O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, inauguraram a ampliação das instalações do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) no Recife (PE), nesta terça-feira, 15 de julho. O CPC é vinculado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), cujas obras também foram visitadas pelas autoridades. Santana e Chioro foram acompanhados durante a visita pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o superintendente do hospital, Filipe Carrilho.
Financiadas pelo governo federal, as reformas estruturais receberam investimento de R$ 50,9 milhões. Desse total, R$ 37,907 milhões são oriundos do Novo PAC e R$ 13,050 milhões são provenientes do Ministério da Educação (MEC), por meio da Ebserh.
“Esse é o maior volume de investimentos em reforma desde 1979, quando o hospital foi criado. É um orçamento total de mais de R$ 80 milhões. Hoje, em execução, são mais de R$ 50 milhões para a primeira etapa da obra”, explicou o ministro, referindo-se à recuperação estrutural do subsolo; à reestruturação (retrofit) das instalações elétricas de média e baixa tensão; à implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP); e à substituição dos elevadores
Santana adiantou que já estão em fase de planejamento outras ações importantes, como a modernização e a ampliação do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, além da criação da UTI Pediátrica, aumentando de 374 leitos para 464 leitos disponíveis.
“Nossa vinda aqui é para inaugurar a ampliação do Centro de Pesquisas Clínicas, nesse hospital que é referência para todo o estado de Pernambuco, é uma forma de verificar a importância dos investimentos que o governo federal está fazendo na educação e nos hospitais universitários do país”, afirmou.
Responsável por incentivar e gerenciar a pesquisa clínica no HC-UFPE, o CPC oferece a oportunidade de acesso a terapias, tratamentos e medicamentos inovadores aos pacientes participantes de estudos. Inaugurado em dezembro de 2022, o espaço recebeu mais de R$ 500 mil em investimentos para sua ampliação e para a oferta de melhorias a estudantes e professores.
Hospitais Universitários – Os Hospitais Universitários federais são importantes centros de formação de recursos humanos na área da saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados. Além disso, no campo da assistência à saúde, esses hospitais são centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). A criação da Ebserh integra um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. O HC-UFPE integra a Rede Ebserh desde 2013.
Agenda – Ainda como parte das atividades em Pernambuco, o ministro visitou o Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos (Nubiotec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na quarta-feira (16), Santana fará ainda uma conferência na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Após acordo entre Governo e Oposição, o relatório do deputado Mendonça Filho (UB/PE), pela admissibilidade da PEC da Segurança (18/2025) foi aprovado, nesta terça-feira (15/07), pela Comissão de Constituição e Justiça por 43 a 23 votos. O relatório favorável à tramitação do projeto, fez duas modificações no texto enviado pelo Governo: retirou o inciso XXXI do artigo 22 do para preservar o pacto federativo e, consequentemente, a autonomia dos estados, e suprimiu o termo “exclusiva” do §2º-B, do artigo 144″, que restringia a apuração de infrações penais às polícias federal e civis e limitava o Ministério Público e comprometia o funcionamento de CPIs. “O debate foi aberto e visando atender ao clamor da sociedade por segurança e ações concretas, que possam combater a violência e assegurar uma segurança pública plena para a população”, comemorou Mendonça Filho.
Nesta terça-feira (15), a comunidade de Riacho Doce, em Caruaru, foi palco de um importante evento voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e ao protagonismo das mulheres do campo. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Programa Associação Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, o encontro marcou o encerramento do Projeto Quintais Produtivos das Margaridas, que beneficiou cerca de 35 mulheres com ações de formação e implantação de quintais agroecológicos.
O vereador José Raimundo Lima Santos, o Raimundo do Foto, de 61 anos, teve o quadro de infarto confirmado pela equipe médica do Hospital Regional Emília Câmara.





