Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde consegue decisão liminar para manter Bradesco aberto

Agência é a única em funcionamento na cidade

A agência do Banco Bradesco de Santa Cruz da Baixa Verde permanecerá aberta. O anúncio foi feito via redes sociais pelo prefeito Ismael Quintino Leite de Sousa, o Dr Ismael, do Republicanos, segundo o Blog do Nill Júnior.

Com apenas uma agência bancária, o fechamento iria gerar transtornos no município, especialmente para comerciantes e idosos, que iriam ter que usar como opção mais viável a cidade vizinha, Triunfo.

A gestão ingressou com uma Ação Civil Pública, alegando que o fechamento estava previsto para esta sexta (18). O gestor disse em sua rede social que tentou várias vezes de reunir com o Bradesco e seus diretores, em vão.

Após várias tentativas de negociação e o não acordo para permanência dos serviços, a Prefeitura entrou com uma ação na justiça, na qual foi determinado que o Bradesco deve continuar ofertando os serviços na Capital da Rapadura.

Caso a decisão não seja cumprida, o banco pagará multa diária no valor de R$ 500,00. O banco pode recorrer da decisão.

Coluna do Finfa

Comemorando – Dentro das comemorações dos 73 anos do BNB, foi realizado nesta quarta-feira (16), em Fortaleza, o 31º Fórum de Desenvolvimento. Segundo o presidente Paulo Câmara, foi condecorados com a comenda Banco do Nordeste, três personalidades que têm um histórico de parceria com o banco: o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a economista Tânia Bacelar e o vice-presidente da CDL-Fortaleza, Francisco Honório Pinheiro. Também homenageamos dois funcionários já falecidos: Gabriel Azevedo, que agora dá nome ao Espaço Cultural do BNB no Passaré e Júlio Serra, cuja obra como fotógrafo oficial do banco ganhou uma bela exposição. “Ainda assinei um termo de cooperação com o BNDES para financiar a aquisição de veículos de transporte escolar para estados e municípios”, disse Paulo Câmara.

Aquisição acertada – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, fez uma mudança significativa para seu governo e a população iguaraciense. Este blogueiro conversou com aliados do prefeito e também oposicionistas e estão apostando muito na entrada do engenheiro civil Carlinhos Valadares como Chefe de Gabinete, que tem experiência de gestão, tendo trabalhado em empresa multinacional,  que vai ajudar muito a gestão de Dr. Pedro e Marquinhos Melo. Um aliado, em conversa ontem com este blogueiro, comentando a entrada de Carlinhos na gestão, disse que torce muito para que agora a gestão engrene e não mediu palavras e saiu com essa: “agora falta Dr. Pedro tirar a Procuradora, que só faz atrapalhar a gestão e outros que estão somente para receber o salário, porque não vestem a camisa.”

Anunciou – O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, anunciou a programação da 98ª edição da Festa de Nossa Senhora de Sant’Ana, que será realizada na próxima semana, dia 26 de julho. Duas grandes atrações estarão animando a noite, Vallter Lima e Fael vão fazer o público dançar a noite inteira com muito forró e sucessos que levantam qualquer multidão! A realização é do Governo Municipal de Flores, através da Secretaria de Turismo e Eventos, com o apoio do Governo do Estado, Empetur e Fundarpe.

O blog denunciou e a prefeitura consertou – Na última terça-feira (15), este blogueiro registrou a situação de um buraco em plena via pública na Rua Décio Amaral Padilha, no centro de Afogados da Ingazeira, que já havia mais de uma semana sem conserto. Ontem, a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, realizou o serviço. Muito obrigado por atender a denúncia e ajudar a população afogadense.

Assina – O prefeito do Recife, João Campos, assina nesta quinta-feira (17), ordem de serviço para restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição e seu nicho, no Morro da Conceição, que acontecerá nesta quinta-feira, 17 de julho, às 12 horas. O ato vai marcar o início das obras realizadas pela Prefeitura do Recife. O monumento, símbolo de fé e patrimônio cultural da cidade, contará com serviços técnicos especializados para o reavivamento da pintura e o tratamento dos pontos de oxidação, garantindo a preservação desse importante marco histórico e religioso. Equipes da Emlurb já estão no local realizando os preparativos para a obra, que terá início logo após a cerimônia.

Superou – O Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Índice de Alfabetização de 2024, e Itapetim alcançou um resultado expressivo: o município saltou de 65,3 pontos em 2023 para 89,12 em 2024, superando a meta nacional estabelecida para 2030. O avanço significativo é atribuído ao trabalho desenvolvido durante a gestão do ex-prefeito Adelmo Moura e da ex-secretária de Educação Luciana Paulino, além de toda equipe da educação municipal. . Toda a equipe da educação municipal. O resultado é fruto de um esforço coletivo e reflete os impactos positivos da administração do ex-prefeito Adelmo, marcada pelo compromisso com a melhoria da educação pública.

Vetou – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17).A proposta havia sido aprovada pelo Congresso como forma de cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. A Constituição determina que a representação por estado seja proporcional à população — com o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados. Segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (16), 85% dos brasileiros são contra o aumento no número de deputados.

Tirou licença – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), saiu oficialmente de férias nesta quarta (16). Durante o período, a vice-prefeita, Dayse Silva, assumirá a Prefeitura. O chefe do Executivo municipal ficará afastado até o dia 31 de julho. “Depois de intensos dias de trabalho e cuidando desta cidade que amo, vou me ausentar por 15 dias para cuidar de assuntos pessoais e ter um breve descanso. Prometo voltar com mais energia e força para continuar cuidando de todos os caruaruenses”, disse o prefeito.

Você sabia? – Que o prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, realizou o pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores efetivos e em breve vai pagar os inativos.

Frase“O Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, espera a imprensa denunciar algumas prioridades que a gestão teria que executar, ai quando a imprensa denuncia vai lá e conserta. Tem que ter gente para fiscalizar os bairros e o centro da cidade”. (Um aliado da gestão de Afogados da Ingazeira)

Perguntar não ofende – Tem vereador pensando que enfrentando seu prefeito vai se dar bem?

Gestão Fredson Brito apoia artesãs de São José do Egito na 25ª Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina

A Prefeitura de São José do Egito, por meio do compromisso assumido pela gestão do prefeito Fredson Brito, está garantindo o apoio institucional e logístico à participação das artesãs da ASSOCIARTE (Associação das Artesãs de São José do Egito) na 25ª edição da Fenearte, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Reconhecida como a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte é um espaço que valoriza a cultura popular e a economia criativa, reunindo expositores de todo o Brasil e de diversos países. Neste ano, a feira destaca o tema “Maracatu, dança ancestral”, e celebra a diversidade cultural do nosso estado e do país.

As artesãs egipcienses estão levando para o evento a originalidade e a beleza do artesanato produzido na Terra da Poesia, com peças que carregam identidade, tradição e talento. A participação da ASSOCIARTE é uma vitrine para a produção local e representa também a valorização das mulheres que vivem do seu ofício com dignidade e paixão.

O prefeito Fredson Brito usou suas redes sociais para parabenizar o grupo e reafirmar o compromisso da gestão com a cultura e o artesanato local:

“Nossa cultura, nossos artesãos e toda a cadeia de economia criativa de São José do Egito sempre vão receber o apoio devido de nossa gestão. Parabéns à ASSOCIARTE pelo talento e o empenho de suas artesãs. Sucesso na FENEARTE, em 2026 estaremos de volta elevando ainda mais o potencial da Terra da Poesia!”

A gestão municipal acredita que investir na cultura é investir em desenvolvimento humano, social e econômico. O artesanato, além de gerar renda, também preserva tradições, conta histórias e conecta São José do Egito com o Brasil e o mundo.

Carreta da Mulher Pernambucana bate a marca de 6 mil atendimentos

Com o objetivo de fortalecer a atenção à saúde feminina e ampliar o acesso a exames e consultas especializadas, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já contabiliza 6.294 atendimentos com a Carreta da Mulher Pernambucana desde o início da ação, que ocorreu no final de maio. A estratégia itinerante tem percorrido diferentes regiões do estado, beneficiando mulheres que aguardavam por serviços como mamografia e avaliação ginecológica.

“A Carreta da Mulher Pernambucana foi uma proposta da governadora Raquel Lyra que virou realidade. Com um investimento de R$ 75 milhões por ano, as quatro carretas estão rodando o estado inteiro. Elas são equipadas com mamografia, além de oferecerem consultas com mastologista e ginecologista, colposcopia e outros serviços, tudo isso dentro da linha de cuidado da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. As carretas seguem caminhando e o trabalho só começando”, explica a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

A iniciativa tem como foco a promoção do diagnóstico precoce, acolhimento e cuidado com as mulheres. Entre os serviços oferecidos estão mamografias, ultrassonografias de mama, colposcopia, punção de mama guiada por imagem, biópsia de lesão de colo do útero, além de teleinterconsulta com mastologista e atendimento com ginecologista. Também são realizadas ações educativas sobre prevenção.

Os atendimentos mais procurados pela população incluem exames de mamografia, com 2.992 realizados até o momento, consultas ginecológicas, com 1.543 atendimentos, e ultrassonografias das mamas, com 1.447 procedimentos feitos.

A paciente Sônia Macedo havia quase dois anos aguardava pela realização da mamografia. “Quando recebi a ligação dizendo que estava agendada para ser atendida na Carreta da Mulher, fiquei aliviada. É uma chance importante e eu agradeço ao Governo do Estado por garantir esse exame que a gente tanto precisa”, afirmou Sônia, destacando a importância do atendimento.

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos podem realizar mamografias por demanda espontânea, sem a necessidade de encaminhamento médico. Já os demais procedimentos são agendados pela Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), a partir de encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

A Carreta da Mulher Pernambucana é uma das ações do Governo do Estado voltadas ao acesso aos serviços de saúde, garantindo atendimento para as mulheres pernambucanas, sobretudo em áreas com menor oferta de assistência especializada.

Vitória para celíacos: Ministério atende pedido de Iza Arruda e atualiza protocolo após 10 anos

O Ministério da Saúde publicou o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Doença Celíaca, documento que orienta o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes com a condição no Sistema Único de Saúde (SUS). A atualização foi um pleito apresentado pela deputada federal Iza Arruda (MDB/PE), que celebrou a conquista ao lado do ministro Alexandre Padilha em reunião realizada no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (15/7), em Brasília.

“Há mais de 10 anos o PCDT da Doença Celíaca aguardava atualização. Essa nova versão é um marco para as pessoas celíacas e uma vitória da saúde pública brasileira. O protocolo vai permitir ampliar diagnósticos, organizar o atendimento especializado e promover mais campanhas de conscientização sobre a doença”, afirmou a parlamentar.

O ministro Alexandre Padilha destacou a importância da atuação parlamentar para a concretização de avanços na política pública de saúde, e ressaltou que a atualização do PCDT da Doença Celíaca reafirma um SUS mais inclusivo, que reconhece realidades diversas e responde com cuidado e atenção.

Estima-se que cerca de 80% dos brasileiros com doença celíaca ainda não tenham sido diagnosticados. A condição, que exige uma dieta totalmente livre de glúten, pode causar graves prejuízos à saúde se não for devidamente tratada.

Iza Arruda conheceu mais profundamente a pauta por meio da nutricionista e pesquisadora Carolina Ribeiro, diagnosticada com doença celíaca há 18 anos. Com base nesse diálogo, a deputada articulou reuniões entre pesquisadores e a equipe técnica do Ministério da Saúde. “Essa conquista é fruto do diálogo com a sociedade civil e do compromisso com a escuta ativa das necessidades de quem convive com a doença. Agradeço ao ministro Padilha e à equipe técnica do Ministério pela sensibilidade e abertura”, completou a parlamentar.

A nova versão do PCDT da Doença Celíaca passa a orientar oficialmente os atendimentos no SUS relacionados à condição.

Gabriel Porto recebe apoio dos vereadores Marcos Mão Amiga e Karol Barros, do Cabo

Pré-candidato a deputado federal, Gabriel Porto recebeu, nesta quarta-feira (16.07), declaração de apoio dos vereadores Marcos Mão Amiga e Karol Barros, do município do Cabo de Santo Agostinho. Com as novas parcerias, Gabriel segue fortalecendo seu projeto na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o pré-candidato, os dois vereadores chegam para somar forças e engrandecer o projeto eleitoral. “A aliança com Marcos Mão Amiga e Karol Barros mostra que quando a gente trabalha junto, as conquistas são muito maiores. O nosso grupo tem crescido e segue firme com o compromisso de transformar realidades”. Além dos que anunciaram adesão nesta quarta, Gabriel já contava, no Cabo, com o apoio dos vereadores Zeu da Gvnet e Pedrinho da Galinha.

Gabriel ressalta que o Cabo de Santo Agostinho tem potencialidades na indústria, turismo e pesca que precisam ser cada vez mais exploradas. “Estamos nos preparando para trabalhar pelo desenvolvimento do município”, disse. Foto: Alexandre Aroeira

Com foco em novos negócios e mais empregos, ministro Silvio Costa Filho assina decreto que regulamenta a cabotagem no Brasil

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou, nesta quarta-feira (16), o decreto que regulamenta o programa BR do Mar, para estimular o uso da cabotagem no transporte de cargas entre portos nacionais. A regulamentação foi elaborada pela Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, do Ministério de Portos e Aeroportos, e prevê a redução do custo do frete e do impacto ambiental do transporte de cargas no país.

Com o programa, o governo pretende ampliar a oferta de embarcações para a navegação, criar novas rotas, reduzir custos logísticos e aumentar empregos no setor. O BR do Mar também estimula o desenvolvimento e inovação da indústria naval e implementa quesitos de sustentabilidade para permitir o aluguel de embarcações estrangeiras.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrou que o BR do Mar foi apresentado em 2022, mas somente agora, dois anos depois, no governo do presidente Lula, ele saiu do papel e está sendo regulamentado. “Temos hoje o privilégio de assinar esse decreto, que foi construído ao lado do setor produtivo e da indústria naval brasileira e que terá um impacto importantíssimo no fortalecimento da cabotagem no Brasil. O Programa vai fazer com que utilizemos os 8 mil quilômetros do litoral brasileiro para ampliarmos a cabotagem”, disse o ministro.

Costa Filho afirmou ainda que o BR do Mar vai fazer o setor crescer, gerar empregos e fortalecer os portos públicos brasileiros. “E ele tem o papel de reduzir os custos logísticos no país, de 20% a 60%, potencializando, ainda mais, o setor portuário brasileiro. E vai fazer com que uma carga, por exemplo, possa sair de contêineres do porto de Suape, de Pernambuco, levando para o porto de Santos, em São Paulo, reduzindo o custo, ajudando na agenda de descarbonização e ajudando na agenda da sustentabilidade.”

Durante a cerimônia de assinatura no Palácio do Planalto, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o Brasil precisa desenvolver o transporte intermodal para continuar a crescer e levar investimentos para todo o Brasil. “E aí entram os nossos mares, rios e a cabotagem. Essa cabotagem vai unir ainda mais o Brasil. Isso significa desenvolvimento, significa justiça social e nós vamos diminuir a desigualdade com desenvolvimento social, com portos, aeroportos, hidrovias e cabotagem”.

BR do Mar
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, um país continental como o Brasil deve saber que os modais são complementares. “Estamos avançando nos investimentos em portos, nas TUPs, mas também nas vias expressas, rodovias duplicadas e estruturas capazes de suportar o aumento da produção e de cargas no país. O que nós estamos buscando aqui, portanto, é reduzir custos, tornar o Brasil mais competitivo, tornar a nossa produção, seja ela de minério, seja ela industrial, agrícola, de proteína, mais competitiva para que a gente consiga gerar emprego e atividades econômicas”, afirmou.

Empresas de navegação
Para as Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs), o programa incentiva a formação e capacitação de marítimos nacionais, operações para novas cargas, rotas e mercados, além de otimizar emprego dos recursos do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

Um dos instrumentos estipulados no decreto do BR do Mar prevê ainda que a EBN poderá ampliar em até 50% a tonelagem de sua frota própria com afretamento de embarcação estrangeira. Ou seja, se hoje tem dois navios próprios, poderá alugar mais um semelhante em capacidade. Este percentual sobe para 100%, caso a embarcação afretada seja sustentável. Se a EBN tem embarcações sustentáveis, poderá afretar o dobro de navios tradicionais com a mesma capacidade. Caso contrate embarcações estrangeiras sustentáveis, poderá afretar até três navios.

De acordo com a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, há dois tipos básicos de contratação de embarcações previstas em lei: afretamento a casco nu, quando a empresa brasileira de navegação (EBN) aluga a embarcação sem tripulação, assumindo os custos de operação e manutenção; e o afretamento a tempo, quando o armador coloca a disposição do afretador o navio completo, com tripulação, por tempo determinado.

Cabotagem
Atualmente, a cabotagem representa 11% da carga total transportada por navios e o Plano Nacional de Logística (PNL) projeta um crescimento de 15% nos próximos 10 anos, devido à tendência de redução de custos. O valor médio do frete de uma tonelada transportada por cabotagem é 60% menor que o transporte rodoviário e 40% menor que o ferroviário.

Segundo estudos da estatal Infra SA, as modificações vão estimular a concorrência, podendo reduzir o frete em até 15%, o que pode representar uma economia de até R$ 19 bilhões anuais nos custos logísticos. A navegação também reduz em 80% a emissão de gases de efeito estufa.

Em 2024, a cabotagem movimentou 213 milhões de toneladas no Brasil. Cerca de 77% da carga transportada foi em petróleo, especialmente das plataformas offshore até o porto na costa. O BR do Mar deve estimular o transporte de carga em contêiner e carga geral, que hoje respondem por 11% e 2% respectivamente do total transportado por cabotagem.

De acordo com estimativa da Infra SA, um eventual aumento de 60% no transporte por cabotagem de carga conteinerizada pode representar uma redução de mais de 530 mil toneladas de CO2 equivalente por ano, quando comparado com o modo de transporte rodoviário. Foto: Vosmar Rosa/MPOR

Virtuosi na Serra chega à 18ª edição em Garanhuns com concertos gratuitos de grandes nomes da música clássica

A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será em julho cenário de mais uma celebração à música de câmara com a 18ª edição do Virtuosi na Serra. Integrando o calendário oficial do 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o evento promove seis concertos gratuitos nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26, na Capela do Seminário São José. As apresentações começam sempre às 19h – aos domingos, às 18h30. Sob direção da pianista Ana Lúcia Altino, o festival reúne nomes de destaque da música clássica brasileira, oferecendo ao público uma experiência musical de excelência em apresentações intimistas e acessíveis.

A abertura do festival será na quinta-feira, dia 18, com a presença marcante do contratenor Edson Cordeiro, um dos artistas mais versáteis da cena musical nacional. Com carreira internacional consolidada, Cordeiro transita com maestria entre o barroco e a música popular brasileira. No Virtuosi, ele será acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Carlos Anísio, em um repertório eclético que inclui obras de Bach, Mozart, Villa-Lobos, demonstrando sua habilidade única de cruzar fronteiras musicais com sofisticação.

No dia 19, o pianista Luis Felipe Oliveira apresenta recital dedicado a obras de grandes compositores do romantismo, como Brahms, Chopin e Liszt, além das cores impressionistas de Debussy. Natural de Gravatá, o músico é um dos nomes promissores da nova geração e já foi reconhecido em importantes premiações, como o 1º lugar no concurso Internacional de Piano Edna Bassetti Habith (2022) e o Coimbra World Piano Meeting Competition (2025), destacando-se por sua técnica refinada e sensibilidade interpretativa.

Já no dia 20, o palco será do Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote). Reconhecido por sua abordagem inovadora, o grupo aposta em performances interativas e no diálogo entre música instrumental e expressões contemporâneas. O repertório eclético trará de Antonio Vivaldi a Chiquinha Gonzaga.

SEGUNDA SEMANA – Abrindo o segundo fim de semana, dia 24 traz o encontro entre o premiado violista Rafaell Altino, músico pernambucano da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, e o pianista paulista Lucas Thomazinho, em um recital com obras de Cesar Franck e Serge Rachmaninov, adaptadas para viola. No dia 25, Thomazinho volta ao palco com um recital solo que passeia por obras de compositores como Chopin e Ronaldo Miranda, reafirmando sua posição entre os pianistas mais promissores do Brasil.

O encerramento, no dia 26, será com o concerto “Uma Noite na Ópera”, com a aclamada soprano Adriane Queiroz acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão. Adriane, que integra há 23 anos o elenco fixo da Staatsoper de Berlim, interpretará árias consagradas da ópera internacional, como “Ave Maria”, da ópera “Otello” (Verdi), o prelúdio de “Carmen” (Bizet) e “Me Llamam la Primorosa”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Gimenez).

VIRTUOSI – Criado em 1998 no Recife, o Virtuosi é um dos maiores festivais de música de câmara do Brasil. Fundado pelos músicos Rafael e Ana Lúcia Garcia, o festival tem se destacado por seu compromisso com a promoção da música erudita e a formação de plateias. Ao longo de mais de 25 edições, o Virtuosi tem trazido grandes artistas e consolidado sua posição no cenário cultural brasileiro, com apresentações em diversas cidades de Pernambuco, além de eventos especiais como o Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI. O festival tem sido um pilar no desenvolvimento da música de câmara no Brasil, promovendo masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades, sempre com a missão de enriquecer a cena cultural do país.

Prefeito Gilson Bento sofreu infarto quando estava em passeio no Peru

O prefeito de Brejinho Gilson Bento, sofreu um infarto esplênico, ou infarto do baço, que ocorre quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo para o baço, levando à morte do tecido (necrose), em  Machu Picchu, no Peru. Sua assessoria emite a seguinte nota.

O prefeito Gilson Bento sofreu um problema de saúde durante uma viagem de 05 (cinco) dias ao Peru, onde ele havia ido para celebrar seu aniversário e conhecer Machu Picchu em Cusco, um local que o fascinava desde a infância.

Enquanto visitava o local nosso conterrâneo sentiu-se mal e desmaiou. Após ser reanimado com a ajuda de uma médica presente ao local, ele retornou ao hotel, mas precisou ser levado ao hospital, tendo sido diagnosticado com um infarto esplênico (no baço). Tendo permanecido internado no Peru. Após vários exames a decisão final da equipe médica foi retornar ao Brasil.

Atualmente o prefeito Gilson está internado no Brasil, fora de perigo, onde uma equipe médica realizou diversos exames para avaliar o seu quadro e decidir sobre os próximos passos do tratamento”.