Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Casal de médicos, Dr. Valkércyo Feitosa e Dra. Maria Tereza Sampaio Lira, participam de Congresso na Inglaterra

O casal de médicos, Dr. Valkércyo Feitosa e Drª  Maria Tereza Sampaio Lira, encontram-se em  Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido, participando durante 04 dias do ESC 2024, Congresso da European Society of Cardiology.

Este Congresso é uma grande oportunidade para os maiores especialistas em cardiologia do mundo discutirem os mais variados casos das doenças que acometem o coração. Os organizadores do evento europeu conheceram Dr. Maria Tereza, no Congresso de Cardiologia na cidade de São Paulo, onde ela foi palestrante, com uma apresentação brilhante, nisso ficou credenciada para participar de tão importante encontro europeu.

“Para quem saiu de uma cidade de uma cidade lá do Sertão do Pajeú (Afogados da Ingazeira), apresentar um trabalho no maior congresso da cardiologia já parecia algo inatingível, mas ser chairperson em 02 sessões era algo que eu nem sonhava, de tão distante que isso era da minha realidade… hoje eu só tenho gratidão a todos que confiaram e confiam em mim, que me fazem acreditar que eu posso ir além do que eu sonhei. Agradeço a Deus também, por encher meu peito de muita gratidão aos que me ajudaram/ajuda nesta caminhada.A toda minha família, amigos, mentores, rede de apoio, meus professores, desde tia Deda que me ensinou a ler. Só gratidão!”, disse Drª. Maria Tereza.

Coluna do Finfa

Visitou – A Secretária Municipal de Saúde da cidade da Ingazeira, Fabiana Torres, esteve visitando o Posto de Apoio na comunidade Bom Sucesso, que encontra-se em fase de conclusão. “Este será mais um equipamento que o Governo Municipal vai entregar, em breve estaremos entregando totalmente equipado para servir a população desta comunidade e adjacentes”, disse a secretária Fabiana Torres.

Anunciou apoio – A ex-vereadora Ana Maria, usou sua rede social, para anunciar o seu apoio a candidatura de Fredson Brito a prefeito de São José do Egito. “Querido povo de São José do Egito, é público e notório tudo o que aconteceu comigo e com minha família nesse pleito eleitoral. Por essa razão, é inviável a minha permanência no grupo de Evandro”, disse a ex-vereadora.

Hoje 1 – A Frente Popular de Afogados da Ingazeira, realiza nesta quarta-feira (04), a Tribuna 40 Rural, na Comunidade São João Novo, com as presenças do candidato a prefeito Sandrinho Palmeira e seu vice-prefeito Daniel Valadares, vereadores e lideranças. A saída será do Comitê Central às 18 horas.

Hoje 2 – A Caravana ‘Acelera 55’, dos candidatos Danilo Simões prefeito e Edson Henrique vice-prefeito, chega nesta quarta-feira (04), às 19 horas, no Residencial Laura Ramos em Afogados da Ingazeira. A concentração será no Estádio Vianão a partir das 18 horas.

Agenda – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participa nesta quarta-feira (04), da abertura da reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que será às 09 horas na Rua Marquês do Amorim 136 no Recife.

Frase“Miguel é tão puro que eu tenho medo que ele se contamine com essa lama putrificada da política, o pai dele [Luciano] sabe, o pai dele conhece essa lama”. (Candidato a prefeito de Serra Talhada, pelo Psol, Dr. Luiz Pinto, pedindo desculpas publicamente ao candidato de oposição Miguel Duque (Podemos). O fato aconteceu durante a Sabatina do Farol)

Reunidos – O Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, esteve ontem (03), com a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, para discutir ações conjuntas voltadas, sobretudo, para o melhoramento da produção rural no semiárido nordestino. “BNB e Embrapa são parceiros antigos e vamos fortalecer esses laços em favor da nossa região”, disse Paulo.

Fora da disputa – Este blogueiro foi informado por uma fonte da cidade de Tabira, que o candidato a vereador Gil da Borborema (PSB), teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, pelo motivo de dupla filiação Procede?

Disse“Eduardo implantou em Pernambuco a maior rede de educação em tempo integral do país, modelo que serviu de base para que o Congresso aprovasse, no último ano, uma política de incentivo à educação. Pernambuco segue sendo o estado que tem a maior cobertura da educação em tempo integral no ensino médio por conta de uma decisão política e da capacidade de fazer de Eduardo. Por tudo isso a história faz justiça ao reconhecer Eduardo como um herói da pátria brasileira”. (Deputado federal Pedro Campos, após a Comissão de Educação do Senado aprovar o projeto de lei n°3148/24, que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no livro de Heróis e Heroínas da Pátria)

Deferiu candidatura– O Juiz Osvaldo Teles Lobo Junior, da 66ª Zona Eleitoral, deferiu a candidatura de Albérico Rocha (PSB) à Prefeitura de Iguaracy, rejeitando o pedido de impugnação apresentado pela Federação PSDB/CIDADANIA. A solicitação foi baseada na rejeição de contas relacionadas ao Convênio 172/2008-SESAN, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou despesas indevidas e danos ao erário público. A defesa de Albérico, conduzida pela advogada Diana Câmara, contestou essa alegação, afirmando que, apesar de a prestação de contas não ter sido aprovada, não houve ato doloso de improbidade nem irregularidade insanável. O juiz considerou a ação improcedente, garantindo a candidatura.

Reforço de enfermeiros – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou mais um reforço importante, com o objetivo de melhorar a assistência dos pernambucanos. Nesta terça-feira (03/09), foram chamados mais 441 enfermeiros para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Com mais essa convocação, em uma semana, o Governo do Estado totalizou a contratação de 997 novos profissionais, aprovados em Seleção Pública Simplificada. “São quase mil enfermeiros para fortalecer as equipes de saúde e aumentar a capacidade de resposta em nossas unidades”, comemora a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Perguntar não ofende – Qual será a próxima novidade na política de São José do Egito?

Prefeitura inicia obras de recapeamento asfáltico no centro e bairros de Afogados da Ingazeira

A Prefeitura de Afogados deu início nesta terça (03) às obras de recapeamento asfáltico que irão beneficiar mais de 40 ruas e trechos de ruas no centro e nos bairros São Braz, São Francisco e Sobreira.

O investimento será de cinco milhões de reais, recursos captados exclusivamente para o recapeamento de ruas antigas, muitas delas com mais de 20 anos de pavimento em paralelo, com bastante desgaste e alto custo de manutenção. O objetivo da ação é melhorar a mobilidade urbana e dar mais fluidez ao trânsito. O asfalto usado é o CBUQ, mesmo tipo utilizado em rodovias.

As obras tiveram início pela Gustavo Fittipaldi e suas transversais, no bairro São Sebastião. As ruas Júlio câmara, Aparício Veras, Pedro Pires, Joaquim Nazário, Antônio Vidal, no Centro; José de Sá Maranhão, no São Francisco; Nelson Alves de Souza, no Sobreira; e Valdecir Xavier de Menezes, no São Braz; serão algumas das ruas contempladas.Da Assessoria

DataTrends: Janjão lidera com 81% dos votos válidos em Bom Jardim

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na madrugada desta quarta-feira (04/09), mostra o prefeito Janjão, liderando com expressiva vantagem a disputa pela reeleição da Prefeitura de Bom Jardim.

No cenário espontâneo, Janjão aparece com 61% das intenções de voto, contra 12% de Vânia de Miguel. Não sabe/não respondeu 27%.

Na estimulada, Janjão sobe para 68%, seguido por Vânia de Miguel com 16%. Brancos e nulos 4%. Não sabe/não respondeu 12%.

Em votos válidos, Janjão tem 81% e Vânia de Miguel tem 19%.

Potencial de Voto de Janjão – Votaria com certeza (65%), poderia votar (16%), não votaria de jeito nenhum (15%), não conhece suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Vânia de Miguel – Votaria com certeza (14%), poderia votar (17%), não votaria de jeito nenhum (58%), não conhece suficiente (6%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Janjão é aprovado por 83% e rejeitado por 15% da população de Bom Jardim. Não sabe/não respondeu 2%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-07506/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores no dia 28 de agosto.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Em dois grandes atos, João Campos reafirma compromisso com o Centro de Diagnóstico por Imagem

Candidato à reeleição pela Frente Popular do Recife garantiu construção do CDI com capacidade para 350 mil atendimentos por ano, durante eventos realizados nos bairros dos Aflitos e Santo Amaro

Uma multidão recebeu o prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), em atos de campanha realizados nesta terça-feira (3). Primeiro, o líder da Frente Popular do Recife foi até a inauguração do comitê de Flávia de Nadegi (PV), nos Aflitos. Em seguida, João seguiu para Santo Amaro, onde participou da inauguração do comitê de Osmar Ricardo (PT). Nas agendas, o prefeito reafirmou seu compromisso com a construção de um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

“Eu fico feliz quando encontro uma turma animada como essa. Tem muita gente. E isso só é possível por causa do reconhecimento das pessoas no nosso trabalho. Eu fico feliz por esse reconhecimento no dia a dia. Mas eu estou animado com o que eu vou fazer. E um dos compromissos é o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI)”, explicou o prefeito.

“Vamos oferecer exames que já existem na nossa rede, mas que agora será oferecido em um lugar só, no centro da cidade.  Serão 350 mil por ano, reduzindo em 25% o tempo de espera por exames na cidade e um prazo de entrega de até dois anos após o início da construção. A gente vai ter um investimento na ordem de R$ 20 milhões. Serão mais de 200 profissionais trabalhando no local”, concluiu.

O vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), também esteve presente em Santo Amaro. No local, Mozart Sales, quadro importante do Partido dos Trabalhadores no estado, fez questão de reafirmar seu voto em João Campos e Victor Marques, seu colega de federação. “No dia 6 de outubro, sem dúvidas nenhuma, meu voto será no prefeito João Campos e em Victor Marques, para continuar esse belo trabalho que eles vêm fazendo no Recife”, ressaltou.Da Assessoria

Governadora Raquel Lyra anuncia reabertura do Cinema São Luiz e requalificação do antigo prédio do Diario de Pernambuco

A gestora visitou os dois imóveis e deu detalhes sobre a restauração dos equipamentos simbólicos do Centro do Recife
 
Obras de revitalização de equipamentos históricos no Centro do Recife serão realizadas pela gestão da governadora Raquel Lyra. Durante visitas técnicas a dois prédios simbólicos da capital pernambucana na tarde desta terça-feira (3), a chefe do Executivo estadual anunciou a reabertura ao público do Cinema São Luiz no próximo mês de novembro, após conclusão da etapa de recuperação da coberta e do forro decorativo do espaço. A gestora também informou que o Estado contratou uma empresa para elaborar um projeto voltado à restauração do antigo prédio do Diario de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, que deve ser utilizado no futuro como sede da Secretaria Estadual de Cultura. 
 
“Nós estamos cuidando de símbolos do patrimônio pernambucano, sobretudo do coração do recifense. O restauro do Cinema São Luiz incentiva a economia criativa, a geração de emprego e renda, e a devolução daquilo que é referência e história do nosso audiovisual. Além disso, a gente contratou o serviço de atualização do projeto do antigo prédio do Diario de Pernambuco, e quando o estudo terminar nós vamos inscrevê-lo para captação de recursos junto ao governo federal, junto às empresas, e eu não tenho dúvida nenhuma que vamos conseguir, porque quem vai captar pessoalmente esse recurso sou eu”, destacou Raquel Lyra.
 
Monumento histórico e símbolo do audiovisual do Brasil, o Cinema São Luiz está em fase de conclusão das obras de recuperação da coberta, que custaram R$ 106 mil de recursos do Tesouro estadual, além da restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão oriundos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Com essas finalizações, previstas para outubro de 2024, será possível fazer a reabertura da sala ao público em novembro.
 
Paralelamente a isso, uma próxima etapa das obras do cinema já está em andamento. Em agosto deste ano foi licitada a obra de requalificação e acessibilidade do equipamento cultural, que prevê recuperação estrutural das marquises externas, implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio, requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador acessível aos quatro pavimentos superiores. Além destes serviços, a obra prevê a recuperação de danos mapeados em pisos, tetos, portas, luminárias e no icônico letreiro da fachada. A previsão de duração dessa etapa é de 10 meses.
 
O restauro do forro de gesso decorado do Cinema São Luiz teve início em fevereiro deste ano, com o mapeamento e reprodução das placas ornamentais, a limpeza e higienização das pinturas que permaneceram. 
 
Em julho de 2022, o São Luiz foi fechado para a implantação de um novo sistema de refrigeração, correção de problemas de vazamento de cobertura e redimensionamento das suas instalações elétricas. Após chuvas torrenciais ocorridas no Recife em fevereiro de 2023, o equipamento precisou ser totalmente interditado por medida de segurança. A reabertura do cinema se tornou prioridade para a gestão Raquel Lyra desde então.
 
“O Cinema São Luiz é uma referência do audiovisual brasileiro, dos cinemas de rua do Brasil. O público vai voltar a ter acesso ao cinema ainda neste semestre, mas as obras continuam. A gente sabe o quanto é importante para o nosso segmento do audiovisual, da economia criativa pernambucana, ter de volta esse grande equipamento, reentregue à população”, registrou a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.
 
DIARIO DE PERNAMBUCO – O conjunto arquitetônico da antiga sede do Diario de Pernambuco também vai passar por restauração. Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo estadual contratou uma empresa especializada em restauro de edificações históricas com o objetivo de atualizar, em até cinco meses, o projeto de restauração do imóvel. A empresa Jorge Passos Arquitetura e Restauração será a responsável por fazer o projeto e indicar tudo que precisará ser feito no imóvel, com orçamento das obras.
 
A intervenção contemplará os principais elementos artísticos das fachadas, da cobertura e dos ambientes externos e internos. Dentro do escopo também estão inclusas a descrição de todos os materiais e equipamentos necessários que estarão descritos no processo licitatório a ser lançado, voltados para a execução da restauração do prédio. O valor para a contratação do estudo técnico foi de R$ 170 mil.
 
“Contratamos a atualização do projeto de restauração desse monumento pernambucano que, em breve, abrigando um novo uso, contribuirá para dinamizar o centro da nossa capital”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
 
Localizado na Praça da Independência, o imóvel é tombado pelo Governo de Pernambuco, proprietário do prédio, e faz parte de um conjunto de edificações do local. “É um sonho antigo a ser realizado, é uma honra trabalhar em um prédio ícone da cidade do Recife”, registrou Jorge Passos, arquiteto responsável pelo novo projeto.
 
MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO – Nesta terça-feira pela manhã, a governadora também anunciou a restauração dos bens móveis e integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio, também no Centro do Recife, como mais um imóvel a ser cuidado pela gestão. Raquel Lyra  assinou a ordem de serviço da obra de restauro, que será executada por meio da Fundarpe.

Comissão de Educação do Senado aprova inscrição do nome de Eduardo Campos no livro de heróis da pátria

A Comissão de Educação do Senado aprovou, ontem (03), o projeto de lei n°3148/24, que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O senador Cid Gomes (PSB-CE) relatou a matéria.

O deputado federal Pedro Campos esteve presente na sessão e celebrou o avanço da matéria. “Esse projeto reforça a importância de Eduardo enquanto um herói da pátria, por tudo o que ele fez como Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula e como governador de Pernambuco, colocando na agenda nacional temas como a tecnologia e a educação pública integral”, afirmou o parlamentar.

Em sua fala, Pedro ressaltou as políticas públicas implementadas pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação como a base atual para o desenvolvimento da tecnologia do país. “Eduardo implementou a lei do Marco da Inovação, a Lei do Bem, que garantiu a possibilidade de incentivo fiscal para as empresas que investem em ciência e tecnologia no país, além do Marco da Biossegurança, que permitiu que o Brasil fosse pioneiro nas pesquisas com células tronco, tão importantes na área da saúde”, afirmou.

Para o parlamentar, a visão e ação política de Eduardo seguem repercutindo até hoje e norteando setores estratégicos para o país. “Eduardo implantou em Pernambuco a maior rede de educação em tempo integral do país, modelo que serviu de base para que o Congresso aprovasse, no último ano, uma política de incentivo à educação. Pernambuco segue sendo o estado que tem a maior cobertura da educação em tempo integral no ensino médio por conta de uma decisão política e da capacidade de fazer de Eduardo. Por tudo isso a história faz justiça ao reconhecer Eduardo como um herói da pátria brasileira”, concluiu.

Em mandado de prisão contra empresário, juiz vê indícios de tentativa de homicídio qualificado


O Blog do Nill Júnior teve acesso à decisão que embasou o mandado de prisão de Nelson Aleixo de Araújo, de 60 anos, o Nelson do Consórcio,  autor do atentado contra o prefeito Ângelo Ferreira.

A decisão é do juiz Gustavo Silva Hora.

Na síntese da decisão, o juiz entendeu que, até então, há indícios de homicídio qualificado na sua modalidade tentada. Ou seja, trata-se de tentativa de homicídio e não lesão corporal.

A tese de lesão corporal é defendida pelo advogado Cláudio Soares, que falou na noite de ontem (03), ao jornalista Magno Martins, no programa Frente a Frente.

Ou seja, a defesa vai tentar a desclassificação para lesão corporal, o que afastaria o julgamento do júri.

Mas, alguns juristas ouvidos pelo blog acham difícil. “Ele deve ser pronunciado e submetido ao julgamento popular”, diz um.deles.

Outra informação é de que, como argumentou Magno, a lesão sofrida de acordo com os médicos que operaram Ferreira, a lesão era importante, tendo sido muita sorte não ter causado lesões a órgãos vitais ou vasos e artérias.

Por fim, o blog apurou que há câmeras da área que, ao revelarem a dinâmica, desmontam a versão de que não tenha havido intenção de matar.

O mandado de prisão preventiva foi expedido no último dia 30, um dia após o crime.

Uma única questão complexa é a argumentação de crime político.  Parece latente a presença de elementos de animosidade bem anteriores à esse processo eleitoral.

Prefeitura do Recife recebe Selo Diamante no Connected Smart Cities 2024

Com a premiação recebida nesta terça-feira (3), a Prefeitura do Recife acumula mais um reconhecimento nacional. Ao todo são agora 36 prêmios que reconhecem a capital pernambucana como referência em governo digital.

A cidade do Recife recebeu o Selo Diamante no evento Connected Smart Cities 2024. O resultado da premiação aconteceu nesta terça-feira (3), na cidade de São Paulo, subindo para 36 o número de troféus acumulados ao longo dos últimos três anos e meio da atual gestão municipal na área da transformação digital. O reconhecimento ratifica a capital pernambucana como uma das principais cidades brasileiras a investir de maneira estratégica em inovação e criatividade embarcadas em tecnologia.

O Connected Smart Cities é uma das principais iniciativas do país voltadas para o desenvolvimento de cidades inteligentes, conectando líderes públicos e privados em torno de soluções inovadoras que impactam a qualidade de vida nas cidades. O selo Diamante é a mais alta honraria do evento e é concedido para cidades que se destacam em diversas áreas, como mobilidade urbana, governança, maturidade tecnológica, sustentabilidade e inclusão digital.

A premiação foi recebida pelo presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida. Para ele, esse reconhecimento é fruto de um trabalho colaborativo e de uma visão de futuro que coloca a tecnologia a serviço das pessoas. “Receber o Selo Diamante é um marco na nossa trajetória como cidade inteligente. Isso reforça o compromisso de continuar investindo em soluções inovadoras que melhorem a vida da população”, afirma Bernardo.

Ao longo dos últimos três anos, Recife tem protagonizado a cena nacional de Cidade Inteligente quando a avaliação é feita observando nível de maturidade da cidade e indicadores de responsabilidade exclusiva da prefeitura. A premiação reflete os avanços recentes do Recife em iniciativas como o Projeto Conecta Recife, que modernizou a infraestrutura digital da cidade, e o Programa Recife 500 Anos, que tem como objetivo transformar a cidade em um modelo de inovação e sustentabilidade até 2037, quando o Recife completará 500 anos.

SOBRE O CONNECTED SMART CITIES – O Connected Smart Cities é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil e tem a proposta de promover o desenvolvimento e a troca de conhecimento entre gestores públicos, empresas e organizações da sociedade civil. O evento é uma plataforma de referência para debater o futuro das cidades brasileiras.

Copergás amplia rede e chega a Nazaré da Mata

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) amplia sua rede de abastecimento até a cidade de Nazaré da Mata. A expansão faz parte do planejamento estratégico da companhia, que prevê a expansão da rede o interior do Estado. A Copergás vai atender desde postos de combustível, com fornecimento de GNV, até indústrias.

Uma extensão da rede de gasodutos da Copergás com 14,8 km está sendo construída. Nazaré da Mata é o 29º município atendido diretamente pela Copergás, sendo o 27º município ligado pelo gasoduto principal.

“A chegada do gás natural a Nazaré da Mata representa mais uma etapa da expansão da rede da Copergás para o interior de Pernambuco, proporcionando a desenvolvimento econômico e ampliação de negócios, alinhado com a política de desenvolvimento econômico para governadora Raquel Lyra”, declara o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença.

A previsão de fornecimento para os três clientes já contratados é de 105 mil m³/mês para a cidade, com potencial inicial estimado de chegar a 373.500 m³/mês. Dos clientes já contratados, dois são indústrias e um posto de combustíveis.

O investimento aplicado na expansão é de R$ 15,7 milhões, dos quais R$ 9,5 milhões já foram aplicados. Dos 14,8 km de gasodutos, 9,7 km já estão realizados. Até fevereiro de 2025, os 5,1 km restantes serão finalizados.

CLIENTES

Uma das indústrias que está em fase de estudos para receber o gás natural é a empresa Mauricéa, para a unidade da cidade, que é um abatedouro frigorífico, onde atualmente são abatidas 90.000 por dia para produção de cortes nobres naturais ou temperados e frango inteiro, congelados ou resfriados.

A empresa estima que irá utilizar um volume de 3 mil m³/dia de gás natural, chegando a 66 mil m³/mês, substituindo o uso de lenha. O combustível será utilizado na caldeira para a geração de vapor da indústria, necessário para aquecimento de alguns processos no frigorífico e também na fábrica de subprodutos.

“O uso do gás natural trará enormes benefícios para empresa, sejam ambientais e operacionais, reduzindo o fluxo de caminhões para transporte de lenha, além do armazenamento e manuseio na indústria. Todo este processo seria eliminado com o uso de gás natural que teria sua praticidade e segurança de uso em nossa operação. Enxergamos no uso do gás como um processo muito mais sustentável para nossa planta”, explica a diretora industrial da Mauricéa, Marisa Farias.

A Mauricea também se prepara para fazer a transição energética da queima de óleo para o gás natural na unidade de fábrica de rações localizada em Carpina. A indústria está na fase de adaptação de equipamentos para iniciar o uso do gás.

O proprietário do posto Shell, Tiago Coutinho, que irá receber o gás natural veicular (GNV), enxerga um grande potencial de fornecimento do combustível. “Temos muitas pessoas que trabalham com transporte de passageiros, inclusive para cidades vizinhas, que podem se beneficiar. Com o aumento do etanol e da gasolina, o GNV se torna uma alternativa cada vez mais viável e econômica”, afirma.

A expectativa de crescimento do uso do combustível é boa, a ponto do empresário já pensar em expandir os negócios com a abertura de uma oficia de conversão de veículos para o GNV. “Há um mercado muito amplo a ser explorado. Assim, podemos contribuir com a melhoria do comércio e de serviços da cidade e da região”, acrescenta Coutinho.