Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

ALEGRIA

A poetisa paraibana Ceiça Sousa, para uma coletânea de glosas, sugeriu o seguinte mote: “Como é bom ser diferente/Neste mundo dos iguais”. Inspirado nesta sugestão apresento o seguinte mote: “Como é bom ter alegria/Neste mundo de tristeza”. A partir desta ponderação quero expor minha visão sobre o tema e levar cada leitora e cada leitor a uma reflexão.

Em uma das agências do Banco do Brasil que administrei havia uma telefonista que era detentora de uma alegria contagiante. Ela trazia consigo uma marca sedimentada que poderia ser lida da seguinte forma. “Seu mau humor e sua agressividade não contaminará minha alegria”. Baseado neste mantra ela superava todo tipo de situação em sentido contrário e sua forma de encarar o cotidiano.

Algumas vezes eu chegava para esta colega e repetia a frase “Tire seu sorriso do caminho/Que eu quero passar com minha dor”, que faz parte da música “A flor e o espinho”, de Nelson Cavaquinho. Ela com o seu sorriso dizia: “Passe rápido chefe”. Este posicionamento atesta que alegria extrapola a sentido dado pela psicologia e entra no estágio do estado de espírito.

Como estado de espírito encontramos a seguinte definição: “…abordagem que nos lembra que a felicidade não depende de fatores externos, mas sim da forma como interpretamos e lidamos com as situações da vida. Ela nos convida a cultivar uma mentalidade positiva, buscar o autoconhecimento e encontrar alegria e satisfação internamente”.

Assim sendo, a sugestão “Como é bom ter alegria/Neste mundo de tristeza” deve ser respondida com a percepção individual. Vejo com muita clareza algumas coisas: “Alegria é igual motivação, vem de dentro – Viver alegre não é ser insensível na forma lida no universo da tristeza e sim uma forma de viver com leveza – Terceirizar a condição de ser alegre é abrir mão de uma prática saudável”. Tirem suas conclusões com alegria.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários