Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

PGR pede que Moraes abra ação contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por atuar nos Estados Unidos contra o Judiciário brasileiro.

O relator do pedido será o ministro Alexandre de Moraes, por ter relação com outras investigações que tramitam na Corte, como o inquérito das fake news e a ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado no país.

Segundo o procurador-geral, Paulo Gonet, o parlamentar tem utilizado um “tom intimidatório” para tentar atrapalhar o julgamento técnico da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela tentativa de golpe de Estado.

“A busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal em curso contra o sr. Jair Bolsonaro”, afirma Gonet na petição.

Para ele, as manifestações de Eduardo mostram que ele “se dedica com denotada diligência ao intuito de impedir, com a ameaça, o funcionamento pleno dos poderes constitucionais” não só do Supremo, mas também da Polícia Federal e da própria PGR.

Segundo Gonet, a gravidade das ameaças se tornou ainda mais relevante depois que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, admitiu a possibilidade de aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

“As retaliações buscadas, concatenadas e anunciadas intrepidamente contra as autoridades responsáveis pela condução dos casos mencionados nesta peça se assomam como graves atos de interferência sobre o livre exercício dos poderes constitucionais”, frisa o PGR.

Crônica de Ademar Rafael: O Guardião

O GUARDIÃO

Permitam um desabafo: “Fico incomodado ao ler e ouvir ponderações sobre o perfil do Cardeal que ocupa o trono de Pedro.” Para mim ser conservadora, liberal, progressista é um detalhe. Vejo com importante ser o guardião dos princípios da doutrina cristã.

Tenho certeza que minha percepção sobre o tema nada alterará no pensamento desse mundo doentio, onde as barreiras ideológicas e socias tentam e muitas vezes conseguem impor suas infundadas regras. Mas, – por entender este espaço como uma plataforma livre para exposição de ideias sem preocupação com aceitação plena, nível de discordância ou algo parecido -, trago o assunto para reflexão.

Durante o conclave entre os dias sete e oito deste mês, cada um apresentou sua lista de favoritos destacando traços dos perfis ideais. A escolha recaiu sobre um Cardeal que nasceu nos Estados Unidos da Amárica – EUA, que exerceu grande parte da sua ação missionária no Peru e é alinhado com algumas propostas do seu antecessor.

Sobre Robert Francis Prevost – Leão XIV após a escolha muito foi escrito, tem análises para todos os gostos. Prefiro esperar e torcer para que seja o grande guardião da doutrina cristão que em esforço extremo poderia ser resumida como: Ação direcionada à história de Jesus Cristo – vida, morte e ressurreição – promessa de vida eterna, crença e amor a Deus e amor ao próximo.

Neste recorte do pronunciamento após o anúncio do seu nome como sucessor de Francisco encontramos algo que nos remete a doutrina cristã:

“…Deus ama todos, e o mal não vai prevalecer. Todos estamos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com o Deus que está entre nós. Somos discípulos de cristo. O mundo precisa de sua Luz. A humanidade precisa Dele como a ponte entre Deus e o amor. Nos ajudem a construir com diálogo com encontro para sermos um único povo sempre em paz. Obrigado papa Francisco…”. Que Deus lhe proteja Leão XIV.

Projeto da Alepe pode tirar R$ 500 milhões dos municípios, alerta Amupe


A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) manifesta sua preocupação diante da tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa que propõem isenções no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com impactos diretos sobre a arrecadação municipal. Estimativas apontam que, caso aprovadas, as medidas poderão gerar um rombo superior a R$ 500 milhões por ano nos cofres dos municípios pernambucanos.

O IPVA, como se sabe, é um tributo cuja arrecadação é repartida igualmente entre Estado e municípios. Ou seja, qualquer alteração que comprometa essa receita afeta de forma severa a capacidade de investimento das prefeituras em áreas fundamentais como saúde, educação, assistência social, mobilidade e infraestrutura urbana. É justamente com essa parcela do imposto que muitas cidades conseguem manter serviços básicos essenciais para a população.

A Amupe reconhece a importância de debater políticas públicas que promovam justiça tributária e inclusão social. No entanto, medidas dessa natureza devem ser construídas com responsabilidade fiscal e diálogo federativo, levando em consideração o impacto que terão sobre os entes municipais, que já enfrentam sérias restrições orçamentárias.

Diante disso, a Amupe reforça o pedido para que a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe reavalie as propostas em discussão, ouvindo os gestores municipais e considerando alternativas que não comprometam a sustentabilidade financeira dos municípios. Os prefeitos e prefeitas de Pernambuco permanecem abertos ao diálogo, em defesa de um pacto federativo equilibrado e de uma gestão pública que garanta dignidade aos pernambucanos e pernambucanas.

Foto: Divulgação

MCTI lança programa Bolsa Futuro Digital para formar profissionais para área de tecnologia

Com investimento de R$ 54 milhões, iniciativa quer formar 10 mil novos programadores nos próximos 24 meses, em 12 estados e no DF

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou hoje do lançamento do Programa Bolsa Futuro Digital. Na ocasião foram abertas as inscrições para o programa de capacitação gratuito e presencial, que vai formar 10 mil programadores iniciantes, nos próximos 24 meses. A iniciativa é voltada a jovens e adultos sem experiência prévia na área de tecnologia da informação, com interesse em ingressar nas carreiras de desenvolvimento Front-end ou Back-end.

Nesta primeira etapa, serão ofertadas 5 mil vagas, em 12 estados e no Distrito Federal, com prioridade para estudantes da rede pública. Daqui a seis meses, mais 5 mil vagas serão disponibilizadas, ampliando o alcance da ação. Além da formação, os participantes contarão com apoio financeiro mensal durante o curso.

“O Bolsa Futuro Digital não é apenas mais um programa de capacitação, é um passo estratégico para preparar nossos jovens para os empregos que farão a diferença nos próximos anos no setor que não para de crescer, e que vai definir os rumos do nosso desenvolvimento”, afirma a ministra Luciana Santos.

O programa é uma ação do Conecta e Capacita, política pública do MCTI voltada à formação tecnológica e será financiado com recursos do PPI da Lei de Informática, num total de R$ 54,5 milhões. O objetivo é formar profissionais prontos para ingressar no mercado de trabalho, com trilhas em Desenvolvimento Front-end e Desenvolvimento Back-end, certificação e até mesmo uma experiência de trabalho real, por meio de uma residência tecnológica em empresas parceiras.

O que são os PPIs da Lei de Informática

Os Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPIs) são instrumentos criados no âmbito da Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991) para promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (PD&I) no setor de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Empresas beneficiadas por incentivos fiscais da Lei podem aplicar recursos em PPIs como forma de cumprir suas contrapartidas legais de investimento em PD&I.

Desde 2018, com a atualização da legislação, os PPIs passaram a permitir que as empresas cumpram integralmente essas obrigações, incluindo investimentos exigidos no FNDCT e em convênios com universidades e institutos de pesquisa. A gestão desses recursos é feita de acordo com regulamentos específicos do MCTI, e os projetos devem ser aprovados pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI). Hoje, os PPIs são uma das principais fontes de financiamento público para capacitação e inovação tecnológica no país.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil forma 46 mil profissionais de tecnologia por ano, mas a demanda é de cerca de 70 mil. A remuneração no setor pode ser até três vezes maior que a média nacional. Esse cenário contrasta com os 21,2% de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham — mais de 45% deles são mulheres pretas ou pardas.

“Precisamos oferecer esperança e perspectiva a essa juventude. Como primeira ministra mulher na história do MCTI, tenho o dever de promover políticas públicas de inclusão feminina”, disse Luciana. Ela reforçou ainda que 50% das vagas do programa serão destinadas a mulheres, como parte do compromisso do MCTI com a inclusão e a igualdade de gênero.

Durante o evento, Marcelino Granja, assessor especial do MCTI, destacou o protagonismo das instituições de ensino e das entidades executoras na construção coletiva do programa. Ele agradeceu o empenho dos parceiros e enfatizou a importância da articulação nacional para alcançar os 10 mil jovens previstos na primeira etapa.

“Essa engrenagem só funciona porque temos uma rede comprometida em todo o país. Instituições federais, universidades estaduais, entidades como a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e o Instituto Hardware BR (HBR), dentre outros, se dedicaram para tirar esse projeto do papel. É um esforço de muitos, espalhados por diferentes estados, mas com um objetivo comum: dar oportunidade e dignidade à juventude trabalhadora brasileira”, afirmou.

A reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Massukado, destacou a importância do programa como resultado de um esforço coletivo entre instituições públicas e privadas. “Esse projeto une dois elementos essenciais para a dignidade do povo brasileiro: formação profissional de qualidade e empregabilidade”, afirmou. Ela ressaltou o papel estratégico dos Institutos Federais na construção de políticas públicas inclusivas e reiterou o compromisso do IFB em seguir como parceiro em ações que promovam oportunidades reais de desenvolvimento para a população.

O objetivo do programa para os jovens brasileiros, especialmente para aqueles que buscam uma inserção rápida e qualificada no mercado de tecnologia, foi destacado pelo presidente da Softex, Ruben Delgado. Para ele, o projeto é uma oportunidade concreta de ampliar a inclusão digital e social em diversas regiões do país.

“Mais do que formar programadores, essa iniciativa significa abrir portas para jovens de diferentes realidades, oferecendo uma capacitação acelerada e alinhada com as necessidades do mercado. É um passo fundamental para democratizar o acesso às tecnologias e garantir que o Brasil avance com inovação e justiça social. Estamos falando de transformar vidas e fortalecer nossa economia digital, e isso é motivo de muita esperança e orgulho para todos nós”, destacou Ruben Delgado.

Quem pode participar

Para se candidatar ao Bolsa Futuro Digital, é necessário:

* Ter concluído o ensino médio (ou estar em vias de concluir, desde que complete 18 anos até o fim do curso);
* Ter estudado em escola pública ou, em caso de escola privada, com bolsa integral;
* Ter no mínimo 18 anos completos até a data de encerramento da formação;
* Ter acesso à internet para a realização das atividades complementares.
* Não é necessário conhecimento prévio em programação, o que torna o programa uma porta de entrada inclusiva para novos talentos da tecnologia.

Como será o curso:

O treinamento tem duração total de 9 meses, divididos em duas fases:

Fase de formação técnica (6 meses):

* Aulas presenciais duas vezes por semana, com 3 horas por sessão (totalizando 144 horas presenciais);
* Conteúdo complementar online: 56 horas, com apoio das entidades executoras;
* Bolsa de R$ 100/mês nos 3 primeiros meses e R$ 200/mês nos 3 meses finais.
* Fase de residência tecnológica (3 meses):

Os participantes com melhor desempenho poderão participar de uma residência em empresas parceiras, com acompanhamento técnico e bolsa de R$ 600/mês.

O curso adota metodologias modernas como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), estimulando a prática e a resolução de problemas reais.
Trilha Front-end ou Back-end – escolha seu caminho:

Os candidatos podem escolher uma das duas trilhas de formação:

* Desenvolvedor Front-end: foco em interfaces, design, interatividade e experiência do usuário, com conteúdos como HTML, CSS/SASS, JavaScript, React e noções de UX.
* Desenvolvedor Back-end: voltado à lógica, servidores e bancos de dados, com aulas sobre JavaScript, Python ou Ruby, orientação a objetos, WebServices e modelagem de dados.

Onde o programa será oferecido:

O Bolsa Futuro Digital será implementado de forma presencial em 12 estados e no Distrito Federal. São eles:

* Região Norte: Pará;
* Região Nordeste: Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia;
* Região Centro-Oeste: Goiás e Distrito Federal;
* Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo;
* Região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Cada local contará com polos físicos de aula, que podem ser consultados nos portais das entidades executoras. A escolha do polo é feita no momento da inscrição.

Quem executa o programa:

A execução do programa será feita por três entidades, ICTs Executoras de projetos do PPI, o CEPEDI, a SoftexPE e o H.BR, sob coordenação da SOFTEX. A iniciativa também envolve uma ampla rede de instituições federais e estaduais de ensino, como:

UEPA, IFMA, UEPB, UFPE, IFSE, IFBA, IFBaiano, IFMG, IFG, IFB, UFF, IFSP, UNESC e IFRS.

Avaliação e seleção

Haverá processo seletivo com duas etapas: Teste de raciocínio lógico e envio de vídeo demonstrando interesse e motivação para cursar a formação e/ou teste automático de Fit Cultural. A matrícula será feita mediante apresentação de documento com foto, conforme orientação da entidade executora local.

Mais informações e inscrições no site https://bfd.softexpe.org.br/

Santa Cruz recebe trator do IPA para fortalecer a agricultura familiar

Santa Cruz da Baixa Verde segue avançando no fortalecimento da agricultura local. Nesta sexta-feira (23), o município recebeu um novo trator equipado com grade aradora, que será destinado ao apoio direto aos agricultores da região. A entrega foi realizada através da parceria com o Governo de Pernambuco, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que tem atuado na interiorização de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural.

O equipamento foi entregue oficialmente ao prefeito Dr. Ismael pelo presidente do IPA, Miguel Duque, durante evento realizado em frente à Igreja Matriz da cidade. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado estadual Luciano Duque, o ex-prefeito Zé Bezerra, o presidente da Câmara Municipal, professor Dãozinho, as vereadoras Kety Melo e Taty Magalhães, os vereadores Natan Fontes e Roberto da Paz, além do secretário municipal de Agricultura, João Henrique.

O prefeito Dr. Ismael aproveitou para celebrar a conquista, agradecendo ao IPA e ao deputado Luciano Duque pela articulação. “Cada avanço como esse é um passo a mais na valorização do homem e da mulher do campo. A chegada deste trator é um investimento que fará a diferença na vida de quem não pode pagar por esse serviço para arar sua terra e produzir. Esse é só o início. Ainda tem muita coisa boa por vir”, declarou.

Ministro Rui Costa e Silvio Costa Filho anunciam mais de R$ 1,5 bi de investimentos na Bahia

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciaram, nesta sexta-feira (23), um pacote de mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos para os portos públicos da Bahia — Aratu-Candeias, Salvador e Ilhéus. Com recursos do Novo PAC, a iniciativa visa ampliar a infraestrutura logística, aumentar a competitividade e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

Durante a cerimônia, o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância estratégica dos investimentos: “Os mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos que estamos anunciando hoje representam um avanço estratégico para a infraestrutura portuária da Bahia, com impacto direto na logística nacional, na geração de emprego e no crescimento sustentável do estado e do Nordeste”, afirmou.

O pacote de investimentos inclui ainda obras no Porto de Salvador, com foco na ampliação da infraestrutura, modernização e incorporação de inovações tecnológicas. As melhorias visam aumentar a eficiência operacional e consolidar o terminal como um polo estratégico do comércio marítimo da Bahia e do Brasil. Também participaram da cerimônia o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o diretor-presidente da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo; e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Expansão e eficiência portuária
O complexo portuário de Aratu-Candeias vai receber investimentos de quase R$ 400 milhões da ATU 12 Arrendatária Portuária SPE S.A, para ampliação e modernização do terminal de granéis sólidos minerais. Já a ATU 18 executa um contrato de R$ 120 milhões e apresentou proposta adicional de R$ 535 milhões para a movimentação de granéis vegetais.

A Ultracargo Logística S.A. também instalada no complexo, destinará R$ 305,7 milhões para a construção de um novo píer de líquidos e ampliação da capacidade de armazenamento em 50 mil m³, permitindo o atendimento a navios de até 215 metros. Com esses investimentos, o Porto de Aratu passa a contar com dois novos terminais dedicados ao escoamento da produção agropecuária da Bahia. A estrutura viabiliza o crescimento do agronegócio no oeste baiano, que enfrentava limitações logísticas.

A movimentação de cargas do complexo poderá aumentar em até seis vezes — de 2 milhões para mais de 12,5 milhões de toneladas anuais — atendendo à crescente demanda por rotas mais eficientes. “Agora, os produtores da região poderão exportar com mais eficiência, o que destrava a capacidade produtiva e impulsiona o setor”, ressaltou Costa Filho.

Reativação e dragagem estratégica
No sul do estado, o Porto de Ilhéus contará com R$ 129,6 milhões para a reativação do Moinho de Trigo, inativo há 17 anos. A retomada marca um novo ciclo econômico para a região, com impactos positivos nos setores alimentício e agrícola. A expectativa é que o equipamento gere até R$ 229 milhões em receitas nos próximos cinco anos.

Além disso, foi realizada a dragagem de manutenção que devolveu ao porto a profundidade operacional de 10 metros. Já está prevista a próxima etapa da obra, que ampliará a profundidade para 14 metros, permitindo a atracação de navios maiores e aumentando a competitividade do terminal no cenário logístico nacional.

“A reativação do Moinho de Trigo em Ilhéus, após 17 anos, vai além da retomada de uma estrutura: é um marco para a economia local, com geração de emprego, renda e desenvolvimento. Um trabalho da Codeba, com apoio do Governo Federal, que reforça o papel estratégico do Porto de Ilhéus na logística nacional”, afirmou o secretário nacional de Portos, Alex Ávila.

Governo de Pernambuco beneficia famílias do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto com novo conjunto habitacional no Recife

Empreendimento dos programas Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida vai atender membros do MLRT que moraram no terreno de forma irregular

A governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta sexta-feira (23), para a construção do Conjunto Habitacional Zilma Maria de Oliveira, que beneficiará 64 famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro do Bongi, no Recife. Com investimento total de R$ 11,5 milhões, o projeto marca mais um avanço do programa Morar Bem PE e será realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). A obra está prevista para ser concluída em até 18 meses.

“Em Pernambuco, o Governo do Estado leva moradia a sério. É por isso que a gente tem construído, através do programa Morar Bem, a maior política habitacional da história do nosso Estado. Hoje, uma parceria importante com o governo federal, através do Minha Casa, Minha Vida, que destinou para o Bongi 64 unidades habitacionais. Entramos com a doação do terreno, com as obras de esgotamento sanitário e água, para garantir o direito à moradia de quem lutava há 20 anos por essa conquista. O residencial leva o nome de Zilma Maria, uma das pessoas que lutaram para que isso pudesse virar realidade. Infelizmente, ela não está aqui para poder celebrar, mas ela deixa o seu legado de luta”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O empreendimento contará com infraestrutura complementar como rede de esgotamento sanitário, adutora, pavimentação de acesso e demais intervenções externas, com um aporte de R$ 1,3 milhão do Governo de Pernambuco para garantir a integração urbana da área.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, ressaltou a importância da utilização de áreas públicas para garantir moradia digna. “Esse terreno do Governo do Estado, estava sem utilidade no passado e quando a gente chegou ao governo, começamos a fazer o mapeamento de todas as áreas que pudessem servir de moradia. Fizemos a regularização para o movimento, que tinha feito a ocupação e vinha há muitos anos tentando essa negociação com o Estado, o movimento apresentou proposta ao Ministério das Cidades e foi selecionado”, detalhou a titular da pasta.

Localizado na Rua Isaac Markman, o terreno onde será erguido o conjunto habitacional havia sido ocupado até 2004 e, desde então, era reivindicado pelo Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) para fins habitacionais. A doação oficial da área foi realizada em novembro de 2023, por meio de chamamento público da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Maia, destacou a relevância social do programa habitacional e o compromisso com a transformação de vidas. “Quando a gente fala do Minha Casa, Minha Vida Entidades, sempre é com carinho, porque sabemos que esses empreendimentos vêm de pregressos de muita luta, resistência, de muitas pessoas envolvidas e sonhos. Em breve, essas pessoas terão melhores condições de vida”, enfatizou.

O habitacional Zilma Maria de Oliveira integra as ações estruturantes do Morar Bem PE, o primeiro programa de habitação de interesse social da história de Pernambuco, que já beneficiou 37.437 famílias desde 2023 com iniciativas como Entrada Garantida, Retomada de Habitacionais, Reforma no Lar e Regularização Fundiária.

O senador Humberto Costa destacou a importância da união entre os entes federativos para a realização de projetos habitacionais em Pernambuco. “Esse habitacional é uma conquista do povo organizado, é resultado de uma luta. O Governo de Pernambuco tem sido um parceiro muito presente do governo federal”, enalteceu.

A deputada estadual Rosa Amorim destacou a relevância da iniciativa para a população pernambucana. “Quero parabenizar todo o esforço do Governo do Estado na parceria com o governo federal para transformar sonhos em realidade. Resolver o déficit habitacional é construir uma vida digna para todos os pernambucanos”, enfatizou.

Mãe de cinco filhos, Aline Tenório, de 42 anos, será uma das beneficiadas com a nova moradia. Ela externou a emoção do momento. “Ter minha casa própria é o meu sonho de mãe. A mãe que cria seus filhos sozinha e agora não vai morar mais na casa de ninguém, que não vai precisar mais de favor, porque sei que vou morar no que é meu. Não tenho palavras, só gratidão a Deus por tudo”, celebrou.

Estiveram presentes na solenidade o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habilitação e Obras (Cehab), Paulo Lira; o superintende do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Caetano de Caril, representando também o ministro das Cidades, Jader Filho; a diretora de Habitação da Cooperagri, Patrícia Diniz; o coordenador do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT), Jean Carlos; e o vereador do Recife, Davi Muniz.

Foto: Miva Filho/Secom

Itapetim adere ao Selo UNICEF 2025-2028 e fortalece compromisso com a infância e adolescência

O município de Itapetim deu um importante passo na construção de um futuro ainda melhor para as crianças e adolescentes. Durante encontro realizado na Prefeitura nesta sexta-feira (23), foi oficializada a adesão ao Selo UNICEF 2025-2028 – uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que visa fortalecer políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da infância e da juventude.

A prefeita Aline Karina assinou o termo de adesão e reafirmou o compromisso da gestão com a promoção da equidade e da proteção social. Ao lado dela estiveram o vice-prefeito Chico de Laura, o diretor de Cerimonial Diego Nunes – que foi nomeado articulador do Selo UNICEF no município e será o responsável por coordenar as ações e mobilizar a rede de apoio em torno dessa causa –, a presidente do CMDCA, Nayara Lucena, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnio Moreira, o vereador Alexandre, além de secretários e diretores municipais.

A adesão ao Selo UNICEF tem como objetivos:

  • Reduzir desigualdades;
  • Fortalecer a gestão municipal;
  • Promover políticas públicas eficazes;
  • Engajar a comunidade na proteção da infância e adolescência;
  • Monitorar e melhorar indicadores sociais com base em evidências.

Essa iniciativa representa mais do que um compromisso institucional: é a demonstração de que Itapetim acredita no poder transformador da infância, garantindo mais oportunidades, dignidade e direitos para as crianças e adolescentes.

 

Rede estadual de saúde em Pernambuco: saiba quando procurar cada serviço disponibilizado

“Eu sei que, quando temos pequenos incômodos, devemos procurar uma UBS, não é?” A dúvida do produtor cultural Alex Apolonio, natural de Garanhuns, é também a de muitas pessoas em Pernambuco: como funciona a rede de saúde no estado e a quem recorrer quando se precisa de atendimento?

A rede estadual de saúde vai da Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) à alta complexidade em hospitais e centros de referência, integrando esforços entre o Governo de Pernambuco, os municípios e o Governo Federal para garantir a prevenção e o cuidado integral à população. Mas será que todo caso precisa ser encaminhado para uma unidade de emergência ou hospital?

A diretora geral da Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Rafaela Niels, explica que nem todos os quadros exigem atendimento em unidades de urgência e emergência. O primeiro passo, para quem não apresenta um quadro agudo, deve ser buscar a atenção primária.

“A Atenção Primária é reconhecida internacionalmente como o espaço capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população. Se um paciente tem, próximo de sua casa, uma unidade de saúde da família, ele deve ser acompanhado pela equipe desta unidade durante toda a vida, porque é nesse espaço que os profissionais devem monitorá-lo. À medida que tratamos esses pacientes na Atenção Primária, conseguimos reduzir as filas nos hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), diminuir os casos de agravamento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população”, destacou a gestora.

Já quando o caso é de urgência e emergência de média complexidade, quem precisa de atendimento deve procurar uma das UPAs espalhadas pelo estado. Ou seja, são destinadas a situações que não podem esperar por um atendimento ambulatorial, que é aquele agendado com antecedência.

“É aquela situação de emergência, como quando você quebra uma perna, precisa fazer uma sutura, sofre um infarto. Esse é o tipo de atendimento imediato. Infelizmente, as pessoas, às vezes por dificuldade de acesso ou por falta de conhecimento, acabam procurando a UPA por motivos que não justificam esse tipo de atendimento. Isso acaba sobrecarregando o serviço e dificultando o fluxo de quem realmente precisa de urgência”, explica a diretora geral de Assistência Integral à Saúde, Adriana Bezerra.

Além das UPAs, o estado dispõe das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada e Reabilitação (UPAE-R). A primeira funciona como centro de especialidades médicas, oferecendo consultas com especialistas, exames e procedimentos. Já a UPAE-R é voltada principalmente para a reabilitação de pacientes, com foco na pessoa idosa.

“A UPAE é aquela unidade onde você vai encontrar especialistas, garantindo toda a linha de cuidado. É um acesso regulado: o paciente passou por uma unidade de Atenção Primária do município, o médico solicitou o atendimento com um especialista e, a partir disso, é gerada uma senha junto à Central de Regulação do Estado, que agenda a consulta. Já a UPAE-R é voltada para reabilitação, especialmente do público idoso, oferecendo atendimento ambulatorial, com a diferença de que, nessa unidade, o paciente tem acesso à parte de reabilitação, com serviços como fisioterapia, hidroginástica, terapia ocupacional, entre outros”, explicou Adriana Bezerra.

HOSPITAIS – Além dos hospitais regionais espalhados pelo estado, Pernambuco conta com seis grandes emergências que são referências em atendimentos de alta complexidade. O Hospital da Restauração (HR), no Recife, é a maior emergência do Norte-Nordeste, especializado em trauma, neurocirurgia, neurologia, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia. Também na capital, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) se destaca em cirurgia geral, cirurgia vascular, traumatologia, urologia, ortopedia, clínica médica e bucomaxilofacial. O Hospital Otávio de Freitas (HOF) atende em clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, neurologia, urologia e pediatria.

No interior, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, é referência para o Agreste e parte do Sertão, com foco em traumatologia, ortopedia e cirurgias geral e bucomaxilofacial. Já o Hospital Barão de Lucena (HBL), também no Recife, oferece atendimento em obstetrícia de alto risco, pediatria, oncologia (UNACON), clínica médica, cirurgias de alta complexidade e hemodiálise. Por fim, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, é referência em clínica médica, cardiologia, otorrinolaringologia e maternidade de alto risco.

“Esses são hospitais que não têm a chamada ‘porta aberta’, ou seja, o paciente só deve chegar a essas unidades por meio da regulação. Por exemplo: o paciente vai à UPA e é identificada a necessidade de transferência pela gravidade do caso. Assim, é solicitado um leito de internação para tratamento de alta complexidade, e ele é encaminhado via Central de Regulação. Existem exceções, como a UTI Obstétrica, que é porta aberta. Fora isso, o paciente precisa ser regulado”, explicou Adriana Bezerra.

O mais novo equipamento de saúde do estado, o Hospital da Mulher do Agreste Luísa Cavalcanti Maciel, foi entregue em maio de 2025 e é a primeira das cinco maternidades que serão construídas pelo Governo de Pernambuco, com foco na ampliação da assistência materno-infantil no estado. Com investimento total de R$ 84,8 milhões, a unidade beneficiará mais de 50 municípios do Agreste, abrangendo as Regionais de Saúde IV e VI.

Com previsão de realizar mais de 700 partos por mês e cerca de 8 mil partos por ano, o hospital é referência em obstetrícia de alto risco e foi equipado com tecnologia de ponta, incluindo exames de ultrassonografia convencional e com doppler, tomografia computadorizada, mamografia, ecocardiograma, entre outros serviços.

CENTRAL DE REGULAÇÃO DE LEITOS – É um órgão da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) responsável por coordenar o acesso a leitos hospitalares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado. Sua principal função é avaliar as solicitações de internação e encaminhar os pacientes para as unidades de saúde mais adequadas ao seu perfil clínico e à complexidade do caso, garantindo um atendimento eficiente e equitativo.