Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Instituto DataTrends vence mais uma e derruba mais um pedido de impugnação de pesquisa

O Instituto de pesquisas DataTrends venceu mais uma disputa jurídica, e seu corpo de advogados derrubou mais uma ação que tentava derrubar a divulgação de uma pesquisa eleitoral, desta vez para a cidade de Machados. O pedido de impugnação era de autoria da Coligação ‘Com Deus e o povo, Machados voltará a crescer de novo’.

Segundo a Coligação, dentre os motivos para o pedido de impugnação estão: a não paridade entre os candidatos e fonte pública de dados desatualizada. Ainda segundo ela, “para demonstrar o alegado, foram juntados diversos documentos”.

Em sua decisão, o juiz responsável pela 88ª Zona Eleitoral, Hailton Gonçalves da Silva, disse que todos os pontos requisitados pela Coligação, no pedido de impedimento de divulgação da pesquisa ‘podem ser facilmente esclarecidos’. “No que se refere à não paridade entre os candidatos, não vejo como o questionamento sobre o grau de satisfação quanto à gestão atual seria discriminatório quanto aos demais candidatos, posto que foi dada ao entrevistado, inclusive, a possibilidade de opinar negativamente ou de não responder”, disse o magistrado em trecho da decisão.

“Ante o exposto, INDEFIRO o pedido de liminar formulado pela Coligação ‘Com Deus e o povo, Machados voltará a crescer de novo’”, disse o juiz, sacramentando mais uma vitória do DataTrends, que vencido todas as ações impetradas até o momento, em uma evidente prova de lisura e transparência em seus trabalhos.

Folha de São Paulo divulga ranking de eficiência dos municípios: em saúde, Afogados é a 1ª colocada no Pajeú

A Folha de São Paulo e o portal UOL de notícias, divulgaram na quarta-feira (03), o Ranking de eficiência dos municípios 2024, levando em conta diversos indicadores, dentre eles o de saúde pública, relacionando esses indicadores com a receita de cada município. O objetivo segundo a Folha é mostrar os municípios que fazem mais com menos recursos.

Em saúde, Afogados da Ingazeira é o melhor município do Pajeú, em primeiro lugar. Em nível nacional, está entre os 171 melhores municípios do País. Para se ter uma ideia da importância desse dado, vale ressaltar que o Brasil tem 5.570 municípios. Em Pernambuco, Afogados está entre os 15 melhores municípios, a frente de cidades do porte de Arcoverde e Serra Talhada. Alguns dos Indicadores levados em consideração são a cobertura de 100% da atenção básica e a qualidade na oferta de serviços.

Na área da saúde, os indicadores de Afogados são melhores do que o de algumas capitais de Estados, com receita infinitamente maior, a exemplo de São Paulo, que ocupa apenas a 2.570ª posição no ranking, Rio de Janejro (4.712ª), Salvador (4.337ª) e Fortaleza (3.943ª).

Outro fator importante a ser levado em consideração é que quanto à arrecadação, Afogados ocupa apenas a 4.851ª posição no Brasil, estando muito abaixo das arrecadações de milhares de outros municípios, e ainda assim fazendo mais do que eles.

“Essa pesquisa mostra como é importante otimizar os recursos públicos, fazer mais com menos. E é esse o exemplo que estamos dando aqui em Afogados da Ingazeira,” destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim, comemorando os resultados da pesquisa.

Governadora Raquel Lyra sanciona lei que reajusta em 75% o valor do auxílio-moradia concedido pelo Estado

A governadora Raquel Lyra sancionou, nesta quarta-feira (4), a Lei 2180/2024, que reajusta o valor do auxílio-moradia pago pelo Governo de Pernambuco. Após quase dez anos sem aumento, o benefício teve reajuste de 75%, passando de R$ 200 para R$ 350. A mudança entra em vigor no mês de outubro, incluindo ocupantes de imóveis situados em prédios-caixão com alto risco de desabamento no Grande Recife e moradores da comunidade de Santa Terezinha, em Santo Amaro, no Recife, que vivem às margens do canal do bairro.

“Pernambuco tem, pela primeira vez, um programa habitacional de verdade. Estamos trabalhando para entregar moradias, regularização fundiária e para virar a página do déficit habitacional no Estado. Em parceria com o governo federal, nós garantimos indenizações aos mutuários dos prédios-caixão da Região Metropolitana do Recife que correm risco de desmoronamento, além de ajuda financeira às pessoas que ainda viviam nesses edifícios. São essas e outras famílias que não têm onde morar que receberão, a partir de outubro, o auxílio-moradia já com o valor reajustado. Investimentos como esses transformam a vida de quem mais precisa”, pontuou a governadora Raquel Lyra durante a abertura da reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que ocorreu nesta quarta (4), na sede do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE).

O auxílio-moradia concedido pelo Estado se manteve inalterado desde 2015 e atende, atualmente, mais de 5 mil pessoas. Entre os que passarão a receber o benefício estão 42 famílias que vivem na comunidade de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, no Recife, enquanto aguardam a construção do habitacional de interesse social que será erguido no terreno da antiga sede da Vice-governadoria, na Avenida Cruz Cabugá.

Ao longo do evento do Sinduscon-PE, a governadora também anunciou a ampliação do valor máximo dos imóveis comercializados com o uso da modalidade Entrada Garantida do programa Morar Bem Pernambuco. Com a mudança, o subsídio de R$ 20 mil para o financiamento habitacional vai incluir imóveis com valores de até R$ 210 mil na Região Metropolitana do Recife (RMR) e de R$ 220 mil na capital pernambucana. Nas demais regiões do Estado, o limite permanece em R$ 190 mil.

O objetivo da mudança é estimular lançamentos imobiliários para atender famílias com renda de até dois salários mínimos em regiões mais valorizadas. O Morar Bem PE é o primeiro programa de habitação de interesse social do Estado e trabalha em várias frentes, como construção de moradias, regularização de propriedades e retomada de obras paralisadas, por exemplo. O programa já está impactando cerca de 28 mil famílias.

“Esta ampliação ocorre após diversas escutas e análises do mercado imobiliário, especialmente considerando o recente aumento do salário mínimo”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.

O presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, agradeceu a presença da gestora na abertura da reunião da CBIC. “A governadora fez um balanço do seu governo, das ações que estão sendo desenvolvidas nas áreas de habitação, infraestrutura, saúde e na parte operacional do Estado. Isso nos traz segurança e mais vontade de continuarmos investindo para o Estado seguir em frente”, disse.

“Agradecemos muito a presença da governadora Raquel Lyra aqui na reunião, dando um panorama importante sobre os investimentos de Pernambuco em habitação de interesse social, infraestrutura e segurança pública, gerando emprego e renda com números importantes de crescimento do Estado”, completou o presidente da CBIC, Renato Correia.

Candidato a vereador de Nicinha de Dinca adere à campanha de Flávio e Marcos em Tabira

O candidato a vereador José Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como Zelão, morador do Sítio Cajá e integrante da coligação de Nicinha de Dinca, oficializou sua adesão à campanha de Flávio Marques e Marcos Crente na disputa pela Prefeitura de Tabira. Filiado ao PSDB, com o número 45678, Zelão deixou o palanque da atual prefeita e declarou apoio ao grupo de oposição.

O anúncio aconteceu durante o “Bate-Papo da Mudança”, realizado na noite desta quarta-feira (04), no bairro Vitorino Gomes.

Em seu discurso, Zelão afirmou ter se convencido de que o palanque de Flávio e Marcos apresenta as melhores propostas para o desenvolvimento de Tabira, tanto na área urbana quanto rural. “Estou muito decepcionado com o outro lado, que só pensa em seus interesses e não no povo de Tabira. Por isso, agora é 13, com Flávio e Marcos para Tabira mudar”, declarou o candidato.

Flávio Marques, candidato a prefeito, celebrou a adesão de Zelão com entusiasmo: “É uma alegria receber o apoio de uma pessoa tão comprometida como Zelão, que conhece de perto as necessidades da zona rural. Isso só reforça que nossa campanha está no caminho certo, unindo forças para transformar Tabira e oferecer dias melhores para todos. Estamos construindo um novo tempo e a cada dia mais pessoas se unem a esse projeto de mudança.”

Marcos Crente, candidato a vice-prefeito, também agradeceu o novo apoio: “Zelão conhece a realidade do povo e, com ele, somamos mais uma voz que acredita na mudança. Vamos continuar firmes, com propostas sólidas para melhorar a vida dos tabirenses, tanto na cidade quanto no campo. Juntos, somos mais fortes, e estamos trazendo cada vez mais gente para fazer Tabira avançar.”Da Assessoria

Na Fiepe, João Campos promete formação técnica para 2 mil jovens

Prefeito e candidato à reeleição anunciou o compromisso de garantir vagas 100% bancadas pela Prefeitura para qualificação

 O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), anunciou, nesta quarta-feira (4), que vai viabilizar formação técnica gratuita para dois mil jovens ao longo de um segundo mandato à frente da Prefeitura. As vagas serão disponibilizadas pelo Protec Recife, programa criado pela gestão municipal, no início deste ano, para conceder bolsas de estudos integrais em cursos técnicos. O compromisso foi firmado durante sabatina realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

“A qualificação é fundamental e está diretamente ligada ao emprego, sobretudo dos jovens. Por isso, assim como no Embarque Digital, que oferece duas mil vagas de ensino superior em tecnologia, vamos oferecer duas mil vagas do Protec Recife, que é a formação técnica bancada 100% pela Prefeitura para a nossa juventude fazer formação técnica e garantir o emprego. Vamos ter um diálogo entre a formação e o mercado de trabalho para formar onde há mais demanda de empregos na área técnica”, declarou.

João Campos também falou sobre os avanços registrados no ambiente de negócios da cidade durante sua gestão. O prefeito lembrou que, em 2015, o tempo médio para licenciamento de uma operação empresarial no Recife era de 367 dias, período que caiu para apenas 23 dias após uma série de medidas adotadas pela gestão municipal. O candidato também disse que, dos 82 serviços de licenciamento realizados pela Prefeitura, 73 já são feitos de forma digital, e todos estarão nesse formato até dezembro.

Sobre a classificação de empresas de baixo risco, João Campos explicou que o Recife saiu de cerca de 160 para mais de 800 atividades nessa categoria, um aumento superior a 400%, e afirmou que outras 28 atividades serão acrescentadas a essa lista nos próximos meses. A medida é importante para facilitar a operação de diversos segmentos econômicos, já que empresas desse grupo são dispensadas de processos de licenciamento municipal para iniciar a atividade e de custos na emissão dessas licenças.

“Mudamos a lógica. Partimos da premissa da boa-fé das pessoas, como se faz no Imposto de Renda. Desburocratizamos para ser mais céleres e concentrar o poder de fiscalização nas atividades de alto risco”, disse o prefeito, citando ainda o recorde superior a R$ 800 milhões investidos no Recife em 2023, as parcerias com o setor privado para gerir equipamentos públicos e o saldo de mais de 90 mil empregos formais gerados desde 2021 como legados de sua gestão na economia. “Estou feliz com o dever sendo cumprido, mas com o senso de fazer muito mais. Não tenho dúvida de que o que vem pela frente é muito melhor”, finalizou.

Justiça suspende propaganda de Gilson Machado por fake news sobre creches do Recife

Em atendimento a um mandado de segurança impetrado pela Frente Popular do Recife, a Justiça Eleitoral determinou que a campanha do candidato a prefeito Gilson Machado (PL) suspenda a veiculação de peças publicitárias com fake news sobre o modelo de parcerias adotado pela Prefeitura do Recife para a gestão de parte da rede de creches da cidade. A decisão, divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (4), tem validade para o guia eleitoral, para as inserções em TV e rádio e para as redes sociais. Em caso de descumprimento por parte do postulante, a multa definida é de R$ 5 mil por inserção veiculada.

Na peça jurídica, a Frente Popular do Recife sustentou que o material publicitário de Gilson Machado tem conteúdo “difamatório, calunioso e completamente inverídico” ao acusar a Prefeitura do Recife de fazer uso político da ampliação das vagas em creches. Na decisão, a Justiça conclui que “os impetrantes colacionaram publicações de Secretaria de Educação atinentes ao edital de chamamento público para que se firmem parcerias para atendimento educacional da educação infantil, com comprovação de publicação no Diário Oficial do Recife e com todos os requisitos e imposições necessárias ao procedimento”.

Em outro trecho da decisão, a Justiça Eleitoral ressalta ainda que, na veiculação da inserção, Gilson Machado mostrou “notícias descontextualizadas de blog político como meio de prova, assim como recorte de página de portal de internet, ao passo que os impetrantes [a Frente Popular do Recife] trazem acervo robusto em sentido diverso”, referindo-se a atestados de regularidade de vistoria do Corpo de Bombeiros em creches da cidade, que foram disponibilizados à Justiça junto ao mandado de segurança.

“Deste apanhado normativo que, de certo, pode ser expandido, conclui-se que a veiculação de inserção propagandística, em rádio e TV, em fase de campanha e com natureza de propaganda eleitoral gratuita possuindo mensagem desabonadora da honra de candidato adversário, imputando-lhe condutas ilícitas, como suspeita de uso de dinheiro público para benefício eleitoral próprio, ou seja, acusando-o de ímprobo, é conduta que desborda os limites da liberdade de expressão, uma vez que não há comprovação a balizar as expressões utilizadas”, concluiu a Justiça Eleitoral.

Decisão – 04.09.2024

Em nova derrota para Daniel Coelho, Justiça proíbe fake news sobre habitação em TV, rádio e redes sociais

Em nova derrota imposta à campanha do candidato a prefeito Daniel Coelho (PSD), a Justiça Eleitoral determinou, na noite desta quarta-feira (4), que seja suspensa a veiculação de propaganda eleitoral com fake news sobre o déficit habitacional no Recife. A decisão, proferida em resposta a um mandado de segurança impetrado pela Frente Popular do Recife, abrange o guia eleitoral e inserções em rádio e TV, além das redes sociais. A multa em caso de descumprimento é de R$ 5 mil por veiculação.

Em quatro decisões judiciais obtidas pela Frente Popular do Recife nos últimos dias, já havia sido suspensa a veiculação de informações inconsistentes sobre habitação pela campanha de Daniel Coelho no guia eleitoral e em inserções de rádio e TV. Ainda assim, o candidato voltou a divulgar em suas peças de campanha o dado de que 70 mil famílias não têm moradia digna na cidade, quantitativo que não é compatível com os números mais recentes sobre o assunto, já atualizados, inclusive, pela imprensa.

Diante da reincidência na conduta irregular, o candidato voltou a ser acionado na Justiça. A Frente Popular do Recife argumentou, no mandado de segurança apresentado, que o pessedista “já viu discutida a desatualização de seus dados, posto que retirados do Plano Municipal de 2018, atualizado em 2022, mas voltou a divulgá-los”.

Com base nos argumentos apresentados, a Justiça concluiu que “a informação acerca do quantitativo de moradias não dignas em Recife (…) demanda seu afastamento das propagandas eleitorais em todos os meios de divulgação, até o julgamento exauriente da respectiva representação”. Desse modo, a proibição a Daniel Coelho quanto à divulgação de informações desatualizadas sobre o déficit habitacional na cidade, antes restrita ao guia eleitoral e a inserções de rádio e TV, passa a ser extensiva às redes sociais e qualquer outro meio de veiculação, consolidando mais uma vitória judicial da Frente Popular do Recife.

Vem ai o DEBATE do Blog do Finfa com candidatos a prefeito de São José do Egito

O evento, promovido pelo Blog do Finfa, ocorrerá às 20h no Cine Teatro São José e será transmitido ao vivo e com imagens, oferecendo aos eleitores uma chance única de conhecer as propostas dos candidatos e participar com perguntas enviadas online.

No próximo dia 17 de setembro de 2024, o Blog do Finfa promoverá um importante debate entre os candidatos a prefeito de São José do Egito, George Borja (PSB) e Fredson Brito (Republicanos). O evento ocorrerá no Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, às 20h, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do @BlogdoFinfa, além do site www.blogdofinfa.com.br.

O debate será dividido em seis blocos, oferecendo aos candidatos a oportunidade de apresentar suas propostas e discutir temas relevantes para a cidade. O formato inclui desde apresentações iniciais, passando por temas sorteados com réplicas, até perguntas dos jornalistas e da população, garantindo um debate dinâmico e aprofundado.

Um destaque do debate será a participação do público, que poderá enviar suas perguntas para os candidatos. Essas perguntas podem ser enviadas previamente através do link www.blogdofinfa.com.br/debatesaojose. Nove perguntas serão selecionadas e sorteadas ao vivo durante o evento, com cada candidato respondendo a duas delas. Isso garante que as preocupações dos eleitores sejam ouvidas e que os candidatos tenham a oportunidade de abordar diretamente os temas que mais importam à comunidade.

Este debate representa uma oportunidade crucial para os eleitores de São José do Egito conhecerem mais a fundo as propostas dos candidatos e se informarem sobre as soluções que eles propõem para os desafios enfrentados pela cidade. O Blog do Finfa convida todos a acompanharem a transmissão ao vivo e participarem desse momento decisivo para a democracia local.

Feira livre antecipada

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, informa que em decorrência do feriado do próximo sábado, Dia da Independência, a feira livre será antecipada para a próxima sexta-feira (06).

Ana Maria Dantas anuncia apoio a Fredson para prefeito de São José do Egito

A ex-vereadora Ana Maria Dantas, figura respeitada e muito conhecida em São José do Egito anunciou o seu apoio à candidatura de Fredson para a prefeitura do município. Em suas redes sociais, Ana Maria, que já foi pré-candidata a prefeita, revelou sua decisão de apoiar Fredson, uma escolha que fortalece ainda mais a campanha do candidato.

A trajetória política de Ana Maria sempre foi marcada por sua humildade, caráter íntegro e forte ligação com o povo. Respeitada por sua postura ética e pela dedicação ao bem-estar dos egipcienses, Ana Maria, juntamente com seu esposo, Romero Dantas Filho, construiu uma base sólida de apoio popular, o que faz de sua adesão um importante marco na campanha de Fredson Brito.

Ana Maria foi uma das figuras cotadas para disputar a prefeitura nas eleições municipais, mas teve sua candidatura barrada por Paulo Jucá e pelo atual prefeito, Evandro Valadares. Segundo relatos, em uma reunião interna do grupo político, Evandro Valadares teria humilhado Ana Maria, afirmando que ela não seria a candidata por não possuir recursos financeiros suficientes para a campanha. A atitude do prefeito causou indignação e frustração entre os apoiadores de Ana Maria, que sempre foi vista como uma liderança digna e comprometida com a cidade.

Agora, ao lado de Fredson Brito, Ana Maria reforça seu compromisso com São José do Egito e declara que mantém o apoio à candidatura de seu filho, Romero Neto, para vereador. A adesão de Ana Maria ao projeto de Fredson não só representa um apoio de peso, mas também sinaliza uma mudança significativa no cenário político local, onde lideranças respeitadas estão se unindo em torno de um novo projeto para a cidade.

A decisão de Ana Maria de unir forças com Fredson Brito mostra a força da união de lideranças que priorizam o respeito ao povo e a ética na política. Seu apoio é um reflexo de sua contínua luta por um município mais justo e próspero, onde todos os cidadãos possam ter voz e vez. Da Assessoria