamente, solidifica as suas bandeiras econômicas iniciais: mentor financeiro do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), arquiteto da nova forma de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e responsável por aperfeiçoar programas de benefícios fiscais para atração de indústrias.
Há uma preocupação em aparar as arestas do processo de escolha do seu nome. “Todas as pessoas que tiveram o nome citado ao longo desse processo tinham condições de erguer a bandeira da continuidade do legado do governador Eduardo Campos”, diz Câmara em um trecho, acrescentando ter sido ungido pelo conjunto de partidos da frente governista – e não imposto pelo comandante nacional do PSB. Outro traço marcante – e esperado – é a associação a Eduardo. Juntas, as entrevistas têm dois minutos e 35 segundos, e citam o governador quatro vezes. O prefeito Geraldo Julio é mencionado uma única vez.
O uso de entrevistas gravadas seria uma forma de driblar possíveis questionamentos de que se trataria de campanha antecipada, só autorizada pela lei a partir de 6 de julho. Até a qualidade dos áudios reforça a ideia. As declarações parecem ter sido feitas dentro de uma sala, sem sinais de tratamento publicitário, mas com cortes perceptíveis. No trecho em que Câmara ressalta que “em tudo que acontece no governo nós participamos diretamente” há um salto abrupto para um final em que declara “estou pronto para essa missão”.

ARMANDO RETOMA AGENDA DE VISITAS NA MATA E NO SERTÃO

O senador Armando Monteiro (PTB) retoma sua agenda de visitas a cidades do interior neste final de semana. Amanhã e domingo, o pré-candidato ao governo do Estado cumprirá uma maratona em oito municípios da Zona da Mata e Sertão. Na agenda, visitas a Câmaras municipais, reuniões com prefeitos e lideranças, entrevistas a rádios e blogs e o recebimento do título de cidadão de Custódia.
Oficialmente, as viagens têm como objetivo “colocar o mandato no Senado à disposição das demandas dos municípios” e discutir o “ crescimento sustentável e a qualificação profissional para o polo automotivo”, segundo nota enviada pela sua assessoria.
A maratona começa amanhã em Paudalho, onde participa de um café promovido por lideranças locais. Depois, o senador segue para Carpina, onde visita a Câmara municipal.
À tarde, a viagem segue com destino a Nazaré da Mata, onde já está agendada uma reunião com o prefeito Egrinaldo Coutinho (PTB). Ainda no sábado, Armando Monteiro têm encontros com lideranças nas Câmaras de Itaquitinga e Condado. A agenda termina à noite, em Itambé, onde, mais uma vez, reúne-se com lideranças do município. 
No domingo, Armando segue para o Sertão. Seu primeiro compromisso será em Salgueiro, onde participará de um encontro do PTB, às 9h30. Depois, o senador vai a Custódia, onde receberá o título de cidadão na Câmara de Vereadores. O senador fica na cidade até à noite para participar da Festa de São José.

EM GARANHUNS, GOVERNADOR GARANTE MAIS UM HOSPITAL PARA O AGRESTE

O governador Eduardo Campos anunciou, nesta quinta-feira (13/03), a construção de um novo hospital em Garanhuns, no Agreste do Estado. A nova unidade vai homenagear o cantor e compositor Dominguinhos, falecido em 2013. “Tenho certeza que esse grande artista, que nos deixou muito cedo, vai inspirar os profissionais do novo hospital, pois ele era conhecido também pela sua generosidade”, disse o governador, durante a entrega da reforma e ampliação do Hospital Dom Moura, em Garanhuns.

O Governo investiu R$ 7 milhões na modernização da unidade hospitalar, valores que foram distribuídos em obras e aquisição de equipamentos. O Dom Moura, que com a reforma dobrou o número de leitos (de 24 para 48), recebe pacientes de 21 municípios e beneficia 500 mil habitantes. Durante a solenidade, Eduardo garantiu o convênio da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para a realização de exames de alta complexidade.

Para Eduardo, além de construir novos prédios, é preciso investir na formação de profissionais. “Dos 120 médicos que atuam no Hospital Dom Moura, 65 foram formados pela Universidade de Pernambuco (UPE)”, atestou o governador, explicando que é preciso investir ainda mais na formação de médicos filhos do Interior, para que a população não perca seus profissionais para a Capital. O novo hospital já tem terreno e sua licitação já foi lançada. A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

ACESSIBILIDADE – O governador Eduardo Campos também garantiu a entrega de novas viaturas para o Programa PE Conduz de Garanhuns. O Programa Pernambuco Conduz é um serviço de atendimento especial gratuito, criado em 2010 e realizado através de busca domiciliar, que disponibiliza veículos adaptados e acessíveis para o transporte de pessoa com deficiência (PCD). (Fotos: Eduardo Braga/SEI )

PROGRAMA TERRA PRONTA VAI BENEFICIAR 130 MIL FAMÍLIAS EM PERNAMBUCO

“Uma das prioridades do nosso Governo é impulsionar a agricultura familiar em Pernambuco”. Foi o que garantiu o governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (13/03), durante o lançamento da edição 2014 do Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, no Parque de Exposições de Bom Conselho, no Agreste pernambucano. A ação, que recebeu investimentos de R$ 7,62 milhões, vai beneficiar mais de 130 mil agricultores no Estado. Além de garantir o preparo do solo, o programa assegura a distribuição de sementes.

“Foram muitos anos com baixo investimento no Nordeste e, sobretudo, no Interior pernambucano. Nós ainda temos que fazer muito mais para zerar o débito que temos com essa região tão importante para o Brasil”, disse o governador, ressaltando que é necessário resgatar obras estruturantes, como a duplicação de rodovias e a ampliação do Campus da Universidade de Pernambuco.

Durante a solenidade de lançamento, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, lembrou que  o programa foi concebido na atual gestão e cresce a cada ano. “Com a ação, nós apostamos no potencial da agricultura familiar”, disse o secretário.

“Nós temos que nos esforçar muito, e em todas as áreas, para reconstruir a atividade econômica que foi levada pela seca, a pior dos últimos 80 anos. Este ano, nós esperamos ter um inverno próximo do normal e por isso todo esse investimento”, detalhou o governador.

Apenas no Agreste pernambucano, serão preparados 37,42 mil hectares para o plantio, beneficiando 37,42 mil agricultores, com recursos de R$ 4,49 milhões. Além disso, serão distribuídas 910,9 toneladas de sementes selecionadas de milho e feijão, beneficiando 92 mil agricultores, com investimentos de R$ 3,13 milhões.

Em sua passagem pelo município de Bom Conselho, o governador também entregou a ampliação da Escola Estadual Coronel José Abílio, a maior unidade da cidade. A unidade de ensino também passou por uma reforma no valor de R$ 1,1 milhão e possui mais de 1,9 mil estudantes.

INFRAESTRUTURA – O governador Eduardo Campos também visitou as obras da implantação do acesso à Rainha Izabel, distrito de Bom Conselho. A intervenção tem uma extensão de 11 quilômetros. O Governo de Estado investiu cerca de R$ 6 milhões na obra. Na ocasião, o governador também fez a entrega do Açude da Nação. (Fotos:Eduardo Braga/SEI)

O APRENDIZ

Um dos cinco herdeiros do governador de Pernambuco, João Campos acompanhou Eduardo, ontem, nas cinco agendas no interior. Participou de perto as conversas na casa da ex-prefeita de Bom Conselho, Judite Alapenha, onde estavam também os pré-candidatos Lucas Ramos e Claudiano Martins Filho.
Indagado, ao longo da agenda, se seria candidato, João respondeu que “não”. Durante  comício, também em Bom Conselho, o secretário-executivo de Infraestrutura, Almir Cirilo, que é professor da UFPE, carimbou, ao microfone, João como seu “ex-aluno“ e “um aprendiz da política”.(Folha Política)

JARBAS DISPUTARÁ MANDATO DE FEDERAL

O senador Jarbas Vasconcelos, segundo fonte muito ligada a ele, teria refletido bastante na viagem que fez a Portugal, no pós-Carnaval, e decidido disputar vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano. Jarbas já teria anunciado a decisão aos seus interlocutores mais próximos, inclusive. Faltaria apenas fazer um comunicado oficial.

Em fevereiro, reunido com o governador Eduardo Campos em jantar no Palácio, o senador teria ouvido do líder da Frente Popular que conta muito com o apoio de Tony Gel, em Caruaru, para eleição dele a um mandato em Brasília. (Por Romero Rafael-Blog Roberta Jugmann)

ADUTORA DE ARCOVERDE SERÁ ENTREGUE ATÉ O FINAL DE ABRIL

Após conversa com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, no início da tarde dessa quarta-feira (12), o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), recebeu a confirmação de que até o final de abril a população de Arcoverde começará a receber as águas da nova Adutora de Arcoverde, levando águas da Bacia do Jatobá para o povo que hoje sofre com um drástico racionamento.

Em vários bairros, a água só chega mesmo através do carro pipa e nos outros apenas uma vez por mês. Segundo a Compesa em Arcoverde, este mês de março acontecerá a última retirada de água do Riacho do Pau, reservatório que abastece a cidade e que está com menos de 8% de sua capacidade.

De acordo com o deputado, o presidente da Compesa afirmou que na próxima semana chega o restante do material que falta para a finalização da obra e que a ordem é acelerar para atender o mais rápido possível os moradores da Capital do Sertão. De acordo com Júlio Cavalcanti, os trabalhos de colocação dos tubos entre Cruzeiro do Nordeste e Arcoverde já estão sendo adiantados pelas informações repassadas pela direção da Compesa. O parlamentar afirmou que vai acompanhar de perto o andamento da obra até a sua conclusão. (Foto: Roberto Soares/Alepe)