Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Sudene marca presença na Fenearte 2025

A 25ª edição do evento faz homenagem às feiras livres e inaugura espaço voltado para designers de Pernambuco

Em visita a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e o secretário nacional de , do Ministério do Empreendedorismo, Milton Coelho, destacaram a importância da economia criativa para o desenvolvimento regional.

O evento é muito importante, segundo Danilo Cabral, pelo fortalecimento da identidade cultural e pela capacidade de gerar emprego, renda e oportunidade. “O segmento é uma marca da região, então estamos falando também da afirmação dessa cultura, que está presente em todos os nove estados do nordeste. A economia criativa é um dos motores desta economia, que chega sobretudo ao interior gerando oportunidade, fortalecendo a identidade e, a partir da cultura, contribuindo para a redução das desigualdades na região Nordeste”, afirmou o superintendente.

Durante a visita à feira, Milton Coelho informou que o Ministério foi responsável por trazer artesãos de todos o Brasil para o evento, que contará com a participação de artistas dos 26 estados brasileiros. Ele falou sobre a necessidade de valorização do artesanato como atividade econômica. “A Fenearte tem um significado muito importante para a identidade nacional, mas é também uma grande oportunidade de negócios. Nós temos no Brasil hoje em torno de 8 milhões de pessoas que vivem da economia do artesanato e o governo brasileiro apoia a atividade através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além do apoio de órgãos de desenvolvimento regional como a Sudene, portanto é um dia de muita alegria por estarmos visitando a feira, que vai até o dia 21 de julho”, disse.

O MEMP apoia a Fenearte de diferentes formas e além do apoio financeiro, que permite que artesãos de outras localidades possam participar da feira, o ministério divulga a feira em suas plataformas e canais de comunicação e também auxilia na organização e montagem dos estandes.

Com investimento de mais de R$ 40 milhões, Governo de Pernambuco entrega requalificação de via em Olinda e autoriza obras para 2ª Perimetral, Ponte Preta e outros corredores viários

Ações promovem o desenvolvimento urbano do município, pois contemplam importantes vias de movimentação

Em mais ações para a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife (RMR), a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (11), a requalificação da Rua Lygia Gomes da Silva, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, e autorizou a execução de novas obras em importantes corredores viários do município, que incluem a Avenida Senador Nilo de Souza Coelho (2ª Perimetral), a Ponte Preta, Estrada da Mirueira e a Rua Pedro Álvares Cabral. Juntas, as intervenções somam mais de R$ 40 milhões em investimentos estaduais. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia.

“Entregamos a Rua Lygia Gomes, que era uma demanda muito grande da população, porque liga a cidade até a zona rural. Agora, as pessoas vão poder transitar aqui e viver com mais tranquilidade. Quem tinha que conviver com a lama para se locomover, agora tem um lugar decente para poder viver. Além disso, assinamos ordens de serviço importantes para o desenvolvimento urbano do município, que vão garantir muito mais qualidade no trânsito e na mobilidade de quem vive nessa região do nosso estado”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Principal via da zona rural de Olinda, a Rua Lygia Gomes da Silva recebeu melhorias que incluem 3,56 km de pavimentação, com sinalização, iluminação e outras ações. O trecho requalificado liga a Avenida Senador Nilo de Souza Coelho ao bairro Alto da Conquista, beneficiando diretamente moradores, pequenos produtores, comerciantes e o escoamento da produção local. O investimento total na obra foi de R$ 7,3 milhões.

Há 50 anos morando na rua, a dona de casa Josineide Epitácio de Lima contou que a pavimentação da via era uma demanda histórica da população. “Há 40 anos que nós ouvimos essa promessa e aguardávamos com muita ansiedade que essa rua fosse calçada, pois sofremos muito, andando na lama, tirando sapato para chegar na parada do ônibus da escola, mas o Governo de Pernambuco chegou e fez a diferença”, disse a moradora.

“Hoje choveu e ninguém está mais com o pé na lama. Chegamos aqui para entregar essa obra, mas também pra dar boas novas, com quatro ordens de serviço. Fora tudo o que está acontecendo, o Canal do Fragoso, que vai ser realidade na vida do povo de Olinda, a Pan Nordestina, e tantas outras que vêm pela frente”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

A ordem de serviço para a restauração da Avenida Senador Nilo de Souza Coelho (2ª Perimetral), uma das principais artérias viárias de Olinda, contempla a recuperação de placas de concreto, construção de 22 novas paradas de ônibus, nova sinalização viária, melhorias na iluminação pública com instalação de luminárias em LED e mais ações. O investimento é de R$ 15,6 milhões. Além disso, será realizado o recapeamento da Rua Pedro Álvares Cabral e a manutenção de um trecho da Estrada da Mirueira, as duas com orçamento de R$ 1,2 milhão.

“Quando os governos se juntam, se unem e dão as mãos, quem ganha é a população. E é isso que estamos fazendo hoje aqui, dando à população uma política pública de qualidade e o Governo do Estado tem sido um parceiro muito grande do nosso município. Olinda ainda só tem a crescer e a ganhar”, celebrou a prefeita do município, Mirella Almeida.

PONTE PRETA – Também foi dada a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da Ponte Preta, na Avenida Pan Nordestina (PE-15), um dos principais gargalos de mobilidade na RMR. O investimento é de R$ 15,9 milhões e a intervenção vai beneficiar diretamente os mais de 26 mil veículos que circulam diariamente pelo local.

A obra prevê recuperação e reforço estrutural da ponte, alargamento para quatro faixas por sentido (como o restante da PE-15), calçadas acessíveis, ciclovia segregada, nova iluminação pública em LED, a continuidade da faixa exclusiva para o BRT, e mais.

“É muita obra, obra que melhora a vida das pessoas, e que gera emprego e renda. Podemos ver a rua Lygia Gomes pronta, que é a única rua de acesso para a zona rural de Olinda, e vamos ver todas as outras serem feitas”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “São obras importantíssimas, além do tapa-buracos que vamos fazer na Mirueira, que é uma estrada importante de grande fluxo e utilização”, explicou o diretor da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira.

Também prestigiaram o evento o secretário-executivo da Casa Civil, Igor Cadena; o diretor-presidente da Perpart, Francisco Amaral; o presidente de Cepe, João Baltar Freire; vereadores e outras lideranças políticas locais.

SES-PE realiza curso para qualificação para profissionais da Atenção Primária à Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou o curso “O cuidado à saúde do homem em contexto de violência e a proteção de meninas e mulheres no âmbito da APS”. As aulas foram ministradas no auditório do Centro Universitário Estácio do Recife, nos dias 10 e 11 de julho.

Voltada para profissionais da Atenção Primária, a formação teve como foco fortalecer a atuação da rede no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, além de aprofundar a discussão sobre saúde do homem e masculinidades. A atividade faz parte da Estratégia Nacional da Saúde do Homem e Masculinidades (EQUALISAH) e reforça o papel da APS como porta de entrada fundamental para acolher, identificar vulnerabilidades e articular cuidados.

“O curso chega em um momento importante para sensibilizar profissionais de saúde e gestores sobre a violência, que é a terceira causa de óbito e a primeira de internação entre homens de 20 a 59 anos em Pernambuco. O cenário atual do Estado mostra o aumento das violências interpessoais, autoprovocadas e contra mulheres, com altos índices de feminicídio. A proposta é ampliar o olhar para além do punitivismo, reconhecendo que muitos homens foram expostos à violência desde a infância e a reproduzem como algo natural. O curso busca preparar as equipes para acolher, dialogar e oferecer cuidado psicossocial a essa população, promovendo reflexão sobre masculinidades e seu impacto na sociedade, relatou o coordenador de Saúde do Homem da SES-PE, Alisson Anjos.

O curso também abordou a importância da desconstrução de padrões nocivos de masculinidade e promoveu o debate sobre equidade de gênero e direitos humanos como princípios do SUS. Os enfermeiros e professores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Anderson Reis de Sousa e Nardilene Pereira Gomes, ministraram as aulas.

“Esse evento tem uma importância muito grande, sobretudo porque o Brasil ocupa um dos principais lugares no mundo na ocorrência de violência, inclusive contra as mulheres. Estados do Nordeste, como Pernambuco, ocuparam por muitos anos números muito elevados de violência contra a mulher, com características muito marcantes. Em alguma medida, entendemos o quanto essa violência é estrutural e, onde ocorre uma prática de violência, todas as pessoas sofrem impacto. Estamos trabalhando na lógica do cuidado. O cuidado à saúde é o foco desse evento, para instrumentalizar, preparar, acolher e treinar os profissionais sobre como cuidar de homens em situação de violência. O que está em xeque não é se os homens são autores, vítimas ou agressores. Não somos da justiça, somos profissionais de saúde, e o importante é garantir que as equipes estejam seguras, preparadas para cuidar, com domínio de métodos, técnicas, instrumentos e comunicação para o manejo dessa problemática, tanto na perspectiva clínica quanto psicossocial, de integração social e enfrentamento do ciclo da violência”, disse Anderson.

Ao total, o curso teve a participação de 86 pessoas da I, II e III macrorregionais e duração de 12h somando os dois dias. Nardilene falou sobre a importância de fortalecer a política nacional de saúde do homem. “O que buscamos é fortalecer a Política Nacional de Saúde do Homem nesse eixo da violência, olhando para a relação conjugal, mas entendendo que é necessário possibilitar espaço de transformação. E isso se dá pelo acolhimento, pelo transporte acessível, pela compreensão das vivências que esses homens experienciaram na infância e adolescência, que os constituíram dessa forma, e também pela responsabilização dessas ações no campo da saúde e do cuidado como eixo primordial”, comentou a professora.

Senador Dueire recebe título de cidadão de Passira

O senador Fernando Dueire foi homenageado nesta sexta-feira (11) com o título de cidadão de Passira, município do agreste pernambucano. A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade, em reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar ao município e à região.

O título foi proposto pelo vereador Maurício Firmino e aprovado por unanimidade. Foi entregue pelo prefeito Severino Silvestre, que destacou o compromisso de Dueire com o desenvolvimento de Passira.“O senador Fernando Dueire é um parceiro de longa data do nosso município. Sempre esteve atento às nossas demandas e atuou diretamente para garantir recursos que hoje se traduzem em melhorias concretas para a população. Esta homenagem é mais que justa, é um gesto de gratidão”, afirmou o prefeito.

Em seu discurso de agradecimento, o senador destacou a importância de Passira para o Agreste e reafirmou seu compromisso com a região. “Receber este título é motivo de orgulho e responsabilidade. Passira é uma terra de gente trabalhadora, que representa o melhor do interior de Pernambuco. Reafirmo aqui meu compromisso de seguir trabalhando por mais investimentos e oportunidades para o município”, disse Dueire.

Governadora Raquel Lyra participa da inauguração da Torre de Controle da Base Aérea do Recife, ao lado do ministro José Múcio

 
Em cerimônia realizada na Base Aérea do Recife, nesta sexta-feira (11), a governadora Raquel Lyra participou da inauguração da nova Torre de Controle de Aproximação do Tráfego Aéreo, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio. Durante o evento, que ainda contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, houve a transferência de subordinação da Base Aérea do Recife para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Com a mudança, a unidade passa a coordenar o tráfego aéreo das capitais Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL), além do Recife.
 
