Press "Enter" to skip to content

Prefeitura do Recife entra na reta final da obra da Avenida Mário Melo

A drenagem foi concluída e a gestão municipal agora está finalizando a pavimentação, passeios e a ciclovia
Nesta sexta-feira (23), o prefeito do Recife, João Campos, realiza uma vistoria nas últimas etapas da obra em execução na Avenida Mário Melo. A intervenção teve início em março do ano passado e o projeto contempla não apenas a requalificação da pavimentação da via, mas também a substituição integral do sistema de drenagem pluvial. A nova infraestrutura de drenagem visa aumentar significativamente a capacidade de escoamento das águas, contribuindo para a prevenção de alagamentos e proporcionando melhorias diretas à infraestrutura urbana local. A conclusão está prevista para o início do segundo semestre.
“A Mário Melo é uma avenida muito importante da cidade e que está com as suas obras quase concluídas. E o mais importante: fizemos um grande sistema de drenagem embaixo dessa via desde a altura da Avenida Cruz Cabugá até a Rua da Aurora, chegando na bacia do Rio Capibaribe. Essa foi a parte mais complexa”, destacou João, acrescentando que a intervenção vai gerar mais segurança e conforto para quem transita na localidade.
A obra contou com a substituição dos antigos tubo de concreto com diâmetros de um metro por canaletas de concreto armado com dimensões internas de 2,12 m x 2,12 m, totalizando uma extensão de 522 metros. Já foram concluídas a substituição completa do sistema de drenagem existente; execução da base e sub-base no trecho com nova drenagem; e a requalificação da camada de rolamento da faixa oposta da via. Estão em andamento a execução da camada de rolamento no trecho com nova drenagem; reconstrução da ciclovia (demolição da antiga e execução de nova em concreto); e a recuperação dos passeios com revestimento em pedra portuguesa.
Durante a execução da obra, a equipe técnica identificou a influência significativa das marés como um fator adverso à continuidade dos serviços, especialmente nos trechos mais baixos da via. A elevação do nível da água comprometeu a produtividade nos períodos diurnos. Como medida mitigadora, foram adotados turnos de trabalho noturnos e em fins de semana, de forma a ampliar a janela de execução e evitar o comprometimento do cronograma geral da obra. O início do período de chuvas contribuiu com a prorrogação do prazo de conclusão do serviço de implantação da camada de rolamento no trecho em que foi substituído o antigo sistema de drenagem.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *