Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Orquestra Cacá Malaquias deu um show na AABB de Afogados da Ingazeira

O renomado músico Cacá Malaquias comandando sua Orquestra deu um show na tarde deste sábado de Zé Pereira na Associação Atlética do Banco do Brasil em Afogados da Ingazeira.

Em entrevista exclusiva ao blog, Cacá diz na valorização dos músicos do Sertão do Pajeú.

 

Aposentados do INSS têm suas aposentadorias SUSPENSAS ao longo dos próximos dias

Quando chega a segunda quinzena do mês, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começam a buscar as datas de pagamento da parcela atual. Os depósitos das aposentadorias e pensões costumam ser feitos nos últimos dias do mês, mas em fevereiro o calendário do órgão sofreu uma mudança.

Por conta do período de Carnaval, o órgão previdenciário se comprometeu a iniciar os pagamentos mais cedo, a partir do dia 17 de fevereiro e seguirá acontecendo até o dia 7 de março. Porém, nos dias 20 e 21, que são a segunda e a terça-feira de Carnaval, os depósitos não serão feitos.

Mesmo que os dias de Carnaval não sejam feriado nacional oficialmente, a festa tem um grande impacto no funcionamento de órgãos públicos e agências bancárias. Por esse motivo, o INSS decidiu suspender o pagamento por dois dias e retomar a agenda de depósitos na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro.

O primeiro grupo a receber o seguro é o dos aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem da autarquia o valor de um salário mínimo. Aqueles que têm direito a uma quantia mensal maior que o piso, recebem a partir do dia 1º de março. Em 2023, o salário mínimo estabelecido equivale a R$ 1.302.

A ordem de pagamentos do INSS é definida de acordo com o último dígito do número de cadastro do segurado, considerando a sequência que vem antes do traço. O número usado como referência é o que está no cartão da Previdência Social.

Fonte: FDR

Bolsonaro diz a aliados que não se vacinou e que cogita processar ministro da CGU

Em entrevista à CNN, Carvalho afirmou que existe um registro na carteira de vacinação de Bolsonaro de uma dose do imunizante da Janssen, mas que está sendo averiguado se houve algum tipo de adulteração

CNN Brasil — O ex-presidente Jair Bolsonaro disse a aliados que não tomou vacina contra a covid-19 e que cogita processar o ministro da Controladoria Geral da União, Vinicius Carvalho, apurou a reportagem.

Em entrevista à CNN, Carvalho afirmou que existe um registro na carteira de vacinação de Bolsonaro de uma dose do imunizante da Janssen, mas que está sendo averiguado se houve algum tipo de adulteração.

“Esse registro existe. Pelo menos pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em um ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar”, afirmou.

Em tom bastante exaltado, Bolsonaro disse a pessoas próximas após a veiculação da entrevista que está disposto a fazer qualquer exame que comprove que não tomou a vacina.

Para o ex-presidente, trata-se de uma estratégia do governo do presidente Lula para condená-lo por genocídio, alegando que teria se vacinado, enquanto desestimulava a população a tomar o imunizante.

CUT critica salário mínimo anunciado por Lula: ‘Está lesando o trabalhador’

O presidente anunciou nesta quinta-feira (16/2) o aumento do salário mínimo para R$ 1.320

Jornal Estado de Minas — A Central Única dos Trabalhadores (CUT) recebeu negativamente o anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um de seus fundadores, de que o salário mínimo será de R$ 1.320 a partir de maio.

Presidente da maior central sindical do país, Sérgio Nobre afirma que o valor deveria ser de R$ 1.382,71 e que a entidade não foi ouvida pelo novo governo a respeito do tema -crítica também feita por dirigentes da Força Sindical.

Em nota, Nobre diz que a CUT considera que o aumento anunciado pelo petista não é o esperado nem suficiente e que os cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostram que, caso o programa de valorização do salário mínimo não tivesse sido interrompido, a valorização deveria ser de 6,2%, elevando a cifra para R$ 1.382,71.

“É a força dos trabalhadores que movimenta a economia brasileira. Não iremos nos contentar com a proposta atual nem aplaudir quem nos está lesando”, diz Nobre.

Coluna do Finfa

Reunida com deputado – A prefeita de Serra Talhada, esteve na tarde desta quinta-feira (16), reunida com o deputado federal, Fernando Monteiro, para apresentar o planejamento das ações neste ano de 2023. Segundo a prefeita, a notícia boa para os serra-talhadenses é que o deputado Fernando Monteiro, já garantiu emendas para a saúde, infraestrutura e educação. “São notícias como estas que fortalecem nossa parceria e me deixam ainda mais animada para continuarmos firmes com o trabalho. Ao deputado federal, Fernando Monteiro, só posso agradecer em nome do povo de Serra Talhada”, disse a prefeita Márcia.

