Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura do Recife apoia ação de cultura e cidadania no Ibura

14ª Batalha do Coliseu será realizada de sexta-feira (23) A domingo (25), em Três Carneiros Alto, com batalhas de MCs, de Open Style e de Breaking, confecção da ID Jovem, exames de saúde e vacinação

Com o objetivo de estimular o protagonismo das juventudes no Recife e promover cultura e lazer para a população, a Prefeitura apoia a 14ª Batalha do Coliseu, iniciativa do Projeto Cidadania no Morro e do Step Evolution Crew que será realizada de sexta-feira (23) a domingo (25) no Ibura. Música, dança, recreação para crianças, ações de saúde e de direitos humanos estão na programação. As atividades gratuitas ocorrerão na Quadra de Esportes de Buraco da Gata, em Três Carneiros Alto, no Ibura.

A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife vai marcar presença na sexta, das 9h às 17h, com uma equipe fazendo a confecção da ID Jovem – a carteira das juventudes que possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Além disso, representantes da pasta vão divulgar, com o apoio de tablets, as plataformas Recife Sem Racismo e Recife Sem Preconceito, ambas acessíveis pelo Conecta Recife ou pelos sites semracismo.recife.pe.gov.br e denunciaslgbti.recife.pe.gov.br. Os canais permitem registrar casos de racismo e LGBTfobia de forma segura e contribuem para a apuração das denúncias e a conscientização da população.

A Secretaria de Saúde do Recife realizará ações de saúde na sexta-feira (23), das 8h às 17h, com a oferta de vacinação de rotina; testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites; inserção do Implanon (implante contraceptivo subdérmico); orientações da Vigilância Ambiental; Mamógrafo Móvel, para rastreio do câncer de mama; além de uma ação voltada à saúde bucal. Já no sábado (24), das 14h às 17h, o foco será a vacinação contra o HPV, destinada a crianças e adolescentes, apenas no período da tarde.

A 14ª Batalha do Coliseu tem produção da Terno da Mata – Agência Cinco Estrelas. A iniciativa tem incentivo do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura –  Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e da Secretaria de Cultura do Recife. A Secretaria de Educação do Recife também contribui com o evento, através da Escola Municipal Bernadete Teixeira, concedendo parte do seu espaço físico e móveis tais como mesas e cadeiras.

Para o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, é papel do poder público garantir o acesso das juventudes à cultura, saúde e cidadania. “Com a 14ª Batalha do Coliseu, os jovens do Ibura e da região se desafiam artisticamente e ainda têm acesso facilitado a diversos serviços. As juventudes precisam ter seus direitos garantidos e oportunidades, assim construímos um futuro mais justo e inclusivo”, comentou ele.

“O nosso objetivo é estimular práticas culturais, de lazer e desenvolvimento de habilidades individuais dos participantes. A ideia é contribuir para o fortalecimento da identidade sociocultural e a autoestima de adolescentes e jovens”, destacou Levi Costa, responsável pelo Projeto Cidadania no Morro.

Programação:

Sexta-feira (23/05)

09h00 às 12h00

Abertura

Apresentação Geral dos Envolvidos na Ação

Ação de corte cabelo

Ação de saúde – vacinação, teste rápido, triagem e agendamento para Implanon, mamografia para mulheres com idades entre 50 e 69 anos

Ação de Cidadania da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE)

09h às 17h

Ações da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife

19h

Pré-ensaio da Quadrilha Balancê Mirim

20h às 21h30

Batalha de MCs

Sábado (24/05)

14h

Batalha de Open Style 

Modalidade 1VS1

Domingo (25/05)

14h

Batalha de Breaking

Modalidade: 3 VS 3

Workshop sobre profissão e carreira

15h

Recreação para crianças

Feirinha – Empreendedorismo feminino

 

Taxistas de Garanhuns devem regularizar taxímetros em aferição obrigatória a partir de junho

 
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) realizará a aferição periódica dos taxímetros de Garanhuns entre os dias 3 e 6 de junho. O procedimento, que atualiza as tarifas e verifica a precisão dos equipamentos, é obrigatório para todos os taxistas.

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) alerta que os profissionais precisam fazer o agendamento prévio entre os dias 26 e 30 de maio, através do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), no site: (servicos.rbmlq.gov.br). A ausência do agendamento ou não comparecimento à aferição poderá resultar em multa.

Após o agendamento, os taxistas devem comparecer à Escola Antônio Gonçalves Dias (CAIC), na Rua Ebenezer Furtado Gueiros, s/n, no bairro Severiano Moraes Filho, no período das 8h às 14h. É necessário que os veículos passem previamente por oficinas autorizadas para abertura e ajuste dos taxímetros.

Taxistas com veículos em reparo mecânico devem comparecer na data marcada para informar a situação e solicitar vistoria especial. A AMSTT reforça a importância do cumprimento dos prazos para garantir a regularização dos equipamentos e evitar penalidades.

Dilma anistiada: comissão do governo aprova reparação a ex-presidente torturada na ditadura

g1 – A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (22), o pedido da ex-presidente Dilma Rousseff para ser reconhecida como anistiada política, em razão das violações de direitos humanos que sofreu durante a ditadura militar. Ela também receberá uma indenização, em parcela única, de R$ 100 mil — o teto (leia mais abaixo)

Dilma foi presa em 1970, aos 22 anos, por atuar em uma organização de resistência ao regime militar. Durante o período em que esteve detida, foi submetida a sessões de tortura.

Segundo sua defesa, ela foi impedida de retomar os estudos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pressionada a deixar um cargo público no Rio Grande do Sul.

O pedido de anistia foi protocolado originalmente em 2002. A tramitação ficou suspensa durante o período em que ela ocupou cargos públicos e foi retomada em 2016. Em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o requerimento havia sido negado.

O relator do caso na comissão, Rodrigo Lentz, narrou as sessões de tortura a que Dilma foi submetida.

Recife inicia Pré-Conferências de Assistência Social com foco na escuta dos territórios

Atividades seguem até 12 de junho com encontros em todas as RPAs da cidade e inscrições abertas pelo Conecta Recife

Com o objetivo de fortalecer a gestão democrática da política de assistência social e ampliar a participação popular nos territórios, a Prefeitura do Recife iniciou, na última terça-feira (20), as Pré-Conferências Municipais de Assistência Social. A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.

Ao todo, serão realizados seis encontros, um em cada Região Político-Administrativa (RPA) da cidade, sempre das 13h30 às 17h. As pré-conferências são abertas ao público e seguem até o dia 12 de junho. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo aplicativo Conecta Recife ou pelo site www.conectarecife.com.br

A primeira pré-conferência aconteceu na Casa da Criança Marcelo Asfora, em Casa Forte. As próximas serão realizadas nos seguintes dias e locais: 26 de maio (segunda-feira), no Compaz Dom Hélder Câmara, na Ilha Joana Bezerra; 27 de maio (terça-feira), no Lar Fabiano de Cristo, na Várzea; 3 de junho (terça-feira), no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; 10 de junho (terça-feira), na Uninassau de Boa Viagem; e 12 de junho (quinta-feira), no Oratório da Divina Providência, na Campina do Barreto.

Durante os encontros, além de discutir os rumos da política de assistência social na capital pernambucana, serão eleitos os delegados e delegadas que representarão a população na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social do Recife, marcada para os dias 8, 9 e 10 de julho, na UNINASSAU Graças. O tema deste ano é: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

A secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, reforça a importância das pré-conferências como instrumentos de escuta ativa e construção coletiva. “Queremos ouvir de quem vive o dia a dia da cidade quais são as necessidades, os desafios e também as propostas para seguirmos construindo uma rede cada vez mais forte e acolhedora. Só com o diálogo aberto e a escuta ativa conseguiremos avançar em políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas. A presença de cada um faz toda a diferença nesse processo”, destacou Pâmela.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3355-8489, 3355-8946, (81) 99488-6337 (WhatsApp) ou pelo e-mail: cmasrecife@gmail.comFotos: Douglas Fagner/PCR

Duque se solidariza com população de Triunfo e articula ações emergenciais após fortes chuvas

O deputado estadual Luciano Duque fez um pronunciamento, nesta quarta-feira (21), se solidarizando com a população de Triunfo, no Sertão do Pajeú, após as fortes chuvas que atingiram o município na noite da terça (20) e madrugada de hoje. Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Triunfo foi o município que mais choveu em Pernambuco nas últimas 24 horas, com um acumulado superior a 150 milímetros.

O parlamentar destacou os transtornos causados pelo grande volume de água, que resultaram em alagamentos, quedas de muros, transbordamento de bueiros e invasão de residências. Na zona rural, uma passagem molhada se desmanchou, deixando diversas famílias ilhadas, e uma creche foi atingida no distrito de Canaã.

Em seu pronunciamento, Duque informou que já entrou em contato com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Rodrigues; com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra; e com a Defesa Civil estadual, articulando ações emergenciais para o município. “Me coloco à inteira disposição da população de Triunfo e da Prefeitura Municipal. Seguimos acompanhando atentamente a situação, cobrando as providências necessárias para garantir a segurança das famílias e a reconstrução das áreas afetadas”, afirmou o deputado.

O parlamentar finalizou o pronunciamento expressando solidariedade às famílias atingidas. “Triunfo não está só. Reafirmo meu compromisso com a defesa da vida e com o apoio necessário para superar esse momento difícil”.

Prefeitura de Itapetim realiza grande mutirão oftalmológico

Nesta quarta-feira, 21 de maio, a Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um importante mutirão de atendimento oftalmológico, em parceria com o Projeto Visão Para Todos. A ação teve como objetivo ampliar o acesso da população aos cuidados com a saúde dos olhos e garantir mais qualidade de vida aos itapetinenses.

Durante o mutirão, quatro profissionais especializados estiveram à disposição da população, realizando exames de vista computadorizados, avaliação de glaucoma, catarata, pterígio, além do teste do olhinho em crianças e encaminhamentos para cirurgias quando necessário.

A iniciativa atendeu cerca de 400 pessoas, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a saúde preventiva e o bem-estar da população.

A secretária de Saúde, Alda Araújo, esteve acompanhando o mutirão. Com ações como essa, a Prefeitura de Itapetim reafirma seu compromisso com uma saúde pública cada vez melhor para todos.

 

Prefeitura de Garanhuns promove campanha de adoção de animais na próxima terça (27)

Evento oferecerá 200 animais, entre cães e gatos, para adoção responsável

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal, realizará na próxima terça-feira (27) uma grande campanha de adoção de animais. O evento disponibilizará cães e gatos que aguardam por um novo lar.

A ação acontecerá na ETE Ariano Vilar Suassuna, localizada na Avenida Bom Pastor, no bairro Boa Vista (próximo ao Parque Luiz Carlos de Oliveira), das 9h às 16h. A iniciativa integra o projeto Colmeia, promovido pelo SESC no município.

Todos os animais disponíveis para adoção estarão castrados, vermifugados e com a saúde em dia, garantindo maior segurança aos futuros tutores. Para participar, os interessados deverão apresentar documento de identificação pessoal com foto e comprovante de residência atualizado.

Fotos: Geraldo Mendonça

AESGA e Procuradoria Municipal realizam mais uma Semana de Conciliação para inadimplentes

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, em mais uma parceria com o Governo Municipal, através da Procuradoria Geral do Município, realiza a edição 2025 da Semana de Conciliação AESGA, visando proporcionar excelentes condições àqueles que têm pendências financeiras com a AESGA.

As ações de negociação acontecerão nos dias 2, 3 e 4 de junho, no Centro Jurídico de Solução de Conflitos (Cejusc), localizado no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, na Av. Rui Barbosa, 479, em Heliópolis.

Durante os atendimentos, que acontecerão das 8 às 13 horas, serão oferecidas condições especiais de pagamentos e descontos exclusivos, com o objetivo de regularizar a situação de inadimplentes com a Instituição de Ensino, além de ofertar a extinção de demandas judiciais, oriundas de débitos contraídos junto à Autarquia.

Prefeitura de Itapetim inicia Curso de Maquiagem voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino

Na noite desta terça-feira, 20 de maio, a Prefeitura de Itapetim deu início a mais uma importante iniciativa voltada à valorização e ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no município. Através da Diretoria de Empreendedorismo e da Secretaria da Mulher, e em parceria com o SEBRAE e o SENAC, teve início o Curso de Maquiagem, com a participação de 30 mulheres.

A formação faz parte das ações de capacitação promovidas pela gestão municipal com foco na geração de renda, autonomia financeira e inserção no mercado de trabalho. O curso garante certificação profissional, ampliando as possibilidades de atuação das participantes no ramo da beleza.

A diretora de Empreendedorismo e Juventude, Maria Rayssa, esteve presente acompanhando o início das atividades. Na próxima semana, terá início o Curso de Design de Sobrancelhas.