Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Arcoverde amanhece com notícia boa: Zeca Cavalcanti garante 20% a mais no adicional de insalubridade para merendeiras da rede municipal

Na manhã desta quinta-feira (10), Arcoverde acordou com mais uma ação concreta de valorização profissional. O prefeito Zeca Cavalcanti assinou o decreto que garante 20% de incremento no adicional de insalubridade das merendeiras que atuam na rede municipal de ensino.

A medida reconhece o esforço diário das profissionais que cuidam com dedicação da alimentação dos estudantes, muitas vezes em condições adversas. Com a assinatura do decreto, o adicional passa a repercutir diretamente no salário dessas servidoras, promovendo mais justiça e dignidade a quem está na linha de frente do cuidado com os alunos.

“É um gesto que elas merecem. Um trabalho árduo, feito com responsabilidade e muito carinho. Esse incremento de 20% é mais do que justo para garantir tranquilidade e valorização a essas mulheres que tanto contribuem com a nossa rede de ensino”, afirmou o Prefeito durante a assinatura do decreto, realizada no gabinete municipal.

A medida reafirma o compromisso da gestão com a valorização dos servidores públicos e a construção de uma cidade que respeita e reconhece quem cuida do bem-estar coletivo. Arcoverde segue avançando com trabalho, responsabilidade e justiça social.

“A movimentação de carga nos portos foi a maior da história. Isso é mais emprego e renda para a população”, comemora Silvio Costa Filho

O volume de carga movimentada pelos portos brasileiros nos cinco primeiros meses do ano é o maior registrado na história. Dados do Estatístico Aquaviário da Antaq apontam que a movimentação de cargas entre janeiro e maio foi de 532 milhões de toneladas, número que supera em 0,8% o registrado no mesmo período de 2024, até então o maior volume já movimentado pelos portos brasileiros. Os números apontam para o crescimento de novos negócios, gerando mais emprego e renda para os brasileiros.

O recorde foi comemorado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que vê nas estatísticas o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo Federal. “O crescimento da movimentação nos portos é reflexo das políticas públicas do governo do presidente Lula e do crescimento da economia. Temos adotado medidas estratégicas para ampliar ainda mais a capacidade de nossos portos e descentralizar a movimentação, promovendo o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do país. A movimentação de cargas nos portos foi a maior da história e isso mostra que estamos no caminho certo. Isso é mais emprego e renda sendo gerado para a população”, comentou Costa Filho.

Para o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o crescimento está relacionado também ao aumento da produção agropecuária neste período do ano. “O forte da safra agrícola ocorre no segundo semestre, mas desde o ano passado temos percebido um crescimento da carga no início do ano”, disse.

De acordo com os dados da Antaq, houve recorde de movimentação de carga pelo terceiro mês consecutivo. Os números registrados em maio — 118,4 milhões de toneladas — foram os melhores da história para o mês e 7% superiores aos de 2024. Entre os portos públicos, o destaque foi o crescimento da movimentação no Porto de Rio Grande (RS), com aumento de 47% no volume de carga. A explicação, neste caso, é a redução das operações no ano passado, provocada pelas enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.

Outro ponto que chama a atenção no Estatístico Aquaviário da Antaq é o consistente aumento do transporte de contêineres pelos portos brasileiros. Ao longo de todo o ano de 2024, a carga conteinerizada superou em 20% a movimentação do ano anterior. Os números dos cinco primeiros meses de 2025 já são 7% superiores aos do mesmo período do ano passado.

Leilões – De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, os recordes constantes na movimentação de carga estão sendo acompanhados por outras medidas que ampliam a capacidade dos portos brasileiros. Está previsto ainda para este ano o leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos — Tecon Santos 10 — que irá ampliar em 50% a capacidade do maior porto do país.

Em setembro, será realizado o leilão para concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, modelo inédito no país. A medida também está prevista para outros quatro portos — Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande — o que trará maior eficiência à movimentação de navios e cargas, permitindo inclusive a chegada de embarcações de maior porte aos portos brasileiros.

“Desde o início de 2023, realizamos 22 leilões portuários, levando investimentos privados — R$ 12 bilhões — para toda a costa brasileira. Até 2026, serão 60 leilões, com investimentos totais de R$ 30 bilhões. Isso é cinco vezes mais do que foi investido desde a mudança na Lei dos Portos, em 2015, até 2022. Em termos de número de leilões, o aumento é de 40%. Isso mostra a importância que o governo Lula dá ao setor, pois amplia nossa capacidade de movimentação, gera emprego e renda não só nos arredores dos portos, mas em um raio de influência muito maior”, avalia Costa Filho.

Nova sede do CREAS Simone Albuquerque é entregue no Bongi

Com investimento de R$ 208 mil, espaço requalificado amplia a qualidade do atendimento a mais de cinco mil pessoas em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, inaugurou na manhã desta quinta-feira (10) a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Simone Albuquerque, no bairro do Bongi. O equipamento, que integra a Política de Assistência Social do município, foi transferido para um novo endereço e passou por uma requalificação completa para oferecer um atendimento mais acolhedor a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. O investimento na requalificação foi de R$ 208 mil.

“Se você fizer um correlato com a Saúde, o CREAS é como se fosse uma policlínica da assistência. Aqui, a equipe faz o acolhimento de famílias e de pessoas em situação de vulnerabilidade que têm seus direitos violados e precisam de um acompanhamento especializado, tudo agora com uma capacidade maior”, explicou o prefeito João Campos. “E Recife, com os sete CREAS, atende o que preconiza o próprio Ministério da Assistência, de ter um CREAS para cada 200 mil pessoas. É importante manter essa rede ativa, mobilizada e sempre reestruturada. O próximo passo é a digitalização dos serviços e fazer uma integração ainda maior, como já fizemos, por exemplo, na Saúde, e faremos na Assistência”, garantiu o gestor.

Localizado na Rua Acajutiba, nº 168, o equipamento foi pensado para melhorar tanto o atendimento aos usuários quanto às condições de trabalho das equipes técnicas. A unidade integra a Região Político-Administrativa 5 (RPA 5) e atende diretamente cerca de 170 famílias, moradoras de 16 bairros: Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueira, Mustardinha, San Martin, Sancho, Tejipió e Totó. Desde o início de 2024, o equipamento já realizou cerca de 5 mil atendimentos especializados, oferecendo suporte psicossocial e socioassistencial com foco na superação de violações de direitos.

A requalificação levou aproximadamente um mês e incluiu renovação de revestimentos, revisão elétrica e hidráulica, pintura geral, instalação de ar-condicionado em todas as salas de atendimento e áreas de trabalho, troca de portas, manutenção de janelas, substituição de fechaduras, demolição e construção de novas alvenarias, além da aquisição de novos móveis, equipamentos, acessórios e placas de sinalização interna e externa.

Durante a entrega, a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, destacou a importância do CREAS na rede de proteção social da cidade. “O CREAS é uma porta essencial de acolhimento, proteção e reconstrução de vínculos sociais. Esta nova sede simboliza um avanço significativo na qualidade e na ampliação do nosso atendimento. Com um espaço mais amplo e adequado, oferecemos mais conforto e dignidade a quem busca nossos serviços, além de melhores condições de trabalho para as equipes que estão diariamente na linha de frente, cuidando de quem mais precisa”, afirmou Pâmela. Hoje, o Recife possui sete CREAS e, com isso, atende a meta preconizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que é de um CREAS a cada 200 mil habitantes.

SIMONE ALBUQUERQUE – Assistente social natural de João Monlevade (MG), Simone foi uma das principais referências na construção e consolidação da política pública de assistência social no Brasil. Com trajetória iniciada no Sistema Único de Saúde (SUS), dedicou sua carreira à estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuando de forma estratégica, especialmente em Belo Horizonte e no Governo Federal. Foi diretora do Departamento de Gestão do SUAS, vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e, até março de 2023, dirigia o Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social. Sua atuação foi marcada pela defesa da valorização dos trabalhadores do SUAS, pelo respeito à diversidade dos sujeitos atendidos e pela qualificação das políticas públicas. Simone faleceu em outubro de 2023, aos 61 anos, deixando um legado reconhecido nacionalmente. Em sua homenagem, a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do bairro do Bongi, no Recife, passou a levar seu nome.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Festival de Inverno de Garanhuns inicia sua 33ª edição nesta quinta-feira (10)

Em clima de música, arte e cultura, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) está prestes a encantar multidões. Nesta quinta-feira (10), acontece a abertura oficial do maior festival multicultural da América Latina. O evento segue até o dia 27 de julho e pelo segundo ano consecutivo acontece sob a gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o patrocínio do Governo do Estado — por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) — além da Esportes da Sorte. O Festival também recebe o apoio de O Boticário, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas passem pela cidade durante os 18 dias do evento, proporcionando um impacto direto em setores de hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, turismo, serviços e economia criativa. Com um retorno econômico de aproximadamente 200 milhões na economia local, a ocupação hoteleira ultrapassa 90%, gerando milhares de empregos temporários. Mais do que números, o FIG deixa um legado duradouro: fomenta os equipamentos turísticos da cidade, promove a inclusão de artistas locais e fortalece o cenário cultural e econômico de Garanhuns durante o ano todo.

Com o tema ‘Tradição Viva, Cultura em Movimento’, a programação reúne centenas de atrações, espalhadas por 20 polos culturais, contemplando diversas linguagens artísticas, como música, circo, dança, teatro, literatura, artes visuais, fotografia, audiovisual e oficinas. Garanhuns receberá artistas de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria selecionada por meio dos editais convocatórios da Secretaria de Cultura, que também é responsável pela coordenação geral do evento.

“O Festival de Inverno é um evento de 35 anos que atrai pessoas de todo o Brasil desde a sua primeira edição. Por todo esse histórico e por ser um festival único, com o clima característico que apenas Garanhuns possui, segue movimentando e colocando a cidade no cenário nacional. O FIG também é um dos principais ativos econômicos de Garanhuns. Durante todo o mês de julho uma grande cadeia produtiva é impactada positivamente, gerando empregos diretos e indiretos, renda e oportunidades em diversas áreas”, destaca o prefeito Sivaldo Albino.

HOMENAGEM — O xilogravurista e cordelista J. Borges é o homenageado do FIG em 2025. Natural de Bezerros, o artista consagrado foi responsável por eternizar o imaginário nordestino com a arte criada através dos entalhes na madeira. Desde personagens populares da cultura regional, como cangaceiros, vaqueiros e cantadores até seres encantados, anjos e demônios, o artista falecido em 2024 se eternizou como um dos grandes mestres da cultura popular.

“O festival é um grande celeiro cultural. Além dos shows, o evento promove outras tantas manifestações artísticas, tais como teatro, artesanato, artes visuais, audiovisual, dança, literatura e gastronomia. Este ano, a homenagem ao mestre J. Borges reforça essa diversidade, com exposições e atividades que conectam a tradição da xilogravura e expressões artísticas contemporâneas”, completa a secretária de Cultura, Sandra Albino.

IDENTIDADE VISUAL — A identidade visual do 33º FIG foi criada pelo xilogravurista e ilustrador Bacaro Borges.  A proposta estética do FIG foi desenvolvida com o objetivo de representar, através da xilogravura, a alma do festival, suas múltiplas linguagens, além da identidade cultural do Nordeste e da cidade de Garanhuns. A arte criada por Bacaro traz figuras do povo, cenas cotidianas, manifestações culturais de rua e expressões típicas do Agreste pernambucano. “É uma satisfação enorme fazer este trabalho tão especial, porque o Festival de Inverno de Garanhuns é um evento conhecido nacionalmente e mundialmente. E a gente tem toda uma história com a cidade também. É uma cidade que eu particularmente gosto muito”, destacou o artista, que é filho de J. Borges.

MÚSICA – Além da Praça Mestre Dominguinhos, outros polos estarão abrigando as apresentações musicais, entre eles o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que vai contar com apresentações musicais intimistas, bem como o Palco Pop e Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário); e Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.

CULTURA POPULAR – O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna vai reunir, de 19 a 27 de julho, atrações de diversos municípios pernambucanos, entre elas Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, Cavalo Marinho Boi Pintado, Mestre João Limoeiro, Orquestra Henrique Dias e Coco Raízes de Arcoverde, comandado pelo Mestre Assis Calixto, também reconhecido como Patrimônio Vivo desde 2019. Além das apresentações no palco, os finais de semana contarão com cortejos saindo do Relógio das Flores, nos dias 12, 13, 19, 20 e 26 de julho, com atrações como o tradicional Boi da Macuca, Troça Carnavalesca John Travolta, o Bloco da Saudade, entre outros grupos.

GALERIA GALPÃO – Localizada na Escola Municipal Pe. Agobar Valença, a Galeria Galpão abrange uma vasta programação de artes visuais, fotografia e gastronomia. Dentre as atrações, o Projeto Xilogravura nas Escolas – Exposição Cosmovisões, de Cacau Arcoverde, propõe uma imersão no universo da arte que eternizou J. Borges. Além da exposição artística, o projeto vai transcender linguagens, com o relançamento do eBook “Atravessar, Apreender, Ensinar, ser Artista” e a exibição do documentário “J. Borges, Uma Vida na Xilogravura”.

CASA DOS SABERES – Diversas oficinas serão promovidas de 14 a 18 de julho na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, poesia, literatura, confecção de mamulengos, entre outros.

VIRTUOSI NA SERRA – Em sua XVIII edição, o Virtuosi na Serra abrange seis concertos de música erudita na Capela do Seminário São José, cartão postal da Cidade das Flores. Os pianistas Luis Felipe Oliveira e Lucas Thomazinho, o violista Rafaell Altino e a Orquestra Jovem de Pernambuco, responsável pela noite de abertura, sob regência de Carlos Anísio.

TEATRO – A programação do FIG contempla grandes espetáculos de teatro adulto, alternativo e infantil, que acontecem  a partir da sexta-feira (18). Dentre os destaques, estão a apresentação inédita em Garanhuns do espetáculo ‘O Figurante’, com Mateus Solano; ‘Mulheres Solteiras Procuram’, com Luciano Szafir e Pitty Webo e ‘A Luta’, com Amaury Lorenzo. Todos os espetáculos serão realizados no Centro Cultural do Sesc Garanhuns.

SESC E SEBRAE – O Centro Cultural do Sesc Garanhuns vai contar com uma série de ações voltada para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue mantida para realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.

Brinca Recife desembarca em espaços públicos para garantir as férias dos pequenos cidadãos

Em ação inédita, Prefeitura do Recife implementa programa de colônias de férias por toda a cidade, em espaços como o Geraldão, unidades de ensino e do Compaz, praças, parques, bibliotecas e museus, entre outros. No total, garotada tem mais de 400 atrações em julho

Dança, esportes, atividades lúdicas, shows com artistas como Ilana Ventura, Mari Bigio e tio Bruninho, além de, claro, muita brincadeira. De olho nos pequenos que estão em férias escolares, a Prefeitura do Recife lança o programa Brinca Recife. As atividades, totalmente gratuitas, ocorrem entre os dias 11 e 27 de julho. A programação completa está no app Conecta Recife  ou pelo site https://conecta.recife.pe.gov.br, onde os papais, mamães e cuidadores também podem conferir quais são as oficinas e atividades que requerem inscrições prévias e como fazê-las.

Fazem parte da iniciativa lúdica as secretarias de Educação; Cidadania e Cultura de Paz; Turismo e Lazer, Esportes e Cultura, além do Programa Recentro. As ações contemplam os pequenos das mais variadas idades, incluindo a Primeira Infância, com ações destinadas a crianças entre 0 e 6 anos. E, para animar ainda mais a criançada, em todos os equipamentos participantes, a Secretaria de Turismo e Lazer estará presente com brinquedos que prometem garantir ainda mais diversão para a criançada com equipamentos infláveis.

ABERTURA COM MUITA MÁGICA – No dia 15 de julho, a criançada poderá conferir as maravilhosidades da imaginação com um show gratuito do mágico Rodrigo Lima no Parque 13 de Maio, às 15h. Um dos principais locais de afeto da garotada na cidade do Recife por gerações, o espaço recentemente ganhou a maior Praça da Infância da cidade, além de um Ponto de Leitura para estimular a imaginação e fomentar viagens ao mundo encantado dos livros.

ESPORTES – Para os que amam movimentar o corpo, a dica é procurar as atividades do Geraldão, que irá ofertar 16 atividades, entre oficinas de futsal, futmesa e vôlei de mesa, handebol, basquetebol, lutas, pintura, pipa, pilates, danças, alongamento e sessão de cinema. O local também vai disponibilizar oficina de Bobbie Goods e pintura, além de esportes adaptados e caça ao tesouro. Para participar, basta ir ao Geraldão nos dias e horários indicados e procurar a sala ou espaço em que a atividade está sendo oferecida. Não há inscrição prévia ou limitação de vagas.

MUSEUS – Para encher de cores, acordes e programações culturais as férias de julho, três museus mantidos pela Prefeitura do Recife irão oferecer, a partir do próximo dia 11, programação diversificada para diversas faixas etárias, incluindo desde oficinas artísticas a brincadeiras educativas que estimulam a criatividade e o conhecimento cultural. As atividades começam no Paço do Frevo e alcançam o MAMAM e o Murillo La Greca, a partir dos dias 15 e 17, respectivamente. Entre as atividades, oficinas de frevo com Flaira Ferro, confecção de bonecos gigantinhos, oficinas artísticas e brincadeiras educativas, confecção de bonecas e pintura, além de oficina de iniciação ao malabarismo com objetos recicláveis.

