Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Frente Popular de Afogados entra com Recurso Especial e perdem novamente no caso da utilização do carro de som durante o período eleitoral

Por: Blog Afogados Online

A Frente Popular de Afogados da Ingazeira entrou com Recurso Especial junto ao TRE sobre a decisão a qual a coligação foi multada por utilizar carro de som durante as Eleições de 2024.

A Justiça Eleitoral em Afogados da Ingazeira havia julgado pela improcedência da denúncia. A União Pelo Povo recorreu ao TRE e por sete votos (à unanimidade) os desembargadores reverteram a decisão, multando o atual prefeito, Sandrinho Palmeira e o vice, Daniel Valadares no valor de R$ 5.320,00 cada um.

A Frente Popular recorreu da decisão e, novamente, por sete votos, os desembargadores mantiveram a decisão.

A coligação (Frente Popular) não satisfeita com a decisão, entrou com Recurso Especial e nesta quarta (16) foi negado provimento. A Frente Popular ainda foi multada em um salário mínimo em que os desembargadores reconheceram o seu propósito meramente protelatório (prorrogar algo que deveria ser feito ou resolvido mais cedo).

A Frente Popular ainda pode recorrer junto ao TSE.

No Recife, Comunidade do Bem recebe nova USF+ através do programa ProMorar

Unidade de Saúde da Família Mais terá capacidade para realizar cerca de 26 mil atendimentos por ano, beneficiando mais de 10 mil moradores. Local também contará com Centro TEA/NDI para atender pessoas neurodivergentes

A Prefeitura do Recife entregou, nesta quinta-feira (17), a nova Unidade de Saúde da Família Mais (USF+) Comunidade do Bem, localizada na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. O novo equipamento é fruto de um investimento de R$ 10,2 milhões, viabilizado pelo Programa ProMorar, e marca o início da transformação urbana e social da Comunidade do Bem, beneficiando diretamente os moradores das localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/Nova Esperança e Aritana e Coqueiral. Além da USF+, o local também conta com um Centro TEA/NDI, um espaço especializado para o cuidado para as pessoas com deficiência, inclusive TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“São duas inaugurações, um novo Centro TEA/NDI e a nova USF+. Uma obra esperada há muito tempo, que hoje está pronta e com ela chegamos a uma marca importante: agora são 11 mil vagas disponíveis de atendimento para crianças neurodivergentes, o que corresponde a cinco vezes mais do que quando assumimos a gestão”, disse o prefeito João Campos, durante a inauguração do equipamento. “Nessa USF+, são três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal, uma nova farmácia da família e um investimento público com qualidade”, explicou o gestor.

Projetada para garantir acesso qualificado à saúde, a USF+ Comunidade do Bem terá capacidade para realizar cerca de 26 mil atendimentos por ano. O equipamento funcionará no modelo da estratégia de saúde da família, funcionando com horário ampliado das 7h às 19h, sem intervalo, e maior oferta de serviços: consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além de atendimento farmacêutico na nova Farmácia da Família que funcionará no local.

“A criação da USF+ Comunidade do Bem foi pensada a partir de escutas comunitárias realizadas pela Prefeitura do Recife, ouvindo diretamente os moradores sobre suas necessidades mais urgentes. Com base nesses diálogos, a gestão municipal desenhou um projeto que prioriza a saúde como elemento central para a melhoria da qualidade de vida na comunidade”, destacou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. “Hoje, entregamos mais do que um equipamento de saúde: entregamos cuidado para pessoas que vivem na Comunidade do Bem. A nova USF+ nasce da escuta dos moradores e da construção coletiva de soluções”, comemorou ela.

A USF+ Comunidade do Bem foi construída em uma área onde antes funcionava um antigo frigorífico abandonado. Agora, o espaço foi transformado em um centro moderno e acolhedor, com 6 consultórios, sendo 2 clínicos, 2 ginecológicos e 2 odontológicos, salas de vacinação, curativo, acolhimento, procedimentos e esterilização, farmácia, recepção, áreas administrativas, sala de reunião e banheiros adaptados. O equipamento também conta com um Espaço Mãe Coruja, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de saúde ambiental e combate a endemias (Asace), e divide espaço com um novo Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI).

Morador e líder comunitário da Comunidade do Bem, Antônio Henrique compartilhou da felicidade que é receber o investimento municipal, e como o povo da região espera pela devida atenção de gestores passados há mais de 20 anos. “Eu estou emocionado porque são 20 anos de luta, mas vou me segurar. Vivemos muita caminhada aqui, a pé, para pedir apoio, e nunca éramos ouvidos. E hoje, só temos a agradecer, vendo uma urbanização dessa em uma comunidade tão grande, graças ao prefeito e todos os seus secretários”, falou.

URBANIZAÇÃO INTEGRADA – Na Comunidade do Bem, a Prefeitura do Recife vem realizando um grande volume de obras por meio do ProMorar. Além da USF, estão sendo investidos R$ 34 milhões em obras de urbanização integrada e infraestrutura, incluindo a criação de sistema viário, criação de estação de tratamento de esgoto, implantação de sistema de abastecimento de água, rede de saneamento básico e pavimentação e drenagem de 32 ruas, com passeios e sinalização.

Também está sendo finalizada a obra do primeiro Arrecifes da Cidadania, equipamento social que tem investimento de R$ 3,4 milhões, com o objetivo de promover o diálogo contínuo e a escuta da população. A comunidade contará ainda com uma creche para garantir acesso à educação infantil de 100% das crianças de 0 a 5 anos e com um conjunto habitacional.

CENTRO TEA/NDI – O Centro TEA/NDI Comunidade do Bem oferece um espaço acolhedor e especializado para o cuidado para as pessoas com deficiência, inclusive o TEA. A unidade conta com uma estrutura completa: ginásio de fisioterapia, sala de grupo, sala de avaliação global e acolhimento do Serviço Social, sala de estimulação multissensorial, sala para treino de Atividades da Vida Diária (AVD), brinquedoteca, jardim sensorial e três consultórios multiprofissionais.

O funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com uma equipe interdisciplinar composta por 1 neuropediatra, 2 fisioterapeutas, 2 terapeutas ocupacionais, 2 fonoaudiólogos, 2 psicólogos infantis, 1 psicólogo para atendimento adulto,voltado para os cuidadores, 2 assistentes sociais e 1 nutricionista. Com capacidade instalada para 2.328 atendimentos por mês, o centro fortalece a rede de cuidados com foco na estimulação e no desenvolvimento para apoio integral às pessoas com deficiência e suas famílias.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Crise à Vista no Vale do São Francisco: Exportadores Preocupados com Taxação dos EUA e Custos de Produção

*Por Rinaldo Remígio

O Vale do São Francisco, conhecido internacionalmente pela excelência na produção e exportação de frutas tropicais, vive um momento de apreensão e incertezas. A recente imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, aliada ao aumento crescente dos custos de produção, acendeu um sinal de alerta entre os produtores e economistas especializados em comércio exterior.

Economistas renomados, cujas análises vêm repercutindo em publicações e fóruns técnicos, expressam grande preocupação com o impacto que essas medidas podem ter sobre um dos polos mais produtivos da fruticultura nacional. Após uma apurada análise de especialistas e do cenário atual, os sinais são claros: o setor está em risco de retração severa — e até colapso — caso não haja uma resposta imediata e coordenada.

Impactos Diretos e Imediatos

A combinação da nova taxação com os já altos custos de produção cria um cenário extremamente desfavorável para os exportadores do Vale do São Francisco. A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros torna os itens menos competitivos no mercado americano, principal destino das frutas produzidas na região.

Essa alteração eleva o preço final para os consumidores nos Estados Unidos, o que deve resultar numa queda expressiva da demanda. Com isso, os produtores locais enfrentam a possibilidade de contratos cancelados, estoques acumulados e sérios prejuízos financeiros.

Reflexos Socioeconômicos

Os reflexos vão além dos prejuízos comerciais. A fruticultura irrigada do Vale do São Francisco sustenta milhares de empregos diretos e indiretos. Uma queda acentuada nas exportações pode resultar em demissões em massa, comprometendo a renda de famílias inteiras e afetando profundamente a economia local, que é fortemente dependente da cadeia produtiva do agronegócio.

“É uma situação que preocupa não só o setor privado, mas toda a região”, afirma o empresário do setor Professor Jailson Lira, que é também presidente do Sindicato dos Produtores Agrícola do Vale do São Francisco. Disse ainda: “Estamos diante de uma tormenta que pode levar anos para ser superada, se não forem tomadas medidas urgentes. Urge a necessidade do Presidente da República do Brasil tomar as rédeas da negociação. Só ele pode dialogar diretamente com o Presidente Americano e ter definições imediatas que é o que estamos necessitando”.

Reações e Articulações

Diante do cenário adverso, entidades representativas e lideranças do setor buscam uma resposta diplomática por parte do governo brasileiro. A expectativa é de que o Itamaraty e o Ministério da Agricultura iniciem negociações com autoridades norte-americanas para tentar reverter ou mitigar os efeitos da nova tarifação.

Além disso, há uma mobilização interna em busca de soluções alternativas: redução de custos, renegociação de contratos e prospecção de novos mercados consumidores.

Caminhos Possíveis

Entre as propostas em debate para enfrentar a crise, destacam-se:

  • Negociações diplomáticas para suspensão ou redução da nova tarifa;
  • Diversificação de mercados, buscando alternativas ao mercado americano;
  • Incentivos fiscais e apoio logístico para redução dos custos de produção;
  • Investimento em tecnologia, com foco em eficiência e aumento de produtividade.

O Vale do São Francisco está diante de um desafio que exige ação coordenada entre setor público e privado. A fruticultura irrigada é um patrimônio econômico e social do Nordeste, construída com muito esforço e inovação. Preservá-la é essencial não apenas para manter as exportações, mas também para garantir emprego, renda e dignidade para milhares de brasileiros.

É hora de agir com responsabilidade e celeridade. O futuro do Vale — e de seu povo — não pode esperar.

Rinaldo Remígio é mestre em economia, administrador e contador. Acompanha de perto as pautas do desenvolvimento regional e a realidade do semiárido brasileiro.

AGE reúne empreendedores de Cabrobó para apresentar suas linhas de crédito

Em parceria com a Prefeitura e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) voltou ao município de Cabrobó para dialogar com os empreendedores locais. Durante o encontro realizado, na quarta-feira (16), na Câmara dos Vereadores, foram apresentadas as linhas de créditos oferecidas pelo Governo do Estado voltadas a impulsionar o empreendedorismo, como a “Bora Empreender Mulher”, a “Bora Empreender” e a “AGE Microcrédito”.

Na ocasião, a AGE detalhou todos os pré-requisitos necessários para quem deseja obter esse tipo de apoio, seja empreendedor formal ou informal, e tirou as dúvidas dos participantes, entre elas, documentos necessários para ter acesso ao crédito e condições de pagamento.

“Cada linha de crédito da AGE é pensada para atender especialmente um tipo específico de empreendedor, oferecendo as taxas mais atrativas do mercado. Com isso, reforçarmos a cadeia produtiva de Pernambuco, gerando novas oportunidades para os pernambucanos”, destacou a assistente de Negócios da AGE, Jessyka Renata.

Exclusivo: Gilson Bento tem melhora no quadro de saúde

Nesta quinta-feira, 17 de julho, o estado de saúde do prefeito Gilson Bento de Brejinho, de acordo com as informações repassadas, o quadro clínico do gestor apresenta sinais de melhora. Ele segue internado em um hospital particular na cidade de São Paulo, sob acompanhamento de uma equipe médica especializada.

Gilson Bento foi hospitalizado após sofrer um infarto no baço — condição que ocorre quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo para o órgão, podendo provocar dor intensa e outras complicações. A equipe médica segue realizando exames detalhados para identificar a causa exata do problema.

Apesar da gravidade do quadro, o boletim destaca que o prefeito está respondendo bem ao tratamento, o que tem gerado otimismo entre os profissionais de saúde e familiares.
A Prefeitura de Brejinho segue acompanhando a situação de perto e informa que novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço do tratamento e liberação da equipe médica.

Noite do forró: quarta-feira (16) de praça cheia no 33º Festival de Inverno de Garanhuns

A quarta-feira (16) no 33º Festival de Inverno de Garanhuns foi dedicada ao forró. Ao som de Monica Almeida, Aduílio Mendes, Mano Walter e Mari Fernandez, o público encheu a Praça Mestre Dominguinhos com muita animação e alegria.

Monica Almeida foi responsável por iniciar a noite de festa com seu forró eletrônico. Em seguida, Aduílio Mendes, ex-vocalista de Mastruz com Leite e Magníficos, trouxe um repertório repleto de clássicos do “forró das antigas” e também novos trabalhos.

O alagoano Mano Walter fez o público vibrar e dançar com músicas que ilustram o cotidiano do interior do Nordeste. Fechando a noite, Mari Fernandez fez sua estreia no Festival de Inverno de Garanhuns, com um repertório original que mistura forró e sertanejo: “Em um festival tão grande como o FIG, é de extrema importância ter vários estilos musicais, essa mistura e encontro de gerações”, comentou a cantora.

Na quinta-feira (17), a programação do 33º FIG continua com circo, artes e música. Na Praça Mestre Dominguinhos, Danilo e Dellano, Carlos e Fábio, César Menotti e Fabiano e Bruno e Marrone estrelam a noite dedicada ao sertanejo.

Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte e Governo de Pernambuco e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.

Foto: Ailton Vieira, Paula Mayer e Hilton Marques (PMG)

Senador Dueire celebra aprovação em 1° turno da PEC dos Municípios e destaca empenho até sua aprovação final

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) comemorou a aprovação em 1° turno no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, a chamada PEC dos Municípios. A medida reabre o prazo para o parcelamento de dívidas previdenciárias das prefeituras, aliviando a situação fiscal de milhares de municípios brasileiros.

A previsão é que na volta do recesso parlamentar, em agosto, seja votado o 2° turno da proposta. “A votação do primeiro turno mostrou que o Senado tem consciência da importância dessa matéria para os municípios. Sigo trabalhando de forma focada ate sua aprovação final”, afirmou Dueire.

Desde o início da tramitação, o senador pernambucano vem atuando ativamente pela aprovação da PEC 66, articulando apoio no Senado e reforçando a importância do tema junto à bancada do MDB e demais parlamentares. “Essa PEC responde diretamente a uma das maiores urgências dos municípios: reorganização de suas finanças”, disse o senador.

A proposta, de autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA) e relatada na Câmara pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), representa uma resposta concreta ao crescente endividamento das administrações locais. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que o valor de precatórios das prefeituras subiu de R$ 49,5 bilhões para R$ 82,9 bilhões em quatro anos. Além disso, mais de 4.300 municípios acumulam dívidas junto ao INSS, que somam R$ 160 bilhões.

Para Dueire, a aprovação da PEC vai ser uma conquista para o país. “Com ela nossos municípios terão fôlego para sair do ciclo de endividamento e voltar a investir em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Essa vitória é dos gestores e, acima de tudo, dos cidadãos que dependem de serviços públicos de qualidade”, destacou.

À CNN, Lula diz que Trump não foi eleito para ser “imperador do mundo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse à CNN que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não foi eleito “para ser o imperador do mundo”.

A declaração, em meio à ameaça americana de aplicar tarifas de 50% ao Brasil, foi dada à âncora da CNN Christiane Amanpour.

Na terça-feira (15), questionado sobre a justificativa para o tarifaço contra o Brasil, Trump simplesmente argumentou ter a capacidade para fazê-lo.

“Porque eu sou capaz de fazer isso. Ninguém mais seria capaz”, disse Trump na Casa Branca. Questionado se havia algum motivo de segurança nacional, o presidente norte-americano respondeu que “temos tarifas em vigor porque queremos tarifas e queremos que o dinheiro entre nos EUA”.

Mais importante, disse Trump, é que as tarifas podem convencer um país ou empresa a “construir nos EUA, fabricar seus produtos nos EUA, e isso cria empregos”.

O analista da CNN Caio Junqueira apurou que o governo Lula busca o interlocutor ideal para endereçar a negociação com os EUA, na tentativa que Trump reveja a medida.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que lidera as negociações no Brasil, afirmou durante reuniões com empresários que essa é uma das maiores dificuldades atualmente para resolver o problema.

Em carta enviada ao governo americano assinada por Alckmin, revelada em primeira mão pela âncora da CNN Tainá Falcão, o governo federal manifestou “indignação” com a tarifa de 50%.

Na carta, o governo brasileiro afirma que a medida trará impactos econômicos significativos para ambos os países.

Prefeito Fredson celebra parceria com a Associação Cultural na realização da 52ª Festa Universitária, símbolo de resistência e tradição em São José do Egito

Na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, data que marca a abertura oficial da 52ª Festa Universitária, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, utilizou suas redes sociais para celebrar a parceria com a Associação Cultural responsável pela realização da festa mais tradicional e cultural do município e de toda a região do Pajeú.

A Festa Universitária é considerada um dos maiores símbolos da identidade artística de São José do Egito, reunindo música, poesia, cantoria, cultura popular e manifestações que valorizam as raízes do povo sertanejo. Em sua 52ª edição, o evento reafirma seu papel como espaço de resistência, onde a arte segue viva e pulsante, mesmo diante dos desafios.

A Associação Cultural, organizadora da festa há décadas, tem sido a principal responsável por manter viva essa tradição. Com esforço, dedicação e compromisso com a cultura, a entidade se tornou símbolo de resistência e de valorização da arte feita no interior de Pernambuco.

A gestão do prefeito Fredson Brito tem se destacado pelo apoio efetivo às iniciativas culturais, e a parceria com a Associação nesta edição da Festa Universitária é uma demonstração clara do compromisso com a valorização da história, da arte e dos fazedores de cultura da cidade.

“Apoiar a Festa Universitária é apoiar a alma cultural de São José do Egito. Celebramos hoje a parceria com a Associação Cultural que, há anos, mantém viva essa tradição tão rica e tão nossa. Cultura é resistência, é identidade, e a nossa gestão estará sempre de mãos dadas com quem faz arte com verdade”, declarou o prefeito em sua publicação.

A 52ª Festa Universitária promete mais uma vez ser um marco de celebração da cultura egipciense, com programação diversificada em dois polos: o Barracão Universitário e o Pátio de Eventos, reunindo artistas locais e atrações para todos os gostos. Uma festa feita com poesia, paixão e muito orgulho de ser de São José do Egito . Da Assessoria

Alfabetização em Afogados: menos euforia, mais responsabilidade

Foi amplamente divulgado pela gestão municipal de Afogados da Ingazeira que o município teria ultrapassado a meta de alfabetização estabelecida para 2024 no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), atingindo 70,19% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

É necessário separar propaganda de realidade. Ultrapassar uma meta mínima não é suficiente para encobrir os sérios problemas enfrentados pela educação municipal.

De acordo com dados oficiais do Inep, mesmo com esse crescimento percentual, Afogados ocupa apenas a 15ª colocação entre os 17 municípios do Sertão do Alto Pajeú em alfabetização infantil. O município está atrás de cidades com menos estrutura, recursos e redes escolares mais enxutas, como Solidão (93,99%), Carnaíba (92,5%) e Ingazeira (89,89%).

Esse desempenho revela a fragilidade de uma política educacional que não consegue corresponder à capacidade estrutural e orçamentária do município. É inadmissível que um dos municípios mais robustos da região figure entre os piores índices em um indicador tão essencial quanto a alfabetização na idade certa.

O cenário se agrava ainda mais diante da constatação de que, em 2024, mais de R$ 5,4 milhões foram repassados indevidamente ao IPSMAI (Instituto de Previdência Municipal) diretamente da conta do Fundeb, contrariando frontalmente a legislação que determina a destinação exclusiva desses recursos à educação básica pública. Este fato configura um grave desvio de finalidade, com impacto direto na estrutura escolar, na qualidade do ensino e, principalmente, na valorização dos profissionais da educação.

A ausência de políticas consistentes de formação continuada, a desvalorização sistemática dos professores contratados, submetidos a salários defasados e más condições de trabalho, impedem qualquer avanço educacional significativo. A aplicação indevida dos recursos do Fundeb compromete toda a rede de ensino. Os prejuízos recaem sobre quem mais precisa: as crianças.

Enquanto a gestão municipal promove comemorações por metas mínimas atingidas, outras cidades, com menos estrutura, vêm demonstrando que o verdadeiro avanço se dá com planejamento, responsabilidade e foco na qualidade. O que falta em Afogados da Ingazeira não é recurso financeiro, é prioridade, comprometimento e gestão eficaz.

O povo afogadense precisa de menos marketing institucional e mais ações concretas em defesa da educação pública. O futuro das nossas crianças começa com respeito aos profissionais, transparência na gestão e aplicação correta dos recursos públicos não de peças publicitárias desconectadas da realidade escolar.

Edson Henrique
Advogado e Ex-Vereador de Afogados da Ingazeira