Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Sertânia recebe Selo Transparência 2025 do Ministério Público de Pernambuco

A cidade de Sertânia foi reconhecida com o Selo Transparência 2025, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), como forma de destacar o compromisso da gestão municipal com a transparência na aplicação dos recursos públicos — especialmente durante a realização dos festejos juninos.

O reconhecimento veio como resultado de uma gestão responsável, que alia respeito ao dinheiro público com valorização da cultura popular. A Prefeitura de Sertânia cumpriu todos os critérios exigidos pelo MPPE ao disponibilizar, de forma clara e acessível, os dados relacionados aos gastos com o São João no Portal da Transparência dos Festejos Juninos.

De acordo com a prefeita Pollyanna abreu, “Fazer festa com responsabilidade é respeitar o cidadão. Nosso compromisso é com a cultura, a alegria do nosso povo e, principalmente, com a seriedade na aplicação dos recursos públicos. Receber esse selo mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo, agradece ao Ministério Público pela iniciativa e compartilha o reconhecimento com todos que contribuíram para a realização do São João 2025 — uma festa que é patrimônio do povo sertaniense, conduzida com alegria, identidade e responsabilidade.

Palco Pop Zé da Macuca iniciou a semana com shows de Art Brasileira, IVYSON e Chico Chico

Grandes encontros da nova cena musical brasileira marcaram a segunda-feira
 
A segunda-feira (21) foi de muita música e animação no Palco Pop Zé da Macuca, que reuniu um grande público a partir das 18h para curtir as três apresentações. Quem abriu a noite foi a banda garanhuense Art Brasileira, que trouxe seu pop contemporâneo cheio de identidade e regionalidade.

Na sequência, IVYSON, cantor e compositor recifense em sua estreia no Festival de Inverno de Garanhuns, encantou o público com a turnê do álbum AFINCO. Emocionado com a recepção calorosa, o artista comentou: “Tô muito feliz, de verdade. Não esperava essa recepção, foi muito quente! E olha que essa cidade é conhecida pelo Festival de Inverno… e tá quente, o que é até estranho pra mim. Mas ver a galera cantando todas as minhas músicas foi emocionante. Quero voltar logo!”

Fechando a noite, Chico Chico, filho da cantora Cássia Eller, subiu ao palco com um show animado e um repertório diverso, que conquistou a plateia e manteve a energia até o fim da programação.

Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.

A programação continua nesta terça-feira (22), a partir das 18h, o Palco Pop recebe Paty Carlos, Del Rey e Odair José. A programação completa está disponível no instagram @figgaranhunsoficial e no site fig.com.br.

Foto: Geraldo Mendonça

Nova sede da USF+ Coelhos é inaugurada com estrutura ampliada e mais equipes de saúde

Unidade passa a atender 14,5 mil pessoas e marca o anúncio da nomeação de 337 novos concursados para reforçar a Atenção Básica no Recife

A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta terça-feira (22), a nova sede da Unidade de Saúde da Família Mais (USF+) Coelhos, situada agora na Rua General Joaquim Inácio, nº 200, na Ilha do Leite. O novo espaço integra os atendimentos que antes eram realizados pelas USFs Coelhos 1 e Coelhos 2. O investimento na unidade foi de R$ 471,5 mil. Participaram da cerimônia o prefeito João Campos e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Na ocasião, o gestor municipal também anunciou a nomeação de 337 concursados para atuar na Secretaria de Saúde.

“É muito bom começar o dia inaugurando essa nova USF+ dos Coelhos. A unidade está bonita, bem estruturada e foi ampliada. Aqui vamos atender mais de 12.500 pessoas. Se colocasse em fila, daria para ir do Marco Zero até o Shopping Recife. Estamos unificando as unidades Coelhos 1 e 2 e formando uma nova equipe para a Boa Vista. Serão quatro equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. É uma conquista importante, esperada há muito tempo, que realizamos dentro do plano de expansão da Atenção Básica. Esta já é a 61ª unidade que se transforma em USF+, e ainda estamos no meio do caminho. Vamos fazer muito mais”, garantiu João. “Além disso, nomeamos hoje 337 concursados, entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e agentes comunitários que vão atuar na expansão da Rede de Atenção Básica de Saúde.”

Ao todo, a USF+ Coelhos terá capacidade para atender a cerca de 14,5 mil usuários cadastrados, inclusive de áreas até então não cobertas pela Atenção Básica no bairro da Boa Vista. “A unidade conta agora com quatro Equipes de Saúde da Família e quatro Equipes de Saúde Bucal, honrando o compromisso de equiparação na oferta desses dois serviços essenciais, além de um ambiente moderno, totalmente climatizado, com consultórios mais amplos, novos equipamentos médico-hospitalares e melhorias que garantem acessibilidade para pessoas com deficiência”, afirmou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

Com as novas nomeações, será dada continuidade à expansão da Atenção Básica, com esta que é a nossa 61ª USF+ do Recife – ou seja, com um novo padrão de acolhimento, uma nova experiência para os usuários e horário de funcionamento estendido, das 7h às 19h, sem intervalos.

A unidade está distribuída em três pavimentos, onde funcionam setores como recepção, salas de espera, acolhimento, vacinação, curativos, consultórios clínicos e odontológicos, farmácia, sala da equipe multiprofissional, espaços para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (ASACE).

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Amupe participa da entrega do Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) participou, nesta segunda-feira (21), da cerimônia de entrega do Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Recife. A entidade foi representada pela prefeita de Igarassu e 1ª secretária da Amupe, Professora Elcione Ramos.

A ação reconhece, pelo segundo ano consecutivo, os municípios que prestaram contas voluntariamente sobre os gastos com as festas juninas, por meio do Painel de Transparência dos Festejos, iniciativa do MPPE em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a própria Amupe.

Durante a cerimônia, foi destacada a importância da parceria entre as instituições na promoção da boa governança. O procurador de Justiça Holdir Flávio Guerra afirmou:

“Essa é uma das parcerias do Ministério Público com a Amupe e, mais um ano, conseguimos essa colaboração, que é bastante importante para demonstrar, não apenas para a sociedade, mas para as instituições, a importância da fiscalização e de uma boa gestão do gasto responsável que deve ser feito com esse tipo de política pública.”

Também presente no evento, o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, reforçou o valor simbólico do selo como estímulo ao fortalecimento da ética na gestão pública. A ferramenta digital do Painel está disponível ao público e reúne informações sobre as contratações artísticas, valores pagos e dados de arrecadação de 179 municípios.

Segundo o levantamento atualizado até esta segunda-feira, o Painel registra R$ 306,3 milhões em contratações públicas para 6.215 apresentações artísticas em Pernambuco – um crescimento significativo em relação ao ano anterior.

Em sua fala, Elcione Ramos destacou o compromisso dos gestores com a responsabilidade fiscal e cultural:

“Estamos sempre engajados na árdua tarefa de organizar eventos – e não qualquer evento. Trata-se de um festejo junino tradicional de Pernambuco, que, segundo todos os entusiastas, é o maior e melhor São João do mundo.”

A Amupe parabenizou o MPPE pela idealização do projeto, o TCE-PE pela colaboração técnica e todos os municípios que aderiram à iniciativa, reforçando que ações como essa fortalecem a democracia, valorizam a cultura e incentivam a gestão pública responsável.

O Painel de Transparência dos Festejos Juninos pode ser acessado em: https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos

Juristas avaliam risco de prisão de Bolsonaro

Moraes deu 24 horas para advogados do ex-presidente esclarecerem descumprimento de medida cautelar

Publicações nas redes sociais replicando uma declaração dada nesta segunda-feira (21) por Jair Bolsonaro (PL) levantaram dúvida sobre se o ex-presidente descumpriu medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro está proibido de usar as redes sociais de forma direta ou indireta – por meio de publicações de terceiros. A média, imposta pelo ministro Alexandre de Moraes na sexta (18), foi reforçada em despacho do magistrado publicado nesta segunda (21).

