Press "Enter" to skip to content

Mais água e carro-pipa através de projeto de Eriberto Medeiros aprovado na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (19), o Projeto de Lei nº 646/2025, de autoria do deputado federal Eriberto Medeiros (PSB-PE), que garante recursos para a Operação Carro-Pipa por meio do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap). A proposta segue agora para análise do Senado.

O texto assegura que a operação passe a contar com financiamento estável, sem depender de decisões administrativas pontuais, garantindo atendimento contínuo a municípios em situação de emergência e calamidade, especialmente diante da escassez de água.

Hoje, a Operação Carro-Pipa atende mais de 16,4 milhões de brasileiros em cerca de 4,4 mil municípios, sendo essencial para comunidades inteiras, principalmente no Semiárido.

Ao defender a proposta no plenário, Eriberto trouxe a realidade de quem vive nessas regiões. “Quando a seca bate à porta, não é só a falta de chuva. São os animais morrendo de sede, a plantação secando e famílias sem água para beber ou cozinhar”, destacou.

Com a aprovação do projeto, os recursos passam a estar garantidos para atender a população em momentos críticos. “Estamos falando de gente que vive a aflição e o desespero da falta d’água. Quando o carro-pipa chega, não leva só água. Leva dignidade”, afirmou.

A iniciativa fortalece a política de enfrentamento à seca e assegura o básico para quem mais precisa. “Água não é luxo. Água é vida”, concluiu Eriberto Medeiros.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *