Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

João Campos propõe duplicar número de Centros TEA no Recife

Compromisso do prefeito e candidato à reeleição é implantar três espaços de reabilitação física e intelectual para crianças e adolescentes, reforçando a rede já existente

 O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), propôs, nesta quinta-feira (19), criar mais três espaços de atendimento a crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), duplicando o número de unidades voltadas à reabilitação física e intelectual desse público. O anúncio foi feito durante caminhada em San Martin, na Zona Oeste, ocasião em que o gestor conversou com moradores e comerciantes e passou nas proximidades de equipamentos de saúde da Prefeitura.

Uma das conquistas obtidas pela população local na gestão de João Campos foi a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Doutor Cyro de Andrade Lima, inaugurada no ano passado e que conta com um Centro TEA/Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI). “A gente está aqui hoje em San Martin para fazer uma caminhada e conversar com os comerciantes. Aqui também tem equipamentos de saúde que nós entregamos, a exemplo da UPAE Cyro de Andrade Lima, de equipamentos como o Centro TEA/NDI, que atende uma demanda muito grande para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista”, declarou o prefeito.

João Campos afirmou que, com essa proposta de expansão, será possível levar para mais regiões da cidade atendimentos de profissionais especializados que atuam nesses centros, a exemplo de neuropediatras, pediatras, psiquiatras infantis, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e nutricionistas. Atualmente, nos três Centros TEA/NDI já existentes no Recife, a capacidade é de mais de 38 mil atendimentos por ano a crianças e adolescentes com transtornos como o do espectro autista, o de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e o opositor desafiador (TOD).

“Vamos fazer a expansão dos Centros TEA/NDI. Serão pelo menos mais três novos centros para fazer o atendimento à criança de forma precoce, o diagnóstico global, as terapias complementares, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutricionista, psiquiatra infantil, e a gente poder dar um acolhimento e garantir todo o acompanhamento que a saúde requer em um momento tão importante da vida”, disse João Campos.

Em agenda no Sertão, governadora Raquel Lyra anuncia pagamento do Bônus de Desempenho Educacional durante evento para novos gestores e adjuntos

Em evento de acolhida dos novos gestores e adjuntos/assistentes de gestão de municípios do Sertão de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) para o dia 15 de outubro. Os gestores e adjuntos foram recebidos pela governadora nesta quinta-feira (19), em evento no município de Salgueiro, no Sertão Central. Os profissionais foram recentemente designados para atuar nas escolas da rede estadual de ensino.
“Gostaria de agradecer a confiança de todos os gestores e adjuntos da educação que estão sempre trabalhando para que Pernambuco tenha a melhor educação do país. Estamos nos dedicando à entrega de ônibus escolares, à construção de creches e diversas ações para todas as regiões do Estado. E a notícia que estamos anunciando é que já tem data para pagar o Bônus de Desempenho Educacional, que será dia 15 de outubro”, destacou a governadora Raquel Lyra. A Secretaria de Educação e Esportes está realizando um levantamento sobre o montante que será repassado aos servidores. Os detalhes sobre o pagamento do BDE serão divulgados em breve pela pasta.
 
Através do programa Juntos pela Educação, o Governo está investindo R$ 5,5 bilhões para o setor no Estado, até 2026. No Sertão, a gestão estadual já realizou a entrega de 181 veículos escolares para vários municípios da região. Foram investidos R$ 61 milhões em obras de 70 quadras em escolas estaduais, já concluídas. Além disso, 12 unidades estão previstas no primeiro lote de construção de creches e pré-escolas no Sertão.
“Nós, do Governo de Pernambuco, temos atenção por cada um dos nossos gestores, que são aqueles que lideram as escolas, lideram o processo pedagógico e que podem fazer a transformação que a gente quer no Estado. A governadora acabou de anunciar o bônus, vai ser no dia 15 de outubro, que é o dia do professor. É mais um reconhecimento aos nossos professores, nossos profissionais da educação”, ressaltou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.
 
A acolhida contemplou as Gerências Regionais de Educação (GREs) Floresta, Petrolina, Salgueiro e Araripina. A gestora Lilian Parente, da GRE Salgueiro, é uma das novas selecionadas e falou em nome de todos. “É muito gratificante estar aqui neste momento e estou muito feliz com todas as propostas do Governo para a educação. Vamos trabalhar para incluir todos os estudantes”, registrou.
O evento foi voltado para os gestores e adjuntos/assistentes de gestão selecionados em um processo seletivo de 2023, instituído pela Portaria SEE N° 4090. As nomeações dos selecionados foram formalizadas nos meses de julho e agosto deste ano, dando início a uma nova fase na gestão escolar da rede estadual.
A deputada estadual Débora Almeida disse que “é por meio da educação que se faz a transformação, e isso está sendo feito pelo Governo”. Para o deputado estadual Joãozinho Tenório, “o Governo tem a educação como prioridade, um compromisso da governadora com um futuro digno e de qualidade para todos os estudantes”. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, também acompanhou a agenda.

Datafolha: no Recife, João Campos lidera com 76%

Por g1 PE

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (19) com as intenções de voto para prefeito do Recife mostra o candidato à reeleição, João Campos (PSB), com 76% das intenções de voto. Em seguida, vêm Gilson Machado (PL), com 9%; Daniel Coelho (PSD), com 5%; e Dani Portela (PSOL), com 3%. Pela margem de erro, eles estão empatados tecnicamente.

Esta é a quarta pesquisa divulgada pelo Datafolha para a prefeitura do Recife. Veja os números:

João Campos (PSB): 76% (eram 74% na pesquisa anterior) ;
Gilson Machado (PL): 9% (eram 9%);
Daniel Coelho (PSD): 5% (eram 5%);
Dani Portela (PSOL): 3% (eram 4%);
Tecio Teles (Novo): 1% (era 0%);
Ludmila Outtes (UP): 0% (era 1%);
Simone Fontana (PSTU): 0% (era 0%);
Victor Assis (PCO): não foi mencionado (era 0%);
Em branco/nulo/nenhum: 5% (eram 4%);
Não sabem: 1% (eram 2%).

O instituto ouviu 910 eleitores na capital pernambucana na terça (17) e na quarta (18). A margem de erro do levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e registrado sob o número PE-02953/2024 na Justiça Eleitoral, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Rejeição
O Datafolha também levantou a rejeição nos candidatos, perguntando aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum.

Veja os números:

Gilson Machado (PL): 43% (eram 39%);
Ludmila (UP): 35% (eram 35%);
Daniel Coelho (PSD): 34% (eram 32%);
Tecio Teles (Novo): 30% (eram 29%);
Dani Portela (PSOL): 29% (eram 26%);
Victor Assis (PCO): 27% (eram 28%);
Simone Fontana (PSTU): 27% (eram 27%);
João Campos (PSB): 7% (eram 8%);
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2% (eram 3%);
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 2% (eram 2%);
Não sabe: 4% (eram 6%).

Pesquisa espontânea
No cenário de intenção de voto espontânea, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, 13% ainda estão indecisos sobre em quem votar. Os números são os seguintes:

João Campos (PSB): 63% (eram 57%);
Gilson Machado (PL): 6% (eram 5%);
Daniel Coelho (PSD): 2% (eram 2%);
Dani Portela (PSOL): 2% (eram 2%);
“No atual”: 1% (era 1%);
Outras respostas: 9% (eram 7%);
Em branco/nulo/nenhum: 4% ( eram 3%);
Não sabem: 13% (eram 22%).

Conhecimento dos candidatos
João Campos (PSB): 99% (eram 100% na pesquisa anterior) ;
Daniel Coelho (PSD): 89% (eram 89%);
Dani Portela (PSOL): 55% (eram 54%);
Gilson Machado (PL): 53% (eram 48%);
Tecio Teles (Novo): 40% (eram 44%);
Simone Fontana (PSTU): 28% (eram 30%);
Ludmila Outtes (UP): 19% (eram 22%);
Victor Assis (PCO): 12% (eram 13%).

