Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governadora Raquel Lyra entrega novos equipamentos e veículos para as forças de segurança do Estado

Em mais uma ação do programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra entrega, nesta sexta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas às 17 horas, , novos equipamentos e veículos para o reforço na estrutura de trabalho das forças policiais do Estado. Entre os itens a serem entregues, estarão um caminhão-tanque, micro-ônibus, coletes, além de armamentos de alta precisão.

Coluna do Finfa

Por que tanta demora?

A população de Afogados da Ingazeira aguarda ansiosa pelo desfecho da investigação aberta para apurar a denúncia de abuso de poder politico e econômico nas eleições para prefeito da cidade no ano passado.

Já se passaram mais de 09 (nove) meses em que o ex-secretário de finanças da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, foi apreendido às vésperas da eleição, no dia 04 de outubro de 2024 e dentro do seu veículo foram encontrados R$ 35 mil (trinta e cinco mil reais) em espécie, cerca de R$ 240 mil (duzentos e quarenta mil reais) em notas de abastecimento e mais diversos tickets, supostamente para autorizar a abastecer veículos, fato este amplamente noticiado por vários meios de comunicação locais e até nacional.

A Coligação adversária, imediatamente após o ocorrido, protocolou denúncia junto à Polícia Federal e posteriormente ingressou com uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), mas até agora nada de conclusão do inquérito policial nem do processo judicial avançar. O que justifica tamanha lentidão? A quem interessa essa demora toda?

A última informação a respeito desse caso, que o nosso blog teve acesso, foi que a audiência de instrução do processo judicial que estava marcada para o dia 19/05/2024, foi adiada pelo Juiz Eleitoral a pedido do Ministério Público Eleitoral, com a justificativa de aguardar a conclusão do inquérito da Polícia Federal. Diante da solicitação, o juiz concedeu prazo até o dia 30/06/2024 para a que a PF concluísse o seu trabalho e dessa forma pautar a nova data de audiência. Porém, segundo fontes ouvidas por esse blogueiro, até o momento nada da conclusão do inquérito e nem sinal da marcação da nova data para a audiência.

Por conta do tempo decorrido do fato, os eleitores aguardam uma posição definitiva da Justiça Eleitoral o mais breve possível. Vários eleitores tem nos abordado, diariamente, em busca de notícias a respeito desse processo, já demonstrando descrença na justiça.

Como é de conhecimento público, vários processos de cassação já foram julgados na primeira instância pela Justiça Eleitoral do Estado de Pernambuco, inclusive em municípios próximos da nossa cidade. A pergunta que fica é: Por que aqui está andando a passos de tartaruga?

Em conversa com um membro da Coligação União Pelo Povo, que protocolou a ação, o mesmo informou que os advogados da referida Coligação já estão atuando para que o processo tenha prosseguimento e o seu desfecho seja conhecido o mais breve possível. Ao ouvir especialistas no assunto, o nosso blog foi informado que o juiz, mesmo sem a conclusão do inquérito da PF poderia dar sequência ao processo.

Com a palavra a Justiça Eleitoral de Afogados da Ingazeira…

Exonerou todos – Em conversa com este blogueiro, na noite desta quinta-feira (17), o vereador de Serra Talhada, China Menezes, confirmou que a prefeita de Serra Talhada, exonerou todas as indicações suas no governo municipal. “Não sobrou nenhum para remédio, vida que segue, isso é normal da política, encaro com grandeza, infelizmente é o pagamento que ela está dando ao primeiro que acreditou nela, o primeiro a levantar bandeira, mas sem nenhum remorso, continuarei trabalhando no meu mandato defendendo o povo de Serra Talhada. Serra Talhada está acima da prefeita, do vice-prefeito, dos vereadores e continuarei trabalhando para meu povo”, disse o vereador China.

Realizando – A 26ª edição da Serenata da Recordação começou nesta quinta-feira (17) em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, uma realização da Prefeitura Municipal. Nesta sexta-feira (18), a programação será marcada por mais um cortejo dos seresteiros, a partir das 19 horas, e por apresentações do Grupo Vozes, The Fevers e Vicente Nery. Já no sábado (19), além do tradicional percurso pelos casarios antigos, sobem ao palco Leonardo, MPA, Labaredas, Zé de Célia e Alex Lavor. “A Serenata da Recordação é mais do que um evento, é um momento em que celebramos nossas raízes e mostramos ao Brasil a beleza da nossa terra. Preparamos tudo com muito carinho para oferecer ao nosso povo e aos visitantes uma festa inesquecível”, afirmou o prefeito George Duarte.

Nota oficial – A prefeita de Sertânia, Pollyanna Barbosa de Abreu, divulgou nesta quinta-feira (17) uma nota oficial à população após obter vitória judicial contra os responsáveis por uma série de ataques difamatórios veiculados em perfis falsos nas redes sociais. A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a remoção imediata dos conteúdos ofensivos, além da identificação dos administradores desses perfis e a aplicação de multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento. Informação Fala PE.

Disse“O governo está completamente empenhado em garantir que os nossos trabalhadores rurais recebam amparo quando estiverem fora do período de colheita da cana, fazendo com que quem trabalha no campo seja visto e cuidado. Este investimento feito no Chapéu de Palha possibilita que mais dignidade e qualidade de vida alcancem uma quantidade muito maior de pernambucanos, fazendo o nosso Estado crescer sem deixar ninguém para trás”. (Governadora Raquel Lyra, sobre o pagamento do benefício do segmento da cana-de-açúcar do Programa Chapéu de Palha, a 9.867 trabalhadores da cana cadastrados em 55 municípios das Zonas da Mata Norte e Sul, que inicia hoje)

Você sabia – Que segundo o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o primeiro Plano Nacional da Pesca Artesanal (PNPA) do Brasil está cada vez mais perto de se tornar realidade. “Finalizamos as Plenárias Regionais em todas as regiões do país, reunindo pescadores e pescadoras, pesquisadores, universidades e órgãos governamentais, todos juntos, debatendo e construindo propostas para fortalecer o nosso setor artesanal. Agora vem a Plenária Nacional”, afirmou o ministro.

Frase“Político fala o que quer” (Vice-prefeito de Serra Talhada, Faeca Melo, após o discurso do deputado federal Fernando Monteiro, na abertura da 25ª Exposerra na noite de ontem, ao ponto de dizer que seria o deputado que mais fez na história de Serra Talhada, segundo o Farol de Notícias)

Perguntar não ofende – Será que o deputado federal Fernando Monteiro, irá acompanhar a visita de João Campos na Exposerra neste sábado, junto com a prefeita Márcia Conrado?

João Campos começa giro pelo interior prestigiando o FIG em Garanhuns

Prefeito do Recife e presidente nacional do PSB foi recebido em Brejão por lideranças locais antes de seguir para o Festival de Inverno de Garanhuns, que marca o início de sua agenda no Agreste e Sertão

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos iniciou nesta quinta-feira (17) sua rota pelo Agreste e Sertão de Pernambuco. O primeiro lugar visitado foi Brejão, onde João participou de uma reunião com cerca de 500 pessoas e foi calorosamente aclamado por lideranças locais. O encontro foi articulado pelas lideranças locais e reforçou o prestígio político do socialista na região. Na sequência, o presidente nacional do PSB seguiu para Garanhuns, onde prestigiou o tradicional Festival de Inverno (FIG), ao lado do prefeito Sivaldo Albino. Deputados federais, estaduais e outros atores políticos de todo o estado fizeram parte da comitiva que atraiu atenções pelo espaço.

“Sempre fui um frequentador do FIG. Quando criança, adolescente e adulto, passei a ir a esse festival que é uma expressão do patrimônio multicultural de Pernambuco. Então, faço questão de estar não só como prefeito, mas também como cidadão. (…) Quero parabenizar Sivaldo, alguém que conheço há anos e que sei que está aqui para defender o interesse do povo de Garanhuns e que fez um belo trabalho neste FIG”, afirmou João Campos.

“O 33° FIG já é um sucesso, inclusive com recorde de público de todas as edições numa das noites desse evento. Seguiremos com mais atrações nas próximas semanas”, destacou Sivaldo.

Nesta sexta-feira (18), ele continuará sua visita pelo município, passando pela área onde está sendo construído o Hospital do Amor, o canteiro de obras do Compaz Eduardo Campos e o terreno onde será erguido o futuro Museu do FIG. Por fim, Campos visitará a sede da Prefeitura de Garanhuns, onde será assinado um convênio entre as prefeituras do Recife e de Garanhuns, por meio da Emprel, com foco em intercâmbio de tecnologia e modernização da gestão pública.

Visitas ao Sertão de Itaparica, Pajeú e Central – A agenda seguirá no final de semana com ações pelo interior. No sábado (19), João Campos visitará o Sertão de Itaparica, onde será homenageado com o título de cidadão de Petrolândia. Ele também se reunirá com o prefeito Fabiano Marques (Republicanos), o pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, vereadores e outras lideranças locais. À noite, a programação continua no Sertão do Pajeú, com passagem por Serra Talhada para a 25ª edição da Exposerra, feira de negócios da região. Lá, o prefeito se encontrará com a prefeita Márcia Conrado (PT), o pré-candidato Dr. Breno Araújo e demais lideranças. Já no domingo (20), João prestigiará a tradicional Festa de Jacó, em Serrita, evento que já está em sua 55° edição e celebra a fé e a cultura nordestina, reunindo vaqueiros e famílias de todo o sertão.

Abertura da 52ª Festa Universitária de São José do Egito emociona com noite gospel e reafirma tradição cultural da cidade

A noite desta quinta-feira, 17 de julho, marcou com grande emoção e participação popular a abertura oficial da 52ª edição da Festa Universitária de São José do Egito. A programação teve início no Pátio de Eventos com uma noite gospel memorável, que reuniu evangélicos de diversas denominações e também visitantes de cidades vizinhas em um culto marcado pela fé, pela música e pelo espírito de união.

O momento de louvor contou com apresentações da banda Ornar e do renomado cantor gospel Samuel Mariano, que emocionaram o público com mensagens de fé e esperança. Um dos pontos altos da noite foi o momento de oração no palco, dedicado ao prefeito Fredson Brito e aos membros da Associação Cultural — entidade organizadora da festa — reforçando o clima de comunhão, gratidão e respeito que marcou o início das celebrações.

A união das igrejas evangélicas de São José do Egito foi um dos aspectos mais bonitos da noite, com lideranças religiosas e fiéis de várias denominações participando ativamente do culto. Caravanas vindas de municípios vizinhos também estiveram presentes, mostrando o alcance regional e o respeito que a Festa Universitária conquistou ao longo dos seus 52 anos de história.

Outro momento que resgatou a memória afetiva da população foi a chegada do tradicional carro de som da Pitu, eternizado na voz do saudoso Otoni Propaganda. A presença do carro circulando pelas ruas e depois chegando ao pátio emocionou o público, conectando o passado ao presente com muito simbolismo.

A abertura da festa foi realizada pela Associação Cultural de São José do Egito, entidade que há décadas mantém viva essa tradição e que conta, nesta edição, com o importante apoio da Prefeitura Municipal. A gestão do prefeito Fredson Brito tem reafirmado seu compromisso com a cultura local, valorizando as raízes e os eventos que fazem da cidade a capital da poesia no Sertão.

Enquanto o pátio vivia a noite gospel, o Barracão Universitário também abriu sua programação com uma apresentação envolvente do cantor Luís Barbinha, animando o público e dando início à programação paralela, que seguirá nos próximos dias com shows, poesia e cantoria para todos os gostos.

A 52ª Festa Universitária está só começando, mas já mostra que será mais uma edição histórica, com fé, arte, cultura e muita emoção. Da Assessoria

Gestão Zeca Cavalcanti garante avanços históricos na saúde de Arcoverde com investimentos do Novo PAC

A administração do prefeito Zeca Cavalcanti alcançou mais uma importante vitória para Arcoverde. Graças ao trabalho técnico, estratégico e de articulação da Prefeitura, o município foi contemplado com significativos investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, voltados exclusivamente para a área da saúde.

As propostas inscritas pela atual gestão municipal foram aprovadas e vão garantir melhorias concretas na infraestrutura e no atendimento da rede pública de saúde, beneficiando milhares de arcoverdenses. Entre as conquistas asseguradas pela Prefeitura estão duas novas ambulâncias para o SAMU, a construção da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III da cidade, além da chegada de sete combos de equipamentos e um kit completo de telemedicina para modernizar as UBS já existentes.

Compromisso com a saúde e resultado de articulação

Segundo o prefeito Zeca Cavalcanti, essas conquistas são fruto de um esforço contínuo da administração municipal em buscar recursos e ampliar o acesso à saúde.
“Cada conquista representa o nosso compromisso com a população. Trabalhamos de forma firme e planejada para garantir que Arcoverde fosse contemplada em todos os eixos do Novo PAC, e agora colhemos os frutos. Estamos estruturando uma saúde mais moderna, acessível e humanizada”, destacou o gestor.

Reforço no Atendimento de Urgência com Novas Ambulâncias

Entre os investimentos garantidos, está a inclusão de Arcoverde entre os municípios que receberão duas novas ambulâncias para o SAMU 192. A chegada dos veículos — que fazem parte da política federal de renovação da frota de emergência — representa um avanço crucial na agilidade e qualidade do atendimento pré-hospitalar no município.

UBS Porte III: Marco inédito para Arcoverde

Outro destaque é a construção da primeira UBS de Porte III da cidade — uma demanda histórica que, graças à gestão atual, começa a sair do papel. Essa unidade ampliará a cobertura da Estratégia Saúde da Família, oferecendo mais espaço, estrutura e serviços para consultas médicas, exames e atendimentos diversos. A nova UBS será essencial para atender com mais dignidade e qualidade regiões da cidade que ainda sofrem com carência assistencial.

Modernização das UBS com Equipamentos e Tecnologia

Além da nova UBS, o prefeito Zeca Cavalcanti assegurou recursos para reestruturar as Unidades Básicas de Saúde já existentes. Arcoverde receberá sete conjuntos de equipamentos que incluem itens como desfibriladores automáticos (DEA), câmaras frias, cadeiras de rodas, balanças, aparelhos de TENS e FENS, Doppler vascular, entre outros. Os novos equipamentos vão proporcionar mais eficiência no atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde.

A cidade também será equipada com um kit de telemedicina, o que permitirá a implantação de Pontos de Telessaúde nas UBS, através do programa SUS Digital – Telessaúde. Com essa inovação, a população terá acesso facilitado a teleconsultas com especialistas, fortalecendo o uso da tecnologia para ampliar o atendimento médico.

Gestão que Planeja e Realiza

A secretária municipal de Saúde, Maria Clara Melo, ressaltou a importância dos investimentos:
“É um momento histórico para a saúde de Arcoverde. A conquista desses recursos mostra o quanto a gestão do prefeito Zeca Cavalcanti é comprometida com a melhoria dos serviços públicos. Teremos mais estrutura, mais tecnologia e, acima de tudo, mais dignidade para quem precisa do SUS em nossa cidade.”

Os avanços obtidos dentro do Novo PAC são a prova do planejamento eficaz e da busca constante por melhorias implementadas pela gestão Zeca Cavalcanti. O investimento na saúde fortalece não só a rede municipal, mas também o compromisso da administração com o bem-estar social e com um futuro mais justo e saudável para toda a população arcoverdense.

Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco dá posse a novo colegiado para biênio 2025-2027

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) realizou nesta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no bairro do Bongi,  a solenidade de posse do novo colegiado para o biênio 2025-2027. A cerimônia marcou, de forma oficial, o início do novo ciclo de atuação, que tem papel fundamental no controle social e na construção democrática das políticas públicas de saúde.

O CES/PE é um órgão colegiado, permanente, paritário e deliberativo, com a missão de formular estratégias e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Instituído pelo Decreto nº 13.909/1989 e regulamentado pela Lei nº 12.297/2002, o Conselho é responsável ainda por acompanhar a gestão do SUS em Pernambuco, analisar o Plano Estadual de Saúde (PES), avaliar o modelo de gestão vigente e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos na área.

A Diretora Geral de Gestão Participativa da SES-PE, Roberta Jorgea Carvalho, ressaltou o fortalecimento da posse para o próximo biênio. “Como gestão, visamos, juntamente com todos os segmentos — trabalhadores e usuários —, fortalecer o controle social, que é um dos pilares do SUS: a participação social”, disse Roberta.

A composição do novo colegiado, com 32 pessoas conselheiras titulares, respeita o princípio da paridade: 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços. Essa estrutura assegura a diversidade de vozes, com ampla participação da sociedade civil, incluindo movimentos sociais, sindicatos, associações de pacientes e moradores, entre outros.

A ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sonia Pinto, relatou a importância do Conselho e da renovação de posses dos segmentos. “É de grande relevância para mim, pois a entidade tem uma longa trajetória de atuação no controle social, sempre comprometida com a defesa da saúde da população pernambucana. Então, agregar cada vez mais pessoas para ajudar nessa luta é fundamental para o fortalecimento da democracia participativa do SUS”, reforçou Sonia.

A posse do novo biênio representa mais do que a renovação de nomes: é a reafirmação do compromisso com a participação social como princípio estruturante do Sistema Único de Saúde. A alternância na composição do Conselho permite a incorporação de novas visões e experiências, fortalecendo a representatividade e a capacidade do CES/PE de responder aos desafios da saúde pública no Estado.

“É fundamental renovar mais um biênio de atuação no Conselho, reforçando nosso compromisso com a defesa do SUS, que é o maior patrimônio do povo brasileiro. A participação da sociedade civil e dos usuários no controle social é essencial para acompanhar como as políticas públicas de saúde estão sendo implementadas, incluindo ações, orçamento e estratégias. Estou muito feliz em seguir nessa caminhada, especialmente por nossa trajetória na defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS. O Conselho é um espaço estratégico de diálogo entre usuários, trabalhadores e gestão, e é muito importante continuar fazendo parte dele”, disse Josineide Menezes, que tomou posse no CES/PE como usuária.

Com reuniões mensais ordinárias e convocações extraordinárias sempre que necessário, o Conselho segue sendo espaço essencial de diálogo entre sociedade e governo. A nova gestão assume com a responsabilidade de manter ativa e fortalecida a luta por um SUS público, universal e de qualidade para todas e todos os pernambucanos.

Com investimento de R$ 18 milhões, Governo de Pernambuco inicia pagamento do Programa Chapéu de Palha para os trabalhadores da cana-de-açúcar

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), inicia, nesta sexta-feira (18), o pagamento do benefício do segmento da cana-de-açúcar do Programa Chapéu de Palha. Com um investimento total de R$ 18 milhões apenas para trabalhadores dessa área, a gestão estadual pagará a primeira das cinco parcelas de R$ 373,08 que serão disponibilizadas em quatro meses a 9.867 trabalhadores da cana cadastrados em 55 municípios das Zonas da Mata Norte e Sul.

“O governo está completamente empenhado em garantir que os nossos trabalhadores rurais recebam amparo quando estiverem fora do período de colheita da cana, fazendo com que quem trabalha no campo seja visto e cuidado. Este investimento feito no Chapéu de Palha possibilita que mais dignidade e qualidade de vida alcancem uma quantidade muito maior de pernambucanos, fazendo o nosso Estado crescer sem deixar ninguém para trás”, disse a governadora Raquel Lyra.

O benefício tem o objetivo de ajudar trabalhadores rurais no período da entressafra. A bolsa poderá ser retirada com o Cartão Cidadão ou o Caixa Tem em agências da Caixa Econômica Federal. Em 2025, houve uma redução no número de trabalhadores que se cadastraram devido ao movimento das usinas de mantê-los nos seus empregos mesmo no período da entressafra, fazendo com que eles não atendam a um dos requisitos para o cadastramento no programa, que é estar desempregado.

Este é o segundo ano da aplicação do reajuste de 38% nos valores das bolsas dos três segmentos do Chapéu de Palha (Cana-de-Açúcar, Fruticultura Irrigada e Pesca Artesanal) e da inclusão de uma parcela adicional do benefício, medidas implementadas pela gestão da governadora Raquel Lyra para reforçar o programa, que antes era pago em quatro parcelas. O Chapéu de Palha beneficia cerca de 20 mil famílias nos três segmentos, com um investimento total de mais de R$ 30 milhões por ano.

“O pagamento do benefício do Programa Chapéu de Palha é um ganho para o trabalhador, que reforça a renda familiar e também para essas regiões do Estado, já que os trabalhadores beneficiados pelo programa movimentam a economia com gastos com alimentação, aluguel e medicamentos nas cidades onde moram”, declarou o coordenador do Programa Chapéu de Palha e gerente-geral de Articulação Institucional da Seplag-PE, Marcos Alves.

O gestor deu detalhes, ainda, sobre a queda no número de beneficiários no segmento cana-de-açúcar, na comparação com 2024. “Com relação ao ano anterior, houve uma redução de 9% no número de pessoas cadastradas no segmento da cana-de-açúcar. Esse fato ocorreu porque as usinas têm diminuído as demissões desses trabalhadores pela dificuldade de contratação dessa mão-de-obra após o período de entressafra. É um dado positivo”, disse.

Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre o pagamento podem ligar para 0800.282.5158 ou enviar mensagem pelo WhatsApp para (83) 99108-0333, ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Vinícius Labanca assinam ordem de serviço para obras de pavimentação em São Lourenço da Mata

O município de São Lourenço da Mata deu um passo importante para o fortalecimento de sua infraestrutura urbana. Nesta quinta-feira (17), o ministro de Lula, Silvio Costa Filho, e o prefeito Vinícius Labanca assinaram a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação na cidade. O investimento ultrapassa os R$ 11 milhões e prevê a implantação de asfalto em mais de 70 ruas contemplando dez bairros do município.

As obras serão fundamentais para melhorar a infraestrutura viária e a mobilidade da população, garantindo mais segurança, acessibilidade e qualidade de vida para os moradores. A iniciativa é fruto da parceria do Governo Federal, via Codevasf, e a gestão municipal, reforçando o compromisso com o desenvolvimento das cidades e com o bem-estar da população.

Durante o ato, o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância da obra para a região e ressaltou a parceria de longa data com o prefeito Vinícius Labanca. Ele também enfatizou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fortalecimento da relação com os municípios.

“Essa é uma obra estruturadora, que vai transformar a mobilidade urbana de São Lourenço da Mata. É fruto do esforço do presidente Lula, que tem dado prioridade às demandas dos municípios, e do grande trabalho que o prefeito Vinícius vem fazendo na cidade. Vinícius tem sensibilidade, compromisso e visão de futuro. É uma alegria poder, mais uma vez, caminhar ao lado dele e da população de São Lourenço “, afirmou Silvio, autor das emendas parlamentares que encaminharam os recursos para a região.

“Nesses últimos anos, foi uma luta muito grande para que chegássemos até aqui nesse momento para assinar a ordem de serviço para asfaltar mais de 70 ruas do nosso município e isso só foi possível graças ao ministro Silvio. Se não fosse ele nós não estaríamos anunciando esse que é o maior pacote de obras em pavimentação da cidade. São ações como essa que faz com que ele se torne a grande prioridade para ser o senador de João campos”, disse Vinícius Labanca .

A parceria entre o ministro e o prefeito é antiga e tem gerado importantes avanços para o município e para a região. Silvio Costa Filho, que é um dos principais interlocutores do governo federal com os municípios pernambucanos, reforçou que seguirá trabalhando para levar mais investimentos e desenvolvimento para o povo de São Lourenço da Mata.

Ainda participaram do evento o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Gustavo Melo; o deputado estadual, Eriberto Filho, e o pré-candidato a deputado federal, Carlos Costa.

 

Reta final para inscrições na Startup World Cup 2025: do Recife rumo ao Vale do Silício

Startups têm até domingo (20) para garantir participação na maior competição global do setor; Recife reforça papel de destaque no ecossistema de inovação

Do Recife para o mundo. As inscrições para a etapa brasileira da Startup World Cup 2025 entram na reta final e startups de todo o país têm até o próximo domingo (20) para realizar a pré-inscrição e disputar uma vaga na maior competição de inovação do mundo. A etapa Recife é promovida pela Traciona, com apoio da comunidade Manguezal, e conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife, reafirmando o compromisso da gestão com a transformação digital e o desenvolvimento de novos negócios.

Com premiação de até 1 milhão de dólares na grande final internacional, que ocorrerá de 15 a 17 de outubro no Vale do Silício (EUA), a competição é uma vitrine global para soluções inovadoras. “Ser cidade-sede da Startup World Cup reforça o protagonismo do Recife como um dos ecossistemas de inovação mais relevantes do país. Essa é uma oportunidade única de projetar nossas startups no cenário global e atrair investidores estratégicos para o que está sendo desenvolvido aqui”, afirma Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife.

A seleção contempla startups de diversos segmentos – como healthtechs, fintechs, agtechs, cleantechs, govtechs, entre outras. As oito finalistas serão anunciadas no dia 25 de julho e a grande final nacional será realizada no dia 8 de agosto, durante o MangueBit, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do Nordeste.

Além da chance de concorrer ao prêmio internacional, as startups participantes ganham visibilidade e acesso a potenciais investidores, parceiros e clientes. A Startup World Cup é reconhecida mundialmente por revelar negócios promissores e impulsionar trajetórias de impacto.