Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

“Mais oportunidades para nossa gente”, diz governadora Raquel Lyra sobre 10 anos do Polo da Stellantis em Goiana

Com 1,8 milhão de veículos produzidos na última década, Polo consolidou Pernambuco como potência automotiva
A governadora Raquel Lyra participou, na noite desta quinta-feira (22), da celebração pelos 10 anos da implantação do Polo Automotivo Jeep, da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte. O complexo, considerado um dos mais modernos e sustentáveis da companhia no mundo, consolidou Pernambuco como um dos principais centros da indústria automotiva da América Latina. Durante a solenidade, a gestora destacou a importância do investimento da Stellantis para a economia do Estado e pontuou as ações da gestão estadual para assegurar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia. 
 
“São dez anos de mudança da nossa matriz econômica. O nosso Estado vem crescendo a um ritmo que não crescia há 10, 15 anos atrás na geração de emprego, na melhoria da renda média do trabalhador e de todo o investimento que a gente vem fazendo em infraestrutura para permitir mais competitividade e um ambiente mais seguro para que os investidores possam considerar o nosso Estado como um local onde eles podem colocar os seus recursos e prosperar com mais geração de oportunidade para a nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
 
Com capacidade para produzir 280 mil veículos por ano, o Polo de Goiana é responsável por aproximadamente 44% dos empregos formais do município, que cresceram 59% na última década, saltando de 19,8 mil vagas em 2014 para 31,5 mil em 2024. O emprego direto e indireto ultrapassa 14,7 mil pessoas, e a fábrica atraiu para a região um ecossistema de fornecedores, que passou de 22 em 2015 para 38 atualmente.
 
A força do polo automotivo impacta diretamente os indicadores econômicos do Estado. O setor industrial, impulsionado especialmente pela produção de veículos, registrou crescimento de 9,9% em 2024, ano em que Pernambuco registrou o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos (4,7%) e liderou o país na variação de rendimento médio domiciliar, com alta de 17,64%, segundo IBGE. No mesmo período, foram gerados mais de 62 mil novos postos de trabalho formais.
 
“Desde o início da produçao de veículos do Polo Automotivo na Zona da Mata Norte, ajudamos a transformar o economia de Pernambuco e do Nordeste e ampliar o horizonte de milhares de famílias. Podemos dizer que nosso maior êxito foi conciliar o desenvolvimento econômico com desenvolvimento social. Investimos mais de R$ 18 bilhões no Polo desde sua construção e fizemos com que uma parte desses recursos circulasse na economia de Pernambuco e do Nordeste”, afirmou o diretor da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.
 
Desde sua inauguração, mais de 1,8 milhão de unidades foram produzidas, das quais 200 mil exportadas para países da América do Sul e Caribe. O impacto econômico é visível: somente em 2023, a exportação de veículos via Porto de Suape alcançou R$ 2,5 bilhões — um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Desde a entrada em operação do polo automotivo, o setore passou a liderar ou disputar a liderança entre os produtos exportados pelo Estado, superando commodities tradicionais como açúcar e combustíveis.
 
Atualmente, entre 30% e 35% dos insumos utilizados pela Stellantis são adquiridos de fornecedores da própria região. Em 2023, com a presença da governadora, foi anunciado um novo ciclo de investimentos da Stellantis: R$ 13 bilhões até 2030. O aporte será direcionado ao desenvolvimento de veículos híbridos, tecnologias sustentáveis e ampliação da cadeia de produção local.
 
AÇÕES NA MATA NORTE – O Governo de Pernambuco tem ampliado sua presença na Mata Norte com investimentos estruturadores em diversas áreas. Um dos destaques é a requalificação da PE-062, rodovia que liga Goiana, Condado e Aliança, com previsão de entrega em junho e aporte de R$ 79,4 milhões dentro do programa PE na Estrada. A obra está com 97,07% dos serviços concluídos. A logística regional também será fortalecida com a construção do Arco Metropolitano. A obra, com investimento previsto de R$ 744 milhões, teve licitação lançada em dezembro de 2024 e abrangerá um trecho de 25,3 km entre Moreno e a BR-101 Sul, beneficiando diretamente o escoamento da produção industrial de Goiana.
 
O Hospital Belarmino Correia, em Goiana, é uma das 11 unidades de saúde contempladas por um pacote de R$ 60,5 milhões para serviços de manutenção predial, promovendo melhorias no atendimento e nas condições de trabalho dos profissionais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
 
Estavam presentes os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Ana Luísa Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); o secretário executivo Kenys Bonatti (Ciência, Tecnologia e Inovação); o senador Humberto Costa; os deputados federais Mendonçae Filho, Carlos Veras, Pedro Campos, Guilherme Uchoa Junior e Augusto Coutinho; os deputados estaduais Mario Ricardo, Antônio Morais e Sileno Guedes; os prefeitos João Campos (Recife),e Pedro Freitas (Aliança) e Marcilio Régio (Goiana); o vice-prefeito Victor Marques (Recife); o ex-senador Armando Monteiro; a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti; o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Hugo Queiroz; o CEO do Grupo Moura Baterias, Paulo Sales; o conselheiro do Grupo Ricardo Brennand, Ricardo Brennand Filho; e o conselheiro do TCE, Ranilson Ramos.
 
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

CAPS de Itapetim promove ação de conscientização na feira livre sobre a Luta Antimanicomial

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itapetim realizou, na manhã desta quinta-feira (22), uma ação de conscientização na feira livre da cidade, com foco na Luta Antimanicomial, celebrada nacionalmente no dia 18 de maio. A iniciativa buscou dialogar com a população sobre a importância do cuidado em liberdade e do respeito aos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe levou ao espaço público informações sobre os serviços oferecidos pelo CAPS, como atendimentos especializados e oficinas terapêuticas. Durante a mobilização, foram expostos trabalhos produzidos por usuários do serviço, incluindo pinturas, esculturas e artesanato, evidenciando a arte como ferramenta de expressão e reabilitação psicossocial.

A participação na feira teve como objetivo aproximar a comunidade das práticas de cuidado em saúde mental desenvolvidas no município. Segundo os organizadores, a ação também reforça o compromisso com uma abordagem mais humanizada, que valoriza a inclusão e o protagonismo dos usuários.

Governadora Raquel Lyra assina ordem serviço para construção de novo conjunto habitacional no Recife

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a governadora Raquel Lyra assina, nesta sexta-feira (23), a ordem de serviço para o início das obras do Conjunto Habitacional Zilma Maria de Oliveira, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. O empreendimento vai beneficiar 64 famílias em situação de vulnerabilidade social e será executado no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), na modalidade Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
Além das 64 unidades habitacionais, o projeto contempla obras de infraestrutura urbana complementar, como rede de esgoto, adutora e pavimentação de acesso.
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Sexta-feira, 23 de maio de 2025
9h – Assinatura da ordem de serviço para o Conjunto Habitacional Zilma Maria de Oliveira
Local: Rua Isaac Markman, 557 – Bongi, Recife

Garanhuns realiza nova edição da Avaliação de Monitoramento da Alfabetização (AMA)

A Secretaria de Educação de Garanhuns realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma edição da Avaliação de Monitoramento da Alfabetização (AMA). A ação envolve mais de 1.400 estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

A AMA tem um papel essencial no acompanhamento do desenvolvimento das habilidades de leitura e matemática das crianças, garantindo que estejam no caminho certo para a aprendizagem. Esta é a segunda aplicação da avaliação em 2025 – a primeira ocorreu no mês de março.

Aplicada a cada dois meses, a AMA é um dos principais instrumentos da Política Municipal de Alfabetização, reforçando o compromisso da gestão com uma educação de qualidade e com o direito de todos os estudantes à alfabetização na idade certa.

Foto: Jorsuey Correia

Diogo Moraes comemora anúncio de mais R$ 3 milhões para saúde de Santa Cruz em articulação com Felipe Carreras

Parlamentar esteve em Brasília junto com o prefeito Helinho Aragão, o vice Flávio Pontes e vereadores da cidade

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), representante do Polo de Confecções na Assembleia Legislativa de Pernambuco, celebrou nesta quarta-feira (22), o anúncio de um investimento de R$ 3 milhões destinados à saúde de Santa Cruz do Capibaribe. Os recursos são fruto de articulação com o deputado federal Felipe Carreras (PSB), que confirmou a liberação durante encontro com a comitiva do município em seu gabinete, em Brasília.

A comitiva foi composta pelo prefeito Helinho Aragão, o vice-prefeito Flávio Pontes, vereadores da base aliada e o próprio deputado Diogo Moraes, que agradeceu o empenho de Carreras em atender às demandas da cidade. “Essa é uma conquista importante para Santa Cruz, especialmente na área da saúde, que precisa de atenção constante. Essa parceria com o deputado Felipe Carreras mostra como o trabalho conjunto gera resultados concretos para a população. Mais uma vez, Felipe mostra seu compromisso com o povo santa-cruzense, mais de R$ 50 milhões já foram destinados à cidade”, destacou Diogo. “A gente tem muito orgulho de ser parceiro de Santa Cruz, pois sabe que o recurso chega ponta, para quem mais precisa”, completou Carreras.

Além do anúncio dos recursos, a agenda em Brasília incluiu dois dias de compromissos oficiais, com participação na Marcha dos Prefeitos e articulações políticas em gabinetes estratégicos. A comitiva de Santa Cruz do Capibaribe esteve reunida com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com a senadora Teresa Leitão, e também esteve com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho apresentando demandas e buscando mais investimentos para o município.

Durante as visitas, também foi entregue o convite oficial para o São João da Moda 2025, um dos maiores eventos do Agreste, que promete movimentar a economia durante o mês de junho.

Casarão histórico nas Graças será transformado em Centro de Convivência para Idosos

Espaço multifuncional contará com uma praça, atividades culturais, de lazer e bem-estar para população idosa; investimento total é de R$ 2,4 milhões

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 2,4 milhões na criação do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, que funcionará em um casarão histórico localizado no número 720 da Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro das Graças, entre o Espinheiro e os Aflitos. As obras já estão em andamento e a entrega do novo equipamento está prevista para acontecer até o fim deste ano. Além da requalificação do casarão, o terreno também vai abrigar uma nova praça pública, com áreas de lazer e convivência voltadas para toda a população. A intervenção está sendo coordenada pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE). Nesta quinta-feira (22), o prefeito João Campos vistoriou o andamento das obras.

“Esse casarão super bonito fica aqui na Avenida Rosa e Silva e ele tem uma história super interessante. Pertence a uma senhora, Dona Maria da Conceição, que não tinha herdeiros e ela escolheu fazer uma doação para a prefeitura desse imóvel, botando um fim específico: que ele deveria ser utilizado para atender a população idosa. Então nós recebemos esse imóvel após a sua morte e a gente fez um projeto para honrar aquilo que ela desejava – para ser um centro de convivência das pessoas idosas. E a gente vai ter a conexão entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua Vicente Meira. O centro de convivência já está sendo reformado, o casarão vai ser preservado, restaurado, vamos fazer uma praça, porque aqui é na área bem de divisa entre Graças, Aflitos e Espinheiro. Então, estamos executando essas duas obras, tanto da praça quanto do casarão. Uma história interessante, bonita, cheia de amor e que agora está ganhando um novo capítulo com as obras da Prefeitura do Recife”, afirmou o prefeito João Campos.

O novo centro terá como objetivo promover bem-estar, autonomia, protagonismo social e qualidade de vida para pessoas idosas, além de estimular a prevenção da violência e fomentar novos projetos de vida. O casarão, construído na década de 1920, foi doado ao município justamente com a finalidade de ser utilizado para projetos públicos e culturais voltados ao público idoso.

“A restauração do espaço está sendo realizada de forma detalhada e cuidadosa, com o objetivo de manter suas características arquitetônicas originais, como os adornos da fachada, esquadrias, portas e janelas”, detalha a secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas.

O equipamento contará com estrutura moderna e multifuncional, distribuída em dois pavimentos. No térreo, serão implantados recepção, copa, sala de reuniões, área multiuso, dois banheiros e duas salas administrativas. O espaço também terá duas salas destinadas a oficinas formativas. Já no primeiro andar, haverá almoxarifado, três salas de oficina, dois espaços voltados à cultura, uma sala de leitura e outra de estudos. O investimento nesta parte da obra é de R$ 1,4 milhão.

A área externa também está sendo completamente revitalizada e vai dispor de parcão, playground, área de piquenique, pátio de eventos, bicicletário, área de jogos e uma unidade da Academia Recife voltada exclusivamente para o público da terceira idade. O valor destinado à urbanização externa é de R$ 935 mil.

“O centro de convivência da pessoa idosa é uma referência e um marco na política pública onde estamos nessa década de envelhecimento saudável, que a própria ONU diz, e a gente tem que construir essa política pública conjunta, onde a pessoa idosa se sinta parte disso”, destacou o secretário de Direitos Humanos, Marco Aurélio.

Segundo dados do Censo do IBGE de 2022, o Recife tem atualmente 263.996 pessoas idosas, o que representa 17,7% da população do município. Em 2010, esse número era de 181.449, demonstrando um crescimento expressivo na população acima dos 60 anos. O dado reforça a importância de políticas públicas estruturadas e específicas para essa faixa etária, como o novo centro que será implantado no Espinheiro.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

Feirão de Empregos em Caruaru reforça compromisso do Governo de Pernambuco com a geração de oportunidades

A governadora Raquel Lyra abriu, nesta quinta-feira (22), a nova edição do Feirão de Empregos, em Caruaru, no Agreste Central. O evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe) reuniu 25 empresas, oferecendo, ao todo, 726 oportunidades de trabalho em diferentes áreas na região, contemplando desde candidatos em busca da primeira experiência até profissionais que desejam se recolocar no mercado. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente.
“Pernambuco hoje vive um novo momento. Desde 2023, mais de 100 mil carteiras de trabalho foram assinadas, sem contar com os nossos projetos de empreendedorismo, como o Bora Empreender e a entrega de crédito por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), por exemplo. Isso fez com que, no ano passado, fôssemos o Estado onde a renda média mais cresceu, saímos de cerca de R$ 1.800 para R$ 2.200. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho, compromisso e de parcerias”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O Feirão chega à sua segunda edição no município de Caruaru e vem se consolidando como uma das ações de maior impacto social da Sedepe. O objetivo é acelerar o processo de contratação das pessoas que procuram o evento, aproximando empresas de profissionais de forma prática, rápida e direta.
Para o titular da Sedepe, Manuca, a iniciativa tem um papel fundamental na conexão entre empregadores e trabalhadores. “O Feirão dá oportunidades a todos os que estão procurando emprego e também às empresas que muitas vezes têm uma certa dificuldade de encontrar empregados. Estamos cada vez mais direcionando o trabalho de capacitação e qualificação para atender tanto as necessidade das empresas quanto de quem procura emprego”, enfatizou o secretário.
Além das entrevistas, no Feirão os participantes também têm acesso a diversos serviços complementares, como orientação profissional, o Cabide Solidário — com doações de roupas adequadas para entrevistas — e o Espaço Bora Empreender Itinerante, com atendimento a pequenos empreendedores e informações sobre microcrédito.
Às vésperas do São João de Caruaru, o prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, pontuou a importância da iniciativa. “Quando começa o período junino, aumenta a quantidade de empregos temporários em vários setores. Este evento vem alavancar e consolidar cada vez mais essa pujança econômica do nosso município e a gente fica feliz, porque sabemos que é uma ação que dá resultado concreto”, enalteceu.
Para participar do Feirão, os interessados retiraram antecipadamente uma carta de encaminhamento na Casa do Trabalhador de Caruaru. Cada candidato pôde solicitar encaminhamento para até três oportunidades diferentes, de acordo com o seu perfil profissional.
Representando a Asces Unita, o gestor de Recursos Humanos João Batista ressaltou o papel transformador do Feirão na vida dos participantes. “Estamos no Feirão não somente para oferecer vagas de emprego, estamos oferecendo perspectiva de vida. O ser humano precisa de sonhos e objetivos, tenho certeza que todos que estão aqui esperam essa oportunidade”.
Desempregado há seis meses, Marcos Domingos, de 51 anos, esteve no Feirão em busca de uma vaga na área de logística ou transportes. “Antes de vir ao Feirão fui à Casa do Trabalhador, que é uma ferramenta importante. Lá fui muito bem atendido, os funcionários foram super educados e me informaram sobre o Feirão, que é mais uma oportunidade do desempregado ser reintegrado ao mercado de trabalho. Acredito que vai dar tudo certo”, ressaltou.
Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Eduardo Vieira (Chefia de Gabinete da governadora), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Juliana Gouveia (Mulher); o superintendente do INSS para o Nordeste, Caio Maia; o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; e os vereadores Aline Nascimento, Raminho Xavier, Ricardo Liberato, Tafarel e Mery da Saúde.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Prefeito Fredson Brito se reúne com Secretário de Segurança Pública de Pernambuco e solicita Companhia da Polícia Militar para o Alto Pajeú

Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve em reunião com o secretário de Segurança Pública de Pernambuco, Dr. Alessandro Carvalho, para tratar de um tema prioritário para o município e toda a região: o reforço da segurança.

Durante o encontro, Fredson solicitou a criação da Companhia da Polícia Militar do Alto Pajeú, com sede em São José do Egito. A proposta tem como objetivo reforçar a presença policial e ampliar a capacidade de atuação da PM nos municípios da região, oferecendo mais segurança para a população.

“Temos buscado, com diálogo e seriedade, levar nossas demandas aos espaços de decisão. A criação da Companhia da PM é um passo importante para garantir mais tranquilidade ao povo do Alto Pajeú, e São José do Egito está pronta para sediar essa estrutura. Segurança é prioridade”, afirmou o prefeito.

A reunião foi produtiva, e o secretário Alessandro Carvalho demonstrou atenção à pauta apresentada. A gestão municipal segue empenhada em articular junto ao Governo do Estado as ações necessárias para fortalecer a segurança pública na região

Silvio Costa Filho anuncia R$ 1,5 milhão para modernização do aeroporto de Araripina

Em mais um passo para fortalecer a infraestrutura aeroportuária do interior pernambucano, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quinta-feira (22), um investimento de R$ 1,5 milhão para a modernização do aeroporto de Araripina, no Sertão do Araripe. O recurso será destinado para modernização do terminal com a instalação do Papi, sistema de sinalização visual que ajuda na navegação aérea, trazendo mais segurança para os passageiros e eficiência nos voos, sobretudo, no período noturno.

A iniciativa faz parte de um esforço concentrado do Ministério de Portos para modernizar os aeroportos regionais e impulsionar o turismo de negócios e de lazer no interior do estado. A expectativa é que a implantação do dispositivo facilite o acesso de empresários, turistas e moradores da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a integração regional.

“O fortalecimento da malha aérea de Pernambuco é um compromisso do governo do presidente Lula. Estamos trabalhando para garantir que o interior do estado também tenha aeroportos com infraestrutura adequada, ampliando a conectividade e criando oportunidades para o turismo de negócios e lazer, além do desenvolvimento regional”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O prefeito de Araripina, Evilásio Mateuso, comemorou o anúncio e destacou os impactos positivos que a modernização trará para o município. “Esse investimento representa um avanço histórico para Araripina. Com um aeroporto mais moderno e funcional, vamos atrair mais voos, mais negócios e mais visitantes, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida da nossa população. Gostaria de Agradecer ao ministro Silvio Costa Filho e o secretário nacional de Aviação, Tomé Franca, pelo empenho para tornar essa obra uma realidade”, disse.

Presente ao anúncio, Tomé Franca também ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do Sertão. “Investir em infraestrutura é pensar no futuro. A modernização do aeroporto de Araripina é um passo decisivo para aproximar o interior do Brasil dos grandes centros e atrair novos investimentos para a região”, destacou.

As instalações do equipamento, que contam com a parceria do Governo de Pernambuco e Prefeitura de Araripina, estão previstas para começar ainda neste semestre.

Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, sanciona Lei Complementar de Incentivos Fiscais para atrair empresas e gerar empregos

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, sancionou, nesta quinta-feira (22), uma Lei Complementar que estabelece incentivos fiscais voltados à atração de novas empresas e ao fortalecimento da economia local. A medida contempla empreendimentos das áreas de comércio atacadista, indústria, centrais de distribuição, prestação de serviços e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento do município.

A nova legislação tem como objetivos principais fomentar a geração de empregos e renda, estimular a inovação tecnológica, promover a qualificação profissional e incentivar o desenvolvimento sustentável. As empresas interessadas poderão receber isenção ou redução de tributos municipais, como a Taxa de Localização, a Taxa de Licença de Funcionamento, a Taxa de Publicidade, a Taxa para Execução de Obras e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A concessão dos benefícios será feita mediante análise técnica e deliberação do Poder Executivo, observando os princípios da legalidade, transparência, eficiência e interesse
público. A proposta é tornar Arcoverde um ambiente mais atrativo para novos investimentos, promovendo dinamismo econômico e ampliando a arrecadação municipal de forma
sustentável.

Com a sanção da lei, o município dá um passo estratégico na consolidação de políticas públicas que estimulam o crescimento econômico e reafirma seu compromisso com a
geração de oportunidades para a população.