Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Contribuintes têm até 30 de maio para doar parte do Imposto de Renda a fundos sociais do Recife

Campanha “Declare Seu Bairrismo” reforça importância das doações aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa na reta final da declaração do IR

Com o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda se encerrando no próximo dia 30 de maio, a Prefeitura do Recife intensifica a divulgação da campanha “Declare Seu Bairrismo”, que incentiva os contribuintes a destinarem parte do imposto devido aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMI). A doação pode ser feita diretamente no momento da declaração, sem nenhum custo adicional ao contribuinte, desde que ele opte pelo modelo completo.

A ação é uma iniciativa das secretarias de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e de Direitos Humanos e Juventude e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social na capital pernambucana. “Estamos na reta final do prazo e é importante lembrar que esse gesto pode representar melhorias significativas para projetos sociais que atuam diretamente no Recife. É uma oportunidade de participar ativamente da construção de uma cidade mais justa”, destaca Marco Aurélio Filho, secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife.

O site oficial da campanha — declareseubairrismo.recife.pe.gov.br — disponibiliza todas as informações necessárias, além de um contador em tempo real com o valor arrecadado. A população também pode tirar dúvidas e acompanhar orientações pelo WhatsApp da Prefeitura e pelas redes sociais. “Este é o último fim de semana antes do encerramento do prazo, e sabemos que muitos contribuintes aproveitam esse momento para organizar a declaração com mais calma. É uma oportunidade valiosa para, além de cumprir com uma obrigação legal, contribuir diretamente com projetos sociais do Recife. Destinar parte do imposto aos fundos municipais é simples, sem custo adicional, e tem um impacto concreto na vida de muitas pessoas”, ressalta Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia.

Os recursos arrecadados são geridos pelos conselhos municipais (COMDICA e COMDIR), que destinam os valores a instituições que desenvolvem ações de proteção e inclusão social no Recife.

SJE: Situação denuncia supostos gastos excessivos na Secretaria de Administração no fim da gestão Evandro Valadares

O Blog do Nill Júnior teve acesso, com exclusividade, a documentos que mostram denúncias feitas pelo grupo político ligado ao atual prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, sobre gastos considerados excessivos realizados pela Secretaria Municipal de Administração no último ano da gestão do ex-prefeito Evandro Valadares (PSB), especialmente nos meses finais de 2024, quando já se sabia que o grupo havia perdido as eleições municipais.

As denúncias apontam que, apenas no mês de novembro de 2024, quando a então secretária Luisa Baixinha assumiu a pasta, foram realizadas compras que, segundo o grupo de situação, seriam suficientes para abastecer a Secretaria de Administração — que possui apenas 15 funcionários — por até três anos.

Gastos com gêneros alimentícios (veja aqui)

De acordo com os documentos, ao longo de 2024, a Secretaria de Administração gastou R$ 70.501,61 com gêneros alimentícios. Entre janeiro e março, a secretária era Patrícia de Bacana; entre abril e agosto, a pasta foi comandada por Rômulo Júnior. Nesse período, o total gasto foi de R$ 30 mil.

O grupo de situação destaca que, apenas em novembro, já sob comando de Luisa Baixinha, a secretaria realizou uma compra no valor de R$ 40.014,50, contemplando, entre outros itens: 500 kg de açúcar; 300 frascos de adoçante; 500 kg de achocolatados; 600 kg de cuscuz; 500 kg de goma de tapioca; 9 mil ovos; 500 litros de refrigerante; 550 litros de suco; 200 latas de óleo.

O volume chamou a atenção da gestão atual, que considera a quantidade incompatível com a estrutura e necessidade da secretaria.

Material de expediente (veja aqui)

O grupo de situação também denunciou gastos elevados com material de expediente. Segundo eles, durante os oito primeiros meses do ano, os secretários anteriores compraram R$ 18 mil em itens do tipo. Entretanto, em novembro, uma compra única foi realizada no valor de R$ 70.011,50. Entre os itens adquiridos estariam: 100 grampeadores; 600 mil envelopes; 100 mil folhas de papel madeira; 100 mil pastas; 25 mil metros de fita crepe; 1.500 canetas; 2 mil colas.

Na avaliação do grupo ligado a Fredson Brito, essa aquisição seria suficiente para suprir a secretaria por pelo menos três anos.

Material de limpeza (veja aqui)

As denúncias incluem ainda gastos com material de limpeza. Conforme os dados apresentados, o total gasto ao longo de 2024 foi de R$ 52.277,27. Até agosto, sob as gestões anteriores, a despesa foi de R$ 12 mil. Entretanto, novamente em novembro, uma compra no valor de R$ 40.664,40 foi realizada.

Entre os itens adquiridos estão: 4.800 litros de amaciante; 200 litros de água sanitária; 200 kg de sabão neutro; 300 copos de cristal; 200 desodorantes; 800 litros de detergente; 8 mil sacos de lixo; 500 frascos de limpador multiuso; 900 esponjas de aço.

Críticas do grupo de situação

O grupo político de apoio ao atual prefeito Fredson Brito avalia que as compras realizadas nos últimos meses da gestão de Evandro Valadares foram “desproporcionais” e “incompatíveis” com a estrutura e a necessidade da secretaria, levantando suspeitas sobre a finalidade dos gastos e sua motivação diante da iminente troca de gestão. Veja abaixo os documentos:

  1. Gastos com gêneros alimentícios
  2. Material de expediente
  3. Material de limpeza

Fonte: Nill Júnior

Pátio lotado e muita animação marcam a abertura da 74ª Festa das Rosas em Flores

A 74ª edição da tradicional Festa das Rosas começou em grande estilo na noite desta quinta-feira (22), com uma multidão reunida no Pátio de Eventos para celebrar cultura, música e reencontros. Famílias inteiras, jovens e visitantes de diversas regiões marcaram presença na abertura oficial, que já se consagra como uma das mais animadas dos últimos anos.

O palco recebeu três atrações que agitaram o público do início ao fim: Marcello Viesy, Natanzinho Lima e Kelvy Pablo. Cada artista trouxe sua identidade musical e garantiu uma noite vibrante, repleta de emoção e alegria.

Entre o público, destacaram-se também as presenças do prefeito Gilberto Ribeiro, do Secretários Marconi Santana e Lucila Santana, figuras que têm forte ligação com a história e o fortalecimento da festa ao longo dos anos.

O prefeito Gilberto destacou a importância da celebração: “A Festa das Rosas é um momento de reencontro com nossas raízes, de valorização da cultura e de geração de oportunidades para o comércio e o turismo local.”

Já Marconi, sempre presente ao lado da comunidade, afirmou: “É gratificante ver o sorriso das pessoas, a praça cheia, as famílias reunidas. Isso nos motiva a seguir trabalhando por mais conquistas.”

A programação da 74ª Festa das Rosas segue hoje e no dia 31 no distrito de Fátima. A expectativa é de público recorde em ambos dias dias.

Dez anos da epidemia de microcefalia serão marcados por reunião de famílias em culto ecumênico

Evento da União de Mães de Anjo em PE tem apoio da Alepe e do Shopping Tacaruna

Os dez anos do surgimento dos primeiros casos de microcefalia decorrentes da infecção do Zika Vírus, epidemia que tanto afetou crianças e alterou o curso de vidas de mães e famílias em Pernambuco, estão sendo lembrados neste mês de maio. Nesta segunda-feira (26), o grupo União de Mães de Anjos em Pernambuco (UMA), associação que atua na assistência e acompanhamento das famílias de crianças com microcefalia, promove culto ecumênico no rooftop do Shopping Tacaruna, das 17h30 às 22h.

A iniciativa da UMA tem apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco e do Shopping Tacaruna. Será uma reunião em que crianças e suas famílias poderão se reencontrar, confraternizar, agradecer e reforçar laços construídos ao longo da última década. “Rememorar a epidemia é necessário para que se jogue luz sobre a história das crianças e a luta das mães e também se reafirme direitos, cidadania e dignidade de todos os atingidos”, comenta a presidente da União de Mães de Anjo, Germana Soares.

“A Assembleia se une a outros parceiros para proporcionar momentos de celebração a essas famílias que há dez anos resistem, mobilizadas, para assegurar cuidados, dignidade e direitos às crianças afetadas pelo Zika Vírus. É hora de fortalecer este trabalho e de relembrar esta caminhada marcada por doação, resignação e solidariedade. A Casa se associou à luta das famílias e está junta neste encontro de celebração”, diz o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, que, na ocasião, será representado pelo deputado Gilmar Júnior, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe.

O Tacaruna destaca que recebeu com alegria a solicitação de Germana Soares, que, inclusive, já foi homenageada com o Prêmio Tacaruna Mulher pelo seu relevante trabalho social à frente do grupo de mães e familiares de crianças com microcefalia. “É uma honra para nós recebê-los. Desejamos que seja uma noite festiva e e alegre, em que essas famílias, que tantas vezes abrem mão do lazer para se dedicar integralmente aos cuidados com seus filhos, possam vivenciar momentos de leveza, convívio social e bem-estar, longe da rotina intensa de consultórios médicos e terapias”, afirma a superintendente do Shopping Tacaruna, Sandra Arruda.

Homenagens – No dia 30 (sexta), às 10h, a Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe promove, no auditório Sérgio Guerra, a solenidade “Dez anos da União de Anjos em Pernambuco, Uma Década de Resistência”. O encontro marcará a luta das famílias envolvidas com a questão e homenageará personalidades e entidades que colaboraram com a UMA nestes dez anos.

Foto: Lucas Patrício

André Maio apresenta emenda que impede cobrança da ‘taxa de esgoto’

Farol de Notícias –  Em uma atuação firme em defesa dos direitos da população de Serra Talhada, o vereador André Maio protocola, nesta sexta-feira (23), uma emenda modificativa unificada ao Projeto de Lei nº 025/2025, que trata da política municipal de saneamento básico.

A proposta amplia e fortalece os direitos dos cidadãos, prevenindo abusos futuros e garantindo maior controle social sobre a gestão da água, do esgoto e dos serviços públicos essenciais no município.

A emenda veio após a polêmica em torno do projeto enviado pela prefeita Márcia Conrado. Maio fez o alerta na tribuna, em seguida o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sugeriu um debate sobre o tema, mas depois recuou. A presidência da casa Joaquim de Souza Melo deve coloar em votação na próxima sessão.

“Essa proposta nasceu do clamor do povo. Não podemos permitir que o cidadão seja penalizado por serviços que sequer chegaram em sua rua. E não podemos aceitar que se cobre por um direito básico como a água a um preço que pesa no prato do trabalhador”, declarou o vereador André Maio durante a apresentação da matéria.

A proposta também impede que contratos ou decretos posteriores venham a criar cobranças de esgoto sem autorização legislativa e participação popular, o que, segundo o parlamentar, é uma medida preventiva contra abusos que já foram praticados em outros municípios brasileiros.

Do ponto de vista jurídico, a emenda está fundamentada na Constituição Federal, no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e no Marco Legal do Saneamento (Lei nº 11.445/2007).

Já no aspecto econômico, busca o reequilíbrio da tarifa de água frente à realidade financeira da população de baixa renda, historicamente afetada pela precariedade dos serviços e pela sobrecarga nos custos de vida.

“Esse é um projeto que olha para quem mora nas periferias, para quem vive da água do balde, do tambor, da torneira controlada. É um projeto que protege, escuta e valoriza o povo”, complementou Maio,

A iniciativa tem recebido apoio de moradores, lideranças comunitárias e movimentos populares, e será acompanhada por ações de escuta nas comunidades para garantir que a população esteja informada e mobilizada em torno de seus direitos.

“Plano sem pé nem cabeça”: o que Mourão já disse da suposta trama golpista

Vice-presidente da República no governo de Jair Bolsonaro (PL), o atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) prestará depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (23) na condição de testemunha do ex-ministro general Augusto Heleno.

O parlamentar não foi citado no relatório da Procuradoria-Geral da República (PGR) que denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 33 pelo suposto planejamento de um golpe de Estado no contexto da derrota do ex-presidente na eleição de 2022.

Além de Heleno, Mourão também foi indicado pelas defesas de Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

Ao longo da investigação, o senador já comentou algumas vezes o caso, chegando a classificá-lo, inclusive, de plano sem pé nem cabeça.

Quando os detalhes começaram a ser divulgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ele afirmou que não enxergava crime em “escrever bobagem”.

“Nós temos um grupo de militares pequeno… A maioria militares da reserva que, em tese, montaram um plano sem pé nem cabeça. Não consigo nem imaginar como uma tentativa de golpe”, disse em entrevista ao podcast “Bom dia Mourão”, em novembro do ano passado.

Prefeitura do Recife promove encontro em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife vai realizar a Feijoada da Diversidade no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ neste sábado (24)

Para lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado anualmente em 17 de maio, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, realizará a Feijoada da Diversidade no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, no bairro da Boa Vista, neste sábado (24). A proposta é aproximar o poder público dessa população que ainda enfrenta preconceito, e ampliar os espaços de escuta e de conscientização sobre o problema. O evento de sábado será realizado entre 10h e 14h, e vai receber os usuários do Centro e representantes de ONGs e coletivos.

Na ocasião, serão apresentadas as novidades que serão implementadas na Plataforma Municipal de Denúncias LGBTI+, que faz parte da campanha Recife Sem Preconceito, disponível no aplicativo ou site do Conecta Recife. O canal recebe registros de casos com base nas leis municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero.

Além disso, será inaugurada uma nova Sala de Inclusão Digital no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, com 10 computadores para os usuários. Em breve, dois cursos serão disponibilizados no local: Informática Básica, em parceria com a Escola Profissionalizante do Recife; e Mídias Sociais para Empreendedores LGBTI+, em parceria com o Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC) que também doou as máquinas da sala.

A Feijoada da Diversidade também vai oferecer atendimentos nas áreas de saúde, bem-estar e beleza. Em parceria com a UNINASSAU, serão oferecidas avaliações com fisioterapeuta. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Recife, serão disponibilizadas vacinação contra gripe, tétano, hepatite B e também a tríplice viral; bem como orientação em saúde bucal e distribuição de insumos de prevenção (camisinhas masculina, feminina e gel).  Por fim, cortes de cabelo e sessões de massoterapia e ventosaterapia serão oferecidas por profissionais da Escola Profissionalizante do Recife. 

Além de feijoada para o almoço, o evento também vai contar com uma oficina de grafitagem com o tema “Expressão urbana como ferramenta de resistência e identidade”. Para mais informações, acesse o perfil no Instagram @sdhjrecife. 

CENTRO – O Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ do Recife atua há 10 anos promovendo cidadania para pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais. Ligado à Gerência de Livre Orientação Sexual da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, realiza cerca de 200 atendimentos mensais.

O espaço oferece atendimentos psicológico, jurídico e socioassistencial; oficinas e cursos de qualificação profissional; apoio para inserção no mercado de trabalho e fortalecimento dos vínculos familiares. Também realiza encaminhamentos para a rede de saúde e assistência social. O Centro fica na Rua dos Médicis, 86 – Boa Vista. Contatos: (81) 99488-6329 ou cmrclgbtrecife@gmail.com.

FOTOS: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.

Com 77% de aprovação, Luciano Torres desponta como um dos prefeitos mais bem avaliados do Pajeú

Blog do Itamar – A gestão do prefeito Luciano Torres (PSB) segue em alta junto à população de Ingazeira. É o que revela um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Expressão (IPE), que aponta um índice de 77% de aprovação popular ao governo municipal.

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de maio, com 180 entrevistados das zonas urbana e rural do município. O estudo seguiu critérios técnicos de amostragem, levando em consideração faixa etária, gênero, escolaridade e renda familiar, o que garante uma leitura precisa da percepção da população sobre a atual administração.

Os entrevistados avaliaram a gestão em cinco níveis. Confira os resultados:

  • Ótimo – 16,2%

  • Bom – 47,6%

  • Regular – 26,5%

  • Ruim – 3,4%

  • Péssimo – 2,9%

  • Não souberam ou não responderam – 3,4%

Somando os que consideram a gestão ótima ou boa, o prefeito Luciano Torres alcança 63,8% de avaliação positiva direta, enquanto 77% dos entrevistados demonstram aprovação geral do seu governo.

Além da avaliação global, a pesquisa também dividiu os resultados por áreas de atuação da gestão, oferecendo um panorama detalhado do desempenho por setor — uma ferramenta importante tanto para reconhecimento quanto para planejamento.

Luciano Torres, reeleito com expressivos 76,83% dos votos válidos em 2024, vem fortalecendo sua gestão com investimentos em infraestrutura, saúde e educação. Durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, anunciou a conquista de mais de R$ 1 milhão para pavimentação asfáltica, o que deve impulsionar ainda mais os índices de aprovação nos próximos meses.

Os números confirmam o que já se percebia nas ruas: Luciano mantém forte conexão com os ingazeirenses, sendo reconhecido como uma das principais lideranças do Pajeú. Luciano Torres é o atual presidente do CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú.

Petrolina avança na Saúde e amplia atendimentos com abertura da ‘Policlínica-Facape’

A Faculdade de Petrolina (Facape) já iniciou os atendimentos de um importante equipamento que está reforçando, ainda mais, a rede de Saúde da prefeitura: Trata-se da ‘Policlínica-Facape’ que vem garantindo à população consultas em especialidades como psiquiatria, pediatria, cardiologia, ginecologia e cirurgia vascular. A nova unidade, que já está em pleno funcionamento, otimiza o acesso a especialidades médicas essenciais para pacientes encaminhados, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mãe do pequeno Mateus, de 5 anos, a comunitária Bastiana Diniz Brito foi uma das contempladas pelo novo equipamento e elogiou os atendimentos. “O atendimento da médica foi ótimo com meu filho. Eu já estava esperando por essa consulta e saí muito satisfeita. Todos me atenderam muito bem”, avaliou.

Para o diretor-presidente da Facape, professor Dr. Moisés Almeida, a unidade é um investimento no futuro da saúde de Petrolina.  “Nosso prefeito Simão Durando quando tomou a decisão de investir no curso de Medicina aportando recursos para instalação dos laboratórios, o fez também com a intenção de ampliar a rede de atendimento da saúde de Petrolina. A Facape na sua história de quase cinquenta anos, firma esse compromisso social com a população e passa a ofertar atendimento especializado em sua Policlínica. Nossa intenção, em curto prazo, é aumentar as especialidades ofertadas por esse importante equipamento de saúde que a cidade acaba de ganhar”, destaca.

A expectativa é que, em breve, novas especialidades como gastroenterologia sejam incluídas na Policlínica, ampliando ainda mais, o impacto positivo da Policlínica na cidade de Petrolina. É importante ressaltar que os atendimentos na Policlínica não são agendados diretamente na unidade; o encaminhamento dos pacientes é feito exclusivamente pela rede do SUS.