Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra assina ordens de serviço para construção de Centro Especializado de Reabilitação e pavimentação de ruas

O Governo de Pernambuco deu mais um importante passo no desenvolvimento de obras estruturantes no Agreste. Nesta quinta-feira (10), em Caruaru, a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e outras duas ordens de serviço para a pavimentação de ruas da cidade. Também foi autorizada a abertura de duas licitações para obras na via de acesso ao abatedouro municipal e quatro ruas em Murici, na zona rural. A vice-governadora Priscila Krause participou das agendas.

“É uma alegria estar aqui para poder anunciar novas obras para Caruaru. Depois de entregarmos o Hospital da Mulher, que em breve completa mil partos feitos, estamos anunciando a ordem de serviço para início das obras de um centro de reabilitação que vai funcionar pertinho do complexo hospitalar do Governo de Pernambuco, além de pavimentações de ruas que vão melhorar o acesso da população aos locais. Tudo o que vem pela frente é muito melhor do que aquilo que a gente já construiu até agora”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O CER tem como objetivo ampliar o acesso à atenção especializada para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outras neurodiversidades. Entre os serviços, estarão fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Localizado no bairro Santa Rosa, próximo ao Hospital da Mulher do Agreste (HMG), a unidade também atenderá a municípios como Garanhuns, Pesqueira, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, entre outros, reduzindo a necessidade de ida a unidades na Região Metropolitana do Recife.

A ordem de serviço para execução das obras para construção da nova unidade, além de sua equipagem, contará com investimentos na ordem de R$ 11 milhões, recursos do governo federal e contrapartida do governo estadual. “É uma gama de trabalhos que vão ser oferecidos a toda a população do Agreste. Todos os municípios próximos vão poder contar com mais de 6 mil atendimentos por mês”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

No Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10), também foi aberta a licitação para a construção de um CER no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. “Reforçando a infraestrutura do interior, você se aproxima das pessoas que precisam e desafoga a infraestrutura da Região Metropolitana do Recife. Essa interiorização vem sendo feita com muita força. Esperamos com isso atender melhor o cidadão que tanto precisa”, registrou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

“São investimentos na área de infraestrutura, mobilidade, saúde. O CER é um equipamento importantíssimo de reabilitação que será construído, além de várias ruas que foram anunciadas. Isso se incorpora às diversas outras ações que fizemos e vamos fazer em conjunto com o Governo do Estado”, acrescentou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

OBRAS VIÁRIAS – Os investimentos para as obras viárias em Caruaru vão somar quase R$ 10 milhões. As ordens de serviço são destinadas a 10 ruas em áreas da zona rural do município, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano.

Já as licitações vão contratar uma empresa de engenharia para a obra na via de acesso ao abatedouro municipal, que possui uma extensão total de 3.990 metros. Outra licitação é para intervenções em Murici, que somam uma área de pavimentação de 1.810,97 metros quadrados. A contratação tem como meta principal oferecer melhorias nas vias que beneficiarão diretamente as comunidades atendidas, por meio da execução de serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização, entre outros.

“São muitos investimentos da gestão estadual chegando a Caruaru. O CER, que vai desafogar e atender pessoas que hoje precisam se locomover para a Região Metropolitana, e a pavimentação nas zonas rural e urbana”, destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “As ações divulgadas pela governadora Raquel Lyra fazem a diferença para a população, que por muito tempo aguardou por essas ruas. Também estamos garantindo que quem é da região possa ser atendido mais perto de casa com o Centro Especializado de Reabilitação”, complementou o diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira.

Também estiveram presentes no evento o deputado federal Fernando Monteiro, o deputado estadual Joaquim Lira; os secretários de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho; de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo; o diretor-presidente da Pernambuco Participações (Perpart), Francisco Amaral.

Após cobrar e garantir projeto executivo desde 2022, Diogo Moraes destacar importância da licitação da PE-145

Foi publicado quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, o aviso de abertura do processo licitatório para a restauração da rodovia PE-145, no trecho que liga Brejo da Madre de Deus a Jataúba, no Agreste de Pernambuco. A obra é uma demanda histórica da população local e representa um importante passo para o desenvolvimento da região. Representante do Polo de Confecções na Alepe, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que acompanha de perto a pauta da PE-145 há vários anos, reconheceu a importância da abertura do processo licitatório, mas fez questão de lembrar que o projeto executivo da obra já estava pronto desde 2022, ainda durante a gestão anterior, resultado de articulação do seu mandato junto ao Governo do Estado à época.

“Lutamos muito para garantir essa obra. Desde o governo passado, articulamos e conseguimos viabilizar o projeto executivo, que é uma etapa fundamental. Sem projeto, não há requalificação possível. Entregamos esse projeto pronto ainda em 2022, o que permitia que a atual gestão desse início ao processo desde o primeiro ano. Só agora, faltando um ano para as eleições, decidiram avançar”, criticou o parlamentar.

A PE-145 é uma das principais vias da região, com papel estratégico no escoamento da produção, na mobilidade da população e na integração econômica do Agreste. A situação precária da estrada tem sido motivo constante de reivindicação por parte da população e lideranças políticas locais.

Apesar das críticas quanto ao atraso, Diogo Moraes reforçou a importância da obra e torce para que a execução aconteça com celeridade e responsabilidade. “Mais do que um anúncio, a população quer ver máquinas na pista e a estrada sendo requalificada de fato. Seguiremos vigilantes para que essa obra saia do papel e traga melhorias reais para quem depende da PE-145 diariamente”, concluiu.

Governo de Pernambuco anuncia expansão do programa Leite para Todos com investimento de R$ 118 milhões, alcançando os 184 municípios do Estado

Foi lançado um edital de chamamento público para produtores de leite; objetivo é ampliar a oferta do alimento para famílias em situação de vulnerabilidade social

O Governo de Pernambuco irá expandir o programa Leite para Todos, política pública de combate à insegurança alimentar. Durante evento realizando nesta quinta-feira (10), no município de Garanhuns, no Agreste Meridional, a governadora Raquel Lyra anunciou o lançamento do novo edital de chamada pública com o aporte de R$ 94 milhões. Somado aos R$ 24 mi já destinados ao programa desde junho de 2024, o montante chega a R$ 118 milhões para garantir uma expansão histórica do programa. Agora, o Leite para Todos passa de 29 para 184 municípios. A vice-governadora Priscilla Krause participou do anúncio.

“Hoje, a distribuição é de 12 mil litros de leite por dia, de vaca e de cabra, e iremos chegar a 60 mil. São mais de R$ 100 milhões de investimento do Governo de Pernambuco, e o produtor e a produtora tendo a certeza de que o governo está pagando do jeito certo. Nós consolidamos uma política tributária importante, derrubamos o ICMS do leite no nosso estado e o pequeno produtor atualmente consegue comercializar com tranquilidade e segurança. Além disso, é a garantia de leite de qualidade chegando à mesa de quem mais precisa”, assegurou a governadora Raquel Lyra.

Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA), a iniciativa integra o conjunto de políticas públicas da gestão estadual no combate à insegurança alimentar da população, além de fortalecer a agricultura familiar garantindo renda aos pequenos produtores de leite de todo o Estado.

“É importante ressaltar que no ano de 2024, em comparação com 2022, Pernambuco reduziu em 29% as internações hospitalares por desnutrição, ou seja, internações hospitalares por fome. Então, o fortalecimento do programa, chegando aos 184 municípios, é fundamental para que a gente supere as desigualdades do Estado”, ressaltou a vice-governadora Priscila Krause.

Desde junho de 2024, o Leite para Todos beneficiou cerca de 45 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, distribuindo mais de 2,7 milhões de litros de leite em 29 municípios. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, explicou como funciona o programa. “O leite será comprado dos pequenos produtores, justamente daqueles que por muito tempo foram esquecidos. Garantimos um leite de qualidade, que é testado. O Leite para Todos volta como um programa que alimenta quem precisa, gerando renda para quem produz e ainda cuidando das pessoas”, detalhou.

A expansão do programa será feita de forma escalonada, conforme a adesão das cooperativas, associações e laticínios credenciados.

“Estamos presenciando um grande ato para a região da Bacia Leiteira e para todo o Estado. A gestão tem demonstrado seu comprometimento com o Agreste, trazendo desenvolvimento e investimentos em diversas áreas”, afirmou o deputado federal Fernando Rodolfo, ao discursar durante o evento. Já a deputada estadual Débora Almeida lembrou da valorização que a iniciativa promove aos produtores. “A nossa região é uma grande produtora de leite. A ampliação do programa vai possibilitar que o Estado possa adquirir o leite e valorizar esse produtor, gerando renda, emprego, e também possibilitando que chegue a quem precisa”, avaliou a parlamentar.

A distribuição do alimento, que é de 12 mil litros diários atualmente, irá aumentar para mais de 68 mil quando os 184 municípios estiverem contemplados. O volume médio do leite de vaca vai passar de 9,5 mil para 59 mil litros diários, enquanto o leite de cabra subirá de 2,7 mil para 9 mil litros por dia. “Vemos ações chegarem para as pessoas que mais precisam. O maior gerador de leite do Agreste Meridional é a Bacia Leiteira. Em nome dos prefeitos da região, agradeço por essa importante iniciativa”, registrou o presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codean) e prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo.

Estiveram presentes os deputados estaduais Doriel Barros, Luciano Duque, Antônio Moraes, Dannilo Godoy e Izaías Régis, os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas). Ainda compareceram presidentes de órgãos estaduais, como Moshe Fernandes (Adagro), Francisco Amaral (Perpart), Miguel Duque (IPA) e Paulo Lira (Cehab), e o reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Airon Aparecido.

Entre os prefeitos, participaram Delegada Thatianne Macêdo (Palmeirina), Junior Vaz (Pedra), Rorró Maniçoba (Floresta), Camila Souza (Iati), Saulo Maruim (Brejão), Nivaldo Tirri (Caetés), Dr. Edézio (Bom Conselho), Cacique Marcos (Pesqueira), Caíque (Angelim), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Simão (Alagoinha), Clelson Peixoto (Jucati), Dr. Elton Martins (Águas Belas), Zé Elias Filho (Calçado), Nego do Mercado (Capoeiras), Pedro Pilota (Itaíba), Rivanda Freire (Jupi), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Henrique Gois (Paranatama), Barbosa (São José da Coroa Grande), Wilson Lima (São João), Arnóbio Gomes (Terezinha), Professor Ronaldo (Tupanatinga) e Kelvin Cavalcanti (Venturosa).

Prefeitura de Caruaru investe em formação sobre o Autismo no cuidado à Primeira Infância

Como parte das ações do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI), a Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo oficinas e formações para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa está alinhada à meta 15 do Eixo II – Saúde Integral do PMPI, que visa garantir que 100% das crianças identificadas com deficiência sejam acompanhadas pela rede municipal. As formações fazem parte da estratégia de educação permanente dos profissionais que atuam na Atenção Básica e na Atenção Especializada.

“Estamos avançando com um olhar cada vez mais sensível e qualificado para nossas crianças, especialmente aquelas com TEA. Essas formações são fundamentais para garantir um atendimento mais humanizado e eficaz na rede pública, desde a porta de entrada do SUS. Ao investir na capacitação dos profissionais e oferecer materiais acessíveis tanto para a equipe de saúde quanto para as famílias, fortalecemos o cuidado integral e reafirmamos o compromisso do município com os direitos da primeira infância”, destacou Iracleide Araújo, secretária executiva da Primeira Infância.

Durante as atividades, os profissionais receberão uma cartilha elaborada por um neuropediatra, com orientações sobre condutas medicamentosas para crianças com TEA, contribuindo para padronizar e qualificar o atendimento prestado na rede. A proposta é também permitir que os profissionais renovem as receitas dos pacientes de sua área, facilitando o acesso das famílias ao tratamento contínuo. Além disso, será disponibilizada uma cartilha voltada às famílias, com informações práticas e orientações sobre o transtorno, fortalecendo o cuidado integral às crianças desde a primeira infância.

“Estivemos aqui no CERPRINC com inúmeros médicos da rede de assistência básicas- UBS, onde discutimos, debatemos e conversamos sobre o tratamento de crianças com TEA, para que possamos auxiliar todos de uma forma adequada e inclusiva”, finalizou o Neuropediatra Luiz Augusto Ferraz.

BNB fecha ciclo do Plano Safra com R$ 1,7 bilhão contratados em Pernambuco

O Banco do Nordeste (BNB) aplicou R$ 1,72 bilhão na agricultura de Pernambuco, no âmbito do Plano Safra, entre julho de 2024 e junho de 2025. O montante foi distribuído em operações de crédito voltadas para a agricultura familiar (R$ 1,12 bilhão) e empresarial (R$ 596 milhões). A instituição financia investimentos em projetos de convivência com o semiárido, sustentabilidade dos ecossistemas e desenvolvimento do cerrado.

Em toda área de atuação, que abrange estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, o crescimento foi de 15%. Foram, ao todo, R$ 22,8 bilhões em financiamento no apoio à produção de alimentos. A agricultura familiar respondeu R$ 9,5 bilhões e a empresarial, R$ 13,3 bilhões.

“Somos o principal agente financeiro do agronegócio na nossa área de atuação. Quase metade de todo crédito rural passa pelo Banco do Nordeste. Com isso, estamos ajudando aos produtores de todos os portes, principalmente, os pequenos e miniprodutores a melhorar sua competitividade com investimento em inovação e sustentabilidade, contribuindo para o crescimento do país, para a melhoria da qualidade de vida no campo e para a geração de emprego e renda”, afirma o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, Luiz Sérgio Farias Machado.

Para o superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Luiz de Queiroz, o estado possui uma intensa atividade agropecuária que demanda crédito para aumento e modernização da produção. “É importante destacar que foram obedecidas as vocações econômicas locais quando da aplicação no crédito, destacando principalmente o alto volume colocado no setor de pecuária e na agricultura familiar”, afirma.

Prefeitura do Recife divulga selecionados para a próxima fase do 3º Ciclo do Eita! Recife

Nesta edição, o programa bateu recorde de participação: foram recebidas 154 propostas de todas as regiões do Brasil. Soluções poderão receber até R$ 1,6 milhão. Lista completa já está disponível na plataforma Coreto

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta quinta-feira (10), o resultado dos projetos classificados para a etapa de prototipagem do 3º Ciclo do Eita! Recife – Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta, programa que conecta desafios reais da gestão pública a soluções inovadoras desenvolvidas por startups, empresas, universidades e organizações da sociedade civil. A lista completa está disponível na plataforma Coreto: www.coreto.recife.pe.gov.br.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), dentro da política municipal de inovação aberta que é referência nacional. Nesta edição, o programa bateu recorde de participação: foram recebidas 154 propostas de todas as Regiões do Brasil, consolidando, ainda mais, o Eita! Recife. Desse número, 12 avançaram para a fase de prototipagem, que consiste na soma dos classificados mais os vencedores do Hacker Cidadão 13.0, totalizando três projetos para cada um dos desafios que, nesta edição, abordam temas estratégicos e de alto impacto social. São eles: Doenças Crônicas na Saúde Pública; Gestão de Resíduos Sólidos; Agricultura Urbana e, por fim, Assistência Social e Tecnologia Assistiva, com foco em Acessibilidade Visual.

As propostas passaram por uma avaliação técnica rigorosa, considerando critérios como viabilidade, aderência ao desafio e potencial de impacto. As equipes classificadas seguem agora para a fase de prototipagem, onde receberão suporte técnico e metodológico para transformar suas ideias em soluções aplicáveis ao contexto da cidade.

As iniciativas mais maduras e com maior capacidade de gerar valor para a gestão pública poderão ser contratadas pela Prefeitura, com investimentos de até R$ 1,6 milhão por projeto – o que pode totalizar até R$ 6,4 milhões em recursos públicos investidos.

Para o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, o momento representa um avanço importante. “A cada edição, o programa se consolida como uma das principais estratégias de inovação pública do Recife, superando expectativas e mobilizando talentos de todo o país. Essa nova fase reforça o compromisso da cidade com soluções colaborativas, capazes de transformar políticas públicas e melhorar a vida da população. Estamos construindo, com consistência e inovação, um novo modelo de gestão mais eficiente, inclusivo e conectado com os desafios do nosso tempo”, ressalta.

O 3º Ciclo de Inovação Aberta é parte da estratégia municipal de fomentar um ecossistema de inovação forte, conectado e participativo, colocando a tecnologia a serviço de políticas públicas mais eficazes, humanas e inclusivas. “A diversidade de propostas recebidas e o engajamento das equipes demonstram o potencial transformador da inovação aberta. Estamos ansiosos para acompanhar o desenvolvimento dessas soluções e seus impactos concretos na vida das pessoas”, finaliza o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.

Caruaru avança na segurança e novamente registra queda nos índices de criminalidade

Os dados oficiais da Secretaria de Segurança Municipal confirmam: Caruaru segue se destacando como referência em segurança pública em Pernambuco. Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (10), dados na área da segurança pública foram apresentados em mais uma reunião do Comitê Permanente Juntos pela Segurança 2.0. No primeiro semestre deste ano, o município registrou uma redução de 9,6% nas Mortes Violentas Intencionais (MVI) em relação a 2024, alcançando o segundo melhor resultado da série histórica iniciada em 2017. Comparando com o cenário de 8 anos atrás, a cidade apresenta uma queda de 63% nesse tipo de crime.

Além disso, Caruaru ficou com a terceira menor taxa de homicídios entre os municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes. Nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), também houve queda expressiva: 10,58% a menos que em 2024, com destaque para os meses de São João, quando as ocorrências reduziram mesmo com o grande fluxo de turistas. Já os roubos e furtos de veículos caíram 4,5% no semestre.

“Caruaru se consolida como uma cidade que investe em segurança e no bem-estar do seu povo. Esses números refletem uma gestão comprometida, que trabalha com responsabilidade, investe em tecnologia e cuida de gente. Vamos seguir firmes, fazendo de Caruaru uma cidade cada vez mais segura e acolhedora”, comentou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O Secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho, reforçou o impacto das ações integradas com as forças operativas de segurança: “Esses resultados não acontecem por acaso. São fruto de um trabalho sério, estratégico e alinhado com a gestão municipal, que prioriza a segurança como política pública essencial. Caruaru segue como exemplo para todo o Estado, com ações eficazes e resultados concretos.”

Ainda durante a reunião, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, entregou aos agentes de trânsito do município 20 armas de Choque-Spark, que são dispositivos elétricos incapacitantes, acompanhadas de acessórios, como coldre e cartuchos.

Na ocasião, foi assinado também o decreto da criação da Escola Pública de Trânsito da cidade de Caruaru. A iniciativa tem o objetivo de ofertar inúmeras experiências, como cursos, atividades, encontros e vivências para os mais diversos públicos, a exemplo de ciclistas, pedestres, professores e profissionais da área de trânsito credenciados tanto presencialmente quanto na modalidade de ensino online.

O objetivo é promover a educação para o trânsito de forma permanente, contribuindo para a construção de uma cultura de preservação e valorização da vida. Durante o encontro, também foi divulgado que, graças às ações desenvolvidas para garantir melhorias de mobilidade em toda cidade, o Observatório de Segurança Viária certificou Caruaru com o Laço Amarelo. A Capital do Agreste foi a única contemplada em Pernambuco e a terceira cidade no Nordeste a receber o reconhecimento.

Nordeste do Brasil pode perder R$ 16 bilhões ao ano com tarifa de 50% sobre o Brasil, informa Sudene

Esse é o valor das exportações da Região para os EUA em 2024. Autarquia fez um levantamento dos prejuízos provocados pelo tarifaço para a Região


Após o anúncio de uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras por parte dos Estados Unidos, a Coordenação de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene fez uma sondagem para verificar os possíveis impactos da taxação para o Nordeste. De acordo com o estudo, Ceará, Bahia e Maranhão serão os estados mais afetados, já que são os principais exportadores da Região para os EUA em 2025. Só este ano, até o mês de junho, a pauta de exportações do Nordeste para os Estados Unidos somou US$ 1,58 bilhão, o equivalente a R$ 8,7 bilhões, sendo o principal exportador o estado do Ceará, seguido por Bahia e Maranhão. Juntos, eles representaram 84,1% do total exportado.

Foi avaliado, ainda, o ano de 2024, com Bahia, Maranhão, Ceará e Pernambuco protagonizando as exportações para os norte-americanos, sendo responsáveis por US$ 2,5 bilhões, aproximadamente R$ 14 bilhões. Nesse período, em sua totalidade, a Região exportou pouco mais de R$ 15,6 bilhões, considerando o valor do dólar de hoje (10/07). “Será uma perda significativa para a economia regional, caso este mercado seja fechado, uma consequência natural diante do aumento expressivo nos preços de mercadorias, conforme a lei da oferta e da procura mostra”, avaliou José Farias, coordenador de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene.

Ele explica que diante deste “aumento absurdo de tarifa”, os compradores norte-americanos naturalmente iriam procurar outros fornecedores no mercado mundial, refletindo não só na perda do PIB e de empregos, mas trazendo também “conseqüências indiretas bem mais pesadas sobre a cadeia produtiva regional, pois os produtos exportados, em geral, suportam uma longa cadeia de atividades no território, mesmo para aqueles produtos primários, como é o caso do cacau enviado para os EUA”.

José Farias enfatiza que o aumento pode levar a perdas relevantes para os pequenos agricultores e até mesmo para a indústria, principalmente para os quatro estados que mais exportam para os Estados Unidos. “Estamos falando de uma pauta muito diversificada, indo desde ligas de aço, passando por pastas químicas, pneus e variados produtos da agropecuária (tipicamente commodities).

Entre os produtos exportados destacam-se aço, frutas, pescados e calçados (Ceará), “com alta concentração em produtos com valor agregado médio, que podem perder competitividade com taxação adicional”, segundo Farias. Na Bahia, em 2025, os principais produtos exportados são cacau, óleos, pneumáticos, frutas (BA), com impacto significativo em setores como cacau (US$ 46 milhões) e pneumáticos (US$ 42 milhões). Já no Maranhão, pastas químicas e minérios são os principais produtos exportados.

Morar Bem: Governo de Pernambuco entrega títulos de propriedade a 575 famílias de Garanhuns, no Agreste Meridional

Iniciativa assegura o direito à moradia digna, entregando de maneira gratuita as escrituras públicas de imóveis
 
“Não se trata apenas de um papel, esse documento representa um direito que sempre foi nosso. Foram 41 anos esperando por esse momento, e hoje sentimos que fomos vistos”. Com essas palavras, a professora Alzineide Pimentel, de Garanhuns, Agreste Meridional, agradeceu ao receber das mãos da governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (10), o título de propriedade da sua casa por meio do Programa Morar Bem Pernambuco – Regularização Fundiária. Durante a solenidade, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, foram contempladas 575 famílias dos bairros Heliópolis (Cohab I) e Santa Rosa (Cohab II) do município. 
 
“Estamos aqui para afirmar que o Estado de Pernambuco reconhece e respeita o direito de cada família ter sua casa de forma digna, com escritura em mãos. Esse título representa o suor, o trabalho e o sonho de quem construiu sua história com esforço e muito sacrifício. Já são mais de 10 mil títulos entregues em todo o Estado, porque entendemos que moradia é um direito, e política pública séria precisa garantir isso. É com trabalho e compromisso que estamos mudando a vida dos pernambucanos”, ressaltou Raquel Lyra.
 
O Morar Bem Pernambuco – Regularização Fundiária teve início em setembro de 2023 e envolveu vistorias técnicas, levantamento socioeconômico e análise documental. Em Heliópolis, foram 298 cadastros realizados, com 191 famílias aptas à entrega. Em Santa Rosa, foram 557 cadastros, dos quais 384 estão sendo beneficiados nesta etapa.
 
“Esse dia representa o trabalho e o compromisso das equipes do Governo do Estado, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que buscaram essas famílias para realizar esse sonho antigo de ter sua propriedade regularizada. Garanhuns hoje está grata por mais essa importante entrega que é feita hoje”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.
 
A Perpart, empresa do Governo do Estado, é responsável pela execução do programa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). O processo é gratuito para os beneficiários, viabilizado por um convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que permite registrar os imóveis em cartório sem custos para famílias de baixa renda.
 
Presente no evento, o deputado federal Fernando Rodolfo falou da importância da iniciativa. “Este é mais um sonho que o Governo realiza para os pernambucanos. Vemos essas pessoas que esperaram por mais de 40 anos por essa segurança fundiária. Mas hoje acabou esse medo e foi entregue o título de propriedade para quem tanto precisa”. O estadual Isaías Regis corroborou. “Eu vejo de perto a necessidade da população da Cohab I e II por regularizar essas propriedades, uma luta antiga dessa população e que foi entregue pelo Estado”, disse.
 
O trabalho envolveu etapas de vistoria, cadastro socioeconômico e conferência documental, promovendo cidadania e valorização do território, como explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “Essas são as 575 moradias que iniciamos em setembro de 2024 e estamos entregando agora, mas o trabalho continua na Perpart. Nossa meta é chegar em 2026 com 50 mil títulos de propriedade entregues. Esse é o nosso compromisso com a habitação, no eixo da regularização fundiária, garantindo o documento de propriedade para quem já vive nessas casas, mas ainda não tinha a titularidade”, disse. 
 
O presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codean) e prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, destacou os benefícios que a iniciativa garante à população. “Essa política pública chega para concretizar um sonho de mais de 500 famílias. O gesto representa mais dignidade para a população. Hoje represento a Codeam e fico muito feliz de ver iniciativas como essa saindo do papel e beneficiando nossa população”, pontuou.
 
SAÚDE – Ainda pela manhã, a governadora Raquel Lyra visitou o Instituto Brasil de Saúde Policlínica, Oftalmo PE, também em Garanhuns. O espaço oferta serviços especializados em oftalmologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é contratualizada pelo Governo de Pernambuco para ampliação da assistência oftalmológica ambulatorial especializada e realização de transplante de córnea no interior do Estado. Entre maio de 2024 e abril de 2025, foram realizados 29.145 procedimentos, entre diagnósticos, ultrassonografias e tratamentos de doenças do aparelho da visão.
 
Estiveram presentes os deputados estaduais Dannilo Godoy e Débora Almeida, os secretários estaduais André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Hercílio Mamede (Casa Militar) e Zilda Cavalcanti (Saúde). Os presidentes da Adagro, Moshe Dayan Fernandes, e da Cehab, Paulo Lira, e os prefeitos Zé Elias (Calçado), Wilson Lima (São João), Henrique Gois (Paranatama) e Rivanda (Jupi) também acompanharam a agenda.
 
Foto: Janaína Pepeu/Secom

Com implantação de Centro de Reabilitação de Serra Talhada por Raquel Lyra, famílias sertaneja renovam a esperança de saúde inclusiva

Por anos, famílias do Sertão enfrentaram a dor de ver seus filhos, pais e entes queridos sem acesso a terapias especializadas, tendo que percorrer longas distâncias e enfrentar dificuldades financeiras e emocionais para buscar cuidados essenciais. Agora, essa realidade começa a mudar. Com a licitação publicada no Diário Oficial do Estado, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Serra Talhada será uma verdadeira revolução para essas famílias, oferecendo atendimento de qualidade e humanizado nas áreas motora, auditiva, visual e de linguagem, bem ao lado de casa.

O novo centro será um marco de esperança e alívio para todo o Sertão, oferecendo a pacientes de todas as idades o cuidado próximo que tanto merecem. “Será uma resposta concreta a uma demanda histórica da nossa população. O CER IV vai acolher crianças, jovens e adultos com deficiências físicas, auditivas, visuais, múltiplas e com transtorno do espectro autista (TEA), oferecendo um cuidado completo e afetuoso, que vai mudar vidas”, afirmou o deputado estadual Luciano Duque, autor do pedido do projeto à governadora Raquel Lyra.

Agradecendo à governadora pela sensibilidade e apoio, Duque destacou que o projeto representa uma nova era para a região: “Ela tem olhado para o Sertão com o coração aberto”, disse.

“Quando a gente sonha junto com o povo e luta com coragem, as coisas acontecem. Essa conquista é de todas as mães, pais, cuidadores e pessoas com deficiência que resistiram na esperança de dias melhores. Seguimos firmes, por mais saúde, inclusão e dignidade para o nosso povo sertanejo”, concluiu o parlamentar.