Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
(foto: Júnior Finfa)
O prefeito de Tracunhaém, Belarmino Vásques (PR), já comunicou ao deputado Inocêncio Oliveira, presidente estadual da legenda republicana, que não apoiará seu projeto de disputar mais um mandato para a Câmara dos Deputados. “Meu candidato é Sebastião Oliveira, não tenho mais como recuar”, disse. Inocêncio havia resolvido encerrar a carreira, mas desistiu e deve formalizar esta semana que tentará o 11º mandato federal. Já o prefeito de São José do Belmonte, Marcelo Pereira, filiado ao PR, adianta que também não apoia Inocêncio federal, porque, sendo político de palavra, já a empenhou. Seu federal é Sebastião e o estadual Rogério Leão, que está herdando o espólio de Sebastião. (Anchieta Santos)
O governador Eduardo Campos entregou, neste domingo (16/03), a primeira Escola Técnica Estadual (ETE) do município de Bonito, no Agreste pernambucano. A unidade homenageia Célia de Souza Leão Arraes de Alencar, a primeira esposa do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. Durante a solenidade, o governador também entregou tablets aos 75 alunos da ETE.
“Célia de Souza Leão Arraes de Alencar foi uma mulher de coração generoso, que nunca teve a oportunidade de ser professora, mas ensinou muito a todos nós”, declarou o governador, enfatizando que investir na educação é “a única maneira de proporcionar transformações na vida das pessoas”.
Além de Bonito, a unidade também vai beneficiar os municípios de Camocim de São Felix, Barra de Guabiraba, Agrestina e São Joaquim do Monte, todos no Agreste. A ETE oferece cursos (presenciais) de administração e redes de computadores, ambos integrados ao ensino médio. Além disso, a unidade oferece cursos, à distância, em serviços de restaurante e bar, logística, recursos humanos, segurança no trabalho e administração.
O secretário de Educação, Ricardo Dantas, detalhou que o prédio está localizado em um terreno de 15 mil metros quadrados e tem seis mil metros quadrados de área construída. “A unidade tem o padrão das demais escolas construídas pelo Governo. São 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, refeitório, cantina e área de convivência”, explicou, informando que foram investidos R$ 8,3 milhões.
TELEFÉRICO – “Incentivar o desenvolvimento do turismo é uma das alternativas para recompor a atividade econômica do Agreste”, Foi o que disse o Eduardo ao anunciar a construção do teleférico de Bonito. O investimento no equipamento foi de R$ 4,7 milhões. Além disso, o governador autorizou o restauro da PE-103, que liga Bonito a Bezerros. A obra está orçada em R$ 19 milhões.
O governador garantiu que o teleférico ficará pronto em seis meses, sublinhando que o retorno do investimento virá com o tempo. “Temos que encontrar alternativas inteligentes para atrair ainda mais novos visitantes para o nosso Estado e esse teleférico será um ótimo reforço”, comentou Eduardo, ressaltando que o Estado é repleto de muitas belezas, que vão muito além do sol e do mar.
A rebeldia do prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José (PT), que anunciou na semana passada apoio à pré-candidatura de Paulo Câmara a governador, não é fato isolado no PT. Outros gestores petistas já acertaram voto com quadros do PSB, principalmente para a eleição proporcional. Enquanto isso, a sigla vive um momento de reconstrução após uma guerra interna que durou mais de um ano e debate seu posicionamento para a sucessão estadual: se lança nome próprio ou apoia a pré-candidatura do senador Armando Monteiro (PTB), como deseja a direção nacional. Em relação à majoritária, não há consenso nas opiniões dos 13 prefeitos petistas.
O argumento sustentado pelos gestores para se aliar a lideranças de campo político diferente do PT é comum: aliança antiga com o candidato e a atenção dada por ele à cidade e à gestão, com liberação de emendas.
O prefeito de Orocó, Reginaldo Cavalcante, não tem problema de declarar apoio à reeleição dos deputados socialistas Raimundo Pimentel (estadual) e Fernando Filho (federal). “Venho acompanhando eles há anos. Tenho que acompanhar quem está me ajudando. Fernando Filho tem ações em Orocó, botou emendas”, justifica. Ele defende o lançamento de candidato próprio na majoritária, porque conta que esteve várias vezes em Brasília e nunca foi recebido por Armando Monteiro. Nos bastidores, entretanto, se comenta que ele está disposto a fazer campanha para Paulo Câmara. O petista, inclusive, prestigiou o lançamento do socialista, no mês passado, ao lado do também petista Marivaldo Andrade, prefeito de Jaqueira.
Em São José do Egito, o prefeito Romério Guimarães (PT) apoiará a reeleição do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). O gestor relata que aliou-se ao socialista quando ele ainda pertencia aos quadros do PT. “Nos pegou de surpresa a saída dele (do PT), mas pensamos em apoiá-lo porque ele apoiou minha campanha. Ele nos ajudou com emendas, projetos… não é uma relação de agora”, diz. Após dois anos como secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento voltou à Assembleia Legislativa em janeiro deste ano, como vice-líder do governo.
Com medo de retaliação, alguns preferem não dar entrevista, mas nos bastidores o tititi é constante. Além dos casos já citados, correm informações de que o prefeito Argemiro Pimentel, de Machados (Agreste), apoiará a candidatura do deputado estadual Danilo Cabral (PSB) à Câmara Federal e Túlio José Vieira, de Surubim, também fará campanha para Paulo Câmara. Eles não atenderam a reportagem.
Dos prefeitos ouvidos pelo JC, apenas Dr. Luiz Carlos (Custódia) e Luciano Duque (Serra Talhada) manifestaram apoio ao senador Armando Monteiro. O primeiro tem ligação com os irmãos Zeca Cavalcanti (ex-prefeito de Arcoverde) e Julio Cavalcanti (deputado estadual) – ambos do PTB –, que vão disputar a Câmara Federal e a reeleição, respectivamente. Já Luciano Duque é ligado à cúpula nacional do partido, que pressiona pelo apoio ao trabalhista.
DIREÇÃO
Apesar de sustentar um discurso cauteloso sobre a questão, a presidente estadual do PT, Teresa Leitão, enviou um recado aos prefeitos ao afirmar que já ocorreram eleições em que petistas apoiaram candidatos de outros partidos, o que é diferente de se aliar a nomes de outras coligações. “Estes deputados vão estar com Dilma? Esta pergunta vamos ter que fazer nesta discussão”, pressionou a dirigente, lembrando que a prioridade do partido este ano é reeleger a presidente Dilma Rousseff, adversária do governador Eduardo Campos (PSB).
Ela disse que o debate em torno da proporcional será iniciado após a definição da eleição majoritária. “Esta situação de fazer dobradinha com proporcional de outra coligação vamos ter que avaliar. Não temos posição prévia”, disse Teresa Leitão.
A campanha eleitoral só começa oficialmente no dia 6 de julho. Mas os dois pré-candidatos ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB), já começaram a definir suas equipes de comunicação. Embora sejam adversários, há coincidências nos dois lados. Ambos têm marqueteiros baianos e estrategistas argentinos.
Armando contratou o publicitário Marcelo Simões, que já trabalhou com Duda Mendonça e atuou nas campanhas de Geraldo Alckmin (PSDB) e de Aloizio Mercadante (PT), em São Paulo. Para cuidar das pesquisas e estratégia, o petebista foi buscar o argentino José Mario Craveiro.
Já Paulo Câmara deverá contar com o baiano Edson Barbosa. Ele conhece bem o PSB e atuou nas campanhas de Eduardo Campos ao governo do Estado. Para a área estratégica foi novamente convocado o argentino Diego Brandy, que trabalha com o governador desde o início da sua primeira gestão.
Embora as conversas estejam adiantadas, a contratação de Barbosa não está definida. Ele poderá atuar em campanhas do PSB para governos estaduais – não apenas em Pernambuco – ou pegar uma fatia da empreitada de Eduardo Campos rumo à Presidência da República.
À frente da coordenação da comunicação da candidatura socialista deve ficar o jornalista Carlos Percol, atual secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife. Ele atuou por seis anos no governo Eduardo Campos como gerente de relações com a imprensa, o segundo maior cargo na pasta. Aquiles Lopes, atual assessor de Fernando Bezerra Coelho (PSB), pré-candidato ao Senado, e Karina Bernardes, que cuida da comunicação de Raul Henry (PMDB), indicado a vice, completam o núcleo duro da comunicação da chapa.
Na dianteira da assessoria de imprensa deve estar Irina Terezo, que trabalha há sete anos com Paulo Câmara. Irina foi chamada para a função por conhecer de cor e salteado a forma de pensar e de agir do pré-candidato.
Enquanto a equipe do PSB ainda não está fechada, Paulo Câmara vem usando a estrutura de comunicação montada por Bezerra Coelho, que, além de Aquiles Lopes, conta com um profissional para internet (site e mídias sociais), outro para o rádio e fotógrafo. Mais duas equipes de reportagem serão convocadas. O socialista terá, também, um marqueteiro exclusivo.
Armando não pretende ficar atrás. Por enquanto, os jornalistas César Rocha e Flávio Moraes fazem o meio de campo entre o senador-candidato e a imprensa. O PTB aguarda a definição do apoio do PT para terminar de montar a equipe, pois nomes indicados pelo partido devem integrar o grupo.
Enquanto isso, Craveiro já trabalha. Em fevereiro, ele coordenou uma pesquisa feita pela empresa Engracia Garcia, de São Paulo, cujos resultados irão balizar as inserções partidárias de Armando na TV, em abril. Foram ouvidas cinco mil pessoas, em municípios de todas as regiões do Estado. Entre as perguntas, questões qualitativas, quantitativas e uma avaliação sobre a situação do Estado.
Na expectativa para a vinda do ex-presidente Lula ao Estado em abril, as lideranças do PT e do PTB começam a cumprir agendas conjuntas pelo interior, defendendo o legado das gestões petistas no Brasil e em Pernambuco. Neste sábado (15) eles andam na Zona da Mata, reafirmando que continuam a fazer parte de uma aliança política e administrativa que “ajudou a mudar a face de Pernambuco”.
Os senadores Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) e os deputados federais petistas João Paulo e Pedro Eugênio cumprem roteiro nos municípios de Paudalho, Carpina, Nazaré da Mata, Itaquitinga, Condado e Itambé. Todos se mostram confiantes no fortalecimento da aliança entre PTB e PT para a defesa em Pernambuco da reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Em entrevista à Radio Paudalho FM, o deputado João Paulo lembrou da aliança histórica do PT com o PTB do senador Armando Monteiro, realizada inclusive ao longo das gestões petistas à frente da prefeitura do Recife. “O PTB participou da minha primeira gestão e deu grande contribuição para a aprovação popular que obtive. Fui reeleito e continuei a contar com o PTB. Agora vamos dar continuidade a esta parceria para trabalhar pela reeleição de Dilma”, afirmou João Paulo, para quem “Armando Monteiro nunca fez jogo duplo”.
O senador Humberto Costa disse que o PT está fazendo um debate aprofundado sobre a aliança com o PTB, e que o partido irá tomar uma decisão democrática. “Pelo que tenho sentido, há uma maioria que quer apoiar Armando. Já estive com a presidente Dilma e com o ex-presidente Lula e eles me disseram que este é o melhor caminho”, antecipou.
Ao lado dos petistas, Armando Monteiro registrou as ações do Governo Federal em Pernambuco e falou da atenção especial que Lula e Dilma dão ao Estado.
“Quando foi presidente, Lula não esqueceu Pernambuco. Pelo contrário, foi o grande responsável por este processo de desenvolvimento que Pernambuco viveu nos últimos anos e mesmo no governo anterior ao de Eduardo Campos ele já dava demonstrações deste compromisso com Pernambuco. Foi assim quando conquistamos a refinaria numa disputa com outros estados do Nordeste. Foi assim quando garantiu as plantas petroquímicas. Além da refinaria nós temos mais três unidades petroquímicas que, junto com a refinaria, representam um investimento de U$ 30 bilhões. Este investimento corresponde a algo que se aproxima a 45% do PIB de Pernambuco”.
Ao fala sobre a instalação da FIAT na Mata Norte, Armando lembrou que o senador Humberto Costa foi relator do projeto que criou o regime automotivo do Nordeste, também por uma decisão do presidente Lula. Ele também lembrou dos investimentos do governo federal no sistema viário do estado, a exemplo da BR-232, da BR-408 e da Transnordestina. Armando alertou que os recursos para a obra de construção da BR-104 (que beneficiará o polo têxtil de Pernambuco) foi repassada pelo governo federal ao Governo do Estado, mas encontra-se cheia de problemas. “O dinheiro foi repassado e a obra está com problema, precisamos cobrar um esclarecimento ao DER”, afirmou.(Foto: Alexandre Albuquerque)
O presidente em exercício do PSDB pernambucano, deputado federal Bruno Araújo, convocou a executiva estadual da legenda para a primeira reunião após o falecimento do ex-presidente do partido deputado Sérgio Guerra. O encontro acontece nesta segunda-feira (17), às 12h, na sede do partido, no Derby.
A expectativa é pela discussão sobre a nova estrutura executiva da sigla. Apesar de ter direito regimental ao cargo de presidente, uma vez que é o vice, o deputado preferiu conduzir o processo de maneira mais aberta e dedicou os últimos dias a conversar pessoalmente e individualmente com os principais integrantes da legenda. É possível que seja aberto uma votação na qual o nome de Bruno Araújo está sujeito à apreciação dos demais para se manter na liderança.
De certo está que as orientações que vinham sendo postas em práticas durante o período Guerra, se mantenham, a exemplo da proximidade entre a sigla e o PSB, do governador Eduardo Campos, bem como a posição de independência dos deputados estaduais Daniel Coelho, Terezinha Nunes e Betinho Gomes frente à essa postura. Até o ano passado o PSDB comandava a oposição em Pernambuco, passando a integrar a base governista em janeiro de 2014.
Outro ponto que estará em foco nas conversas desta segunda-deira será, de acordo com Bruno Araújo, a avaliação das chapas para a disputa proporcional. O PSDB de Pernambuco estuda a criação de um “Conselho Político”, colegiado previsto no estatuto da legenda destinado à condução desse trabalho.
Memória
Como forma de homenagear o político, que já foi presidente nacional da sigla, o PSDB pernambucano quer batizar a sede da sigla de “Senador Sérgio Guerra”. O grupo também pretende, em acordo com a família de Guerra, planejar a biografia do ex-presidente da legenda que faleceu no dia 6 de março em decorrência de câncer.
As farpas entre os pré-candidatos ao governo do estado já começaram e o senador Armando Monteiro (PTB) parece ter encontrado o mote para tentar evidenciar junto ao eleitor a imagem de que compete com um candidato inexperiente. Em entrevista a uma rádio da cidade de Jaboatão dos Guararapes nesta sexta-feira (14), o petebista voltou a mandar uma indireta ao secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB), seu rival em outubro.
Falando sobre as agendas de pré-campanha no interior do estado, a sua e a do adversário, Armando Monteiro declarou que está com o pé na estrada há bastante tempo. “Ando Pernambuco desde o início do nosso mandato. Não faço como esses que estão fazendo uma espécie de intensivão para conhecer Pernambuco, ou seja, viviam nos gabinetes e agora, de repente, começam a andar porque estamos nas vésperas das eleições”, afirmou.
Desde que assumiu o mandato em 2011, Armando Monteiro passou por 145 cidades pernambucanas. Ele garante que sai na frente do candidato justamente por ter essa vivência proporcionada pela atividade parlamentar. “Fiz uma opção: eu quero ser alguém que conhece os problemas das diversas microrregiões de Pernambuco e, para isso, para aprendermos, precisamos estar em contato com a população, ouvir as pessoas, ouvir o homem do campo”, argumentou.
Neste sábado, Armando Monteiro percorrerá seis cidades da Zona da Mata Norte. Às 8h30, o petebista estará em Paudalho e a última reunião com as lideranças políticas está agendada para às 19h em Itambé. O roteiro ainda inclui Carpina (10h30), Nazará da Mata (14h30), Itaquitinga (16h30) e Condado (17h30). A cidade de Ferreiros foi retirada do cronograma.
Amanhã (16), Armando Monteiro colocará o pé na estrada novamente. O dia será destinado a encontros com lideranças políticas em apenas duas cidades. O roteiro começará às 9h30 em Salgueiro. À tarde, às 16h30, Armando Monteiro estará em Custódia. Nessa localidade, ele receberá o título de cidadão do município na Câmara de Vereadores. À noite, Armando permanece em Custódia para prestigiar a Festa de São José.
O roteiro deste sábado será feito por Armando na companhia do deputado federal João Paulo e do senador Humberto Costa. Os petistas defendem que o PT se alie ao PTB na campanha para governador. A sigla, no entanto, só decidirá o caminho a seguir no encontro de tática eleitoral dos próximos dias 22 e 23. Dentro da legenda, há um pequeno grupo que defende a candidatura própria.













