Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

25ª ExpoSerra divulga programação oficial de shows e palestras durante evento de lançamento

Na noite desta terça-feira, 8 de julho, a CDL Serra Talhada realizou o evento oficial de lançamento da 25ª ExpoSerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, momento que marcou a apresentação da programação cultural e das palestras que farão parte da edição comemorativa dos 25 anos do evento.
A feira acontecerá de 17 a 19 de julho, no Armazém Social do Sesc, e contará com uma programação diversificada voltada tanto para o público empresarial quanto para o entretenimento dos visitantes.
Atrações do Palco Cultural
•17 de julho (quarta-feira)
▪ 19h – Cerimônia de Abertura
▪ 21h – Banda Vizzu
•18 de julho (quinta-feira)
▪ 20h – Raphael Moura
▪ 22h – Renan da Resenha
•19 de julho (sexta-feira)
▪ 20h – Pajeuzeiros
▪ 22h – O Disco
Palestras no Auditório ExpoSerra
A programação de capacitação também foi destaque no anúncio. O Auditório de Palestras da ExpoSerra receberá nomes de peso nas áreas de vendas, marketing, atendimento e empreendedorismo digital:
18 de julho (sexta-feira)
– 19h – Palestra: Combinando as ferramentas digitais para atrair clientes e vender mais
Palestrante: Steven Albuquerque – Mestre em marketing, com mais de 25 anos de experiência e mais de 900 empresas atendidas.
– 20h – Palestra: Atendimento que faz a diferença
Palestrante: Rosana Tunu – Mentora e treinadora em inteligência emocional, fundadora da Evoluindo Pessoas.
19 de julho (sábado)
– 19h – Palestra: Maneje as objeções – dicas práticas para lidar com “tá caro”, “vou pensar” e outros bloqueios
Palestrante: Paulo Neves: Empresário, consultor, mentor e especialista comercial.
– 20h – Palestra: Ofertas irresistíveis – como transformar visualizações em compras no mundo digital
Palestrante: Heleno José: Fundador da GNEO, consultor e palestrante.
“São 25 anos de história, dessa feira que já se consolidou como uma vitrine de negócios. É uma honra fazer parte desta história, celebrando um novo tempo de oportunidades. A ExpoSerra é de todos nós. E estamos prontos para viver mais uma edição histórica, com inovação, negócios e muitas conquistas”, afirmou o presidente da CDL, Maninho Ferreira, durante o evento.

Assentamento Januário Moureira vive dia histórico com entrega de 81 títulos de posse em Petrolândia

O município de Petrolândia celebrou nesta semana um momento marcante para dezenas de famílias do Assentamento Januário Moureira. Em um ato simbólico e de grande valor social, o prefeito Fabiano Marques (Republicanos), acompanhado por Bruno Marques, pela deputada estadual Rosa Amorim (PT), vereadores e lideranças locais, entregou 81 títulos de posse de terra aos moradores, garantindo segurança jurídica e abrindo caminho para novas conquistas na área da habitação e da agricultura familiar.

O evento, que reuniu a comunidade e autoridades, representa um divisor de águas na história do assentamento, localizado em uma das regiões mais produtivas do município. Segundo o prefeito Fabiano, trata-se de um passo fundamental para consolidar os direitos das famílias que há anos lutam pelo reconhecimento e valorização do seu território.

“Hoje é um dia histórico. Estamos entregando dignidade, garantindo o direito à terra e à moradia, além de trazer novos investimentos para fortalecer a produção local. Seguimos construindo um futuro melhor para o nosso povo”, declarou Fabiano Marques.

Além da entrega dos títulos, o ato também marcou a autorização para construção de novas unidades habitacionais no assentamento, beneficiando diretamente famílias que ainda vivem em moradias precárias. O projeto habitacional integra uma política mais ampla de fortalecimento do campo, em parceria com o Governo do Estado, Iterpe e instituições ligadas à reforma agrária e agricultura familiar.

Outro anúncio importante foi o liberamento de créditos produtivos, destinados a fomentar pequenas produções agrícolas, garantir acesso a insumos e ampliar a renda das famílias.

O clima foi de celebração e esperança. Para muitos moradores, o título de posse é mais do que um documento: é o símbolo da realização de um sonho. Agora, com o reconhecimento legal, as famílias poderão acessar políticas públicas, financiamentos, e ampliar suas perspectivas de futuro com segurança e cidadania. Da Assessoria

Governadora Raquel Lyra inaugura mais duas cozinhas comunitárias na Mata Norte e alcança a marca de 208 unidades em funcionamento no Estado

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (8), mais duas cozinhas comunitárias em municípios da Zona da Mata Norte. Os novos equipamentos, implantados nas cidades de Condado e Macaparana, integram o programa Bom Prato e vão garantir refeições gratuitas e de qualidade à população em situação de vulnerabilidade social dos municípios. Com essas entregas, o Governo do Estado alcança a marca de 28 estruturas abertas apenas em 2025, somando 153 equipamentos implantados desde o início da atual gestão e 208 unidades em funcionamento em todo o Estado. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as entregas.

“Entregamos hoje duas novas cozinhas comunitárias, em Condado e em Macaparana. Agora são 208 unidades, em locais onde podemos cuidar de quem mais precisa. Hoje todos os pernambucanos podem contar com a presença do Governo do Estado. É muito bom vir aqui para que a gente possa fazer essa nova entrega para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Desde 2023, o Bom Prato já distribuiu mais de 15 milhões de refeições em todo o Estado, consolidando-se como uma das principais estratégias de enfrentamento à fome em Pernambuco. “Temos expandido cada vez mais essa parceria com as prefeituras. Este é um trabalho realmente fantástico no combate à fome. Os resultados já estão sendo obtidos, por exemplo, no enfrentamento à desnutrição e na diminuição da evasão escolar”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Carlos Braga.

Em Condado, foi inaugurada pela manhã a Cozinha Comunitária Eunice Marinho Andrade de Melo, a segunda em funcionamento no município. Localizada na Avenida 7 de Setembro, a unidade oferece almoços gratuitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com equipe composta por nutricionista, cozinheiro(a), auxiliares de cozinha e auxiliar de serviços.

O prefeito de Condado, Albino Silva, destacou que no espaço serão distribuídas 500 refeições por dia. “Agradeço em nome do nosso povo, principalmente das famílias que mais precisam desse equipamento. O que a gestão estadual tem feito pela nossa região não era visto há muitos anos”, frisou.

Moradora do município, Edjane Maria da Silva, de 53 anos, recebeu a primeira refeição das mãos da governadora Raquel Lyra. Ela ressaltou que as refeições irão contribuir para que a sua família tenha uma alimentação de qualidade. “Eu moro com sete pessoas e, no momento, eu dependo do Bolsa Família. Essa refeição que estou recebendo chegou na hora certa”, celebrou.

À tarde, foi a vez do distrito de Pirauá, em Macaparana, receber a Cozinha Comunitária Josefa Sergio da Silva, também a segunda unidade da cidade. O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, oferecendo jantares gratuitos à população cadastrada.

“Macaparana é muito grata por tudo o que o Governo de Pernambuco tem feito. A nossa parceria vai continuar”, afirmou o prefeito de Macaparana, Paquinha.

Segundo a coordenadora da nova unidade, Delma Maria, a cozinha vai servir 200 refeições diárias. “Nossa meta é atender a população mais carente daqui do distrito. Vai ser muito gratificante atender essas famílias”, disse.

Cada nova cozinha recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil, por meio de cofinanciamento estadual, garantindo a sustentabilidade e o pleno funcionamento da política. “Este é um governo que faz, ajuda os municípios e está mudando a história de Pernambuco”, afirmou o deputado estadual Antônio Moraes, que também estava na solenidade.

Estiveram presentes nas inaugurações os prefeitos Éder Waltter (Vicência), Pedro Freitas (Aliança), Marcone Santos (São Vicente Férrer), Dió Filho (Riacho das Almas) e Armando Pimentel (Itambé), além do vice-prefeito de Macaparana, Giva Leite. Também participaram os secretários estaduais Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura).

Polo UAB Garanhuns e UFRPE abrem 71 novas vagas de cursos de licenciatura

O Polo UAB Garanhuns, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, abriu nesta terça-feira (08) as inscrições para cinco cursos de Licenciatura. São 71 novas vagas para os cursos de Artes Visuais com Ênfase em Digitais, Física, História, Letras e Pedagogia. As aulas acontecem na modalidade semipresencial.
O Edital 30/2025 está disponível no site ead.ufrpe.br. A inscrição pode ser feita até o dia 15 deste mês. As vagas são para quatro modalidades de ingresso: Transferência interna (Reopção de Polo ou de Curso), Reintegração, Transferência Externa ou Portador de Diploma. O candidato só poderá realizar sua inscrição uma única vez e em apenas uma modalidade. Caso seja verificada mais de uma inscrição do mesmo candidato, a última inscrição realizada será considerada para fins deste processo seletivo.

O candidato com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita; que cursou o ensino médio completo em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola da rede privada, pode solicitar a isenção da taxa de inscrição até esta quarta-feira (09).

Os cursos são na modalidade semipresencial, ou seja, o aluno precisa comparecer presencialmente ao polo aos sábados. As aulas são realizadas no Colégio Municipal Padre Agobar Valença, localizado na Avenida Caruaru, s/ número, Heliópolis.

Governadora Raquel Lyra entrega PE-062 requalificada, rodovia que impulsiona o desenvolvimento econômico na Mata Norte

Cerca de 141 mil moradores da Mata Norte de Pernambuco passarão a ser beneficiados com mais mobilidade e segurança com a nova PE-062, inaugurada pela governadora Raquel Lyra, nesta terça-feira (8), no município de Aliança. Com 33,41 quilômetros de extensão, a rodovia interliga o entroncamento com a BR-101, em Goiana, passando por Condado, até o entroncamento com a BR-408, nas proximidades de Timbaúba. A obra de restauração recebeu um investimento de R$ 88 milhões, recursos do programa PE na Estrada, maior iniciativa de requalificação viária da história do Estado. A vice-governadora Priscila Krause também participou da entrega.

“Estamos entregando uma rodovia com sinalização adequada, acostamento e duplicação em trechos estratégicos, garantindo mais fluidez no trânsito e, principalmente, mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres. Por muitos anos, quem precisava circular por essa estrada enfrentava riscos diários e a falta de infraestrutura básica. Hoje, essa realidade muda. Essa é uma entrega que assegura dignidade, salva vidas e impulsiona o desenvolvimento da Mata Norte”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Foram realizados os serviços de pavimentação, drenagem, sinalização vertical e horizontal, além de melhorias estruturais ao longo de toda a via. “Municípios como Condado e Aliança terão impacto direto no seu desenvolvimento, garantindo mais acesso à educação, saúde e geração de renda. Estradas são fundamentais para que os sonhos dos pernambucanos possam se realizar”, frisou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

A entrega representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a interiorização do desenvolvimento. Durante o evento, o deputado estadual Antonio Moraes agradeceu a entrega da obra. “Eu já assinei duas ou três vezes a ordem de serviço dessa estrada, mas ela nunca saiu do papel. As palavras hoje são de agradecimento, já que estamos recebendo uma estrada nova que é fundamental para toda a região”, enalteceu o parlamentar.

O professor Adriano Henrique mora em Aliança e há 16 anos se desloca diariamente pela PE-062. Ele lembra que, antes da restauração, enfrentava riscos constantes na estrada, especialmente por falta de acostamento. “Hoje temos uma rodovia totalmente sinalizada, com asfalto novo e com duplicação no trecho próximo à Usina de Aliança, evitando muitos acidentes. Agradeço muito por essa entrega”, celebrou.

A nova PE-062 terá papel estratégico no escoamento da produção agrícola e industrial da região, além de facilitar o deslocamento da população e contribuir para o desenvolvimento econômico da Zona da Mata Norte. “É uma via estratégica para a região, que agora conta com uma estrutura segura e moderna para impulsionar o desenvolvimento local”, afirmou o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), Rivaldo Melo.

Também estiveram presentes na solenidade os prefeitos Eder Waltter (Vicência), Armando Pimentel (Itambé), Marcone Santos (São Vicente Férrer), Albino Silva (Condado), Pedro Freitas (Aliança) e Paquinha (Macaparana); os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas); e o diretor-presidente da Compesa, Alex Campos.

Inscrições abertas para os Jogos Paralímpicos Recife Open

Realizada pela Prefeitura do Recife, a competição ocorrerá entre os dias 9 e 31 de agosto, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atletas de todo os país podem participar

Estão abertas as inscrições para os Jogos Paralímpicos Recife Open 2025. Atletas de todo o país têm até o dia 31 de julho para se inscrever na competição, que ocorrerá entre os dias 9 e 31 de agosto, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site esportes.recife.pe.gov.br/formulario-de-inscricao. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Visando a promoção da inclusão por meio da prática esportiva, a competição será disputada em 12 modalidades paralímpicas: atletismo, judô, natação, parajiu-jitsu, tiro ao arco, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, goalball, vôlei sentado, vôlei para surdos, bocha e parabadminton. Cada atleta poderá participar de até quatro modalidades, considerando as disputas individuais e coletivas. A edição 2024 reuniu mais de 400 atletas de 11 estados brasileiros.

No atletismo, os resultados dos Jogos Paralímpicos Recife Open são  considerados válidos para o CPB, desta forma, os competidores podem alcançar índices para disputar competições nacionais e internacionais a partir das marcas conquistadas na competição.

CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO – Desde 2022, a capital pernambucana possui o Centro de Referência Paralímpico, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O projeto oferece atividades de iniciação esportiva e alto rendimento para crianças e adolescentes com deficiência do Recife. As modalidades disponíveis são atletismo, bocha, goalball, rugby em cadeira de rodas, parabadminton e natação. Todas as atividades são desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco.

Petrolina sedia II Regata Velho Chico e reforça vocação esportiva e turística do Sertão

O Rio São Francisco será palco de uma das maiores competições aquáticas do interior nordestino: a II Regata Velho Chico. O evento, que acontece nos dias 18 a 20 de julho, une adrenalina, técnica, beleza natural e promete agitar as margens do Velho Chico com disputas emocionantes e atletas de alto nível de várias partes do Brasil.

À competição terá como ponto de partida a marina do Iate Clube, abrangendo simultaneamente as cidades de Petrolina e Juazeiro com locais estratégicos nas orlas das duas cidades. A expectativa é que cerca de 70 competidores, incluindo nomes de destaque no cenário nacional e internacional, participem da maratona aquática. A novidade deste ano é que a competição integra uma etapa oficial do Circuito Brasileiro de fórmula windsurf.

O evento contará com provas em diversas modalidades, como Windsurf, Raceboard, Wingfoil, além das tradicionais Canoas Havaianas (OC6, OC2, OC1) e o Veleiro Magnum. Todas as provas são abertas ao público, que poderá acompanhar de perto as disputas e o espetáculo proporcionado pelos esportes aquáticos no Velho Chico.

A II Regata Velho Chico consolida-se como uma iniciativa que une esporte, lazer e desenvolvimento regional. Para Pedro Moura, um dos organizadores, o evento é mais que uma competição esportiva é a promoção do turismo e movimentação da economia.

“A segunda edição da Regata Velho Chico chega ainda mais robusta, reafirmando a força do nosso projeto e o imenso potencial esportivo e turístico da região. Esse evento nasceu da vontade de resgatar o protagonismo do São Francisco como espaço de convivência, lazer e desenvolvimento. Vai muito além da competição esportiva: é uma experiência que envolve as comunidades ribeirinhas, movimenta a economia local, valoriza a cultura tradicional e projeta nossa região para o Brasil. É um evento que une atletas, famílias, empreendedores e amantes do esporte, inclusive, teremos a presença de Leonardo Mulim atual bicampeão intercontinental da modalidade”, destacou.

Sudene aponta Transnordestina e Chamada Nordeste como ações fundamentais para o desenvolvimento regional em audiência no Senado

Autarquia foi representada pelo superintendente Danilo Cabral. Evento também teve a participação do ministro Waldez Góes.

Brasília (DF) – Com o objetivo de discutir as ações estratégicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado recebeu o titular da pasta, Waldez Góes, nesta terça-feira (8). O superintendente da Sudene, Danilo Cabral compôs a equipe do ministro e destacou a Ferrovia Transnordestina e a Chamada Nordeste como duas das principais ações da Sudene em favor do reposicionamento da região como protagonista do crescimento sustentável do Brasil.

“A ferrovia é obra que se encontrava paralisada e que tem a Sudene como um importante agente de financiamento. Em 2023, nós liberamos R$ 800 milhões, e no início deste ano, mais R$ 400 milhões. Nestes dias, a gente ainda deve estar aprovando a liberação de outros R$ 600 milhões”, adiantou.

Ainda segundo Danilo Cabral, um estudo feito pela Federação da Indústria do Estado de Ceará destaca que em um raio de 300 quilômetros por onde a Transnordestina passa estão representados 41% do PIB do Nordeste. “Ou seja, ela é fundamental para a logística e competitividade da região e a Sudene será responsável, quando concluída, por quase 50% do financiamento desta obra, através do FDNE”, complementou.

Outra ação priorizada pelo superintendente foi a articulação da Sudene no âmbito do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais, para integrar e potencializar recursos para o Edital Chamada Nordeste, “uma iniciativa importante que conta com R$ 10 milhões destas instituições e que dialoga com a Nova Indústria Brasil, coordenada pelo Ministro Geraldo Alckmin”. Segundo o gestor, os recursos financeiros serão direcionados à produção de energia limpa, hidrogênio verde, data center, bioeconomia, o polo de fármacos, indústria automotiva e tantos outros projetos.

O ministro Waldez Góes fez uma explanação sobre a atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no atual Governo Lula. Um dos destaques de sua fala foram as ações de Defesa Civil, que entre 2023 e 2025 contou com R$ 7,66 bilhões para enfrentar as calamidades que atingiram o País, como as enchentes e estiagens. Enfatizou que a importância dos programas executivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que vem sendo construída “com base nos planos regionais”. Um desses planos é o Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene. O gestor citou, ainda, o Programa Amazônia Azul, que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável de forma equilibrada e de acordo com as realidades locais na fronteira marítima do Brasil e conta com “660 municípios elegíveis”. Em relação à segurança hídrica, Waldez informou que “o novo PAC trouxe o eixo Água para Todos, que conta com R$ 32 bilhões, dos quais 12, 7 bilhões são para infraestrutura”.

Álvaro Porto pede que governadora aponte qual obra deixou de ser feita por causa da Alepe

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, faz esclarecimentos, em nota e pronunciamento veiculado em redes sociais, sobre as sucessivas declarações da governadora no sentido de responsabilizar a Alepe pela ineficiência da máquina estadual, evidenciada pela incapacidade de entregar o que promete. O presidente do Legislativo pede também o governo aponte quais obras deixaram de ser feitas ou estão paralisadas por falta de recursos de créditos aprovados pela Casa. Segue a nota:

Aos pernambucanos e pernambucanas

Levado por um conjunto de declarações da Governadora do Estado, que, com o intuito de terceirizar a sua responsabilidade pela ineficiência da máquina estadual, tem procurado, através de narrativas cotidianas, transferir para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o pesado ônus do Estado ter que conviver com uma gestão inoperante, que não consegue fazer as entregas prometidas que tanto a população espera e precisa.

Para tanto, a Governadora tenta usar como pano de fundo, dois empréstimos que estão tramitando na casa: um no valor de R$ 1 bilhão e 500 mil e outro de R$ 1 bilhão e 700 milhões.
Essas solicitações de crédito estão em análise nas comissões da Casa e a
demora alegada decorre exatamente da falta de transparência oferecida
pelo Governo nas respostas que nos são encaminhadas em função dos múltiplos pedidos de informações que se tem solicitado ao Executivo.

É de rememorar, até porque parece que a Governadora não tem memória, mas esta Casa tem. E o povo mais ainda. A Assembleia aprovou todos os projetos encaminhados pelo Executivo, incluindo aí, autorizações legislativas para o Estado contrair empréstimos na ordem de R$ 9 bilhões e 200 milhões, aliás, autorizações que remontam aos exercícios de 2023 e 2024.

Contudo, as dificuldades da gestão por parte do Executivo impediram de,
até este momento, o Estado ter tido acesso a inteireza dos empréstimos autorizados. Basta verificar as informações disponibilizadas para se chegar a triste conclusão, que dos R$ 9 bilhões e 200 milhões, só foram efetivamente contratados R$ 3 bilhões e 500 milhões. E, pasmem, o Estado só conseguiu liberar R$ 1 bilhão e 400 milhões, dado este constante do Ofício 116, de 2 de junho de 2025, da lavra da Secretaria da Casa Civil.

Diante disso, é de se questionar à Sra. Governadora: qual foi a obra que deixou de ser feita no Estado por falta de recursos de créditos aprovados
pela Alepe? Qual a obra paralisada que possa ser atribuída à Alepe a responsabilidade pela sua interrupção?

Com toda certeza, a Senhora Governadora não conseguirá responder a essas indagações. A verdade é uma só. Recursos foram disponibilizados no valor pleiteado pelo Executivo, mas o que se vê hoje é uma realidade que salta aos olhos de todos. As obras não saem do papel porque a gestão não consegue rodar os projetos e entregar as obras por pura incapacidade gerencial, e jamais por falta de recursos que foram devidamente colocados à disposição do Executivo por meio das competentes autorizações legislativas.

Em todos os recantos do Estado, nos deparamos com queixas da população em relação à segurança pública, à educação, à saúde, a obras estruturadoras, e, porque não dizer, à completa ausência do Estado na vida do cidadão.

O povo pernambucano está cansado de promessas, Governadora! Basta de
narrativas que não encontram aderência à realidade dos fatos.

Por fim, realmente Pernambuco tem pressa! Mas o Governo só tem pressa no slogan. _

Foto: Lucas Patrício

Justiça Eleitoral isenta Luciano Torres e Djalma Nunes, prefeito e vice de Ingazeira, de acusação de abuso de poder

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou, por unanimidade, improcedente a acusação de abuso de poder político contra o prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, e seu vice, Djalma Nunes. A decisão foi proferida no processo nº 0600174-84.2024.6.17.0050 e afastou a multa anteriormente aplicada pelo juízo eleitoral da Comarca de Tabira.

A ação movida pela oposição tentava caracterizar a tradicional Festa de Santa Rosa como uma forma de promoção pessoal e abuso de poder político. No entanto, o colegiado do TRE-PE entendeu que o evento se manteve nos limites legais, sem configurar qualquer tipo de irregularidade eleitoral.

Segundo a corte, a festividade faz parte do calendário cultural do município e sua realização não teve o intuito de beneficiar politicamente os gestores.

O advogado do prefeito, Renato Beviláqua, celebrou a decisão: “A acertada decisão do TRE-PE consagra o respeito pela tradição da festa e revela o respeito pela vontade popular no pleito eleitoral de Ingazeira.” Com essa decisão, Luciano Torres e Djalma Nunes seguem com os direitos políticos preservados e sem penalidades, reforçando a legitimidade do mandato obtido nas urnas.