Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

João Campos promete ampliar ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), se comprometeu, nesta terça-feira (17), a fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência. Uma das propostas é requalificar mais 50 quilômetros de calçadas nos próximos quatro anos, o que inclui a adequação desses espaços aos padrões de acessibilidade. O compromisso foi assumido em sabatina realizada na sede da Associação Pernambucana de Cegos (Apec), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

“Nós tivemos a oportunidade de fazer mais de 50 quilômetros de recuperação de calçadas nesses quase quatro anos e eu reafirmo meu compromisso de fazer pelo menos mais 50 quilômetros de calçadas em toda a cidade, com acessibilidade, piso tátil, rampa e travessia em nível, para dar dignidade a todo mundo, mas, principalmente, às pessoas com deficiência”, declarou o prefeito.

João Campos também disse que vai ampliar o número de salas de recursos nas escolas e de profissionais voltados à educação especial inclusiva. Na cultura, citou a intenção de priorizar os artistas com deficiência no pagamento de cachês nos ciclos festivos. Também entregou aos representantes do segmento uma carta-compromisso em braile e disse que é o único candidato a prefeito cuja propaganda eleitoral na TV vem sendo veiculada totalmente com o recurso de audiodescrição. “Venho aqui com o sentimento de muito trabalho e dever cumprido e para reafirmar que quero ser prefeito mais uma vez para fortalecer essa causa”, afirmou.

Parceria entre Governo do Estado e Fundação Altino Ventura vai promover inclusão profissional de Pessoas com Deficiência

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), lançou, na manhã desta terça-feira, 17, o Programa Trabalho e Renda Acessível. A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, assinou o Termo de Cooperação entre as partes e participou da inauguração do quinto andar do Complexo Hospitalar da FAV durante solenidade na sede da entidade, no Recife.

O programa, que visa atender a usuários da instituição filantrópica, oferecerá qualificação profissional e empreendedora, além dos serviços de intermediação de mão de obra e orientação gerencial em pequenos negócios, para os pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV e para os seus familiares/cuidadores. “O Governo do Estado e a Fundação Altino Ventura já tem uma parceria histórica e na gestão da governadora Raquel Lyra vem sendo ampliada com o lançamento do Emprego e Renda Acessível, do nosso programa Qualifica PE, e a inauguração do quinto andar do Complexo Hospitalar da FAV”, disse Priscila Krause.

“Governo do Estado lança um importante passo para a inclusão social de uma população que nós enxergamos que tem uma vulnerabilidade maior, que são as Pessoas com Deficiência e seus cuidadores, com o Emprego e Renda Acessível. A iniciativa ganha mais força com a parceria com a FAV, que já tem um espaço de acolhimento para essas mães atípicas e cuidadoras e que desejam se qualificar ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo”, pontuou a vice-governadora.

Priscila ainda destacou o novo Complexo Hospitalar da FAV. “A inauguração da nova estrutura vai permitir a assistência de mais 400 pessoas por dia, sendo oito mil pessoas por mês, com novos atendimentos na área de oftalmologia, que já está pactuado com a nossa Secretaria de Saúde. A gente amplia a nossa parceria para chegar mais longe nesse atendimento, inclusive, estruturando atendimentos no interior do Estado também através da FAV”, finalizou.

O programa visa oferecer qualificação profissional e empreendedora, além dos serviços de intermediação de mão de obra e orientação gerencial em pequenos negócios, para os pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV e para os seus familiares/cuidadores.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa tão importante, de olhar para esse público com necessidades especiais e demonstrar que o estado está buscando ativamente dar suporte às pessoas com deficiência e àquelas que se dedicam aos seus cuidados, contribuindo para o exercício da cidadania e para a melhoria da renda dessas famílias. O nosso compromisso é para que enquanto os filhos de vocês estejam na terapia ou no tratamento, vocês possam fazer as qualificações voltadas para o comércio, a indústria e o empreendedorismo. E, para quem quiser empreender, vamos facilitar o micro-crédito via AGE”, afirmou a titular da SEDEPE, Amanda Aires.

Já a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, enfatizou a regionalização dos serviços de saúde do Estado e a importância da Fundação Altino Ventura. “Existe um compromisso do Estado em regionalizar a assistência com a ampliação do contrato de Salgueiro e Serra Talhada (SIC). A assistência tem que estar mais perto ainda da casa das pessoas”.

As necessidades que a iniciativa se propõe a atender foram identificadas por meio de pesquisa de indicadores sociais realizada pela FAV junto a pacientes do CER IV e a seus cuidadores/familiares. “O Programa Emprego e Renda Acessível reflete nosso compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento profissional das pessoas atendidas por nós”, declara a presidente do Conselho Curador da FAV, Dra. Liana Ventura.

PROGRAMA – Entre as atividades previstas, está a oferta de cursos e oficinas em temáticas como gastronomia, beleza, moda e marketing digital, além de palestras sobre empreendedorismo e gestão. Serão prestados, ainda, os serviços da Casa do Trabalhador itinerante, com o cadastramento dos participantes no Sistema Nacional do Emprego (SINE) e possível encaminhamento dos candidatos para processos seletivos, e do Espaço Bora Empreender itinerante, com orientação empresarial e para o Microempreendedor Individual (MEI). O cronograma de execução projeta o atendimento de até 150 pessoas, no período de 12 meses. Para viabilizar a experiência prática no mundo do empreendedorismo, será articulada a participação dos alunos concluintes das palestras em feiras de Economia Popular e Solidária.

FUNCIONAMENTO – As inscrições para a programação de capacitações estarão disponíveis a partir do dia 1° de outubro. Os interessados devem se inscrever presencialmente no setor de Assistência Social da FAV, localizado no térreo do Edifício Inácio Cavalcanti, na Avenida Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Zona Oeste do Recife. O atendimento funcionará das 7h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 16h nas sextas-feiras. O início das aulas, que serão realizadas em uma sala específica no edifício, está previsto para o dia 7 de outubro.

Nota de pesar pelo falecimento do deputado estadual José Patriota

O deputado federal Carlos Veras lamenta profundamente o falecimento do deputado estadual José Patriota. Veras, que era amigo próximo de Patriota, destacou a importância de sua trajetória para Pernambuco e, em especial, para o Sertão do Pajeú, afirmando que ele era uma referência de boa política e de uma gestão pública comprometida com o povo. Em virtude do ocorrido, o deputado Carlos Veras cancelou suas agendas de terça e quarta-feira.

O parlamentar esteve presente no velório de seu conterrâneo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Carlos Veras também acompanhará o enterro em Afogados da Ingazeira.

“Patriota era um exemplo da boa política, da boa gestão comprometida com a população, especialmente com os que mais precisam, e também um grande ser humano. Vai deixar muita saudade. Seu legado de trabalho e dedicação continuará nos inspirando.”

Nota de Pesar pelo falecimento de José Patriota

Hoje, o Brasil perdeu um filho, Pernambuco um irmão e Afogados da Ingazeira um pai.

Com as lágrimas banhando o rosto e o coração já com saudade, uso as palavras para expressar o meu pesar já que as lágrimas expressam o sentimento.
Ao saudar-me entitulando-me de meu amigo, meu irmão, meu Professor, meu Vereador, meu Presidente, meu líder ou meu poeta, Patriota demonstrava a humildade de um dos homens mais importantes para a política do nosso estado.

Tive a felicidade de em 2016 ser eleito Vereador na eleição em que ele foi reeleito Prefeito do nosso município, foram quatro anos de uma grande parceria iniciada, continuamos juntos em 2020 nas eleições municipais em que fui reeleito e elegemos nosso querido Sandrinho, pessoa a qual Patriota amava e confiança veementemente. Em 2022 juntos mais uma vez obtivemos a vitória de vê-lo Deputado, recordo-me a sua tranquilidade na hora da apuração, enquanto eu e os demais presentes naquela ocasião estávamos todos apreensivos, estava Patriota sentando à mesa jantando e dizendo para termos calma. Fiquei atônito com tamanha tranquilidade e confiança, já que nas apurações das minhas eleições eu agia totalmente o inverso. Lembro-me quando no dia 13 de junho de 2023 anunciei que não estaria concorrendo ao pleito de 2024, Patriota fez contato com a minha pessoa por mensagem preocupado comigo e pediu para conversarmos já que ele sempre foi um incentivador, após compreender-me, pediu que Deus me abençoasse. Quando soube da minha filiação ao PSB também demonstrou sua felicidade.

Gratidão é o sentimento que disputa com a saudade nesse momento de perda. Resta-nos orar para que Deus conforte o coração de Madalena, das meninas, de Neto e de todo o povo afogadense independente de cores partidárias ou ideológicas que reconhecem a importância do político Patriota e do Patriota pai, esposo, avô e amigo de todos.

Rubinho do São João e família.

Com profundo pesar fomos surpreendidos pela triste notícia na manhã dessa terça-feira, do falecimento do Deputado Estadual José Patriota.

José Patriota fez história em Pernambuco e no Brasil, mas vale salientar que foi na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira que deu início ao seu ciclo mandatário onde foi Vereador e Presidente do Poder Legislativo Municipal, sendo Vereador constituinte.
Lutando pelas causas municipalistas, sempre foi um defensor do Poder Legislativo, inclusive, concluiu a sua missão como legislador estadual.

O Poder Legislativo Municipal de Afogados da Ingazeira manifesta o seu profundo pesar ao mesmo tempo que se solidariza com a família enlutada e soma-se a dor de todos os afogadenses.

Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira

O luto por um amigo é uma experiência dolorosa, você partiu cedo demais, mas as lembranças do tempo que passamos e de tudo o que vivemos ficará para sempre no meu coração. Saiba que as nossas lembranças viverão pra sempre amigo.

Guga Lins – Ex-prefeito de Sertânia

Políticos emitem Nota de Pesar pela morte de José Patriota

Hoje em Pernambuco o dia amanhece com forte sentimento de perda. José Patriota, um amigo fraterno, portador de valores humanos superlativos, de alma simples e grande saber, mudou de dimensão. Vai fazer falta a muita gente, em particular aos sertanejos do Pajeú que o tinham como maior referência. Meus sentimentos aos amigos e à toda sua família.

Fernando Dueire – Senador

Hoje, a política de Pernambuco perdeu um dos seus maiores expoentes. José Patriota fez história em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú e em Pernambuco.

Sempre ao lado das lutas populares, Zé acumulava virtudes como a capacidade de sentir a dor do povo, formular caminhos, articular soluções e animar as pessoas com sua admirável oratória.

A política e o povo Pernambucano sentirão falta do Deputado José Patriota. Nós sentiremos falta do amigo, daquele sempre disponível para uma boa conversa e sempre preciso nos conselhos, por mais difíceis que fossem. Meu amigo, você combateu o bom combate, guardou a fé e não tenho dúvidas que Nosso Senhor te aguarda com a Coroa da Justiça. Que Ele também possa confortar sua família, seus amigos e seu povo.

Pedro Campos – Deputado Federal

Com o coração apertado, recebi a notícia da perda do meu amigo e colega de partido José Patriota. Homem firme, íntegro e humano, que marcou a sua vida por lutas ao lado do povo. À frente da Amupe, liderou e defendeu como ninguém o municipalismo, buscando equilíbrio e combatendo desigualdades.

Lembro de passagens memoráveis que o meu pai contava sobre Patriota, como integrante da sua equipe no Governo de PE, como prefeito de Afogados da Ingazeira e de histórias que viveu ao lado de Dr. Arraes.

Há pouco, tive a honra de condecorá-lo com a medalha da Ordem Mérito Capibaribe, a mais alta comenda da nossa cidade, por todas as suas contribuições na vida pública. Patriota será sempre exemplo de atitude e perseverança, que seguirá nos inspirando. Estou decretando Luto Oficial por três dias no Recife.

Em nome de sua esposa Madalena, deixo a minha solidariedade à sua família e amigos, pedindo para que Deus possa confortá-los nesse momento tão difícil.

João Campos – Prefeito do Recife

Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do meu amigo, o deputado estadual José Patriota. Deixo aqui minha solidariedade à família, aos amigos e a todos e todas que acompanhavam o trabalho desta grande figura humana.

José Patriota mudou a cidade de Afogados da Ingazeira pra melhor, fez a boa política, um gestor incomparável. Além disso, carregou no coração a leveza de uma pessoa do bem, íntegra, correta. Um dos maiores defensores das causas municipalistas da história de Pernambuco.

Humberto Costa – Senador

Pernambuco se despede hoje do deputado estadual José Patriota, o amigo do Pajeú. Um sertanejo honrado, de luta e que nunca se acanhou quando precisou sair em defesa do interesse do povo, principalmente, dos mais vulneráveis. Seu trabalho pelo desenvolvimento da região do Pajeú e pelo fortalecimento dos municípios serão sempre lembrados.

Sua partida deixará uma lacuna na política do estado e no coração de todos aqueles que conviveram com ele. Aos familiares e amigos, deixo toda a minha solidariedade neste momento de tristeza. Que Deus possa confortá-los.

Vá em paz, meu amigo.

Luciano Duque – Deputado Estadual

Com muita tristeza no coração, recebo a notícia do falecimento de José Patriota. Ex-prefeito de Afogados, deputado estadual e ex-presidente da Amupe, ele sempre foi um exemplo de gestor público comprometido com o bem-estar social.

Patriota foi um grande defensor do municipalismo e da melhoria da qualidade de vida da nossa gente, além de ser um importante interlocutor para mim durante sua liderança na Amupe. Rogo a Deus e à Nossa Senhora da Penha para que confortem seus familiares, amigos e toda a família Amupe.

Márcia Conrado – Prefeita de Serra Talhada

 

Comunicado importante

Comunicamos a todos que em decorrência do sepultamento do ex-prefeito e Deputado Estadual José Patriota, que ocorrerá nesta quarta (18), a Prefeitura de Afogados decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, excetuando-se os serviços essenciais, neste dia 18 de Setembro.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira

Prefeitura de Tabira Decreta Luto Oficial de três dias pela morte do Deputado Zé Patriota

A Prefeitura de Tabira decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do deputado estadual José Coimbra Patriota Filho, popularmente conhecido como Zé Patriota.

Embora tenha nascido em Tabira, Zé Patriota fez sua história política na cidade vizinha de Afogados da Ingazeira, onde ocupou os cargos de vereador e prefeito. Ele também foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), destacando-se como uma liderança comprometida com o fortalecimento dos municípios do estado.

Em 2022, Zé Patriota foi eleito deputado estadual, alcançando expressiva votação em 83% dos municípios. Seu falecimento, ocorrido na madrugada de hoje, deixou consternados seus amigos, familiares e todos aqueles que foram beneficiados por sua atuação política.

Internado no Hospital da UNIMED, no Recife, desde o agravamento de seu estado de saúde no último dia 5 de setembro, Patriota não resistiu e faleceu nas primeiras horas desta terça-feira. Sua partida representa uma perda irreparável para a política pernambucana, especialmente para o Sertão, onde ele foi uma voz firme e atuante em defesa das causas populares.

Neste momento de luto, a Prefeitura de Tabira expressa suas condolências à família e amigos de Zé Patriota, reafirmando o profundo respeito e admiração por sua trajetória. Que sua memória inspire futuras gerações a seguir lutando pelo bem-estar do povo pernambucano.

Rolê M13 toma as ruas da Cagep

O Rolê M13 movimentou o bairro da Cagep nesta segunda-feira, 16 de setembro, com uma recepção calorosa para a prefeita Márcia Conrado e seu candidato a vice, Faeca Melo. A caminhada atraiu centenas de apoiadores, que saíram às ruas para expressar seu apoio à campanha de reeleição de Márcia.

“É uma alegria imensa ser recebida de braços abertos por vocês aqui no Cagep. Cada abraço e cada sorriso que recebo me enchem de energia para continuar lutando por uma Serra Talhada melhor, mais justa e mais humana. Juntos, vamos seguir transformando nossa cidade!”, declarou Márcia durante seu discurso.

O evento reforçou a conexão entre a gestão atual e os moradores, consolidando o sentimento de confiança no trabalho realizado. Com a promessa de mais avanços, a campanha de Márcia e Faeca continua ganhando força nas comunidades, contando com o entusiasmo e o engajamento dos moradores. Da Assessoria