Na entrega – A deputada federal Iza Arruda (MDB), participou nesta quinta-feira (16), da entrega ao município da Vitória de Santo Antão, de 10 ambulâncias, 01 unidade móvel de saúde móvel e tablets para os agentes comunitários de saúde.”É a saúde de Vitória avançando, para cada vez mais proporcionar melhorias para os Vitorienses.”Parabéns ao prefeito Paulo Roberto ao vice prefeito Edmo Neves ao secretário de saúde Alex Vasconcelos, a secretária executiva e a todos que compõem a equipe de saúde, pela disposição e responsabilidade com a saúde do município”, disse a parlamentar.

Participou – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, participou na última quarta-feira (15), acompanhado da secretária Municipal de Saúde, Fabiana Torres, Gerente X-GERES Mary Delanea Pinheiro, diretora Maria Ines, secretária Ieda Freire e secretária de assistência social Iara Pires, juntamente com nossa coordenadora PNI Edilene Beserra, da ação realizada na Escola Argemiro Ferreira Veras,onde houve a avaliação dos cartões de vacina dos alunos, na oportunidade foi realizada a vacinação em cartões em atraso de todos os alunos.

Decretou ponto facultativo – Emmanuel Fernandes (Manuca), decretou nesta quinta-feira (16), Ponto facultativo nas Repartições Públicas Municipais no dia 22 de fevereiro de 2023 (quarta-feira de cinzas), este decreto não se aplica às atividades de emergência do setor público, tais como saúde, limpeza pública e outras assim consideradas, que atenderão em sistema de plantão.

Inaugura – O prefeito Paulo Roberto, da Vitória de Santo Antão, inaugura nesta sexta-feira (17), às 17 horas, a Alameda Geraldo Lima, novo espaço gastronômico no bairro do Livramento, com novos quiosques para quem frequenta o bairro. Paulo Roberto em seguida, participa do Baile Municipal na Estação do Frevo.

Frase “Quando assumimos identificamos 160 ruas a calçar ou asfaltar em Afogados. Hoje são 126. Dessas ruas anunciadas, para 39 já temos o dinheiro”.(Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, em entrevista ontem (16), na Rádio Pajeú, afirmando que até o final desta sua gestão serão calçadas ou asfaltadas mais 64 ruas)

Disse “Eu estou aqui pra anunciar mais uma ação inovadora da Prefeitura do Recife, que é a Casa do Pequeno Folião. Muitas pessoas que vão trabalhar no carnaval e que estão em situação de vulnerabilidade não têm onde deixar seus filhos e filhas pequenos. Então, para as crianças de 0 a 6 anos, filhos dos catadores, trabalhadores informais, ambulantes, a gente está fazendo uma busca ativa e colocando à disposição esse equipamento, que fica localizado numa creche escola”. (Prefeito João Campos)

Aviso – Estaremos ausentes durante o carnaval, a partir da tarde desta sexta-feira (17). Com isso, a redação ficará com a responsabilidade de Handerson Matheus, e estaremos voltando com esta Coluna,  na próxima quinta-feira (23). Tenham um carnaval alegre e abençoado por DEUS.

Perguntar não ofende -Quando será consertado o muro do Centro Desportivo, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, que encontra-se desta forma há bastante tempo?

Governadora em exercício Priscila Krause participa da abertura do Carnaval de Olinda

Em uma noite de muito frevo, a governadora em exercício Priscila Krause prestigiou a abertura oficial do Carnaval de Olinda 2023. A festa aconteceu na Praça do Carmo e contou com atrações culturais da folia, como o show de Elba Ramalho. Em sua primeira agenda como governadora em exercício, Priscila destacou o reencontro com os foliões em um momento de muita alegria.
 
“Depois de dois anos sem festa, é uma felicidade e também responsabilidade enorme poder fazer esse Carnaval da volta da alegria. Estamos trabalhando para que seja um Carnaval de paz para todo mundo. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 24 milhões, entre ações de apoio aos municípios, na contratação de atrações, como também na área de segurança e saúde, para o povo pernambucano e os turistas que são muito bem-vindos”, ressaltou Priscila Krause, durante a abertura da festividade em Olinda.
 
A noite contou com cortejo de tradicionais agremiações de Olinda, além das apresentações da Família Salustiano e da Orquestra Henrique Dias com Lu Maciel. A programação também vai contar com os shows dos artistas Elba Ramalho e Alceu Valença.
 
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, ressaltou a diversidade cultural do Carnaval da cidade. “Olinda é uma cidade bastante peculiar. Aqui o Carnaval já se inicia em setembro, com as prévias. Temos caboclinho, ciranda, maracatu, samba e frevo e estamos preparados para receber mais de quatro mil foliões que vão brincar em paz, preservando a nossa alegria”, registrou o prefeito.
 
O secretário estadual de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, frisou os investimentos do governo para os dias de folia. “Pernambuco vai fazer um Carnaval democrático, inclusivo, valorizando os nossos artistas. Foi feito um investimento forte em Olinda, não só na contratação de artistas, como também no reforço da segurança. Tudo foi planejado para que a gente tenha uma bela festa”, disse o secretário.
 
INVESTIMENTOS – Este ano a folia de Momo em Pernambuco vai receber o maior investimento em reforço na segurança pública. O Estado vai aportar R$ 11,5 milhões. Durante os dias de festa, as seis delegacias da Mulher (Paulista, Olinda, Jaboatão, Recife, Caruaru e Petrolina) vão funcionar 24 horas.
 
Ao todo, o Governo de Pernambuco investirá R$ 24 milhões no Carnaval deste ano, com expectativa de movimentar R$ 2,7 bilhões na economia do estado. 
 
Também estiveram presentes os secretários Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos), a senadora Teresa Leitão, entre outras autoridades. Fotos: Américo Nunes / Vice-governadoria

Priscila Krause assume Governo de Pernambuco

A vice-governadora Priscila Krause assumiu, na tarde desta quinta-feira, 16, o Governo de Pernambuco. A governadora Raquel Lyra passará o feriado de carnaval acompanhada dos filhos.
Pela primeira vez na história de Pernambuco, a passagem do comando do Executivo estadual se deu entre duas mulheres. A governadora em exercício permanece no cargo até o próximo dia 25. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Lula confirma aumento do salário mínimo para R$ 1.320,00 a partir de maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou em entrevista nesta quinta-feira (16) que o governo vai elevar o salário mínimo dos R$ 1.302 atuais para R$ 1.320 a partir de maio.

Lula também confirmou que a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, dos atuais R$ 1.903,98 para $ 2.640. E que, gradualmente, o valor será elevado até os R$ 5 mil prometidos na campanha.

Segundo Lula, a elevação do salário mínimo é um “compromisso com o povo brasileiro”. A retomada da política de valorização do mínimo é promessa de campanha de Lula e foi citada pelo político nos discursos de posse.

“A gente vai em maio reajustar para 320 [R$ 1.320] e estabelecer uma nova regra de salário mínimo, que a gente já tinha no meu primeiro mandato”, afirmou.

José Patriota celebra manutenção do Sistema Integrado de Saneamento Rural em Pernambuco

Em visita a Secretaria de Recursos Hídricos, deputado também apresentou proposta inovadora para gestão racional do uso de água tratada

Em visita a Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Saneamento, o deputado estadual José Patriota (PSB) conversou com o secretário Almir Cirilo e sua equipe técnica. A pauta foi uma conversa sobre o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e inovações tecnológicas para o controle do desperdício de água no estado.

Na conversa, o deputado teve a confirmação pelo secretário de Cirilo de que o Sisar seguirá como política pública do estado. “Fiquei muito feliz pela continuidade e fortalecimento do programa, que tem um aporte de 500 milhões a ser feito em Pernambuco. Ele é muito importante, já que garante o saneamento das zonas rurais pernambucanas”, afirmou Patriota.

O presidente da Amupe e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira também falou sobre a experiência inovadora que observou em Portugal, na cidade de Figueira da Foz, sobre o controle racional do uso da água tratada e discutiu as possibilidades de aplicar o projeto em Pernambuco. “Nossa atuação é para fazer a população do estado ser melhor atendida em todos os aspectos e que as políticas públicas cheguem de fato na casa das pessoas”, declarou.

Coluna do Finfa

Audiência Pública – O Governo Municipal de Flores, realiza nesta quinta-feia (16), às 9 horas, na Câmara de Vereadores, Audiência Pública para demonstrar, avaliar e apresentar as ações e serviços da saúde, referentes ao terceiro quadrimestre do exercício de 2022.”Mais uma ação do nosso governo na busca que a população tome conhecimento de como estamos aplicando os recursos públicos e de que maneira estamos trabalhando na prevenção e promoção em saúde. Convido todos os floresnses para se fazerem presente”, disse o prefeito Marconi.

Presente – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, fez questão de participar ontem (15), da primeira Sessão Ordinária da Casa José Jordão Neto. “Fizemos uma prestação de contas das ações já implementadas em nosso município e falamos das expectativas para este ano, que será de muito trabalho. Agradeço a todos os parlamentares pela parceria e o apoio nos projetos em prol do povo de Itapetim. Vamos continuar unidos trabalhando para fazer do nosso município um lugar cada vez melhor”. Pontuou o prefeito.

Denunciou – A vereadora Célia Galindo denunciou em nota ao blog do Nill Júnior, que centenas de agricultores de Arcoverde perderam o Garantia Safra mesmo depois de pagarem.Alega que a culpa foi do prefeito Wellington Maciel. “Mesmo depois dos agricultores pagarem seus boletos, e até mesmo a prefeitura gastar com a contrapartida, o governo que é o pior de nossa história, conseguiu a proeza de enviar um laudo errado ao Ministério da Agricultura e com isso, perder o Garantia Safra 2021/2022”, disse a parlamentar.

Grandes atrações – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes(Manuca), anunciou a grade das atrações que estarão participando da tradicional Festa de Março no seu município. Entre as atrações João Gomes, Tarcísio do Acordeon, JOnas Esticado e a dupla Matheus e Kauan, estarão se apresentando entre os dos 15 à 18 de Março.Confira a programação acima.

Inaugurou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve ontem (15), inaugurando no 5º distrito, duas passagens molhadas na comunidade do Catolé e também a do Pilãozinho e São João dos Gaias, finalizando uma emenda de R$ 400 mil do deputado federal Carlos Veras, mais um investimento de R$ 150 mil da prefeitura, através de recursos próprios, somando R$ 550 mil. “As inaugurações vão beneficiar as comunidades do Assentamento Catolé, Vargem de Cima, Lagoa da Pedra, Angico Grande. Moradores, como Seu Severino, podem ficar tranquilos com a certeza de que a partir de agora, quando chover, o caminho não ficará interditado pois agora foram feitas duas passagens molhadas adequadas para servir à população, disse a prefeita.

Recebe – A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebe hoje no Palácio do Campo das Princesas o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). O Aeroporto dos Guararapes/ Gilberto Freire e o Porto de Suape, deve ser um dos assuntos deste encontro.

Frase “Logo quando fomos procurados, aceitei de imediato fazer essa parceria, que está trazendo tantos benefícios para a nossa população, que agora vai poder transitar sem obstáculos no período das chuvas, podendo escoar a sua produção agrícola, ir para a escola em segurança, socorrer um doente com mais agilidade”.(Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, ontem na inauguração do ponte sobre riacho do Curral Velho, em parceria com o Governo Municipal de Carnaíba)

Bate e volta – Nesta quarta-feira (15),o prefeito do Recife, João Campos, fez um bate e volta em Brasília, onde participou de uma reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e o Secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Milton Coelho. “Juntos, vamos estruturar ações que vão ajudar muito o Recife na área que abrange os micro e pequenos empreendedores e nas iniciativas de economia verde. Pode esperar que teremos novos projetos para ajudar quem deseja abrir seu próprio negócio aqui na cidade”, disse o prefeito João Campos.

Hoje – O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, tem um encontro marcado nesta quinta-feira (16) às 19 horas, com o pessoal da PetroCast. “Vamos conversar um pouco sobre minhas experiências de vida pública e pessoal também. Simbora conferir!”, postou Miguel. A transmissão pelo Instagram: @petrocastoficial e YouTube: /petrocast

Comunidade LGBTI+ terá folia garantida – Todas as formas de diversidades estarão contempladas durante a folia no Carnaval do Recife. Neste ano, artistas e público LGBTI+ terão destaques em três palcos na cidade: da Rua da Moeda, nesta quinta-feira (16), do Pátio de São Pedro, no sábado (18), e do Ibura, na quarta-feira (22). Além de muita música, os polos também receberão jovens empreendedores LGBTI+ capacitados pela Prefeitura do Recife para comercializar sacolé gourmet e bolo no pote e terem sua primeira experiência prática após o curso. A oficina de empreendedorismo, realizada na cozinha escola da Casa Municipal de Acolhimento LGBTI+ Roberta Nascimento, capacitou 15 jovens usuários do Centro de Referência em Cidadania LGBT e acolhidos na Casa Roberta Nascimento. Na ocasião, os participantes aprenderam como preparar e vender bolos no pote e sacolé gourmet. O objetivo é garantir a oportunidade de inseri-los no universo do trabalho, sendo a primeira experiência durante o Carnaval do Recife. Além de todos os insumos para a preparação dos alimentos, os jovens também receberam descartáveis e caixa térmica.

Perguntar não ofende – Haverá bem em breve novidades na oposição de Carnaíba?