Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Brejinho: obra da Academia da saúde de Lagoinha atinge 85% de conclusão

A construção da Academia da Saúde na comunidade de Lagoinha, zona rural de Brejinho, segue em ritmo acelerado e já está com 85% da obra concluída. A estrutura, que é voltada para a promoção da saúde e atividades físicas, tem sido uma demanda constante dos moradores da localidade.
O equipamento público, quando finalizado, deve oferecer um espaço adequado para a prática de exercícios e atividades coletivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local. A obra inclui área coberta, piso adequado e instalação de equipamentos de ginástica ao ar livre, seguindo o padrão da academia da saúde implantada na sede do município.

O projeto está sob responsabilidade da gestão municipal, por meio da Secretaria de Obras, e faz parte de uma série de intervenções voltadas à melhoria da infraestrutura comunitária. O prefeito Gilson Bento comentou sobre a execução da obra e afirmou que a administração tem procurado atender demandas históricas da população, especialmente aquelas voltadas ao bem-estar coletivo. “Afirmou”.

Ainda não há uma data exata para a conclusão dos serviços, mas a expectativa é de que a entrega ocorra em dois meses, caso o ritmo atual da obra seja mantido.

Prefeitura do Recife apresenta ações exitosas de proteção à infância em reunião internacional no México

Secretaria de Direitos Humanos e Juventude vai compartilhar experiências do Carnaval e do São João de Direitos em reunião da Aliança Global da ONU, organizada pelo UNICEF e pelo Governo do México

Reconhecida como referência nacional em ações de proteção à infância em grandes eventos, a cidade do Recife foi indicada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para representar o Brasil na Reunião Regional dos Países Pioneiros das Américas da Aliança Global para Acabar com a Violência Contra Crianças. A experiência da capital pernambucana será apresentada nesta sexta-feira (11), na Cidade do México, durante o encontro organizado pelo Gabinete do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU sobre Violência contra Crianças (SRSG-VAC), pelo Governo do México e pelo UNICEF. O secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, fará a apresentação do Carnaval e do São João de Direitos às 14h, na Secretaria de Relações Exteriores do país anfitrião.

“Estamos muito felizes por acompanhar a secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Pilar Lacerda, no encontro da ONU no México. Durante o ciclo junino deste ano, nós conseguimos identificar quase 24 mil crianças por meio da campanha ‘Respeito, Proteção e Afeto’, o que demonstra o compromisso concreto do Recife com a proteção da infância nos grandes eventos públicos evitando casos de desaparecimento e outras violências”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho. “Compartilhar essa experiência em um espaço internacional é uma forma de reafirmar que políticas públicas locais também podem e devem inspirar soluções globais”, acrescentou. 

Lançada em novembro de 2024, em Bogotá, a Aliança Global Pioneira para Acabar com a Violência contra Crianças reúne hoje 44 países, incluindo nove das Américas, e propõe uma abordagem baseada em seus pilares — apropriação nacional, responsabilidade entre pares e compartilhamento de conhecimento — para impulsionar o progresso rumo ao fim da violência contra crianças até 2030. 

A reunião regional com os países pioneiros das Américas acontecerá na quinta (10) e na sexta (11) e buscará aprofundar os compromissos assumidos na Primeira Conferência Ministerial Global. O encontro também vai discutir formas de apoio técnico, participação nas estruturas de governança da Aliança e estratégias para ampliar o envolvimento das partes interessadas.

SDHJ – A Gerência da Criança e do Adolescente da SDHJ coordena ações que visam a prevenção e o enfrentamento das violências cometidas contra crianças e adolescentes, com uma abordagem baseada no respeito, na pluralidade e na proteção integral. Projetos como “Geração Afeto”, que realiza oficinas com gestantes; “Respeito, Proteção e Afeto”, que promove campanhas de identificação de crianças em grandes eventos públicos e ações educativas nas escolas e comunidades; e iniciativas como a “Semana de Prevenção a Acidentes com Crianças”, são exemplos do trabalho da gerência.

No mês passado, o São João de Direitos 2025 reforçou o compromisso do poder público municipal de transformar o Recife na Capital da Inclusão. Durante o ciclo junino, quase 24 mil crianças receberam pulseiras de identificação no Sítio Trindade e na Avenida Rio Branco através da campanha “Respeito, Proteção e Afeto”. A iniciativa permite que as crianças sejam localizadas rapidamente pelos responsáveis e agentes públicos em caso de desaparecimento ou qualquer outra situação de emergência.

Carlo Ancelotti, técnico da Seleção, é condenado a um ano de prisão na Espanha

CNN – Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, foi condenado nesta quarta-feira (9) a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha.

O tribunal de Madri informou, em comunicado, que o treinador italiano foi condenado por não pagar impostos sobre suas receitas de direitos de imagem quando era técnico do Real Madrid em 2014. 

Ancelotti, que comandou o Real Madrid de 2013 a 2015 e entre 2021 e 2025, foi absolvido de acusação semelhante em 2015, pois o tribunal não conseguiu provar que ele havia permanecido tempo suficiente na Espanha para incorrer em dívidas fiscais, acrescentou o tribunal. Ele se mudou para Londres após a demissão do Real Madrid em maio de 2015.

A lei espanhola determina que qualquer pena inferior a dois anos por um crime não violento raramente exige que um réu sem condenações anteriores cumpra pena de prisão.

Em março deste ano, o Ministério Público da Espanha pediu quatro anos e nove meses de prisão e acusou o treinador de ter fraudado o fisco em aproximadamente 1 milhão de euros.

“Silvio Costa Filho para o senado é a melhor opção”, defende o deputado federal e líder evangélico no Estado, Ossesio Silva

Deputado federal e líder evangélico em Pernambuco, Ossesio Silva defendeu, nesta quarta-feira, apoio à pré-candidatura do ministro Silvio Costa Filho ao Senado Federal. Em Brasília, onde segue uma agenda extensa de trabalhos, o líder religioso pernambucano avaliou que o ministro de Lula reúne todas as credenciais necessárias para representar o Estado na Câmara Alta do Congresso Nacional.

“Silvio é um jovem preparado, que conhece profundamente os desafios do nosso estado e tem visão estratégica para defendê-lo no Senado. Já foi deputado estadual, secretário de estado. É deputado federal licenciado e hoje ocupa uma importante missão a frente do Ministério de Portos e Aeroportos, onde tem feito um grande trabalho para o desenvolvimento do estado. Tem um grande trabalho prestado aos pernambucanos e conhece os caminhos para ajudar a enfrentar os grandes desafios. Silvio Costa Filho é a melhor opção para o Senado”, destacou Silva.

Ossesio, que também é secretário nacional da Pessoa Idosa pelo Republicanos e bispo licenciado da Igreja Universal, tem se destacado pela atuação firme em pautas sociais e voltadas ao público evangélico e a população idosa. Para Costa Filho, o apoio do correligionário vem para reforçar o seu compromisso com a pauta evangélica.

“Ossesio é um amigo que construí na vida pública e tem uma atuação firme nas pautas da terceira idade e da família. Receber o apoio de Ossesio é um grande estímulo para continuarmos firmes na construção de uma candidatura sólida e com unidade, buscando ouvir a sociedade civil organizada e todas as lideranças do nosso partido assim como campo político”, afirmou o ministro.

Isaias Almeida – Um patrimônio vivo da Princesa do Pajeú

*Por Rinaldo Remígio

Há viagens que são muito mais do que deslocamentos geográficos — são reencontros com o tempo. E assim foi minha recente visita à querida Afogados da Ingazeira, nossa Princesa do Pajeú. Em cada rua, uma lembrança; em cada rosto, uma história. Foram dias breves, mas repletos de sentido, onde tive o privilégio de abraçar amigos da infância, da adolescência, da juventude — capítulos vivos do livro da minha vida.

Entre tantos encontros memoráveis, um em especial tocou-me profundamente: o reencontro com o senhor Isaias Almeida, aos 93 anos, ao lado de sua eterna companheira, a professora Luzinete Amorim. O tempo, ali, pareceu suspenso. Foi mais do que uma visita — foi um mergulho na gratidão, na memória e no afeto.

Isaias não é apenas uma figura notável da cidade — ele é um verdadeiro patrimônio humano, um símbolo da dedicação e do espírito público que marcaram uma geração. Fundador da Agência do Banco do Brasil em Afogados da Ingazeira, é o único remanescente vivo desse feito. Um pioneiro. Um homem que plantou estruturas e sonhos, e que continua, com sua lucidez e gentileza, colhendo o respeito e a admiração de todos que com ele conviveram.

Mas para mim — e para tantos outros — Isaias foi mais do que o fundador de uma agência: foi mentor, mestre e exemplo. Tive o privilégio de ser um dos menores aprendizes sob sua orientação. Aos 14 anos, foi ele quem me ensinou a decifrar os caminhos dos números, dos valores e das responsabilidades. Com paciência e firmeza, moldou jovens como eu, deixando marcas que o tempo jamais apagará.

Isaias não apenas formou bancários. Formou cidadãos. Com seu modo sereno, com sua ética firme e com o carinho de quem acredita no futuro, ele nos inspirou a seguir em frente. Seu legado não cabe num extrato bancário — está guardado nos corações de todos os que beberam de sua sabedoria.

Ao visitar sua casa e ser recebido com tamanha hospitalidade por ele e pela querida Luzinete, senti que ali não havia apenas uma memória viva da cidade, mas uma chama que ainda aquece e ilumina. Conversamos, rimos, relembramos. E, sobretudo, agradeci.

Assim, deixo aqui minha homenagem sincera e emocionada ao amigo Isaias Almeida — e a sua família, que perpetua esse legado de generosidade e compromisso com o outro. Que todos os ex-menores aprendizes, como eu, se juntem neste tributo silencioso, porém cheio de reverência.
Porque certos encontros — e certas pessoas — valem uma vida inteira.

*Administrador, contador, historiador e professor universitário (ex-menor aprendiz do BB)

Na Mata Norte, governadora Raquel Lyra anuncia obras para ampliar a oferta de água em Timbaúba, restaurar a PE-082 e requalificar o mercado público de São Vicente Férrer

Após um dia intenso de agendas na Zona da Mata Norte nesta terça-feira (8), a governadora Raquel Lyra encerrou o dia anunciando uma série de ações estruturadoras que vão beneficiar vários municípios da região. Entre os investimentos apresentados pela gestora, que estava acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, estão a abertura de licitações para aquisição e instalação de uma estação de tratamento de água em Timbaúba e para a reativação da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Capibaribe Mirim, no mesmo município. As ações têm o objetivo de ampliar o acesso dos timbaubenses à água.
“Nós, do Governo de Pernambuco, temos um compromisso muito forte com a questão da água. Aqui em Timbaúba assinamos duas autorizações de obras para acabar com o rodízio da cidade, porque ter acesso à água nas torneiras é um sonho antigo do povo dessa região. Isso é levar dignidade à população, nosso objetivo maior”, declarou a governadora Raquel Lyra.
 
Ao todo, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Governo de Pernambuco vai investir R$ 12,6 milhões nas duas intervenções. “Vamos instalar uma das ETAs móveis mais sofisticadas do Brasil, além de retomar a captação no Capibaribe Mirim, abandonada há anos. Estamos retomando a eficiência do sistema com tecnologia de ponta e controle remoto”, celebrou o presidente da Compesa, Alex Campos.
PE NA ESTRADA — Na ocasião, a governadora também anunciou a abertura da licitação para a requalificação da PE-082, mais uma ação do programa PE na Estrada. A via é estratégica para o escoamento da produção agrícola e a mobilidade entre os municípios da Mata Norte. Serão requalificados 23,06 quilômetros, divididos em três trechos principais, beneficiando diretamente as cidades de Timbaúba, Ferreiros, Camutanga e Goiana.
 
“Nosso dia de hoje começou na PE-062, onde entregamos uma obra de R$ 88 milhões. Agora, damos início ao processo da PE-082. Em breve estaremos aqui de novo para acompanhar de perto esse avanço. É hora de acelerar”, enfatizou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
 
“Toda a Mata Norte vai ser beneficiada com essa estrada. Hoje, ela é uma das piores que a gente tem, mas isso vai mudar. Agora, Pernambuco vive um dos melhores momentos da sua história”, afirmou o deputado estadual Antônio Moraes.
 
A vice-prefeita de Timbaúba, Arleide Guerra, comemorou os anúncios. “Essas ações certamente irão contribuir de forma muito positiva para a vida dos timbaubenses. Especialmente a água, que sempre foi um problema da nossa cidade”, disse.
 
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO — Ainda nesta terça-feira, em Macaparana, a governadora autorizou um convênio entre o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), e a prefeitura de São Vicente Férrer para reforma, requalificação e ampliação do mercado público municipal. A ação vai garantir a modernização de 50 boxes comerciais e a expansão do espaço em mais 244 m².
 
A agenda também incluiu a oficialização de incentivos fiscais, via Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind), para a indústria de beneficiamento de frutas Paraíso das Frutas. “Estamos vivendo uma década de trabalho intenso, realizando diversas obras em parceria com os municípios, e essa será mais uma conquista”, pontuou o diretor-geral de infraestrutura da Adepe, Rodrigo Miranda.
 
Participaram das cerimônias os prefeitos Éder Waltter (Vicência), Talita de Doda (Camutanga), Pedro Freitas (Aliança), Marcone Santos (São Vicente Férrer), Zé Roberto (Ferreiros), Dió Filho (Riacho das Almas) e Armando Pimentel (Itambé). Também participaram os secretários estaduais Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre às Drogas) e Alessandro Carvalho (Defesa Social).

Coluna do Finfa

Má qualidade – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, inaugurou no dia 05 de julho de 2024, a nova ponte sobre o Rio Pajeú, ligando os Bairros São Cristóvão e São Francisco, investidos 4 milhões com recursos próprios e emendas parlamentares.

Agora o outro lado da moeda, constatamos que após 01 ano e 04 dias, o estado do acesso à referida ponte encontra-se estourando, conforme mostram as fotos, um asfalto de má qualidade, como diz o ditado popular ‘asfalto sonrisal’, que não aguentou um ano de uso já está estourando.

Se o Governo Municipal não providenciar o conserto rápido, daqui uns dias o acesso da tão balada ponte estará totalmente estourado. É muito alarde e o produto usado é de qualidade fraca. Fotos: Finfa

Comemorando – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, comemorou a chegada de mais de R$ 100 mil em medicamentos e insumos para o Hospital Municipal. “O nosso trabalho não para,  recebemos mais de R$ 100 em medicamentos para atender as necessidades do nosso hospital, onde a saúde é prioridade do nosso governo”, disse o prefeito

Plantou – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, acompanhado do Chefe de Gabinete, Carlos Valadares, do secretário de agricultura,  Rogério Lins, do diretor de meio ambiente, George Abel, realizou ontem (08), plantio de árvores frutíferas na Fazenda do Estado como é chamada e funciona a secretaria municipal de agricultura. “Estamos plantando esperança, cada árvore desta dará futuramente frutos para nossos munícipes. É fundamental que todos se envolvam nessa luta por um ambiente mais saudável”, disse Dr. Pedro.

Anunciaram apoio – O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, e a ex-prefeita e pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde anunciaram apoio à reeleição do senador Fernando Dueire. “Fernando tem sido um parceiro firme de Itaíba e da nossa gente. Seu mandato tem feito a diferença para os municípios do interior e merece continuar esse trabalho”, disse o prefeito em sua rede social.

Disse “Recebo essa decisão com tranquilidade. A prefeita reuniu o grupo, tirou foto, determinou que votassem, e aí está o resultado. Mas isso não muda em nada o meu trabalho, nem meu compromisso com o povo de Serra Talhada. A minha candidatura está garantida. No momento do registro, não há nenhum fundamento legal que me impeça. É isso que eles querem: eleger o marido da prefeita, que nunca fez nada por Serra Talhada, e que agora faz uma gincana com a Câmara. Infelizmente, a Câmara de Vereadores, nesse episódio, sai muito pequena. Todos os votos me surpreendem. Mas quero agradecer aos valorosos companheiros China, Lindomar, Clênio de Agenor e Antônio de Antenor, que acreditam na política como exercício de cidadania.” (Deputado estadual Luciano Duque, em conversa com o blogueiro Júnior Campos, após o resultado da rejeição das suas contas ontem (08), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada)

Amanhã – A Prefeitura de Itapetim promove nesta quinta-feira (10), a ‘Quinta Cultural’, com uma programação repleta de cultura, tradição e sabores da nossa terra, com Feira de Artesanato e Feira de Comidas Típicas, será no  Centro de Cultura Gera Marques (Antigo Mercado Público).

Hoje – A Prefeitura Municipal de Custódia, através  estará realizando nesta quarta-feira (09), a equipe do Bolsa Família estará no CRAS realizando atualizações de cadastro, a partir das 08:30 horas.

Frase“As obras não saem do papel porque a gestão não consegue rodar os projetos e entregar as obras por pura incapacidade gerencial, e jamais por falta de recursos, que foram devidamente colocados à disposição do Executivo por meio das competentes autorizações legislativas”. (Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto)

Decretou – A governadora Raquel Lyra decretou Situação de Emergência em 101 municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco por causa da estiagem que atinge a região, afetando reservatórios e o sistema de abastecimento. Entre as cidades listadas estão Afogados da Ingazeira, Carnaíba e Iguaraci. O decreto nº 58.927, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (8), é válido por 180 dias e foi baseado em relatórios da Defesa Civil, APAC, Compesa e órgãos de agricultura. A medida permite que o Estado e as prefeituras adotem ações emergenciais para mitigar os impactos da seca, como o reforço no abastecimento de água.1º Encontro – Nos dias 06 e 07 de setembro, a partir das 10 horas, o Governo Municipal de Flores, Através das secretarias de Turismo e Eventos e Cultura, realiza o 1º Encontro de Carros Antigos e Rebaixados, Classic Show. Para concorrer às premiações, os veículos devem ter mais de 30 anos de fabricação e estar bem conservados. A inscrição será feita mediante doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar do Idoso de Flores/PE.

Agenda – A governadora Raquel Lyra vai realizar, às 16h, a abertura oficial da 25ª edição da Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte celebra 25 anos de história com o tema “A Feira das Feiras”, reunindo mais de 5 mil expositores do Brasil e do exterior.

Perguntar não ofende – Tem funcionário da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, deixando os afazeres do Governo Municipal, para realizar trabalhos particulares, como disse um membro do governo a este blogueiro?

 

Solidariedade de Serra Talhada começa perdendo por 2×0 recurso no TRE

“Prestação de contas simulada e candidatura laranja”, disse desembargadora ao votar por cassação do Solidariedade em Serra Talhada. Vereadora pode perder mandato 

Do Blog do Júnior Campos 

O julgamento do processo que investiga suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2024, envolvendo o Partido Solidariedade em Serra Talhada, foi iniciado nesta segunda-feira (8) no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), mas teve sua conclusão adiada após pedido de vista.

A relatora do caso, desembargadora Karina Aragão, votou pela cassação de todos os registros de candidatura e diplomas dos candidatos do Solidariedade em Serra Talhada, eleitos e não eleitos, além da declaração de inelegibilidade de Valdir Tenório Júnior, presidente do partido, e das candidatas Jéssica Bianca e Silva, Ana Michele de Barro e Silva e Juliana Aparecida Corrêa Tenório.

A relatora também defendeu a nulidade dos votos atribuídos à legenda no município, com a consequente retotalização dos votos e recálculo do coeficiente eleitoral.

Durante seu voto, Karina foi enfática ao destacar que houve indícios de candidaturas femininas fictícias, em especial no caso de Jéssica Bianca. “Teve uma prestação de contas simulada e uma candidatura laranja”, afirmou a magistrada.

Após o posicionamento da relatora, o desembargador Fernando Sequeira antecipou voto acompanhando o entendimento de Karina. Em seguida, o desembargador André Luiz pediu vista, suspendendo o julgamento. Os demais membros da Corte decidiram aguardar a apresentação do voto-vista.

Rueda crava: Miguel Coelho será candidato ao Senado em 2026 com apoio da cúpula do União Brasil

Em entrevista exclusiva ao Blog Edmar Lyra, o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, cravou a candidatura de Miguel Coelho ao Senado Federal nas eleições de 2026. De acordo com Rueda, o ex-prefeito de Petrolina é prioridade absoluta da legenda e terá o apoio irrestrito da direção nacional. “Essa é a vez de Miguel, o partido não abre mão deste projeto, que conta com o apoio de toda a direção nacional do União Brasil”, afirmou.

O dirigente destacou ainda que a postulação de Miguel conta com o aval de lideranças influentes do partido, como o senador Davi Alcolumbre e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Rueda revelou que o União Brasil irá trabalhar para compor a federação partidária que deve apoiar a pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco, a quem classificou como “favoritíssimo” no próximo pleito.

Ao comentar o cenário estadual, Rueda foi categórico ao afirmar que não acredita em uma recuperação da governadora Raquel Lyra (PSD). Segundo ele, Miguel, considerado um dos quadros mais qualificados da sigla em todo o país, deve representar a federação na disputa pelo Senado ao lado do projeto de Campos para o Executivo estadual.