Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Copergás amplia rede e chega a Nazaré da Mata

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) amplia sua rede de abastecimento até a cidade de Nazaré da Mata. A expansão faz parte do planejamento estratégico da companhia, que prevê a expansão da rede o interior do Estado. A Copergás vai atender desde postos de combustível, com fornecimento de GNV, até indústrias.

Uma extensão da rede de gasodutos da Copergás com 14,8 km está sendo construída. Nazaré da Mata é o 29º município atendido diretamente pela Copergás, sendo o 27º município ligado pelo gasoduto principal.

“A chegada do gás natural a Nazaré da Mata representa mais uma etapa da expansão da rede da Copergás para o interior de Pernambuco, proporcionando a desenvolvimento econômico e ampliação de negócios, alinhado com a política de desenvolvimento econômico para governadora Raquel Lyra”, declara o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença.

A previsão de fornecimento para os três clientes já contratados é de 105 mil m³/mês para a cidade, com potencial inicial estimado de chegar a 373.500 m³/mês. Dos clientes já contratados, dois são indústrias e um posto de combustíveis.

O investimento aplicado na expansão é de R$ 15,7 milhões, dos quais R$ 9,5 milhões já foram aplicados. Dos 14,8 km de gasodutos, 9,7 km já estão realizados. Até fevereiro de 2025, os 5,1 km restantes serão finalizados.

CLIENTES

Uma das indústrias que está em fase de estudos para receber o gás natural é a empresa Mauricéa, para a unidade da cidade, que é um abatedouro frigorífico, onde atualmente são abatidas 90.000 por dia para produção de cortes nobres naturais ou temperados e frango inteiro, congelados ou resfriados.

A empresa estima que irá utilizar um volume de 3 mil m³/dia de gás natural, chegando a 66 mil m³/mês, substituindo o uso de lenha. O combustível será utilizado na caldeira para a geração de vapor da indústria, necessário para aquecimento de alguns processos no frigorífico e também na fábrica de subprodutos.

“O uso do gás natural trará enormes benefícios para empresa, sejam ambientais e operacionais, reduzindo o fluxo de caminhões para transporte de lenha, além do armazenamento e manuseio na indústria. Todo este processo seria eliminado com o uso de gás natural que teria sua praticidade e segurança de uso em nossa operação. Enxergamos no uso do gás como um processo muito mais sustentável para nossa planta”, explica a diretora industrial da Mauricéa, Marisa Farias.

A Mauricea também se prepara para fazer a transição energética da queima de óleo para o gás natural na unidade de fábrica de rações localizada em Carpina. A indústria está na fase de adaptação de equipamentos para iniciar o uso do gás.

O proprietário do posto Shell, Tiago Coutinho, que irá receber o gás natural veicular (GNV), enxerga um grande potencial de fornecimento do combustível. “Temos muitas pessoas que trabalham com transporte de passageiros, inclusive para cidades vizinhas, que podem se beneficiar. Com o aumento do etanol e da gasolina, o GNV se torna uma alternativa cada vez mais viável e econômica”, afirma.

A expectativa de crescimento do uso do combustível é boa, a ponto do empresário já pensar em expandir os negócios com a abertura de uma oficia de conversão de veículos para o GNV. “Há um mercado muito amplo a ser explorado. Assim, podemos contribuir com a melhoria do comércio e de serviços da cidade e da região”, acrescenta Coutinho.

FNE terá, pelo menos, R$ 47,2 bilhões em 2025

O FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) terá, inicialmente, R$ 47,2 bilhões para 2025 – uma projeção 18,6% superior ao que foi projetado para este ano. A informação foi divulgada hoje (3) durante o lançamento da programação do fundo, em evento realizado na sede do Banco do Nordeste. De acordo com as diretrizes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Conselho Deliberativo da Sudene, 70% dos recursos deverão destinados para os municípios  de microrregiões prioritárias, aqueles de baixa e média rendas.

De partida, deverão ser aplicados 51% dos recursos do FNE nas mini, micro, pequenas e médias empresas – atualmente são aplicados 62% e esse patamar deve se repetir ou ampliar no próximo ano. “Há um direcionamento forte do MIDR e do Conselho Deliberativo da Sudene para democratizar o acesso ao crédito no país, gerando oportunidades e renda para a população”, afirmou o superintendente de Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Irenaldo Rubens.

