Foi apresentado, ontem (26), o relatório da Comissão Parlamentar Especial para Elaboração do Plano Estadual de Assistência Estudantil da Assembleia Legislativa durante audiência pública. O relator do colegiado, deputado Rodrigo Novaes (PSD) informou que o documento com propostas para melhorar as condições dos estudantes será encaminhado, no início do próximo ano, ao futuro governador Paulo Câmara.
Entre as propostas, está a criação de um Conselho de Assistência Estudantil composto de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, e de entidades estudantis. Outras proposições são a implementação de políticas de acessibilidade nas instituições educacionais voltadas para alunos com deficiência, o fortalecimento das bibliotecas com mais investimentos no acervo, e a adoção de medidas de incentivo aos municípios, para criar e manter Casas do Estudante.
Novaes disse que o debate surgiu após ouvir entidades representativas dos estudantes. E ressaltou que, desde então, foram traçadas metas para que o Poder Executivo implante medidas de assistência estudantil, a fim de reduzir a evasão escolar.
A reunião também contou com a participação da deputada Teresa Leitão (PT), presidente da Comissão, e de várias entidades estudantis.