Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia
Durante agenda oficial no Espírito Santo nesta sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu tarifar em 50% os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Lula afirmou que, diante do histórico comercial entre os dois países, seria o Brasil quem deveria impor taxas aos norte-americanos.
“Portanto, eu quero dizer com todo respeito ao presidente Trump: o senhor está mal informado, muito mal informado. Os EUA não têm déficit comercial com o Brasil, é o Brasil que tem déficit comercial com os EUA. Só pra vocês terem ideia, em 15 anos, entre comércio e serviço, nós temos um déficit de 400 bilhões de dólares com os EUA. Eu que deveria taxar ele.”, declarou.
O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) está entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional, neste ano de 2025, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Os chamados “100 Cabeças” são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício das qualidades e habilidades, entre elas, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, liderando, assim, a repercussão e a tomada de decisão no parlamento.
O petista pernambucano figura entre os 19 novos nomes incluídos no grupo dos parlamentares, em relação à edição do ano de 2024, dos quais 15 são deputados, e 4 são senadores.
“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho árduo, responsável e comprometido com as causas do Brasil e do povo brasileiro e só aumenta nosso compromisso na missão de seguir rumo à construção de uma nação próspera e socialmente justa”, afirmou Veras.
Em sua trajetória política na Câmara Federal, o deputado Carlos Veras foi o primeiro pernambucano a presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa, foi reconhecido, em 2024, como um dos cinco melhores parlamentares do Nordeste pelo Prêmio Congresso em Foco, premiação para a qual é indicado novamente neste ano. Atualmente, ocupa posições de destaque no Congresso Nacional, sendo primeiro-Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e um dos coordenadores da Bancada de Pernambuco. Neste mês de julho, Veras venceu o PED (Processo de Eleições Diretas do PT) e foi eleito presidente de seu partido no estado com mais de 27 mil votos, isto é, mais de 93% do total apurado.
Nesse quadro dos 100 Cabeças, o estado de Pernambuco se destaca com 7 deputados e 1 senador. A Região Nordeste, que concentra o maior número de estados, segue como a que tem mais senadores entre os “Cabeças”, totalizando 13 dos 31 senadores e 27 deputados, somando 40 parlamentares no total.
O deputado federal Felipe Carreras marcou presença na abertura da 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), nesta quinta-feira (10), ao lado do prefeito Sivaldo Albino, do deputado estadual Cayo Albino, de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas. Também marcaram presença o prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas, e os ex-prefeitos Sandoval e Beta Cadengue, de Brejão, José Teixeira, de Paranatama, e Marcos Patriota, de Jupi, reforçando o prestígio regional do evento, que já é reconhecido como o maior festival multicultural da América Latina.
A noite de estreia registrou o maior público da história das aberturas do festival, movimentando de forma significativa o turismo, a economia local e os setores de comércio, serviços, hotelaria e gastronomia – pilares fundamentais para o desenvolvimento de Garanhuns e do Agreste Meridional.
Na véspera da abertura do festival, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei, de autoria de Felipe Carreras, que reconhece o FIG como manifestação da cultura nacional. O projeto agora segue para o Senado Federal e está próximo de virar lei, consolidando de vez a importância do festival no cenário cultural do Brasil.
A presença de Carreras na cerimônia de abertura reafirma seu compromisso com Garanhuns e sua sólida parceria com o prefeito Sivaldo Albino. Juntos, celebram o início de uma edição histórica do FIG, que segue crescendo, emocionando e ganhando reconhecimento em todo o país.
Em uma noite de muitos gestos, emoção e mobilização, a governadora de Pernambuco e presidente estadual do PSD, Raquel Lyra, e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, se reuniram para consagrar o protagonismo do time da mudança. Nesta quinta-feira (10), o gestor, que também será o presidente municipal do PSD em Caruaru, filiou-se à maior legenda do estado, sendo representada também pela governadora, pelo ministro André de Paula e, agora, quase 70 prefeitas e prefeitos espalhados por todo o estado.
“Com o novo time que se junta em Pernambuco, não há nada capaz de superar a força da união. O prefeito Rodrigo chega para reforçar o ciclo que estamos vivendo de muito trabalho, assegurando mudanças na qualidade de vida dos pernambucanos. Vamos continuar garantindo os recursos na saúde, educação, acesso à água, infraestrutura viária, porque tem muita coisa ainda para acontecer de melhorias. Agradeço à confiança e compromisso de todos que estão trilhando esse caminho conosco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O momento é histórico: foi com Raquel e Rodrigo que tudo começou, em 2016. Foi pelo projeto de mudança comandado pela dupla em Caruaru que os pernambucanos conheceram o olhar diferenciado da hoje governadora, consagrando a vitória da primeira mulher a chefiar o Estado nas urnas em 2022.
“Temos um único time, que se une para mostrar a Caruaru e a Pernambuco o que é a mudança de verdade. Esse ato de filiação ao PSD só ratifica a confiança que tenho no trabalho que vem sendo feito por Raquel em Pernambuco. É o povo que está nos dizendo que as obras estão chegando, e com muita coragem e orgulho me uno a esse time para colaborar com o avanço do Agreste e do Estado”, pontuou Rodrigo Pinheiro.
A vice-governadora Priscila Krause, que também integra os quadros do partido, falou sobre a força que a legenda tem, e destacou a importância da fidelidade e união em torno de um só projeto. “O movimento de se filiar ao PSD demonstra que Rodrigo se mantém ao lado da governadora Raquel Lyra, de onde nunca saiu. No ano que vem vamos reafirmar que Pernambuco continuará a ser governado por uma mulher. Aqui temos o time que muda Caruaru e Pernambuco para melhor”, ressaltou.
O prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, destacou que, acima da política, a prioridade sempre será o povo. “Em nome dos prefeitos do PSD celebro o fortalecimento do nosso partido. Mesmo que existam forças para nos atrapalhar, ano que vem teremos eleições e estaremos gigantes, em um projeto por Pernambuco liderado pela governadora Raquel Lyra”, reforçou.
“O futuro de todo e qualquer governante passa, antes de tudo, pela aprovação do povo. Os apoios são importantes para construir caminhos, mas quem define o futuro são as pessoas, e eu tenho certeza que Raquel e Rodrigo terão todo o apoio para continuar contando essa história daqui para frente”, frisou João Lyra Neto, ex-governador de Pernambuco.
Estiveram presentes no evento o deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos); a prefeita de Cortês, Fátima Borba; o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lizandro; o prefeito de Belém de Maria, Beto do Sargento; e a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva. Também marcaram presença diversos vereadores da base da gestão e lideranças políticas de todo o estado.
Afogados da Ingazeira amanheceu em luto mais uma vez. Faleceu na manhã desta sexta-feira (11), a agente de saúde Neucimar Souza, vítima do grave acidente ocorrido no último domingo (6), na BR-232, entre Belo Jardim e Sanharó, segundo o Blog do Nill Júnior.
Ela estava na UTI do Hospital Regional do Agreste desde o último domingo (6), após se envolver no grave acidente de trânsito na BR-232.
O acidente, provocado por uma ultrapassagem indevida, também causou a morte de Socorro Martins, coordenadora do CRAS de Afogados da Ingazeira e de Marcos Vinícius, de Pesqueira.
O condutor que fez a ultrapassagem indevida foi identificado como Júlio Silva, de Pesqueira, e ainda não prestou depoimento.
Com ferimentos graves, ela foi socorrida e passou por procedimentos cirúrgicos, permanecendo hospitalizada até não resistir às complicações clínicas. O quadro se agravou nas últimas horas e ela não resistiu.
Ela chegou a ser submetida a uma cirurgia exploratória para conter a hemorragia interna, uma laparotomia exploratória. No procedimento, foi retirada parte do intestino grosso. Ainda assim o prognóstico era bom, mas ela passou a ter complicações.
A informação foi confirmada ao blog do Alysson Nascimento pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira.
“Passando para agradecer a todos que rezaram por minha irmã, mas agora está com o pai Deus cuidando dela”, disse a irmã Mery da Oficina em uma rede social.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira expressou profundo pesar, a nossa enorme tristeza pelo falecimento da servidora Neucimar Souza Alcântara.
Agente comunitária de saúde e integrante do conselho municipal de saúde, Neucimar exercia suas funções com extrema competência e dedicação. De sorriso largo, a alegria sempre estampada no rosto, Neucimar deixará uma lacuna de saudade no coração de todos que a conheceram em vida.
O Prefeito Alessandro Palmeira decretou luto oficial de três dias nas repartições públicas municipais.
“Que Deus, em sua inesgotável sabedoria e misericórdia, possa confortar a todos os familiares e amigos de Neucimar nesse momento de consternação, dor e tristeza pela sua perda”.
Cachoeirinha voltará a contar com um importante equipamento de saúde: o bloco cirúrgico do Hospital Municipal. Em visita à cidade nesta quinta-feira (10), o deputado federal Felipe Carreras anunciou a destinação de mais recursos que permitirão reabrir o espaço, modernizado e totalmente equipado. O anúncio foi feito na presença do prefeito André Raimundo, do vice-prefeito Geraldo de Cabanas e todo o secretariado.
A retomada do bloco cirúrgico é uma conquista aguardada há anos pela população e agora se torna realidade graças à parceria entre o deputado Felipe Carreras e a gestão municipal. O equipamento foi implantado na gestão do saudoso ex-prefeito Roberto Gilson Raimundo, mas ficou desativado por longos anos. Agora, com trabalho e articulação, será reaberto como forma de homenagear esse legado e garantir atendimento digno e humanizado à população, com uma estrutura moderna e eficiente.
Em Brasília, em reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Felipe Carreras já havia firmado compromisso com o prefeito André Raimundo de garantir investimentos para viabilizar a reabertura do bloco. A previsão é de que os recursos sejam pagos ainda este ano, permitindo a antecipação do funcionamento do espaço.

Promessa não cumprida – No dia 21 de Março de 2024, era uma quinta-feira, a Empresa Pharmaplus Distribuidora de Medicamentos e Produtos Hospitalares, com sede em Afogados da Ingazeira, conquistou um feito inédito, recebeu sua primeira importação da Malásia, na Ásia, correspondente a um contêiner de luvas de látex.
Nesse dia este blogueiro estava presente, mas antes da abertura do Container, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, esteve nas dependências da referida empresa, sendo recebido pelo Diretor Joseph Domingos e sua esposa Drª Maria do Carmo, visitou as instalações e conversou com funcionários, este blogueiro acompanhou toda a visita.
Na oportunidade o gestor viu a situação da rua lateral do prédio da Pharmaplus e garantiu ao casal de empresários que bem em breve estaria pavimentando o pequeno trecho, que a Empresa vem tentando desde da época do ex-prefeito José Patriota, até com parceria, mais até o momento encontra-se como fiz o registro nesta quinta-feira (10), na terra.
O prefeito disse que iria pavimentar com letras maiúsculas, acho que foi em virtude das eleições de 2024, e o casal de empresários ficou confiando na palavra do gestor afogadense.
Agora não custa perguntar ao gestor, o senhor até o momento cometeu uma grande inverdade, quando prometeu e até agora não cumpriu, e o senhor e sua equipe, fazem um alarde pelos quatros cantos de Afogados, anunciando pavimentações toda semana, é bom lembrar prefeito, que uma promessa não cumprida gera decepção e frustração na pessoa que esperava pelo cumprimento, acho eu que o casal de empresários que tanto investe em nossa cidade, deve estar com esse sentimento.
Sua promessa prefeito faz exatamente 01 ano, 03 meses e 21 dias da promessa não cumprida, faça um jeito de resolver. Como diz o adágio popular “mais vale não prometer do que prometer e faltar”. Fotos: Finfa
Conferência – A Prefeitura Municipal de Custódia, realiza através Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria da Mulher, da 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, com o tema ‘Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todos’. Será na próxima terça-feira (15), das 08 às 16 horas no Auditório da Secretaria Municipal de Educação na Praça Padre Leão.
Disse – “Eu sou de outro partido, mas sou aliado da governadora Raquel Lyra, sou aliado não é de discurso, eu sou o deputado federal que mais colocou emenda de bancada no Estado de Pernambuco, enquanto às vezes ela precisa ter recursos meus, vai ter, porque recursos de Pernambuco são bem aplicados”. (Deputado Federal Fernando Monteiro, ontem na filiação do prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro ao PSD)
Mostrando serviço – A gestão do prefeito Gilson Bento na cidade de Brejinho, tem mostrado serviços para a população, após 85% da construção da Academia da Saúde na Comunidade Lagoinha, está concluída, agora o prefeito anunciou o avanço nas obras de pavimentação em diversas ruas. “Nossa gestão tem o compromisso de cuidar de cada canto do município, levando obras que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. E é com esse olhar atento e responsável que seguimos trabalhando todos os dias por um Brejinho cada vez melhor”, disse o prefeito.
Você sabia? – Que o prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, ficou radiante com a 1ª Feira Criativa que aconteceu no João Pedro 2025. “Quero aqui reforçar o apoio total aos produtores, artesãos e empreendedores locais, e reconheço a importância de cada um na construção da nossa cultura e economia.E o melhor: vem mais por aí! Essa é só a primeira feira de muitas outras, ainda vão movimentar Santa Terezinha, fortalecendo nossas raízes e gerando oportunidade para quem vive do que planta, faz e cria com amor. Muito obrigado a todos e aguardem mais novidades em breve”, disse o prefeito Delson.
Frase – “Tenho saudade constatemente desse grande lider municipalista, você faz muita falta amigo”. (Ex-prefeita de Surubim Ana Célia, sobre o saudoso presidente da Amupe e ex-deputado estadual, José Patriota)
Agenda – Nesta sexta-feira (11), às 15h30, a governadora Raquel Lyra entrega a restauração da Rua Lygia Gomes da Silva, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Considerada a principal via da zona rural da cidade, a requalificação do espaço melhora a infraestrutura urbana, garante trafegabilidade segura e mobilidade, trazendo benefícios para a população e o comércio local. Na mesma ocasião, a gestora assina ordem de serviço para início das obras de requalificação da Ponte Preta, na Avenida Pan Nordestina (PE-15). Além disso, a chefe do Executivo autoriza a restauração da Avenida Senador Nilo de Souza Coelho (2ª Perimetral), o recapeamento da Rua Pedro Álvares Cabral e a manutenção de parte da Estrada da Mirueira.
Mudança de data – A assinatura da ordem de serviço para restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição e seu nicho, no Morro da Conceição, acontecerá na próxima semana. O ato vai marcar o início das obras realizadas pela Prefeitura do Recife. O monumento, símbolo de fé e patrimônio cultural da cidade, contará com serviços técnicos especializados para o reavivamento da pintura e tratamento dos pontos de oxidação, com o objetivo de garantir a preservação desse importante marco histórico e religioso. Equipes da Emlurb já estão no local realizando os preparativos para a obra. A nova data será confirmada nos próximos dias.
Perguntar não ofende – Por que na política têm pessoas que só coça pra dentro?
Por: Júnior Campos
A recente rejeição das contas do ex-prefeito e atual deputado estadual Luciano Duque (SD) pela Câmara Municipal de Serra Talhada, com um placar expressivo de 13 a 4, mostrou, mais uma vez, como a política local é marcada por disputas mesquinhas e articulações que atropelam o mérito técnico, movidas por interesses pessoais e vingança política.
Enquanto o Tribunal de Contas do Estado recomendava a aprovação das contas, a Câmara decidiu por outro caminho, um caminho claramente político e vingativo. Nos bastidores, não faltaram relatos da atuação direta da prefeita Márcia Conrado (PT), que mobilizou seus vereadores com força até a véspera da votação. As imagens e registros não deixam dúvidas: houve uma operação para garantir o resultado que interessava ao seu grupo.
Nesse cenário turbulento, marcado por rancores e disputas, a ausência de José Patriota pesa muito. Ele, sem dúvida, teria sido a ponte entre os diferentes lados, promovendo o diálogo, a conciliação e o respeito às instituições. É exatamente aí que sentimos profundamente a sua falta.
Patriota foi uma das maiores referências do municipalismo em Pernambuco e do território nacional. Com seis mandatos como presidente da Amupe, duas gestões como prefeito de Afogados da Ingazeira e com cadeira no conselho político da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, ele era reconhecido pela habilidade de articular consensos, mediar conflitos e fortalecer as instituições, mesmo em meio a crises políticas.
Se estivesse vivo, é quase unânime entre políticos e observadores que ele teria buscado um caminho diferente para essa guerra política que se instalou em Serra Talhada. Não para interferir, mas para mediar, acalmar os ânimos e buscar uma solução que preservasse a dignidade das instituições e o interesse público.
Hoje, diante desse cenário de descrédito na boa política e de desrespeito entre as instituições, fica a lição do legado do pajeuzeiro José Patriota: fazer política com responsabilidade, respeito e foco no fortalecimento dos municípios e das pessoas que neles vivem.
Que falta faz Patriota!