Segundo a programação divulgada nesta tarde, serão destinados 10% para o PNMPO (Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado) – R$ 4,7 bilhões. O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) deverá ter uma elevação de 18,6%, casando coma estratégia do Plano Safra, que deve representar R$ 10,4 bilhões. Também haverá uma ampliação de 21,1% para os recursos para micro e pequenas empresas, totalizando R$ 5 bilhões.

Até agosto deste ano, o FNE registrou um volume de R$ 29,6 bilhões em aplicações, o que representa 74,3% da meta anual. E, na última reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, houve um aumento na projeção de recursos que serão aplicados pelo fundo neste ano. No início de 2024, havia a previsão de que o FNE teria R$ 37,8 bilhões e, em sua última reunião, o Conselho Deliberativo da Sudene aprovou a nova estimativa, de R$ 39,8 bilhões.

Para 2025, o FNE traz novidades. “A principal delas é o alinhamento com os programas setoriais que norteiam a nossa estratégia de promoção do desenvolvimento regional. As diretrizes passam a considerar as medidas da Nova Indústria Brasil (NIB), do Plano de Transformação Ecológica, Novo PAC, além do próprio Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Isso torna o FNE cada vez mais próximo da nossa realidade, oferecendo crédito de maneira mais assertiva para os setores que tornam o Nordeste protagonista da agenda de desenvolvimento do Brasil”, destacou o coordenador-geral de Fundos da Sudene, José Wandemberg Almeida.

Entre os próximos dias 16 de setembro e 11 de outubro, as 11 superintendências estaduais do Banco do Nordeste farão reuniões setoriais para obter contribuições da sociedade para a aplicação dos recursos do FNE. Até o dia 30 de outubro, a proposta para a execução do fundo é encaminhada para o MIDR e para a Sudene e, até o dia 18 de dezembro, o Conselho Deliberativo da Sudene analisa a proposta.

Guia de Márcia destaca avanços na saúde e no bairro da Cohab

O guia eleitoral de Márcia Conrado, candidata à reeleição para a prefeitura de Serra Talhada, destacou nesta terça-feira, 3 de setembro, o cuidado da gestão com a saúde e com as mães atípicas da capital do xaxado. Em pouco mais de 5 minutos, o programa refletiu também sobre as mudanças que o governo Márcia proporcionou para o bairro da Cohab.

O episódio contou a história de Cida Santos, mãe de Michel Cauan. Cida relatou como encontrou na Policlínica João César da Cunha, inaugurada durante a gestão de Márcia, o atendimento e acolhimento necessários para cuidar de seu filho. A estrutura de saúde, segundo ela, foi essencial para proporcionar o suporte de que sua família precisava.

O programa também apresentou o quadro “Tá Tudo Bem, Tudo Márcia”, no qual a equipe percorreu o bairro da Cohab, onde a gestão de Márcia Conrado promoveu uma grande transformação. Entre as melhorias, destacam-se o calçamento de 30 ruas, a entrega de 170 títulos de propriedade e a modernização da iluminação pública, com 70% dos postes equipados com lâmpadas de LED.

A campanha enfatiza que a “força do trabalho” de Márcia Conrado continua a chegar a todos os cantos da cidade, promovendo desenvolvimento e inclusão.

Festival Pernambuco Meu País alcançou mais de um milhão de pessoas, fortalecendo a cultura, o turismo e a economia do Estado

