Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Senador Dueire participa de inauguração da FAV e dá ordem de serviço para obra viária em Serra Talhada

O senador Fernando Dueire (MDB) participou, nesta segunda-feira (14), da assinatura da ordem de serviço para uma importante obra de mobilidade urbana em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. A iniciativa, que representa um investimento de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões disponibilizados pelo senador e R$ 1 milhão pelo município, contempla a implantação do anel viário que ligará o Bairro do Bom Jesus ao Terminal de Passageiros Municipal. Ainda na cidade, o senador também esteve presente na inauguração das novas instalações da Fundação Altino Ventura (FAV), que amplia os atendimentos oftalmológicos na região.

Durante a agenda em Serra Talhada, o senador destacou a relevância da nova intervenção viária, que promete melhorar significativamente o tráfego local, facilitar o acesso ao terminal e beneficiar milhares de pessoas que circulam diariamente pelo município. “A implantação do anel viário é mais um passo para a modernização da infraestrutura urbana e a promoção de mais qualidade de vida para a população de Serra Talhada e região. Seguimos trabalhando de forma muito focada para tirar do papel obras como essa, que fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.

Já na solenidade que marcou a inauguração das novas dependências da FAV na cidade, o senador reforçou a importância da expansão e interiorização dos serviços de excelência prestados pela instituição. “O atendimento da Fundação Altino Ventura prestado especialmente para os usuários do SUS é uma referência. Somar forças com essa equipe é uma prioridade do nosso mandato”, disse Dueire, que na semana passada aprovou no Senado Federal a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres à Fundação Altino Ventura.

Com 600 metros quadrados, as novas instalações da FAV conta com cinco consultórios, seis salas de exames, área exclusiva para triagens, recepção e estar médico. A previsão é que as consultas mensais passem de 2.200 para 6.000, enquanto os exames subirão de 20 mil para 50 mil por mês. As cirurgias, atualmente em torno de 400 mensais, devem alcançar 600.

Deputado Felipe Carreras é reconhecido entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a nova edição do levantamento que identifica os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Conhecida como lista dos “Cabeças do Congresso”, a publicação destaca nomes que se sobressaem pelo poder de liderança, capacidade de articulação e influência na formulação das políticas públicas.

Entre os 513 deputados e 81 senadores, o deputado Felipe Carreras (PSB/PE) aparece na 30ª colocação.

O reconhecimento do DIAP é baseado em critérios rigorosos, que incluem a análise da participação dos parlamentares em debates, comissões, votações e na formulação de propostas legislativas.

Na definição do DIAP, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, está a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.

Juntos pela Segurança: em ação inédita, Governo de Pernambuco e ONU firmam compromisso com municípios para prevenção à violência

A governadora Raquel Lyra assinou, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, gestores municipais e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, que formalizou a união entre o Governo de Pernambuco e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o fortalecimento das ações de combate à violência em 10 municípios do Estado. A assinatura ocorreu na noite desta segunda-feira (14), durante a reunião semanal de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife.

“Estamos redesenhando de verdade políticas públicas que chegam na ponta e que fazem diferença para quem vive nas cidades. Construir junto com os municípios um trabalho de prevenção à violência é o que nos permite dar um passo à frente para mantermos, de maneira sustentada, a redução da criminalidade no nosso Estado. Estamos fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance para garantir o combate à criminalidade de maneira inteligente e eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio do programa Juntos pela Segurança, o projeto terá como ponto de partida 10 municípios pernambucanos, número que será ampliado para 42 cidades até o fim de 2025, com base em indicadores sociais e níveis de vulnerabilidade. Serão contempladas nesta etapa do projeto as cidades de Aliança, Vicência, Igarassu, Olinda, Moreno, Ipojuca, Palmares, Caruaru, Bezerros e São José da Coroa Grande.

“Neste primeiro momento, estamos trabalhando com o escritório da ONU, oferecendo essa assistência técnica aos municípios com foco em planejamento. Os planos surgem com essa perspectiva, alinhando o que o poder público estadual e os municípios têm a oferecer em prol da população, ouvindo também a sociedade civil”, ressaltou Joanna Figueirêdo, secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.

A secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Camilla Iumatti, que conduz a articulação com os municípios, destacou o ineditismo da ação. “Para que possamos, de fato, reduzir a criminalidade no Estado, é fundamental investir em ações de prevenção, descentralizando essas iniciativas e as levando também para o interior, tornando os municípios protagonistas e principais atores desse processo, pois cada território tem sua própria realidade”, explicou.

A partir da formalização da parceria, o UNODC será responsável por fornecer assessoria técnica especializada, realizar oficinas nos municípios, levantar dados e apoiar diretamente a construção dos planos municipais de prevenção. “Pela primeira vez, estamos construindo uma coalizão para desenvolver uma agenda municipal de prevenção ao crime e à violência. Esperamos que os resultados sejam duradouros, com soluções de curto, médio e longo prazo, e com uma lógica de corresponsabilização”, destacou Rafael Sales, analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC.

Presente na cerimônia, a prefeita de Igarassu, Professora Elcione, reforçou a importância da iniciativa. “Esse plano cai como uma luva neste momento, porque nós já trabalhamos nas escolas a questão da prevenção, mas é preciso muito mais mãos e ações para vencer esse desafio”, disse.

Também assinaram o documento a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; os vice-prefeitos Chiquinho (Olinda), Dayse Silva (Caruaru) e Neto (Palmares); o diretor de Segurança Pública e Mobilidade de Aliança, Everaldo Silva; o secretário de Administração e Defesa Social de Moreno, José Erigerson Negromonte de Barros; e o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Wambergson Vieira Melo.

NOVAS UNIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS – Outro tema abordado na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança desta segunda foi o lançamento, no último sábado (12), de editais de licitação para a construção de duas novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar no Estado. Os equipamentos serão implantados em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e em Bezerros, no Agreste, com investimentos que somam mais de R$ 15 milhões.

Lucielle Laurentino destacou a importância da chegada do equipamento para a segurança de Bezerros e região. “Estamos imensamente gratos ao Governo do Estado pela parceria, sobretudo, na força-tarefa voltada ao Juntos pela Segurança. A nova sede do Corpo de Bombeiros será mais estruturada, para garantir uma atuação ainda mais ampla da corporação”, pontuou.

O encontro também contou com a presença dos secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Juliana Gouveia (Mulher), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além do procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier; do desembargador do TJPE, Mauro Alencar; do chefe da Polícia Civil, Renato Leite; do secretário-executivo de Defesa Civil, Clóvis Ramalho; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli.

Atuação política da primeira senadora de Pernambuco recebe reconhecimento nacional

Com apenas dois anos e meio de mandato, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) tem se consolidado como uma voz de destaque no cenário nacional. A única representante feminina do estado de Pernambuco no Senado Federal foi reconhecida pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) no ranking de 2025 dos Congressistas mais influentes, figurando entre os 50 nomes apontados como “em ascensão” — um seleto grupo que demonstra crescente protagonismo nas articulações políticas e decisões legislativas do país.
Teresa vem ampliando seu espaço na política institucional com pautas de forte impacto social. Atualmente, preside a influente Comissão de Educação e Cultura no Senado, onde conduz os debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), considerado estratégico para os rumos da educação brasileira na próxima década.
Em outra vertente, a senadora acaba de ser reeleita vice-líder da bancada feminina no Senado, reforçando seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e os direitos das mulheres.
A sua atuação ainda integra pautas estruturantes em defesa da democracia, da cultura e da inclusão social. Teresa Leitão vem chamando a atenção também pela postura firme na defesa do governo Lula, e pela habilidade de articulação, que reflete a boa receptividade de suas propostas junto aos demais parlamentares e setores da sociedade civil.
O reconhecimento do Diap não é único. Um dos maiores prêmios nacionais voltados à atuação parlamentar, o Congresso em Foco, já foi conquistado pela senadora pernambucana por dois anos seguidos – e ela foi indicada mais uma vez neste ano. A votação está em curso, aberta para a participação popular.

Inscrições abertas para o 2° Prêmio dos Saberes e Fazeres da Gastronomia Pernambucana

As propostas podem ser enviadas até o dia 28 de julho

As inscrições para o 2° Prêmio dos Saberes e Fazeres da Gastronomia Pernambucana – Edição Dona Menininha do Alfenim começam nesta segunda-feira (14/07) e seguem até as 16h59 do dia 28 de julho 2025, exclusivamente no Mapa Cultural (www.mapacultural.pe.gov.br). O concurso, que é realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), tem o intuito de reconhecer, valorizar, incentivar, transmitir, preservar e difundir práticas, saberes e fazeres diversos do setor da Gastronomia.

O edital disponibilizará o valor total de R$ 96.000,00 e premiará dez propostas distribuídas em duas categorias. A primeira categoria reconhece trajetórias artístico-culturais de agentes da Gastronomia e da Cultura Alimentar premiando seis propostas de agentes individuais com o valor de R$ 6.000,00 e duas propostas de agentes coletivos com o valor de R$ 15.000,00. A segunda reconhece iniciativas/práticas coletivas exitosas premiando duas propostas de agentes coletivos com o valor de R$ 15.000,00.

A importância deste edital de prêmio pode ser observada na organização atuante que a Gastronomia e a Cultura Alimentar apresentam em Pernambuco, por meio de sua atuação nos Conselhos de Cultura do Estado e nas propostas e moções construídas na Conferência Nacional de Cultura. É possível observar como a gastronomia e a cultura alimentar se conectam com a estrutura formativa e identitária de suas comunidades e de seus territórios, contribuindo para unir e criar laços entre pessoas que habitam espaços comuns e que se perpetuam ao longo do tempo.

“O patrimônio alimentar, os saberes e as práticas relacionadas à Cultura Alimentar estão intimamente relacionados com a identidade e o legado de um povo. Nesse sentido, temos como meta reconhecer, valorizar, incentivar e difundir as trajetórias dos fazedores de cultura do universo da Gastronomia, sendo este edital um reconhecimento de trajetórias artístico-culturais de pessoas físicas e jurídicas e das práticas coletivas exitosas”, expressa a secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.

A análise e seleção das propostas serão realizadas por uma comissão formada por, no mínimo, dois profissionais com experiência e conhecimento nas áreas do objeto do edital, sendo pelo menos um para análise de mérito e um para análise recursal. A comissão será presidida e coordenada pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

As informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre o conteúdo deste edital serão prestados por meio do e-mail: saberesefazeresdagastronomia@secult.pe.gov.br e pelo atendimento oficial da Secult-PE e através do WhatsApp (81) 3184-3018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nossa Senhora do Carmo: confira o abre e fecha no Recife

No feriado da padroeira da cidade, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), o teatro Hermilo Borba Filho, o Paço do Frevo, além dos parques urbanos são opções de lazer. Serviços municipais terão horário de funcionamento alterado

Muita cultura, lazer e religiosidade na capital pernambucana nesta quarta-feira (16), em comemoração à Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Quem pretende curtir o feriado no Recife, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), o teatro Hermilo Borba Filho, o Paço do Frevo, além dos parques urbanos são opções de diversão e lazer. Outra opção para desfrutar da cidade é o circuito do Olha!Recife, que oferecerá roteiro a pé, com caminhada partindo da Praça do Arsenal. Em função do feriado, os serviços municipais terão horário de funcionamento alterado. Confira a programação mais detalhada e o abre e fecha dos serviços municipais abaixo:

EDIFÍCIO-SEDE – No feriado de 16 de julho, o edifício-sede da Prefeitura do Recife (PCR) estará fechado. As atividades do prédio, incluindo o atendimento ao público, serão retomadas normalmente na quinta-feira (17).

SAÚDE – Os serviços de urgência, emergência e internação da rede municipal de saúde funcionarão 24 horas durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo, por meio das unidades: policlínicas Agamenon Magalhães (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto); policlínicas e maternidades Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura), e hospitais pediátricos Maria Cravo Gama (Areias) e Helena Moura (Tamarineira). Além disso, também estarão abertas as unidades da rede complementar Fundação Altino Ventura (Boa Vista) e Hospital Maria Lucinda (Parnamirim).

As vacinas contra covid-19, influenza e atualização de caderneta de vacinação estarão disponíveis durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo. A população poderá ter acesso aos imunizantes nos Centros de Vacinação nos shoppings Recife (12h às 19h), RioMar (12 às 19h) e Boa Vista (10h às 19h).

O Hospital da Mulher do Recife (Curado) estará aberto para partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao hospital, estará realizando atendimento multiprofissional voltado para mulheres cis e trans e homens trans com útero vítimas de violência.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h, por meio do telefone 3355-7712.

CULTURA – No feriado da padroeira recifense, o rolê cultural é sagrado. No Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), no Paço do Frevo e no Teatro Hermilo Borba Filho, vai ter brincadeira, programação cultural e teatral garantidas.

Em cartaz no teatro que leva o nome de um dos mais importantes autores da literatura e das artes cênicas nordestinas, a Semana Hermilo convida para duas atividades gratuitas nesta quarta-feira: às 19h, vai ter roda de conversa com o tema “Cena épica segundo Brecht e Hermilo Borba Filho”, com o professor Marcondes Lima. Logo em seguida, a partir das 20h, vai ter sessão do espetáculo “Tudo de novo no front”, de Fernando Arrabal, com direção coletiva dos alunos de Licenciatura em Teatro da UFPE. O Teatro Hermilo Borba Filho (@apolohermilo) fica na Avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo.

No MAMAM (@mamamrecife), na Boa Vista, estará em cartaz a Colônia de Férias do museu, com duas atividades, das 13h30 às 16h30: as oficinas de confecção de bonecas e bandeiras “Abayomi: tecido e memória” e “Bandeiras de Outro Brasil”. Informações e inscrições: https://forms.gle/vMNU8vYPsottwgei8.

O Paço do Frevo (@pacodofrevo) funcionará em expediente normal, das 10h às 17h, convidando à celebração do ritmo declarado patrimônio cultural da humanidade e do Brasil. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

MULHER – Neste feriado, a maioria dos equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife também estará fechada. As seguintes exceções são o Centro de Referência Clarice Lispector e Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector. Os demais serviços serão retomados normalmente na quinta-feira (17). O Centro de Referência Clarice Lispector está situado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, Santo Amaro, e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector está localizado na Av. Recife, 700, Areias, e estará aberto todos os dias das 7h às 19h.

TURISMO – O programa de sensibilização turística do município, o Olha!Recife, funcionará no feriado de Nossa Senhora do Carmo com o roteiro a pé. A caminhada pelo Bairro do Recife conhecendo os principais pontos turísticos terá saída às 9h, da Praça do Arsenal. Inscrições pelo site www.olharecife.com.br. No feriado municipal, não haverá a ciclofaixa de turismo e lazer da cidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E COMBATE À FOME – Nesta quarta-feira (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo, alguns serviços da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome terão funcionamento diferenciado. Os serviços essenciais seguem normalmente: os Restaurantes Populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, o Centro Popinho, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento e o Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) – noturno. Já o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (CRESAN), o Banco de Alimentos do Recife, a Cozinha Gurupé e a sala da Política sobre Drogas, no térreo da Prefeitura, estarão fechados.

Também não funcionarão os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), a Central de Cadastro Único e os Centros POP.

DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE – As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus amigos e familiares que estiverem no Recife durante o feriado poderão contar com o projeto Praia sem Barreiras como opção de lazer. Na quarta-feira (16), as atividades serão realizadas normalmente. No entanto, a atividade pode ser suspensa em caso de chuva intensa ou maré alta. A iniciativa oferece banho de mar assistido, utilizando cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que facilitam o acesso à areia e ao mar. O serviço funciona às sextas, sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. Não é necessário agendamento prévio — basta comparecer ao local. O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a UNINASSAU e a Empetur.

Já o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ estarão fechados no dia 16 de julho.

MERCADOS E FEIRAS – No feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, as feiras livres e os mercados públicos da cidade funcionarão em horário reduzido, das 6h às 13h. As praças de alimentação, no entanto, seguirão funcionando após esse horário.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE – O Hospital Veterinário do Recife (HVR) funcionará em esquema de plantão para urgências e emergências, das 7h às 13h, no feriado de Nossa Senhora do Carmo, nessa quarta-feira.

PARQUE DE ESCULTURAS – O Parque de Esculturas Francisco Brennand estará fechado em virtude do feriado de Nossa Senhora do Carmo, no próximo dia 16 de julho.

REDE COMPAZ – A Rede Compaz e as Bibliotecas da Paz estarão fechadas nessa quarta-feira. A exceção é o Ponto de Leitura do Parque Treze de Maio, no bairro da Boa Vista, que funcionará das 9h às 18h.

TRÂNSITO – Devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo, os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta quarta-feira (16). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante todo período de folia, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (17), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

ESPORTES – O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) estará fechado, assim como as unidades da Academia Recife, no feriado municipal nessa quarta-feira (16).

AGÊNCIAS DE EMPREGO, SALAS DE EMPREENDEDORISMO E ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES – Em razão do feriado de Nossa Senhora do Carmo, as Agências de Emprego, as Salas de Empreendedorismo do Recife e Escolas profissionalizantes da rede não terão atendimento ao público nesta quarta-feira (16). Os serviços retornam na quinta-feira (17), normalmente.

OUVIDORIA GERAL – Não haverá atendimento presencial e telefônico no dia 16 de julho, em razão do feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo. Estarão disponíveis todos os demais canais: email (ouvidoria@recife.pe.gov.br); App Conecta e Portal da Ouvidoria (https://ouvidoria.recife.pe.gov.br/).

PROCURADORIA DA FAZENDA MUNICIPAL – Não haverá expediente dia 16, devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo.

PROCON RECIFE – Para o registro de reclamações e denúncias nesse data, os consumidores poderão utilizar o canal digital através do site procon.recife.pe.gov.br, uma vez que o órgão de defesa do consumidor não terá expediente no dia 16, devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo.

Mais 1.560 oportunidades: Governo amplia oferta de bolsas do PROUPE no segundo semestre de 2025

Inscrições vão até 27 de julho; bolsas de até R$ 500 fortalecem acesso ao ensino superior em áreas estratégicas

O Governo de Pernambuco lança, na próxima terça-feira (15), novo edital do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (PROUPE), com a oferta de 1.560 bolsas de estudo destinadas a estudantes de baixa renda matriculados em 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado. As bolsas, no valor de até R$ 500 mensais, são voltadas ao segundo semestre letivo de 2025. As inscrições seguem até o dia 27 de julho, pelo site proupe.secti.pe.gov.br.

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), o programa promove o acesso ao ensino superior e estimula a formação de profissionais em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional. Podem se candidatar estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Desde 2024, a atual gestão já lançou 4.860 bolsas por meio do PROUPE: foram 3.300 bolsas no segundo semestre de 2024, 1.560 no primeiro semestre de 2025 e, agora, mais 1.560 bolsas com este novo edital. A expansão consolida o compromisso do Governo de Pernambuco com a educação superior e com a interiorização das oportunidades.

“O PROUPE é mais do que uma política pública: é um instrumento de transformação social, que tem impactado a vida de milhares de jovens e suas famílias, especialmente no interior do estado”, destaca Mauricélia Montenegro, secretária de CT&I de Pernambuco.

O edital reserva 70% das bolsas para cursos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Física, Química e Estatística. Os 30% restantes são destinados a estudantes dos demais cursos de graduação, fortalecendo a formação em áreas diversas do conhecimento.

As bolsas contemplam instituições localizadas nos municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, ampliando o alcance do programa para toda a diversidade regional do estado.

Um dos beneficiários do PROUPE é Pedro Augusto, estudante de Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). “Meu pai é vaqueiro e minha mãe é catadora de recicláveis. Com a bolsa, consigo continuar estudando e ainda ajudo meus pais nas despesas de casa”, relata o estudante.

O edital integra as ações do Inova PE, programa estratégico do Governo de Pernambuco que prevê R$ 1,04 bilhões em investimentos para fortalecer a ciência, tecnologia e inovação em todo o estado. Só na formação e fixação de talentos, estão previstos R$ 393 milhões.

Trump ameaça tarifar Rússia em 100% se não houver cessar-fogo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (14) que os EUA vão impor tarifas “muito severas” à Rússia se não houver acordo para interromper a guerra na Ucrânia em 50 dias.

Ele chamou as taxas de “tarifas secundárias” e disse que seriam de um valor próximo a 100%. “Tarifas em torno de 100%, você as chamaria de tarifas secundárias. Você sabe o que isso significa”, destacou.

Um funcionário da Casa Branca esclareceu à CNN que, quando o presidente se referiu a “tarifas secundárias”, ele quis dizer que os EUA aplicariam tarifas de 100% sobre a Rússia, bem como sanções secundárias, que seriam impostas a outros países que comprassem petróleo russo.

Após a ameça sobre as tarifas, Trump comentou que o comércio é “ótimo para resolver guerras”.

As declarações aconteceram ao lado do secretário-geral da Otan, a aliança militar ocidental, Mark Rutte, no Salão Oval da Casa Branca.

O presidente americano também disse aos repórteres que está decepcionado com o presidente russo, Vladimir Putin.

Noite do pagode faz história no Festival de Inverno de Garanhuns

Mais de 80 mil pessoas se reuniram na Praça Mestre Dominguinhos para assistir Sorriso Maroto, Dilsinho, Amor Eterno e Sambar & Love neste domingo (13)

A noite do domingo (13) coroou o sucesso do primeiro final de semana do 33º Festival de Inverno de Garanhuns. Com público superior a 80 mil pessoas, Sorriso Maroto, Dilsinho, Amor Eterno e Sambar & Love incendiaram a Praça Mestre Dominguinhos. A plateia também vibrou com o anúncio de uma nova atração para a próxima edição do FIG: Belo, que estará pela primeira vez no Maior Festival Multicultural da América Latina.

Pela primeira vez em Garanhuns, a banda recifense Sambar & Love foi responsável por abrir a noite, que já contava com praça cheia. Em seguida, Amor Eterno realizou uma apresentação vibrante, comprovando o sucesso do grupo garanhuense no pagode.

O grupo Sorriso Maroto eletrizou a multidão que ansiava pela primeira apresentação em praça pública na cidade. Com um repertório de grandes sucessos, a banda entregou tudo que se propôs, como comentou o vocalista Bruno: “Um dos nossos maiores prazeres é encontrar o público apaixonado pela nossa música. Por isso, prometemos entregar tudo aqui: muito amor, muita alegria, pra galera viajar no tempo e também cantar as novas canções”.

Encerrando a noite de domingo e o primeiro final de semana do 33º FIG, Dilsinho também se apresentou pela primeira vez no palco da Praça Mestre Dominguinhos. Sucessos como “Péssimo Negócio”, “Refém” e “Diferentão” comprovaram o sucesso do artista, que é um dos expoentes da nova geração do pagode.

A 33ª edição do FIG segue até o dia 27 de julho, com 20 polos culturais e diversas linguagens artísticas. Na segunda semana de atrações, grandes nomes da música brasileira, como Bruno e Marrone, Alceu Valença, Ana Carolina, Oswaldo Montenegro e Jorge Aragão se apresentam no Polo Mestre Dominguinhos. Fotos: Ayane Melo e Hilton Marques | Jancley Gomes (foto aérea) (PMG)

Pré-conferências em preparação para a 4ª Conferência Municipal da Mulher começam nesta segunda (14)

Programação contará com encontros em diversos locais de Caruaru para reunir e escutar as mulheres do município.

Em preparação para a 4ª Conferência Municipal da Mulher, que acontece em Caruaru no próximo dia 25 de julho, têm início nesta segunda-feira (14) as pré-conferências. Com o objetivo de promover uma escuta ativa das mulheres de todo o município, os encontros serão realizados em vários locais da cidade, com foco na zona rural.

Neste ano, a conferência e as pré-conferências têm como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O objetivo é promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, com foco na avaliação, no fortalecimento e na proposição de diretrizes para as políticas públicas voltadas às mulheres do município.

As inscrições para a conferência são gratuitas e podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online: https://forms.gle/MvjztnkAXVK26qS47. Para participar das pré-conferências, também é necessário se inscrever, através do link https://forms.gle/R4xdkL9CyNwoQJ5H6, selecionando o local de interesse.

Confira a programação completa das pré-conferências:

14 de julho (segunda-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Xicuru | Escola Maria do Socorro

15 de julho (terça-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Posto Agamenon | Escola Presidente Kennedy

16 de julho (quarta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório da Secretaria da Mulher | Centro

17 de julho (quinta-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Serra Verde | Instituto Dandara

18 de julho (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Vila Rafael | Normandia