Márcia Conrado anuncia novo Residencial Lorena I e novas casas no Quilombo Ponta da Serra

Em suas redes sociais, a prefeita Márcia Conrado anunciou detalhes do novo residencial que Serra Talhada irá abrigar dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, o Lorena I. A iniciativa, que conta com o apoio do presidente Lula e do deputado federal Fernando Monteiro, soma um total de 150 casas e conta com um investimento total de R$ 22 milhões.

A prefeitura aportou R$ 3 milhões na compra do terreno, enquanto o convênio assegura os restantes R$ 19 milhões, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para os moradores. “Estamos lutando incansavelmente para proporcionar moradia digna e transformar a vida das pessoas em Serra Talhada. O Lorena I é apenas o começo. Queremos garantir que todos tenham um lar onde possam viver com segurança e conforto. Agradeço a todos que estão nos apoiando nessa jornada”, afirmou Márcia Conrado.

Além do Residencial Lorena I, o programa Minha Casa, Minha Vida Rural também beneficiará o Quilombo Ponta da Serra com a construção de 50 novas casas. Essas ações demonstram o esforço contínuo da prefeita Márcia Conrado em melhorar as condições de vida dos cidadãos e promover a inclusão social em Serra Talhada. A luta pela moradia digna segue firme, com o objetivo de proporcionar melhores oportunidades e transformar realidades em todo o município. Da Assessoria

Governadora Raquel Lyra nomeia 141 profissionais de saúde que vão atuar em todo o Estado

A governadora Raquel Lyra nomeou, nesta quinta-feira (19), 141 profissionais de saúde, de várias especialidades, que vão atuar em dez Gerências Regionais de Saúde (Geres). O reforço vai ampliar a capacidade de atendimento na rede pública de saúde do Estado, melhorando os serviços oferecidos à população pernambucana. A nomeação foi publicada no Diário Oficial.
 
“Os novos profissionais de saúde vão trabalhar com a gente, no Governo de Pernambuco. São médicos, analistas e assistentes de saúde, que vão atuar em diversas gerências regionais, nos ajudando a fazer de Pernambuco um estado que, cada vez mais, cuida da sua gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A I Geres, que contempla 20 municípios, com 15 unidades hospitalares e 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), receberá a maior parte dos profissionais – 97 ao total. Os outros serão distribuídos na II Geres (6), III Geres (2), IV Geres (7), V Geres (3), VI geres (2), VII Geres (8), X Geres (3), XI Geres (6) e XII Geres (7).
 
ENFERMEIROS – Ainda como parte da estratégia de reforçar o atendimento nas unidades públicas de saúde de Pernambuco, foram autorizadas a convocação de 997 enfermeiros, aprovados em Seleção Pública Simplificada, dos quais 559 já foram convocados para compor as escalas de plantão dos hospitais localizados no Recife, Região Metropolitana e Interior. 
 
Os mais de mil novos profissionais atuarão nos hospitais Agamenon Magalhães (HAM), Barão de Lucena (HBL), Getúlio Vargas (HGV), Otávio de Freitas (HOF), Ulysses Pernambucano (HUP), Correia Picanço (HCP), Geral de Areias (HGA), no Recife, além do Jaboatão Prazeres (HPJ), Geral da Mirueira (HGM), em Paulista. No interior de Pernambuco, os enfermeiros atuarão nos hospitais José Fernandes Salsa (Limoeiro), Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura (Garanhuns), Inácio de Sá (Salgueiro) e Belarmino Correia (Goiana).

João Campos promete agendamento digital para otimizar acesso a remédios na rede pública

Conecta Medicamentos estará integrado aos estoques das farmácias da Prefeitura, permitindo aos usuários a escolha de dia, horário e local para retirada

A eficiência da gestão de João Campos (PSB) na vacinação contra a Covid-19, que levou o Recife a ser referência nacional nesse serviço durante a pandemia, segue inspirando ações inovadoras na saúde pública. Em um segundo mandato à frente da gestão municipal, o prefeito pretende lançar o Conecta Medicamentos, iniciativa por meio da qual a população poderá consultar a disponibilidade e agendar a retirada de remédios nas farmácias da rede pública municipal de saúde. O anúncio foi feito durante sabatina promovida pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco (Sindhospe).

O acesso da população ao novo serviço será feito pelo site ou aplicativo Conecta Recife, que estará integrado aos estoques das mais de 150 farmácias da rede. A medida tem o objetivo de otimizar o tempo e os deslocamentos dos usuários, que poderão optar pelo dia, horário e local mais próximo de seus domicílios, assim como ocorreu durante o processo de vacinação contra a Covid-19. A partir daquela experiência, o Conecta Recife, que tinha apenas oito mil usuários cadastrados, passou a ser uma plataforma com mais de 80% dos serviços da Prefeitura disponibilizados de forma digital, chegando a mais de 1,8 milhão de usuários cadastrados e 1,2 milhão de downloads.

“Nós temos o Conecta Recife, que é a maior ferramenta de governo digital do Brasil, e a gente vai conseguir colocar novas aplicações, entre elas, o Conecta Medicamentos. O cidadão vai poder solicitar a disponibilidade do medicamento que precisa, escolhendo em qual farmácia ele vai estar disponível, para poder retirar mediante agendamento. O cidadão vai ver onde está disponível e agendar para retirar, sabendo que, quando chegar o medicamento, vai estar separado de forma adequada”, explicou João Campos.

Durante a sabatina, o prefeito e candidato à reeleição também reforçou propostas para a saúde que vêm sendo apresentadas na campanha eleitoral. Nessa lista, está a implantação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), com previsão de viabilizar 350 mil exames por ano na rede, e o programa Ultrassom Mais Perto, que terá o objetivo de disponibilizar até quatro mil exames mensais de ultrassonografia, eletrocardiograma e retinografia de forma descentralizada e mais próxima dos domicílios dos pacientes, reforçando os serviços das Unidades de Saúde da Família Mais (USF+).

João Campos ainda elogiou a força da área de saúde na cidade, que movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano, dispõe de mais de 1,5 mil estabelecimentos e gera mais de 54 mil empregos formais. Por fim, o prefeito reforçou o interesse de continuar estreitando parcerias com as entidades de saúde, a exemplo do que ocorreu nos mutirões de cirurgias e exames do Recife Cuida, que tiveram R$ 51 milhões em investimentos públicos para garantir a realização de mais de 100 mil procedimentos.

“Fizemos uma parceria muito importante com as entidades privadas de saúde do município. Conseguimos investir mais de R$ 50 milhões em mutirões de cirurgias e exames, zerando filas históricas, e a gente vai dar, sim, continuidade a essas ações, com foco no cidadão. Agilizar os procedimentos de exames, consultas e cirurgias é fundamental, e o município vai continuar a fazer mais”, afirmou.

Coluna do Finfa

Marcaram presenças – Políticos pernambucanos participaram do velório do deputado estadual José Patriota, que aconteceu ontem (18) no Centro Desportivo de Afogados da Ingazeira. Patriota faleceu vítima de câncer na madrugada da última terça-feira (16) no Hospital Unimed no Recife, foi sepultado no final da tarde no Cemitério Parque da Saudade.

Confira depoimentos registrados por este blogueiro.

Prefeito do Recife João Campos

Deputado federal Carlos Veras

Deputado federal Pedro Campos

Deputado estadual e Presidente do PSB em Pernambuco Sileno Guedes

 Deputado estadual Rodrigo Farias

Deputado estadual Diogo Moraes

 Prefeito de Salgueiro Dr. Marconi Libório

Prefeito de Ingazeira Luciano Torres

 Prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota

 Prefeito de Itapetim Adelmo Moura

 Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres

Prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado

 Danilo Simões candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira

Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Totonho Valadares

 

 

DataTrends: Erivaldo Chagas consolida liderança em Lajedo com 67% dos votos válidos

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta quinta-feira (19/09), mostra o prefeito Erivaldo Chagas, liderando com ampla vantagem a disputa pela reeleição da Prefeitura de Lajedo.