Foram 24 dias de festa, 800 atrações culturais, 3.800 horas de apresentações, 1.200 quilômetros percorridos em oito municípios e um público estimado em 322 mil pessoas. Os números finais do Festival Pernambuco meu País mostram a grandiosidade do evento artístico-cultural, do porte de uma nação. Por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), foram investidos R$ 30,5 milhões do governo estadual no evento. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham sido alcançadas pelo festival, que movimentou 93% da rede hoteleira.
“O festival foi mais do que uma grande celebração da cultura do nosso Estado. Ele movimentou o turismo do interior, aqueceu a economia e promoveu a geração de emprego e renda. Durante esses 24 dias, tivemos shows musicais, literatura, teatro, circo, gastronomia e programação infantil. Tudo isso gratuito e com muita tranquilidade, já que nosso policiamento garantiu a segurança do público, do primeiro ao último dia de festival”, comemorou a governadora Raquel Lyra.
O evento teve início no dia 12 de julho, em Taquaritinga do Norte, e foi encerrado no último domingo, em Buíque. Entre a primeira e a oitava etapa, o festival passou pelos municípios de Serra Negra/Bezerros, Gravatá, Pesqueira, Caruaru, Triunfo e Arcoverde, promovendo diversas atividades culturais, para todas as idades.
“Levamos, durante 24 dias, arte e cultura a oito municípios pernambucanos, proporcionando a conexão dos saberes e fazeres culturais num intercâmbio entre nossos artistas com os de todo o Brasil. O Festival Pernambuco Meu País, com seus números, mostra que deixou um importante legado na formação de público e na valorização da identidade do povo pernambucano”, destacou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância do festival multicultural para o fortalecimento do setor no Estado. “Foram centenas de ações culturais promovidas nas diversas linguagens artísticas, em especial à cultura popular, que mantém forte e viva as nossas tradições. Recebemos vários relatos de artistas e do público de que o festival nasce grande e torna-se uma política pública fundamental para a valorização e fortalecimento do setor cultural no Estado”, disse.
Para o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, o evento cumpriu o seu papel, de respeitar e promover a identidade cultural de Pernambuco. “Esse evento, que celebra a cultura, a música e as tradições de Pernambuco, atraiu turistas de diversas regiões, fortalecendo o turismo local e impulsionando a economia. Este resultado é um reflexo do trabalho do Governo do Estado, que ressalta a riqueza cultural pernambucana”, afirmou.
SEGURANÇA – Durante todo o festival, do período de 12 de julho a 1º de setembro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) empregou um esquema especial de suas operativas nos polos de festa, com o lançamento de 3.197 profissionais. Somando os 21 dias de festa, foram registradas 39 ocorrências, mas nenhuma delas grave – a maioria relacionada a furtos.
“Avaliamos de forma bastante positiva as ações empregadas neste evento de grande porte. Ao final de oito edições, com quase 900 atrações, asseguramos que todo o festival ocorresse de forma ordeira e pacífica”, avaliou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.
O festival em números
Taquaritinga do Norte
48 atrações
9 polos culturais
R$ 1,2 milhão em contratações artísticas
Público: 68 mil
Serra Negra/Bezerros
73 atrações
16 polos culturais
R$ 1,4 milhão em contratações artísticas
Público: 21 mil pessoas
Gravatá
90 atrações
18 polos culturais
R$ 2,1 milhões em contratações artísticas
Público: 28 mil pessoas
Pesqueira
116 atrações
25 polos culturais
R$ 2 milhões em contratações artísticas
Público: 21 mil pessoas
Caruaru
183 atrações
33 polos culturais
R$ 2,8 milhões em contratações artísticas
Público: 100 mil pessoas
Triunfo
68 atrações
21 polos culturais
R$ 1,5 milhão em contratações artísticas
Público: 24 mil pessoas
Arcoverde
109 atrações
30 polos culturais
R$ 1,6 milhão em contratações artísticas
Público: 37 mil pessoas
Buíque
79 atrações
18 polos culturais
R$ 1,5 milhão em contratações artísticas
Público: 23 mil pessoas

São José do Egito: Presidente do PT, Rona Leite, processa Fredson Brito por calúnia e difamação

O empresário e candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), está enfrentando um processo judicial movido por Rona Leite, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-vereador. A ação é baseada nos artigos 138 e 139 do Código Penal, que tratam dos crimes de calúnia e difamação.

Segundo Rona Leite, durante um comício realizado no distrito de São Sebastião do Aguiar, no domingo, 18 de agosto, Fredson Brito fez declarações ofensivas e injuriosas contra o PT em seu discurso. “Essas declarações não apenas ultrapassam os limites da liberdade de expressão, como também configuram crimes de calúnia e difamação”, afirmou o dirigente petista.

Na peça acusatória, Rona Leite destaca que, na presença de diversos eleitores e posteriormente nas redes sociais, Fredson Brito se referiu ao PT de São José do Egito como uma “quadrilha”. A acusação argumenta que, com base na Lei nº 12.850/13, que alterou o artigo 288 do Código Penal, o termo “quadrilha” passou a ser entendido como “associação criminosa”. Dessa forma, Fredson Brito teria imputado falsamente condutas criminosas ao partido, seus representantes e filiados.

Rona Leite reforça que a imputação de um fato criminoso, quando sabidamente inverídico, configura o crime de calúnia, conforme o artigo 138 do Código Penal. “Ao proferir tais declarações, Fredson Brito ultrapassou o direito à crítica política, transformando seu discurso de ódio em uma falsa acusação de prática delituosa, causando grave lesão à honra do Partido dos Trabalhadores de São José do Egito”, explicou.

O presidente do PT também ressaltou que Fredson Brito não se contentou com a primeira ofensa e continuou suas declarações, afirmando que o PT de São José do Egito “se vendeu” e que é um “PT vendido” que “vende a sigla para o PSB”. Essas declarações, segundo Rona, atingem diretamente a integridade moral do partido, configurando o crime de difamação, conforme o artigo 139 do Código Penal.

Rona Leite concluiu sua denúncia destacando que as declarações foram gravadas em vídeo e amplamente compartilhadas nas redes sociais, o que ampliou ainda mais o alcance das ofensas e os danos à reputação do Partido dos Trabalhadores de São José do Egito. “A difusão dessas falas em meios digitais amplia o dano causado, tornando a ofensa ainda mais grave e profunda”, finalizou. Com informações do Blog Folha do Sertão.

DataTrends: Júnior Matuto lidera com 52% dos votos válidos em Paulista

Pesquisa do Instituto DataTrends divulga nesta terça-feira (03/09), mostra o candidato Júnior Matuto, liderando a disputa pela eleição da Prefeitura do Paulista.

No levantamento espontâneo, Júnior Matuto aparece com 41% das intenções de voto, contra 13% de Ramos, 8% de Edinho Faz, 6% de Lívia Álvaro, 5% de Francisco Padilha e 2% de Souza Vigilante. Não sabe/não respondeu 25%.

Na estimulada, Júnior Matuto sobe para 46%, seguido por Ramos com 17%, Edinho Faz com 9%, Lívia Álvaro com 8%, Francisco Padilha com 6% e Souza Vigilante com 2%. Brancos e nulos 7%. Não sabe/não respondeu 5%.

Em votos válidos, Júnior Matuto tem 52%, Ramos 20%, Edinho Faz 10%, Lívia Álvaro 10%, Francisco Padilha 6% e Souza Vigilante 2%.

Potencial de Voto de Edinho Faz – Votaria com certeza (8%), poderia votar (3%), não votaria de jeito nenhum (76%), não conhece suficiente (10%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Francisco Padilha – Votaria com certeza (5%), poderia votar (4%), não votaria de jeito nenhum (74%), não conhece suficiente (14%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Júnior Matuto – Votaria com certeza (42%), poderia votar (12%), não votaria de jeito nenhum (43%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Lívia Álvaro – Votaria com certeza (7%), poderia votar (9%), não votaria de jeito nenhum (76%), não conhece suficiente (5%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Maurílio Feitosa O Novo – Votaria com certeza (1%), poderia votar (1%), não votaria de jeito nenhum (76%), não conhece suficiente (19%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Ramos – Votaria com certeza (14%), poderia votar (13%), não votaria de jeito nenhum (67%), não conhece suficiente (3%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Souza Vigilante – Votaria com certeza (1%), poderia votar (4%), não votaria de jeito nenhum (81%), não conhece
suficiente (11%) e não sabe ou não respondeu (3%).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-09178/2024. A margem de erro é de 4,00 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 600 eleitores nos dias 27 e 28 de agosto.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Afogados: em guia eleitoral, Danilo Simões reafirma compromisso com a criação da Policlínica 24 horas

Nesta terça-feira (3), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, usou seu tempo no guia eleitoral no rádio para destacar algumas das principais propostas do seu Plano de Governo voltadas para a saúde do município. Em sua fala, Danilo apresentou um conjunto de medidas que visam acelerar e melhorar a qualidade do atendimento médico na cidade, prometendo inovações significativas na área.

“Temos várias propostas para dinamizar o atendimento de saúde em Afogados da Ingazeira, melhorar a qualidade do atendimento, dar mais velocidade, diminuir o tempo de fila e fazer com que as pessoas tenham um atendimento de qualidade,” afirmou Danilo.

Entre as principais iniciativas, Danilo destacou a criação de uma Policlínica 24 horas, um equipamento que, segundo ele, é urgente para o município. “Hoje, Afogados da Ingazeira é um dos únicos municípios do Sertão do Pajeú que não tem hospital municipal. Vamos implantar esse novo equipamento para descentralizar o atendimento de emergência de baixa complexidade,” explicou o candidato. A Policlínica 24 horas promete ser um ponto central no plano de saúde do candidato, aliviando a demanda por serviços de emergência e reduzindo o tempo de espera para os pacientes.

Outra proposta apresentada foi a construção de um Centro de Diagnóstico em Afogados da Ingazeira, equipado para realizar exames mais sofisticados, que atualmente dependem de serviços terceirizados. “Afogados da Ingazeira também precisa de um laboratório de exames próprios para dar mais velocidade na resposta aos desejos e anseios da população,” destacou Danilo, apontando a importância de um atendimento mais ágil e eficiente.

Danilo também apresentou a ideia de implantar uma Creche do Idoso, um Centro de Convivência voltado para a terceira idade. “Será um espaço onde as famílias que têm responsáveis por idosos e que não podem deixá-los sozinhos em casa, possam contar com um local seguro e acolhedor, oferecendo atendimento de terapia ocupacional, desenvolvimento cognitivo, lazer, e convivência,” explicou.

As propostas de Danilo Simões refletem um compromisso em transformar a saúde de Afogados da Ingazeira, colocando a população como prioridade. Suas iniciativas têm o objetivo de oferecer um atendimento mais humano, rápido e eficiente, atendendo às necessidades dos moradores da cidade.

Juntos pela Segurança: número de homicídios cai pelo 4º mês consecutivo e crimes contra patrimônio têm o melhor resultado dos últimos 13 anos em PE

Pelo 4º mês seguido, Pernambuco registrou queda no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Em agosto, de acordo com monitoramento apresentado na reunião do Juntos pela Segurança, na noite de ontem, a redução foi de 10,3% de MVI. Os homicídios caíram 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, sempre comparando com o número registrado no mesmo mês de 2023. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) apresentaram o melhor resultado dos últimos 13 anos. Foram registrados 3.450 casos, o menor índice desde 2011, quando foram assinalados 4.644 CVPs.

“Estamos trabalhando intensamente com todo o time do Governo para alcançar números positivos de segurança para a população no Estado, por isso sempre debatemos os dados e informações durante as reuniões de monitoramento. Continuaremos intensificando os nossos esforços para que os indicadores diminuam cada vez mais, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Foram registrados 271 homicídios em agosto, contra 302 no mesmo mês de 2023. O crime de violência contra a mulher também registrou o quarto mês seguido de redução, com um percentual de -5,7%.

Para a vice-governadora Priscila Krause, que coordenou a reunião do Juntos pela Segurança, essas reduções mostram que o trabalho na segurança pública está seguindo o caminho certo. “A queda dos números de roubos e de homicídios são dados importantes no combate à criminalidade e vamos seguir trabalhando firme, diariamente, para devolver a paz social aos pernambucanos. Esse é um compromisso firmado pela governadora Raquel Lyra com o povo pernambucano”, enfatizou.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou o trabalho das equipes de segurança. “Os dados de redução da criminalidade em Pernambuco são reflexo de um conjunto de trabalho que é realizado dentro do Juntos pela Segurança, que é uma área prioritária do Governo Raquel Lyra. As reuniões de monitoramento acontecem semanalmente para que os ajustes necessários sejam feitos, de forma integrada, entre as operativas e as diversas esferas do Governo e da sociedade”, afirmou o secretário.

*MORRO DA CONCEIÇÃO* – Ainda durante a reunião, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli, detalhou o trabalho executado pela corporação durante ocorrência da última sexta (31), no desabamento do Santuário do Morro da Conceição, no Recife. Fotos: Divulgação CICOM / SDS e Mariana Carvalho/Vice-governadoria

Coluna do Finfa

Reunidos – O candidato a prefeito de Flores, o socialista Gilberto Ribeiro (Giba), esteve presente numa reunião na comunidade do Sítio Riacho dos Barreiros. “Sentimos de perto a energia do povo que clama para o que trabalho e progresso continuem, estou ciente que iremos continuar lutando para fazer cada vez mais por Flores. Agradeço a todos pela recepção calorosa e pelo engajamento nas discussões sobre o futuro da nossa cidade”, disse Giba, que estava acompanhado do prefeito Marconi Santana.

Na feira – Os candidatos a prefeito Dr. Pedro Alves e o vice-prefeito Marquinhos Melo, ambos do PSDB, acompanhados dos candidatos a vereador, realizaram nesta segunda-feira (02), participaram de uma caminhada na feira livre em Iguaracy. Dr. Pedro e Marquinhos, foram recebidos pelos feirantes e transeuntes durante um bom tempo com um alegria contagiante, aproveitaram e visitaram também o ex-prefeito Francisco Dessoles, apoia a referida chapa. “Estamos aqui para ouvir vocês e construir juntos um futuro cada vez melhor para Iguaracy”, disse Dr. Pedro.

Empossado – Foi empossado ontem (02), o novo Secretário Municipal de Agricultura de São José do Egito, trata-se do veterinário Jamilton Almeida. O novo gestor da pasta, teve uma conversa com os servidores da secretaria, na sede do órgão, e garantiu uma gestão eficiente com canal aberto para diálogo.  Jamilton pretende visitar todos os setores da pasta, para poder melhorar os serviços, e que a população possa sentir os efeitos o mais rápido possível, ele  substitui Rômulo Júnior, que entregou o cargo na última sexta-feira (30), e aderiu ao grupo do candidato da oposição Fredson Brito.

Agenda – Nesta terça-feira (03), a governadora Raquel Lyra vai assinar às 09 horas no Palácio do Campo das Princesas, a ordem de serviço para as obras de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife. O Governo de Pernambuco vai restaurar os bens móveis e integrados da igreja, um serviço orçado em R$ 3,4 milhões, com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Iphan), por meio do Novo PAC.

Apoiando – O empresário e fisiculturista Erasmo Vieira, conhecido por sua trajetória de sucesso tanto nos negócios quanto no mundo do fisiculturismo, decidiu se engajar na campanha de Dr. George e Roseane em São José do Egito. Erasmo também é irmão do ex-secretário de agricultura Rômulo Júnior. Erasmo Vieira é proprietário de uma academia bastante conhecida e frequentada, na região da Avenida Transbinhas. Seu apoio ao Dr. George e Roseane Borja surgem como uma extensão natural de seus valores pessoais e profissionais.

Sancionou – A governadora Raquel Lyra sancionou, nesta segunda-feira (2), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025. A Lei 2142/2024 prevê R$ 54,7 bilhões de estimativa de receitas totais no próximo ano, R$ 56,8 bilhões em 2026 e R$ 57 bilhões em 2027. A sanção ocorreu no Palácio do Campo das Princesas com a presença do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto.

Efetivou – Nesta segunda-feira (2), a Câmara de Tabira efetivou Adriana Carmem Alves de Araújo para o cargo de Auxiliar Administrativo e João Lucas da Silva Siqueira para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais. “Convocamos mais dois servidores que faltavam para completar as vagas do primeiro concurso da história da câmara e assim efetivamos todas as vagas restantes“ disse o presidente do Poder Legislativo, Valdemir Filho.

Arrastão – A chapa oposicionista de Sertânia, Pollyana Abreu e Teresa de Sinval, realiza nesta terça-feira (03), o primeiro arrastão da nova etapa da campanha. Segundo a assessoria, a saída será na Rua Alto do Céu, percorrendo as principais ruas da cidade. A campanha sedimenta a vitória diariamente.

Perguntar não ofende – Por que algumas pessoas misturam política com amizade neste período eleitoral?

Banco do Nordeste, FGV e IBRE realizam seminário para discutir formas de acelerar o desenvolvimento do País

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, apresentou, nesta segunda-feira, 2, as áreas estratégicas que devem receber estímulo de crédito e investimentos em diversos segmentos econômicos para elevar a produtividade e acelerar o desenvolvimento do País. O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro (RJ), reuniu empresários e pesquisadores com ações voltadas para o crescimento da economia e melhoria social do Brasil.

Para o executivo, os segmentos com maiores potenciais de transformação econômica e geração de benefícios sociais são agronegócio, energia, saneamento, transporte e logística, turismo, industrialização verde e microempreendedorismo, este responsável pela transformação direta de vida de milhões de pessoas, especialmente em negócios liderados por mulheres. Paulo Câmara destacou que as oportunidades são muitas para os próximos anos, a exemplo das que serão geradas pelos investimentos do Novo PAC, que destina 42% do orçamento total para projetos no Nordeste.

A região Nordeste é citada como exemplo de resposta positiva aos investimentos. Nos últimos seis anos, o BNB aplicou mais de R$ 35 bilhões em projetos de energia renovável em sua área de atuação. “Atualmente, o Nordeste é o maior gerador de energia limpa, entre eólica e solar, e poderá se tornar um dos maiores produtores de hidrogênio verde do mundo. Investir em projetos alinhados à nossa agenda ESG tem sido prioridade em nossa gestão, inclusive como potencializador de novos negócios”, ressalta Paulo Câmara.

O debate foi conduzido por Flávio Ataliba, coordenador do Centro de Estudos do Desenvolvimento do Nordeste, e Luiz Guilherme Schymura, diretor do Instituto Brasileiro de Economia, ambos do IBRE/FGV Rio de Janeiro.