Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

MEC reinaugura centro e visita obras hospitalares em PE

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, inauguraram a ampliação das instalações do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) no Recife (PE), nesta terça-feira, 15 de julho. O CPC é vinculado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), cujas obras também foram visitadas pelas autoridades. Santana e Chioro foram acompanhados durante a visita pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o superintendente do hospital, Filipe Carrilho.

Financiadas pelo governo federal, as reformas estruturais receberam investimento de R$ 50,9 milhões. Desse total, R$ 37,907 milhões são oriundos do Novo PAC e R$ 13,050 milhões são provenientes do Ministério da Educação (MEC), por meio da Ebserh.

“Esse é o maior volume de investimentos em reforma desde 1979, quando o hospital foi criado. É um orçamento total de mais de R$ 80 milhões. Hoje, em execução, são mais de R$ 50 milhões para a primeira etapa da obra”, explicou o ministro, referindo-se à recuperação estrutural do subsolo; à reestruturação (retrofit) das instalações elétricas de média e baixa tensão; à implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP); e à substituição dos elevadores

Santana adiantou que já estão em fase de planejamento outras ações importantes, como a modernização e a ampliação do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, além da criação da UTI Pediátrica, aumentando de 374 leitos para 464 leitos disponíveis.

“Nossa vinda aqui é para inaugurar a ampliação do Centro de Pesquisas Clínicas, nesse hospital que é referência para todo o estado de Pernambuco, é uma forma de verificar a importância dos investimentos que o governo federal está fazendo na educação e nos hospitais universitários do país”, afirmou.

Responsável por incentivar e gerenciar a pesquisa clínica no HC-UFPE, o CPC oferece a oportunidade de acesso a terapias, tratamentos e medicamentos inovadores aos pacientes participantes de estudos. Inaugurado em dezembro de 2022, o espaço recebeu mais de R$ 500 mil em investimentos para sua ampliação e para a oferta de melhorias a estudantes e professores.

Hospitais Universitários – Os Hospitais Universitários federais são importantes centros de formação de recursos humanos na área da saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados. Além disso, no campo da assistência à saúde, esses hospitais são centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). A criação da Ebserh integra um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. O HC-UFPE integra a Rede Ebserh desde 2013.

Agenda – Ainda como parte das atividades em Pernambuco, o ministro visitou o Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos (Nubiotec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na quarta-feira (16), Santana fará ainda uma conferência na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

PEC da Segurança é aprovada na CCJ e segue para Comissão Especial

Após acordo entre Governo e Oposição, o relatório do deputado Mendonça Filho (UB/PE), pela admissibilidade da PEC da Segurança (18/2025) foi aprovado, nesta terça-feira (15/07), pela Comissão de Constituição e Justiça por 43 a 23 votos. O relatório favorável à tramitação do projeto, fez duas modificações no texto enviado pelo Governo: retirou o inciso XXXI do artigo 22 do para preservar o pacto federativo e, consequentemente, a autonomia dos estados, e suprimiu o termo “exclusiva” do §2º-B, do artigo 144″, que restringia a apuração de infrações penais às polícias federal e civis e limitava o Ministério Público e comprometia o funcionamento de CPIs. “O debate foi aberto e visando atender ao clamor da sociedade por segurança e ações concretas, que possam combater a violência e assegurar uma segurança pública plena para a população”, comemorou Mendonça Filho.

Após a aprovação na CCJ, o texto será analisado por uma Comissão Especial. Mendonça Filho defendeu que é preciso ter celeridade e iniciar os trabalhos da comissão especial, em agosto e, no prazo regimental de até 40 sessões, apresentar uma proposta que melhore o arcabouço constitucional, que permita mudanças consistentes no combate à violência. O relatório aprovado hoje foi apresentado por Mendonça Filho à CCJ, na semana passada, após vários debates com o Ministério da Justiça, governadores, prefeitos e representantes das forças de segurança federal, estadual e municipal.

O inciso XXXI, retirado do artigo 22, pelo relatório de Mendonça Filho, previa a competência privativa da União para legislar sobre “normas gerais de segurança pública, defesa social e sistema penitenciário. Ao retirar o inciso XXXI, Mendonça preservou a autonomia dos estados. “A autonomia é fundamental. Tanto do ponto de vista legal, quanto na construção de políticas públicas de segurança, que sejam efetivas combatendo na ponta a violência e o crime organizado”, justificou Mendonça Filho.

Segundo Mendonça, num país continental como o Brasil, o combate ao crime organizado não pode ficar centralizado em Brasília. Só será possível com a cooperação efetiva entre os níveis federal, estadual e municipal. “A centralização sem escuta e envolvimento das pontas seria “vender ilusão”, questionou Mendonça, destacando que a mudança pretendida pelo Governo violava a identidade do arranjo federativo previsto para a segurança pública e, por isso, foi retirado do texto.

Dayse Silva recebe Ministro Paulo Teixeira em evento histórico com foco nas mulheres rurais e agricultura familiar

Nesta terça-feira (15), a comunidade de Riacho Doce, em Caruaru, foi palco de um importante evento voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e ao protagonismo das mulheres do campo. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Programa Associação Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, o encontro marcou o encerramento do Projeto Quintais Produtivos das Margaridas, que beneficiou cerca de 35 mulheres com ações de formação e implantação de quintais agroecológicos.

“Foi um momento muito simbólico e potente para todas nós. Ver as mulheres do campo sendo protagonistas de ações transformadoras, que valorizam seu trabalho, sua cultura e sua autonomia, é motivo de orgulho e esperança. O Governo Federal tem dado passos firmes no caminho da justiça social e da sustentabilidade, e Caruaru segue alinhada a esse compromisso. Nosso dever é continuar criando pontes e fortalecendo políticas públicas que gerem oportunidades reais para as mulheres rurais”, destacou a vice-prefeita, Dayse Silva.

O evento contou com a presença do ministro Paulo Teixeira e da secretária executiva Fernanda Machiavelli, além da vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva. Durante a programação, foram realizados importantes atos, como o lançamento estadual do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 em Pernambuco; a entrega do Projeto Jandairas, voltado ao fortalecimento de mulheres de comunidades tradicionais; e o lançamento do PRONARA – Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos. As ações demonstram o comprometimento com a soberania alimentar, a agroecologia e o fortalecimento da economia das mulheres do campo.

Vereador de Afogados da Ingazeira Raimundo do Foto tem confirmação de infarto

O vereador José Raimundo Lima Santos, o Raimundo do Foto, de 61 anos, teve o quadro de infarto confirmado pela equipe médica do Hospital Regional Emília Câmara.

O tipo de infarto que o acometeu é grave, o infarto com supra, forma mais grave da ocorrência.

O termo “ataque cardíaco supra” refere-se ao Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível do segmento ST (IAM com supra ST), uma condição grave que ocorre quando há bloqueio total de uma artéria coronária, interrompendo o fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco.

A equipe da unidade diz que a reação entre os sintomas e a entrada na unidade ocorreram “na hora certa”. Ele seguiu para o Eduardo Campos com o cardiologista Messias Mendes. Lá, fará um cateterismo de urgência. Informação Blog do Nill Júnior

 

Prefeito de Iguaracy Dr. Pedro Alves, assina ordens de serviço para obras em Iguaracy e Jabitacá

 

Na manhã desta terça-feira, 15 de julho de 2025, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves de Oliveira Neto, assinou as ordens de serviço para a realização de importantes obras em Iguaracy (sede) e Jabitacá

Estiveram presentes na ocasião da assinatura o vice-prefeito e secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Iguaracy, Marcos Melo, o engenheiro Maurílio Segundo, representante da empresa MS Engenharia, Maurício Araújo responsável pela execução das obras, além do secretário de Viação e Obras, Fábio
Torres, os chefes de gabinete Carlinhos Valadares e Dr. Bruno George.

Durante a assinatura, Dr. Pedro Alves destacou a importância dessas ações para o fortalecimento da infraestrutura local:
“Estamos empenhados em promover melhorias concretas para nossas comunidades. As obras que iniciaremos tão logo em Iguaracy e Jabitacá vão proporcionar mais conforto, acessibilidade e qualidade de vida para os moradores dessas regiões. Nosso compromisso é com o desenvolvimento e o bem-estar da nossa população.”

As obras que terão início imediato incluem a construção de banheiros públicos no quiosque municipal na sede de Iguaracy e a pavimentação em intertravado no acesso ao distrito de Jabitacá.

A empresa responsável pelos serviços é a MS Engenharia, que se compromete a dar prioridade à eficiência e qualidade na execução dos projetos.

Ex-secretária de Olinda assume presidência municipal do PSDB de Olinda

O PSDB de Pernambuco filiou, nesta terça-feira (15.07) a ex-secretária de Política sobre Drogas e ex-secretária da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, Thayane Holanda. Além de assinar a ficha do partido, Thayane assumiu a presidência municipal da legenda na cidade-patrimônio.

O ato de filiação aconteceu na sede estadual, no Recife, e contou com a presença do presidente da sigla em Pernambuco, deputado Álvaro Porto, e do dirigente partidário Gabriel Porto, pré-candidato a deputado federal.

Formada em Serviço Social, Thayane é esposa do presidente da Câmara de Olinda, vereador Saulo Holanda, que prestigiou a cerimônia de filiação. Ainda em fevereiro Saulo tinha anunciado apoio à reeleição de Álvaro, atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e à pré-candidatura de Gabriel. Com a chegada da nova filiada, o PSDB amplia a presença em Olinda e reforça o processo de restruturação que acontece em todo o estado.

“Thayane tem experiência em cargos públicos e surge como nova liderança em Olinda. Temos certeza que dará grande contribuição com suas ideias e juventude, representando a força feminina dentro nosso partido. Nosso trabalho de reconquista de espaço prossegue buscando nomes preparados para a vida pública”, disse Álvaro.

“O PSDB está honrando em receber Thayane como filiada, fortalecendo a legenda em Olinda e na Região Metropolitana do Recife. Temos a convicção que nosso trabalho em favor da população olindense será engrandecido com a conquista novos parceiros e parceiras neste processo de preparação para as eleições de 2026.”, avaliou Gabriel.

Foto: Alexandre Aroeira

Luciano Duque participa de audiência pública em Itambé sobre conflito agrário na comunidade de São Bento

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta terça-feira (16), da audiência pública promovida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Itambé, que tratou da desapropriação da área ocupada por posseiras na comunidade de São Bento. Acompanhado dos vereadores Ronaldo Fernandes e Verônica Lima, e de Manuella Mattos, presidente do Instituto Manoel Mattos, o parlamentar reafirmou seu compromisso com o direito à terra e à agricultura familiar.

As terras da antiga Usina Maravilha, hoje sob propriedade do Grupo 3R, vêm sendo utilizadas há anos pelas famílias para moradia e produção de alimentos, especialmente mandioca, garantindo a dignidade dos moradores. O conflito teve início em janeiro de 2023, quando a empresa tentou expulsar os posseiros, sendo contida por uma mobilização que envolveu o mandato do vereador Ronaldo Fernandes, a CPT, a Fetape, o Iterpe, a Defensoria Pública e diversas organizações sociais. Desde então, o Incra passou a acompanhar o caso.

Durante a audiência, Duque destacou a importância de uma solução definitiva que respeite o direito à terra de quem vive e trabalha nela, cumprindo sua função social. “É importante preservar o direito à terra para aqueles que possam continuar e perpetuar a produção das suas famílias com o uso e o direito da titulação da terra. A partir daqui, vamos enxergar uma solução definitiva para todos vocês. Não só o pessoal de São Bento, como Paraguassu e Gongo.”, afirmou. A audiência representa um marco no enfrentamento do conflito agrário em São Bento e sinaliza um avanço concreto na busca por justiça e segurança no campo.

Ao lado de Alckmin, Silvio Costa Filho se reúne com setor produtivo para tratar de tarifas dos EUA

O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, participou, nesta quarta-feira (15), da reunião do Comitê Interministerial, criado pelo Governo Federal, com o setor produtivo, para discutir as tarifas de 50% anunciadas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A reunião foi liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Durante o encontro, o ministro Silvio Costa Filho se colocou à disposição do setor produtivo. “Acho que devemos transformar este momento que estamos vivendo em uma janela de oportunidades”, afirmou o ministro, sugerindo a elaboração de um planejamento estratégico para a próxima década, considerando que o mundo vive uma economia extremamente globalizada. “Quero me colocar à disposição de todos os setores, especialmente daqueles que atuam nos portos brasileiros, para que possamos colaborar neste momento mais delicado”, acrescentou.

O grupo de trabalho, do qual o Ministério de Portos e Aeroportos faz parte, busca soluções para mitigar os impactos do aumento tarifário imposto pelo governo americano sobre os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Também participaram da reunião os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; do Planejamento, Simone Tebet; e a ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, além de representantes de associações de diversos setores.

A criação do Comitê Interministerial está prevista em decreto presidencial publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. O Comitê tem como objetivo “deliberar sobre a possibilidade de adoção de contramedidas provisórias” e “acompanhar as negociações para a superação das medidas unilateralmente impostas em detrimento da competitividade internacional brasileira”.

Pelo setor produtivo, participaram da reunião representantes da indústria da aviação (Embraer), do setor industrial, de máquinas e equipamentos, calçados, alumínio, têxtil, madeira, autopeças, aço, entre outros.

Foto: Vosmar Rosa/MPOR

Diogo Moraes visita a 51ª Expocose e reforça apoio aos criadores de caprinos e ovinos no Sertão

Durante visita à 51ª edição da Expocose, realizada em Sertânia, o deputado estadual Diogo Moraes destacou a importância da caprinovinocultura para a economia sertaneja e reafirmou seu compromisso com os criadores da região, que são protagonistas no desenvolvimento rural do Estado. O parlamentar visitou o local acompanhado do ex-prefeito Ângelo Ferreira, de Rita Rodrigues, Orestes Neves e vereadores e lideranças da cidade.

Durante a visita, Diogo percorreu estandes, conversou com produtores e conheceu de perto as inovações que têm impulsionado a atividade no Sertão. Em sua fala, o parlamentar reforçou a importância de políticas públicas que ampliem o acesso a crédito, assistência técnica e mercados.

“O Sertão pulsa forte na criação de caprinos e ovinos, atividade que garante renda, sustento e dignidade a milhares de famílias. Meu compromisso, como deputado, é seguir defendendo iniciativas que fortaleçam esse setor e valorizem o homem e a mulher do campo. Nosso povo quer trabalho, respeito e resultado, e é isso que continuarei buscando na Assembleia Legislativa”, concluiu.

A Expocose é um dos eventos agropecuários mais tradicionais de Pernambuco, reunindo criadores de caprinos e ovinos de toda a região, além de técnicos, estudantes e empreendedores ligados ao setor.

 

Com Alckmin, empresários defendem reversão de tarifas e pedem maior prazo

A indústria solicitou ao vice-presidente Geraldo Alckmin que o governo federal negocie uma ampliação do prazo de vigência da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, previsto para 1° de agosto.

A declaração foi realizada após reunião do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com representantes do setor industrial brasileiro.

“O que nós ouvimos aqui foi negociação, ou seja, um empenho para rever, o que coincide com a proposta do governo brasileiro e do presidente Lula. Foi colocado de que o prazo é exíguo. O prazo é curto. De que nós deveríamos trabalhar pela sua dilação”, disse Alckmin após o encontro.

Para o vice-presidente, a tarifa de 50% pode ser vista como uma oportunidade para a indústria ampliar os seus acordos comerciais. “É oportunidade para mais acordos comerciais. Podemos abrir oportunidades para fazer mais acordos comerciais”, afirmou.