Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

IPA marca presença na abertura da ExpoSerra 2025 com estande voltado à agricultura familiar e desenvolvimento rural

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) esteve presente na abertura oficial da ExpoSerra 2025, que teve início na quinta-feira (17), no Armazém Social do Sesc, em Serra Talhada. Consolidada como a maior feira de negócios do interior do estado, a ExpoSerra chega à sua 25ª edição destacando inovação, parcerias estratégicas e o fortalecimento da economia regional.

Representando a governadora Raquel Lyra, o presidente do IPA, Miguel Duque, participou da solenidade de abertura, acompanhado por diretores do Instituto. A presença do IPA reforça o compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e a valorização da agricultura familiar, pilares que vêm guiando as ações da instituição em todas as regiões do estado. Essa atuação integra as diretrizes do Governo de Pernambuco, que tem incentivado a interiorização de políticas públicas e o fortalecimento das cadeias produtivas locais.

O estande do IPA apresenta ao público as mais recentes ações do Programa Terra Plantar, com destaque para a entrega de tratores e sementes a produtores e associações rurais.

Essas ações têm transformado a realidade de centenas de famílias agricultoras, impulsionando a produção no campo e promovendo autonomia e geração de renda no interior pernambucano.

Durante os três dias de feira, o estande também será ponto de encontro para troca de informações, divulgação de tecnologias e construção de parcerias que dialogam com o futuro da agropecuária regional. Além da área de exposições, a ExpoSerra conta com uma programação robusta de palestras voltadas para vendas, marketing, atendimento e empreendedorismo digital, atraindo público diverso e movimentando milhões em negócios.

A participação do IPA na ExpoSerra 2025 reafirma seu papel estratégico na promoção do desenvolvimento regional e aproxima ainda mais o Instituto dos produtores, empreendedores e da população do Sertão do Pajeú.

Prefeitura de Goiana lança maior Programa de Regularização de Débitos da história do município

A Prefeitura de Goiana lançou oficialmente nessa sexta-feira (18) o Desenrola Goiana, o maior programa de negociação de dívidas da história do município. A iniciativa tem como objetivo facilitar a regularização de débitos tributários, como IPTU, ISS, CIM, entre outros, oferecendo condições especiais para os contribuintes quitarem suas pendências com o fisco municipal para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024.

Com descontos de até 100% nos juros e multas, o programa contempla diferentes formas de parcelamento, com condições que se ajustam à realidade financeira da população. Quem optar por quitar a dívida à vista ou em até seis parcelas, terá desconto total de 100% nos encargos. Já quem preferir dividir em mais vezes, também contará com abatimentos progressivos:

7 a 13 parcelas: 90% de desconto;

14 a 24 parcelas: 80% de desconto; e

25 a 36 parcelas: 70% de desconto.

O prazo de adesão ao Desenrola Goiana é de 90 dias, contados a partir do dia 27 de junho, e o atendimento pode ser realizado tanto de forma presencial quanto online, por meio do Portal do Contribuinte, no site da Prefeitura de Goiana (goiana.pe.gov.br).

A ação é coordenada pela Procuradoria Geral do Município e pela Secretaria de Arrecadação e Finanças, como parte de um conjunto de políticas públicas voltadas à recuperação fiscal, incentivo à adimplência e fortalecimento da arrecadação municipal.

“Estamos oferecendo a oportunidade de o contribuinte colocar sua situação em dia com o município e, ao mesmo tempo, contribuindo para que possamos continuar investindo em saúde, educação, infraestrutura e serviços que melhoram a vida da população”, destacou o prefeito Marcílio Régio. Com o Desenrola Goiana, a gestão municipal reafirma seu compromisso com uma cidade financeiramente mais equilibrada e socialmente mais justa.

O lançamento do Desenrola Goiana contou com a presença de autoridades municipais, em evento realizado na sede da Procuradoria Geral do Município. Estiveram presentes os vereadores André Rabicó, Dr. Wagner, Edson da Farmácia, Ibson Gouveia, Paula Brito, Ramon Aranha, Sérgio da SJS e Thiago Viana, além do ex-prefeito e atual assessor especial Eduardo Honório. Também participaram os secretários municipais Cal Volia (Finanças), Gilberto Miranda (Esportes), Alexandre Lima (Administração) e Fernando Veloso (Comunicação), o procurador-geral do município, Rodrigo Dias, e a vice-prefeita, Lícia Maciel.

Recife e Garanhuns firmam parceria para modernização tecnológica dos serviços públicos

Prefeitura do Recife, por meio da Emprel, assina acordo com Prefeitura de Garanhuns para promover inclusão digital, eficiência e inovação na gestão municipal

O prefeito do Recife, João Campos, esteve nesta sexta-feira (18) na sede da Prefeitura de Garanhuns para firmar um Acordo de Cooperação Técnica entre a Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e a Prefeitura de Garanhuns. O objetivo da parceria é ampliar a transformação digital nos serviços públicos, fortalecer a modernização administrativa e impulsionar a oferta de soluções tecnológicas para a população da cidade do Agreste.

“Esse termo de cooperação entre a Prefeitura do Recife e Prefeitura de Garanhuns possibilita a troca de tecnologia. O que o Recife está desenvolvendo na área de governo digital pode e deve ser compartilhado com as cidades do nosso estado. Então o Garanhuns tem um grande trabalho liderado pelo prefeito Sivaldo e a gente vai compartilhar essas ações de tecnologia através da EMPREL porque tudo aquilo que é bom, que dá certo, que funciona a gente tem que compartilhar e fazer chegar a mais pessoas”, afirmou o prefeito do Recife João Campos.

Para o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, a parceria representa um passo importante na modernização da gestão pública do município. “Esse termo de cooperação vai nos ajudar a avançar na transformação digital, seguindo o exemplo bem-sucedido do Recife. João Campos tem sido um parceiro constante, sempre disposto a dialogar e compartilhar experiências. Apesar de jovem, ele tem uma bagagem enorme, formada por referências como Miguel Arraes e Eduardo Campos. Tenho certeza de que fará ainda mais do que o pai fez”, declarou.

A assinatura ocorreu na Prefeitura de Garanhuns com a presença de gestores públicos e lideranças locais. Pelo acordo, técnicos da Emprel irão colaborar com a Prefeitura de Garanhuns na identificação de oportunidades, diagnóstico de serviços e implantação de ferramentas digitais, além de promover capacitações presenciais e à distância. Garanhuns, por sua vez, garantirá a estrutura necessária, apoio institucional e observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O convênio terá validade inicial de 12 meses, podendo ser renovado.

A parceria reforça o protagonismo do Recife em inovação pública. A capital pernambucana tem se destacado no cenário nacional com soluções como o Conecta Recife, que concentra mais de 800 serviços públicos acessíveis por aplicativo, portal e WhatsApp, com mais de 15 milhões de mensagens enviadas só em 2024.

Visita a obras e novos equipamentos em Garanhuns – Além da assinatura do convênio, a passagem de João Campos por Garanhuns também incluiu visitas a importantes obras e projetos em andamento. O prefeito esteve no canteiro do Hospital do Amor, conheceu o terreno onde será implantado um Compaz e visitou a área que receberá o Museu do Festival de Inverno de Garanhuns, que se chamará Eduardo Campos em homenagem ao ex-governador e pai de João Campos. As agendas ocorreram ao lado de Sivaldo Albino e de lideranças políticas de diferentes regiões do estado.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Sudene já aplicou R$ 5,6 bilhões na construção da Transnordestina

Recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), uma das principais fontes de financiamento da obra

Com o anúncio realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de investimento de mais R$ 1,4 bilhão para a Transnordestina, nesta sexta-feira (18), a Sudene soma R$ 5,6 bilhões injetados na construção da ferrovia através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Outros R$ 2,6 bilhões já estão assegurados. Durante o evento, no cariri cearense, presidente garantiu que não faltarão recursos para a conclusão do empreendimento. Obras já avançaram 75% segundo o Governo Federal.

Até 2024, a Sudene havia liberado R$ 3,8 bilhões em recursos do fundo regional para a construção da ferrovia, principal projeto logístico de integração do Nordeste. A partir da assinatura do aditivo ao contrato, foram acordados mais R$ 3,6 bilhões em financiamento, dos quais já foram liberados R$ 1 bilhão – a última liberação ocorreu no dia 10 de julho. Outros R$ 816 milhões, oriundos do leilão de cotas escriturais do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor).

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca o esforço do governo federal para a conclusão da ferrovia que liga três estados do Nordeste a partir do município de Eliseu Martins (PI), passando por Pernambuco, até chegar ao Porto de Pecém (CE). “Essa obra foi interrompida em governos anteriores e ganhou tração no governo do presidente Lula. Em uma ação conjunta da Casa Civil, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Tribunal de Contas da União, da Sudene e do Congresso Nacional, vamos garantir a conclusão da Transnordestina, ação estratégica para o desenvolvimento regional”, frisou.

De acordo com o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, presente ao evento em Missão Velha, os recursos do Finor, já destinados ao FDNE serão convertidos em debêntures da TLSA, concessionária da Transnordestina. “Essa é a maior obra em andamento no Nordeste e fundamental para o desenvolvimento regional, gerando oportunidades para os setores produtivos e renda para a população”, afirmou.

Em junho, foi assinada a ordem de serviço para mais um trecho de 46 quilômetros de extensão da ferrovia, passando pelos municípios de Quixadá (10,5 km), Itapiúna (21 km), Capistrano (12 km) e Baturité (2,5 km). A extensão total da obra é de 1.207 quilômetros. Há expectativa, com a abertura de novas frentes de obras, oito mil trabalhadores estejam trabalhando para concluir a ferrovia até o fim do próximo ano.

Diogo Moraes prestigia abertura da Etapa da Moda do MX1 GP Brasil em Santa Cruz do Capibaribe


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) esteve presente, na manhã desta sexta-feira (18) ,na abertura oficial da Etapa da Moda do Campeonato MX1 GP Brasil, em Santa Cruz do Capibaribe. O evento, que marca o retorno do campeonato ao Nordeste após mais de 10 anos, transformou a cidade no epicentro do motocross nacional, com uma estrutura grandiosa e programação intensa até o domingo (20).

Durante a programação de abertura, Diogo Moraes destacou a importância do evento para o município e para todo o agreste pernambucano. “É uma alegria imensa ver Santa Cruz do Capibaribe recebendo um evento desse porte, que movimenta a economia, fortalece o turismo e traz visibilidade nacional para nossa região. Quero parabenizar todos os envolvidos na organização e convidar a população a vir prestigiar os próximos dias, que prometem ainda mais emoção”, afirmou o parlamentar.

A Etapa da Moda reúne grandes nomes do motocross nacional e internacional em uma rodada dupla inédita no município. A pista montada às margens da PE-160 vem recebendo milhares de visitantes e conta com ampla estrutura para garantir conforto, segurança e visibilidade total ao público.

Além das provas, o público também pode curtir o espetáculo radical do freestyle motocross e o FoodCross — evento gastronômico promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, na Avenida 29 de Dezembro, com música, lazer e gastronomia nos dias 18, 19 e 20 de julho.

Prefeito Diógenes Patriota apoia edição histórica do Festival Valdir Telles Vive

Em sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Tupã , o prefeito Diógenes já deixa sua marca na história cultural do município. Neste sábado, ele promove, com entusiasmo e comprometimento, uma nova edição do tradicional Festival Valdir Telles Vive — e, desta vez, como nunca antes visto.

Embora o festival já tenha acontecido em anos anteriores, esta edição se destaca como a maior e mais estruturada de todas. Pela primeira vez, o evento conta com apoio incondicional da Prefeitura, que garantiu toda a infraestrutura necessária: palco profissional, iluminação moderna, som de alta qualidade e segurança reforçada.

“A cultura é viva e precisa ser valorizada. Não podíamos deixar que esse festival, tão importante para a nossa memória e identidade, fosse feito de forma improvisada.” declarou o prefeito.

Sem dúvida, esta é uma noite que ficará marcada na história de Tuparetama — e um símbolo do novo tempo que já começou.

Prefeitura de Tabira abre cadastro para artistas e fazedores de cultura

A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, deu início ao Cadastro Municipal de Cultura (CADCULT), uma importante iniciativa voltada à valorização das tradições e expressões culturais da cidade. O objetivo é compor um banco de dados atualizado de artistas, produtores culturais, coletivos, associações e demais fazedores de cultura do município.

As inscrições são gratuitas e exclusivamente online, e seguem abertas até o dia 18 de agosto de 2025, através do site oficial da Prefeitura: www.tabira.pe.gov.br.

O CADCULT busca ampliar e atualizar o mapeamento da produção cultural local, permitindo que as políticas públicas para o setor sejam mais eficazes e direcionadas. O cadastro também servirá como base para futuros editais, ações de fomento, projetos de incentivo e investimentos na cultura tabirense.

De acordo com a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Neide Nascimento, o cadastro representa um avanço importante na relação entre poder público e comunidade cultural. “Estamos comprometidos em construir políticas públicas mais justas e eficazes para o setor cultural. Com o CADCULT, teremos uma visão mais clara de quem são os fazedores de cultura de Tabira, suas necessidades e potencialidades. É um passo essencial para valorizar e fortalecer a nossa identidade cultural”, afirmou.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes ou domiciliadas em Tabira, que desenvolvam atividades na área cultural, em qualquer segmento artístico.

Com esta iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura, o reconhecimento dos fazedores de cultura locais e o fortalecimento da identidade sociocultural do município.

Para mais informações e acesso ao formulário de cadastro, acesse: www.tabira.pe.gov.br.

Bolsonaro de tornozeleira eletrônica

g1 – Determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica reacendeu a atenção sobre o uso do dispositivo no Brasil.

A determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica reacendeu a atenção sobre o uso do dispositivo no Brasil.

Criada para monitorar presos fora do sistema prisional, a tornozeleira é hoje uma das principais alternativas à prisão em regime fechado. Ela foi utilizada por condenados da Lava Jato, agressores impedidos de se aproximar das vítimas e investigados com medidas cautelares.

O uso de tornozeleiras eletrônicas tem sido adotado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios brasileiros.

Alguns presos da Operação Lava Jato, por exemplo, cumprem prisão domiciliar com o equipamento. Uma parceria entre o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça em 2015 viabilizou a compra do dispositivo, que permite o monitoramento remoto de detentos.

Como é uma tornozeleira eletrônica?

Com cerca de 128 gramas, a tornozeleira é um pouco mais grossa que um celular e discreta quando coberta pela calça.

Apesar do tamanho, ela é equipada com GPS e modem para transmissão de dados via sinal de celular. As informações são enviadas em tempo real para uma central de monitoramento, que pode operar de qualquer lugar do país.

As centrais monitoram que monitoram presos funcionam em São Paulo e outros cinco estados: Paraná, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul, e Rio Grande do Sul.

O sistema possui mecanismos contra tentativas de burlar o monitoramento. A cinta da tornozeleira é resistente e abriga uma fibra ótica que emite sinal contínuo. Se for cortada, um alarme é disparado.

Além disso, os sensores seguem funcionando mesmo em áreas sem sinal.

Luto na cultura do Pajeú: morre Mestre Inácio Pedro, do Coco de Roda do Leitão

Faleceu no Hospital Regional Emília Câmara o Mestre Inácio Pedro da Silva, Patrimônio Vivo de Pernambuco com o Coco Negros e Negras do Leitão. Ele tinha 79 anos.

No período junino ele começou a alegar falta de ar e incômodo abdominal leves. Foi levado à Sala Vermelha do Hospital Regional Emilia Câmara em Afogados da Ingazeira-PE. De lá, conseguiu um leito de UTI.

Chegou a apresentar melhora, mas teve complicações nas últimas horas e faleceu. O corpo deve ser velado no Leitão da Carapuça. Uma homenagem com os seus remanescentes e nomes do atual Coco está sendo preparada.

História

Reconhecida como remanescente de quilombolas pela Fundação Palmares, em 2005, a comunidade de Leitão da Carapuça, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú pernambucano, surgiu a partir da década de 1920, conforme nos conta a história oral vinda de seus moradores. Cerca de 30 famílias habitam a região, e mantêm uma atividade econômica baseada sobretudo na agricultura familiar. A localidade é um verdadeiro tesouro, repleto de riquezas culturais e arqueológicas: guarda um pedaço da pré-história nordestina, o Sítio Arqueológico da Serra do Giz, além do Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça, cujo surgimento acompanha, por sua vez, o surgimento da história da comunidade.

As primeiras ocupações territoriais da Carapuça vieram com a migração de trabalhadores que sofriam exploração de mão de obra não remunerada, análoga à escravidão, em Custódia, município vizinho, os quais decidiram tentar uma vida melhor na agricultura, trabalhando por conta própria. Os primeiros que ali se estabelecerem foram os antepassados de Sebastião José, coordenador do Grupo Negras e Negros; bem como os dos Mestres do Coco, Inácio Pedro da Silva e Manoel Miguel da Silva. Conforme foram se, radicando no local, desenvolveram práticas culturais e laços de solidariedade próprios, como o coco de roda, que se enraizou e gerou frutos, já que o grupo é mantido com muita resistência e orgulho pelos descendentes.

O coco de roda na comunidade surgiu em três espaços-tempos fundamentais: durante a árdua construção das casas de taipa, feita coletivamente; nos festejos de São João, ciclo ao qual a manifestação se integra; e nas Casas de Farinha, espaços onde os agricultores produziam produtos derivados da mandioca por eles cultivada, e que, segundo os brincantes, era o único espaço onde as mulheres podiam puxar o Coco. Os Mestres nos contam: “era tudo muito pobre, não tinha essas casas de hoje em dia. A gente se juntava às sete, oito da noite, e o samba de coco durava a noite inteira pra pisar o piso e reboco”, relembra Manoel Miguel. As loas cantadas eram ritmadas pelo pisar do barro. O tamanco, elemento comum em alguns grupos do Coco, não integra esta brincadeira. Mestre Manoel conta que começou a brincadeira com 12 anos, “observando os mais velhos, mas eles não ensinavam, porque só eles queriam a fama. Eu que fui aprendendo de olho, mas hoje faço questão de ensinar”. Atualmente, sabe-se que, sem a transmissão de saberes, não há continuidade das tradições, muitas vezes ameaçadas.

Sebastião José da Silva é o responsável legal pelo grupo, símbolo de resistência e tradição. É em sua casa onde ocorrem, semanalmente, os ensaios. Liderados pelos Mestres Inácio Pedro da Silva (ganzá; 77 anos) e Manoel Miguel da Silva, a brincadeira é formada por por cerca de 20 pessoas, dentre as quais, mulheres, homens e jovens. Fernanda Silva, de 15 anos, afilhada do mestre Manoel Miguel, é uma das promissoras apostas do grupo para manter-se vivo e atuante por muito tempo. É ela que, às vezes, puxa o Coco e anima os brincantes.

O Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça tem um disco gravado, cujo lançamento, em 2003, culminou com a visita do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil. O evento fez com que o grupo viajasse para realizar apresentações em diversas cidades do país. Além disso, tem suas músicas disponíveis na plataforma digital Spotify, e participam de festivais que ocorrem, principalmente, no Sertão do estado de Pernambuco.

No coco de roda, duas pessoas cantam, e os demais complementam a melodia, seguida pela pisada firme no chão e/ou na batida da palma da mão. Os instrumentos manuseados são pandeiro, ganzá e triângulo. Difícil é não se embalar nos sons dessa brincadeira, que une territorialidade, afirmação das raízes afrodescendentes, valorização da cultura popular e tantos outros fatores. Com o registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2023, o grupo seguirá mais firme e forte na transmissão de saberes e na pisada da cultura popular pernambucana. Informação Blog do Nill Júnior

Senac oferece oficinas gratuitas no Festival de Inverno de Garanhuns

O Senac Pernambuco estará presente no Festival de Inverno de Garanhuns com uma unidade móvel no Parque Euclides Dourado. A ação acontece entre os dias 18 e 26 julho, em que serão realizadas 24 oficinas gastronômicas gratuitas. Serão oferecidas 20 vagas por oficina e os interessados devem chegar meia hora antes para se inscrever.

A unidade móvel é uma carreta adaptada com toda a estrutura de uma cozinha bem equipada, onde é possível demonstrar todo o processo de produção de alimentos, possibilitando inclusive, a degustação. As oficinas serão realizadas em quatro horários diferentes: às 14h, 16h, 19h e 20h30.

As temáticas dos cursos serão variadas. Para quem gosta de chocolates, há oficinas de Brigadeiros; Trufas criativas; e Chocolate Quente. Quem prefere outros doces pode fazer a oficina de Cocada quente, com sorvete de banana, finalizada com caramelo de flor de sal ou de Sobremesas no pote.

Além disso, haverá dicas para quem deseja montar uma recepção com petiscos nos cursos de Drinks e coquetéis e Mini tábuas. Para quem prefere fast food, há opções como a Oficina de Pizza: cone de pizza e calzone; Hambúrguer regional ; e Coxinhas Perfeitas. E não poderia faltar uma só com Caldos para inverno.