Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

PF encontra “poucos elementos” em pen drive de Bolsonaro e foca em celular

CNN – A PF (Polícia Federal) vê pouco conteúdo e baixa expectativa em relação ao conteúdo do pen drive apreendido na casa de Jair Bolsonaro (PL). O item estava escondido no banheiro no endereço residencial do ex-presidente.

Investigadores com acesso ao caso não apostam que do aparelho deve surgir algum elemento de grande relevância para a investigação. Pelo que já foi visto, são poucos itens dentro.

A extração dos dados foi feita durante cinco horas no INC (Instituto Nacional de Criminalística) na última sexta-feira (18) e houve registro da cadeia de custódia.

O laudo, já pronto, chega à equipe de investigação para começar a análise por parte da equipe de investigação nesta segunda-feira (21), na segunda parte do processo.

O foco, portanto, é em relação ao celular do ex-presidente, que também foi apreendido na operação contra Bolsonaro. A equipe de investigadores está trabalhando em cima do aparelho para fazer um relatório do que for encontrado, entre mensagens e fotos.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autoriza o acesso do celular para análise.

Exclusivo: Ciência, dedicação e reconhecimento internacional: o brilhante trabalho da Dra. Maria Lua

A médica radiologista pernambucana Dra. Maria Lua vem se destacando cada vez mais no cenário da medicina internacional. Recentemente, ela participou de um relevante trabalho científico ( Futebol: uma revisão dos achados de imagem e biomecânica) ao lado dos médicos Dr. Marcelo Bordalo e Dr. Rodrigo Lasmar – este último conhecido por sua atuação como médico da Seleção Brasileira de Futebol.

O estudo, fruto de rigor técnico e profundo conhecimento, reafirma o compromisso dos três profissionais com o avanço da medicina diagnóstica e o cuidado com a saúde em alto nível. A colaboração entre os especialistas gerou um conteúdo científico de excelência, que contribui diretamente para a evolução da radiologia e da medicina esportiva.

Atualmente, Dra. Maria Lua encontra-se em Doha, capital do Qatar, onde segue em constante aperfeiçoamento, ampliando seus horizontes profissionais e acadêmicos. Sua jornada é motivo de orgulho para Pernambuco e para o Brasil, representando a competência, a seriedade e o talento da medicina brasileira no exterior.

Mais do que uma conquista individual, esse trabalho representa o poder da união entre conhecimento, dedicação e paixão pela medicina.Ela é filha do casal Clóvis Lira e Izilda e esposa do Dr. Rudolf Guld.

Luciano Duque influencia mais do Márcia Conrado nas Eleições de 2026; aponta pesquisa

Em uma rodada divulgada pelo portal Farol de Notícias em parceria com o Instituto Múltipla, o deputado estadual Luciano Duque assume liderança em influência positiva para o voto em governador nas Eleições de 2026.

Durante a pesquisa, 350 entrevistas foram realizadas entre os dias 18 e 19 de julho. No resultado, Luciano Duque lidera com folga, totalizando 37 pontos, enquanto Márcia Conrado e os Irmãos Oliveira apresentam, respectivamente, 23 e 14 pontos, com margem de erro de 5,2% para mais ou menos. O resultado demonstra a confiança nas ações do parlamentar serra-talhadense.

Ao saber da notícia, Duque agradeceu: “Recebo esse resultado com gratidão e senso de responsabilidade. Saber que meu trabalho tem impacto na decisão das pessoas me motiva ainda mais a seguir firme na defesa dos interesses do povo sertanejo e de todo o estado. A política precisa ser feita com verdade, compromisso e presença, e é isso que tenho buscado construir ao longo da minha trajetória”, afirmou o deputado estadual.

Prefeito de Saloá declara apoio à reeleição do senador Dueire

O prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, oficializou seu apoio à reeleição do senador Fernando Dueire, destacando a forte parceria que o parlamentar mantém com o município e sua atuação incansável em defesa dos interesses das cidades do interior. Segundo o gestor, o apoio a Dueire é uma demonstração de reconhecimento ao trabalho sério e comprometido que o senador vem realizando em Brasília, sempre com um olhar atento para as demandas dos pequenos e médios municípios pernambucanos.

“O senador Fernando Dueire tem sido um verdadeiro parceiro de Saloá. Ele sempre esteve ao nosso lado, destinando recursos, apoiando projetos e entendendo as necessidades do povo. É um municipalista convicto, que valoriza o papel dos prefeitos e fortalece a gestão local. Por isso, reafirmo meu apoio à sua reeleição, com a certeza de que continuará lutando pelo desenvolvimento do nosso município e de toda a nossa região”, declarou o prefeito Júnior de Rivaldo. Foto: Williams Aguiar

Prefeitura do Recife lança primeiro programa de locação social do Nordeste

Famílias podem receber voucher de até R$ 600,00 para custear aluguel. O primeiro chamamento será para mulheres que chefiam núcleos familiares

A Prefeitura do Recife, por meio do ProMorar, lançou o programa de locação social que busca reduzir o déficit habitacional no município. Trata-se do “Tô em Casa”, iniciativa que tem o objetivo de aliviar o peso excessivo para famílias que pagam aluguel. Nesse programa, a Prefeitura irá custear parte do aluguel e beneficiará 1.200 famílias ao longo dos próximos quatro anos. Essa é a primeira ação de locação social no Nordeste.

O programa atenderá famílias que moram no município do Recife há pelo menos dois anos e possuem renda de até três salários mínimos. O valor máximo do aluguel deverá ser R$ 1.000,00 e o valor máximo do voucher pago pela Prefeitura será de R$ 600,00. As famílias interessadas devem estar inscritas no Cadastro Único e não terem sido contempladas com programas habitacionais de interesse social.

“A partir de agora, a Prefeitura do Recife conta com o programa ‘Tô em Casa’, que é um programa de aluguel social. Como é que vai funcionar esse programa? Vamos imaginar um bolo, que é toda a renda de uma família no mês. Metade é para pagar o aluguel e a outra metade para pagar todas as despesas. Imagine que agora a Prefeitura vai pagar até R$ 600,00 pra custear parte significativa desse aluguel. Agora, a família vai pagar uma pequena fatia e o resto a Prefeitura vai complementar”, explica o prefeito João Campos.

“A gente tá abrindo um cadastro prévio no Conecta Recife pra população solicitar a inscrição e ver se faz parte do grupo que tem direito a fazer parte do programa. A gente vai ajudar as famílias mais vulneráveis da cidade, priorizando as que estão em situação de maior vulnerabilidade: mulheres chefes de família, mulheres em situação de violência, pessoas com deficiência. A gente vai ter uma série de critérios para fazer isso de forma muito organizada. Com isso, a gente garante proteção social, movimentação da economia e, claro, o cuidado com as pessoas, que é o mais importante”, detalha o prefeito do Recife.

O programa funcionará por meio do repasse de recurso financeiro para compartilhar o valor do aluguel com as famílias e assim melhorar as condições de moradia. “Pelos estudos realizados, a meta do programa é fazer com que as famílias comprometam não mais que 30% da renda com pagamento de aluguel”, explica João Charamba, chefe do Gabinete do ProMorar. “Com isso, elas terão a oportunidade de liberar parte da renda e melhorar a qualidade de vida”, complementa.

O primeiro chamamento do “Tô em Casa” será para contemplar mulheres chefes de família em situação de déficit habitacional. Também estão dentro do perfil prioritário do programa idosos; pessoa com deficiência; família com crianças; mulher em situação de violência doméstica e pessoa do público LGBTI+ em situação de violência doméstica.

O valor a ser pago pelo “Tô em Casa” vai depender da renda familiar e do valor do aluguel do imóvel escolhido. O aluguel será compartilhado entre o programa e a família locatária. Ambos devem pagar diretamente ao proprietário, na mesma data, definida no contrato de locação. O voucher será pago pela Prefeitura do Recife enquanto a família estiver inserida no perfil exigido. Será feito o monitoramento para ver se o beneficiado continua em situação de vulnerabilidade. Também será realizado o acompanhamento social da família.

CADASTRAMENTO DE IMÓVEIS – Além das famílias, os proprietários de imóveis também podem participar do programa, através de cadastramento para locação dos seus imóveis no Conecta Recife. Os imóveis deverão estar localizados no Recife, apresentar condições mínimas de habitabilidade e não estar em áreas de risco ambiental. Uma vez inserido no Banco de Imóveis, as propriedades serão apresentadas aos possíveis inquilinos já inscritos no programa.

O contrato formal de locação entre as partes é firmado e a família contará com acompanhamento social do programa. Na falta de pagamento, o programa garante por até três meses a parte do aluguel sob sua responsabilidade.

Todo o processo de aluguel e cadastros de imóveis para aluguel será realizado por meio do Conecta Recife. Para solicitar o benefício, é necessário realizar o pré-cadastro no aplicativo e apresentar as informações necessárias para análise da equipe do Programa. Da mesma maneira, os locatários interessados em submeter seus imóveis ao aluguel devem inserir na plataforma.

PROJETO PILOTO – Um piloto do programa já está rodando com uma beneficiada, chefe de família e mãe de duas filhas. Moradora do bairro de Tejipió, ela tinha uma renda familiar reduzida, comprometendo mais de 30% com o pagamento de aluguel. Após o recebimento do voucher, a beneficiada encontrou um imóvel para morar mais espaçoso e faz uso de parte do espaço para trabalhar como cabeleireira.

DÉFICIT HABITACIONAL – Segundo a Fundação João Pinheiro (FJP), no ano de 2022 o déficit habitacional do Recife foi 54 mil unidades habitacionais. Cerca de 85% do déficit total é representado por famílias com ônus excessivo com aluguel. Essas famílias têm renda domiciliar de até três salários mínimos e comprometem mais de 30% de sua renda com o pagamento de aluguel.

LOCAÇÃO SOCIAL – O “Tô em Casa” será o primeiro programa de locação social implementado no Nordeste. Esse modelo acontece hoje no Brasil em Belo Horizonte, Campo Grande e São Paulo. No mundo, países como Chile, Estados Unidos, França, Japão, Holanda, Alemanha, Coreia do Sul e Reino Unido já adotaram esse subsídio que ajuda famílias a acessar uma moradia digna.

Simão cobra ao Governo implantação do Hospital Regional do São Francisco: “Petrolina não pode ser a única região do estado sem um hospital do Estado”

Durante a Conferência Municipal de Saúde, realizada na última sexta-feira (18), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, fez um apelo contundente pela construção de um hospital estadual na cidade, uma demanda histórica da região. O evento, que reuniu profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil, serviu como palco para que o gestor municipal reforçasse o fortalecimento da saúde pública.

O prefeito ressaltou que, entre todas as regiões do estado, apenas o Vale do São Francisco segue desassistido por uma unidade hospitalar estadual. Para ele, a ausência do equipamento representa uma desigualdade inaceitável no acesso à saúde pública.

“Isso precisa ser encarado como uma necessidade de todos. Não é um pedido do prefeito, é um pedido do povo, de quem mais precisa. Precisamos unir esforços do município, do estado e do governo federal para que a gente tenha esse equipamento o mais rápido possível e não vai atender só a Petrolina, mas toda região do Vale do São Francisco”, reforçou.

Durante sua fala, o prefeito também enfatizou a importância do olhar humanizado na saúde pública e da escuta ativa da população para aprimorar a rede de atendimento. Segundo ele, ouvir os usuários do sistema e acompanhar de perto o dia a dia das unidades tem sido uma prática constante em sua gestão.

“Não dá pra governar de gabinete. A gente cobra, fiscaliza, escuta. Estamos trabalhando todos os dias por um atendimento mais humano, porque estamos lidando com vidas. Quem não tiver sensibilidade para cuidar de gente, de atender bem o nosso povo, não pode estar no serviço público”, afirmou.

Simão Durando ainda apresentou um panorama das ações estruturantes que vêm sendo implementadas pela gestão municipal para fortalecer o sistema público de saúde. Entre os principais avanços, destacou o funcionamento do novo Hospital Municipal, responsável por reduzir significativamente as filas de exames e procedimentos, a confirmação do Hospital dos Olhos, além da construção de uma nova maternidade.

“Estamos fazendo o maior investimento em saúde da história de Petrolina. Mas precisamos ir além. É preciso que o Governo do Estado assuma sua responsabilidade e traga o Hospital Regional para nossa cidade. O povo do Sertão do São Francisco merece dignidade no cuidado com a saúde”, finalizou o prefeito.

Crônica de Ademar Rafael: Sabedoria

SABEDORIA

Nesta selva que vivemos atualmente onde fotografias são manipuladas para postagens em plataformas de redes sociais, valores são invertidos,  textos são produzidos com auxílio da Inteligência Artificial muitas vezes vemos e ouvimos situação onde “tolos” são tratados como “sábios”. A sabedoria é medida pela quantidade de seguidores.

Como prova de que na “Internet” é possível encontramos cosias sólidas e decentes recorro ao site “https://www.bibliacatolica.com.br” para encontrar em 1.Reis 3:9-12, o seguinte: “Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal. Pois sem isso quem poderia julgar o vosso povo tão numeroso?. O Senhor agradou-se dessa oração e disse a Salomão: Pois que me fizeste esse pedido e não pediste nem longa vida, nem riqueza, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça. Vou satisfazer o teu desejo. Eu te dou um coração tão sábio e inteligente como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti.”Sobre este dom no livro Sabedoria 8:2 podemos ler: “Eu a amei e procurei desde minha juventude, esforcei-me por tê-la por esposa e me enamorei de seus encantos.”

Somente com base nestes dois enunciados bíblicos podemos verificar que sabedoria é muito mais do que avaliamos ser nesta época de vulgaridade e de conceitos rasos desprovidos de qualquer consistência lógica. Talvez não seja preciso mergulharmos na obra de São Tomaz de Aquino que em “Suma Teológica” apresenta a diferenciação entre a sabedoria como virtude intelectual e como dom do Espírito Santo, mas, com certeza precisamos sair da superficialidade com que o tema tem sido tratado.

Do livro “Manual do Líder”, de Gerson Gabrielli, extraímos a seguinte frase: “Nove décimos da sabedoria consiste em ser sábio no momento exato”,  atribuída a Theodore Roosevelt. Portanto não sejamos “tolos” ao qualificarmos os “sábios”, uma vez que sabedoria é dom e é virtude.

Vereador Raimundo do Foto recebe alta hospitalar e seguirá em recuperação

Por Itamar França
O vereador Raimundo Lima (PSB) recebeu alta hospitalar na tarde de sábado (20). Após dias de internação e acompanhamento médico, ele já se encontra em casa, ao lado da família.

Por orientação médica, o parlamentar ficará afastado das atividades parlamentares pelos próximos 30 dias, em repouso e focado na sua plena recuperação.

A família e o próprio vereador agradeceram pelas orações, mensagens e manifestações de apoio recebidas durante o período de internação.

Confira a nota ofical da família do vereador

Coluna do Finfa

“Melhor boneco de posto” – O radialista e blogueiro Nill Júnior, fez um relato na semana passada no seu programa na Rádio Pajeú, sobre os novos agentes de trânsito de Afogados da Ingazeira. Segundo ele, os guardas ficam parados, estáticos, sem orientar motoristas e pedestres, como no sinal semafórico da Rua Diomedes Gomes, no cruzamento com a Rua Euclides Torres Nunes.

Alguns já foram flagrados batendo papo com terceiros ou ao celular  constantemente. Tenho que concordar com o colega. Na última quinta-feira (17), estava conversando com um membro do governo municipal, na Praça Arruda Câmara e mostrei por mera coincidência um guarda também operando com o seu celular.  Pra completar, no sábado (19), em plena feira livre no cruzamento da Rua Barão de Lucena com a Travessa Tiradentes, onde o fluxo é enorme, outro guarda ao invés de estar executando sua obrigação, estava usando seu celular. Um leitor chegou a chamar os novos guardas de “fiscais de cones”. Já Nill Júnior disse ser melhor uns “bonecos  infláveis de posto”. E justificou: “pelo menos mexem os braços”.

Boa recuperação – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, apresenta grande melhora em seu estado de saúde. De acordo com informações repassadas ao blog do Marcello Patriota pelo seu irmão, o Empresário Jonielson Bento na tarde deste domingo (17), Gilson continua internado no Hospital São Luiz na cidade de São Paulo, sob os cuidados de uma equipe médica especializada. Mas a boa notícia é que o gestor da Terra Mãe do Rio Pajeú saiu da UTI. Foi para o quarto e já foi visto andando. O prefeito foi hospitalizado após sofrer um infarto no baço — condição provocada

80 anos – O ex-vereador da cidade de Tabira, o odontólogo Dr.Ubirajara Jucá, completou seus 80 anos, e a família comemorou na tarde do último sábado (19). junto aos familiares e amigos. Tive o prazer de participar das comemorações deste amigo de anos. A comemoração foi na chácara do seu filho, o ex-presidente da Câmara de Vereadores da cidade das tradições Zé de Bira. Foi uma tarde maravilhosa, Bira estava muito alegre e feliz junto a sua eterna companheira Dona Nevinha e seus filhos, netos, nora e genro.
Nos 80 anos de Bira tive um prazer de reencontrar o simpático Etiene da Boate, que proporcionou tanto aos tabirenses como aos jovens do Pajeú, noites maravilhosas na sua boate, ele estava acompanhado da sua esposa Dona Hilda, seu filho Evandro, conhecer o amigo Franklin Silva, e reencontrar Nildinho da Soferro, Hérico, James Dion, entre outros. Parabéns meu amigo Bira, muitas felicidades.

Disse 1“Aqui não é palanque político. É tempo de celebrarmos nossa cultura e nossa história.  E isso não se faz pelo Instagram, se faz com o pé no chão,  na terra, em cima do cavalo,  de mãos dadas com o nosso povo”.(Governadora Raquel Lyra, ontem na missa do vaqueiro em Serrita, alfinetando o seu provável concorrente em 2026 João Campos)

Disse 2“É mais do que uma missa. É uma tradição. A Missa do Vaqueiro, de Serrita, é uma manifestação cultural que se perpetua por décadas e que tem em seu foco uma bela homenagem a Raimundo Jacó. Viva a bravura do vaqueiro e viva o Sertão”. (Prefeito do Recife, João Campos)

Agenda no interior – Esteve final de semana teve agenda no interior com os dois  prováveis candidatos ao Governo do Estado de Pernambuco, o prefeito do Recife e Presidente Nacional do PSB, João Campos, esteve em Petrolândia, Serra Talhada e Serrita, e estiveram com João, além do prefeito de Petrolândia Fabiano Marques, Márcia Conrado (Serra Talhada), Luciano Torres (Iguaracy), Berg Gomes (Carnaíba), Bebe Água (Betânia), o ex-prefeito de Triunfo Dr. Eduardo Melo, a bancada de oposição da cidade de Tabira, os vereadores Nelly Sampaio, Marcos de Judite e Maria Helena, mais o ex-vereador Sebastião Ribeiro e o ex-prefeito Mano Sampaio e o presidente do PBS de Tabira, Zé de Bira. Já a governadora Raquel Lyra participou da tradicional missa do Vaqueiro em Serrita, neste domingo, e segundo o Blog do Nill Júnior, estiveram acompanhados os prefeitos Fabinho Lisandro (Salgueiro), George de Sidney (Granito), Cachoeira (Santa Cruz), Gilberto Ribeiro (Flores), Gildevan Melo (Santa Filomena), Elisinho (Carnaubeira da Penha), Múcio Angelim (Parnamirim), Manoel Messias (Custódia), Zé Pretinho (Quixaba), Dinha Mororó (Terra Nova); Victor Coelho (Ouricuri), Elbinha (Trindade), Dr. Otávio (Bodocó); os ex-prefeitos Raimundo Pimentel (Araripina, Odacy Amorim (Petrolina), Zeinha (Iguaracy), Raimundinho (Exu), Sávio (Tuparetama), Eliane (Santa Cruz), o prefeito de Serrita Aleudo Benedito, recepcionou os dois.

Inaugurou – A Rádio Pajeú inaugurou no último sábado (19) o Auditório José Ricardo Santana,  o Zé do Apito, anexo à sede da emissora. O espaço foi formatado para abrigar os programas com artistas populares da emissora, em especial o ‘Sábado Livre’, que recebe artistas da região como sanfoneiros,  cantadores e músicos,  numa celebração popular da cultura da região. O Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antônio realizou a benção ao lado do Pe. Miguel Nunes Neto, após o corte da fita inaugural, feito pelo Gerente Administrativo,  Nill Júnior e os familiares de Zé do Apito, incluindo a mãe,  Odete Firmino Santana, e a irmã,  Simone Santana.

Frase“Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”. (Um político pernambucano conversa com este blogueiro, sobre a política de Serra Talhada)

Comemorou – o Blog Afogados Conectado. Comemorei, na Pizzaria Estação, em Afogados da Ingazeira, a marca dos 50 mil seguidores no Instagram, uma conquista que vai muito além dos números. Foi uma noite de comemoração e confraternização ao lado de amigos queridos da imprensa, que acompanham e reconhecem a caminhada do blog ao longo desses anos. Quero parabinzar o amigo Jerffeson Almeida pela conquista e comunicar minha ausência por motivos de uma agenda já marcada. Parabéns ao Blog Afogados Conectado pelo trabalho e pela conquista.

Perguntar não ofende – A cidade de Monteiro-PB, vai realizar o concurso de Babão de prefeito, qual será a primeira cidade do Pajeú a realizar ?