Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura do Recife certifica sete mil alunos em cursos profissionalizantes

Para milhares de recifenses, a qualificação tem sido a porta de entrada para o mercado de trabalho. Na tarde desta quinta-feira (14), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, promoveu a entrega de sete mil certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de curta e longa duração de 70 modalidades distintas. O prefeito João Campos marcou presença na solenidade, realizada no Geraldão, distribuindo os certificados. Com a medida, a gestão alcançou a marca de 14 mil certificados entregues em pouco mais de um ano.

“Hoje é um dia histórico. Estamos diante da maior entrega de certificado na história do Recife em um único dia. São 7 mil pessoas qualificadas, formadas pela Prefeitura. Falar é fácil, mas, para conseguir tirar do papel e formar mais 14 mil pessoas em um único ano, é preciso saber trabalhar e ter vontade”, disse ele. “A gente está chegando no final do ano e o Recife vai bater recorde de investimento público. São mais de R$ 700 milhões investidos.  Mas eu queria também aqui poder parabenizar todos vocês que toparam estudar e se qualificar. Parabéns!”, acrescentou.

Apenas no segundo semestre deste ano, foram formadas 310 turmas nas 17 Escolas Profissionalizantes espalhadas pelo Recife e instituições parceiras da Prefeitura. Organizações não governamentais, associações, espaços comunitários e sindicatos fazem parte da parceria, só neste semestre foram 30 parceiros. A ideia é atender ainda mais alunos e chegar mais perto das comunidades, facilitando a mobilidade.

Os cursos ofertados foram nas áreas de alimentação, beleza, estética, informática, línguas, indústria e setor administrativo. E, entre os mais concorridos, estão os de doces e salgados; inglês; libras; robótica; energia solar; cabeleireiro; design de sobrancelhas; informática; operador de empilhadeira; NR 10 e NR 11; e banho e tosa para pet shop. Neste semestre, o número de instrutores também aumentou, com a contratação de 70 novos profissionais.

O Centro Mário de Andrade, no Ibura, Projeto Sinal, em Boa Viagem; Sempre Viva, em Dois Unidos; Cores do Amanhã, no Sancho; Associação Alto do Mandu, no Mandu; Projeto Mãe Coruja (vários bairros), Centros Pops (voltados para população em situação de rua em vários bairros) e Centro Social Urbano (CSU) da Bomba do Hemetério são algumas das dezenas de instituições beneficiadas.

Para a secretária Adynara Gonçalves, os cursos de qualificação oferecem trabalho, renda e dignidade para milhares de recifenses.  “Muitas pessoas, inclusive idosos, que têm dificuldade em  conseguir uma vaga de trabalho no mercado, encontram nos cursos um novo propósito de vida. Aprendem uma nova profissão, começam a empreender, ou são encaminhados às empresas pela nossa plataforma GO Recife, e ainda fazem novas amizades. Um novo ciclo importante na vida dessas pessoas começa a desabrochar”, destacou ela.

Para Maria da Conceição Marques, 56 anos, que fez curso de cabeleireira na Escola Magalhães Bastos, na Várzea, as capacitações gratuitas são uma oportunidade imperdível: “Foi maravilhoso, a professora é excelente e as meninas que participaram do curso também. Todas nós estamos muito satisfeitas. Eu já trabalho na área há oito anos, no meu salão na Várzea, e agora me especializei ainda mais”.

Já Adriano da Silva, 39 anos, estudou na Escola Dom Bosco, em Casa Amarela, para se tornar montador de painel fotovoltaico. “Foi muito bom o curso, eu aprendi muita coisa sobre aterramento, sobre ligações e paralelos. Eu trabalhava como vendedor, depois fui para a área de logística. Mas eu queria sempre aprender sobre painel fotovoltaico. A expectativa agora é trabalhar na área”, comentou ele.

Novo ICMS: Assembleia da Amupe celebra conquista

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) encerrou o ano com sua última assembleia de prefeitos e prefeitas, realizada nesta quinta-feira, 14 de dezembro, em Gravatá. Com a presença da governadora Raquel Lyra e sob a liderança da presidente Márcia Conrado, gestora de Serra Talhada, a Assembleia repercutiu de informes municipais à aprovação do Projeto de Lei 1503/23, que redistribui o ICMS de forma mais igualitária entre os municípios.

A expectativa da Amupe é que a partir de 2024, os municípios possam ter justiça social e fiscal, com a nova distribuição do Imposto. “Essa iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento local e proporcionar benefícios tangíveis à população pernambucana”, comentou Márcia Conrado. A medida foi reconhecida e comemorada pelos prefeitos e prefeitas presentes.

Para a presidente da Amupe, “o ano de 2023 foi desafiador, principalmente no ponto de vista fiscal. Por outro lado, a Amupe não poupou esforços para garantir recursos e ações para as prefeituras, a exemplo da recomposição do FPM, do aumento em 100% do repasse do transporte escolar via PETE, da prorrogação da nova Lei de Licitações, reuniões com o presidente Lula e Ministros, dentre outros. Agradecemos a todos nossos parceiros nesta caminhada”, frisou.

Perante os prefeitos, a governadora Raquel Lyra realizou um balanço das ações do governo do Estado ao longo de 2023. A gestora frisou a viabilidade do plano de qualidade dos gastos públicos, com Pernambuco captando R$ 4,5 bilhões em operações de crédito e de ações para os municípios. “Em 11 meses de governo, muito foi feito. Arrumamos a casa e começamos a realizar investimentos importantes para a população de Pernambuco. Foram 186 ônibus entregues, com mais 1000 novos ônibus até 2026. Além de aumento de 100% do repasse do transporte escolar, por exemplo”, frisou a governadora.

INFORMES MUNICIPAIS

Mauro Nascimento, Chefe do Departamento de TV da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), abordou a manutenção da TV Digital pelas prefeituras, enquanto Katiuska Lopes, especialista em Proteção da Unicef, apresentou detalhes sobre o Selo Unicef e seu impacto nas comunidades. A temática do Fundo da Pessoa Idosa e a participação na Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis foram também abordadas por Yelena Monteiro Araújo, Promotora de Justiça, e Maria do Socorro Freire, Representante do NUSP/UFPE.

PALESTRAS

A Assembleia também contou com duas palestras. A primeira, ministrada pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), Orson Lemos, sobre condutas vedadas aos gestores em ano eleitoral. A segunda, pelo especialista em Marketing Político, Estratégia e Comunicação, Paulo Moura, que tratou das novas tendências para as eleições de 2024.

Em assembleia da Amupe, governadora Raquel Lyra faz balanço do primeiro ano de governo e garante ajuda aos municípios com aprovação do PL que trata da redistribuição do ICMS

A governadora Raquel Lyra apresentou um balanço do primeiro ano de gestão durante participação na Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento foi realizado nesta quinta-feira (14), no município de Gravatá, Agreste do Estado. No discurso, a gestora destacou a aprovação do Projeto de Lei enviado pelo Governo do Estado que define novos critérios de repartição do ICMS e foi aprovado nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A nova distribuição garante que a parcela do imposto seja repassada às cidades pernambucanas de forma mais equitativa.

Na sua fala, a governadora reafirmou a parceria que tem mantido com os municípios pernambucanos. Somente este ano, mais de 120 prefeitos foram recebidos na sede do Governo do Estado. “A Amupe tem um papel muito importante na organização das demandas dos municípios, sendo porta-voz das necessidades do nosso povo. O Governo de Pernambuco está de portas abertas para fazermos juntos a mudança que nosso Estado precisa. Também celebramos a aprovação na Alepe da repartição do ICMS. Esse foi um trabalho feito conjuntamente entre o Governo do Estado, os deputados e a Amupe. O PL garante mais justiça na distribuição de recursos do Estado e permite aos municípios menores serem contemplados para prestar um melhor serviço à população”, destacou Raquel Lyra.

A redistribuição do ICMS garante uma divisão mais igualitária dos recursos destinados aos municípios. A partir do ano que vem terão aumento na receita do ICMS aqueles municípios que têm um menor IDH. Entre eles, Água Preta, na Zona da Mata Sul, com expectativa de um incremento de 121,57%, Brejo da Madre de Deus, no Agreste, com perspectiva de aumento de 105,78%, e São José do Belmonte, no Sertão, que deve alcançar um incremento de 86,31%.

Presente no evento, a prefeita de Serra Talhada e presidente da Amupe, Márcia Conrado, lembrou que a redistribuição do imposto é um pleito antigo dos gestores municipais. “Esse é um projeto discutido há décadas, mas que não tinha uma união entre justiça social, fiscal e financeira que contemplasse os municípios menores, para os quais o ICMS é a fonte de arrecadação mais importante. E em conjunto com a Amupe, a Alepe, somamos com a força da governadora para realizarmos esse marco”, disse.

Já o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, comentou que a distribuição do imposto irá beneficiar diretamente a população. “Para nós, essa redistribuição do ICMS veio em um excelente momento. Foi um grande incentivo dado pelo Governo do Estado, que tem olhado com bons olhos para os municípios de Pernambuco. Tivemos um ano muito difícil com perdas de arrecadação, principalmente por parte do FPM, e ter em 2024 a previsão de um acréscimo do ICMS já nos dá um grande alívio e faz com que a gente possa planejar um ano melhor. Então a gente agradece demais o empenho da governadora Raquel Lyra, porque no fim das contas, é o povo que mais ganha”, apontou.

“Essa semana foi aprovado o PL do orçamento do Estado e a expectativa é de que no próximo ano o Governo do Estado transfira para os municípios aproximadamente R$ 6 bilhões em torno do ICMS. E após ampla discussão através de Grupo de Trabalho, foram redefinidos os critérios de partilha dessa transferência de forma a diminuir a disparidade que existia. E o ganho será muito expressivo em especial para aqueles municípios que recebem pouco”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques.

Também foi tratado durante o evento o incremento de R$ 52,4 milhões nos repasses para serviços socioassistenciais em todo o Estado, montante que representa o dobro do que foi destinado para o financiamento no ano passado. E ainda a entrega de 182 novos ônibus escolares por meio do Programa Juntos pela Educação, que adquiriu mais ônibus escolares que o total comprado nos últimos oito anos (175), beneficiando diretamente os municípios.

Participaram os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). A assembleia contou com a presença de mais de 90 prefeitos e mais de 100 representantes de municípios.

TC QOPM Flávio Espínola Moura, um militar que honra a PMPE

Por Marcos Lima

No último dia 28, o tenente-coronel QOPM (*) Flávio José Espínola Moura foi um dos nomes da lista de premiados do TOTALizando o BRASIL, um evento realizado pela Revista Total que homenageia diversas personalidades políticas, militares e empresariais nacionais, com a distinção dos troféus Leão do Norte – Brasil, Águia Dourada e Embaixadores da Paz.

O tenente-coronel QOPM Flávio foi distinguido com o Prêmio Embaixador da Paz, pelo seu histórico de vida, sobretudo como um dos militares mais eficientes da Polícia Militar de Pernambuco, sempre na luta pela defesa da vida dos pernambucanos, com passagens em unidades militares do Estado de Pernambuco.

Flávio Moura ingressou na Polícia Militar de Pernambuco no ano de 1994 e, dois anos após, já foi promovido a aspirante a oficial da Polícia Militar, servindo no 3º BPM.

Posteriormente, serviu nas unidades dos 13º e 11º Batalhões da PM da capital pernambucana.

No ano de 2018 foi designado para ser comandante da 11ª CIPM (AIS 18), em Lajedo, conseguindo, naquela unidade, 9% da redução dos homicídios.

Esse resultado, embora pareça pequeno, foi bastante relevante, o que o levou, em 2019, a uma outra cidade, Belo Jardim, cujos índices de homicídio estavam numa escala muito crescente. Lá, ele assumiu o comando do 15º BPM (AIS 15) e obteve ainda mais sucesso, conseguindo uma redução de 26% dos homicídios.

Em outubro de 2021, assumiu o comando da 3ªº CIPM (AIS 11), em Goiana, e também ajudou na redução, naquele ano, a em 4%.

Em março do ano seguinte foi a vez de diminuir a estatística de CVLI¹ em Surubim, onde assumiu o comando do 22º BPM (AIS 16). Lá, a redução desses crimes foi de 2%.

Em março deste ano, assumiu o comando do 21º BPM (AIS 12)² em Vitória de Santo Antão, onde permanece até o momento atual. No período em que está à frente do comando desse BPM, vem reduzindo o CVLI em 4%. Mantendo-se essa redução, 2023 ficará marcado com o registro do menor número de CVLI dos últimos 10 anos.

Essas conquistas, com resultados tão relevantes, não passam despercebidas do olhar observador de alguém que trás no sangue também um período dedicado à uma instituição policial, como delegada da Polícia Federal, atuando no Recife e no Rio de Janeiro, por muitos anos: a governadora Raquel Lyra. E essa percepção pode levar inclusive a um reconhecimento da governadora, com uma promoção de Tenente Coronel para Coronel, o que representará um prêmio tão grande, para o atual TC QOPM³ Flávio Moura, como grandioso vem sendo o seu desempenho na Polícia Militar de Pernambuco, com representativas reduções de CLVI em vários municípios do nosso Estado.

Foram essas conquistas, também, que fizeram com que o Tenente-Coronel QOPM Flávio Moura fosse um dos indicados a serem distinguidos com os primeiros troféus Embaixador da Paz, o que ele recebeu no último dia 28, no TOTALizando o BRASIL que se realizou no TJPE – Tribunal de Justiça de Pernambuco, ao mesmo tempo que o 21º BPM (AIS 12) fez jus ao Troféu Águia Dourada, pelas grandes ações transformadoras – que têm resultado em redução do CVLI – que vem desenvolvendo na grande área que abrange, na Zona da Mata Sul do Estado.

Álvaro Porto comemora ordem de serviço para recuperação da PE-109, em Bonito

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, comemorou, nesta quinta-feira (14.12), o anúncio da assinatura, pelo Governo do Estado, da Ordem de Serviço da reconstrução da PE-109, ligando Bonito ao Trevo de Formigueiro, passando pelo Distrito de Alto Bonito. A assinatura está agendada para acontecer neste sábado (16.12).

No final de abril deste ano, Porto solicitou audiência à governadora Raquel Lyra, para apresentar o pedido de recuperação da rodovia. No encontro, o deputado esteve acompanhado de Lázaro Figueiredo, presidente da Yazaki Mercosul, multinacional japonesa que tem unidade de componentes automotivos instalada na PE-109, em Bonito.

Na época, a governadora se comprometeu a agilizar melhorias na rodovia. A Yazaki de Bonito produz chicotes elétricos para fábrica da Jeep e Fiat, em Goiana (Mata Norte).

Participou também da audiência, ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, o vereador de Bonito Walter Maroja. A reunião aconteceu logo em seguida à visita institucional que o presidente da Yazaki Mercosul fez a Álvaro Porto, na presidência da Alepe.

“Esta recuperação da PE-109 é solicitação antiga da população e das lideranças políticas de Bonito. Trabalhamos em favor do restauro desta rodovia que corta o perímetro urbano da cidade e é também endereço de escola técnica estadual e de estabelecimentos industriais e comerciais. Ou seja, é via importante para o trânsito, para o acesso a cidades vizinhas e também para o escoamento de produtos industriais”, disse Porto.

13º Salário: Prefeitura de Afogados vai pagar em parcela única

A Prefeitura de Afogados irá pagar de uma só vez, em parcela única, o décimo terceiro salário dos servidores municipais, inclusive aposentados e pensionistas. Com o pagamento do décimo terceiro serão injetados R$ 4,5 milhões na economia do município, com o pagamento de 1.552 servidores.

“Em meio a essa grave crise, por determinação expressa do Prefeito Alessandro Palmeira, conseguimos através de um planejamento sério, buscando economizar nas despesas, de modo a podermos honrar com o pagamento do décimo terceiro salário dos nossos servidores,” destacou o Secretário Municipal de Finanças, Jandson Henrique. O pagamento começa na próxima segunda (18).

O pagamento começa por aposentados e pensionistas. Confira o calendário na íntegra:

Segunda (18 de Dezembro) – Aposentados e pensionistas.

Terça (19 de Dezembro) – Servidores das secretarias municipais de educação e de assistência social.

Quarta (20 de Dezembro) – Servidores das secretarias municipais de administração, agricultura, assuntos jurídicos, controle interno, cultura e esportes, finanças, governo, Infraestrutura, saúde e transportes; além dos servidores da ouvidoria, coordenadoria da mulher, assessoria especial e gabinete.

Secretário de Educação de São José do Belmonte tem a OAB suspensa por 30 dias devido a perda de prazos processuais

O Secretário de Educação de São José do Belmonte, o advogado Izaias Alberto Barros do Nascimento foi condenado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE, na Representação nº 17.0000.2022.014476-4, devido a recorrente perda de prazo nos processos em que defendeu, tendo sua OAB suspensa por 30 (trinta) dias.

No caso representado, o advogado defendia os interesses do então Vereador de São José do Belmonte, Zé Lucas (PSB), em dois processos criminais, tendo perdido prazo nos dois processos, apresentando recursos fora do prazo legal, o que acarretou na cassação do mandato do Vereador de forma precoce.

O que chamou atenção de todos na cidade foi que logo após a perda dos prazos processuais que acarretaram a perda do mandato do Vereador, o advogado foi nomeado pelo inimigo político do Vereador, o prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, para exercer o cargo de Secretário Municipal de Educação daquele Município.

Nova diretoria da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) toma posse

A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) vai realizar na próxima segunda-feira, 18 de dezembro, às 16 horas, a cerimônia de posse da nova diretoria da instituição. O evento acontecerá no Auditório Enio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que fica bairro da Boa Vista, na capital.

Na eleição realizada no último dia 11 de novembro, o presidente Múcio Aguiar foi reconduzido à presidência da AIP. “A nova gestão que ora renova seu mandato, tem como pilares a manutenção do equilíbrio financeiro conquistado, requalificação e modernização da sede museu. É inegociável para nós o exercício do jornalismo ético cuja base é a credibilidade. Temos uma diretoria focada no bem”, disse o presidente reeleito.

Acompanhando o presidente Múcio, a nova gestão é composta por profissionais destacados do setor, como a vice-presidente, Andréa de Carvalho, além de outros 26 comprometidos integrantes da imprensa de todo estado que atuam em diretorias específicas na gestão. Um desafio a mais para o jornalista Luís Boaventura que depois de um treino na diretoria de cultura, passa a atuar na diretoria de comunicação.

“Ser diretor de comunicação numa associação que tem essencialmente comunicadores em seu quadro de associados é um gostoso desafio. Digo isso porque nossas estratégias serão focadas cada vez mais para fortalecer o sentimento de pertencimento da nossa classe profissional à AIP, estratégias de comunicação direcionadas para os melhores comunicadores”, explicou Boaventura.

A cerimônia de posse será marcada pelo compromisso em promover a excelência no jornalismo pernambucano durante o triênio. Durante a solenidade será criada a representação da AIP no Agreste, que será coordenada pelo jornalista Mezaabe Vitor.

Entre outras atribuições a quase centenária AIP, (também chamada de a casa do jornalista pernambucano) é reconhecida no país pelo trabalho de fortalecimento do papel essencial da imprensa na sociedade pernambucana.

Governadora Raquel Lyra debate a atração de investimentos para o Estado com superintendente da Sudene

 
A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta quinta-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas, o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, e diretores da autarquia. Durante o encontro, foram tratados temas relativos à atração de investimentos para Pernambuco em 2024 e a possibilidade de contratação de operações de crédito para uma maior geração de emprego e renda para a população. A vice-governadora Priscila Krause participou da reunião.
 
“Tivemos um encontro no qual colocamos o desenvolvimento de Pernambuco como pauta principal. Seja na área econômica, social, ambiental e, principalmente, em como podemos construir convergências para permitir que o nosso Estado volte a ser líder do Nordeste. Já temos uma nova reunião de trabalho agendada. Ninguém faz nada sozinho, precisamos do apoio da Sudene para poder gerar mais oportunidades para todos os pernambucanos”, destacou Raquel Lyra.
 
Na reunião, a gestora também discutiu com Cabral a Reforma Tributária, em específico a questão da renovação dos incentivos para as indústrias automobilísticas. “Esse setor tem mudado a face da Zona da Mata Norte do nosso Estado com a indústria da Stellantis, produzindo automóveis de alta tecnologia e, sobretudo, gerando emprego e renda”, concluiu a governadora.
 
“Precisamos garantir equidade de oportunidades, e os incentivos fazem parte desse esforço para que possamos assegurar as mesmas condições de possibilidades aos 60 milhões de nordestinos e todos aqueles que estão no restante do país. A Sudene veio para somar ao conjunto dos governadores, para que façamos mais não só por Pernambuco, mas por todo o Nordeste”, ressaltou Danilo Cabral.
 
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o assessor da governadora, José Pereira; os diretores da Sudene de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Heitor Freire; de Planejamento, Álvaro Ribeiro; e de Administração, José Lindoso.
 
Foto: Miva Filho/Secom

Governadora Raquel Lyra prestigia inauguração de nova unidade do Assaí Atacadista e destaca ações do Estado para incentivar a geração de empregos

A governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta quinta-feira (14), da inauguração do Assaí Atacadista, localizado no bairro da Madalena, no Recife. A empresa inaugura mais uma unidade no Estado nesta sexta-feira (15), em Olinda, criando 1 mil empregos diretos e indiretos somando as duas lojas. Com os novos empreendimentos, a companhia chega a 14 unidades em Pernambuco, instaladas também nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Petrolina e Serra Talhada.

“No momento em que Pernambuco inicia um processo de mudança, de garantir que possamos devolver o Estado ao seu lugar de liderança do Nordeste brasileiro, somam-se investimentos relevantes que permitem gerar mais esperança no coração da nossa gente. A instalação de mais um empreendimento como este, além de ajudar a circular a economia, também oferece mais oportunidades para o povo pernambucano. Estamos virando o jogo, fazendo alianças, e o setor privado é o eixo fundamental disso”, destacou Raquel Lyra.

Presente na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, ressaltou a importância da confiança do setor privado na economia de Pernambuco. “Ficamos muito felizes de ver grandes grupos brasileiros e internacionais voltando a investir no nosso Estado. Tivemos, em novembro, o melhor mês da nossa economia nos últimos anos, e iremos melhorar cada vez mais”, enfatizou.

Com a inauguração da unidade no Recife, a loja também será a sede do escritório regional do Assaí no Nordeste, responsável pela operação de 81 unidades da rede. “Pernambuco é um dos estados mais importantes do Brasil e da região Nordeste, indiscutivelmente. O Assaí está aqui há mais de uma década, então a inauguração dessa loja representa uma crença no Estado e no seu potencial”, comemorou o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.

Fotos: Miva Filho/Secom