Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra anuncia construção de residencial para 240 famílias e investimento de R$ 9 milhões para o distrito industrial

Cumprindo agenda no município de Caruaru, no Agreste, a governadora Raquel Lyra assinou contrato de R$ 550 milhões com a Caixa Econômica Federal, que vai financiar um habitacional para 240 famílias no bairro do Cedro. O empreendimento será construído por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual ainda anunciou a requalificação das estradas que compõem o Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste, que abarca mais de cem indústrias. A iniciativa conta com o aporte de R$ 9 milhões e tem o objetivo de assegurar melhores condições para o desenvolvimento das empresas em toda a região.
 
“O Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste de Pernambuco gera, de maneira direta, 5 mil empregos. Estamos garantindo aqui R$ 9 milhões de investimento para a pavimentação, o que vai gerar mais infraestrutura para que as empresas continuem crescendo, gerando empregos e riqueza para o nosso Estado. Além disso, assinamos o financiamento com a Caixa Econômica Federal. Pernambuco tem crescido 4,1%, superando a média brasileira, e grande parte disso é pela construção civil. Isso significa mais oportunidades, casa própria e mais condições para que Pernambuco possa continuar crescendo, apostando no desenvolvimento regional para o interior do Estado”, destacou Raquel Lyra.
A intervenção nas estradas do distrito industrial foi anunciada durante reunião na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). Serão requalificados 2,4 quilômetros de ruas, com o objetivo de garantir a chegada de novas indústrias e expandir as empresas já instaladas no município.
 
O aporte reforça a atenção do Governo do Estado em garantir um ambiente de negócios competitivo e atrativo para investidores, como afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho. “Investir em infraestrutura é investir em desenvolvimento. E aqui em Caruaru o impacto reverbera em todo o Agreste e no Estado como um todo. Queremos um ambiente de negócios sólido, construído a partir das demandas dos investidores e dos empreendedores locais com crescimento sustentável da nossa região”, reiterou.
Atualmente estão instaladas no distrito industrial 103 empresas de 75 atividades econômicas distintas. As obras serão tocadas pela Adepe e terão início em até nove meses, com prazo de conclusão para meados de 2025. 
 
Serão contempladas as ruas: José Gilvan Cavalcante Calado, Luiz Mariano de Lima, Liezio Interaminense e Francisco Cordeiro de Souza. Estão inclusos os serviços de pavimentação, implantação dos sistemas de drenagem, asfalto, sinalização e construção de calçadas.
 
O presidente da ACIC, Newton Montenegro, considerou um ganho para o setor empresarial. “É um enorme ganho que vem trazer uma melhoria para o ambiente de negócios do Agreste. É importante manter esse alinhamento entre o setor empresarial e os governos. A ACIC sempre mantém diálogo com o Governo do Estado, a fim de gerar emprego e renda para toda a população”, pontuou.
MORADIA – Na ocasião, o Governo do Estado firmou um contrato com a Caixa Econômica Federal, que vai financiar a construção do Residencial Cedro, composto de 240 apartamentos, por meio da seleção do programa Minha Casa, Minha Vida FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). A modalidade beneficia famílias com renda de até R$ 2.640.
 
Entre as ações do programa Morar Bem, está o trabalho de colaborar com as iniciativas do governo federal, que aprovou 10.130 Unidades Habitacionais (UHs) para o Estado dentro da modalidade MCMV FAR. O Estado apresentou 19 terrenos, com capacidade para mais de 5 mil UHs. Desses, o Governo Federal aprovou 12 terrenos, que têm capacidade para 2.564 UHs. Essas unidades serão erguidas em terrenos do Estado, demonstrando a eficácia da atuação conjunta de Pernambuco.
 
As obras serão iniciadas em 30 dias e devem ser concluídas em 18 meses. “São obras como essas que impactam diretamente a vida dos pernambucanos. Diminuir o déficit habitacional no Estado é uma prioridade, e, por meio do Morar Bem PE, estamos avançando neste sentido”, comentou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
Em maio, houve, também em Caruaru, o lançamento do primeiro empreendimento no Brasil da nova fase do programa Minha Casa Minha Vida FAR. Foram os residenciais Baraúnas 1 e o Baraúnas 2, no bairro de Nova Caruaru. Cada um deles com 240 unidades habitacionais.
 
Estiveram presentes os secretários estaduais Eduardo Vieira (gabinete da governadora) e Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), o presidente da Cehab, Paulo Lira, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Romero Cavalcanti, além de membros do conselho superior da ACIC e empresários da região.

Vereador Nêudo da Itã passa bem após cateterismo

O vereador de Carnaíba, Neudo da Itã, 52 anos, candidato à reeleição pelo União Brasil, tem quadro considerado estável, após sofrer um pico hipertensivo.

Internado no Hospital Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, foi transferido para o Santa Marta, da rede privada.

A probabilidade diagnóstica foi de um quadro de angina, nome dado para a dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração, o que é chamado de isquemia. Ela não é uma doença, mas está relacionada a outras condições que provocam obstrução nas artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao coração.

O blog ouviu a candidata Ilma Valério, que o acompanha em Serra, e o filho de Nêudo, o advogado Inan Kaleu, filho do parlamentar.

Ele está consciente e o quadro é tido como  estável. O parlamentar passou por um procedimento de cateterismo na unidade. “Deu tudo certo graças a Deus”, disse o filho.

O procedimento visa diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. Atualmente, o exame é realizado de forma rotineira na investigação cardiológica avançada.Informações Blog do Nill Júnior

Em visita aos Coelhos, João Campos promete novo parque linear às margens do Rio Capibaribe

Equipamento será construído em área antes ocupada de forma precária por famílias realocadas para habitacional em 2023

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), reforçou, em visita ao bairro dos Coelhos, na área central da cidade, o compromisso de implantar um parque linear na região. O equipamento, que integrará o Projeto Parque Capibaribe e deve ficar pronto até o fim de 2025, será erguido em uma área da margem do rio antes ocupada de forma precária por famílias da Comunidade Roque Santeiro, realocadas, em 2023, para o Habitacional Sérgio Loreto, no bairro de São José.

“Aqui é mais um trecho do Parque Capibaribe, aqui nos Coelhos, onde tinha a Comunidade Roque Santeiro, com 224 palafitas. Essas famílias foram reassentadas no Habitacional Sérgio Loreto, e a gente agora está urbanizando essa área, fazendo um parque dentro do conceito Parque Capibaribe, que ficará pronto até o fim do próximo ano”, explicou o prefeito.

O parque terá mirante no rio, pista de cooper, ciclovia, ecopasseio, espaços flexíveis, fonte interativa, anfiteatro, nova iluminação, parquinhos infantis, espaço para food trucks e áreas livres para contemplação e convívio. O projeto vai incorporar também a Praça Miguel de Cervantes, que passará a ser um espaço de lazer, integrando a rotina de moradores, visitantes e trabalhadores da área.

Quando concluído, o equipamento se juntará às outras fases do Projeto Parque Capibaribe entregues nos últimos anos, como o Jardim do Baobá, nas Graças, em 2016, a Praça Otávio de Freitas, no Derby, em 2019, as quatro etapas do Parque das Graças, entre 2021 e 2024, o Cais da Vila Vintém, em Casa Forte, em 2023, e o Parque Jardim do Poço, no Poço da Panela, em 2024.

O Parque Capibaribe é um sistema de parques integrados no Recife que se estenderá por 30 quilômetros do percurso do Rio Capibaribe. Ele é voltado à renaturalização das margens do curso d’água por meio da implantação de um sistema de calçadas e ciclovias, áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações. Todo o projeto beneficiará mais de 500 mil pessoas e 44 bairros. A ideia é transformar o Recife em uma cidade-parque até 2037, quando a capital pernambucana completará 500 anos.

Justiça proíbe Miguel de acusar gestão Márcia de desvio do FUNDEB

O Juiz Eleitoral Diógenes Portela Saboia Soares Torres deferiu o pedido da Coligação A Força do Trabalho, da candidata Márcia Conrado, para que a campanha de Miguel Duque, Por Amor a Serra Talhada”, se abstenha de utilizar o trecho de propaganda que acusa a gestão Márcia de desvio dos recursos do FUNDEB.

O trecho da propaganda de Miguel dizia fazia referência a “um desvio de R$ 9 milhões do Fundeb”, “que o governo fica tentando inventar
desculpas para enganar o povo”, e “compra de dois parquinhos por R$ 2 milhões”, levantando dúvida sobre a idoneidade da gestão.

O juiz diz que o candidato não apenas reproduziu informação existente na imprensa, ou seja, trouxe informações incondizentes com o reproduzido de fato. No caso da aplicação de recursos do FUNDEB, por exemplo, não houve desvio fraudulento dos recursos, em sim, aplicação em outra finalidade. “Não vislumbro, por outro lado, violação da legislação eleitoral quando aos demais trechos impugnados”, diz.

“Com isso, defiro o pedido de tutela de urgência para determinar que os requeridos se abstenham de utilizar o trecho da propaganda mencionado acima”. Clique aqui e veja a decisão.

A campanha de Márcia comemorou a decisão em nota:

A tentativa do candidato Miguel Duque de descredibilizar o governo atual por meio de mentiras sobre o uso de recursos do Fundeb foi desmascarada pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira, 19 de setembro. A decisão do juiz Diógenes Portela Saboia Soares Torres reconhece que Duque praticou calúnia e difamação contra Márcia Conrado.

A medida proíbe a veiculação de uma propaganda onde Duque acusa a gestão de desviar R$ 9 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de inflacionar o custo de parquinhos públicos. Segundo o juiz, o conteúdo da propaganda veiculada pela campanha de Duque foi considerado “calunioso, difamatório e sabidamente inverídico”.

O candidato e sua equipe estão sujeitos a uma multa de R$ 1.000,00 por cada vez que o trecho calunioso for veiculado. Essa é mais uma derrota judicial enfrentada pela campanha de Miguel Duque, que tem se envolvido em uma série de acusações infundadas. A quantidade de condenações compromete ainda mais a imagem do candidato nas eleições de 2024.

I Feira de Conhecimento e Tecnologia é Realizada em Tabira pela Secretaria de Educação

Na última quarta-feira, 18 de setembro, a cidade de Tabira, através da Secretaria de Educação, realizou a I Feira de Conhecimento e Tecnologia. O evento, que reuniu diversas escolas municipais em tempo integral, destacou-se pela integração de cultura e inovação tecnológica. Entre as instituições participantes estavam:

Escola Municipal em Tempo Integral Adeildo Santana Fernandes
Escola Municipal em Tempo Integral José Odano de Goes Pires
Escola Municipal em Tempo Integral Cônego Luiz Muniz do Amaral
Escola Municipal em Tempo Integral Cícero Correia
Escola Municipal Andréa Pires
Escola Municipal em Tempo Integral Antônio Nogueira BarrosA feira contou com estandes das escolas, que abordaram a riqueza da cultura nordestina com foco na literatura, especialmente na obra “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. As atividades culturais foram complementadas com apresentações de dança e teatro, cada uma inspirada na obra do renomado autor paraibano.

Além da parte cultural, o evento trouxe uma forte ênfase na tecnologia, com destaque para os projetos de robótica desenvolvidos pelas escolas de tempo integral de Tabira. Essas instituições são as únicas na região que oferecem esse tipo de formação aos estudantes do ensino fundamental. Durante a feira, foi apresentada uma arena de competições robóticas, um espaço dedicado à prática e ao desenvolvimento de habilidades tecnológicas dos alunos.

A feira também recebeu convidados especiais, como a E.T.E. Paulo Freire de Carnaíba, uma referência regional em projetos de robótica. A parceria entre as duas instituições promete fortalecer ainda mais a qualidade do ensino em Tabira. Outro destaque foi a presença do robô Bumblebee, vindo diretamente de Recife, que animou os visitantes do evento, assim como uma plataforma de vídeos em 360° que garantiu uma experiência interativa para os presentes.

Com a I Feira de Conhecimento e Tecnologia, Tabira reafirma seu compromisso em unir tradição e inovação no processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.

Coluna do Finfa

Encontro – A candidata a prefeita de Itapetim, Aline, juntamente com o seu vice-prefeito Chico de Laura, o prefeito Adelmo Moura, vereadores e lideranças, com a presença do deputado federal Felipe Carreras, realizam neste sábado (21), a partir das 18:40 horas, um grande encontro dos homens e das mulheres. A concentração dos homens: Casa de Adelmo Chupinha, próximo ao Restaurante Senadinho e a concentração das Mulheres: Casa de Nevinha de Bata, ao lado da Academia da Saúde. “Sairemos em um animado arrastão, nos encontrando na igreja e descendo juntos para a Praça Poeta Rogaciano Leite, onde faremos uma linda festa reafirmando o nosso compromisso com um futuro ainda melhor para o nosso povo”, disse Aline.

Entregou – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), realizou a entrega da Reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal Quilombola Janaína Mércia Freire – Distrito Quitimbu. “Essa é mais uma obra que nossa administração entrega, isso mostra porque temos aprovação da população custodiense”, disse o prefeito Manuca.

Desistiu para apoiar – Informações chegadas ao blog, confirmam que o candidato a vereador da oposição da Ingazeira,  Bruno de Heleno de Rosinha, filiado ao PSDB, desistiu de sua candidatura para apoiar o candidato à reeleição do prefeito Luciano Torres, a articulação foi feita pelo vereador Chico Bandeira.. “Bruno entendeu nossa mensagem e tomou a decisão de nos apoiar, agradeço não só a ele, mas toda sua família. Sejam bem vindos”, disse Luciano Torres.

Recebeu para encontro – A prefeita e candidata à reeleição de Serra Talhada, Márcia Conrado, recebeu em sua residência, amigos e líderes que são verdadeiras bênçãos para Serra Talhada, os pastores e as pastoras da nossa cidade. “Foi um momento de união, comunhão e renovação de energias, guiado pela presença de Deus em cada palavra e gesto. Agradeço, de coração, ao pastor Fredson, presidente do Conselho de Pastores, que nos abençoou com uma linda oração. Cada um que esteve presente trouxe mais luz e fé para esse encontro. Que as bênçãos de Deus continue nos guiando nessa caminhada”, disse Márcia.

Retoma – A assessoria da Coligação ‘União pelo Povo’, confirmou a este blogueiro, que a campanha do candidato Danilo Simões e Edson Henrique, será retomada nesta sexta-feira (20), neste sábado a noite haverá um evento no Bairro São Francisco, com as presenças do Presidente Estadual do PSDB Fred Loyo e do ex-ministro Armando Monteiro e deputado estadual Romero Sales.

A Frente Popular segundo comentários, deverá reiniciar após a próxima seunda-feira (23), quando da missa de 7º dia do deputado estadual José Patriota.

Agenda – Nesta sexta-feira (20), a governadora Raquel Lyra inaugura, às 11h, a Cozinha Comunitária na Vila do Aeroporto, no bairro Kennedy, no município de Caruaru, no Agreste. O equipamento tem foco na promoção da segurança alimentar e distribui 200 refeições diárias para a população em vulnerabilidade social. Já às 12h30, a gestora anuncia obras de infraestrutura para o distrito industrial de Caruaru.

Lançou na Paraíba – O Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, esteve ontem (19), no Estado da Paraíba ao lado do governador João Azevedo, do Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e do secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, Tadeu Alencar, lançaram o Programa ‘Acredita no Primeiro Passo’. Segundo Paulo Câmara, a iniciativa oferece o acesso ao Crediamigo do BNB com taxas reduzidas para os empreendedores que estejam inscritos no CadÚnico e Bolsa Família do Governo Federal. Também inauguraram a nova unidade de atendimento do Crediamigo Campina Grande. “Ainda deu tempo de passar na agência do Banco do Nordeste de Campina e bater um papo com a equipe local, incentivando o time para manter o foco no fechamento de 2024”, disse Paulo.

Derrotado – O candidato a prefeito de Serra Talhada, Miguel Duque sofreu mais uma derrota na Justiça Eleitoral. Em decisão proferida nesta quinta-feira, 19 de setembro, o juiz Diogenes Portela Saboia Soares Torres determinou que todo o material de campanha irregular do candidato seja recolhido no prazo de 24 horas. A decisão comprova que Miguel optou por esconder seu vice, Marcus Godoy, nas propagandas, abaixo dos limites de 30% estabelecidos pela Lei.

Perguntar não ofende – O que é que está acontecendo com os ar condicionados das Escolas Municipais de Afogados da Ingazeira, Domingos Teotônio e Dom Mota?

Custódia: TRE-PE mantém direito de resposta a Manuca de Zé do Povo por acusações de Luciara Frazão

Entenda o Caso

No dia 28 de agosto de 2024, Luciara Frazão publicou um vídeo em seu perfil de Instagram, atribuindo ao prefeito crimes de assédio moral e abuso de poder político e econômico. A sentença de primeira instância reconheceu que tais alegações extrapolaram os limites da liberdade de expressão e que a publicação descontextualizou falas do prefeito, sem qualquer comprovação de que os crimes mencionados realmente ocorreram.

Decisão do TRE-PE

Ao analisar o recurso de Luciara Frazão, o TRE-PE, por unanimidade, negou provimento e manteve o direito de resposta. O acórdão destacou que “a celeuma corresponde a supostas ofensas praticadas pela recorrente em publicação de rede social que caracterizariam calúnia e difamação a macular a honra do candidato à reeleição para a Prefeitura de Custódia/PE, visto que profere fatos ditos inverídicos e vinculam a imagem do referido à prática de ilícitos como abuso de poder político e econômico, bem como assédio moral a servidores do município“​.

O tribunal reconheceu que a liberdade de expressão, apesar de fundamental, possui limites, especialmente em contextos eleitorais. No entendimento do relator, desembargador Filipe Fernandes Campos, “não foram carreadas aos autos comprovações dos fatos alegados pela candidata recorrente”, e a publicação foi considerada difamatória.

Além disso, o acórdão reitera que “o direito de resposta constitui oportunidade conferida ao ofendido para se manifestar sobre ocorrência de ofensa à sua imagem, bem como afirmação difamatória e possivelmente caluniosa“, assegurando a Emmanuel Góis o direito de restabelecer sua versão dos fatos na mesma plataforma onde foi atacado.

Repercussão Política

O episódio gerou grande repercussão em Custódia, uma vez que, embora Emmanuel Góis não seja candidato à reeleição, sua figura como prefeito é central na disputa. O julgamento reforça a importância de se manter uma campanha ética e responsável, especialmente no uso das redes sociais.

Após a decisão, Emmanuel Góis se manifestou, afirmando que as acusações foram infundadas e que a Justiça reconheceu a distorção de suas palavras. “Minhas falas foram manipuladas para sugerir crimes que nunca cometi. Estou comprometido com a verdade e com a transparência, como sempre fui,” declarou o prefeito.

Próximos Passos

Com a manutenção da sentença, Luciara Frazão deverá publicar o direito de resposta de Emmanuel Góis em suas redes sociais, com o mesmo alcance e visibilidade que teve o vídeo original. O episódio ressalta a importância de um discurso responsável durante o período eleitoral, evitando a difusão de informações que possam afetar a honra e a reputação de candidatos e figuras públicas. Informações Blog Ponto de Vista

Com gestão marcada pela valorização às mulheres, Rodrigo Pinheiro anuncia pacote de ações para próximo mandato

Num tempo passado não existia políticas públicas era só aquele machismo. E a partir da gestão de Rodrigo, aqui, as mulheres têm vez e voz”. O comentário ao lado é de Sandra Moura, que assim como milhares de mulheres da Capital do Agreste, reconheceu a valorização transmitida por Rodrigo Pinheiro para com o público feminino, através das diversas ações em prol das caruaruenses, que foram realizadas durante a sua gestão à frente da Prefeitura de Caruaru, em pouco mais de dois anos.

No seu programa eleitoral, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (19), o candidato à reeleição, nestas eleições municipais 2024, anunciou novo pacote de ações que irá beneficiar bastante as mulheres, a ser executado, no seu próximo mandato. “Vamos trazer para Caruaru a Casa da Mulher Brasileira, um centro de atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica, bem como ampliaremos o incentivo ao empreendedorismo feminino e fortaleceremos a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

Defensor e engajado sempre na valorização das mulheres na sociedade, Rodrigo escolheu Dayse Silva para ser sua candidata à vice-prefeita e ainda possui em grande parte do seu atual quadro de servidores municipais, sendo por composto por elas. “Rodrigo é um gestor que tem a sensibilidade necessária para continuar cuidando das mulheres da nossa cidade. Eu tenho certeza de que ele seguirá trabalhando para garantir e ampliar os espaços que as mulheres vêm conquistando em Caruaru. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Dentre as ações já executadas pela gestão Raquel Lyra/Rodrigo Pinheiro destaques para as criações da Secretaria de Políticas para Mulheres e do Comitê Avança Mulher, além da inauguração do novo Centro de Referência da Mulher, o fortalecimento do programa Mulher Empreendedora e a realização de cursos e oficinas gratuitas no Centro de Qualificação Profissional para Mulheres.

João Campos participa de reunião com integrantes do movimento Brega

Durante evento, prefeito e candidato à reeleição reiterou o compromisso pela valorização do segmento

Nesta quinta-feira (19), o prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), se encontrou com integrantes do movimento Brega do Recife. Durante a reunião, realizada no bairro de Afogados, o líder da Frente Popular reafirmou seu compromisso em valorizar o segmento, além de reforçar que o investimento na periferia da cidade foi e será uma prioridade em sua gestão. Ainda durante o evento, João destacou o sentimento de gratidão pela relação com o movimento.

“Eu tive a alegria de uma turma que acreditou em mim, lá atrás, há quatro anos. E me comprometi a não esquecer e reconhecer quem esteve ao nosso lado naquele momento. Naquele momento também assumimos alguns compromissos e pudemos realizá-los ao longo desse tempo. Contem comigo mais uma vez nessa caminhada. Tudo que isso time fez, a gente poderá fazer ainda mais”, destacou João.

Presente ao evento, o candidato a vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), também ressaltou a importância do movimento brega funk. “Antigamente, a gente ouvia o brega em todo canto da cidade, mas não ouvia o brega nos eventos da Prefeitura. E  a gente tinha a obrigação de fazer o reconhecimento, porque o que vocês fazem pelo Recife é representar parte da cultura da cidade, é representar a periferia do Recife e a capacidade de transformar a vida das pessoas. Então para mim é uma honra estar aqui hoje e vocês terão mais um soldado que vai lutar pela causa de vocês”, afirmou.

No seu primeiro ano de gestão, em 2021, o prefeito João Campos sancionou a lei que institui o Movimento Brega como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, valorizando essa expressão artística, incentivando artistas, dançarinos, empresários e toda a cadeia produtiva que atua direta ou indiretamente no ciclo cultural e econômico do movimento Brega. Nas edições do Carnaval de 2023 e 2024, o segmento ganhou ainda mais visibilidade, com espaço no principal palco da maior festa da cidade.

Participaram do evento MC Elvis, Anderson Neiff, Valquíria Santana, MC Tróia, Michele Melo, Shevchenko, Capitão Pitomba, VT Kebradeira, integrantes da Banda Sentimentos, entre outros.

Em Exu, no Sertão do Araripe, governadora Raquel Lyra vistoria obra da nova Escola Técnica Estadual do município, que beneficiará mais de mil estudantes

A governadora Raquel Lyra vistoriou, na tarde desta quinta-feira (19), a construção da nova Escola Técnica Estadual (ETE) de Exu, no Sertão do Araripe. A obra foi retomada pela gestão estadual e tem previsão de inauguração no primeiro semestre do próximo ano. Ao ser concluída, beneficiará 1.080 estudantes com ensino médio integrado à educação profissional em jornada integral e ensino subsequente. O investimento para a construção é de mais de R$ 8 milhões.
“Visitamos a obra da Escola Técnica Estadual, que está em pleno vapor, com a construção pronta para o primeiro semestre do próximo ano. A gente está pagando em dia às empresas construtoras, e isso facilita muito as obras aqui no município de Exu e no Estado como um todo. Estamos gerando emprego e renda durante a construção e trabalhando para realização de sonhos depois da obra feita, que é ver nossos alunos estudando. Isso é nosso foco, através do programa Juntos pela Educação, que está investindo mais de R$ 5 bilhões para um melhor desenvolvimento da educação no nosso Estado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
A unidade de ensino oferecerá cursos nas áreas de desenvolvimento de sistemas e design gráfico. A ETE de Exu terá uma área de quase seis mil metros quadrados, incluindo mil metros de quadra coberta, vestiários e sala multiuso. A infraestrutura contará com auditório, biblioteca, bloco pedagógico e administrativo, 12 salas de aula, laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Línguas e Informática.
Ainda terá na unidade um espaço de serviços e convivência, que incluirá refeitório, cozinha com departamento de material de limpeza (DML), despensas, vestiário para funcionários e cantina. Também estão previstos laboratórios especiais para o ensino técnico.
 
“Para a gente aqui do Sertão do Araripe, é motivo de muito orgulho saber que, nesses próximos meses, vamos estar com os nossos alunos aqui, dando esperança às pessoas. Sabemos que a educação é o que muda a vida e o Governo do Estado, com tanta determinação, está realizando essa construção”, afirmou a deputada estadual Roberta Arraes.
Os deputados estaduais Débora Almeida e Joãozinho Tenório, o prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, participaram da vistoria.