Posts published by “Handson Matheus”
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itapetim realizou, na manhã desta quinta-feira (22), uma ação de conscientização na feira livre da cidade, com foco na Luta Antimanicomial, celebrada nacionalmente no dia 18 de maio. A iniciativa buscou dialogar com a população sobre a importância do cuidado em liberdade e do respeito aos direitos das pessoas com sofrimento mental.
Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe levou ao espaço público informações sobre os serviços oferecidos pelo CAPS, como atendimentos especializados e oficinas terapêuticas. Durante a mobilização, foram expostos trabalhos produzidos por usuários do serviço, incluindo pinturas, esculturas e artesanato, evidenciando a arte como ferramenta de expressão e reabilitação psicossocial.
A participação na feira teve como objetivo aproximar a comunidade das práticas de cuidado em saúde mental desenvolvidas no município. Segundo os organizadores, a ação também reforça o compromisso com uma abordagem mais humanizada, que valoriza a inclusão e o protagonismo dos usuários.
Governadora Raquel Lyra assina ordem serviço para construção de novo conjunto habitacional no Recife
A Secretaria de Educação de Garanhuns realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma edição da Avaliação de Monitoramento da Alfabetização (AMA). A ação envolve mais de 1.400 estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
A AMA tem um papel essencial no acompanhamento do desenvolvimento das habilidades de leitura e matemática das crianças, garantindo que estejam no caminho certo para a aprendizagem. Esta é a segunda aplicação da avaliação em 2025 – a primeira ocorreu no mês de março.
Aplicada a cada dois meses, a AMA é um dos principais instrumentos da Política Municipal de Alfabetização, reforçando o compromisso da gestão com uma educação de qualidade e com o direito de todos os estudantes à alfabetização na idade certa.
Foto: Jorsuey Correia
Parlamentar esteve em Brasília junto com o prefeito Helinho Aragão, o vice Flávio Pontes e vereadores da cidade
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), representante do Polo de Confecções na Assembleia Legislativa de Pernambuco, celebrou nesta quarta-feira (22), o anúncio de um investimento de R$ 3 milhões destinados à saúde de Santa Cruz do Capibaribe. Os recursos são fruto de articulação com o deputado federal Felipe Carreras (PSB), que confirmou a liberação durante encontro com a comitiva do município em seu gabinete, em Brasília.
A comitiva foi composta pelo prefeito Helinho Aragão, o vice-prefeito Flávio Pontes, vereadores da base aliada e o próprio deputado Diogo Moraes, que agradeceu o empenho de Carreras em atender às demandas da cidade. “Essa é uma conquista importante para Santa Cruz, especialmente na área da saúde, que precisa de atenção constante. Essa parceria com o deputado Felipe Carreras mostra como o trabalho conjunto gera resultados concretos para a população. Mais uma vez, Felipe mostra seu compromisso com o povo santa-cruzense, mais de R$ 50 milhões já foram destinados à cidade”, destacou Diogo. “A gente tem muito orgulho de ser parceiro de Santa Cruz, pois sabe que o recurso chega ponta, para quem mais precisa”, completou Carreras.
Além do anúncio dos recursos, a agenda em Brasília incluiu dois dias de compromissos oficiais, com participação na Marcha dos Prefeitos e articulações políticas em gabinetes estratégicos. A comitiva de Santa Cruz do Capibaribe esteve reunida com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com a senadora Teresa Leitão, e também esteve com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho apresentando demandas e buscando mais investimentos para o município.
Durante as visitas, também foi entregue o convite oficial para o São João da Moda 2025, um dos maiores eventos do Agreste, que promete movimentar a economia durante o mês de junho.
Espaço multifuncional contará com uma praça, atividades culturais, de lazer e bem-estar para população idosa; investimento total é de R$ 2,4 milhões
A Prefeitura do Recife está investindo R$ 2,4 milhões na criação do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, que funcionará em um casarão histórico localizado no número 720 da Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro das Graças, entre o Espinheiro e os Aflitos. As obras já estão em andamento e a entrega do novo equipamento está prevista para acontecer até o fim deste ano. Além da requalificação do casarão, o terreno também vai abrigar uma nova praça pública, com áreas de lazer e convivência voltadas para toda a população. A intervenção está sendo coordenada pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE). Nesta quinta-feira (22), o prefeito João Campos vistoriou o andamento das obras.
“Esse casarão super bonito fica aqui na Avenida Rosa e Silva e ele tem uma história super interessante. Pertence a uma senhora, Dona Maria da Conceição, que não tinha herdeiros e ela escolheu fazer uma doação para a prefeitura desse imóvel, botando um fim específico: que ele deveria ser utilizado para atender a população idosa. Então nós recebemos esse imóvel após a sua morte e a gente fez um projeto para honrar aquilo que ela desejava – para ser um centro de convivência das pessoas idosas. E a gente vai ter a conexão entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua Vicente Meira. O centro de convivência já está sendo reformado, o casarão vai ser preservado, restaurado, vamos fazer uma praça, porque aqui é na área bem de divisa entre Graças, Aflitos e Espinheiro. Então, estamos executando essas duas obras, tanto da praça quanto do casarão. Uma história interessante, bonita, cheia de amor e que agora está ganhando um novo capítulo com as obras da Prefeitura do Recife”, afirmou o prefeito João Campos.
O novo centro terá como objetivo promover bem-estar, autonomia, protagonismo social e qualidade de vida para pessoas idosas, além de estimular a prevenção da violência e fomentar novos projetos de vida. O casarão, construído na década de 1920, foi doado ao município justamente com a finalidade de ser utilizado para projetos públicos e culturais voltados ao público idoso.
