A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) amplia sua rede de abastecimento até a cidade de Nazaré da Mata. A expansão faz parte do planejamento estratégico da companhia, que prevê a expansão da rede o interior do Estado. A Copergás vai atender desde postos de combustível, com fornecimento de GNV, até indústrias.
Uma extensão da rede de gasodutos da Copergás com 14,8 km está sendo construída. Nazaré da Mata é o 29º município atendido diretamente pela Copergás, sendo o 27º município ligado pelo gasoduto principal.
“A chegada do gás natural a Nazaré da Mata representa mais uma etapa da expansão da rede da Copergás para o interior de Pernambuco, proporcionando a desenvolvimento econômico e ampliação de negócios, alinhado com a política de desenvolvimento econômico para governadora Raquel Lyra”, declara o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença.
A previsão de fornecimento para os três clientes já contratados é de 105 mil m³/mês para a cidade, com potencial inicial estimado de chegar a 373.500 m³/mês. Dos clientes já contratados, dois são indústrias e um posto de combustíveis.
O investimento aplicado na expansão é de R$ 15,7 milhões, dos quais R$ 9,5 milhões já foram aplicados. Dos 14,8 km de gasodutos, 9,7 km já estão realizados. Até fevereiro de 2025, os 5,1 km restantes serão finalizados.
CLIENTES
Uma das indústrias que está em fase de estudos para receber o gás natural é a empresa Mauricéa, para a unidade da cidade, que é um abatedouro frigorífico, onde atualmente são abatidas 90.000 por dia para produção de cortes nobres naturais ou temperados e frango inteiro, congelados ou resfriados.
A empresa estima que irá utilizar um volume de 3 mil m³/dia de gás natural, chegando a 66 mil m³/mês, substituindo o uso de lenha. O combustível será utilizado na caldeira para a geração de vapor da indústria, necessário para aquecimento de alguns processos no frigorífico e também na fábrica de subprodutos.
“O uso do gás natural trará enormes benefícios para empresa, sejam ambientais e operacionais, reduzindo o fluxo de caminhões para transporte de lenha, além do armazenamento e manuseio na indústria. Todo este processo seria eliminado com o uso de gás natural que teria sua praticidade e segurança de uso em nossa operação. Enxergamos no uso do gás como um processo muito mais sustentável para nossa planta”, explica a diretora industrial da Mauricéa, Marisa Farias.
A Mauricea também se prepara para fazer a transição energética da queima de óleo para o gás natural na unidade de fábrica de rações localizada em Carpina. A indústria está na fase de adaptação de equipamentos para iniciar o uso do gás.
O proprietário do posto Shell, Tiago Coutinho, que irá receber o gás natural veicular (GNV), enxerga um grande potencial de fornecimento do combustível. “Temos muitas pessoas que trabalham com transporte de passageiros, inclusive para cidades vizinhas, que podem se beneficiar. Com o aumento do etanol e da gasolina, o GNV se torna uma alternativa cada vez mais viável e econômica”, afirma.
A expectativa de crescimento do uso do combustível é boa, a ponto do empresário já pensar em expandir os negócios com a abertura de uma oficia de conversão de veículos para o GNV. “Há um mercado muito amplo a ser explorado. Assim, podemos contribuir com a melhoria do comércio e de serviços da cidade e da região”, acrescenta Coutinho.

O FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) terá, inicialmente, R$ 47,2 bilhões para 2025 – uma projeção 18,6% superior ao que foi projetado para este ano. A informação foi divulgada hoje (3) durante o lançamento da programação do fundo, em evento realizado na sede do Banco do Nordeste. De acordo com as diretrizes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Conselho Deliberativo da Sudene, 70% dos recursos deverão destinados para os municípios de microrregiões prioritárias, aqueles de baixa e média rendas.
O guia eleitoral de Márcia Conrado, candidata à reeleição para a prefeitura de Serra Talhada, destacou nesta terça-feira, 3 de setembro, o cuidado da gestão com a saúde e com as mães atípicas da capital do xaxado. Em pouco mais de 5 minutos, o programa refletiu também sobre as mudanças que o governo Márcia proporcionou para o bairro da Cohab.
Foram 24 dias de festa, 800 atrações culturais, 3.800 horas de apresentações, 1.200 quilômetros percorridos em oito municípios e um público estimado em 322 mil pessoas. Os números finais do Festival Pernambuco meu País mostram a grandiosidade do evento artístico-cultural, do porte de uma nação. Por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), foram investidos R$ 30,5 milhões do governo estadual no evento. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham sido alcançadas pelo festival, que movimentou 93% da rede hoteleira.

O empresário e candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), está enfrentando um processo judicial movido por Rona Leite, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-vereador. A ação é baseada nos artigos 138 e 139 do Código Penal, que tratam dos crimes de calúnia e difamação.
Pesquisa do Instituto DataTrends divulga nesta terça-feira (03/09), mostra o candidato Júnior Matuto, liderando a disputa pela eleição da Prefeitura do Paulista.
Nesta terça-feira (3), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, usou seu tempo no guia eleitoral no rádio para destacar algumas das principais propostas do seu Plano de Governo voltadas para a saúde do município. Em sua fala, Danilo apresentou um conjunto de medidas que visam acelerar e melhorar a qualidade do atendimento médico na cidade, prometendo inovações significativas na área.
Pelo 4º mês seguido, Pernambuco registrou queda no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Em agosto, de acordo com monitoramento apresentado na reunião do Juntos pela Segurança, na noite de ontem, a redução foi de 10,3% de MVI. Os homicídios caíram 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, sempre comparando com o número registrado no mesmo mês de 2023. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) apresentaram o melhor resultado dos últimos 13 anos. Foram registrados 3.450 casos, o menor índice desde 2011, quando foram assinalados 4.644 CVPs.


Reunidos – O candidato a prefeito de Flores, o socialista Gilberto Ribeiro (Giba), esteve presente numa reunião na comunidade do Sítio Riacho dos Barreiros. “Sentimos de perto a energia do povo que clama para o que trabalho e progresso continuem, estou ciente que iremos continuar lutando para fazer cada vez mais por Flores. Agradeço a todos pela recepção calorosa e pelo engajamento nas discussões sobre o futuro da nossa cidade”, disse Giba, que estava acompanhado do prefeito Marconi Santana.


Agenda – Nesta terça-feira (03), a governadora Raquel Lyra vai assinar às 09 horas no Palácio do Campo das Princesas, a ordem de serviço para as obras de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife. O Governo de Pernambuco vai restaurar os bens móveis e integrados da igreja, um serviço orçado em R$ 3,4 milhões, com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Iphan), por meio do Novo PAC.
Sancionou – A governadora Raquel Lyra sancionou, nesta segunda-feira (2), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025. A Lei 2142/2024 prevê R$ 54,7 bilhões de estimativa de receitas totais no próximo ano, R$ 56,8 bilhões em 2026 e R$ 57 bilhões em 2027. A sanção ocorreu no Palácio do Campo das Princesas com a presença do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto.
Arrastão – A chapa oposicionista de Sertânia, Pollyana Abreu e Teresa de Sinval, realiza nesta terça-feira (03), o primeiro arrastão da nova etapa da campanha. Segundo a assessoria, a saída será na Rua Alto do Céu, percorrendo as principais ruas da cidade. A campanha sedimenta a vitória diariamente.
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, apresentou, nesta segunda-feira, 2, as áreas estratégicas que devem receber estímulo de crédito e investimentos em diversos segmentos econômicos para elevar a produtividade e acelerar o desenvolvimento do País. O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro (RJ), reuniu empresários e pesquisadores com ações voltadas para o crescimento da economia e melhoria social do Brasil.