Durante seu discurso, a gestora comentou que a nova estrutura consolida Pernambuco como polo logístico e tecnológico da aviação. “É motivo de agradecimento e honra ver Pernambuco garantir um novo patamar do ponto de vista estratégico para o Brasil. A Base Aérea do Recife se torna um local estratégico para o Nordeste, alcançando um novo patamar de investimento da Aeronáutica. Além de ser importante para o Exército Brasileiro, torna o estado um HUB de todo o Nordeste, alavancando o desenvolvimento do nosso Estado e fortalecendo a nossa segurança”, destacou Raquel Lyra.
 
A iniciativa representa uma mudança administrativa com efeitos diretos na gestão do tráfego aéreo da região. Com a incorporação da base ao DECEA, o Estado passa a sediar o primeiro centro integrado de aproximação do Brasil. A estrutura concentra o controle de voos em rotas de aproximação de quatro capitais do Nordeste, ampliando a segurança, eficiência e capacidade de resposta operacional da Aeronáutica na região.
 
Para o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou os investimentos realizados pelas Forças Armadas no Estado. “A Base Aérea do Recife tem importância estratégica para o Brasil, e essa integração fortalece a Defesa nacional. As Forças Armadas são instituições permanentes do Estado, sempre prontas para servir nos momentos mais desafiadores. Defesa e diplomacia caminham juntas, e precisamos investir mais nessa estrutura essencial. Pernambuco tem um passado glorioso e merece um futuro ainda melhor”, pontuou.
 
A centralização em Recife reduz custos operacionais, moderniza processos e melhora a comunicação entre controladores, contribuindo para a pontualidade dos voos e a economia de combustível. “A Torre de Controle de Aproximação amplia nossa capacidade de gerenciar o tráfego aéreo com mais eficiência e segurança. Pernambuco ocupa posição central nesse novo modelo. Esta estrutura fortalece a atuação da Aeronáutica no Nordeste e no Brasil”, pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
 
Estiveram presentes os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), André Teixeira Filho (Infraestrutura e Mobilidade) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); os deputados federais Pastor Eurico e Pedro Campos; e os estaduais Renato Antunes e Mário Ricardo. Também compareceram os comandantes General Maurílio Ribeiro, do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e Marcello Lobão Schiavo, do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar).
 
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Simão Durando recebe ministra Luciana Santos para entrega de laboratórios científicos em Petrolina

Seis escolas municipais de Petrolina receberam laboratórios com equipamentos para permitir aprendizado tecnológico e em ciências. A solenidade para entrega das estruturas ocorreu nesta sexta-feira (11), com a presença do prefeito Simão Durando e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Os laboratórios fazem parte do programa Mais Ciência na Escola, uma iniciativa do Governo Federal, através do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, que chega para somar aos ambiente educacional das escolas públicas municipais.

O evento oficial aconteceu no auditório do IF Sertão-PE. Ao todo, Petrolina foi contemplada com oito laboratórios maker, que são espaços dedicados à experimentação, criação e inovação com uso de tecnologias digitais. Do total, seis serão na rede municipal. A primeira unidade foi inaugurada nesta sexta pela ministra e o prefeito, na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro São Gonçalo.

Além da Paulo Freire, também serão beneficiadas as escolas nas comunidades de Nova Descoberta, Serrote do Urubu, Henrique Leite, Rajada e Cristália. O objetivo do programa é fortalecer o letramento digital e a educação científica entre os estudantes, promovendo o interesse por carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Esses espaços serão compostos por equipamentos como TV, notebook, itens de robótica, impressoras 3D e miltifuncional, caneta 3D, kit de eletrônica, cortador à laser, para que os estudantes possam aprender técnicas e dinâmicas que nunca tiveram acesso.

Para o prefeito Simão Durando, investir em ciência e tecnologia é investir diretamente no futuro de Petrolina. “A educação é a base de tudo. E quando a gente alia educação a inovação, estamos preparando nossas crianças e adolescentes para um mundo em constante transformação. Petrolina já se destaca nos indicadores educacionais de Pernambuco, com o melhor IDEB, por exemplo, e esse programa vem somar ao esforço que temos feito com escolas estruturadas, professores valorizados, investimentos em tecnologia e formação. Receber a ministra Luciana Santos é um sinal de que estamos no radar do Brasil. Aqui, a escola pública é prioridade e continuará sendo. Porque é nela que está o futuro do nosso povo”, afirmou o gestor.

O Mais Ciência na Escola foi lançado em junho de 2024 por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ministra destacou o potencia de Petrolina e elogiou o trabalho realizado na cidade.

“Quero agradecer ao prefeito pelo seu trabalho. O fato de ter o maio IDEB releva o compromisso com o desenvolvimento. E esse desenvolvimento, prosperidade, economia forte só se sustenta se a gente inclui pessoas e Petrolina tem feito isso. O nosso governo, o presidente Lula tem compartilhado esse esforço. O mais ciência na escola vem para somar, trazer conteúdo para que os alunos aprendam fazendo”, destacou.

Governo de Pernambuco e ONU firmam compromisso com municípios para prevenção à violência

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco convida para a cerimônia de assinatura da Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, que marca uma nova etapa da cooperação técnica com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), voltada ao fortalecimento das políticas de prevenção à violência nos municípios do Estado.

O encontro acontece na próxima segunda-feira, 14 de julho de 2025, às 18h, durante a mesa de reunião do programa Juntos Pela Segurança, reunindo representantes de órgãos estratégicos, especialistas e parceiros institucionais.

A cerimônia será realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG), no Recife, e simboliza o compromisso conjunto com estratégias integradas, territorializadas e sustentáveis de prevenção à violência, com participação direta da sociedade civil.

A Carta Compromisso está vinculada à consultoria técnica especializada desenvolvida em parceria com o UNODC, que prevê apoio direto aos municípios na construção de diagnósticos e planos municipais de prevenção, fundamentados em evidências e boas práticas internacionais.

Nesta primeira etapa, 10 municípios pernambucanos foram selecionados com base em critérios técnicos como vulnerabilidade social e índices de violência. A iniciativa será gradualmente ampliada até alcançar 42 municípios até o fim de 2025.

De acordo com a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueiredo, a iniciativa reflete um compromisso estratégico da atual gestão estadual com a segurança pública e a redução das desigualdades sociais:

“Essa Carta representa mais do que uma formalidade, ela simboliza o compromisso da governadora Raquel Lyra com uma política de segurança pública que atua nas causas da violência, e não apenas nas consequências. Prevenir é cuidar, é proteger vidas e fortalecer os vínculos nas comunidades. Estamos colocando os municípios no centro da política de prevenção, com planejamento, apoio técnico e diálogo direto com a sociedade”, destacou a secretária.

“Assinar essa carta é afirmar que prevenir a violência é uma escolha política e urgente. É fortalecer os territórios com planejamento, escuta e apoio técnico. Estamos colocando os municípios no centro da política de prevenção, com ações que cuidam das causas — e não só das consequências”, ressaltou Camilla Iumatti, Secretária Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência.

“O UNODC está mobilizando todos os seus esforços técnicos para contribuir com uma solução justa para questões históricas enfrentadas pelo Brasil e, em especial, por Pernambuco”, disse Rafael Sales, Oficial de Projetos da UNODC.

A expectativa é que essa parceria traga resultados concretos e duradouros, contribuindo para a redução da criminalidade e a construção de um ambiente social mais seguro, justo e inclusivo para toda a população pernambucana.

Itapetim realiza o 1º Fórum do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Na manhã desta sexta-feira, 11 de julho, Itapetim sediou o 1º Fórum do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento foi realizado na Quadra Eduardo Campos e promovido pelo Selo UNICEF, Conselho Municipal de Direitos e Conselho Tutelar, com apoio total do Governo Municipal de Itapetim.

A atividade reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Estiveram presentes a prefeita Aline Karina, representantes do Selo UNICEF, Conselho de Direitos, Conselho Tutelar, representantes das Polícias Civil e Militar, além de secretários e diretores municipais.

Durante o fórum, também marcaram presença representantes do Conselho Tutelar de outras cidades da região, que prestigiaram o encontro.

O evento teve como principal objetivo fortalecer o diálogo sobre os direitos das crianças e adolescentes e promover ações integradas que garantam mais proteção e oportunidades para o público infantil.

Além dos debates, o fórum celebrou os 35 anos do ECA, instituído em 1990 como um marco legal na proteção integral da infância e juventude no Brasil.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e reforça a importância da união entre poder público e sociedade civil na construção de um futuro ainda melhor para todos.

Festival de Inverno de Garanhuns abre sua 33ª edição na Praça Mestre Dominguinhos

Noite do brega teve Banda Kitara, Conde Só Brega, Priscila Senna e Tayrone na abertura do Festival, nesta quinta-feira (10)
 
Começou oficialmente nesta quinta-feira, 10 de julho, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com o tema “Tradição viva, cultura em movimento”, em sua edição especial de 35 anos de história. Cerca de 80 mil pessoas se reuniram na Praça Mestre Dominguinhos para curtir a noite do brega, ritmo que emociona gerações e vem crescendo a cada ano.

Durante a programação, o prefeito Sivaldo Albino anunciou duas atrações para o próximo ano: Raphaella Santos na noite do Brega no FIG e Tarcísio do Acordeon na noite do Forró. Com esse início, Garanhuns reafirma seu título como terra dos grandes festivais, unindo tradição e diversidade em um evento que movimenta a cidade até o dia 27 de julho.

A noite teve início com a apresentação da Banda Kitara, que aproveitou a ocasião para gravar seu novo DVD no palco principal do Festival. Em seguida, Conde Só Brega, conhecido como o rei do brega, fez todo o público cantar junto e entrar no clima da festa com um show repleto de sucessos.

Na sequência, Priscila Senna levou o brega romântico ao palco, emocionando a multidão com um repertório que mesclou antigos sucessos e músicas novas. Durante a apresentação, ela chamou ao palco Carina Lins, Andrielly Souza e Luanny Vital, que participaram do show em momentos especiais, dividindo os vocais com a cantora. Encerrando a primeira noite, o cantor Tayrone levou seu arrocha romântico ao palco e fez o público cantar e dançar do início ao fim. Mesmo com a chuva que caiu durante toda a noite, a Praça Mestre Dominguinhos permaneceu cheia, com o público animado até a última atração.

O Festival segue nesta sexta-feira (11) na Praça Mestre Dominguinhos, com mais uma noite de grandes atrações: PV Calado, Neiff, Xamã e Matuê.

Foto: Ailton Vieira, Geraldo Mendonça, Hilton Marques e Jancley Gomes (PMG)

Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru lança Campanha do Agasalho

As peças arrecadadas serão destinadas a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), lançou a Campanha do Agasalho: “Juntos pelo calor de quem precisa. Doe agasalhos”, que tem o objetivo de arrecadar roupas, mantas e cobertores em bom estado, que serão encaminhados à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome(SAS) e, posteriormente, doados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa se torna ainda mais urgente diante das baixas temperaturas que têm sido registradas em Caruaru neste inverno. Muitas pessoas em situação de rua enfrentam o frio intenso sem qualquer proteção, e a solidariedade da população pode salvar vidas.

As doações podem ser entregues até o dia 18 de julho, nas unidades escolares da rede municipal ou na sede da Seduc, localizada na antiga Fafica.

O secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço, reforça a importância da mobilização. “Mais do que ensinar conteúdos em sala de aula, também é nosso papel formar cidadãos solidários e conscientes do seu papel na sociedade. A campanha do agasalho é uma oportunidade de exercermos a empatia e ajudarmos quem mais precisa. Caruaru tem enfrentado noites muito frias, e cada doação pode representar acolhimento, dignidade e, principalmente, calor humano para quem está em situação de rua.”

É importante lembrar que as doações de agasalhos, mantas ou cobertores devem estar em bom estado de uso.