“A restauração do espaço está sendo realizada de forma detalhada e cuidadosa, com o objetivo de manter suas características arquitetônicas originais, como os adornos da fachada, esquadrias, portas e janelas”, detalha a secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas.
O equipamento contará com estrutura moderna e multifuncional, distribuída em dois pavimentos. No térreo, serão implantados recepção, copa, sala de reuniões, área multiuso, dois banheiros e duas salas administrativas. O espaço também terá duas salas destinadas a oficinas formativas. Já no primeiro andar, haverá almoxarifado, três salas de oficina, dois espaços voltados à cultura, uma sala de leitura e outra de estudos. O investimento nesta parte da obra é de R$ 1,4 milhão.
A área externa também está sendo completamente revitalizada e vai dispor de parcão, playground, área de piquenique, pátio de eventos, bicicletário, área de jogos e uma unidade da Academia Recife voltada exclusivamente para o público da terceira idade. O valor destinado à urbanização externa é de R$ 935 mil.
“O centro de convivência da pessoa idosa é uma referência e um marco na política pública onde estamos nessa década de envelhecimento saudável, que a própria ONU diz, e a gente tem que construir essa política pública conjunta, onde a pessoa idosa se sinta parte disso”, destacou o secretário de Direitos Humanos, Marco Aurélio.
Segundo dados do Censo do IBGE de 2022, o Recife tem atualmente 263.996 pessoas idosas, o que representa 17,7% da população do município. Em 2010, esse número era de 181.449, demonstrando um crescimento expressivo na população acima dos 60 anos. O dado reforça a importância de políticas públicas estruturadas e específicas para essa faixa etária, como o novo centro que será implantado no Espinheiro.
Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve em reunião com o secretário de Segurança Pública de Pernambuco, Dr. Alessandro Carvalho, para tratar de um tema prioritário para o município e toda a região: o reforço da segurança.
Durante o encontro, Fredson solicitou a criação da Companhia da Polícia Militar do Alto Pajeú, com sede em São José do Egito. A proposta tem como objetivo reforçar a presença policial e ampliar a capacidade de atuação da PM nos municípios da região, oferecendo mais segurança para a população.
“Temos buscado, com diálogo e seriedade, levar nossas demandas aos espaços de decisão. A criação da Companhia da PM é um passo importante para garantir mais tranquilidade ao povo do Alto Pajeú, e São José do Egito está pronta para sediar essa estrutura. Segurança é prioridade”, afirmou o prefeito.
A reunião foi produtiva, e o secretário Alessandro Carvalho demonstrou atenção à pauta apresentada. A gestão municipal segue empenhada em articular junto ao Governo do Estado as ações necessárias para fortalecer a segurança pública na região
Em mais um passo para fortalecer a infraestrutura aeroportuária do interior pernambucano, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quinta-feira (22), um investimento de R$ 1,5 milhão para a modernização do aeroporto de Araripina, no Sertão do Araripe. O recurso será destinado para modernização do terminal com a instalação do Papi, sistema de sinalização visual que ajuda na navegação aérea, trazendo mais segurança para os passageiros e eficiência nos voos, sobretudo, no período noturno.
A iniciativa faz parte de um esforço concentrado do Ministério de Portos para modernizar os aeroportos regionais e impulsionar o turismo de negócios e de lazer no interior do estado. A expectativa é que a implantação do dispositivo facilite o acesso de empresários, turistas e moradores da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a integração regional.
“O fortalecimento da malha aérea de Pernambuco é um compromisso do governo do presidente Lula. Estamos trabalhando para garantir que o interior do estado também tenha aeroportos com infraestrutura adequada, ampliando a conectividade e criando oportunidades para o turismo de negócios e lazer, além do desenvolvimento regional”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O prefeito de Araripina, Evilásio Mateuso, comemorou o anúncio e destacou os impactos positivos que a modernização trará para o município. “Esse investimento representa um avanço histórico para Araripina. Com um aeroporto mais moderno e funcional, vamos atrair mais voos, mais negócios e mais visitantes, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida da nossa população. Gostaria de Agradecer ao ministro Silvio Costa Filho e o secretário nacional de Aviação, Tomé Franca, pelo empenho para tornar essa obra uma realidade”, disse.
Presente ao anúncio, Tomé Franca também ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do Sertão. “Investir em infraestrutura é pensar no futuro. A modernização do aeroporto de Araripina é um passo decisivo para aproximar o interior do Brasil dos grandes centros e atrair novos investimentos para a região”, destacou.
As instalações do equipamento, que contam com a parceria do Governo de Pernambuco e Prefeitura de Araripina, estão previstas para começar ainda neste semestre.
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, sancionou, nesta quinta-feira (22), uma Lei Complementar que estabelece incentivos fiscais voltados à atração de novas empresas e ao fortalecimento da economia local. A medida contempla empreendimentos das áreas de comércio atacadista, indústria, centrais de distribuição, prestação de serviços e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento do município.
A nova legislação tem como objetivos principais fomentar a geração de empregos e renda, estimular a inovação tecnológica, promover a qualificação profissional e incentivar o desenvolvimento sustentável. As empresas interessadas poderão receber isenção ou redução de tributos municipais, como a Taxa de Localização, a Taxa de Licença de Funcionamento, a Taxa de Publicidade, a Taxa para Execução de Obras e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A concessão dos benefícios será feita mediante análise técnica e deliberação do Poder Executivo, observando os princípios da legalidade, transparência, eficiência e interesse
público. A proposta é tornar Arcoverde um ambiente mais atrativo para novos investimentos, promovendo dinamismo econômico e ampliando a arrecadação municipal de forma
sustentável.
Com a sanção da lei, o município dá um passo estratégico na consolidação de políticas públicas que estimulam o crescimento econômico e reafirma seu compromisso com a
geração de oportunidades para a população.