Horas depois, no entanto, o ex-presidente visitou a Câmara dos Deputados e, na saída de uma reunião de seu partido, conversou brevemente com jornalistas emostrou a tornozeleira eletrônica em sua perna esquerda.

“Não roubei os cofres públicos, não desviei recurso público, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República. Nós vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus”, disse Bolsonaro.

A declaração, replicada inúmeras vezes nas redes sociais, fez com que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, intimasse os advogados de Bolsonaro para prestar esclarecimentos sobre “o descumprimento das medidas cautelares impostas, sob pena de decretação imediata da prisão”.

Prefeito Fredson anuncia mais médicos e uma nova UBS para o bairro São Borja

A Prefeitura de São José do Egito segue avançando na área da saúde pública com mais uma importante conquista para a população do bairro São Borja. O prefeito Fredson Brito anunciou a chegada de dois novos médicos da Família e Comunidade para a Unidade Básica de Saúde (UBS) local e confirmou a construção de uma nova UBS, que vai garantir mais estrutura e dignidade no atendimento à comunidade.

A partir desta semana, os atendimentos na atual UBS Borja serão realizados por dois profissionais que atuarão de forma dividida para melhor organização e acompanhamento dos usuários:
• O Dr. Hudson será responsável pelos pacientes acompanhados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS): Alex, Anderson, Denise e Maria José.
• Já a Dra. Marília ficará com os pacientes acompanhados pelos ACS: Francinaldo, Mabel e Cleonice.

A divisão visa fortalecer o cuidado contínuo, melhorar o vínculo entre os profissionais de saúde e a população, e oferecer mais qualidade no acompanhamento das famílias.

“Nosso compromisso é garantir saúde com respeito, organização e presença. A chegada de mais médicos à UBS Borja é uma resposta direta à necessidade da comunidade. E vem mais por aí: vamos construir uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro, com mais estrutura para acolher nossa gente com dignidade”, destacou o prefeito Fredson Brito.

A iniciativa faz parte do esforço da Secretaria Municipal de Saúde, que vem investindo na valorização da Atenção Básica e no fortalecimento das equipes de saúde da família, garantindo acesso, proximidade e cuidado humanizado para os moradores de São José do Egito.

O novo prédio da UBS São Borja deve ser iniciado nos próximos meses, com recursos já garantidos para a obra. Enquanto isso, a atual unidade segue funcionando com a nova organização médica e o apoio das equipes de ACSs.

A gestão municipal reforça o compromisso de continuar investindo na saúde como prioridade e fortalecendo os serviços que chegam diretamente à porta da população. Da Assessoria 

Custodiados da penitenciária de Caruaru reformam poltronas do Hemope

Uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está possibilitando a reforma de poltronas utilizadas por doadores de sangue.

Com os insumos fornecidos pelo hemocentro, três custodiados da unidade prisional realizam o conserto das cadeiras, com prazo médio de 15 dias por unidade. Até o momento, três poltronas já foram reformadas e entregues, e outras quatro estão em processo de recuperação, com entrega prevista para os próximos 60 dias.

“É uma ação que demonstra que o sistema prisional pode contribuir positivamente com a sociedade, promovendo ações de reinserção social e apoio à saúde pública”, afirmou o gerente da PJPS, Romero Timóteo. Os internos envolvidos na atividade recebem o benefício da remição de pena. A parceria também prevê melhorias em outros mobiliários da Fundação.

Quando tu Fores Embora

Por: Milton Oliveira

Quanto tu fores embora, também embora estarei indo eu; tu para distante de mim; eu para dentro do meu peito, na ânsia insana de ocupar o espaço que deixarás vazio, só assim a dor, que virá morar comigo, não encontrará espaço para se instalar para sempre.

Quando tu fores embora, levarás minha alma contigo, para que outro perjuro não me acenda a luz dos olhos, ao sabor da ingenuidade própria de quem ama.

Quando tu fores embora, verei a solidão tomar teu lugar nos caminhos por  onde passamos, na cama onde nos deitamos, na sala onde víamos televisão; então, angustiado, dar-me-ei conta do desperdício das horas que não usufruímos juntos, em razão dos compromissos sociais; éramos duas vidas jungidas pelo amor; somos, agora, dois inconsequentes e iremos amargar duras penas, posto condenados estarmos ao mal do amor incompreendido.

Não passearei mais com o cachorro na rua que era nossa, não mais regarei as plantas do nosso jardim, nem colocarei flor alguma em teus cabelos; não alimentarei mais esperança alguma, quando tu te fores.

Na partilha dos nossos bens, ser-me-ão legados sombras, dor e solidão, apenas. Sei, no entanto, que não levarás as melhores porções contigo, porque irás chorando, e quem chora desconhece o valor do que há ao seu redor. Mesmo assim te invejo: tens a estrada à tua frente e te encontras livre de amarras; esqueceste, porém, de liberar os grilhões que me prendem a ti, e não me sobrou local algum para onde seguir, senão para o mundo particular onde construímos nossos sonhos e que, agora, lamentavelmente, encontra-se imerso na sombra e na dor.

Quando tu fores embora, saberás quais são nossos verdadeiros amigos. Não me digas que eles ficarão ao meu lado; sabes, perfeitamente, que tudo que é importante levarás, quanto tu fores embora. E se julgares que eles virão me consolar e falarão mal de ti, recorda-te que nunca encontrei defeito em ti, nem mesmo o de me amares tão pouco.

E se algum dia, eu, melancólico, estando debruçado à janela, quando não mais souber como respirar dentro de casa, em razão de tua ausência dolorosa, lembra-te de que há outras ruas paralelas à nossa; então, por Deus, não passes aqui na frente, para que eu não me engane acreditando que estás voltando.

Quando tu fores embora, tudo se acabará para mim. Tudo! Não identificarei nossas estrelas no céu, verei se perderem os sonhos que passarão a ser só meus, e não saberei onde foi se esconder a beleza das noites enluaradas.
E dos teus risos que me enchiam de alegria, só restará o silêncio.

E o som das tuas palavras amorosas não mais chegará aos meus ouvidos sedentos de ti.

Quando tu fores embora, ficarei chagado pela dor, pútrido de saudade, alucinado com tanta solidão.

Não sou nada sem ti. Nada! Bem sabes.

Entretanto, quanto tu fores embora, pelo amor de Deus, seja para sempre: nunca mais voltes para mim, porque me encontrarás alquebrado: os cabelos brancos, o peito dilacerado, os olhos vazados de tanto chorar. Então dirás, num instante de tardio remorso, que ainda me amas.

Mas eu já não te amo mais; o sofrimento emurcheceu meu coração. Tão decidida estavas ao me deixar, sem compaixão alguma, que nem percebeste que eu morria, quando tu foste embora.

Pesquisa revela larga vantagem de Duque sobre Sebastião e Breno

Giovanni Sá/Farol de Notícias

Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o deputado Luciano Duque é favorito em Serra Talhada.

Segundo o Instituto Múltipla, Duque pontua com 54% das intenções de votos, seguido de Sebastião Oliveira com 17% e por último, Breno Araújo, esposo da prefeita Márcia Conrado, cravou apenas 9%.

O desempenho do deputado na Alepe também foi medido durante a pesquisa. Quando perguntado se o eleitor aprova ou desaprova o mandato do serra-talhadense, 73% dizem aprovar contra apenas 15% que desaprova. 12% não opinou.

Foram realizadas 350 entrevistas entre os dias 18 e 19 de julho, com margem de erro de 5,2% para mais ou menos.