Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura de Sertânia convida população para a audiência pública sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Prefeitura de Sertânia convida toda a população para participar da audiência pública de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026. O encontro acontecerá nesta sexta-feira, dia 18 de julho, às 9h, no NEMIP, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

A LDO é um dos principais instrumentos de planejamento da gestão pública, pois estabelece as metas e prioridades para o orçamento. É com base nela que se definem os investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras. Por isso, a participação da população é essencial para garantir que as decisões tomadas estejam alinhadas com as reais necessidades da cidade.

Durante a audiência, serão apresentados os objetivos e diretrizes que nortearão a elaboração do orçamento de 2026. O momento também será aberto para escuta da comunidade, que poderá apresentar sugestões, fazer perguntas e colaborar ativamente na definição das prioridades do município.

A gestão municipal reforça seu compromisso com a transparência, participação popular e planejamento responsável, e acredita que a construção coletiva é o caminho para uma Sertânia mais justa, desenvolvida e com oportunidades para todos.

Data: Sexta-feira, 18 de julho
Horário: 9h
Local: Câmara de Vereadores de Sertânia

São José do Egito avança no projeto Recicla+Pernambuco e celebra conquista para a gestão de resíduos sólidos

Boa notícia para São José do Egito e toda a região do Cimpajeú! O município foi classificado para a próxima fase do projeto Recicla+Pernambuco, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Instituto Recicleiros, que visa fortalecer a gestão de resíduos sólidos em todo o território pernambucano.

A conquista veio graças ao empenho da secretaria de meio ambiente, através da secretária Rosângela Viana, da equipe local do CIMPAJEÚ, liderada pela gerente geral Hilana Santana e pelo coordenador de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, João Pedro Mendes, com apoio direto da diretoria formada por Luciano Torres, Diógenes Patriota e Gilberto Ribeiro.

O projeto tem como objetivo principal ampliar a coleta seletiva e promover a reciclagem nos municípios, garantindo mais dignidade e geração de renda para os catadores. A iniciativa inclui ações importantes como a qualificação de gestores públicos, estruturação de cooperativas, modernização de unidades de reciclagem e a implantação de estratégias práticas para todos os 184 municípios de Pernambuco e também para Fernando de Noronha.

Além de São José do Egito, outros 17 municípios pernambucanos também foram selecionados para avançar na próxima fase do Recicla+Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Bezerros, Bom Jardim, Buíque, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Ouricuri, Pesqueira, Petrolândia, Salgueiro, São Bento do Una, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Toritama, além do consórcio do Cimpajeú, que representa os municípios de São José do Egito, Betânia e Quixaba.

Para o prefeito Fredson Brito a classificação é mais um passo importante rumo a uma política pública ambiental mais moderna, sustentável e comprometida com o bem-estar da população e a valorização do trabalho dos catadores.

Dr. José Edson de Moura – Médico amigo e homem de muitos caminhos

*Por Rinaldo Remígio

Num tempo em que a medicina era vocação e coragem, nasceu em Cortês, no Engenho Humaitá, um menino que viria a operar milhares de vidas, transformar destinos e escrever sua história com bisturi, caráter e paixão. Filho de Severino e Severina — nomes simples, raízes profundas — Dr. José Edson de Moura é daqueles homens que carregam no semblante a marca dos que vieram de longe, venceram com trabalho e não esqueceram de onde partiram.

Formado em 1968 pela respeitada Universidade Federal de Pernambuco, depois de duas tentativas e de uma bolsa da Sudene, entrou na sala de aula como quem entra em um templo: com reverência e propósito. Estava entre filhos da elite, mas trazia a nobreza dos que conhecem a labuta. Com esforço, venceu barreiras, não só para se formar, mas para construir uma carreira grandiosa, pautada na dedicação ao outro.

Sua trajetória profissional é um verdadeiro mapa do Brasil que pulsa: passou pelo hospital de Feira Nova, pelo hospital Michel Yzar no Paraná, foi cirurgião no Hospital da Restauração, no Hospital Emília Câmara em Afogados, e por 10 anos comandou com mãos firmes o hospital Luiz José da Silva Neto, em Tabira. Foram mais de 30 mil cirurgias, 10 mil partos e 50 anos de bisturi e compaixão — um número que não se mede apenas em quantidades, mas em vidas tocadas.

Mas Dr. Édson não parou na medicina: foi diretor médico do Sport Club do Recife, oficial da reserva do Exército Brasileiro, prefeito de Tabira em duas gestões e deputado estadual. Um homem público que nunca deixou de ser médico, e um médico que jamais deixou de ser humano. Fundou o Centro Hospitalar Dr. José Evóide de Moura, orgulho do interior pernambucano, referência em atendimento e estrutura — um sonho construído com resistência, enfrentando obstáculos burocráticos e descrença, até ver o tijolo virar legado.

Sua família é espelho e herança: cinco filhos, quatro deles médicos, conheci a Michele recentemente e lembro do Edson Júnior quando criança, e um surfista profissional — todos frutos do amor com Márcia Soares de Moura. E como ele mesmo diz, tudo começou com o sonho de dois pais analfabetos, que queriam para seus filhos uma vida de conhecimento e dignidade. O que parecia impossível no engenho virou orgulho na universidade, e referência na história.

Dr. Moura também é homem de memória. Registrou suas experiências em livros — não para o mercado editorial, mas para amigos e para a posteridade, tenho um deles OS SAPOS DA POLITICA. São crônicas, causos e confissões de quem viveu intensamente. E, como se não bastasse, transformou os presentes simbólicos que recebeu de pacientes ao longo da vida — muitas vezes como forma de pagamento — em peças de museu. Um museu de afetos, preservado no Recanto dos Moura e em Afogados da Ingazeira, a pedido do pai. Porque quem não se esquece da origem, não se perde no caminho.

Hoje, longe das salas de cirurgia, mas ainda firme em seu consultório, o Dr. José Edson de Moura continua servindo à saúde e à memória de um povo que o aprendeu a amar — não apenas como médico, mas como exemplo de dignidade, ética e entrega.

Estive presente à solenidade de concessão da Medalha Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, honraria concedida ao Doutor Edson, eu pude sentir — nos aplausos, nos olhares, nas palavras emocionadas — o quão ele foi, e continua sendo, importante para a região do Pajeú.

Foi uma cerimônia de reverência, mas acima de tudo, de gratidão.

Gratidão por cada vida salva, por cada família acolhida, por cada gesto silencioso que ecoou forte no coração de um povo inteiro.

Em um país de tantas ausências, Dr. Edson é presença constante.
Um farol sertanejo.
Um médico de muitas vidas.
Um amigo para sempre.

*Administrador, contador, historiador e professor universitário

Fonte de informações: Blog Fernando Pires e Blog do Finfa

Marconi Santana segue fortalecendo alianças e construindo pontes no Sertão do Pajeú

Nesta  manhã desta quarta-feira foi marcada por mais um gesto de respeito e admiração à liderança de Marconi Santana. O Secretário de Governo de Flores recebeu em seu gabinete os amigos Bebeto de Chico dos Bodes, Simão do Ônibus e Paulinho da Celpe, importantes nomes da cidade de Iguaracy.

O encontro não foi apenas uma visita de cortesia, mas um retrato claro da confiança que Marconi inspira em lideranças de toda a região. Com sua postura sempre firme, acessível e comprometida, ele tem se consolidado como uma das principais referências políticas do Sertão do Pajeú — alguém que une forças, aproxima ideias e gera resultados.

“É gratificante receber amigos que compartilham dos mesmos valores que nos movem: trabalho, lealdade e compromisso com o povo do Sertão. Agradeço de coração o apoio e a amizade”, afirmou Marconi.

Reconhecido por sua habilidade de diálogo e pela seriedade com que conduz sua vida pública, Marconi tem ampliado sua rede de relações e firmado parcerias que ultrapassam as fronteiras de Flores. Sua presença constante em ações que envolvem diferentes municípios reforça a imagem de um líder pronto para novos desafios e com visão de desenvolvimento regional.

Flores cresce, e o Sertão se fortalece quando lideranças como Marconi Santana seguem abrindo caminhos com coragem, equilíbrio e dedicação.

Educação de Tabira fica em penúltimo lugar no índice de alfabetização em 2024 no Pajeú

A cidade de Tabira registrou um dos piores desempenhos no índice de alfabetização de 2024 entre os municípios do Pajeú. Segundo dados oficiais, Tabira ficou na 16ª colocação entre as 17 cidades da região.

De acordo com os números, apenas 69,10% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental atingiram o nível adequado de alfabetização no último ano. O resultado está abaixo da meta estabelecida para 2024, que era de 74,03%, e também representa uma queda em relação ao desempenho de 2023, quando o município alcançou 72,9%.

A secretária de Educação de Tabira, Aracélis Batista, falou à produção do programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, e lamentou profundamente os resultados. Segundo ela, o cenário atual é reflexo de uma “herança negativa” deixada pela gestão anterior, da ex-prefeita Nicinha Melo.

“A situação é preocupante e agora precisamos correr contra o tempo. A meta para 2025 é ainda mais desafiadora, de 75,1%”, destacou Aracélis, reforçando o compromisso da atual gestão em reverter os índices com ações concretas de melhoria na rede municipal de ensino. Informação Blog Fabrício Ferreira

Prefeito Manoel Messias visita fábrica da Tambaú e reafirma parceria com a empresa

O Prefeito de Custódia, Manoel Messias, foi recebido nesta terça-feira (15), pelos representantes da empresa Tambaú, Hugo Gonçalves e Francisca Melo, para uma visita às instalações da renomada fábrica de doces localizada no município.

Durante o encontro, o gestor municipal conheceu de perto as etapas de produção da empresa, que é referência em todo o estado de Pernambuco pela qualidade de seus produtos e geração de emprego e renda. A visita também teve como objetivo fortalecer os laços institucionais entre a Prefeitura Municipal de Custódia e a Tambaú.

“É sempre uma grande satisfação ver de perto o trabalho de uma empresa que investe em nosso município e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Reafirmamos nosso compromisso de continuar sendo parceiros da Tambaú, incentivando iniciativas que gerem mais oportunidades para o nosso povo”, destacou o prefeito Manoel Messias.

A Tambaú, que há anos atua com responsabilidade e excelência, segue sendo um exemplo de como o setor privado pode caminhar ao lado do poder público em prol do crescimento regional. Da Assessoria

Câmara aprova proposta de Felipe Carreras que transforma a Lei de Incentivo ao Esporte em política permanente

A Câmara dos Deputados aprovou, na última segunda-feira (14), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 234/2024, de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), que transforma a atual Lei de Incentivo ao Esporte em uma política pública permanente. A proposta, que agora segue para apreciação no Senado Federal, representa um marco para a consolidação de políticas de fomento ao esporte brasileiro, garantindo mais segurança jurídica e previsibilidade aos projetos apoiados por meio de renúncia fiscal.

Atualmente, a Lei de Incentivo ao Esporte é uma Lei Ordinária vinculada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e precisa ser renovada a cada cinco anos. No entanto, por se tratar também de um benefício fiscal, a lei corre o risco de ser extinta caso o país registre déficit primário, uma vez que a LDO determina a eliminação de incentivos fiscais nessas circunstâncias.

A ameaça de descontinuidade da lei mobilizou a comunidade esportiva e diversos parlamentares, que buscaram alternativas para assegurar a continuidade do programa. A proposta aprovada nesta segunda-feira é resultado desse movimento e de um trabalho conjunto de diferentes frentes políticas e instituições ligadas ao setor esportivo.

O parecer aprovado prevê, ainda, o aumento da alíquota de dedução fiscal para empresas: o percentual destinado a projetos esportivos sobe de 2% para 3%. A mudança tem potencial para ampliar significativamente o número de projetos atendidos em todo o país. De acordo com o Ministério do Esporte, em 2024, a Lei de Incentivo já bateu recorde de arrecadação, alcançando a marca de R$ 1 bilhão. Com a nova legislação, esse volume poderá crescer ainda mais, permitindo maior capilaridade e impacto social.

O autor da proposta, o deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), comemorou a aprovação no plenário. “Hoje, mais do que nunca, precisamos lembrar que o esporte é capaz de unir. Unir opostos. Unir esquerda, centro e direita. O esporte não tem bandeira política, tem propósito. A aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte permanente é um marco histórico. É a garantia de recursos contínuos para o setor, blindando-o de cortes orçamentários e instabilidades políticas”, afirmou.

A expectativa é de que o projeto seja votado ainda nesta semana no Senado. Se aprovado, seguirá para sanção presidencial.

Coluna do Finfa

Intransitável – Fui procurado por moradores da Vaca Morta, que residem na estrada chamada do Açude do Governo, para constatar a situação daquela estrada, que eu já tinha recebido uma denúncia contra a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Afogados da Ingazeira. Infelizmente encontrei nesta situação que fiz questão de fotografar, uma parte encontra-se intransitável, que só passa a pé. Na ocasião que denunciei,  o Secretário de Agricultura Municipal, Walberto Amaral respondeu na Rádio Pajeú, que estava no cronograma, agora já faz tempo demais e a população clama por este conserto.

“Interessante que os vereadores que sempre viviam durante o período eleitoral do ano passado, agora não aparecem para ajudar todos nós, enquanto que em outras comunidades as estradas sempre são consertadas, mas isso é bom para que na próxima eleição eles cheguem aqui com cara de bonzinho e a gente passe na cara diante dessa situação”, disse um morador em conversa com este blogueiro. Fotos: Finfa

Grande festa – A cidade de São José do Egito vai vivenciar a partir desta quinta-feira (17) e vai até o próximo domingo (20), mais uma edição da sua tradicional Festa Universitária, que chega à 52ª edição com uma marca histórica e inédita: pela primeira vez na história, a Prefeitura Municipal entra como patrocínio integral para a realização do evento, afirmação do prefeito Fredson Brito. Com um investimento histórico de cerca de R$ 1 milhão, a gestão municipal reforça seu compromisso com a valorização da cultura popular, da poesia, do repente e das tradições nordestinas. Outra novidade marcante este ano é a realização de um Dia Gospel, que abre oficialmente a festa e também acontece pela primeira vez, integrando o calendário do evento. A programação acontece em dois polos: o Pátio de Eventos e o tradicional Barracão Universitário, reunindo grandes nomes da música regional, forró, sertanejo, cultura popular e gospel.

Participou – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, ao lado do vice-prefeito Marquinhos Melo, estiveram ontem (15), participando da Audiência Pública de prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2024 e ao 1º quadrimestre de 2025, na Câmara Municipal de Vereadores, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Instrumento de participação popular, a audiência pública é um espaço em que se expõe e debate temas que podem gerar impactos na sociedade, gerando benefícios para a população iguaraciense, disse o prefeito Dr. Pedro. Marcaram presenças secretários municipais, vereadores e o ex-prefeito Zeinha Torres.

Homenageando – O Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, participou ontem (15) das comemorações dos 73 anos de fundação do Banco do Nordeste,onde houve homenagens aos funcionários que completam em 2025, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50 anos de casa. “Um momento de muita emoção para todos os que fazem o BNB e que vibram com o propósito de desenvolver o Nordeste do Brasil. Os escudos com a quantidade de anos dedicados ao banco representam não apenas o passar do tempo, mas principalmente a trajetória de cada um em favor da nossa região. Parabenizo a todos os agraciados, sobretudo aos nove que receberam o escudo de 50 anos de serviços prestados”, disse o presidente.

Oferecendo curso – A Prefeitura de Custódia e o SENAR, estarão realizando através da Sala do Empreendedor, o curso “Cortes Especiais de Carne, Caprino e Ovino”, que será realizado nos dias 21 a 23 de julho. Durante o curso, os participantes aprenderão técnicas de aproveitamento total da carne e cortes nobres como carré francês, filé, contra filé, mantas, pernil, entre outros. Com esse conhecimento, será possível garantir um maior rendimento financeiro e melhor aproveitamento das carnes, agregando mais valor ao seu produto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Sala do Empreendedor, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Frase “A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado proporcionou à capital do xaxado um desastre tanto administrativamente como politicamente”. (Jornalista Juliana Lima hoje no Programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira)

Respondeu – A assessoria de comunicação da Compesa, enviou uma nota sobre o buraco denunciado por este blogueiro na Rua Décio Amaral PAdilha em Afogados da Ingazeira. A Compesa informa que a questão reportada por este blog,  não está relacionada aos serviços da companhia, portanto não é de responsabilidade da empresa a sua solução. Então entendo que nesse caso é de responsabilidade da Prefeitura de Afogados da Ingazeira. 

Perguntar não ofende – Qual o motivo que levou um vereador em Serra Talhada, que mudou da água pro vinho em poucos dias, de opositor ferrenho para apaixonado pela gestão da prefeita, segundo um colega de imprensa serratalhadense me disse?

Pernambuco atrai novos investimentos e vai receber hotel no Complexo de Suape

Pernambuco consolidou mais um passo na política de atração de investimentos. Nesta terça-feira (15), a governadora Raquel Lyra recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, representantes da Rede Marriott, da Casa Orange e da Fábrica de Hotéis para formalizar a chegada do primeiro hotel da bandeira City Express by Marriott ao Estado, sendo também o primeiro do Brasil. Com o nome de Latitude Suape, o empreendimento será erguido no Complexo Industrial Portuário de Suape, através de investimento de R$ 60 milhões e expectativa de gerar 800 empregos, entre diretos e indiretos, somando o período da obra e o funcionamento.

“Agradecemos a confiança a todo o grupo por realizar um investimento tão importante aqui no nosso Estado. Estamos abertos para receber equipamentos desse porte, que ajudam a transformar a infraestrutura da região e impulsionam nossa economia. Só durante a obra, serão gerados cerca de 200 empregos e isso só é possível porque temos trabalhado de forma firme na atração de investimentos e no fortalecimento da construção civil”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A empresa Casa Orange fechou parceria com a Rede Marriott e com a Fábrica de Hotéis para a implantação do empreendimento. O projeto completo ainda vai contemplar torre empresarial e mall, marcando uma nova centralidade na região. A unidade atenderá ao público corporativo e logístico, com hospedagem moderna e funcional. O objetivo é atender às demandas cotidianas de quem vive e trabalha no complexo industrial.

Acompanhados por uma comitiva integrada por representantes das empresas, Renato Carvalho, gerente de Desenvolvimento na Marriott, explicou o projeto. “A Marriott é a maior empresa hoteleira do mundo e agora traz o City Express para Suape. Vamos inaugurar 164 apartamentos”, disse Renato Carvalho. Eduardo Malheiros, diretor da Fábrica de Hotéis, parceira responsável pela construção da unidade, comentou a escolha por Suape. “Foi pela pujança que tem o Porto. A escolha se deu muito por acreditar que Suape tem uma demanda reprimida, que a gente pode vir a atender. E a Marriott entra com a chancela da marca para atrair hóspedes nacionais e internacionais”, explicou o diretor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, ressaltou a importância da parceria. “Estamos com grandes investimentos no setor industrial e portuário. A chegada do hotel Marriott marca a retomada da indústria de serviço atrelada ao desenvolvimento do Complexo de Suape”, afirmou o secretário. Já Armando Monteiro Bisneto, presidente de Suape, destacou que “o Porto é hoje um dos maiores do país, com cerca de 90 indústrias, e esse investimento representa confiança no turismo, na indústria e no próprio Complexo de Suape”, disse.

A operação marca a estreia da bandeira City Express by Marriott no Brasil e integra um plano de expansão com 30 hotéis no Nordeste nos próximos 15 anos. Novas unidades já estão previstas em destinos do Litoral Sul do Estado, como Porto de Galinhas e Cabo de Santo Agostinho.