No cenário espontâneo, Erivaldo Chagas aparece com 59% das intenções de voto, contra 28% de Antônio João. Não sabe/não respondeu 13%.

Na estimulada, Erivaldo Chagas sobe para 61%, seguido por Antônio João com 29%. Brancos e nulos 4%. Não sabe/não respondeu 6%.

Em votos válidos, Erivaldo Chagas tem 67% e Antônio João 33%.

Potencial de Voto de Antônio João – Votaria com certeza (28%), poderia votar (5%), não votaria de jeito nenhum (60%), não conhece suficiente (2%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Erivaldo Chagas – Votaria com certeza (58%), poderia votar (8%), não votaria de jeito nenhum (29%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Niltinho Vicente – Votaria com certeza (1%), poderia votar (3%), não votaria de jeito nenhum (61%), não conhece suficiente (27%) e não sabe ou não respondeu (8%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Erivaldo Chagas é aprovado por 72% e rejeitado por 25% da população de Lajedo. Não sabe/não respondeu 3%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-07101/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 14 e 15 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Opinião para o Blog do Magno: Sandrinho tem 52,6% contra 28,3% de Danilo

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), lidera pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno.

Segundo o blog, se o pleito fosse realizado hoje ele teria 52,6% dos votos, enquanto Danilo Simões (PSD), candidato que aglutinou as oposições, ficaria com 28,3% dos votos, uma frente de 24 pontos.

Brancos e nulos seriam 4,6% e indecisos chegariam a 14,5%. Na espontânea, modelo que o entrevistado é obrigado a lembrar o nome do seu candidato preferido sem o auxílio da lista contendo todos os postulantes, Sandrinho tem 48,6% das intenções de voto ante 23,4% de Danilo. Neste cenário, brancos e nulos seriam 4% e indecisos sobem para 24%.

No quesito rejeição, Danilo lidera. Entre os entrevistados, 36,6% disseram que não votariam nele de jeito algum, enquanto 29,7% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Sandrinho.

Já entre os que afirmam que não mudariam seu voto, 45,7% são eleitores do prefeito e 23,7% são eleitores do candidato oposicionista.

Estratificando o levantamento, Sandrinho tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (73,7%), entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (64,7%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (63,4%). Por sexo, 55,2% dos seus eleitores são homens e 50,3% dos seus eleitores são mulheres.

Já Danilo pontua melhor entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (35,7%), entre os eleitores com grau de instrução até o ensino médio (30,8%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (29,4%). Por sexo, 29,1% dos seus eleitores são homens e 27,6% dos seus eleitores são mulheres.

O levantamento foi a campo entre os dias 11 e 12 de setembro, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-09889-2024.

Sandrinho diz que não comentará números

Em uma nota antes da divulgação, a Frente Popular e o candidato Sandrinho Palmeira informaram que seguem suspensos os atos públicos de campanha por tempo indeterminado, por conta da morte do deputado José Patriota.

“Outrossim, acrescentam que, dada a justificada suspensão das atividades, também se reservarão ao direito de não se manifestar sobre a realização de pesquisas de opinião divulgadas nesse período”, afirmaram.

“Agradecemos a compreensão, o respeito e solidariedade nesse momento tão doloroso e desafiador”, concluiu a nota.

Governadora Raquel Lyra entrega Central de Feiras e Mercados e nova fase do Ilumina PE em Santa Cruz do Capibaribe

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (18), a Central de Feiras e Mercados José Amaro Xavier (Zezinho da Farinha), no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. O investimento na melhoria do espaço contou com o aporte de R$ 5,9 milhões, para comportar mais de 1,2 mil feirantes. Também foram entregues 1.070 lâmpadas de iluminação pública para o município em uma nova fase do Ilumina PE, projeto que faz parte do Programa Juntos pela Segurança.
 
A gestora descerrou a placa de inauguração da Central de Feiras e Mercados e conheceu a nova estrutura do equipamento. “O desenvolvimento regional é uma prioridade para o Governo do Estado. Estamos entregando novos mercados públicos em diversos municípios para garantir emprego e renda para a nossa gente. Por muito tempo, o interior de Pernambuco esteve esquecido, mas a nossa gestão reconhece a força do Agreste. Nós sabemos da importância da Central de Feiras e Mercados tanto para aqueles que trabalham quanto para quem frequenta, e queremos ver a população do interior prosperar dentro da sua terra”, ressaltou Raquel Lyra.
 O grande mercado público está localizado no bairro de Santa Tereza, próximo à PE-160, e abrange uma área de 8 mil m². O equipamento é um ponto de comércio tradicional na região, oferecendo produtos como cereais, frutas, legumes, carnes e objetos diversos, além de serviços como consertos.
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, lembrou que o projeto da obra precisou ser refeito. “A obra foi iniciada em julho de 2022 e quando foi assumida pela atual gestão, tinha apenas 2% do trabalho executado. Precisamos superar algumas inconsistências técnicas no projeto e no orçamento para garantir o funcionamento adequado do espaço. Em junho do ano passado as obras foram retomadas e, agora, concluímos o trabalho garantindo esse benefício à população”, explicou.
Participando do evento, o deputado federal Felipe Carreras destacou a importância da entrega. “Eu tive a oportunidade de visitar essa obra ainda no começo. O município de Santa Cruz do Capibaribe tem um importante polo de confecções e hoje vemos um equipamento público entregue com muita qualidade para atender aos comerciantes e clientes”, disse. 
 
O deputado estadual Abimael Santos elogiou a conclusão da obra. “O Governo do Estado refez o projeto e conseguiu entregar um mercado ainda melhor para toda a população, demonstrando a competência da atual gestão”, pontuou. O também deputado estadual Diogo Moraes agradeceu a entrega. “Lembro que viemos aqui no antigo mercado e ouvi as reivindicações da população. Essa é uma obra aguardada há muito tempo e que foi levada adiante pela governadora Raquel Lyra para entregar esse espaço tão importante para o município”, disse.
A execução da obra da coberta teve como principal objetivo garantir melhores condições de trabalho aos feirantes e proteger o público do sol e das chuvas. A nova estrutura vai abrigar 679 bancas. O projeto incluiu a construção de uma coberta principal, elevada, próxima ao acesso principal pela PE-160, e outras cobertas menores, além de um sistema de drenagem para as águas pluviais e a instalação de 86 pontos de iluminação com refletores de LED.
 
Para o comerciante Márcio Edezio da Silva, a entrega representa melhoria na qualidade do trabalho. “Para mim, esse é um momento muito feliz. Essa obra é esperada há muito tempo e agora, com a Central de Feiras concluída, teremos melhores condições para fazer nossas vendas”, comentou.
 
Paralelamente à execução das melhorias, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou outras intervenções complementares, como a construção de um centro administrativo, banheiros e vestiários, ampliação do açougue, urbanização da entrada do mercado e a construção de um muro delimitador. Todas as obras foram realizadas em conjunto e entregues simultaneamente.
ILUMINA PE – Durante o evento, a chefe do Executivo estadual entregou, ainda, uma nova fase do programa Ilumina PE em Santa Cruz do Capibaribe. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), e em parceria com a Neoenergia, realizou a troca de 1.070 lâmpadas de iluminação pública no município. A iniciativa realiza a troca de antigas lâmpadas de vapor de sódio e de vapor metálico pela tecnologia LED.
 
Do escopo de 12.250 lâmpadas que serão trocadas pela Neoenergia em 2024, 6.011 já foram efetivamente substituídas, num percentual de 49% de execução dos trabalhos. A iniciativa beneficia municípios de todas as regiões do Estado.
 
Além das lâmpadas que estão sendo trocadas pela Neoenergia, o Governo do Estado de Pernambuco, até 2026, promoverá a troca de 25 mil lâmpadas, de maneira direta, em um investimento que supera os R$ 25 milhões.
 
Estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, e o diretor da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira. Os prefeitos Lero (Taquaritinga do Norte) e Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe), e o gerente da Neoenergia, Rafael Mota, também acompanharam o evento.