Posts published by “Handson Matheus”
Crise gerada pela gripe aviária acelerou processo
Atendendo apelo da presidência da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), preocupada com a crise gerada pela gripe aviária, a Assembleia Legislativa decidiu sabatinar e votar a indicação, nesta quarta-feira (21.05),
do médico veterinário Moshe Dayan para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça realiza a sabatina e votação, às 9h30, em reunião extraordinária. À tarde, o plenário aprecia e vota a indicação.
Estiveram no gabinete da presidência da Alepe, nesta terça-feira (20), o presidente da Avipe, empresário Giuliano Malta; o vice-presidente, Carlos Henrique Albuquerque, e o próprio Moshe Dayan. Foram recebidos pelo presidente Álvaro Porto; pelo primeiro-secretario, Francismar Pontes; pelo presidente da CCLJ, Coronel Alberto Feitosa, e ainda pelos deputados Rodrigo Farias e Mario Ricardo.
De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a situação é urgente e exige uma ação emergencial. “A crise vivida pelo setor avícola culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando, inclusive, prejuízo, na balança comercial”, afirma. “Diante da gravidade deste contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, e avaliamos que é fundamental agilizar o processo”, completa.
Feitosa reforça que por ser um assunto de saúde pública, nada mais pertinente à Casa agir, como tem agido, em favor dos pernambucanos e acelerar os protocolos para que a Adagro possa atuar em defesa do setor. “Tomamos a decisão eu, o colegiado da Comissão de Constituição de Legislação e Justiça e o presidente Álvaro Porto de fazermos isso de forma imediata”, frisou.
De acordo com o Projeto de Resolução 2905/2025, que trata da indicação do médico veterinário, Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, 57 anos, tem larga experiência no setor agropecuário, com atuação nas áreas de produção, gestão e políticas públicas voltadas ao campo. Produtor de leite e pecuarista, Moshe é especialista em laticínios e gestão de indústria de laticínios.
Ao longo de 18 anos, Moshe atuou no Sebrae, sendo seis como gerente da Unidade Regional de Garanhuns, onde liderou ações de fomento à agricultura familiar e ao agronegócio em cadeias produtivas. Consultor no setor de leite e derivados, também foi secretário de Agricultura do município da Pedra entre 2021 e 2022. Desde 2023, exerce a função de assessor parlamentar com foco no setor agro no gabinete da deputada estadual Débora Almeida.
Foto: Giovanni Costa/Alepe
Líderes pressionam o presidente americano, Donald Trump, a se juntar na adoção de medidas mais rígidas contra Moscou
União Europeia e Reino Unido anunciaram novas sanções contra a Rússia na terça-feira (20), um dia depois que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump conversou com o líder russo Vladimir Putin sem obter uma promessa de cessar-fogo na Ucrânia.
Londres e Bruxelas disseram que as novas medidas se concentrarão na “frota fantasma” de petroleiros e empresas financeiras que ajudam Moscou a evitar o impacto de outras sanções impostas por causa da guerra.
As sanções foram anunciadas sem as ações correspondentes de Washington, apesar do intenso lobby público dos países europeus para que o governo Trump se unisse a eles.
Os líderes de Reino Unido, França, Alemanha e Polônia viajaram juntos para Kiev no início deste mês e disseram que tinham novas sanções contra a Rússia prontas para serem aplicadas. Os europeus conversaram com Trump na véspera de sua ligação com Putin para pedir que ele se juntasse a eles na imposição de medidas mais rígidas.
Rússia e Ucrânia realizaram suas primeiras conversas diretas em mais de três anos na sexta-feira (16), mas não conseguiram chegar a um acordo sobre cessar-fogo.
O Governo de Pernambuco entrega, às 19h desta terça-feira (20), a requalificação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, no Recife. A solenidade será marcada pela celebração de uma missa, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, que realizará o Rito de Dedicação da igreja e a bênção do novo altar. O reitor do templo, padre Emerson Borges, vai concelebrar a cerimônia.
No fim da manhã, contudo, o Santuário estará aberto para a imprensa, que poderá realizar imagens do espaço totalmente restaurado. *A partir das 11h*, o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena, vai estar no local para atender os veículos presentes tanto no esclarecimento de dúvidas quanto para a gravação de entrevistas e entradas ao vivo.
O projeto de requalificação do Santuário do Morro da Conceição recebeu um investimento superior a R$ 5 milhões, viabilizado por meio de Termo de Fomento firmado entre o Governo do Estado e a Arquidiocese de Olinda e Recife.
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Terça-feira, 20 de maio de 2025
19h – Entrega da requalificação do Santuário do Morro da Conceição
Local: R. do Morro da Conceição, 534 – Morro da Conceição, Recife
Pernambuco alcançou a maior variação percentual de crescimento do rendimento médio mensal domiciliar de todo o país, em 2024, com 17,64%, na comparação com o ano de 2023, passando de R$ 1.888,00 para R$ 2.221,00. O percentual de crescimento de 17,64% é o melhor obtido na série histórica estadual, iniciada em 2013, quando houve um crescimento de 4,93%. Os dados são da Pnad Contínua sobre Rendimento de Todas as Fontes, publicada no último dia 8 de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse percentual em 2024 é o maior já registrado por um estado desde 2014.
“Um estado só cresce verdadeiramente se a sua população também estiver se desenvolvendo, com conquistas diárias. O levantamento da Pnad Contínua indica que, em Pernambuco, estamos no caminho certo com o crescimento do rendimento médio mensal domiciliar. Esse resultado positivo se soma a muitos outros. No primeiro trimestre, por exemplo, Pernambuco somou 4,2 mil novos empregos para as mulheres”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O aumento histórico da renda dos pernambucanos foi impulsionado pelo maior crescimento econômico dos últimos 15 anos e pela geração de empregos em 2024, quando foram criados 62,2 mil postos de trabalho, um crescimento de 21,9% em relação a 2023, segundo dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Em 2024, Pernambuco fechou o quarto trimestre com uma alta de 6,2% do Produto Interno Bruto. Os empregos estão aparecendo e projetos têm saído do papel em todas as áreas, como estradas e obras hídricas. Vivemos, hoje, um jogo de ganha-ganha, com benefícios para o Estado e a população”, reforçou a vice-governadora Priscila Krause.
De acordo com o levantamento, a influência dos programas sociais no resultado foi bem pequena no desempenho da renda da população. Ainda de acordo com dados do IBGE sobre a fonte da renda, o Estado registrou uma alta de 23,24% da renda efetivamente recebida em todos os trabalhos, de 19,90% da renda habitualmente recebida em todos os trabalhos e de 5,36% da renda proveniente de programas sociais na comparação com 2023, o que demonstra que o crescimento da renda observado é resultado da aceleração da economia pernambucana e não da ampliação de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.
Habitualmente recebido trata-se do valor médio esperado que a pessoa recebe em um mês de trabalho, excluindo pagamentos ocasionais, a exemplo de 13º salário, bônus anuais, horas extras, e faz um ajuste sazonal. O efetivamente recebido considera tudo aquilo que o trabalhador recebe, incluindo 13º salário, bônus e outros ganhos.
“Pernambuco está retomando um patamar de crescimento econômico e de renda mensal da população que não se via há mais de uma década, o que o fez recuperar o protagonismo no Nordeste e ficar no topo do país. Demos um salto muito grande graças ao trabalho da gestão da governadora Raquel Lyra para resolver a situação fiscal e tornar o Estado mais atrativo para novos investimentos privados, além de melhorar a infraestrutura para que os negócios que estão aqui sejam mantidos e ampliados com uma capacidade histórica de investir com recursos próprios e de captações de recursos. São dados que reforçam que Pernambuco está acelerando a sua economia de forma sustentável”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.
O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, destacou o novo recorde e o avanço importante na trajetória de recuperação econômica do Estado. “Esse crescimento, que foi o maior entre todos os estados do país, reflete o impacto das políticas do Governo de Pernambuco no fomento ao empreendedorismo, na interiorização da qualificação profissional, na ampliação do acesso ao crédito e incentivo à formalização. Nos últimos anos, a atual gestão reforçou os atendimentos a micro e pequenos empreendedores e investiu em programas de capacitação alinhados às demandas do mercado. Esses resultados demonstram que o desenvolvimento econômico só é sustentável quando está associado à geração de oportunidades reais para a população”, pontuou.
Na avaliação do secretário-executivo de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maurício Laranjeira, os resultados refletem o bom momento em que vive o Estado. “O que é importante observar é que o item que mais cresceu é o rendimento que vem de trabalho e emprego, com mais de 20%, e não o de benefício social. Ou seja, todo o trabalho do Governo de melhoria do ambiente de negócios, facilitação do ambiente de negócios, atração de novos empreendimentos, novos investimentos e também os investimentos públicos, que geram muito emprego, estão sendo traduzidos nesses dados. O Governo está fazendo o ambiente propício para a economia melhorar por ela mesma e não via programas sociais. É aumento real”, avaliou.
Foto: Gabriel Santana/Sedepe
Gabriel Porto articulou doação de retroescavadeira para a gestão de Pité

Os 125 de emancipação política do município de Quipapá, na Mata Sul, foram celebrados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, com a destinação de R$ 450 mil de recursos de emendas para o município. O anúncio foi feito neste domingo (18.05) ao lado prefeito Pité. Por sua vez, Gabriel Porto, pré-candidato a deputado federal, garantiu a conquista de uma motoniveladora (patrol) fruto da sua articulação junto à Codevasf.
O aniversário é celebrado nesta segunda-feira, 19 de maio. O montante das emendas será empregado na aquisição de um novo equipamento de raio-x para o hospital e em outras ações de melhoramento dos serviços de saúde do município. “Estamos comemorando o aniversário de Quipapá com trabalho e garantindo mais estrutura e dignidade no atendimento à população. Parabéns ao município, ao prefeito Pité, que vem fazendo uma grande gestão, e ao povo de Quipapá. Temos grandes conquistas para comemorar junto com esta terra querida”, disse o deputado.
“Nestes 125 anos de emancipação política, Quipapá celebra os avanços conseguidos com o trabalho do prefeito Pité, cuja administração tem sido marcada pelo desenvolvimento do município. E o nosso compromisso é seguir contribuindo com a gestão. A chegada da motoniveladora vai reforçar os serviços de infraestrutura urbana e rural. Vamos caminhar ao lado do deputado Álvaro Porto e do prefeito Pité trabalhando por Quipapá”, afirmou Gabriel.
O prefeito, que nesta segunda encerra a programação festiva dos 125 anos, comemorou o anúncio dos recursos das emendas e a doação da patrol. “São noticias muito bem vindas, ainda mais num dia tão especial como o de hoje. “Agradeço em nome da prefeitura e do povo de Quipapá”, ressaltou Pité.
Foto: Alexandre Aroeira
O prefeito Simão Durando assinou a autorização para início de um amplo mutirão de cirurgias de catarata com o objetivo de zerar a fila de espera para o procedimento no município. A ação terá início no próximo dia 24 de maio e pretende atender, ao todo, cerca de 800 pessoas que já estavam previamente cadastradas no sistema de regulação.
O projeto será viabilizado por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Antonio Coelho, no valor de R$ 614 mil. Os recursos serão utilizados não apenas para a realização das cirurgias, mas também para custear consultas e exames oftalmológicos pré-operatórios, garantindo todo o suporte necessário aos pacientes durante o processo.
De acordo com o prefeito Simão Durando, a ação representa um marco importante para a saúde pública municipal, que tem priorizado o acesso universal e humanizado aos serviços médicos especializados. A correção da catarata pode transformar significativamente a rotina do paciente, devolvendo a qualidade de vida.
“Zerar a fila de espera para a cirurgia de catarata é um compromisso com a qualidade de vida da nossa população. Essa ação vai devolver a visão e, com ela, a autonomia de centenas de pessoas. É uma grande conquista para todos nós e um passo importante na construção de uma saúde mais eficiente e acessível”, afirmou o prefeito.
O deputado Antonio Coelho, responsável pela emenda que possibilitou o mutirão, destacou a importância de ações concretas para melhorar a saúde no interior de Pernambuco e reafirmou seu compromisso com Petrolina.
“Fico muito feliz em contribuir com esse mutirão, que vai transformar a vida de muitas pessoas. Investir em saúde é garantir dignidade e esperança para quem mais precisa. É gratificante saber que esse recurso será aplicado diretamente na melhoria da vida das pessoas”, pontuou o parlamentar.
A Secretaria de Saúde reforça que todos os beneficiários do mutirão já foram agendados e estão sendo devidamente contatados e orientados sobre os cuidados pré e pós-operatórios.
No Dia Nacional da Doação de Leite Materno, celebrado nesta segunda-feira (19), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) reiterou, por meio de ofício ao Ministério da Saúde, a solicitação pela ampliação da rede de bancos e postos de coleta de leite materno no interior de Pernambuco. A iniciativa visa garantir mais saúde e dignidade para mães e bebês em todo o estado, especialmente fora da Região Metropolitana do Recife.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco e da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, atualmente existem 18 estabelecimentos credenciados em Pernambuco. No entanto, apenas três estão localizados no interior, nas cidades de Caruaru, Petrolina e Arcoverde. Os demais estão concentrados na capital e na RMR.
“O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Ampliar o acesso a essa rede é garantir que mães do interior também tenham condições adequadas para doar e receber leite materno, fortalecendo políticas de saúde pública e salvando vidas”, destacou Eduardo da Fonte.
No documento enviado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o parlamentar solicita a implantação de centros de coleta e bancos de leite humano em unidades hospitalares estratégicas nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Entre os hospitais citados estão o Hospital João Murilo de Oliveira (Vitória de Santo Antão), Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns) e Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro), entre outros.
A proposta também reflete sugestões de profissionais da área e tem como objetivo promover a equidade no acesso a serviços essenciais, reconhecendo o papel da amamentação como prática de saúde, afeto e cidadania.
Intervenção faz parte da Ação Inverno, e visa melhorar o escoamento das águas pluviais da cidade e prevenir alagamentos na capital
Nesta segunda-feira (19), o prefeito do Recife, João Campos, vistoriou os serviços de limpeza do Canal do Sport, localizado na Rua João Elísio Ramos, na Ilha do Retiro. A intervenção, coordenada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), integra o Programa Ação Inverno, que foi iniciado em janeiro e prevê a limpeza dos 99 canais da cidade para o período chuvoso. O objetivo é melhorar o escoamento das águas e minimizar os impactos das chuvas.
“A limpeza desse canal deve durar cerca de uma semana, no máximo dez dias, com a previsão de retirada de aproximadamente 60 toneladas de resíduos. Durante a vistoria, percebemos um acúmulo expressivo de matéria orgânica, plástico e, principalmente, lixo descartado irregularmente. Pedimos à população que colabore, descartando o lixo de forma correta. A limpeza é essencial, mas se todos colaborarem, conseguiremos economizar recursos e investir em outras ações igualmente urgentes”, afirmou o prefeito João Campos.
A intervenção no Canal do Sport começou no último domingo (18) e tem previsão de conclusão para o dia 25 de maio. Até agora, foram removidas mais de 64 mil toneladas de resíduos em canais que já passaram pela ação de limpeza. Além do Canal do Sport, outros 66 canais foram limpos desde o início do programa. No momento, 11 canais estão em processo de limpeza e 19 estão programados para iniciar as intervenções até setembro.
A Emlurb reforça que, além da limpeza de canais, o trabalho da autarquia envolve ações de educação socioambiental, conscientizando a população sobre o descarte correto do lixo. Essas atividades são realizadas ao longo de todo o ano e incluem ainda a manutenção de galerias, canaletas, arborização urbana, capinação, remoção de entulhos e reparos em vias públicas, além da recuperação de escadarias, muros de arrimo e pontilhões, visando a prevenção de alagamentos e o aumento da segurança da população.
Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife








