Home » Crônicas de Ademar Rafael » O poder da decisão

O poder da decisão

Ao recorrermos ao dicionário em busca de uma definição para palavra decisão encontramos: “…Ação ou efeito de decidir; determinação; resolução que se toma após deliberação; habilidade para chegar a uma conclusão ou resolver algum problema sem indecisão; coragem ou firmeza; e, por extensão: Tudo aquilo que se resolveu acerca de alguma coisa…”

Este tema entrou em nosso diálogo semanal por força da sua importância e da sua ausência em um mundo onde o politicamente correto está esmagando nossa capacidade de decidir. Tudo incomoda, tudo agride, tudo gera conflito. Nesse cenário a omissão ganha destaque.

Nos último sábado, dia 22.02, completei sessenta e oito anos de idade. Na semana anterior em um quarto de pousada na cidade de Mamanguape-PB, onde estava a serviço do SENAR-PB, estava fazendo uma reflexão sobre a quantidade de decisões que tive de tomar desde 1970 quando aos treze anos deixe minha Jabitacá em procura de estudo e trabalho, exatamente nessa ordem. Poucas vezes me omiti. Se algo tinha que ser revolvido vamos buscar a solução. Defendo algumas teses sobre a necessidade de decidir. “Sem a decisão de chutar nenhum jogador faz
gol; sem a decisão de arremessar nenhum jogador de basquete faz uma cesta; sem decisão política nenhuma política pública chegará aos beneficiários…”

Na administração, universo que detenho graduação e onde sigo atuando, existe uma frase sobre decisão que diz o seguinte: “Não decidir também é uma decisão” Com todo respeito a quem defende esta frase como um verdade plena, nela encontramos apenas meia verdade. Existem situações que optar por esse caminho produz mais problemas que solução. Permitam-me citar duas: “Numa emergência médica se o profissional encarregado de fazer a cirurgia imediatamente não o fizer pode criar uma situação irreversível; decidir não frear um veículo ao ver um pedestre na faixa a ele dedicada pode causar um acidente…” Assim sendo com coragem é bom decidir tempestivamente, esperar é caminho incerto.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *