Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Presidente Lula e ministro Silvio Costa Filho sancionam lei que garante mais R$ 6 bi em investimentos para fortalecimento da aviação brasileira

Inclusão de novos passageiros no setor aéreo, aumento e modernização da frota de aeronaves e ampliação de voos pelo país. Essas são apenas algumas melhorias previstas com a assinatura da nova Lei Geral do Turismo, nesta quarta-feira (18), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O novo normativo garantirá aporte de R$ 6 bilhões ao modal de transporte aéreo por meio de financiamento às companhias brasileiras. Os recursos serão transformados em melhorias para elevar a qualidade do turismo e melhor experiência dos passageiros.

O ministro do MPor, Silvio Costa Filho, ressaltou que a nova lei é um passo importante para incluir mais passageiros no setor e ampliar as cidades atendidas por meio da aviação comercial. “Em 2022, nós tivemos 98 milhões de passageiros voando pelo Brasil. No ano passado, já saltamos para mais de 112 milhões. Isso significa que no primeiro ano do governo, nós tivemos um crescimento de quase 15%. Nossa meta é ampliar ainda mais esse percentual”, declarou Silvio, ressaltando tratar-se de um projeto de lei apresentado pelo “ex-deputado federal pernambucano e amigo, Carlos Eduardo Cadoca”.

Mais do que estimular e fortalecer o setor aéreo, a destinação de crédito, que será concedido via Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), trará benefício e maior acesso aos aeroportos regionais, em especial os que estão localizados na Amazônia Legal. O fundo, administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), também poderá ser utilizado pelas empresas para empréstimos e aquisição de querosene de aviação e para o desenvolvimento de projetos de combustíveis renováveis.

Durante seu discurso, o presidente Lula destacou que a nova lei vai beneficiar, além dos passageiros, toda a cadeia de turismo. “Cabe ao Estado garantir condições de transporte, e nós sabemos das dificuldades dos voos regionais no brasil. Temos que garantir estradas confortáveis, preços competitivos que permitam às pessoas viajarem. Com essa lei, queremos construir uma coisa boa para o empresário, que investe no turismo, e para o consumidor, que fará a indústria crescer”, finalizou.

Recurso para o setor

O Fnac, fundo vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos, foi criado em 2011 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil. Os recursos do fundo não se limitam apenas ao financiamento de empréstimos, mas também no apoio às políticas públicas voltadas ao setor aéreo. Atualmente, a principal fonte de recursos do Fnac são as outorgas pagas pelas concessionárias de aeroportos. Dados deste mês mostram que fundo possui um saldo de R$ 8.1 bilhões.

De acordo com o projeto aprovado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o operador primário do Fnac para a ampliação do setor e turismo brasileiro. Outros bancos ou instituições financeiras, sejam públicos ou privados, poderão participar desses financiamentos com recursos do Fnac, desde que assumam os riscos das operações e sejam habilitados pelo Bndes para esse propósito.

Em Taquaritinga do Norte, governadora Raquel Lyra inaugura 160º cozinha comunitária e alcança marca de 32 mil refeições entregues diariamente à população em situação de vulnerabilidade do Estado

Espaço vai servir 200 refeições de segunda a sexta e reforça as ações do Programa Pernambuco Sem Fome
 
O Governo de Pernambuco alcançou a marca de 160 cozinhas comunitárias. Nesta quarta-feira (18), a governadora Raquel Lyra inaugurou mais um equipamento deste tipo no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, reforçando o combate à fome no Estado. A Cozinha Comunitária Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda é a segunda da cidade, a 66ª inaugurada em 2024 e a 105ª entregue pela atual gestão. Ofertando 200 refeições todos os dias, de segunda a sexta, os espaços atendem a população em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastrada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Raquel conheceu a unidade, conversou com beneficiários, profissionais e descerrou a placa de inauguração. “Pernambuco já conta com 160 cozinhas comunitárias e isso representa comida na mesa de quem mais precisa. Com esse investimento, nós chegamos a mais de 7 milhões de refeições distribuídas desde o início do nosso governo. E além do combate à fome, também contribuímos com oportunidades de trabalho para a região, já que as cozinheiras e outros profissionais envolvidos são daqui de Taquaritinga. Tudo isso representa um grande avanço na superação da pobreza e na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e pernambucanas”, ressaltou a governadora.
A cozinha é fruto da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e os municípios. Com essa entrega, Pernambuco passa a oferecer cerca de 700 mil refeições mensais através das suas cozinhas comunitárias. Desde o início de 2024, foram servidas cerca de 4.524.800 refeições, e o total acumulado entre 2023 e setembro de 2024 chega a 7.689.800 refeições.
 
O secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, comentou sobre a ampliação da rede de cozinhas comunitárias em todo o Estado. “Desde o início da gestão, a governadora Raquel Lyra tem focado no combate à fome e à insegurança alimentar. Em 2023 havia apenas 55 equipamentos como esse no Estado, mas com investimento e determinação já chegamos a mais de 100 municípios e inauguramos 105 cozinhas”, apontou.
Para a dona de casa Valdirene Maria Honorato, de 47 anos, esta segunda cozinha comunitária de Taquaritinga do Norte representa a melhora na qualidade de vida para sua família. “Eu e meu marido fazemos bico e já pagamos aluguel, remédios. Nem sempre sobra dinheiro para comprar carne e lanche para nossos filhos. Mas, a partir de agora, minha família vai ter as refeições completas garantidas todos os dias”, comemorou.
 
A cozinha comunitária recebe o nome de Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda, filha de Severino Cordeiro de Arruda, chefe político local por 25 anos, e de Anália Cordeiro de Arruda. Deolinda construiu uma trajetória marcante ao lado de seu esposo, José Holanda Filho, ex-prefeito da cidade. Ela transformou sua casa em um ponto de acolhimento para os mais vulneráveis.
 
O filho da homenageada, Fernando Holanda, agradeceu pela lembrança. “Essa cozinha dá continuidade ao trabalho feito por minha mãe, que dedicou a sua vida aos mais necessitados de Taquaritinga, do seu dever de cristã. Agradeço à governadora Raquel Lyra por esta linda homenagem”, comentou.
Participando do evento, o deputado estadual Diogo Moraes apontou que o Programa Bom Prato tem transformado a vida dos pernambucanos. “Esse é um dos programas mais importantes que o Governo do Estado tem fomentado e ampliado. Sabemos da necessidade daqueles que precisam de um prato de comida e essa é uma política que chega na ponta, melhorando a vida daqueles mais vulneráveis”, disse.
 
As cozinhas comunitárias fazem parte do Programa Bom Prato, um dos módulos do Pernambuco Sem Fome, sendo monitoradas e apoiadas tecnicamente pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF) para garantir a excelência na execução.
Além do almoço diário, o cardápio, elaborado por uma nutricionista, varia semanalmente, garantindo uma alimentação balanceada e nutritiva para os beneficiados. A equipe da cozinha é composta por uma cozinheira, dois auxiliares, uma profissional de serviços gerais e uma nutricionista, que juntos asseguram a qualidade e eficiência no preparo e distribuição das refeições.
 
Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Ipem-PE e Prefeitura de Caruaru assinam protocolo de intenções para instalação de Laboratório de Certificação e Análises Têxteis

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e a Prefeitura de Caruaru firmaram, na tarde da terça-feira (17), um protocolo de intenções para instalação de sede própria da Gerência Regional de Caruaru e Laboratório de Certificação e Análises Têxteis. A unidade, a ser implantada no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA), será a segunda do Brasil e a primeira da região Norte/Nordeste.

A instalação do laboratório terá capacidade de avaliar os produtos do Norte e Nordeste, especialmente do Polo Têxtil do Agreste pernambucano, sendo um marco para o fortalecimento da indústria local e regional. A nova estrutura permitirá a verificação das especificações técnicas informadas nas etiquetas de todos os produtos têxteis, a realização de análises e certificações dos produtos, assegurando conformidade com normas técnicas e aumentando a competitividade das mercadorias no mercado interno e externo. Além disso, o laboratório fomentará a inovação, oferecendo suporte técnico e científico às empresas do setor.

Caruaru, que já se destaca por sua produção têxtil e sua posição privilegiada, será ainda mais fortalecida com a chegada do laboratório. Sua proximidade com cidades como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, importantes polos de confecção, torna a região um ponto estratégico para o desenvolvimento do setor têxtil em Pernambuco.

“A instalação do laboratório em Caruaru representa um avanço significativo para a indústria têxtil de Pernambuco. Além de consolidar a região como referência nacional no setor, o laboratório será essencial para garantir a qualidade dos produtos, ampliar o mercado e gerar novas oportunidades de negócios. Estamos criando as bases para um desenvolvimento econômico sustentável e competitivo, afirma Ary Morais, Presidente do Ipem-PE”

Ipem-PE
O Ipem-PE é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo do Estado de Pernambuco. A instituição promove a Infraestrutura da Qualidade fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-PE atua na fiscalização metrológica de instrumentos de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.

A Ouvidoria do Ipem-PE está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta, das 8h às 14h, o e-mail: ouvidoria@ipem.pe.gov.br, e site: www.ipem.pe.gov.br.

Governadora Raquel Lyra apresenta ações para melhoria da competitividade da agricultura familiar

A governadora Raquel Lyra recebeu lideranças da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) para um encontro no Palácio do Campo das Princesas, onde foram apresentadas demandas para melhorar a competitividade das famílias produtoras. Durante o diálogo, representantes de trabalhadores da agricultura familiar de todas as regiões de Pernambuco compartilharam suas necessidades em relação à infraestrutura, equipamentos, incentivos e segurança hídrica.

A chefe do Executivo compartilhou as ações do governo para melhorar o ambiente da agricultura familiar com destaque para as obras que proporcionam segurança hídrica, regularização do abastecimento de água e sistemas de irrigação. “Estamos buscando todas as alternativas de financiamento e apresentando projetos para fazer as obras que são necessárias para levar água para todas as regiões do Estado. Uma das nossas prioridades é a Adutora do Agreste, que é parte importante para a redenção para uma região que sofre muito sem acesso à água, beneficiando 25 municípios já com a primeira etapa concluída, em 2025, e beneficiando 72 municípios com a segunda etapa”, afirmou Raquel Lyra.

“Todos os estudos estão sendo feitos para que possamos garantir mais água para cada uma dessas regiões. Água para consumo humano e desenvolvimento de projetos para produção, para que a população possa produzir. E a gente está construindo alternativas para isso”, completou a governadora.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou a importância do encontro. “O governo apresentou e discutiu todos os avanços que já foram feitos notadamente no que diz respeito à recuperação de estradas, estradas vicinais. Também foi apresentado e discutido os avanços no que diz respeito ao acesso à água e foram apresentadas novas demandas, de modo que vamos ter outros encontros de caráter mais operacional com o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco), com Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário para continuar avançando no apoio agricultura familiar”, explicou o gestor.

“Conversei com alguns companheiros saímos daqui muito satisfeitos, com um sentimento de que as coisas vão andar”, comentou João Santos da Silva, coordenador da Fetraf.

A reunião foi acompanhada pelo deputado federal Pastor Eurico e os deputados estaduais Luciano Duque e João Paulo. “Saímos daqui tranquilos e sabendo de fato sobre as ações para melhorar a competitividade da agricultura familiar a partir dos interesses dos agricultores”, declarou o deputado Luciano Duque.

Participaram do encontro os secretários da Casa Civil, Tulio Vilaça, e da Assessoria Especial à governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda.

Duque participa de reunião com Raquel Lyra e representantes do Sintraf

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio de Campo das Princesas, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) de diversas regiões do estado. O encontro, articulado pelo deputado estadual Luciano Duque, discutiu reivindicações dos agricultores familiares.

Também participaram da reunião, o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE), João Santos; os deputados estadual João Paulo Lima e federal Pastor Eurico; e os secretários de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes; da Casa Civil, Túlio Vilaça, e da Assessoria Especial, Fernando Holanda.

Na ocasião, os trabalhadores entregaram um documento com treze pontos, que engloba incentivos ao setor, assistência técnica, reforma agrária, abastecimento de água e melhoria das estradas vicinais para distribuição da produção agrícola. “A gente fala governadora de ampliar o plantio do cultivo de caju lá no Pajeú. Na nossa proposta a gente tá pedindo 300 mil mudas para “empestar” o Pajeú de cajueiro porque aí a renda dos agricultores e das agricultoras vai para um patamar gigantesco”, disse o presidente da Fetraf, João Santos.

O deputado estadual Luciano Duque destacou que o Governo do Estado tem sinalizado o apoio ao produtor rural. “Vamos construir uma pauta de atendimento à questão das estradas, o melhoramento da produção, assistência técnica e fundamentalmente a organização do homem do campo e a questão fundiária”, disse Duque.

Pesquisa Quaest Joao Campos lidera com 77% no Recife

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (18) com as intenções de voto para prefeito a prefeitura do Recife mostra que o prefeito João Campos (PSB) mantém a liderança na disputa, com 77% das intenções de voto.

Em seguida, aparecem Gilson Machado (PL) com 8%, e Daniel Coelho (PSD) com 4%. Dani Portela (PSOL) tem 2% e Tecio Teles (Novo), 1%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais e para menos, os três últimos estão tecnicamente empatados.

A pesquisa Quaest ouviu 900 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09154/2024.

Coluna do Finfa

O corpo do deputado estadual José Patriota (PSB), esta sendo velado no Centro Desportivo Municipal de Afogados da Ingazeira, o seu sepultamento será às 16 horas desta quarta-feira (18), no Cemitério Parque da Saudade, no Bairro Padre Pedro Pereira.

Uma biografia única 

Filho único de  Odete Gomes e de José Coimbra Patriota, José Coimbra Patriota Filho nasceu em Tabira, no dia 9 de outubro de 1960, em Tabira.

Entretanto toda a sua história está atrelada ao Sítio Carnaúba, zona rural de Afogados da Ingazeira.

Patriota é pai de quatro filhos e é casado com Madalena Leite Patriota.

É um dos políticos de maior reconhecimento nacional, regional e estadual em gestão pública. Ex-prefeito do município de Afogados da Ingazeira-PE por duas gestões consecutivas e ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) reeleito por unanimidade por 4 gestões consecutivas.

Possui formação em serviço social sendo defensor das causas sociais e municipalista, atuando no nas áreas de saúde, educação, agricultura, meio ambiente, turismo, dentre outros temas do desenvolvimento municipal com foco em Cidades Sustentáveis.

Depois de uma vivência sofrida como garoto pobre, Patriota veio estudar na sede em Afogados da Ingazeira. Para sobreviver, comercializava alimentos da agricultura familiar, Muito jovem, Patriota iniciou sua militância no Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais (já foi assessor do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira, FETAPE e Contag) e na Pastoral da Juventude da Igreja Católica.

Ocupou os cargos de Vereador por três mandatos no município de Afogados da Ingazeira, de 1982 à 1996. Foi Secretário de Saúde também de Afogados de 2004 a 2005 e vice-prefeito de Afogados da Ingazeira na gestão Gisa Simões, de 1997 a 2000.

Na gestão Eduardo Campos, foi Secretário Estadual de Articulação Regional,  e Gerente Geral do Prorural.

Nas eleições de 2012, foi candidato à prefeitura de Afogados da Ingazeira, pelo PSB, sendo eleito com 52,22% dos votos válidos em uma virada histórica sobre a então candidata Giza Simões.

Nas eleições de 2016, foi candidato à reeleição contra Emídio Vasconcelos e obteve 83,25% dos votos válidos, sendo a segunda maior votação do Estado de Pernambuco.

Sua liderança se baseou em um modelo de gestão com monitoramento de metas, herdada da gestão Eduardo. Nesse período, foi Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, AMUPE, por quatro mandatos entre 2013 e 2022. Sua liderança na pauta municipalista o fez continuar presidente por pressão dos prefeitos, alterando o Estatuto para, mesmo sem mandato executivo, liderar a entidade.

Sua aprovação o fez juntamente com outras lideranças eleger seu sucessor, o atual prefeito Sandrinho Palmeira. Patriota bancou Sandrinho dizendo que alguém com origem humilde como ele deveria ter a oportunidade de gerir a cidade.

Em 2018, em meio à segunda gestão, um baque, ao descobrir um tumor neuroendócrino que passou a dividir sua atenção com as obrigações de prefeito e presidente da entidade. Patriota deu detalhes da doença falando à Rádio Pajeú em 18 de julho daquele ano. Um amplo debate se instalou e a decisão foi um tratamento mais conservador, não cirúrgico.

Em 2022, conseguiu quebrar o vácuo de Deputados Estaduais radicados no Médio e Alto Pajeú. Patriota conseguiu o assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com 43.586 votos, tendo obtido votos em 83% dos municípios pernambucanos. Em Afogados da Ingazeira, cidade onde ele exerceu dois mandatos de prefeito, foram 11.994 votos, recorde na cidade.

“Essa festa é uma grande celebração de toda a jornada que tivemos, junto de pessoas queridas. Sou muito grato ao povo afogadense, do Pajeú e de todo Pernambuco. Na Alepe, procurarei seguir minha trajetória de trabalho para o desenvolvimento do estado, e melhorar a vida das pessoas que mais precisam”, afirmou José Patriota.

Em março, Patriota foi homenageado pela Juventude Rural do Pajeú, durante encontro organizado pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Pajeú e Fetape, no Colégio Normal, em Afogados da Ingazeira, por seus maios de 40  anos dedicados ao Movimento Sindical e organização popular.

Patriota além de tudo é uma liderança histórica do PSB, tendo sido fiel à legenda de Miguel Arraes a Eduardo Campos e agora, João Campos, maior expoente da legenda.

Mês passado, a Prefeitura do Recife através de João Campos entregou a medalha de ordem do Mérito Capibaribe a Patriota. A entrega foi realizada no município sertanejo e contou com a presença do homenageado, familiares e amigos. A comenda foi concedida por toda atuação política e administrativa prestadas por Patriota ao longo de mais de 40 anos de vida pública.

Últimos atos públicos

Em 5 de agosto, com muita dificuldade e ajudado por amigos e aliados, Patriota participou ao lado de Sandrinho Palmeira, Daniel Valadares, João e Pedro Campos e Totonho Valadares da convenção da Frente Popular que homologou a chapa.

Dia 21 de agosto, José Patriota fez uma visita a colegas parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Patriota, que estava com assessores e a esposa Madalena Leite, esteve com nomes como Bispo Osséssio, Presbítero Adauto,  Gleysi Ângelo,  Antônio Moraes e Diogo Morais.

Dia 24, participou do carro do comício de inauguração da Frente Popular. Sem condições de subir ao palanque, viu Sandrinho e Daniel descendo para cumprimenta-lo. Por recomendação médica, assistiu à inauguração de dentro do carro. Foi a última aparição pública de Patriota.

Dia 5, foi levado com o agravamento do quadro ao Hospital da UNIMED, na Capital Pernambucana. De lá pra cá a situação foi se complicando, com Patriota precisando ser levado à UTI. Na terça, 10, houve o Adeus de Sandrinho, Carlos Marques e outros amigos. Essa madrugada, Patriota partiu, enlutando Afogados, o Pajeú e Pernambuco.Texto do Blog do Nill Júnior – Fotos exclusivas do arquivo do Blog do Finfa

Obrigado José Patriota

Pronunciamento do deputado estadual José Patriota (PSB), na 105ª Reunião Plenária da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 25 de outubro de 2023, registrando os 11 anos do Blog do Finfa.

DataTrends: Rodrigo Pinheiro lidera com 50% dos votos válidos em Caruaru

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na madrugada desta quarta-feira (18/09), mostra o prefeito Rodrigo Pinheiro, liderando a disputa pela reeleição da Prefeitura de Caruaru.

No levantamento espontâneo, Rodrigo Pinheiro aparece com 41% das intenções de voto, contra 30% de Zé Queiroz, 2% de Armandinho, 2% de Fernando Rodolfo, 1% de Michelle Santos e 1% de Maria Santos. Não sabe/não respondeu 23%.

Na pesquisa estimulada, Rodrigo Pinheiro sobe para 45%, seguido por Zé Queiroz com 37%, Armandinho com 3%, Fernando Rodolfo com 2%, Michelle Santos com 1% e Maria Santos com 1%. Brancos/nulos 5%. Não sabe/não respondeu 6%.

Em votos válidos, Rodrigo Pinheiro tem 50%, Zé Queiroz 41%, Armandinho 3%, Fernando Rodolfo 3%, Michelle Santos 2% e Maria Santos 1%.

Potencial de Voto de Armandinho – Votaria com certeza (2%), poderia votar (6%), não votaria de jeito nenhum (77%), não conhece o suficiente (11%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Potencial de Voto de Fernando Rodolfo – Votaria com certeza (3%), poderia votar (13%), não votaria de jeito nenhum (74%), não conhece o suficiente (5%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Maria Santos – Votaria com certeza (1%), poderia votar (2%), não votaria de jeito nenhum (71%), não conhece o suficiente (22%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Potencial de Voto de Michelle Santos – Votaria com certeza (1%), poderia votar (4%), não votaria de jeito nenhum (69%), não conhece o suficiente (22%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Potencial de Voto de Rodrigo Pinheiro – Votaria com certeza (44%), poderia votar (14%), não votaria de jeito nenhum (39%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (2%).

Potencial de Voto de Zé Queiroz – Votaria com certeza (35%), poderia votar (12%), não votaria de jeito nenhum (49%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Rodrigo Pinheiro é aprovado por 59% e rejeitado por 37% da população de Caruaru. Não sabe/não respondeu 4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-03366/2024. A margem de erro é de 4,00% pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 600 eleitores nos dias 11 e 12 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Felipe Carreras é homenageado no maior e mais importante evento da hotelaria nacional

O ato aconteceu em São Paulo e foi idealizado pela ABIH Nacional

O deputado Felipe Carreras (PSB/PE) foi homenageado, nesta terça-feira (17), pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) durante o Equipotel e o 66º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel). A cerimônia, que ocorreu no maior e mais importante evento da hotelaria do Brasil, reconheceu os relevantes serviços prestados pelo deputado ao setor turístico, especialmente à hotelaria nacional.

Felipe Carreras foi destacado como o principal idealizador e defensor do Programa Emergencial de Retomada dos Setores de Eventos e Turismo (PERSE). O parlamentar é autor do projeto que criou a lei que concede incentivo fiscal a esses segmentos.

A placa de homenagem foi concedida pelas mãos do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, e reflete o reconhecimento da sua dedicação e contribuição significativa para o fortalecimento da hotelaria e do turismo no Brasil.

Durante o evento, Carreras destacou a importância da união dos setores para pavimentar novas conquistas. “O PERSE é um triunfo histórico e coletivo que celebra a resiliência e a força dos setores que mais geram emprego e renda no Brasil. Precisamos seguir unidos para que novas conquistas sejam pavimentadas”, disse. “O Brasil tem um deputado comprometido a lutar pelo turismo no Congresso Nacional”, concluiu.

O Congresso contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades, entre eles o Secretário municipal de Turismo, Rui Alves; o Secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena; o Secretário Nacional de Turismo, Carlos Henrique de Menezes; a deputada federal e relatora do Perse na Câmara, Renata Abreu; e outros.