Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Diogo Moraes visita a 51ª Expocose e reforça apoio aos criadores de caprinos e ovinos no Sertão

Durante visita à 51ª edição da Expocose, realizada em Sertânia, o deputado estadual Diogo Moraes destacou a importância da caprinovinocultura para a economia sertaneja e reafirmou seu compromisso com os criadores da região, que são protagonistas no desenvolvimento rural do Estado. O parlamentar visitou o local acompanhado do ex-prefeito Ângelo Ferreira, de Rita Rodrigues, Orestes Neves e vereadores e lideranças da cidade.

Durante a visita, Diogo percorreu estandes, conversou com produtores e conheceu de perto as inovações que têm impulsionado a atividade no Sertão. Em sua fala, o parlamentar reforçou a importância de políticas públicas que ampliem o acesso a crédito, assistência técnica e mercados.

“O Sertão pulsa forte na criação de caprinos e ovinos, atividade que garante renda, sustento e dignidade a milhares de famílias. Meu compromisso, como deputado, é seguir defendendo iniciativas que fortaleçam esse setor e valorizem o homem e a mulher do campo. Nosso povo quer trabalho, respeito e resultado, e é isso que continuarei buscando na Assembleia Legislativa”, concluiu.

A Expocose é um dos eventos agropecuários mais tradicionais de Pernambuco, reunindo criadores de caprinos e ovinos de toda a região, além de técnicos, estudantes e empreendedores ligados ao setor.

 

Com Alckmin, empresários defendem reversão de tarifas e pedem maior prazo

A indústria solicitou ao vice-presidente Geraldo Alckmin que o governo federal negocie uma ampliação do prazo de vigência da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, previsto para 1° de agosto.

A declaração foi realizada após reunião do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com representantes do setor industrial brasileiro.

“O que nós ouvimos aqui foi negociação, ou seja, um empenho para rever, o que coincide com a proposta do governo brasileiro e do presidente Lula. Foi colocado de que o prazo é exíguo. O prazo é curto. De que nós deveríamos trabalhar pela sua dilação”, disse Alckmin após o encontro.

Para o vice-presidente, a tarifa de 50% pode ser vista como uma oportunidade para a indústria ampliar os seus acordos comerciais. “É oportunidade para mais acordos comerciais. Podemos abrir oportunidades para fazer mais acordos comerciais”, afirmou.

Amupe reforça mobilização nacional em defesa da PEC 66 e do alívio fiscal para os municípios

Nesta segunda-feira (14), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) esteve presente em Brasília para participar da Mobilização Municipalista organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro, que reuniu lideranças de todo o país, teve como foco central a PEC 66/2023 e os desafios enfrentados pelos municípios com o crescente déficit previdenciário.

Pernambuco foi representado pelo prefeito de Aliança e vice-presidente da Amupe, Pedro Ermírio, que participou ativamente das articulações junto a parlamentares no Congresso Nacional. Entre os principais temas em debate, estiveram o novo prazo de parcelamento de débitos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), mudanças nas regras do Imposto de Renda e a proposta de unificação dos mandatos eletivos.

A mobilização atendeu à convocação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que busca fortalecer a união dos gestores locais em torno da PEC 66/2023. De autoria da própria entidade, a proposta tem como objetivo estender aos municípios regras semelhantes às aplicadas à União na Reforma da Previdência. Caso aprovada, pode representar uma economia de até R$ 9,8 bilhões por ano para mais de 1.200 cidades brasileiras, acumulando um alívio de até R$ 300 bilhões ao longo dos próximos anos.

Ziulkoski esteve acompanhado do deputado federal Gilson Daniel (PODE-ES), que contribuiu com a redação da Emenda 5 à proposta. O parlamentar destacou que, com a aprovação do texto, os municípios podem reduzir suas dívidas previdenciárias em até 50%, e reforçou a importância da presença dos prefeitos na Câmara para mobilizar os votos necessários à aprovação.

Outros assuntos relevantes também foram abordados durante o encontro, como o novo modelo de pagamento de precatórios, a desvinculação de receitas, o programa de regularidade previdenciária e o Projeto de Lei 1.087/2025, que altera a tabela do Imposto de Renda. Segundo a CNM, a aprovação do PL pode gerar perdas de até R$ 10 bilhões ao ano para os municípios, divididos entre arrecadação direta e repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sem contrapartidas claras por parte do governo federal.

A agenda segue nesta terça-feira (15), com participação dos gestores municipais na Comissão Especial da PEC 66/2023, na Câmara dos Deputados. A expectativa é de que o relatório final seja votado e avance para o Plenário ainda nesta semana.

Brinca Recife desembarca em espaços públicos para garantir as férias dos pequenos cidadãos

Em ação inédita, Prefeitura do Recife implementa programa de colônias de férias por toda a cidade, em espaços como o Geraldão, unidades de ensino e do Compaz, praças, parques, bibliotecas e museus, entre outros. No total, garotada tem mais de 400 atrações em julho

Dança, esportes, atividades lúdicas, shows com artistas como Ilana Ventura, Mari Bigio e tio Bruninho, além de, claro, muita brincadeira. De olho nos pequenos que estão em férias escolares, a Prefeitura do Recife lança o programa Brinca Recife. As atividades, totalmente gratuitas, ocorrem entre os dias 15 e 27 de julho. A programação completa está no app Conecta Recife ou pelo site https://conecta.recife.pe.gov.br, onde os papais, mamães e cuidadores também podem conferir quais são as oficinas e atividades que requerem inscrições prévias e como fazê-las.

Fazem parte da iniciativa lúdica as secretarias de Educação; Cidadania e Cultura de Paz; Turismo e Lazer, Esportes e Cultura, além do Programa Recentro. As ações contemplam os pequenos das mais variadas idades, incluindo a Primeira Infância, com ações destinadas a crianças entre 0 e 6 anos. E, para animar ainda mais a criançada, em todos os equipamentos participantes, a Secretaria de Turismo e Lazer estará presente com brinquedos que prometem garantir ainda mais diversão para a criançada com equipamentos infláveis.

ABERTURA COM MUITA MÁGICA – Hoje (15 de julho), a criançada poderá conferir as maravilhosidades da imaginação com um show gratuito do mágico Rodrigo Lima no Parque 13 de Maio, às 15h. Um dos principais locais de afeto da garotada na cidade do Recife por gerações, o espaço recentemente ganhou a maior Praça da Infância da cidade, além de um Ponto de Leitura para estimular a imaginação e fomentar viagens ao mundo encantado dos livros.

ESPORTES – Para os que amam movimentar o corpo, a dica é procurar as atividades do Geraldão, que irá ofertar 16 atividades, entre oficinas de futsal, futmesa e vôlei de mesa, handebol, basquetebol, lutas, pintura, pipa, pilates, danças, alongamento e sessão de cinema. O local também vai disponibilizar oficina de Bobbie Goods e pintura, além de esportes adaptados e caça ao tesouro. Para participar, basta ir ao Geraldão nos dias e horários indicados e procurar a sala ou espaço em que a atividade está sendo oferecida. Não há inscrição prévia ou limitação de vagas.

MUSEUS – Para encher de cores, acordes e programações culturais as férias de julho, três museus mantidos pela Prefeitura do Recife oferecem programação diversificada para diversas faixas etárias, incluindo desde oficinas artísticas a brincadeiras educativas que estimulam a criatividade e o conhecimento cultural. As atividades começam no Paço do Frevo e alcançam o MAMAM e o Murillo La Greca. Entre as ações, oficinas de frevo com Flaira Ferro, confecção de bonecos gigantinhos, oficinas artísticas e brincadeiras educativas, confecção de bonecas e pintura, além de oficina de iniciação ao malabarismo com objetos recicláveis.

BIBLIOTECAS E COMPAZ – Na rede de Bibliotecas Populares e nas unidades dos Centros Comunitários da Paz, serão mais de 260 ações em 15 equipamentos diferentes espalhados por toda a cidade. Brincadeiras populares, confecção de história em quadrinhos, banhos de piscina, contação de histórias, atividades esportivas e culturais, oficinas das mais variadas que incluem dança e pintura, em uma ocupação democrática dos espaços, nos bairros de Afogados, Casa Amarela, Pina, Ibura, Caxangá, Cordeiro, Ilha Joana Bezerra e Alto Santa Terezinha, entre outros.

PRIMEIRA INFÂNCIA – A Primeira Infância receberá especial atenção, com 90 atividades que irão ocorrer no Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), localizado na Avenida Caxangá, além dos Laboratórios da Primeira Infância situados no Compaz Leda Alves (Pina) e Professor Paulo Freire (Ibura). Entre as atividades, pais, cuidadores e suas crianças poderão participar de atividades como brincar livre, estímulos sensoriais para bebês, arte sensorial e experiências sensoriais ao ar livre, com elementos da natureza.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO – Os estudantes da rede municipal de ensino que estão em férias também poderão curtir as atividades, que irão acontecer nas escolas Reitor João Alfredo (Ilha do Leite) e Diná de Oliveira (Iputinga). Com capacidade para 600 estudantes, as atividades focadas em cultura popular e meio ambiente irão acontecer entre os dias 21 e 25 de julho, entre 9h e 12h, e envolvem contação de histórias, oficinas de danças afro e populares, capoeira, circo e jogos, além de batalhas de rima, entre outras atividades.

NO BAIRRO DO RECIFE – No Bairro do Recife, as atividades gratuitas envolvem uma colônia de férias dentro da escola municipal Nossa Senhora do Pilar, com vivências para a promoção do desenvolvimento integral e amplo. Entre as ações, atividades esportivas e lúdicas, oficina de alimentação saudável. Na Avenida Rio Branco, o dia 27 de julho será marcado por atividades que ocorrem entre 8h e 12h com ações voltadas aos pequenos, que contarão ainda com oficina de bandeirolas.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS – A parte musical e artística também não deixa a desejar, com apresentação de Mari Bigio na Praça da Infância do Ipsep, no dia 16 de julho, a partir das 10h. No dia 17, Ilana Ventura se apresenta para os pequenos, a partir das 15h, no Geraldão, e também encantará o público do Compaz Dom Helder no dia 18, às 17h. Já o mágico Rodrigo Lima promete fazer a alegria da garotada em diversos espaços da cidade, como o Parque 13 de Maio, no Compaz Leda Alves, comunidade do Pilar, Compaz Ariano Suassuna e também no Eduardo Campos.

Animais nas ruas e o silêncio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira

O advogado, ex-vereador de Afogados da Ingazeira, Edson Henrique, enviou o seguinte relato sobre animais soltos na sua terra natal.

A cidade de Afogados da Ingazeira enfrenta um problema crônico: o aumento no número de animais em situação de rua. Cães, gatos e até animais de grande porte circulam pelas vias públicas sem qualquer assistência, expostos à fome, doenças e aos riscos do abandono.

Apesar da gravidade da situação, a prefeitura municipal segue inerte, sem oferecer políticas públicas efetivas como castração gratuita, campanhas de conscientização ou abrigos temporários. A ausência de ações governamentais transforma uma questão de compaixão em um grave problema de saúde pública e responsabilidade social.

Enquanto isso, protetores independentes e voluntários fazem o que podem, sem apoio ou estrutura. A pergunta que fica é: até quando os animais seguirão invisíveis aos olhos do poder público?

 

Coluna do Finfa

Na inauguração – O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta segunda-feira (15), da inauguração da nova unidade da Fundação Altino Ventura (FAV), instalada no Shopping Serra Talhada. A cerimônia foi realizada no auditório do Senac e contou com a presença dos diretores da FAV, Liana e Marcelo Ventura, do senador Fernando Dueire, da representante da secretaria de Saúde do Estado, Ana Paula, além de autoridades locais.

Novo fardamento – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, esteve ontem (14), na ETI Regina Celi Torres, participando da entrega do novo fardamento aos estudantes do EJA. “É incrível ver como a educação transforma vidas e impulsiona jovens e adultos para lugares cada vez mais altos! Nosso compromisso com a educação segue firme, em constante luta por melhorias para nosso povo”, disse o prefeito.

Assinou  – O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti assinou o decreto que garante 20% de incremento no adicional de insalubridade das merendeiras que atuam na rede municipal de ensino. A medida reconhece o esforço diário das profissionais que cuidam com dedicação da alimentação dos estudantes, muitas vezes em condições adversas. Com a assinatura do decreto, o adicional passa a repercutir diretamente no salário dessas servidoras, promovendo mais justiça e dignidade a quem está na linha de frente do cuidado com os alunos.“É um gesto que elas merecem. Um trabalho árduo, feito com responsabilidade e muito carinho. Esse incremento de 20% é mais do que justo para garantir tranquilidade e valorização a essas mulheres que tanto contribuem com a nossa rede de ensino”, disse o prefeito Zeca.
Entregou – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, através do Programa Água é Vida, entregou nesta segunda-feira (14), ao lado da Secretário de Governo, Marconi Santana e da Secretária de Turismo e Eventos, Lucila Santana, mais um sistema de abastecimento de água, desta vez na Comunidade do Saco dos Henriques. “O Programa Água é Vida, iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Marconi Santana, segue sendo uma das iniciativas mais transformadoras no cuidado com as populações da zona rural. Hoje, damos continuidade a esse legado com trabalho sério, compromisso com as pessoas e resultados concretos”, disse o gestor florense.
Hoje – Será nesta terça-feira (15) a realização da 4ª Conferência Municipal de Politicas para Mulheres da cidade de Custódia, com o tema ‘Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas’. Será das 08 às 16 horas no auditório da Secretaria Municipal de Educação na Praça Padre Leão.
Frase “A festa tem que ser com o povo e feita com respeito ao dinheiro público. A autopromoção pode gerar sanções dos órgãos de controle e até comprometer o apoio financeiro de esferas como o Governo Federal, o Governo Estadual ou o Ministério da Cultura”. (Presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) e prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, sobre uso dos palcos por prefeitos para gestos de autopromoção tem se tornado prática comum em diversos municípios pernambucanos)

Aula inaugural – A segurança pública de Caruaru ganha um reforço de peso. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), realizou, nesta segunda-feira (14), a aula inaugural do curso de formação dos 80 novos guardas municipais aprovados no último concurso público. O montante se junta aos 110 guardas que já trabalham no município, representando um incremento de mais de 72% no efetivo. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos futuros profissionais. “Este é um momento histórico para Caruaru. A formação desses novos guardas representa o fortalecimento de uma cidade que valoriza a segurança e cuida de quem cuida. Estamos investindo em pessoas comprometidas com o bem-estar da população, com uma Guarda mais preparada, humana e próxima das comunidades”, disse a vice-prefeita Dayse Silva.

Em Recife – O ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Recife (PE), na terça-feira, 15 de julho, para reinaugurar o Centro de Pesquisa Clínica (CPC) e acompanhar obras no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). A agenda está prevista para 17h (horário de Brasília). Ainda como parte das atividades em Pernambuco, na quarta-feira, 16 de julho, o ministro fará uma conferência na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e visitará o Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos (Nubiotec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Disse“É emocionante ver como a Fundação cresceu e segue transformando vidas no nosso Sertão. Essa nova unidade representa mais dignidade, acesso e qualidade de vida para quem mais precisa. Parabenizo a FAV pelo trabalho e à governadora Raquel Lyra, que está cumprindo o compromisso de levar a saúde para mais perto do povo. A interiorização do atendimento especializado está mudando a realidade de quem antes precisava enfrentar longas viagens para ter acesso ao básico”. (Deputado estadual Luciano Duque)

Perguntar não ofende – Por que agora no Pajeú tem secretário se mentendo na área da comunicação, porém sua estreia foi um desastre?

Senador Dueire participa de inauguração da FAV e dá ordem de serviço para obra viária em Serra Talhada

O senador Fernando Dueire (MDB) participou, nesta segunda-feira (14), da assinatura da ordem de serviço para uma importante obra de mobilidade urbana em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. A iniciativa, que representa um investimento de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões disponibilizados pelo senador e R$ 1 milhão pelo município, contempla a implantação do anel viário que ligará o Bairro do Bom Jesus ao Terminal de Passageiros Municipal. Ainda na cidade, o senador também esteve presente na inauguração das novas instalações da Fundação Altino Ventura (FAV), que amplia os atendimentos oftalmológicos na região.

Durante a agenda em Serra Talhada, o senador destacou a relevância da nova intervenção viária, que promete melhorar significativamente o tráfego local, facilitar o acesso ao terminal e beneficiar milhares de pessoas que circulam diariamente pelo município. “A implantação do anel viário é mais um passo para a modernização da infraestrutura urbana e a promoção de mais qualidade de vida para a população de Serra Talhada e região. Seguimos trabalhando de forma muito focada para tirar do papel obras como essa, que fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.

Já na solenidade que marcou a inauguração das novas dependências da FAV na cidade, o senador reforçou a importância da expansão e interiorização dos serviços de excelência prestados pela instituição. “O atendimento da Fundação Altino Ventura prestado especialmente para os usuários do SUS é uma referência. Somar forças com essa equipe é uma prioridade do nosso mandato”, disse Dueire, que na semana passada aprovou no Senado Federal a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres à Fundação Altino Ventura.

Com 600 metros quadrados, as novas instalações da FAV conta com cinco consultórios, seis salas de exames, área exclusiva para triagens, recepção e estar médico. A previsão é que as consultas mensais passem de 2.200 para 6.000, enquanto os exames subirão de 20 mil para 50 mil por mês. As cirurgias, atualmente em torno de 400 mensais, devem alcançar 600.

Deputado Felipe Carreras é reconhecido entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a nova edição do levantamento que identifica os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Conhecida como lista dos “Cabeças do Congresso”, a publicação destaca nomes que se sobressaem pelo poder de liderança, capacidade de articulação e influência na formulação das políticas públicas.

Entre os 513 deputados e 81 senadores, o deputado Felipe Carreras (PSB/PE) aparece na 30ª colocação.

O reconhecimento do DIAP é baseado em critérios rigorosos, que incluem a análise da participação dos parlamentares em debates, comissões, votações e na formulação de propostas legislativas.

Na definição do DIAP, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, está a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.