Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Itapetim realiza 1ª Edição do Orçamento Democrático Municipal

No último sábado (12), o Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, promoveu a 1ª Edição do Orçamento Democrático Municipal. A iniciativa teve como objetivo ouvir a população e coletar propostas para a construção das prioridades que irão orientar o orçamento do município.

A ação contou com ampla participação popular, reunindo cidadãos e cidadãs que contribuíram com sugestões, demandas e ideias para definir as áreas prioritárias da gestão. Também estiveram presentes representantes de associações, sindicatos, igrejas, secretarias, diretorias, a Câmara de Vereadores e demais segmentos da sociedade civil.

A prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico de Laura e vereadores participaram do encontro, reforçando a proposta de uma gestão participativa, transparente e voltada para as necessidades reais da população.

De 13 e 20 de julho, a população ainda poderá votar nas prioridades por meio do site odm.itapetim.pe.gov.br. A votação online garante que mais pessoas possam participar da construção do orçamento municipal, mesmo à distância.

O Orçamento Democrático Municipal é uma ferramenta de governança que visa ampliar a participação cidadã e fortalecer o diálogo entre o poder público e a população. Da Assessoria

Morre Hugo Cajueiro

Faleceu na noite deste sábado (12), no Hospital Otávio de Freitas no Recife, o amigo Hugo de Siqueira Albuquerque (Hugo Cajueiro), aos 61 anos vítima de complicações renais.

O translado do seu corpo deverá acontecer agora a tarde e a chegada à Afogados da Ingazeira, deverá ocorrer nesta noite.

O local do velório e sepultamento ainda não foi confirmado.

Duque prestigia a Festa do Milho no Cedro

O deputado estadual Luciano Duque prestigiou na noite deste sábado (12) a tradicional Festa do Milho do município do Cedro. Ao lado do vereador Mika, o parlamentar cumprimentou o público e curtiu a programação.

“É sempre uma alegria participar da Festa do Milho aqui no Cedro. Um evento que valoriza nossas tradições, movimenta a economia local e reúne as famílias em clima de alegria e união. Parabenizo a prefeita Riva Bezerra, o vereador Mika e toda a organização pela dedicação e pelo sucesso dessa linda festa”, afirmou o deputado.

Waldemar e Sebastião Oliveira garantem ações nas áreas de qualificação e empreendedorismo para Serra Talhada

Por meio da articulação do deputado federal Waldemar Oliveira e de Sebastião Oliveira, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), junto com seus órgãos vinculados, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), desembarcará, em Serra Talhada, nos próximos dias, com diversos atendimentos voltados à população desta importante cidade sertaneja.

Durante a 25ª Exposerra, que acontecerá entre os dias 17 e 19 deste mês, a Sedepe, comandada por Manuca (Avante), apresentará o Programa de Qualificação Profissional do Estado (Qualifica PE) e o Programa ALI Produtividade, além disso, dará atenção especial ao Microempreendedor Individual (MEI), prestando atendimentos especializados, que incluem a verificação sobre parcelamento de débitos e esclarecimentos sobre regularização empresarial. Já a Jucepe vai orientar sobre abertura de empresas de portes variados, emissão de certidões e consultas e serviços digitais.

Por sua vez, na terça e quarta-feira (15 e 16) a AGE levará ao município a sua “Caravana do Crédito”, voltada a alavancar o empreendedorismo no Estado, por meio de linhas de créditos que oferecem tarifas especiais para atender empreendedores formais e informais. Na Exposerra, a Agência realizará uma palestra sobre “Empreendedorismo”.

“Manuca, que já havia se destacado como prefeito de Custódia, tem realizado um excelente trabalho frente à Sedepe. O Governo de Pernambuco tem tido um olhar diferenciado para as áreas da qualificação e empreendedorismo. Conseguimos articular essa iniciativa que vai ofertar oportunidade para nosso povo trabalhador, que, muitas vezes, precisa apenas de oportunidade”, destacou Sebastião Oliveira. “São duas pautas muito importantes para o desenvolvimento de Pernambuco, sobretudo, do Sertão, e prioridades do meu mandato”, ressaltou Waldemar Oliveira.

Garanhuns dispara em índice de alfabetização na Rede Municipal de Ensino

Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram Garanhuns bem acima da média nacional
 
Viva Garanhuns! O Ministério da Educação acaba de divulgar o índice de alfabetização nos municípios e estados do país, e Garanhuns tem muito a comemorar. Seguindo em tendência de alta, o município conquistou o índice de 69,75% em 2024. Em 2023 ficou com 52,3%, que já mostrava o avanço nos índices do município.

E mais. Com 69,75% em 2024, Garanhuns ficou bem acima da média nacional, que foi de 59,2%, e de Pernambuco, que registrou 60,79%. Com o resultado, Garanhuns antecipa a meta para o ano de 2027.

Em 2021 Garanhuns apresentou baixo percentual das crianças do 2º ano dos anos iniciais que não sabiam ler e escrever. Com os investimentos feitos e a priorização da educação no município, ampliando e construindo escolas, novo projeto pedagógico, implantação de ensino em tempo integral, inauguração de creches, Garanhuns iniciou a escalada na alfabetização, e já antecipava os resultados nas avaliações no município, sendo agora comprovados pelo Ministério da Educação do Governo Federal. Em 2024, os índices já mostravam a virada, com a grande maioria dos estudantes alfabetizados, na mesma faixa etária observada em 2021. O resultado mostra o compromisso dos professores com o projeto de ensino municipal, com dedicação e carinho ao trabalho com as crianças, e de todo o corpo funcional nas unidades escolares.

Viva Garanhuns! Viva a Educação de Garanhuns! Viva nossa criançada!

 

A Hora de Miguel Coelho – PERNAMBUCO AGORA VAI!

*Por Rinaldo Remígio

A política vive de ciclos, e há momentos em que a esperança ganha nome, rosto e direção. Desde ontem, com a confirmação da candidatura de Miguel Coelho ao Senado Federal para as eleições de 2026 é um desses marcos que reacendem a confiança de quem ainda acredita na boa política, na gestão séria e no poder transformador do serviço público.

Uma candidatura que nasce do trabalho
Ao anunciar Miguel como prioridade nacional do União Brasil, o presidente da legenda, Antonio Rueda, não apenas endossou um nome. Ele cravou um projeto. Um projeto que vem sendo construído com responsabilidade, entrega e resultados visíveis desde os tempos em que Miguel comandou Petrolina.

Na capital do Sertão do São Francisco, Miguel não fez mágica. Fez gestão. Fez planejamento. Fez entrega. Sob sua liderança, Petrolina se tornou um dos municípios mais bem administrados do Brasil, com avanços significativos em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico.

Um novo tempo para Pernambuco
Agora, com o apoio de nomes de peso como Davi Alcolumbre e ACM Neto, Miguel representa mais do que o Sertão: ele é a voz de um Pernambuco inteiro que quer ser ouvido, respeitado e representado de verdade no Senado Federal.

A aliança com o projeto do prefeito do Recife, João Campos, sinaliza uma nova composição política para 2026. Uma união que visa mais do que vencer eleições: busca governar com diálogo, equilíbrio e visão de futuro. Uma federação partidária que pode recolocar Pernambuco no eixo das grandes decisões nacionais.

O povo quer atitude — não só discurso
É verdade: o povo está cansado de promessas vazias. E é justamente por isso que a pré-candidatura de Miguel anima tanta gente. Porque ele já provou que sabe fazer. Que não foge do trabalho. Que não governa de cima para baixo, mas com os pés fincados no chão, ouvindo, planejando e realizando.

Desde o anúncio da sua candidatura, os pernambucanos voltaram a sonhar com um senador que vá a Brasília para lutar de verdade pelo estado. Que tenha coragem de bater na mesa, de defender os interesses do povo, de trazer recursos, projetos e visibilidade para um estado que tantas vezes foi esquecido.

Pernambuco agora vai!
Miguel será senador por Pernambuco, mas sua atuação será para o Brasil inteiro. Com sua juventude, preparo e espírito público, ele representa a renovação que tanto se pede. E não é renovação apenas de idade, mas de postura, de atitude, de comprometimento.

Se ele fez por Petrolina, pode — e deve — fazer ainda mais por todo o estado. Miguel está pronto. O povo está pronto. E Pernambuco, mais do que nunca, precisa ir pra frente.

Que venha 2026. Porque agora sim, Pernambuco vai!

*Administrador, contador, historiador e professor universitário

Presidente do PSB de Tabira tem encontro com deputado Pedro Campos e reafirma que o partido local marchará com João Campos em 2026

Durante a Expoagro, realizada em Afogados da Ingazeira, o presidente do PSB de Tabira, Zé de Bira, encontrou-se com o deputado federal Pedro Campos (PSB) e reafirmou o alinhamento do partido no município com o projeto político do prefeito do Recife, João Campos, visando as eleições de 2026.

Com uma trajetória marcada por forte atuação política, Zé de Bira milita no PSB desde 2007, tendo exercido dois mandatos como vereador e presidido a Câmara Municipal de Tabira. Em 2016, foi candidato a prefeito, liderando a terceira via mais bem votada da história do município, elegendo dois vereadores pelo partido.

Durante o encontro, Zé de Bira destacou a importância da unidade partidária em torno de um projeto que represente inovação, compromisso com as causas populares e desenvolvimento regional. “O PSB de Tabira está firme no propósito de seguir ao lado de João Campos, acreditando na sua capacidade de liderar Pernambuco rumo a um novo tempo. Nosso compromisso é com um projeto que respeite o povo e avance nas conquistas sociais”, afirmou.

Marconi Santana protagoniza chegada do maior projeto de saúde especializada da história de Flores

Flores caminha para um novo patamar na área da saúde com a construção do Centro de Especialidades Médicas, e esse avanço tem nome: Marconi Santana. Secretário de Governo, articulador incansável e figura central na transformação do município, Marconi recebeu nesta semana, das mãos do engenheiro Lucas, o projeto completo da futura unidade — um marco histórico para a população florense.

O projeto foi entregue em um encontro simbólico e de grande significado, com a presença do secretário de Infraestrutura, Xande Lima, e do secretário de Comunicação e do Fundo Previdenciário, Caike Ferreira. Mas foi Marconi quem conduziu, com firmeza e dedicação, todas as tratativas técnicas, institucionais e políticas que possibilitaram tirar essa obra do papel.

A nova unidade será construída no terreno onde funcionava a antiga Maternidade — um espaço que carrega o peso simbólico da memória e do cuidado, e que foi doado pela família de Marconi, num gesto que une o passado de compromisso ao futuro de transformação.

“Esse projeto é mais do que concreto, ferro e paredes. É a materialização de um sonho que venho acompanhando desde o primeiro esboço. Estamos entregando à população de Flores um espaço digno, moderno e funcional, que vai cuidar da saúde com o respeito que nosso povo merece”, afirmou Marconi.

O novo centro contará com mais de 14 salas de atendimento, ambientes especializados, piscina para hidroginástica, estrutura de fisioterapia e diversas outras áreas, que farão dele um dos equipamentos de saúde mais completos da região. E por trás desse avanço está o olhar atento, o pulso firme e a capacidade de articulação de Marconi Santana — um líder que transforma ideias em realizações.

Ao lado do prefeito Gilberto Ribeiro, Marconi tem se consolidado como a principal força de articulação política e institucional do governo municipal, sendo responsável direto por importantes conquistas nos últimos anos. Sua atuação vai além dos bastidores: está na linha de frente das decisões que moldam o futuro de Flores.

“O prefeito Gilberto vem fazendo uma gestão equilibrada, com foco nas prioridades. E estamos juntos, firmes, cada um com seu papel. No que depender de mim, Flores seguirá avançando com projetos grandes, de verdade, que mudam a vida das pessoas”, completou Marconi.

A obra agora segue para fase licitatória e, em breve, ganhará forma. Com ela, vem também a confirmação do que o povo já reconhece: Marconi Santana é hoje uma das maiores referências públicas de Flores, um nome que carrega trabalho, entrega e compromisso com as futuras gerações.

Marconi Santana participa da XIª Conferência Municipal de Assistência Social em Flores

O Secretário de Governo, Marconi Santana, participou nesta sexta-feira (11) da XIª Conferência Municipal de Assistência Social de Flores/PE, realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro teve como tema central: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção e Resistência”.

Durante sua participação, Marconi destacou o compromisso da gestão com a construção de políticas públicas que atendam com dignidade e eficiência às famílias em situação de vulnerabilidade. Em sua fala, reforçou que o trabalho da Prefeitura de Flores tem sido contínuo e atento às necessidades da população.

“Temos atuado com seriedade, planejamento e escuta. Nossa missão é garantir que os serviços da assistência social cheguem a quem realmente precisa”, afirmou o secretário.

Reconhecido por sua atuação firme e articulada não só em Flores, mas também em toda a região do Pajeú, Marconi tem se consolidado como uma liderança comprometida com o desenvolvimento social e com a promoção de políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas.

A conferência é um importante espaço de escuta, participação popular e elaboração de propostas que visam o fortalecimento da rede de proteção social no município. A presença de Marconi reforça o alinhamento entre as ações do Governo e a construção coletiva de uma cidade mais justa, humana e solidária.

Em Goiana, ministro Silvio Costa Filho e prefeito Marcílio Régio discutem ações estruturadoras para o desenvolvimento da região

Um dos principais interlocutores do Governo Federal com os municípios do estado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve, nesta sexta-feira, em Goiana, na Mata Norte do Estado; para discutir um conjunto de ações e investimentos com o prefeito Marcílio Régio.

Na região, Costa Filho debateu a possibilidade da implantação de um aeroporto em Goiana, uma demanda direta do setor produtivo e gestores da Mata Norte. A proposta é viabilizar o projeto em parceria com a iniciativa privada, o que pode representar um avanço significativo na conectividade e no escoamento da produção local.

Além disso, também foi tratada a implantação de uma Instalação Portuária Pública de pequeno porte (IP4). A visita de Costa Filho foi acompanhada da vice-prefeita Lícia Maciel, os deputados Guilherme Uchoa Junior e Mário Ricardo; além de lideranças e os prefeitos da região como Albino Silva (Condado), Armando Pimentel (Itambé) e Professora Adelma (Pitimbu-PB).

“Goiana tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico de Pernambuco. A presença do Polo Automotivo, que gera milhares de empregos e movimenta a economia do estado, é prova disso. Por isso, melhorar a infraestrutura logística — com a criação de um aeroporto e a instalação de um porto seco — é fundamental para dar mais competitividade à região e atrair novos investimentos, gerando emprego e renda”, destacou Silvio Costa Filho ressaltando que é compromisso do governo do presidente Lula avançar em parcerias de infraestrutura do país com os municípios.

“Agradecer a visita do ministro que nos recebeu tão bem no seu ministério. Sempre de portas abertas. Temos esse projeto e tenho certeza que ele estudará com muito carinho porque Goiana é uma cidade grande que, com esse aeroporto, vai crescer ainda mais”, agradeceu Marcilio. Foto: Wesley D’Almeida