Blog do Finfa: A senhora confirma a sua pré-candidatura para as eleições de 2024, em Carnaíba?
Ilma Valéria: Uma candidatura não se impõe, se constrói. Estamos construindo, sim, essa pré-candidatura à prefeitura de Carnaíba. É uma junção de forças, de opiniões, de pessoas, que estão querendo, realmente, essa alternância de poder. Eu coloquei o meu nome à disposição da oposição de Carnaíba.
Blog do Finfa: A senhora tem conversado sobre qual partido pretende se filiar?
Ilma Valéria: Com certeza. Como eu disse, uma candidatura se constrói. Dentro dessa construção, tem uma conjuntura de várias peças. Entre elas, o partido é muito importante. Estou sim, em busca de um partido, estou conversando com pessoas ligadas à governadora Raquel Lyra. Estamos aguardando, a pedido dela própria, o sinal verde da governadora.
Blog do Finfa: Como foi a conversa lá no Palácio do Campo das Princesas que a senhora teve na semana passada, com o secretário executivo Rubens Júnior?
Ilma Valéria: Foi uma ida articulada pelo gerente de articulação da Casa Civil, Mário Viana Filho, conterrâneo de Afogados da Ingazeira. Tivemos uma conversa muito promissora com Rubens Júnior, onde confirmou que a governadora gostou muito da minha fala em Serra Talhada, no programa Ouvir para Mudar. Também Rubens, já está junto conosco nesta construção da oposição de Carnaíba.
Estive visitando o secretário de planejamento e gestão, Fabrício Marques, com quem tive uma conversa maravilhosa em seu gabinete.
Além de me reunir com o presidente da Adepe (Agência de Desenvolvimento de Pernambuco), André Teixeira, onde pautamos Carnaíba, inclusive sobre a 3ª Feira, realizada em novembro. André se colocou à disposição para a apoiar esse evento na cidade.
Blog do Finfa: No evento Ouvir para Mudar, em Serra Talhada, a senhora representou uma sala temática, e fez suas explanações, como acabou de afirmar. A governadora, quando a senhora terminou, lhe chamou na frente de todos. O que foi que ela disse ao seu ouvido?
Ilma Valéria: Perguntou meu nome, de onde eu era, e disse “Posso conversar com você?”, e eu respondi: “Deve”.
Blog do Finfa: Como encontra-se hoje o seu grupo político? Para se começar uma candidatura, tem que ter um grupo.
Ilma Valéria: Ninguém entra em uma candidatura se não tiver apoio, pessoas, adesão e defensoria do seu nome. Os vereadores de mandato Neudo da Itã — que foi o mais bem votado por três eleições consecutivas —, Irmão Paulinho da Serra Branca e Vanderbio Quixabeira, já declararam apoio ao meu nome. Temos vários pré-candidatos a vereador, entre eles os suplentes Anchieta Crente, Valzinho de Roça de Dentro, Neném Brás, Clécio da Vidraçaria, além de vários outros candidatos, como Teté Martins, Suelí, que também estão compondo meu grupo.
Blog do Finfa: O ex-prefeito Zé Mário lhe apoia?
Ilma Valéria: A família Zé Mário, Cassiano, Marinho, Zé Mário e Dr. Jonas, também já declararam apoio à minha pré-candidatura.
Blog do Finfa: Lá em Carnaíba eu sei que tem outro grupo oposicionista, que é comandado pelo ex-vereador Gleybson Martins, que foi candidato em 2020. Como andam as conversas com ele?
Ilma Valéria: Sadias. Nós estamos construindo essa chapa. Isso é bom para o processo eleitoral, que mais pessoas também queiram participar, porque dá o crédito à cidade, que as pessoas estão ficando politizadas, querendo participar da política. Eu vejo isso com bons olhos, tenho conversado bastante com Gleybson Martins. Não acredito em racha, porque estamos conversando, construindo essa conjuntura, e com certeza vai chegar o momento de apresentarmos a chapa.
Blog do Finfa: Chegou a hora de Carnaíba mudar, Ilma?
Ilma Valéria: Com certeza. Historicamente, a alternância de poder é muito saudável. Carnaíba precisa experimentar novas atitudes, nova equipe, novas formas de conversar, ouvir, governar… É o momento exato para dar esse ar de alternância.
Blog do Finfa: Ilma Valéria candidata a prefeita de Carnaíba será a candidata da governadora Raquel Lyra?
Ilma Valéria: Espero que sim. Estou buscando o apoio da governadora Raquel Lyra.