Home » Pernambuco » Vitória de Santo Antão realiza primeiro simulado da Operação Inverno 2024 na comunidade do Treze

Vitória de Santo Antão realiza primeiro simulado da Operação Inverno 2024 na comunidade do Treze

Na manhã desta quinta-feira (13/06), a Defesa Civil da Vitória de Santo Antão realizou o primeiro simulado para a preparação da Operação Inverno 2024, na comunidade do Treze. A atividade contou com a participação de várias secretarias e órgãos do município, como Samu, Bombeiros, AGTRAN, AMASVISA, Secretarias de Saúde e Bem-Estar, Serviços Públicos e Defesa Social.

João Bezerra, morador da comunidade do Treze, há mais de cinco anos, destacou a relevância da ação. “É um trabalho importante que a Prefeitura está realizando, inclusive com a limpeza dos rios”, disse. Este exercício é parte de um esforço contínuo para melhorar a resposta do município a situações de emergência durante o período chuvoso.

Durante o simulado, diversos aspectos da gestão de desastres foram testados, incluindo a eficácia das respostas das equipes, a execução do plano de contingência, o funcionamento do sistema de alerta precoce e a evacuação de áreas em risco.

“Esperamos que não seja necessário a utilização desse simulado na vida real, mas, se necessário, estaremos prontos para atender a população. Estão sendo instalados equipamentos em todas áreas de risco do município, como sirenes, com 3km de alcance, placas indicativas de rotas de fugas e pontos de encontros, além de réguas de fácil percepção para a população entender em que nível o rio está”, frisou o prefeito Paulo Roberto.

O treinamento visa assegurar que todas as medidas de segurança estejam em pleno funcionamento, garantindo a proteção dos moradores. Além de testar a prontidão dos profissionais envolvidos, como secretarias municipais, bombeiros, polícias e população, o simulado permitirá identificar pontos de melhoria no plano de contingência e no sistema de alerta.

“Esse é um momento histórico e, dessa forma, a Defesa Civil poderá ajustar procedimentos e reforçar estratégias, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência”, destacou o secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Canuto Filho.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments