Home » Coluna do Finfa » Coluna do Finfa

Coluna do Finfa

Participou – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, participou da formação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) 2025, da Secretaria Municipal de Assistência Social. A Secretária Municipal de Assistência Social, Emília Carmem, a secretária adjunta Aucilene Delfino, o secretário de Cultura Cláudio Costa, além da equipe técnica do CRAS, coordenaram o evento. “Foi um momento especial de boas-vindas à nova coordenadora do SCFV, Marcela Silva, e à toda equipe”, disse a secretária Emília Carmem. Durante o evento, também aconteceu a entrega dos kits para os profissionais do SCFV e concluído com o planejamento com as orientadoras e oficineiros, alinhando as atividades para o ano de 2025.

Reajuste salarial – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, anunciou na última sexta-feira (21) que o Projeto de Lei para o reajuste salarial dos professores da Rede Municipal de Ensino foi encaminhado para a Câmara de Vereadores. Após os estudos, será concedido um reajuste de 8%, valor acima do instituído pelo Governo Federal, que é de 6,27%. A medida, que entra em vigor a partir deste mês, reforça o compromisso com a valorização dos profissionais que atuam nas escolas, creches e Centros de Educação Infantil do município. Assim como vem sendo feito desde 2022, o reajuste ocorre de forma linear, ou seja, será aplicado de maneira igual para todos. De acordo com o Projeto de Lei, os valores retroativos ao mês de janeiro e fevereiro serão pagos em uma única parcela nos vencimentos de março.

Reafirmando o compromisso –  O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, aproveitou o último sábado (22) Dia Mundial da Água, enalteceu um programa que seu município tem com o acesso à água de qualidade. “A nossa gestão tem se dedicado, incansavelmente, a garantir que esse recurso essencial chegue a cada lar, com ações concretas como o Programa Água é Vida, idealizado por Marconi Santana. Este programa tem sido fundamental para levar água potável e de qualidade a diversas famílias florenses, como prefeito, continuo firme na missão de implementar políticas públicas que assegurem não só o acesso à água, mas também a sua preservação para as futuras gerações”, disse Gilberto.

Contas rejeitadas  – Este blogueiro tomou conhecimento, que o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, rejeitou por maioria a prestação de contas do 6° bimestre/24 do município de Afogados da Ingazeira – PE.

Elogios – Que durante reunião da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia do Senado Federal, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) não poupou elogios ao colega de bancada, Fernando Dueire (MDB), destacando o estilo moderado, o equilíbrio e a contribuição dada pelo pernambucano ao Senado. Informação Blog Cenário.Lançado – Aliados da prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, neste final de semana, lançaram o nome do esposo da prefeita Breno Araújo a deputado estadual. A ideia é confrontar o favoritismo de Luciano Duque com o marido de Márcia,  tido como nome leve para ser apresentado. Os vereadores Gin Oliveira, Tércio Siqueira e Giliard Mendes estiveram ao lado da mãe do pré-candidato, Lisbeth Souza, anunciando o movimento pró Breno, o que indica uma movimentação orquestrada para alavancar a candidatura do hoje socialista.

Caminhada das mulheres – A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, realizou neste domingo (23), a Caminhada/Corrida das Mulheres, que reuniu centenas de mulheres em uma grande celebração de superação, saúde e empoderamento feminino. A iniciativa fez parte da programação do Março Mulher, uma campanha coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, que reforça a importância do bem-estar e da valorização das mulheres santacruzenses.“Essa iniciativa vai muito além do esporte. Estamos maravilhados com o resultado. Superou nossas expectativas. Agradeço a todas que participaram e o que a nossa gestão puder fazer para estimular o esporte, vamos estar juntos. Essa é só a primeira de muitas”, disse o prefeito Dr. Ismael.

Você sabia? – Que o prefeito de Tabira, Flávio Marques, como membro da nova diretoria, foi representar a Amupe, na primeira edição do “Sertão Inteligente”, promovido pelo Sebrae, em Serra Talhada. “O debate sobre soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela administração pública, empresários e demais agentes da sociedade é de extrema importância para potencializar nossa região”, pontuou Flávio.

Agenda – Nesta segunda-feira (24), a governadora em exercício Priscila Krause irá empossar novos secretários e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) no Palácio do Campo das Princesas. Tomarão posse Às 09 horas, Emmanuel Fernandes (Manuca), no cargo de secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, às 11 horas acontecerá a posse de Miguel Duque como presidente do IPA e às 16:30 horas, toma posse Kaio Maniçoba, como secretário de Turismo e Lazer.

Anunciou – A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou a programação da Festa do Padroeiro São Vicente Férrer, que ocorrerá entre os dias 02 à 05 de abril, no Distrito de São Vicente, reunindo fé, tradição e cultura. Todas as noites haverá celebração da Santa Missa, apresentações culturais e comidas típicas, proporcionando momentos de devoção e confraternização. No dia 04 de abril, acontece a festa social, com shows de Gleydson Gavião, Banda Feras e Gamadões do Forró, em praça pública.

Profissionalizar ‘Babão’, imagine se a moda pegar – O ex-candidato a vereador de João Pessoa, Edmilson do Roger apresentou uma proposta um tanto quanto inusitada na Câmara do Município. Ele afirmou ter um Projeto de Lei para regulamentar a profissão dos bajuladores, ou puxa-sacos, mais conhecida como ‘babão’. Na justificativa, ele disse que essa é a segunda maior ocupação do mundo e uma das mais antigas da humanidade, atrás das “profissionais do sexo”, termo que já foi reconhecido como profissão.

Perguntar não ofende – Por que têm pessoas que se dizem cristãs e vivem extorquindo pessoas inocentes? Deus não dorme!


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *