Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Em anúncio histórico, Simão Durando celebra novo sistema cultural de Petrolina

Em um evento que reuniu dezenas de produtores e segmentos culturais, o prefeito Simão Durando lançou, nesta terça-feira (20), o Sistema Municipal de Cultura. O arcabouço anunciado reúne o fundo de cultura, plano municipal, cartilha, conselho e o recém-criado mapa cultural para fortalecer as políticas públicas em defesa da identidade do povo petrolinense. A oficialização do Sistema de Cultura representa um momento histórico para fechar um conjunto de ações e investimentos para o setor cultural.

O prefeito Simão Durando destacou a transformação vivida pela cidade nos últimos anos no campo da cultura. “Em 2016, não tínhamos políticas públicas de valorização a cultura. Hoje, com muito trabalho e diálogo com a classe artística, conseguimos estruturar um sistema completo. O lançamento do Sistema Municipal de Cultura representa mais do que um conjunto de ferramentas institucionais. É a valorização das raízes, da diversidade e da potência criativa do povo petrolinense”, concluiu.

Durante o encontro, Simão apresentou à classe artística um conjunto de ações futuras. Entre os anúncios mais aguardados, está a conclusão do Teatro Municipal de Petrolina, uma obra emblemática que promete se tornar um novo marco para a história cultural da cidade. Visivelmente emocionado, o prefeito também lembrou do legado de seu pai, o ex-prefeito Simão Durando, reconhecido pelo seu respeito e valorização às manifestações populares. “Como filho, esse é um momento que me toca profundamente. Poder, hoje, seguir esses passos e fazer ainda mais pela cultura da nossa cidade é motivo de orgulho e responsabilidade”, ressaltou o prefeito.

O evento também foi marcado por um momento de transparência em que a equipe da Secretaria Executiva de Cultura realizou uma espécie de prestação de contas detalhada, apresentando os investimentos feitos nos últimos anos, os resultados alcançados com os editais de fomento, as ações formativas realizadas e os avanços na construção das políticas públicas.

Sobre o Mapa Cultural

Outro ponto alto da noite foi o lançamento do Mapa Cultural de Petrolina, uma plataforma digital que permite o mapeamento colaborativo dos agentes culturais da cidade, o acompanhamento de editais e a organização da agenda cultural local. A ferramenta também promove a visibilidade de espaços e eventos nos diversos territórios do município. Com esse passo, Petrolina se torna a primeira cidade de Pernambuco a contar com uma versão própria da plataforma.

Sobre a Cartilha para Elaboração de Projetos Culturais

Também foi apresentada a Cartilha para Elaboração de Projetos Culturais, um material didático, acessível e prático, pensado para orientar artistas e produtores na construção de propostas viáveis e estruturadas. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento técnico e ampliar as possibilidades de captação de recursos, impulsionando a economia criativa local.

Prefeitos Luciano Torres (Ingazeira) e Gilson Bento (Brejinho) avaliam Marcha dos Prefeitos, em Brasília

Na 26ª marcha dos autarcas promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os prefeitos Luciano Torres, de Ingazeira, e Gilson Bento, de Brejinho, destacaram a relevância do evento para a capacitação e troca de experiências entre os gestores públicos. Com mais de 14.000 inscritos, a marcha reuniu uma expressiva delegação de Pernambuco, proporcionando um espaço para que os autarcas aprendam sobre captação de recursos e gestão pública. Luciano enfatizou a importância de uma agenda paralela, que inclui visitas ao Senado e à Câmara, visando garantir emendas para o desenvolvimento de seus municípios. O evento foi descrito como uma oportunidade única de aprendizado e fortalecimento das capacidades dos vereadores e prefeitos na busca de recursos para atender às necessidades da população.

Prefeitura do Recife investe R$ 8,5 milhões em obra de contenção de encosta em Nova Descoberta

O serviço está sendo executado na Rua João Sérgio de Melo e vai beneficiar diretamente cerca de 350 pessoas que vivem no local


A Prefeitura do Recife está executando mais uma obra de contenção definitiva de encosta na capital. Desta vez, os trabalhos estão acontecendo na Rua João Sérgio de Melo, localizada no Córrego do Beiju, em Nova Descoberta, na Zona Norte da cidade. A intervenção conta com um investimento de R$ 8,5 milhões e vai beneficiar diretamente cerca de 350 moradores da área. Nesta quarta-feira (21), o prefeito João Campos vistoriou o andamento do serviço.

“A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre. Já temos uma primeira etapa do muro concluída e agora começamos a segunda, que é a parte de cima. E também vamos avançar na lateral. Essa é uma encosta muito alta, então há um desnível muito grande e além da obra de proteção de encosta da escadaria, faremos um sistema de drenagem na rua central da parte de baixo para que toda a água que vai ser coletada dessa área seja canalizada pela rua”, explicou o prefeito. “Só aqui são quase R$ 8 milhões. É uma obra muito grande, de solo grampeado, com 8 a 12 metros, e que é esperada há muitos anos, fazendo parte do nosso plano de investimento do Ação Inverno. Vamos seguir cuidando para construir uma cidade melhor a cada dia”, garantiu João.

A técnica empregada na obra é a de contenção definitiva em solo grampeado, método que utiliza barras de aço e concreto para estabilizar o terreno e prevenir deslocamentos de grandes massas de terra. Estão sendo executados quase 17 mil metros de grampos e 3,4 mil m² de concreto projetado, além de 1,7 mil m² de biomanta vegetal, que é um material que ajuda a reter a umidade e contribui para a fixação da vegetação, reforçando a estabilidade do solo.

Além disso, na proteção do talude estão previstos 84 metros de grampo de sacrifício. O projeto inclui também a construção de oito muros de arrimo, totalizando 303 m², 485 metros de canaleta de drenagem e 96 m² de piso em concreto.

Também estão previstos 431 metros de corrimão com guarda-corpo, outros seis metros de guarda-corpo isolado e 155 metros de escadaria. As obras começaram em março de 2024 e têm conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife concluiu 139 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas – totalizando R$ 237 milhões em investimentos. Atualmente, outras 24 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 4 mil pessoas, com um aporte de R$ 87 milhões.

AÇÃO INVERNO – A Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza os maiores investimentos da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Foto (drone): Diego Nigro/Prefeitura do Recife 

Recife retorna ao estágio de Mobilização

O Centro de Operações (COP) do Recife retornou o estágio da cidade para MOBILIZAÇÃO às 11h10 desta quarta-feira (21). Com isso, as aulas da rede municipal de Educação e os serviços não essenciais do município seguem normalmente no período da tarde. Neste nível, as equipes que integram o COP, como Defesa Civil, Emlurb, CTTU, Assistência Social, entre outros, continuam mobilizadas nas ruas atuando no atendimento à população.

 

Prefeita de Itapetim, Aline Karina, será a próxima entrevistada pelo Blog do Finfa

A prefeita de Itapetim, Aline Karina, será a próxima a compartilhar os bastidores de sua administração em entrevista ao Blog do Finfa. A expectativa é que a gestora aborde os desafios e conquistas de sua liderança, apresentando um panorama das ações desenvolvidas no município e os planos futuros para a cidade.

Estudantes do Recife no Mundo iniciam emissão de passaportes para intercâmbio internacional

Programa da Prefeitura do Recife levará 100 alunos e 10 professores da rede municipal a três países para vivências educacionais

A Prefeitura do Recife iniciou o processo de emissão dos passaportes dos estudantes e professores selecionados para a segunda edição do programa Recife no Mundo. A ação começou nesta segunda-feira (19) e marca mais uma etapa da preparação oficial para a viagem de intercâmbio internacional que levará 100 alunos e 10 professores da rede pública municipal para experiências educacionais em três destinos: Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.

Com embarques previstos para o mês de julho, os participantes passarão quatro semanas imersos em vivências educativas e culturais nos países de destino, com foco no aperfeiçoamento da língua inglesa e no desenvolvimento pessoal. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de qualidade, que amplia horizontes e cria novas oportunidades para jovens e educadores da cidade.

“Em 2022 eu participei da Olimpíada de Matemática, fiquei em terceiro lugar e infelizmente não consegui ir pro Recife no Mundo. Agora estou aqui, vou viajar para Estados Unidos, poder melhorar meu inglês, e estou muito feliz e grato pela oportunidade”, contou Matheus Gama, 14 anos, estudante da escola municipal Luiz Vaz de Camões, no Ipsep, da turma do nono ano.

Cátia Cristina, mãe do aluno do ano Guilherme Henrique, também celebrou a conquista. “Guilherme sempre foi muito dedicado, a nota dele foi muito boa, foi um ano de dedicação na escola. Essa iniciativa para apoiar os jovens de baixa renda é maravilhosa. Estou muito feliz e acredito que vai dar tudo certo”, disse.

Já Rebeca Quertz, estudante da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, localizada na ilha Joana Bezerra, compartilhou sua emoção: “Quando vi a lista fiquei bastante assustada, não estava acreditando e minha ficha ainda está caindo. Estados Unidos, logo para Nova Iorque, sempre foi o meu sonho e estou muito feliz com essa oportunidade. Minhas expectativas estão muito altas.”

Recife no Mundo

Programa educacional criado pela Prefeitura do Recife que oferece a estudantes e professores da rede municipal a oportunidade de aprofundar o conhecimento na língua inglesa por meio de um curso intensivo e um intercâmbio internacional. O objetivo é preparar os participantes para atuar em um mundo globalizado, promovendo o ensino de qualidade e a valorização da educação pública.

Fotos: Vanessa Alcântara / Prefeitura do Recife 

Prefeitura do Recife investe R$ 12 milhões em obras de infraestrutura no Ibura

A primeira fase das intervenções contempla a construção de uma nova rota de saída do bairro, além de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanização de áreas públicas

A Prefeitura do Recife está executando um amplo pacote de obras de infraestrutura no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. Com um investimento de R$ 12 milhões, a primeira etapa já está em andamento e contempla a construção de uma nova rota de saída do bairro, além de serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanização de áreas públicas. Os recursos são provenientes de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da gestão municipal. Nesta terça-feira (20), o prefeito João Campos vistoriou o andamento dos trabalhos.

“Essa obra é muito importante porque, além de criar um novo acesso, vamos poder fazer a nova Avenida Dom Hélder, que hoje alaga completamente em dias de chuva. Ela vai ser levantada e, embaixo dela, terá um grande reservatório de água. Com isso, além de garantir o ir e vir das pessoas para o Ibura, vamos também melhorar a drenagem da Avenida Recife, porque a água que vai para lá ficará armazenada nesse reservatório da Dom Hélder”, explicou o prefeito.

As obras foram iniciadas em novembro de 2024 e têm prazo estimado de 12 meses para conclusão. A principal intervenção é a criação de um novo corredor viário que vai melhorar a mobilidade da região e facilitar a ligação com o bairro do Ipsep. Atualmente, estão em execução os serviços de drenagem em diversas ruas, com instalação de meio-fio, caixas coletoras, terraplanagem e regularização de calçadas.

A nova rota terá aproximadamente 1.100 metros de extensão em sentido único (Ibura–Centro), ligando a Avenida Dom Hélder Câmara à Avenida Recife. O trajeto seguirá pelas ruas Professor José Brasileiro, Manaíra e Aderbal de Melo, facilitando o acesso à Avenida Recife na altura do bairro do Ipsep.

“Essa é uma obra fundamental, uma via alternativa à Dom Hélder, que, por sua vez, tem grande importância para quem mora no Ibura. Essa nova rota vai abrir caminhos, gerar fluxos, novos empregos e mais renda para a comunidade. E não é só uma nova via de acesso que está sendo feita. Esta é uma obra pensada para trazer também mais lazer, tranquilidade e bem-estar para quem mora aqui. Aqui tem canal que vai ser desassoreado, drenagem, pavimentação de qualidade, calçadas acessíveis, rebaixamento de meio-fio. E mais: vai ter quadra, parque infantil, espaço de convivência, arborização, paisagismo e muito mais. Essa obra vai trazer mais dignidade à vida de todos os recifenses”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.

O pacote de obras também abrange a pavimentação, drenagem e sinalização viária das ruas Professor José Brasileiro, Manaíra e Canatiba. Um novo sistema de macrodrenagem será implantado, com conformação e desassoreamento de canal existente, para minimizar os alagamentos na região. Os passeios públicos também serão requalificados com rampas de acessibilidade, piso tátil e direcional, além de rebaixamento de meio-fio.

Além das melhorias viárias, o projeto prevê a urbanização de áreas públicas com implantação de novos espaços de lazer e convivência, como quadra esportiva, parque infantil, campo de futebol requalificado, mesas de jogos, área para piquenique e mobiliário urbano. Todo o entorno receberá arborização e paisagismo. Na Avenida Recife, será criado um canteiro central para viabilizar o cruzamento e a conexão com a Rua Aderbal de Melo e o bairro do Ipsep.

“A comunidade vai realmente acontecer a partir desse marco, dessa nova alternativa de saída do Ibura. Vai ter drenagem, pavimentação, área de lazer dentro da comunidade, que é uma reivindicação muito antiga da gente enquanto morador. Crianças precisam de acesso ao lazer, e a gente vai deixar de andar na lama, o que é muito importante. Um sonho realizado”, disse Márcio Wamberto, morador do Sítio Santa Francisca, no Ibura, sobre a importância do projeto para a região.

Fotos: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife inicia licenciamento para o São João de 2025

Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para apresentações típicas, vão desta quarta-feira (21) até o dia 30 deste mês, sendo presenciais em cada uma das sedes regionais da Secretaria Executiva de Controle Urbano

Será iniciado nesta quarta-feira (21) o licenciamento relativo aos festejos de São João no Recife. Entre os equipamentos que precisarão de autorização do poder público municipal estão: barracas de rua em que são comercializados artigos como roupas e fogos de artifício, além dos locais onde são realizadas as festas populares. As inscrições vão até o dia 30. O processo é presencial, e o atendimento nas regionais vai das 8h às 12h, e os interessados devem ingressar com a documentação – identidade e comprovante de residência – nas três sedes regionais da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon): Norte, Sul e Centro-Oeste.

No caso das barracas, será permitida a comercialização de adereços como roupas e bandeiras, além de fogos de artifício. A permissão para funcionamento será válida para o período entre os dias 1º e 30 de junho.

Para o licenciamento valem os mesmos princípios do decreto 23.875, de 15 de agosto de 2008, que regulamenta a venda de artigos juninos. Após o cadastro haverá uma vistoria do Corpo de Bombeiros para a liberação do ponto, uma vez que será realizada a comercialização de fogos de artifício.

“O Recife tem uma grande tradição junina, e a festividade fica maior e melhor a cada ano. É um período em que a cidade fica ainda mais alegre e colorida. E, com isso, a organização também tem que ser reforçada. É preciso sempre lembrar aos comerciantes dos cuidados necessários no manuseio de fogos de artifício, mantendo-os longe de crianças, para evitar acidentes. Também é preciso que eles realizem o acondicionamento correto dos materiais, de acordo com o que determina o Corpo de Bombeiros. Além disso, é proibida a comercialização de fogos de artifício para menores de 18 anos”, explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

As regionais da Secon, com os respectivos endereços, são: 

CENTRO-OESTE

Rua José Higino, 77, Madalena. Telefone: 3355-7350

NORTE

Avenida Beberibe, 1020, Arruda. Telefone: 3223-4650

SUL

Avenida Senador Robert Kennedy, 350, Ipsep. Telefone: 3355-1250

LOCAIS PARA INSTALAÇÃO DE BARRACAS DE FOGOS:

REGIONAL CENTRO OESTE

1. Rua Frei Cassimiro – esquina com a Rua do Pombal (refúgio central da Rua Frei Cassimiro – área calçada com paralelo);

2. Calçada do canteiro entre a via local e faixa de rolamento da Av. Agamenom Magalhães, em frente às Ruas Tupinambás e Frei Cassimiro.

3. Rua Elísio Medrado, entre as Ruas Felipe Guerra e Governador Leopoldo Neves (próximo à Estátua do Pe. Cícero), Caxangá

4. Av. Beira Rio, na margem do Rio Capibaribe, nos trechos: em frente à Praça Domingos Giovanete (entre as Ruas Clóvis Bevilaqua a Pe. José de Anchieta).

5. Praça do Jóquei Clube, Prado; Rua do Bom Pastor (próximo ao pontilhão);

6. Av. Visconde de Albuquerque, próximo ao nº 379 – Torre; 

7. Rua José de Holanda (Campo do Bueirão);

8. Av. Caxangá, em frente ao Parque de Exposição de Animais;

9. Av. Joaquim Ribeiro, (esquina da Rua Gastão de Vidigal, ao limite com o município de Camaragibe);

10. Rua Amaro Gomes Poroca, esquina com a Rua Francisco Lisboa

 

REGIONAL NORTE

 Margens do Canal do Arruda (Av. José dos Anjos) nos trechos:

 a) Entre o Estádio José do Rego Maciel (Campo do Arruda) e o imóvel nº 1020 da Av. Beberibe (2ª Gerência Regional) na margem direita;

 b) Entre os números 102 e 162, ambos às margens;

 c) Rua Amaro Coutinho em frente aos números 197, 209, 221 e 243 (lado oposto);

 d) Rua Professor Jerônimo Gueiros (margens do canal) em frente ao nº 438.

2. Av. Norte, esquina com a Rua Oscar de Barros;

3. Estrada do Encanamento, em frente ao Sítio da trindade;

4. ua da Harmonia em frente à Rua Nereu Guerra

5. Av. Norte – entre as Ruas Aviador Pinto Ribeiro e Japira junto ao terreno do INSS;

6. Av. Norte Canteiro Central do Buriti, entrada para o Açude de Apipucos;

7. Rua de Apipucos – ao lado oposto ao açude de Apipucos.

 

REGIONAL SUL

1. Av. Recife, em frente ao nº 797 – Areias (almoxarifado central do INSS);

2. Av. Recife, entre os números 4084 e 4200 – Areias (em frente ao Conj. Ignez Andreazza);

3. BR 101 – Cruzamento com a Av. Dr. José Rufino – Tejipió (próximo ao viaduto);

4. Av. Rio Grande, entre as Ruas Rio Paraná e Rio Gurupi- UR-01 – COHAB);

5. Rua Pe. Teófilo Tworz – Afogados – trecho entre a Estrada dos Remédios e a Rua João Ivo da Silva (junto ao canal).

6. Rua Arquiteto Luiz Nunes, próximo à Rua Deão Farias, lado oposto aos números 958 e 900;

7. Rua Professor João Medeiros, próximo à Rua Cel. Benedito Chaves;

8. Av. Mascarenhas de Moraes, próximo ao Viaduto Tancredo Neves, no sentido cidade /subúrbio, lado direito;

9. Av. Visconde de Jequitinhonha, entre as Ruas Mário de Castro e Engenheiro Zael Diógenes

10. Av. Recife, junto ao muro do Aeroporto, lado oposto aos números 2867 e 3023;

11. Av. Fernando Simões Barbosa, próximo à Rua Cel. Benedito Chaves.

Empréstimo do Governo de Pernambuco ainda não foi votado por falta de resposta a Pedido de Informação, diz Waldemar Borges

Durante a reunião da Comissão de Legislação, Constituição e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (20), o deputado estadual Waldemar Borges disse que a votação de um novo pedido de empréstimo pelo Governo do Estado segue travada por falta de transparência do próprio Executivo.

Segundo o parlamentar, que é o relator da matéria, o governo de Raquel Lyra ainda não respondeu ao Pedido de Informação feito pela Assembleia sobre os empréstimos anteriormente autorizados. Waldemar destacou que, dos R$ 9,2 bilhões já autorizados em operações de crédito, apenas R$ 2,2 bilhões foram efetivamente empenhados, o que demonstra lentidão e possível má gestão dos recursos.

“Se o governo ainda não conseguiu gastar o que já foi autorizado, fica provado que a lentidão está no Palácio do Campo das Princesas e não na Assembleia Legislativa”, afirmou Waldemar. Ele também alertou para possíveis desvios de finalidade. Parte dos recursos obtidos, originalmente destinados a projetos de desenvolvimento, foram redirecionados para outras áreas, como a compra de equipamentos de informática para a Casa Civil e até reformas no gabinete da governadora.

Além disso, o deputado apontou que a Lei nº 18.151/2023 exige que os programas financiados com os empréstimos sejam previamente comunicados ao Legislativo, o que não foi cumprido. “Antes de votar um novo endividamento do Estado, é imprescindível que a Assembleia receba todas as informações sobre o que foi feito – e o que não foi – com os recursos já contratados. A transparência é uma obrigação, não uma opção”, concluiu Waldemar Borges.

EMPRÉSTIMOS CONTRATADOS PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO – A VERDADE DOS NÚMEROS

PREOCUPAÇÃO

– EMPRÉSTIMOS AUTORIZADOS NÃO TEM SIDO GASTOS (1º PEDIDO DE INFORMAÇÕES)

– DESVIO DE FINALIDADE (2º PEDIDO DE INFORMAÇÕES)

TOTAL AUTORIZADO:

– VALOR AUTORIZADO: R$ 9.207.092.028

– VALOR CONTRATADO: R$ 3.447.662.649*

– VALOR ARRECADADO: R$ 2.339.854.967

– VALOR EFETIVAMENTE EMPENHADO: R$ 2.243.536.926

* R$ 2.350.000.000,00 AUTORIZADOS PELA LEI 18.151/2023 E R$ 1.097.662.000,00 AUTORIZADOS PELA LEI 17.166/2021 (GESTÃO PAULO CÂMARA)

EXEMPLO DO PRIMEIRO EMPRÉSTIMO (2023) – Nº 0620.946.63

– VALOR CONTRATADO: R$ 1.700.000.000,00

– VALOR ARRECADADO: 600.000.000,00

– VALOR EFETIVAMENTE EMPENHADO: 505.650.000,00

AGRAVANTES:

ORIGINALMENTE, ESSES RECURSOS ESTAVAM DESTINADOS A DIVERSOS PROGRAMAS E PROJETOS COORDENADOS PELA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, CONFORME DEMONSTRADO NO ANEXO I DO REFERIDO CONTRATO.

ANULAÇÃO DO ANEXO ATRAVÉS DE UM 2º ADITIVO AO CONTRATO

DESVIO DE FINALIDADE:

– ATRAVÉS DO DECRETO 58.605 DE 14 DE MAIO DE 2024 FORAM REMANEJADOS DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO R$ 124.201,00 PARA O GABINETE DA GOVERNADORA. ESSE RECURSO É ORIUNDO DA FONTE 0754 – RECURSOS DE OPERAÇÃO DE CRÉDITO E TEM COMO OBJETIVO REFORÇAR A DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DESTINADA À REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM ADEQUAÇÕES NAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO SEU GABINETE. 

– TAMBÉM JÁ FORAM DESTINADOS COM RECURSOS PROVENIENTES DA MESMA FONTE 0754 – RECURSOS DE OPERAÇÃO DE CRÉDITO – R$ 611.000,00 PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA A CASA CIVIL ATRAVÉS DOS EMPENHOS DE Nº 2025 NE000097 E Nº2025 NE000098.

A LEI Nº 18.151, DE 4 DE MAIO DE 2023, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONTRATAR OPERAÇÃO DE CRÉDITO JUNTO A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, COM A GARANTIA DA UNIÃO, DIZ NO § 4º DO SEU ARTIGO 1º QUE OS PROGRAMAS DE TRABALHO A SEREM REALIZADOS COM OS RECURSOS OBTIDOS MEDIANTE AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO DEVERÃO SER PREVIAMENTE COMUNICADOS AO PODER LEGISLATIVO, O QUE ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIMOS IDENTIFICAR. MAIS UMA RAZÃO PARA JUSTIFICAR NOSSO PEDIDO DE INFORMAÇÃO.

– PELOS NÚMEROS ACIMA PODEMOS CONCLUIR:

  1. QUE QUEM NÃO TEM PRESSA É O GOVERNO, QUE COM 6,8 BILHÕES DE EMPRÉSTIMOS AUTORIZADOS NÃO CONSEGUE GASTAR.
  2. QUE ESSE VALOR É SUFICIENTE PARA SE FAZER O ARCO METROPOLITANO E A DUPLICAÇÃO DA BR-232 SE O GOVERNO QUISESSE E TIVESSE COMPETÊNCIA PARA ISSO.
  3. QUE É PRECISO O GOVERNO ABRIR TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS RECURSOS AUTORIZADOS, O QUE FOI GASTO E O QUE NÃO FOI, PARA QUE A POPULAÇÃO TENHA CONHECIMENTO DO QUE É E DO QUE NÃO É FEITO COM ESSES RECURSOS.