Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Finais dos Campeonatos de Futsal e Voleibol movimentam o Ginásio Miguel Arraes em Itapetim

O Ginásio Miguel Arraes, em Itapetim, foi palco, na noite do último sábado (12), das finais dos Campeonatos de Futsal e Voleibol Masculino e Feminino. O evento esportivo foi promovido pelo Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer, e atraiu grande público, com o ginásio lotado e intensa participação da população.

Ao longo de todo o campeonato, mais de 300 atletas estiveram envolvidos nas disputas. No futsal, participaram 15 equipes masculinas e 4 femininas do município. Já o campeonato de vôlei contou com 10 equipes masculinas e 5 femininas, reunindo times de outras, inclusive da Paraíba.

Na grande final do futsal masculino, a equipe Juventus de São Vicente sagrou-se campeã, enquanto o CRB ficou com o vice-campeonato. No futsal feminino, a equipe Fênix garantiu o título, com o Unidas Pela Bola em segundo lugar.

No vôlei, as equipes de Itapetim foram as grandes vencedoras nas categorias masculina e feminina. O time masculino venceu a equipe de Teixeira-PB, e o feminino superou a equipe de Sumé-PB, garantindo a taça.

A competição contou com premiações em dinheiro, troféus e medalhas, valorizando o desempenho dos atletas e o incentivo ao esporte local.

As finais contaram com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico, do ex-prefeito Adelmo Moura, do diretor de Esportes Matheus Patriota e equipe, além de vereadores, secretários e diretores municipais.

O evento reforça o compromisso da gestão municipal com o esporte, considerado uma ferramenta de integração social, saúde e desenvolvimento para a juventude de Itapetim. Da Assessoria

Mais uma vez, Petrolina conquista 1º lugar no índice de alfabetização em Pernambuco

Petrolina voltou a brilhar no cenário da educação pública em Pernambuco. O município conquistou o 1º lugar, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, no estado, no índice de crianças alfabetizadas na idade certa. O dado, divulgado na última sexta (11) pelo Ministério da Educação, mostra que mais 70% dos alunos da rede municipal já estão plenamente alfabetizados até os 7 anos de idade.

De acordo com o Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, Petrolina alcançou o índice de 70,25%, superando a nota nacional de 59,2% e a estadual de 60,79%. O município sertanejo também ficou à frente de importantes cidades como Recife, Olinda, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes. A cidade manteve a posição alcançada no relatório passado, quando pontuou com 66,2%.

O prefeito Simão Durando comemorou o avanço na alfabetização em Petrolina. Para o gestor, o resultado comprova que os investimentos na infraestrutura, expansão da rede, e qualificação do ensino tem melhorado a educação pública de milhares de crianças da cidade. “Petrolina vive um dos períodos mais marcantes de crescimento na educação. Estamos ampliando creches, construindo novas escolas, investindo em formação de professores e garantindo educação em tempo integral. Essa conquista é de cada profissional que se dedica diariamente, com amor e compromisso, dentro e fora da sala de aula, e dos nossos estudantes, que são a razão de tudo isso. Parabéns a todos por mais esse marco que coloca nossa cidade em destaque no Brasil”, celebrou.

Deputado Diogo Moraes participa de inaugurações e reforça compromisso com São Bento do Uma

O último final de semana foi marcado por importantes entregas para a população de São Bento do Una. O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), acompanhado do prefeito Alexandre Batité, do deputado federal Felipe Carreras e vereadores, esteve na cidade para participar de dois eventos que simbolizam o avanço nas áreas de saúde e lazer do município.

Na ocasião, o parlamentar participou da entrega da requalificação da Unidade Básica de Saúde Frei Cícero dos Santos Jesse, que agora está totalmente equipada para oferecer um atendimento mais digno, eficiente e humanizado à população. A nova estrutura da UBS representa um passo importante no fortalecimento da atenção básica de saúde no município.

Além disso, foi inaugurada a Praça Manoel Umbelino de Andrade, no povoado da Jurubeba. O novo espaço de lazer e convivência foi planejado para oferecer mais qualidade de vida aos moradores, com áreas adequadas para o encontro entre famílias, prática de atividades físicas e recreação.

Durante os eventos, o deputado Diogo Moraes destacou o trabalho conjunto com a gestão municipal e elogiou o empenho do prefeito Alexandre Batité. “É visível o compromisso do prefeito Alexandre com o povo de São Bento. As entregas de hoje mostram que quando há união, a cidade avança. Nosso time segue trabalhando firme por mais conquistas”, afirmou o parlamentar.

Ministro da Educação reinaugura Centro de Pesquisa Clínica em PE

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Recife (PE), na terça-feira, 15 de julho, para reinaugurar o Centro de Pesquisa Clínica (CPC) e acompanhar obras no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). A agenda está prevista para 15h30 (horário de Brasília).

Durante a agenda, a imprensa credenciada poderá acompanhar o trajeto da visita técnica pelo hospital, que permitirá a visualização dos avanços estruturais no canteiro de obras.

Ainda como parte das atividades em Pernambuco, pela manhã, o ministro fará uma conferência na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e visitará o Laboratório de Bioprocessos e Bioprodutos (Nubiotec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a visita devem enviar e-mail para imprensa@mec.gov.br.

Crônica de Ademar Rafael: Um olhar sobre o povo

UM OLHAR SOBRE O POVO

Um dos livros de Dom Hélder Câmara tem como título “Um olhar sobre a cidade”, são crônicas que o bispo cearense escrevia e publicava em seu programa de rádio, dedicados ao universo onde ele criava suas teses humanísticas. Este registro serve como “pano de fundo” para assentar o assunto da nossa reflexão de hoje. Os gestos recentemente praticados pelas Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco ao concederem a honraria  “Doutor Honoris Causa”, para pessoas ligadas a cultura popular, fatos estes que estimulam o título desta crônica por entendermos que o sisudo ambiente acadêmico jogou um olhar sobre pessoas simples.

O primeiro agraciado foi o poeta Zé de Cazuza, conhecido como “Homem gravador” em função da sua luta em defesa da poesia popular com declamações antológicas de estrofes raras e a publicação do livro “Poetas encantadores”, ocorrida em agosto de 2024, por iniciativa do poeta Gilmar Leite. O segundo contemplado foi o renomado poeta repentista, cordelista e escritor Oliveira de Panelas, em evento ocorrido em junho do corrente, em atenção a proposição das professoras  Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira e Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque. Ambos concedidos pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Por proposição do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE concederá a referida horaria ao nosso poeta do Pajeú Dede Monteiro. Dedé desde 2016 é reconhecido como “Patrimônio Vivo de Pernambuco” e merecidamente incluirá seu nome entre as personalidades que foram honrados com o importante título, criado pela Universidade de Oxford – Inglaterra no final da década de 1470.

Vermos este pomposo título alcançar pessoas  ligadas a cultura popular nos deixa com extrema alegria. Nestas ações enxergamos um sinal de que as pessoas comuns estão entrado no radar das grandes universidades e que a ciência está prestando continência para o “eco cultural das ruas.”

Juazeiro-BA é destaque no Aberto Nacional Feminino de Judô.

Quatro ateltas da cidade de Juazeiro conquistaram 5 medalhas de Ouro em uma competição só para mulheres em Salvador.

Evento realizado pela Federação Baiana de Judô no Salvador Norte Shopping movimentou meninas e mulheres de todas as idades, meninas nas categorias Sub-13, Sub 15 e garotos do Sub-18, Sub 21 e as mulheres no Sênior.

As meninas do Judô conquistaram os seguintes resultados.

Alana Moura
Campeã Sênior -63kg

Júlia Silva
Campeã Sub 21

Giovanna Santana
Campeã Sub 21
Campeã Iniciantes

Maria Eduarda
Campeã Sub 21
Prata Sub 18

O excelente resultado é fruto de um trabalho constante realizado pelo Professor Allan Moura, técnico do Clube Judô Juazeiro.
” Elas foram lá e arrasaram, Juazeiro pode ser orgulhar pois essas princesas guerreiras foram incríveis”.

Coluna do Finfa

Prefeitura de Caruaru aplica 68 doses de vacinas no primeiro dia da ação de vacinação nas férias

Imunizantes contra a gripe e o HPV foram ofertados no Parque Ambientalista Severino Montenegro neste domingo (13)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, neste domingo (13), à ação itinerante de vacinação nas férias. A iniciativa ocorreu no Parque Ambientalista Severino Montenegro, das 9h às 15h, e aplicou um total de 68 doses de vacinas: 66 contra a Influenza (gripe) e 2 contra o Papilomavírus Humano (HPV).

A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal no município durante o mês de julho, aproveitando o período de recesso escolar e a circulação da população em espaços públicos. A vacinação seguirá até o dia 27, com aplicação dos imunizantes em diversos pontos estratégicos da cidade, como shoppings, supermercados, praças e parques.

Estão sendo ofertadas vacinas contra a Influenza, indicada para toda a população a partir dos seis meses de idade, e contra o HPV, destinada a adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

A ação é fundamental para prevenir doenças como a gripe, que pode causar complicações respiratórias graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades, e o HPV, vírus responsável por verrugas genitais e vários tipos de câncer, como de colo do útero, pênis, ânus e garganta.

Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, além do CPF ou Cartão do SUS.

Confira os próximos locais, datas e horários da vacinação nas férias:

16/07 (quarta-feira) – Unicompra, das 9h às 15h;

18/07 (sexta-feira) – Caruaru Shopping, das 10h às 16h;

20/07 (domingo) – Polo Comercial, das 9h às 16h;

22/07 (terça-feira) – Shopping Difusora, das 10h às 16h;

24/07 (quinta-feira) – Bonanza da Av. Portugal, das 9h às 15h;

26/07 (sábado) – Parque de Diversões Santo Antônio, das 16h às 20h;

27/07 (domingo) – Praça da UNIQUE, das 16h às 19h30.

Itapetim realiza 1ª Edição do Orçamento Democrático Municipal

No último sábado (12), o Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, promoveu a 1ª Edição do Orçamento Democrático Municipal. A iniciativa teve como objetivo ouvir a população e coletar propostas para a construção das prioridades que irão orientar o orçamento do município.

A ação contou com ampla participação popular, reunindo cidadãos e cidadãs que contribuíram com sugestões, demandas e ideias para definir as áreas prioritárias da gestão. Também estiveram presentes representantes de associações, sindicatos, igrejas, secretarias, diretorias, a Câmara de Vereadores e demais segmentos da sociedade civil.

A prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico de Laura e vereadores participaram do encontro, reforçando a proposta de uma gestão participativa, transparente e voltada para as necessidades reais da população.

De 13 e 20 de julho, a população ainda poderá votar nas prioridades por meio do site odm.itapetim.pe.gov.br. A votação online garante que mais pessoas possam participar da construção do orçamento municipal, mesmo à distância.

O Orçamento Democrático Municipal é uma ferramenta de governança que visa ampliar a participação cidadã e fortalecer o diálogo entre o poder público e a população. Da Assessoria