BIBLIOTECAS E COMPAZ – Na rede de Bibliotecas Populares e nas unidades dos Centros Comunitários da Paz, serão mais de 260 ações em 15 equipamentos diferentes espalhados por toda a cidade. Brincadeiras populares, confecção de história em quadrinhos, banhos de piscina, contação de histórias, atividades esportivas e culturais, oficinas das mais variadas que incluem dança e pintura, em uma ocupação democrática dos espaços, nos bairros de Afogados, Casa Amarela, Pina, Ibura, Caxangá, Cordeiro, Ilha Joana Bezerra e Alto Santa Terezinha, entre outros.

PRIMEIRA INFÂNCIA – A Primeira Infância receberá especial atenção, com 90 atividades que irão ocorrer no Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), localizado na Avenida Caxangá, além dos Laboratórios da Primeira Infância situados no Compaz Leda Alves (Pina) e Professor Paulo Freire (Ibura). Entre as atividades, pais, cuidadores e suas crianças poderão participar de atividades como brincar livre, estímulos sensoriais para bebês, arte sensorial e experiências sensoriais ao ar livre, com elementos da natureza.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO – Os estudantes da rede municipal de ensino que estão em férias também poderão curtir as atividades, que irão acontecer nas escolas Reitor João Alfredo (Ilha do Leite) e Diná de Oliveira (Iputinga). Com capacidade para 600 estudantes, as atividades focadas em cultura popular e meio ambiente irão acontecer entre os dias 21 e 25 de julho, entre 9h e 12h, e envolvem contação de histórias, oficinas de danças afro e populares, capoeira, circo e jogos, além de batalhas de rima, entre outras atividades.

NO BAIRRO DO RECIFE – No Bairro do Recife, as atividades gratuitas envolvem uma colônia de férias dentro da escola municipal Nossa Senhora do Pilar, com vivências para a promoção do desenvolvimento integral e amplo. Entre as ações, atividades esportivas e lúdicas, oficina de alimentação saudável. Na Avenida Rio Branco, o dia 27 de julho será marcado por atividades que ocorrem entre 8h e 12h com ações voltadas aos pequenos, que contarão ainda com oficina de bandeirolas.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS – A parte musical e artística também não deixa a desejar, com apresentação de Mari Bigio na Praça da Infância do Ipsep, no dia 16 de julho, a partir das 10h. No dia 17, Ilana Ventura se apresenta para os pequenos, a partir das 15h, no Geraldão, e também encantará o público do Compaz Dom Helder no dia 18, às 17h. Já o mágico Rodrigo Lima promete fazer a alegria da garotada em diversos espaços da cidade, como o Parque 13 de Maio, no Compaz Leda Alves, comunidade do Pilar, Compaz Ariano Suassuna e também no Eduardo Campos.

Ressarcimento por fraude no INSS começa no dia 24; veja como aderir

g1 – O governo anunciou nesta quinta-feira (10) a abertura do prazo para ressarcimento dos descontos indevidos relacionados à fraude no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A partir desta sexta (11), aposentados e pensionistas podem aderir ao acordo para receber os valores. Já o pagamento está previsto para começar em 24 de julho.

Segundo o governo, já podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades.

“As primeiras pessoas aptas para utilizar essa funcionalidade são aquelas que contestaram e não obtiveram qualquer tipo de resposta em 15 dias”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Ainda segundo Waller, mais de 1,8 milhão de pessoas já estariam aptas a utilizarem a funcionalidade ou irem aos Correios. “Os primeiros 100 mil serão pagos no dia 24 [de julho] e assim sucessivamente”, explicou o presidente.

Os pagamentos serão diários. Dessa forma, o presidente acredita que todos que fizeram a contestação serão pagos nesse primeiro mês.

A adesão, que é gratuita, é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em sua conta, sem precisar recorrer à Justiça.

Não é necessário envio de documentos adicionais e, após o envio, o valor será depositado imediatamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício.

Segundo o INSS, até agora a entidade recebeu 3,8 milhões de contestações (97,4% dos pedidos abertos). Cerca de 3 milhões dos casos (81%) ficaram sem resposta das entidades associativas.

Em entrevista coletiva, nesta manhã, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS deram detalhes sobre o acordo proposto pelo governo federal, além do cronograma, valores e formato de adesão.

“Vamos enviar para o Congresso essa medida provisória (MP) para abertura de crédito extraordinário, de aproximadamente de R$ 3 bilhões, para fazer esse ressarcimento”, afirmou Wolney Queiroz.

“Chegando ao parlamento [a MP] vai ser uma oportunidade de aproximar os presidentes das Casas dessas soluções para que eles também possam integrar esse consenso nacional”, prosseguiu.

Segundo o ministro, a expectativa é que a MP seja enviada ao Congresso nos próximos dias.

“O meu desejo é que a MP seja enviada ainda hoje [quinta], mas tem uma tramitação legal e é um procedimento. Mas o governo deseja que seja de forma rápida. Da minha parte eu vou fazer contatos com o Hugo [Motta] e com o Davi [Alcolumbre] para que eles se preparem para receber essa medida e cuidem bem dela”, afirmou Queiroz.

Governadora Raquel Lyra lança segunda edição do Festival Pernambuco Meu País

 
Nesta sexta-feira (11), às 9h, no Centro Cultural Cais do Sertão, a governadora Raquel Lyra lança a segunda edição do Festival Pernambuco Meu País. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O festival ocorrerá entre julho e setembro, com um total de 21 dias de programação, em cidades do Agreste e do Sertão.

Caruaru: Comdema realiza VII Assembleia Extraordinária com foco em sustentabilidade e gestão ambiental

Foi realizada nesta quarta-feira (9), na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru, a VII Assembleia Extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), referente ao biênio 2024/2025. A reunião contou com a participação de representantes de diversas entidades de classe, parceiros da iniciativa privada e membros da administração municipal.

A assembleia foi presidida pelo secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal e atual presidente do Comdema, Renato Lyra. O encontro teve como objetivo discutir pautas prioritárias para o fortalecimento da política ambiental no município.

Durante a reunião, foram abordados os seguintes temas: Fórum de Arborização Municipal de Caruaru; devolutiva do São João Sustentável do município; multas ambientais e a criação de uma câmara técnica; reformulação do Comdema; evento em alusão ao aniversário do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS) – Serra dos Cavalos; além de informes gerais.

A convocação foi feita por meio de edital, reforçando a importância da participação ativa dos conselheiros nas decisões que impactam diretamente o meio ambiente de Caruaru.

O secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra, destacou a apresentação dos resultados positivos do São João Sustentável 2025 durante a reunião do Comdema. “Foi anunciada a criação da Câmara Técnica de Meio Ambiente, que visa aprofundar discussões e propor ações sustentáveis para o município”, informou. Outro ponto de destaque foi o fortalecimento da parceria para a realização do Fórum Estadual de Arborização, que acontecerá em Caruaru. “Será uma grande oportunidade para reunir especialistas, gestores e ambientalistas em prol de cidades mais verdes e resilientes”.

Inclusão e cuidado: Arcoverde agora tem Transporte Sanitário Eletivo para pacientes com mobilidade reduzida

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou oficialmente o serviço de Transporte Sanitário Eletivo (TSE), voltado ao atendimento de pacientes com mobilidade reduzida ou comprometida. A iniciativa visa garantir mais segurança, dignidade e acessibilidade à população que necessita de deslocamento dentro do município para consultas, exames e demais procedimentos na rede pública de saúde.

O novo serviço atende prioritariamente pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), amputações, limitações físicas severas ou outras condições que impeçam o deslocamento com autonomia. O acesso ao transporte é viabilizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS): após avaliação médica, o paciente é encaminhado com laudo, e a equipe da Atenção Primária agenda o transporte de acordo com a necessidade clínica.

Com essa medida, Arcoverde avança significativamente na promoção da equidade em saúde, colocando em prática uma política pública voltada ao cuidado integral das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. O TSE representa um marco na assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, consolidando a gestão pública como referência regional em inclusão e acessibilidade.

“Saúde de verdade é quando todos têm acesso. Dissemos que íamos cuidar do povo de Arcoverde, é isso que estamos fazendo!”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti. Com mais essa conquista, Arcoverde reafirma sua liderança entre os municípios que estão construindo uma saúde pública forte, moderna e para todos. Da Assessoria