Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

“Uma festa incrível”, diz a governadora Raquel Lyra após prestigiar o carnaval de Paudalho, na Mata Norte

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta segunda-feira (12), o carnaval do município de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado. Durante o evento, que aconteceu no Pátio Beira Rio, localizado no Centro, a gestora recebeu das mãos do prefeito Marcelo Gouveia um troféu do carnaval 2024. A vice-governadora Priscila Krause também foi homenageada com uma réplica do estandarte da festa.
No Polo Cultural, a chefe do Executivo estadual acompanhou o desfile das tradicionais agremiações do município. “Tenho a alegria de vivenciar o carnaval de Paudalho, uma festa incrível. E este ano o Governo de Pernambuco investe R$ 20 milhões na cena cultural pernambucana, para incentivar os nossos artistas. Estamos trabalhando para trazer melhores experiências para aqueles que vêm conhecer a nossa cultura, história e tradição”, afirmou Raquel Lyra.
Além do desfile das alegorias dos grupos culturais, o município também recebe artistas locais e nacionais no polo principal, atraindo visitantes de toda a região. “Esse carnaval é lindo e plural. Nós acompanhamos o desfile das agremiações e vimos o quanto ele é grandioso”, comentou a vice-governadora Priscila Krause.
O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, destacou a parceria com o Governo de Pernambuco para a realização da festa. “A presença do Governo do Estado é fundamental para a realização dessa festa tão bonita. Agradeço à governadora Raquel Lyra, que tem olhado para o nosso município, tanto no incentivo à cultura, como também em projetos estruturantes, que beneficiam toda a nossa população”, observou.
 
Estiveram presentes na festa o deputado estadual Gustavo Gouveia, além dos secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar) e Alessandro Carvalho (Defesa Social). O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, e o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, também participaram.

Marco Zero chega ao penúltimo dia de festa com grandes nomes da música brasileira

Nesta segunda (12), além das apresentações do Recife Matriz da Cultura Popular, foliões puderam curtir Matuê, Paralamas do Sucesso, Nação Zumbi e Pitty 

O Carnaval do Recife 2024 entregou mais um dia digno do título de maior festa de rua do país. Abrilhantando o espaço numa explosão colorida, o Recife Matriz da Cultura Popular abriu os trabalhos com o encontro de Blocos Líricos. Milhares de foliões puderam desfrutar do aguardado Matuê – numa sequência que ainda contou com Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi, com participação de Jessica Caetana. Eletrizando o principal polo da capital pernambucana, Pitty foi a responsável por fechar grandiosamente a noite.

“Nunca passo carnaval em outro lugar, essa possibilidade não existe, e quando vi que esse ano o Matuê estaria aqui, tive a certeza de que fiz a melhor escolha de novo”, contou Ana Paula Fernandes, 26 anos.

Fã dos Paralamas do Sucesso, Thiago César, 39, também aproveitou para aflorar um carinho antigo cultivado dentro de casa. “Fui educado musicalmente com minha família ouvindo muito o Nação Zumbi. Já tive outras oportunidades de ir para shows deles, mas é especial cair num dia de outra banda que gosto muito, os Paralamas. É coisa que só o Carnaval do Recife traz para a gente”.

Com um repertório completamente enérgico, Pitty desfilou uma mescla harmoniosa de um rock carregado também por reflexões e força emocional. Naturalmente autêntica, a cantora pulsou um Marco Zero inteiro, fazendo o público se jogar no momento em si – mas com certa nostalgia de outros tempos. “Minha adolescência é toda dela. Continuo ouvindo, acompanhando, mas lembro da minha época de colégio, início da faculdade, e era ela no fone o tempo inteiro”, relembrou Mayara Andrade, 38 anos. “Sempre que ela canta, tento estar presente. Seja aqui, cidade vizinha. Não tem como enjoar.”

A transmissão completa do Carnaval do Recife 2024 é feita pela TV Conecta Recife. Toda a programação, de todos os dias, pode ser conferida em https://carnaval.recife.pe.gov.br. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é também a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.

Casa do Pequeno Folião garante proteção e cuidado aos filhos dos trabalhadores informais

A Casa do Pequeno Folião, uma iniciativa da Prefeitura do Recife sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), em parceria com as Secretarias de Educação (SEDUC) e Saúde (SESAU), tem como propósito acolher os filhos de trabalhadores informais que atuam no Bairro do Recife durante o Carnaval. Localizada na Creche Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, o espaço recebe crianças de 0 a 6 anos e de 7 a 13 anos, desde a abertura do Carnaval na (8) até a Quarta-Feira de Cinzas (14). Durante esse período, as crianças desfrutam de seis refeições diárias, participam de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, além de receberem atendimento médico, quando necessário. Nesta segunda-feira (12), o prefeito João Campos, acompanhado da Secretária Ana Rita Suassuna, da SDSDHJPD, fez uma visita ao serviço.

“O foco é na proteção infantil para impedir que as crianças trabalhem durante o carnaval. E o serviço funciona durante 24h por dia para prevenir situações de vulnerabilidade. Com o trabalho conjunto da equipe da saúde e da assistência social, conseguimos identificar diversas situações que precisam de intervenção e, assim, conseguimos agir. Enquanto muitas pessoas estão se divertindo na folia, tem um time muito grande de trabalhadores se dedicando para que o Carnaval possa acontecer de forma segura para todos e todas, inclusive crianças, e é papel da Prefeitura prover essa proteção”, ressaltou o prefeito.

As crianças são acompanhadas por uma equipe diversa de profissionais das áreas da assistência social, educação e saúde. A iniciativa inédita foi lançada pela Prefeitura do Recife, em 2023, para acolher até 50 crianças filhas dos trabalhadores informais que atuam no Carnaval do Recife. O diferencial deste ano é que, além do serviço prestado ao público da primeira infância, 50 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 13 anos que geralmente são atendidos nos espaços de proteção também podem contar com o serviço 24 horas, sendo acolhidas na Escola do Pilar. Desta forma, a prefeitura não só ampliou a oferta de vagas ao público, como também qualificou o serviço prestado. 

“Aqui garantimos a dignidade e o direito de proteção social das crianças que recebemos, além da tranquilidade que os pais sentem sabendo que os filhos estão bem e em segurança”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna.

Na quinta-feira (08), a Casa recebeu 79 crianças; na sexta-feira (09), 98 crianças; no sábado (10), 103 crianças; no domingo (11), 102 crianças e até o fim da manhã da segunda-feira (12), já havia 83 crianças, com a estimativa de uma quantidade ainda maior. Ao todo, mais de 300 crianças foram contempladas pelo programa e por dia, em média,  90 crianças e adolescentes dormem na escola.

“Com essa iniciativa da Prefeitura do Recife, que começou ano passado, conseguimos atender famílias em vulnerabilidade e proteger as crianças e adolescentes que, por ventura, iriam trabalhar com os pais durante as noites de carnaval”, explicou Marcella Glasner, gerente geral do Sistema Único de Assistência Social e coordenadora da Casa do Pequeno Folião.

Governadora Raquel Lyra acompanha cortejo das nações de maracatu rural em Nazaré da Mata

Acompanhando as manifestações culturais do carnaval de várias partes do Estado, a governadora Raquel Lyra e a sua vice Priscila Krause participaram, nesta segunda-feira (12), do tradicional cortejo das nações de Maracatu de Baque Solto no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A gestora foi recepcionada pela agremiação Coração Nazareno, formada apenas por mulheres, e recebeu, como símbolo de honra, uma gola de maracatu, um dos principais adereços do movimento cultural declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
“O município de Nazaré da Mata é mais uma expressão do carnaval pernambucano e se diferencia por manter esta grande tradição dos maracatus rurais. Os grupos se reúnem há décadas e conseguem passar de geração em geração aquilo que nos diferencia de qualquer povo do mundo, que é o nosso carnaval. Nós nos destacamos por termos uma cultura democrática e inclusiva e que se diferencia em cada região do Estado. Por isso, prestigiamos e celebramos essa manifestação cultural tão importante”, ressaltou Raquel Lyra.
 
O município recebeu o título de Capital Estadual do Maracatu, através de lei estadual, por ter o tradicional desfile de agremiações apresentando o maracatu rural durante o período de carnaval, reunindo dezenas de agremiações. “Temos a alegria de receber a governadora Raquel Lyra na festa que é um orgulho para toda a nossa população. Temos a satisfação de ter algo único, que é nosso maracatu rural. E nós agradecemos tanto por esse prestígio quanto pelo apoio do Governo de Pernambuco”, comentou o prefeito de Nazaré da Mata, Nino.
A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou a importância da valorização do ritmo. “O carnaval de Nazaré da Mata é muito tradicional, com o maracatu que é uma tradição secular, que passa de pai para filho, e vai sendo propagada há tantos anos. É muito importante para gente valorizar e fomentar essa tradição, que também é a cara do carnaval de Pernambuco e traz um DNA muito forte da cultura e das nossas raízes culturais”, afirmou.
 
“O carnaval de Pernambuco ocorre nas diversas regiões, na Mata Norte, em Nazaré, em Aliança, a gente tem uma tradição muito grande do maracatu rural. A presença do governo mostra a importância da cultura popular. É muito importante que a gente venha até aqui, onde as manifestações começaram, para mostrar como a nossa folia é espalhada em todas as regiões”, destacou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho.
 
Presente no evento, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho destacou o apoio do Governo do Estado às festividades. “O Governo do Estado tem se mostrado muito sensível às tradições, à cultura pernambucana, e vem investindo para fazer com que o nosso carnaval, com suas culturas, ritmos, tradições, se mantenha vivo”, disse.
Participaram do evento o senador Humberto Costa, o deputado estadual Antônio Morais e os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social), Hercílio Mamede (Casa Militar) e Mariana Melo (Mulher). Também marcaram presença a presidente da Fundarpe, Renata Borba, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo. Os prefeitos Guiga (Vicência), Marcone (São Vicente Férrer) e Patrick Moraes (Itaquitinga), além de vereadores e lideranças políticas da região, também acompanharam o desfile.

Evento de adeus às férias terá Mução e Renan da resenha pela primeira vez em Itapetim

Os humoristas Mução e Renan da Resenha estarão juntos pela primeira vez no Ventre imortal da poesia, no dia 20 de março, em um evento que marca a despedida das férias em praça pública.

Os artistas se apresentam, às 20h, na Praça Poeta Rogaciano Leite, que será palco desse encontro inédito, proporcionando momentos de descontração e entretenimento para a juventude e todos que gostam do humor.

O evento é promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, que busca incessantemente promover atividades culturais que enriqueçam a vida dos cidadãos de Itapetim, levando alegria através da arte.

Será uma noite memorável, repleta de piadas, histórias engraçadas e muitas risadas. É uma oportunidade imperdível para reunir a família e os amigos em um ambiente onde a diversão é garantida.

Carnaval em Flores: Tradição, alegria e cultura

No último sábado, dia 10 de fevereiro, o Carnaval das Tradições agitou as ruas e o coração da cidade de Flores. O evento, marcado pela presença dos icônicos Blocos do Zé Pereira e Juvenal, juntamente com o inigualável Bloco das Virgens, atraiu multidões ao som contagiante da orquestra de frevo local.

Famílias inteiras se reuniram no centro da folia, na Praça Dr. Santana Filho, para desfrutar de uma festa para todas as idades. O desfile do Rei e da Rainha do Carnaval foi um dos momentos mais emocionantes da noite, encantando a todos com sua elegância e simpatia.

A premiação em dinheiro para aqueles que desvendassem os mistérios por trás das máscaras dos Blocos do Zé Pereira e Juvenal adicionou um toque de suspense e animação à festa, com um prêmio no valor de R$ 600,00.

O concurso das Virgens foi um verdadeiro sucesso, com os jurados selecionando as seis mais bem avaliadas para receberem prêmios em dinheiro, variando entre R$ 200,00 e R$ 800,00.

Para encerrar a noite com chave de ouro, o público presente foi agraciado com uma incrível apresentação musical de Gil Cantor, que levou todos ao delírio com seu talento e carisma.

O Carnaval das Tradições de Flores é mais do que uma festa, é um verdadeiro reflexo da alegria, diversão e cultura que permeiam a cidade.

Carnaval do Recife 2024: Domingo no Marco Zero é dedicado ao samba e pagode

Neste domingo (11), o Carnaval do Recife 2024 continuou a animar a cidade com todo o seu esplendor e foi repleto de muito samba e pagode. Durante o dia, o prefeito João Campos vistoriou o Centro de Operações do Recife (COP), contemplou o concurso de agremiações, na Avenida Dantas Barreto, e em seguida conferiu a folia nos polos descentralizados de Jardim São Paulo e Brasília Teimosa, terminando a noite no maior palco do Recife, o Marco Zero. Neste último, a animação foi garantida com shows de Recife Matriz da Cultura Popular, com clubes e escolas de samba; Karynna Spinelli; Mart’nália; Mumuzinho, Dilsinho e Thiaguinho.

Localizado no Marco Zero, o COP está funcionando presencialmente para coordenar e monitorar os serviços municipais relativos à folia. No local, acontece a articulação das ações de diversas secretarias e órgãos municipais que atuam na festa, usando ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos, com 145 câmeras.

“Os principais acessos ao Centro do Recife, as pontes em volta, o Cais do Apolo, os Polos Descentralizados e o próprio Marco Zero, tudo isso é monitorado pelo COP. Temos uma equipe monitorando os serviços e ações da prefeitura durante 24h para que possamos fazer um trabalho integrado. São mais de 8 mil trabalhadores da prefeitura trabalhando para que a nossa cidade possa cair na folia do melhor carnaval”, explicou o prefeito.

Também neste domingo, aconteceu o Concurso de Agremiações, na Avenida Dantas Barreto, com os Grupos Especiais: Troças Carnavalescas Mistas, Blocos Carnavalescos Mistos, Clubes Carnavalescos Mistos e Maracatus de Baque Virado. A Agremiação Girassol da Boa Vista, um dos competidores, prestou uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, inclusive com uma ala dedicada ao projeto Mãe Coruja. A iniciativa nasceu como uma importante estratégia de atenção a fim de reduzir a mortalidade materna e infantil, tendo como valores o direito à vida, atenção à saúde qualificada e humanizada.

No Polo Jardim São Paulo, Nena Queiroga, Art Popular e Afoxé Filhos da Dandalunda comandaram a grande festa. Pericles Pereira, 45, mora no bairro e levou toda a família para curtir o momento. “Venho todo ano com minha família e achei a estrutura e as atrações excelentes. Também estou me sentindo bem seguro, achei ótimo”, afirmou ele. O segundo Polo Descentralizado visitado pelo prefeito João Campos foi o de Brasília Teimosa, recheado de foliões no melhor clima da Festa do Momo ao som de Almir Rouche, Samba Soul Delas, Michelle Melo, Toni Garrido e Sedutora Retrô.

Governadora Raquel Lyra enaltece riqueza cultural do Estado durante folia de Momo em Vitória de Santo Antão

A governadora Raquel Lyra prestigiou, neste domingo (11), a folia de Momo de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito da cidade, Paulo Roberto, de secretários estaduais e deputados, a chefe do Executivo cumprimentou os foliões e visitou o Camarote da Acessibilidade. Na Terra das Tabocas, o ponto alto da folia é o Encontro dos Bichos, quando blocos saem em desfiles com carros alegóricos, representados figurativamente por animais, e arrastam a população pelas ruas do município.
“A riqueza cultural do nosso povo é extraordinária, e é isso que nos diferencia de qualquer outro lugar do mundo. Ela é revelada, sobretudo, durante o nosso carnaval. Desde setembro do ano passado que o nosso time vem trabalhando junto com as prefeituras para garantir que a festa seja feita com tranquilidade, da melhor forma possível, com segurança para todos os que vêm para cá e também garantindo a economia girando, com emprego e renda para nossa gente”, destacou Raquel Lyra.
Neste ano, a festa em Vitória de Santo Antão presta homenagens ao Clube de Fados Taboquinhas e ao Clube Misto Urso Branco, que celebram 100 anos de história, além dos carnavalescos Toinho do Atelier, Carlos Freire, Lula Damião e Edvaldo Melo (Ratinho), que faleceram recentemente.
Ao lado da governadora durante todo o percurso, o prefeito de Vitória de Santo Antão enalteceu o amor do pernambucano pelas suas raízes. “O pernambucano é apaixonado pelo seu Estado. Nós precisamos ter esse sentimento de pertencimento para mostrar os grandes valores que a gente tem. Hoje nós tivemos o prazer de receber a governadora e a vice-governadora, que têm raízes vitorienses, na nossa linda festa”, ressaltou Paulo Roberto.
Também presente na comitiva, a deputada federal Iza Arruda exaltou a festividade no município. “O melhor carnaval do Brasil está em Pernambuco. E Vitória de Santo Antão traz as raízes das alegorias, o que é muito cultural. Temos os Fados, Taboquinhas, Girafa, são tantos blocos e alegrias e é por isso que todos precisam conhecer a nossa festa”, finalizou a parlamentar.
O deputado estadual Joaquim Lira e o vice-prefeito do município, Edmo Neves, também estiveram presentes na festividade.

Na cadência do Samba, Marco Zero tem noite inesquecível de Carnaval

Os fãs do samba não ficariam, claro, desamparados neste Carnaval do Recife 2024. Neste domingo (11), para aquecer, a programação começou às 16h, com o Recife Matriz da Cultura Popular, em encontro de Blocos e Escolas de Samba. Na sequência, às 19h Karynna Spinelli fez apresentação com participação de Gerlane Lops e Afoxé Oxum Pandá. Quando o relógio bateu as  20h20, com milhares de foliões já devidamente energizados, um desenrolar de grandes nomes da música nacional: Martnália, Thiaguinho, Dilsinho e Mumuzinho foram os responsáveis por conduzir o restante da noite.

“Quando a programação saiu, nem acreditei em todos esses nomes reunidos num único dia”, contou Diego Almeida, 42. “Gosto de todos, mas tenho um carinho especial pelo Thiaguinho. Escutei muito o Exaltasamba e segui acompanhando ele na carreira solo. Não tinha nem como eu perder esse dia de hoje no Marco Zero”.

Com carreira extensa e clássicos que estão na ponta da língua de muita gente, Thiaguinho incendiou o Marco Zero. Mart’nália, Mumuzinho e Dilsinho não ficaram para trás no clima que geraram nos milhares de foliões presentes, em performances que celebraram o melhor do samba e do pagode brasileiro. Thiaguinho empolgou o público com seus hits, a exemplo de “Sou o cara para você” e, principalmente, “Pé na areia”.

 Encerrando a noite, Mumuzinho cantou seus sucessos como “Mande um sinal” e ainda fez uma emocionada versão de “É”, clássico de 1988 de Gonzaguinha, emendando, de improviso com “Eva”, da banda Rádio Taxi e com o refrão “Sina”, de Djavan e Caetano Veloso – cantado em uníssono pelo público. Ainda teve tempo para “Melhor eu ir” e “Até que durou”, ambas de Péricles. E uma divertida homenagem a Alcione, com Mumuzinho fantasiado como a Marrom e cantando “Estranha loucura”, “Faz uma loucura por mim”, “A loba” e, “Você me vira a cabeça”. O final para os amantes do samba romântico foi com “Depois do prazer”, clássico absoluto do grupo Só Pra Contrariar, e “Eu mereço ser feliz”, do próprio Mumuzinho.

Larissa Bezerra, 36 anos, veio com seis amigos de Afogados da Ingazeira justamente para esse dia. “A gente começou a se organizar assim que saiu a programação, ainda conseguimos aproveitar outros dias, mas hoje era o nosso objetivo”, explicou. “Mart’nália é uma estrela, mas aqui tem gente que está o dia todo ouvindo Dilsinho, Mumuzinho, Thiaguinho. Deu certo porque são justamente os artistas que esse grupo nosso mais escuta. Por isso que a gente é apaixonado por esse carnaval”, exaltou.

A transmissão completa do Carnaval do Recife 2024 é feita pela TV Conecta Recife. Toda a programação, de todos os dias, pode ser conferida em https://carnaval.recife.pe.gov.br. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é também a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.