Home » Mundo » Brasileiro deputado nos EUA é detido acusado de fraude, lavagem e roubo

Brasileiro deputado nos EUA é detido acusado de fraude, lavagem e roubo

Deputado norte-americano e filho de brasileiros que mentiu sobre currículo se entregou à Justiça após ser convocado a depor em processo por fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos.

O deputado republicano dos Estados Unidos George Santos, o filho de brasileiros que admitiu ter mentido sobre seu currículo, foi detido nesta quarta-feira (10), informou o Departamento de Justiça norte-americano.

Santos, que responde a 13 acusações na Justiça por fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos, se entregou nesta manhã em um tribunal de Nova York e ficará sob custódia judicial pelo menos até o fim do dia, quando participará de uma sessão judicial.

Promotores federais acusam Santos – que nasceu em Nova York mas é filho de imigrantes brasileiros e já morou no Rio de Janeiro – de uma série de crimes, como o de usar dinheiro público para compras de roupas de grife (leia abaixo todas as acusações contra Santos).

George Santos, de 34 anos, foi eleito deputado nos EUA em novembro do ano passado. Ele chamou a atenção por ele ser o primeiro republicano abertamente gay a concorrer e conquistar um assento na Câmara de Deputados do país.

Logo após sua eleição, no entanto, o jornal “The New York Times” e outros veículos revelaram que ele havia inventado quase todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional, prinicipalmente lugares onde ele estudou e trabalhou nos EUA e detalhes sobre a trajetória de sua mãe (leia mais abaixo).

Santos reconheceu que mentiu, mas minimizou o caso e disse que não renunciaria.

Na terça-feira (9), o caso entrou oficialmente na esfera judicial, quando promotores federais apresentaram acusações criminais contra Santos, pela primeira vez desde que as mentiras de Santos vieram à tona.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários