Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, recebe selo de transparência com gastos juninos

Hoje 21, em Recife, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, participou de uma cerimônia promovida pelo Ministério Público que contou com a presença da governadora Raquel Lyra e demais autoridades. Na ocasião, recebeu o selo de transparência do Painel de Festejos Juninos 2025, reconhecendo o compromisso do município com a gestão responsável dos recursos públicos.

Dr. Pedro destacou a importância do selo como reconhecimento ao trabalho sério de Iguaracy, reforçando o foco na transparência e na promoção de eventos culturais de qualidade. O prêmio simboliza o avanço na gestão municipal e o empenho da cidade em administrar com ética e responsabilidade.

Simão Durando entrega primeira etapa de novo binário de trânsito em Petrolina

Petrolina avança em mais uma frente da mobilidade urbana com a liberação parcial da nova avenida de acesso ao bairro João de Deus, um dos mais populosos da cidade. A medida, autorizada pelo prefeito Simão Durando, marca o início de uma obra estratégica que vai melhorar o tráfego na zona oeste, integrando bairros importantes, desafogando pontos de congestionamento e oferecendo mais fluidez e segurança para motoristas e pedestres.

Com um investimento de R$ 1,3 milhão, a intervenção contempla o recapeamento da Avenida 18 e a pavimentação da Avenida Donizete Lopes Santos, que juntas formarão um binário moderno e funcional entre os bairros João de Deus e Jardim São Paulo. A ação integra o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano equilibrado e com a valorização das comunidades da periferia, garantindo que os avanços cheguem a todas as regiões da cidade.

Durante a visita à obra, o prefeito Simão Durando destacou o simbolismo do momento e relembrou a importância daquele território em sua trajetória política. Simão foi o primeiro gestor da história de Petrolina a tomar posse fora da sede da Prefeitura, escolhendo justamente o bairro João de Deus como palco de sua cerimônia de posse, em um gesto de valorização às comunidades da periferia.

“Quando tomei posse como prefeito, escolhi estar aqui, no João de Deus, porque entendo o valor e a força do nosso povo da periferia. Naquele dia, firmei um compromisso público com essa comunidade, e hoje volto aqui para dizer que estamos cumprindo mais uma promessa. Essas obras vão melhorar o trânsito, dar mais dignidade e mostrar que nossa gestão continua priorizando quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

A previsão total de finalização da obra é setembro.

Dayse Silva reforça infraestrutura rural com entrega de nova retroescavadeira

A prefeita em exercício, Dayse Silva, realizou a entrega oficial de uma retroescavadeira adquirida por meio de convênio com o Governo Federal na manhã desta segunda-feira (21), na Secretaria de Desenvolvimento Rural. O novo equipamento irá reforçar as ações de manutenção e revitalização das estradas rurais do município, promovendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para as comunidades do campo.

A projeção é de que a nova máquina otimize em até 20% os atendimentos realizados nessas vias, principalmente no período pós-chuvas, quando os danos são mais intensos. Essa conquista representa um passo importante na execução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, que tem como diretriz o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo ao escoamento da produção local com mais eficiência.

Para Dayse Silva, essa entrega simboliza mais do que um novo equipamento. “É um compromisso que se transforma em ação concreta. Essa retroescavadeira representa autonomia para o município e, acima de tudo, respeito às pessoas que vivem e produzem na zona rural. Seguimos trabalhando com responsabilidade para garantir dignidade e desenvolvimento para o campo”, finalizou.

II Regata Velho Chico consagra Petrolina como capital nordestina dos esportes aquáticos e celebra a força cultural do São Francisco

Durante três dias de vento, sol e emoção, o Rio São Francisco se transformou em muito mais do que um curso d’água. Foi pista, palco e celebração viva. A II Regata Velho Chico, realizada de 18 a 20 de julho, consagrou-se como um dos maiores eventos esportivos aquáticos do interior nordestino, atraindo atletas de alto nível, turistas e apaixonados pela natureza e pelo Velho Chico.

Com concentração na marina do Iate Clube e provas disputadas também na Orla de Petrolina, a regata reuniu cerca de 70 atletas de diversas partes do Brasil. A novidade desta edição foi a inclusão de uma etapa oficial do Circuito Brasileiro de Fórmula Windsurf, que elevou o nível técnico da competição e projetou ainda mais a cidade no cenário nacional dos esportes aquáticos.

Logo na abertura, o evento emocionou o público com um gesto simbólico de grande força cultural e afetiva: a triatleta Ana Augusta e o pescador Leleco, figura histórica da região, trouxeram, pelas águas do rio, a chave do Velho Chico, marcando o início oficial da Regata. Um momento que uniu tradição e modernidade, representando o encontro entre gerações, o respeito à natureza e o espírito esportivo do evento.

As provas incluíram modalidades como Windsurf, Raceboard e Canoas Havaianas (OC6, OC2, OC1). Do alto desempenho técnico ao espetáculo visual, a Regata envolveu o público com emoção e beleza, ocupando as margens do rio com vida, alegria e pertencimento.

No encerramento, outro gesto tocante quando o prefeito de Petrolina, Simão Durando, navegou pelas águas do São Francisco e entregou, em mãos, a chave do rio ao pescador Leleco, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da cultura ribeirinha e o respeito às raízes do povo sanfranciscano.

“Esse gesto representa o respeito ao nosso rio e àqueles que vivem dele e com ele. A Regata é uma celebração moderna, mas com os pés fincados na tradição. Leleco é símbolo de tudo que o Velho Chico representa para nós, sabedoria, resistência e cuidado com a natureza. Fiz questão de acompanhar de perto esse evento que colocou mais uma vez Petrolina no cenário nacional esportivo. A todos os participantes e turistas sejam todos bem vindos e voltem sempre. Petrolina também é a capital sertaneja do esporte” celebrou o prefeito.

Para Pedro Moura, um dos organizadores, a Regata alcançou um novo patamar.
“Mais do que competição, a Regata é um manifesto de pertencimento, de amor pelo rio e de potencial. É esporte, mas é também cultura, economia e história. Ver o povo vibrando, as famílias, os atletas elogiando nossa estrutura, isso tudo mostra que Petrolina tem vocação para ser referência nacional em eventos como esse”, concluiu.

A festa foi encerrada com um show gratuito da banda Trio Granah, que levou ao público o talento e o ritmo da música regional, fechando o evento com chave de ouro.

Estudantes da Rede Municipal do Recife representarão o Brasil em torneio de robótica na China

Quatro alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais do Recife foram selecionados para participar do Torneio FIRST LEGO League – Asia Open Championship, que será realizado de 7 a 10 de agosto

A capital pernambucana segue sendo referência em tecnologia, desta vez, aliada à educação: quatro estudantes da Rede Municipal de Ensino irão representar a cidade no Torneio FIRST LEGO League – Asia Open Championship, que acontece de 7 a 10 de agosto em Macau, na China. Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito do Recife, João Campos, junto à secretária de Educação Cecília Cruz, realizou uma visita aos alunos selecionados para o Torneio, na Escola Municipal João Batista Lippo Neto, no bairro da Várzea.

“É uma grande satisfação ver nossos estudantes representando não só o Recife, mas todo o Brasil, em um torneio internacional de robótica. Isso mostra o compromisso da nossa gestão com uma educação que vai além da sala de aula, investindo em tecnologia e inovação para preparar nossos jovens para desafios futuros. Os clubes de robótica são um exemplo de como ampliar oportunidades e fortalecer o protagonismo dos nossos alunos, que agora podem sonhar mais alto e mostrar ao mundo o potencial da educação pública da nossa cidade”, disse João.

Os alunos Ana Sophia (6º ano), Ezequiel Douglas (5º ano), João Vítor (5º ano) e Vivian Mariana (5º ano) integram equipes das Escolas Municipais de Tempo Integral João Batista Lippo Neto e Rodolfo Aureliano. Eles competirão na categoria FLL Explore, voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a orientação das professoras Patrícia Mariano e Priscilla Dutra, com apoio técnico de Marcelo Dantas e Paloma Ramos. A viagem está prevista para ocorrer entre os dias 4 e 6 de agosto, com escalas em São Paulo e Pequim, e retorno ao Recife entre os dias 11 e 12 do mesmo mês.

A participação dos estudantes é resultado de uma política educacional estruturada pela Prefeitura do Recife, que investe em clubes de programação e robótica para desenvolver o pensamento computacional e fomentar práticas pedagógicas baseadas na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Dentre as escolas de anos iniciais, 56 unidades têm clube de computação e robótica, assim como todos os 44 centros de ensino dos anos finais.

Para a gestão municipal, a ida da equipe recifense à China representa um avanço estratégico na educação pública da cidade, fortalecendo o protagonismo dos estudantes e conectando a escola pública aos desafios do século XXI.

“A rede do Recife aposta em diferentes formas de desenvolvimento, unindo a aprendizagem em sala de aula a oportunidades que permitem aos estudantes sonhar mais longe. A viagem para a China é a chance de representar não só Recife, mas também as redes públicas em um campeonato mundial de robótica. Essas viagens são a culminância de projetos que ampliam horizontes e mostram aos alunos que o mundo também é deles”, destacou Cecília Cruz, secretária de Educação. “Mais do que comemorar as viagens, o importante é a base construída, que transforma a vida de todos os alunos, fortalecendo o aprendizado, a segunda língua e novas perspectivas”, complementou ela.

Todos os custos da viagem, a exemplo de passaportes, vistos, passagens aéreas, hospedagem, seguro e ajuda de custo, serão integralmente custeados pela Prefeitura, que também garante o suporte pedagógico e treinamentos preparatórios para o evento.

O torneio é organizado pela Trumptech – World Class Tests, parceira local da FIRST LEGO League, e reúne equipes de diversos países para promover o intercâmbio de experiências em ciência, tecnologia e inovação.

Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

Jorge Aragão e Mumuzinho encerram noite de domingo (20) no FIG

O Palco Mestre Dominguinhos recebeu, neste domingo (20), uma noite dedicada ao samba. Na programação, De Cara com o Samba, Art Popular, Jorge Aragão e Mumuzinho garantiram a animação no encerramento do segundo final de semana do 33º Festival de Inverno de Garanhuns.

O grupo recifense De Cara com o Samba abriu a noite, com a proposta de resgatar o samba de raiz. Em seguida, foi a vez do Art Popular marcar presença no 33º FIG, em um show com diversos hits que marcaram a história da banda desde os anos 1990.

Jorge Aragão presenteou o público com a apresentando de grandes canções, como “Eu e você sempre” e “Lucidez”. Um dos maiores sambistas brasileiros, ele comentou sobre a influência da música nordestina em seu trabalho. “Luiz Gonzaga é uma das minhas influências, desde garoto. Já compus e gravei muitos forrós e xotes e tive a felicidade de estar junto com Gonzagão em uma gravação “, comentou em entrevista.

Fechando a noite com muita animação e energia, Mumuzinho fez o público do FIG sambar. O cantor convidou para uma participação especial Bellinho, vocalista do grupo garanhuense Amor Eterno.

O 33º Festival de Inverno de Garanhuns segue durante toda a semana, até o dia 27, com atrações em diversos polos culturais. A programação da Praça Mestre Dominguinhos retorna na quarta-feira (23), com Edu e Maraial, Avine Vinny, Beto Barbosa e Joelma.

Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.

Prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, declara apoio à pré-candidatura de Silvio Costa Filho ao Senado

O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, declarou, nesta segunda-feira, apoio à pré-candidatura do ministro de Lula, Silvio Costa Filho, ao Senado Federal. A declaração reforça a aliança histórica entre os dois, que mantêm uma parceria consolidada ao longo dos anos em prol do desenvolvimento do agreste pernambucano.

Silvio é reconhecido como um dos parlamentares que mais destinou recursos para a região, beneficiando diretamente municípios como São Caetano, com investimentos em infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana.

“Para o Senado, estarei ao lado de Silvio Costa Filho e Fernando Dueire. Meu primeiro voto é Silvio Costa Filho e quero ajudar no segundo voto como prioridade o senador Fernando Dueire. Silvio é um amigo de longa data que tem feito um grande trabalho pelo desenvolvimento do agreste do estado”, afirmou o prefeito.

A pré-candidatura de Silvio Costa Filho ao Senado tem ganhado cada vez mais força em todo o estado, especialmente, entre os gestores municipais que reconhecem seu trabalho, capacidade de articulação e dedicação às causas de Pernambuco.

À frente do Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho ainda tem atuado para melhorar a malha aérea da região e a infraestrutura logística como as obras de duplicação e recuperação das BRs 104, 232 e 423.

PF encontra “poucos elementos” em pen drive de Bolsonaro e foca em celular

CNN – A PF (Polícia Federal) vê pouco conteúdo e baixa expectativa em relação ao conteúdo do pen drive apreendido na casa de Jair Bolsonaro (PL). O item estava escondido no banheiro no endereço residencial do ex-presidente.

Investigadores com acesso ao caso não apostam que do aparelho deve surgir algum elemento de grande relevância para a investigação. Pelo que já foi visto, são poucos itens dentro.

A extração dos dados foi feita durante cinco horas no INC (Instituto Nacional de Criminalística) na última sexta-feira (18) e houve registro da cadeia de custódia.

O laudo, já pronto, chega à equipe de investigação para começar a análise por parte da equipe de investigação nesta segunda-feira (21), na segunda parte do processo.

O foco, portanto, é em relação ao celular do ex-presidente, que também foi apreendido na operação contra Bolsonaro. A equipe de investigadores está trabalhando em cima do aparelho para fazer um relatório do que for encontrado, entre mensagens e fotos.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autoriza o acesso do celular para análise.

Exclusivo: Ciência, dedicação e reconhecimento internacional: o brilhante trabalho da Dra. Maria Lua

A médica radiologista pernambucana Dra. Maria Lua vem se destacando cada vez mais no cenário da medicina internacional. Recentemente, ela participou de um relevante trabalho científico ( Futebol: uma revisão dos achados de imagem e biomecânica) ao lado dos médicos Dr. Marcelo Bordalo e Dr. Rodrigo Lasmar – este último conhecido por sua atuação como médico da Seleção Brasileira de Futebol.

O estudo, fruto de rigor técnico e profundo conhecimento, reafirma o compromisso dos três profissionais com o avanço da medicina diagnóstica e o cuidado com a saúde em alto nível. A colaboração entre os especialistas gerou um conteúdo científico de excelência, que contribui diretamente para a evolução da radiologia e da medicina esportiva.

Atualmente, Dra. Maria Lua encontra-se em Doha, capital do Qatar, onde segue em constante aperfeiçoamento, ampliando seus horizontes profissionais e acadêmicos. Sua jornada é motivo de orgulho para Pernambuco e para o Brasil, representando a competência, a seriedade e o talento da medicina brasileira no exterior.

Mais do que uma conquista individual, esse trabalho representa o poder da união entre conhecimento, dedicação e paixão pela medicina.Ela é filha do casal Clóvis Lira e Izilda e esposa do Dr. Rudolf Guld.

Luciano Duque influencia mais do Márcia Conrado nas Eleições de 2026; aponta pesquisa

Em uma rodada divulgada pelo portal Farol de Notícias em parceria com o Instituto Múltipla, o deputado estadual Luciano Duque assume liderança em influência positiva para o voto em governador nas Eleições de 2026.

Durante a pesquisa, 350 entrevistas foram realizadas entre os dias 18 e 19 de julho. No resultado, Luciano Duque lidera com folga, totalizando 37 pontos, enquanto Márcia Conrado e os Irmãos Oliveira apresentam, respectivamente, 23 e 14 pontos, com margem de erro de 5,2% para mais ou menos. O resultado demonstra a confiança nas ações do parlamentar serra-talhadense.

Ao saber da notícia, Duque agradeceu: “Recebo esse resultado com gratidão e senso de responsabilidade. Saber que meu trabalho tem impacto na decisão das pessoas me motiva ainda mais a seguir firme na defesa dos interesses do povo sertanejo e de todo o estado. A política precisa ser feita com verdade, compromisso e presença, e é isso que tenho buscado construir ao longo da minha trajetória”, afirmou o deputado estadual.