Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Itapetim recebe Selo de Transparência pelos festejos juninos de 2025

O município de Itapetim foi um dos reconhecidos com o Selo de Transparência – Festejos Juninos 2025, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a AMUPE. A solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira (21), no auditório principal da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), na Ilha Joana Bezerra, no Recife.

O selo é concedido aos municípios que se destacaram pela transparência na aplicação dos recursos públicos utilizados nas festividades juninas, por meio do envio voluntário de dados ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos, uma plataforma que permite o acompanhamento, pela sociedade, dos investimentos feitos na área cultural.

Representando o município, estiveram presentes a prefeita Aline Karina e o diretor de Contratação e Compras, Luiz Alberto, que receberam o certificado em nome da gestão.

A iniciativa busca valorizar as gestões públicas que aliam responsabilidade fiscal com o incentivo à cultura popular, destacando a importância de uma administração comprometida tanto com a tradição quanto com a transparência.

Com mais esse reconhecimento, Itapetim reafirma seu compromisso com a boa gestão e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Da Assessoria

Coluna do Finfa

Arcoverde conquista Selo de Transparência do MPPE pelos festejos juninos de 2025

A Prefeitura de Arcoverde recebeu o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A certificação reconhece o compromisso da administração municipal com a correta aplicação dos recursos públicos e a valorização da cultura regional.

Com um investimento superior a R$ 9,6 milhões e a realização de 136 atrações culturais, o município cumpriu todas as exigências técnicas estabelecidas pelos órgãos de controle. As informações relativas às contratações artísticas foram devidamente registradas no Painel de Transparência do MPPE dentro do prazo estipulado, assegurando ampla divulgação e prestação de contas à sociedade.

A cerimônia de entrega contou com a presença do vice-prefeito Wevertton Siqueira; do secretário da Controladoria, Luiz Francisco; do secretário executivo de Turismo, Esportes e Eventos, Caio Omena; da secretária de Comunicação, Gabrielle Almeida; e do diretor de Eventos, Alexsandro Marques.

A secretária de Turismo, Esportes e Eventos e primeira-dama do município, Nerianny Cavalcanti, comemorou o reconhecimento em suas redes sociais: “Estamos muito felizes. Arcoverde foi contemplada, e isso só mostra o nosso empenho na transparência do município. O governo Zeca é isso: é transparência e é compromisso com a população.”

A certificação concedida pelo MPPE destaca os municípios que, entre abril e julho, tornaram públicas de forma clara e detalhada todas as contratações artísticas realizadas para os festejos juninos. Arcoverde se posiciona entre as cidades que aliam a grandiosidade do São João à responsabilidade na gestão pública, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Zeca Cavalcanti com a transparência e a eficiência administrativa. Da Assessoria

Tuparetama Recebe Selo de Transparência nos Festejos Juninos 2025

Nesta segunda-feira (21), o município de Tuparetama foi reconhecido pelo Ministério Público de Pernambuco com o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025, um importante certificado que atesta a responsabilidade e a seriedade na aplicação dos recursos públicos durante as tradicionais celebrações do São Pedro.

Concedido a partir da adesão voluntária ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos de Pernambuco, o selo reconhece gestões que se destacam por garantir acesso público às informações sobre contratações, despesas, estrutura e programação dos eventos. A iniciativa busca estimular a legalidade, a economicidade e a valorização da cultura local com responsabilidade.

Tuparetama foi um dos municípios da região a atingir todos os critérios exigidos — como a publicação detalhada dos gastos, transparência nas licitações, respeito aos limites orçamentários e valorização de artistas locais — demonstrando mais uma vez o seu compromisso com a ética pública e a boa governança.

Para o prefeito Diógenes Patriota, o reconhecimento é fruto de um trabalho planejado e transparente: “Os festejos juninos são parte da nossa identidade cultural — no nosso caso, o São Pedro. Mas também representam um grande desafio de gestão. Planejamos com antecedência, respeitamos os limites do orçamento e priorizamos a transparência em todas as etapas. Esse selo é mérito de uma equipe dedicada, da população que acompanha e cobra, e de todos que acreditam que é possível fazer cultura com responsabilidade.”

Além de fortalecer as tradições e aquecer a economia local, o São Pedro de 2025 em Tuparetama foram realizados com infraestrutura adequada, segurança reforçada e uma programação democrática que valorizou artistas locais e regionais.

O Selo de Transparência comprova que é possível investir em cultura de forma responsável, com zelo pelos recursos públicos e respeito à população. Tuparetama segue sendo referência em gestão comprometida com o bem comum. Da Assessoria

São José do Egito recebe Selo Transparência 2025 pelos festejos juninos

Na tarde desta segunda-feira, 21 de julho, o município de São José do Egito foi destaque no evento promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESMAPE), no Recife. A cidade recebeu o Selo Transparência Festejos Juninos 2025, uma certificação que reconhece a gestão responsável e a prestação de contas clara com relação aos recursos públicos investidos nos festejos juninos.

O reconhecimento foi entregue durante o Painel de Transparência dos Festejos Juninos de Pernambuco, e contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Juventude, Cayque Nascimento, que representou São José do Egito e recebeu o selo das mãos da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do Promotor de Justiça Hodir Flávio Leitão de Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público (CAO‑Patrimônio Público) do MPPE e do procurador geral do justiça José Paulo Cavalcante Xavier Filho.

O município se destacou pela plena e transparente realização do seu ciclo junino, que contou com mais de 15 polos de animação espalhados pela zona urbana e rural, e cerca de 20 atrações locais, promovendo cultura, fortalecendo a economia e valorizando os artistas da terra.

“O Selo Transparência reforça o compromisso que temos com o bom uso dos recursos públicos e com a cultura popular. É a prova de que é possível fazer grande festa com responsabilidade e respeito ao cidadão”, destacou Cayque Nascimento.

A conquista marca mais um capítulo importante na gestão da cultura em São José do Egito, reconhecida agora em nível estadual como modelo de transparência e valorização das tradições juninas. Da Assessoria

Vice-prefeito de Buenos Aires deixa o PSD, se filia ao PSDB e declara apoio a Gabriel Porto

O vice-prefeito de Buenos Aires, Leandro Pereira, Léo, deixou o PSD nesta segunda-feira (21.07), ingressou no PSDB e declarou apoio a pré-candidatura de Gabriel Porto a deputado federal. O ato de filiação aconteceu na sede do partido, no Recife, e contou com a presença de Fabinho Queiroz, ex-prefeito daquele município da Mata Norte, e de Gabriel Porto, dirigente estadual da legenda.

Léo se junta ao vice-prefeito de Nazaré da Mata, Rostand Montenegro, que, no início do mês, se filiou também ao partido, declarou apoio ao projeto eleitoral de Gabriel, reforçando a representatividade tucana na Mata Norte nesta fase de restruturação do partido em Pernambuco.

Segundo Léo, a decisão de ingressar no PSDB se deve à história da legenda e a possibilidade de trabalhar cada vez mais em favor de Buenos Aires. “É alegria e uma satisfação estar ao lado do deputado Álvaro Porto (presidente estadual do partido) e de Gabriel. Vamos caminhar juntos sempre buscando o desenvolvimento da nossa região”, disse.

Fabinho Queiroz também destacou a trajetória e a importância do PSDB para o país, Pernambuco, especialmente para a Mata Norte. Lembrou a atuação do falecido senador Sérgio Guerra, que, segundo ele, fez muito por aquela região e pelo estado como presidente nacional da sigla tucana.

Para Gabriel, a filiação de Léo aos quadros do PSDB amplia e engrandece a presença do partido na Mata Norte. “Nossa busca por quadros expressivos e comprometidos com o trabalho pelos municípios e por Pernambuco está sendo intensificado e dando resultados. A chegada de Léo comprova isso. Estamos nos preparando para a disputa eleitoral de 2026 e temos certeza que a parceria com Léo, Fabinho e Rostand vai resultar em ações e projetos que beneficiarão toda a Mata Norte”, avaliou. Foto: Alexandre Aroeira

Avenida Mário Melo é entregue requalificada pela Prefeitura do Recife

A intervenção concluída melhorou a rede de drenagem, pavimentação, passeios e a ciclovia do corredor viário
Na madrugada desta terça-feira (22), o prefeito do Recife, João Campos, realizou a entrega da obra de requalificação da drenagem e pavimentação da Avenida Mário Melo, área central da cidade. A intervenção teve início em março do ano passado e o projeto contempla não apenas a requalificação da pavimentação da via, mas também a substituição integral do sistema de drenagem pluvial. A nova infraestrutura de drenagem visa aumentar significativamente a capacidade de escoamento das águas, contribuindo para a prevenção de alagamentos e proporcionando melhorias diretas à infraestrutura urbana local.
“Estamos entregando a requalificação aqui da Avenida Mário Melo. Nós duplicamos a capacidade do sistema de drenagem local, indo desde a Rua da Aurora até a Cruz Cabugá. Lembrando que a ampliação daqui ajuda não só apenas a Mário Melo, mas também a Avenida Cruz Cabugá, João de Barros, chegando na própria Rua da Aurora. Além disso, fizemos uma nova calçada, iluminação para pedestres, requalificação da via e a ciclofaixa. Está inaugurada, uma obra que deu mais trabalho para fazer por causa da maré cheia, mas que agora está concluída e entregue, à disposição para todo mundo que mora e passa por aqui”, afirmou o prefeito João Campos.
A obra contou com a substituição dos antigos tubos de concreto com diâmetros de um metro por canaletas de concreto armado com dimensões internas de 2,12 m x 2,12 m, totalizando uma extensão de 522 metros. A intervenção também abarcou a reconstrução da ciclovia (demolição da antiga e execução de nova em concreto); a recuperação dos passeios com revestimento em pedra portuguesa; e a recomposição do pavimento. O valor final da intervenção é de R$ 7,4 milhões.
Durante a execução da obra, a equipe técnica identificou a influência significativa das marés como um fator adverso à continuidade dos serviços, especialmente nos trechos mais baixos da via. A elevação do nível da água comprometeu a produtividade nos períodos diurnos. Como medida mitigadora, foram adotados turnos de trabalho noturnos e em fins de semana, de forma a ampliar a janela de execução e evitar o comprometimento do cronograma geral da obra. O início do período de chuvas contribuiu com a prorrogação do prazo de conclusão do serviço de implantação da camada de rolamento no trecho em que foi substituído o antigo sistema de drenagem.

Governadora Raquel Lyra destaca transparência no ciclo junino em premiação realizada pelo Ministério Público de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (21), da entrega dos certificados do Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2025 — iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que reconhece os municípios que prestaram contas, de forma voluntária, sobre os gastos com as festas de São João deste ano. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Recife, e contou com a presença de prefeitos e representantes de mais de 140 municípios pernambucanos.

“Quero parabenizar a iniciativa do Ministério Público de garantir que o cidadão possa ter acesso às informações sobre os gastos das festividades do nosso calendário cultural. Isso traz cidadania e democratiza o acesso ao uso dos recursos públicos. O Governo de Pernambuco está trabalhando no fortalecimento da cultura popular e na ampliação do acesso por meio de editais em cada recanto do Estado. No São João, estivemos presentes em 179 dos 184 municípios pernambucanos, além de Fernando de Noronha. Desses, 131 contaram exclusivamente com contratações realizadas pela gestão estadual. Isso permitiu que cada cidadão tivesse acesso ao lazer e à cultura, gerando emprego e renda em cada um desses municípios”, destacou a governadora.

O São João de Pernambuco 2025 recebeu um investimento de R$ 42 milhões do Governo do Estado, por meio da atuação integrada da Secretaria de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), da Secretaria de Turismo (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Com mais de 95% das contratações realizadas por meio de editais públicos, a gestão estadual reafirmou seu compromisso com a transparência, a eficiência e o fortalecimento da cultura como política pública. A cultura popular teve papel central na programação, com prioridade para atrações tradicionais do ciclo junino, como forró pé de serra, quadrilhas e grupos regionais. Cerca de 30% das atrações já receberam seus pagamentos, e todos os repasses devem ser concluídos até a primeira quinzena de agosto.

O impacto das ações foi direto na economia e no turismo: a receita bruta do Ciclo Junino foi de R$ 1,19 bilhão — um crescimento de 25,8% em relação a 2024 —, com 1,6 milhão de visitantes impulsionando a ocupação hoteleira em 15 destinos turísticos de Pernambuco.

PAINEL – O Painel de Transparência dos Festejos Juninos é uma ferramenta desenvolvida pelo MPPE, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), e reúne exclusivamente os dados informados de forma espontânea pelo Governo de Pernambuco e pelos municípios. O painel apresenta a programação das festas, os artistas contratados e os valores pagos pelas apresentações, e está disponível ao público no site: https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos.

Em sua segunda edição, o Painel manteve a adesão de todas as prefeituras dos municípios pernambucanos. Além dos custos com artistas, a edição de 2025 passou a incorporar dados sobre arrecadação.

“Primeiro, é agradecer a todos os prefeitos e à gestão estadual pela inserção voluntária dos dados dos festejos juninos em nosso painel de transparência. Isso é um verdadeiro instrumento de controle social por parte da população. Em 2025, novamente, conseguimos a adesão de 100% dos prefeitos pernambucanos, além do Governo de Pernambuco, o que demonstra sensibilidade em dar transparência ao uso do dinheiro público”, afirmou o procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier.

“Essa festividade é muito importante para os municípios. Ganha o cidadão, ganham os comerciantes, os gestores e a cultura local. O Tribunal de Contas sempre será parceiro nesse sentido. E, acessando o nosso site, assim como o do MPPE, as pessoas poderão acompanhar de forma transparente como esses gastos estão sendo feitos”, pontuou o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal.

Até a manhã desta segunda-feira (21), o Painel registrava R$ 306,3 milhões em contratações para 6.215 apresentações artísticas realizadas em 179 municípios. Foram 3.498 artistas contratados com verbas públicas, superando os números de 2024, quando R$ 203,5 milhões foram investidos em 5.272 shows de 2.657 atrações.

Segundo a prefeita de Igarassu, Professora Elcione Ramos, que representou na solenidade a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o ciclo junino é importante para valorização da cultura e geração de emprego e renda. “Parabenizo a todos pelo São João, e aqui destaco a transparência, diálogo e prestações de contas. Passamos pelo desafio de fazer festa e levar renda para as pessoas que trabalham com o São João. Em nome dos prefeitos, agradeço à Fundarpe e à Empetur, que nos deram apoio para que possamos realizar uma bela festa”, disse.

Também compareceram ao evento o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Almeida; o administrador-adjunto de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira; e os prefeitos Aline Karina (Itapetim), André Raimundo (Cachoeirinha), Araújo (Amaraji), Bebe Água (Betânia), Caique O Galeguinho (Angelim), Carol Jordão (Ribeirão), Carrapicho (Tamandaré), César Freitas (Sanharó), Cloves Ramos (Afrânio), Delegada Thatianne (Palmeirina), Diego Cabral (Camaragibe), Dimas Natanael (Lagoa de Itaenga), Diógenes Patriota (Tuparetama), Dona Graça (Catende), Dr. Henrique Gois (Paranatama), Duguinha (São Joaquim do Monte), Edmilson Cupertino (Moreno), Elias Meu Fii (Pombos), Fabiano Marques (Petrolânia), Fátima Borba (Cortês), Gena Lins (Taquaritinga do Norte), Gilberto Ribeiro (Flores), Gildo Dias (Sairé), Ismael Lira (Orocó), Izalta (Ibirajuba), Jeyson Falcão (Primavera), Joel Gonzaga (Feira Nova), Joia (Salgadinho), Josué Mendes (Agrestina), Júnior de Beto (Palmares), Júnior Pinto (Exu), Júnior Vaz (Pedra), Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho), Luciano Torres (Ingazeira), Lucielle Laurentino (Bezerros), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Marcos da Roça (Chã de Alegria), Mary Gouveia (Escada), Mayco da Farmácia (Solidão), Miruca (Água Preta), Nego do Mercado (Capoeiras), Orlando Jorge (Limoeiro), Paquinha (Macaparana), Paulinha da Educação (Paudalho), Paulo Galvão (Itamaracá), Pedro Pilota (Itaíba), Pité (Quipapa), Rael (Vertentes), Rivanda (Jupi), Silvestre (Passira), Simãozinho (Alagoinha), Sostenes (Camucim de São Felix), Stenio (Lagoa dos Gatos), Talita de Doda (Camutanga), Tiriri (Caetés), Túlio Monteiro (Buique), Welliton Siqueira (Ibimirim), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Zé Luiz (Lagoa do Carro), Zé Martins (João Alfredo), Zé Pretinho (Quixaba) e Zé Roberto (Ferreiros).

Carreta da Mulher Pernambucana leva atendimentos gratuitos a quatro municípios nesta semana e ultrapassa 8 mil procedimentos realizados

O Governo de Pernambuco segue ampliando o acesso à saúde feminina por meio da Carreta da Mulher Pernambucana, que disponibiliza exames e atendimentos especializados a diferentes regiões do estado. Nesta semana, de 21 a 26 de julho, as quatros unidades móveis estarão em operação nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Passira, São Bento do Una e Petrolina, oferecendo serviços gratuitos voltados à prevenção e ao cuidado integral com a saúde da mulher. Mais de 8.200 procedimentos já foram realizados até o momento.

Com funcionamento das 8h às 17h, as carretas disponibilizam exames como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, punção mamária guiada por imagem, biópsia de lesão no colo do útero, além de consultas com ginecologista e teleinterconsulta com mastologista.

Desde o início dos trabalhos, no fim de maio, a ação já alcançou um importante marco: 8.239 mil procedimentos foram realizados em todo o estado. Entre os serviços mais procurados estão as mamografias e as ultrassonografias de mama, ambas com 4.007 exames realizados, seguidas pelas consultas ginecológicas, que somam 1.900 atendimentos.

A moradora do bairro de Sapucaia, em Olinda, Simone Ramos agradeceu a iniciativa do Governo de Pernambuco pela Carreta da Mulher. “Estava há seis meses para fazer esse exame de mamografia, e dou nota dez pelo atendimento, agradeço primeiramente a Deus e segundo ao Governo do Estado por essa Carreta que venho para ajudar mulheres como eu”, disse Simone.

As mamografias podem ser feitas por demanda espontânea, voltadas para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem necessidade de encaminhamento médico. Já os demais procedimentos devem ser agendados previamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).

Confira os locais de atendimento desta semana:
Jaboatão dos Guararapes – A carreta estará estacionada em frente ao Palácio da Batalha, no Centro Administrativo da cidade.
Passira – A unidade atenderá na Rua da Matriz, próximo à Igreja Matriz.
São Bento do Una – Os atendimentos acontecerão na Praça da Matriz, em frente à Igreja São Bento, na Rua Vital de Carvalho.
Petrolina – No Sertão do São Francisco, a carreta segue na Praça Dom Malan, no centro da cidade.

Diogo Moraes amplia base no Pajeú e recebe apoio dos ex-prefeitos de Tabira, Dinca Brandino e Nicinha Melo

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) segue ampliando suas bases no Sertão do Pajeú. Na tarde desta segunda-feira (21), Diogo recebeu o apoio dos ex-prefeitos de Tabira, Dinca Brandino e Nicinha Melo. A chegada do grupo contou com a intensa articulação do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, que também é aliado de Diogo Moraes, e estava presente no encontro.

O grupo segue como oposição à atual gestão estadual e também está unido em prol da candidatura do PSB ao Governo do Estado em 2026.

A adesão dos dois líderes políticos consolida ainda mais a base de Diogo Moraes no Sertão do Pajeú, onde já tem atuação destacada. Ambos enfatizaram a capacidade de diálogo do parlamentar e sua trajetória política em prol de quem mais precisa.

Diogo Moraes, por sua vez, agradeceu o apoio de Dinca e Nicinha e destacou que vai continuar lutando pelas melhorias da região. “Receber o apoio de Dinca Brandino e Nicinha Melo, dois líderes com história e serviços prestados ao povo de Tabira, é uma honra enorme. Eles conhecem de perto a realidade do município e têm a confiança do povo. Esse apoio reforça nosso compromisso com o Sertão do Pajeú, onde seguiremos trabalhando com firmeza, responsabilidade e muito diálogo para levar mais desenvolvimento à região.”

O encontro desta segunda-feira ainda contou com a presença da ex-candidata a vereadora Bernardete Lopes. Da Assessoria