Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

A Feira das Feiras: na abertura da 25ª edição da Fenearte, governadora Raquel Lyra celebra a força do artesanato brasileiro

Investimento do Governo de Pernambuco para a edição deste ano foi de R$ 15 milhões

“São iniciativas como a Fenearte que nós precisamos continuar consolidando. Artesanato, arquitetura, mobiliário: tudo anda junto. É assim que movimentamos a nossa economia, valorizando o que Pernambuco tem de mais autêntico”. Foi com essas palavras que a governadora Raquel Lyra abriu oficialmente, nesta quarta-feira (9), a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora visitou estandes e cumprimentou artesãos, comerciantes e visitantes. Recepcionada ao som vibrante do xaxado do grupo Cabras de Lampião, de Serra Talhada, a governadora percorreu espaços como a Alameda dos Mestres e o tradicional Salão de Arte Popular Ana Holanda.

“Todo mundo está convidado para vir à Fenearte. Tenho certeza de que neste ano teremos recorde de público. Desta vez estamos abrindo um pouquinho mais cedo, para que tudo aconteça com tranquilidade. Nos próximos dias, Pernambuco se transforma na maior vitrine de artesanato da América Latina”, completou a chefe do Executivo estadual.

Com o tema “A Feira das Feiras”, a edição histórica da Fenearte presta homenagem às feiras livres do Estado, reconhecidas como ponto de partida de muitos mestres artesãos. O evento vai até o dia 20 de julho e reúne mais de 5 mil artistas, expositores e empreendedores, ocupando cerca de 700 espaços de comercialização, sendo mais de 300 voltados exclusivamente para artesãos pernambucanos.

A presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Ana Luiza Ferreira, destacou que a expectativa é superar os R$ 108 milhões de impacto econômico da edição passada. “Tivemos ano passado 320 mil pessoas circulando por aqui, e esperamos este ano bater esse número. Estamos falando de 5 mil artesãos, 700 espaços de comercialização. Enfim, é um evento que, de fato, enche os olhos e o coração da gente”, disse a presidente.

Responsável pela curadoria do feira, Camila Bandeira reforçou a conexão do tema de 2025 com a origem de muitos artistas. “Escolhemos o tema ‘A Feira das Feiras’ para fazer homenagem a essa trajetória, essa memória da Fenearte. E também fazemos uma referência a todas as feiras livres que estão espalhadas por todo o nosso território”, disse. Lúcio Omena, diretor de conteúdo da feira, reforçou o papel afetivo e transformador do evento. “Esta é uma edição que comemora 25 anos de uma política de Estado. É algo para se celebrar muito no Brasil”, disse.

Realizada desde o ano 2000, a Fenearte se tornou mais do que uma reunião e encontro plural de atores da nossa cultura popular, hoje ela é um símbolo de política pública que já faz parte da formação e imaginário popular de todos os pernambucanos.

Quem se faz presente desde o início de tudo pode contar o que viu, viveu e ouviu. É o caso de Geralda Farias, artesã e ex-coordenadora do evento. Ela participa da Fenearte desde a primeira edição. “Eu guardo a Fenearte como um marco de luz na minha vida. Foram 25 anos de êxito, é um prazer enorme participar”, afirmou a artista.

PERNAMBUCO MEU PAÍS – A programação cultural é um dos destaques da feira. Pela primeira vez, o evento conta com o Palco Pernambuco Meu País, com 70 apresentações de grupos e artistas ligados à cultura popular. “A cultura popular é o grande destaque desta Fenearte. Temos diversas linguagens reunidas: música, dança, economia criativa e artesanato, além de oficinas para crianças e espaços para toda a família”, destacou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, também ressaltou a importância da feira na mensuração de resultados turísticos. “A Fenearte lota os hotéis da Região Metropolitana do Recife. Nosso setor de pesquisa avalia o perfil dos visitantes e o impacto na economia. Ano passado já tivemos recorde de movimentação e esperamos bater novamente esses números”, explicou Loyo.

A feira também oferece serviços como o Espaço Cidadania, voltado para acolhimento de crianças de 4 a 13 anos enquanto pais e mães trabalham ou visitam o evento. Também há exposições imersivas e o espaço do Programa Pernambuco Artesão, uma parceria com o Sebrae que estimula a produção e capacitação dos artistas.

Além disso, também foi feito um investimento na segurança para o evento. Durante os dias de feira, 1342 profissionais de segurança pública estarão a postos para atender os visitantes por meio da Delegacia Móvel, ações do Alerta Celular. Haverá também vigilância por meio de drones e pela Plataforma de Observação Elevada, instalada na área externa do evento.

Do interior de São Paulo, a artesã Isabel Ferrari participa pela primeira vez da feira e exibe bancos esculpidos em marchetaria. “É um reconhecimento enorme estar aqui. É muito bom conhecer os artistas que sempre admirei de longe e poder compartilhar meu trabalho com um público tão interessado”, relatou. Fotos: Hesíodo Góes e Yacy Ribeiro/Secom e Ed Machado/Seplag

Formatura do Viva Mais Cidadania Digital celebra protagonismo e inclusão digital de pessoas idosas no Recife

Com a presença de autoridades, parceiros e familiares, cerimônia homenageou 356 formandos e reforçou compromisso da cidade com o envelhecimento ativo e conectado.

O Cine Teatro do Parque foi palco, nesta quarta-feira (09), de uma tarde de celebração e cidadania. Em clima de reconhecimento e inclusão, 356 pessoas idosas concluíram o curso de inclusão digital do projeto Viva Mais Cidadania Digital, promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Universidade de Pernambuco (UPE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Durante o evento, o prefeito João Campos anunciou a continuidade do projeto, com novo investimento para a formação de novas turmas. “O dia de hoje é muito especial, porque escolher fazer esse curso mostra coragem para sair do conforto e encarar um desafio. Recife é a cidade com maior velocidade de transformação digital do Brasil, mas não basta ter tecnologia: é fundamental dar oportunidade para que todos acompanhem esse ritmo, especialmente os idosos, que passam a ter mais segurança e ficam menos expostos a golpes digitais. É uma alegria saber que estamos investindo em formação para que a população esteja cada vez mais preparada para o futuro”, destacou o prefeito João Campos, que também pediu ao Ministério para ampliar as vagas do programa.

Coordenado pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, em parceria com as pastas de Direitos Humanos e Juventude do Recife, o projeto teve início em dezembro de 2024, com oficinas voltadas à capacitação digital de pessoas com 60 anos ou mais. Com metodologia inspirada nos Círculos de Cultura Digital de Paulo Freire e executada por 22 estudantes extensionistas da UPE, o curso abordou temas como redes sociais, segurança na internet, mobilidade urbana digital, e acesso a serviços públicos por plataformas como o Conecta Recife e o gov.br, entre outros.

“Esse projeto representa o compromisso da Prefeitura do Recife com a democratização do acesso às tecnologias, o fortalecimento da cidadania e o respeito ao protagonismo da pessoa idosa. É uma alegria ver tanta gente reunida aqui celebrando um novo tempo de aprendizado e conexão”, afirmou o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.

A cerimônia contou com depoimentos de formandos e estudantes extensionistas, além da exibição de vídeo institucional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Uma das novidades anunciadas foi a ampliação da inclusão digital por meio do programa Alô Social, que vai oferecer chips com internet gratuita para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, em parceria com a Cufa Pernambuco.

Severina Pereira, 76 anos, contou um pouco da sua experiência em participar do curso. “Nossa, foi maravilhoso, eu não sabia fazer nada no celular, só atender, e agora aprendemos a pedir Uber, mandar mensagem e mexer no YouTube. Então, para mim foi muito gratificante poder aprender tudo isso”, contou ela.

Também participaram da solenidade o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva; a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti; representantes da SECTI-PE e da FACEPE; o secretário municipal de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, entre outras autoridades. Ao final do evento, que reuniu cerca de 350 pessoas entre formandos e seus convidados, os participantes receberam seus certificados de conclusão e puderam garantir o chip do programa Alô Digital.

Walber Agra, um dos maiores eleitoristas do Brasil, diz que Duque está elegível

O advogado Walber Agra, um dos maiores nomes do direito eleitoral no Brasil e conhecido por ter atuado no processo que levou à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que o deputado estadual Luciano Duque (SD) continua apto a disputar as eleições de 2026.

A declaração foi dada em entrevista ao blog do jornalista Nill Júnior, após a Câmara de Vereadores de Serra Talhada ter rejeitado as contas do ex-prefeito referentes ao ano de 2019. Mesmo com parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), os vereadores aliados da prefeita Márcia Conrado (PT), adversária política de Duque, votaram contra a aprovação. Foram 13 votos contrários e apenas quatro favoráveis.

Para o jurista, não há elementos técnicos suficientes para sustentar a inelegibilidade. “A questão principal não é dolo. É que não há vício inexorável. O dano provocado não é um dano com repercussão fulcral. Agra acrescentou: “Acho que ele continua elegível.” Da Assessoria

Petrolina oficializa cessão de terreno para Hospital de Olhos da Fundação Altino Ventura

Mais um importante passo foi dado para implantação de um centro oftalmológico público no Sertão do São Francisco. O prefeito de Petrolina, Simão Durando, formalizou, nesta terça-feira (8), a lavratura da escritura de doação de parte do terreno do antigo Pátio Ana das Carrancas à Fundação Altino Ventura (FAV). A assinatura do documento foi realizada junto ao cartório, garantindo a legalidade e segurança jurídica para a instalação da unidade hospitalar, que será referência em oftalmologia em todo o interior nordestino.

O ato marca o início de uma nova etapa na concretização do hospital, que será construído em uma área estratégica, próxima ao aeroporto, com fácil acesso para moradores de diversos bairros e municípios vizinhos. Com investimento superior a R$ 30 milhões, a unidade terá capacidade para realizar mensalmente até 1.200 cirurgias oftalmológicas, 150 mil exames e mais de 16 mil consultas, além de oferecer serviços de diagnóstico, centro cirúrgico com seis salas, 12 consultórios, auditórios e área de convivência.

A previsão é que a construção comece ainda neste segundo semestre, com prazo estimado de 20 meses para conclusão. Para o prefeito Simão Durando, a oficialização da doação do terreno é um momento simbólico e de grande significado para a cidade.

“Formalizamos, em cartório, a doação do terreno onde será construído o Hospital de Olhos da Fundação Altino Ventura. É a garantia de que esse sonho começa a sair do papel com toda a segurança jurídica. Conhecemos o projeto de perto e demos o primeiro passo para iniciar as obras ainda este ano. Essa conquista vai mudar a vida de milhares de pessoas que antes precisavam viajar até 800 km para um atendimento que agora será oferecido aqui, com a mesma qualidade dos grandes centros”, afirmou o gestor.

Governo de Pernambuco inaugura novo ambulatório especializado no Hospital Correia Picanço

Espaço entregue pela governadora Raquel Lyra vai atender pacientes com coinfecção de HIV e tuberculose multirresistente

A população pernambucana passa a contar, a partir desta quarta-feira (9), com um novo Ambulatório de HIV e Tuberculose Multidroga Resistente (TB-MDR), instalado no Hospital Correia Picanço, no Recife. A entrega foi feita pela governadora Raquel Lyra, reforçando o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da rede pública de saúde e com o cuidado integral às pessoas que convivem com doenças infecciosas. O equipamento recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão.

“A inauguração deste novo ambulatório nos permite oferecer um cuidado mais completo e integrado, sem deixar o paciente solto na rede. Iremos proporcionar uma assistência médica especializada, com suporte em diversas áreas da saúde. Estamos cuidando de pessoas que, por muito tempo, foram negligenciadas. O projeto estava pronto há mais de 12 anos, e conseguimos tirá-lo do papel, transformando em realidade, como temos feito em todo o Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O serviço é voltado para o acompanhamento de pacientes por uma equipe multidisciplinar, treinada e equipada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, garantindo a segurança tanto dos profissionais quanto dos usuários. No local, os pacientes também poderão realizar exames laboratoriais e de imagem, assegurando um atendimento mais completo e integrado.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, detalhou que o ambulatório foi equipado com os melhores recursos tecnológicos. “Também entregamos equipamentos importantes, como espirômetro e um novo aparelho de ultrassom, para potencializar e estruturar ainda mais o ambulatório, que foi construído com toda a segurança necessária, com pressão negativa, filtro HEPA e seguindo todas as normas exigidas”, afirmou.

Mesmo com a inauguração da nova estrutura, o ambulatório que já funciona no hospital continuará com os atendimentos habituais, realizando mensalmente mais de 3 mil consultas em diversas especialidades voltadas para pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Entre essas especialidades, estão Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Infectologia, Endocrinologia, Pneumologia, Nefrologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social.

O diretor-geral do Hospital Correia Picanço, Rodrigo Menezes, enfatizou que o novo ambulatório chega para qualificar a assistência prestada aos pacientes. “Temos um serviço que vai proporcionar que o paciente seja diagnosticado, faça os exames e o tratamento tudo em um só lugar. É uma coisa que a gente não tinha, voltada a essa população. Com certeza daremos um atendimento mais humano e de qualidade”, pontuou.

Presente na entrega, o deputado estadual Joaquim Lira ressaltou a importância do novo ambulatório para o fortalecimento da rede de saúde no Estado. “Todo investimento que Pernambuco puder fazer para atender os pernambucanos de forma mais ampla é sempre muito bem-vindo. Com esse nível de especialização para atender portadores de HIV e pessoas com tuberculose resistente, feito por profissionais qualificados e bem protegidos, quem ganha é toda a população”, frisou.

Foto: Yacy Ribeiro/ Secom

Itapetim realiza posse do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Na manhã desta quarta-feira, 09 de julho, a Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria da Mulher, realizou a posse oficial do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), em solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o evento, também foi eleita a nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do colegiado.

A direção do CMDM é composta por Edinúbia, sargento da Polícia Militar, como presidente; Marinês Henrique, representante da Igreja Católica, como vice-presidente; e Lucivânia Bernardo, representante da Secretaria de Cultura, como secretária.

Na ocasião, foram apresentadas as principais funções do Conselho, entre elas: propor políticas públicas de igualdade de gênero; fiscalizar ações voltadas aos direitos das mulheres; atuar junto aos órgãos públicos no combate à discriminação e à violência; promover escutas e debates com a sociedade civil; e participar da elaboração de planos estratégicos, campanhas e conferências temáticas.

O CMDM é uma instância de participação democrática que busca garantir que as vozes das mulheres estejam presentes na formulação e fiscalização de políticas públicas em nível municipal.

Estiveram presentes na solenidade a prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico de Laura, a secretária da Mulher Edilene Machado e equipe, a vereadora Cleubia, a representante da Polícia Civil Fernanda, além da representante da Polícia Militar, Sargento Edinúbia, secretários e diretores municipais.

O evento contou ainda com uma apresentação musical da cantora Monique D’Angelo, que também representou o Ministério Público, como integrante da equipe de trabalho do promotor da comarca.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Municipal com a promoção da igualdade de gênero, a valorização da mulher e o fortalecimento de políticas públicas que garantam direitos e a proteção das mulheres itapetinenses.

Daniel Coelho, secretário estadual de Meio Ambiente, assume a presidência do CEMIT e faz alerta para o banho de mar seguro durante as férias

Mês de julho, impulsionado pelas férias escolares, concentra grande parte do número de casos de incidentes registrados no litoral de Pernambuco
 

Historicamente, o mês de julho, período de férias escolares, concentra o maior número de incidentes com tubarões no litoral pernambucano. Para alertar a população acerca dos riscos aos banhistas e garantir um banho de mar com segurança, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), agora presidido pela secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, aborda, mais uma vez, as medidas que podem ser tomadas pelos frequentadores das praias para atenuar a exposição e assegurar um lazer tranquilo.

Devido ao período maior de chuvas durante este mês, as águas ficam mais agitadas e turvas, o que dificulta a visibilidade por parte dos banhistas. Outro grande fator é que, neste período, os animais marinhos procuram mais a costa para se alimentar, facilitando a interação entre eles e os seres humanos.

“Precisamos estar atentos a cada um desses detalhes. O mês de julho traz essa particularidade de conter os maiores índices de incidentes em todo o ano, o que obriga a população a redobrar os cuidados durante o tempo de lazer nas praias dos pontos críticos com histórico de incidentes”, ressaltou o secretário Daniel Coelho.

A principal e mais antiga recomendação do Cemit consiste na escolha, por parte de cada um dos banhistas, por locais cercados por arrecifes, que funcionam como barreira natural. Além disso, é preferível que evitem a entrada no mar após o consumo de bebida alcoólica, durante os períodos de maré alta e com ferimentos, uma vez que o sangue pode atrair os animais ainda mais para perto dos banhistas.

Desde o início da atual gestão, o Governo de Pernambuco, sob o comando da governadora Raquel Lyra, vem atuando na gestão de riscos dos incidentes. No último mês de janeiro, o CEMIT substituiu as 150 placas de alerta de incidentes na faixa litorânea considerada mais crítica, de Olinda e ao Cabo de Santo Agostinho, mostrando a atenção que o Governo Estadual tem dado à segurança aquática dos banhistas.

Prefeitura de Sertânia anuncia mais de R$ 6 milhões em investimentos para construção de duas novas creches

A Prefeitura de Sertânia anunciou um investimento superior a R$ 6 milhões para a construção de duas novas creches no município. As obras são fruto do Programa Juntos pela Educação, do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com a gestão municipal.

Uma das creches será construída no antigo campo do América e a outra será erguida no terreno ao lado do posto de saúde do bairro Mário Melo. As unidades vão ampliar significativamente a oferta de vagas na educação infantil e garantir mais conforto, cuidado e estrutura para crianças e famílias sertanienses.

As novas creches fazem parte de um conjunto de ações que vêm sendo articuladas pela gestão municipal com o objetivo de ampliar e qualificar a rede de ensino infantil de Sertânia, garantindo melhores condições de aprendizado e mais oportunidades para as famílias.

A prefeita Pollyanna destacou que o primeiro semestre da gestão foi voltado à organização da casa. Agora, com tudo em ordem, vamos acelerar os investimentos para transformar de verdade a vida do povo de Sertânia.

Procon Caruaru orienta consumidores sobre novas regras da ANS para planos de saúde

Regras começaram a valer neste mês de julho em todo o país e buscam garantir maior agilidade no atendimento ao consumidor.
A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, orienta a população a respeito das novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que visam melhorar a relação entre operadoras de planos de saúde e os beneficiários. As mudanças começaram a valer neste mês de julho e buscam garantir mais transparência, agilidade e segurança nos serviços prestados pelas operadoras.
De acordo com o Procon, entre as principais alterações está a exigência de que as operadoras informem de forma clara e acessível, as justificativas em caso de negativa de procedimentos, com o objetivo de evitar respostas genéricas e assegurar o direito à informação clara e completa. O consumidor não precisa solicitar. É obrigação do plano de saúde oferecer tal documento.
A ANS também passou a determinar prazos mais rígidos para que as operadoras respondam às demandas dos consumidores, como solicitações de atendimento, reembolsos e autorizações de procedimentos médicos. Assim, o consumidor deve ser informado, se autorizado ou não o procedimento, nos seguintes prazos:
• Resposta imediata: urgência e emergência na forma da legislação;
• Até 10 dias úteis: procedimentos de alta complexidade – PAC – ou de atendimento em regime de internação eletiva;
• Até 5 dias úteis: aplicável para os demais casos não enquadrados nos anteriores.
Outra novidade é a obrigatoriedade de canais eletrônicos de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, acessíveis por site, aplicativos ou outras tecnologias digitais. Agora, os beneficiários podem ter acesso à plataformas que permitam a resolução mais rápida de problemas e acompanhamento de suas demandas online, a partir de registro de protocolos e prazos bem definidos para retorno das operadoras.
“As novas regras da Resolução Normativa 623/2024, da ANS buscam prevenir falhas, devido ao aumento de número de reclamações dos consumidores em face das operadoras de planos de saúde, que muitas vezes apresentam informações genéricas, o que dificulta ao beneficiário o acesso à utilização dos serviços contratados, que muitas vezes precisam recorrer aos Órgãos de Proteção ao Consumidor ou do Judiciário, para que seus direitos sejam observados”, explicou a gerente geral do Procon Caruaru, Cynthia Nunes.
O Procon Caruaru orienta que, em caso de descumprimento por parte das operadoras, que sejam guardados documentos, protocolos de atendimento e qualquer tipo de comprovação das tentativas de contato, para que a denúncia possa ser formalizada de maneira adequada, tanto junto ao Procon, quanto à ANS.
Os consumidores que precisarem de atendimento e orientações a respeito das mudanças podem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais de atendimento: Plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br), pelo telefone (81) 3101-0088, pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909, ou, presencialmente, na Rua Silvino Macedo, 71, Centro.